Sie sind auf Seite 1von 10

RESUMO

Este trabalho teve inicio em maro de 2011, e o seu objetivo a continuidade do projeto de Iniciao Cientfica que teve inicio em novembro de 2010. A exposio excessiva radiao ultravioleta pode causar srios problemas na pele e afetar a viso. A taxa de cncer de pele devido exposio solar cresce em todas as regies do planeta. Estas taxas ultrapassam a 150.000 casos por ano no Brasil. No intuito de auxiliar a populao exposio solar, a Organizao Mundial de Sade definiu o ndice de Radiao Ultravioleta (IUV), o qual representa a quantidade de radiao solar que incide sobre a superfcie terrestre e que tem impacto na sade humana. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo fazer um estudo do comportamento da radiao ultravioleta monitoradas via satlite sobre as capitais brasileiras. Adicionalmente, pretende-se avaliar os nveis da radiao ultravioleta para servir de alerta a populao, principalmente quando este ndice ultrapassar os nveis aceitveis sade. No caso da radiao ultravioleta muito alta e extrema pede-se a populao que tomem alguns cuidados para evitar patologias futuras decorrentes da exposio excessiva ao sol, principalmente o cncer de pele e dos olhos. Este estudo analisou o comportamento dos IUVs sem incidncia de nuvens para o ms de agosto de 2010. Inicialmente avaliou os IUVs obtidos em cinco capitais do Brasil localizadas em regies distintas: Porto Alegre (Sul), So Paulo (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Belm (Norte) e Natal (Nordeste). Resultados preliminares do IUV mostram que o ndice ultravioleta varia conforme a hora do dia, porm sua intensidade depende da latitude, onde as capitais mais ao norte como Belm e Natal apresentam ndice ultravioleta que varia entre nove e dez (IUV muito alto) no horrio das 15 horas GMT (aprox. meio dia local). As capitais de So Paulo e Mato Grosso Do Sul para o mesmo dia e horrio varia entre seis e sete (alto). E a capital do Rio Grande Do Sul no ultrapassa o ndice ultravioleta de quatro (moderado). Os resultados mostram que mesmo no final do inverno (exemplo Agosto), o IUV atinge nveis, em que a OMS sugere cuidados com a sade. Futuramente pretende-se analisar os dados climatolgicos de IUV, durante perodo de 2005 at 2010. Adicionalmente, pretende-se estudar o IUV sem e com a incidncia de nuvens.

INTRODUO

A radiao solar so ondas que compreende um campo eltrico e um campo magntico, por isso so denominadas ondas eletromagnticas, e se propagam simultaneamente transportando energia. tambm a principal responsvel pelos fenmenos meteorolgicos (clima e tempo), alm de ser fundamental para processos fsicos, biofsicos e biolgicos em nosso planeta. A radiao solar composta por 99 % de ondas curtas que vai desde 0,15 m a 4,0 m. Sendo que 9% radiao ultravioleta e corresponde ao comprimento de < 0,4 m (UV), 45% radiao visvel e corresponde ao comprimento de 0,4m <0,74m e 46 % infravermelho (IR). A radiao estudada nesta pesquisa a radiao ultravioleta, iremos ver como ela calculada e a sua importncia para sade, para isso iremos utilizar o ndice ultravioleta (IUV) que segundo a pgina da internet do CPTEC/INPE (2011): uma medida da intensidade da radiao UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfcie da Terra. Os fatores que servem como dados de entrada para o modelo computacional que calcula o ndice de radiao ultravioleta devem levar em considerao a posio do sol, nuvens, aerossis, bem como a quantidade de oznio que calculada em unidade de medida Dobson (a superfcie levada em considerao tendo como parmetro a comparao com o nvel do mar). Os fatores que interferem no clculo do ndice de radiao ultravioleta. So: A quantidade de oznio estratosfrico: que varia conforme as estaes do ano sendo menor no outono e maior no vero e com a latitude, sendo menor no equador. O local tambm influencia, por causa dos buracos na sua camada, principalmente na Antrtica. Latitude Os raios so mais diretos no equador. A altitude: a intensidade de radiao ultravioleta aumenta com a altitude, pois h rarefao do ar, logo ela menos atenuada. Condies atmosfricas: a cobertura das nuvens reduz a incidncia dos raios. Tipo de superfcie: Superfcies como a neve, a areia, a grama e a gua refletem a radiao, ento a intensidade pode ser grande mesmo em reas sombreadas.

Hora do dia: A quantidade de radiao ultravioleta que chega a terra entre as 11 h e 13h, no vero, corresponde quantidade de 20 a 30 %, e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h. Outro dado a ser levado em considerao a irradincia espectral, que segundo CPETEC/INPE em sua pgina na internet : ... ponderada pela resposta da pele humana radiao ultravioleta, formulada segunda norma da CIE (Commission on Illumination), denominada Espectro de Ao Eritmica. Esse espectro corresponde "resposta" biolgica de pele humana a este tipo de radiao. Uma vez ponderada, a irradincia - agora chamada de Irradincia Eritmica - integrada no intervalo espectral entre 280 e 400nm (UVB e UVA). Ainda da mesma fonte nos apresentada a frmula matemtica de como se calcula a Irradincia Eritmica. Tem-se que:

Onde

a irradincia espectral em superfcie [W/m2/nm],


2

o espectro de

ao eritmica e C a constante de converso equivalente a 40 W/m . Desse modo, o IUV nada mais do que um formato simplificado para a apresentao da Irradincia Eritmica. Cada unidade de IUV corresponde a 25 mW/m2 de energia. Os aparelhos utilizados para a medio do ndice ultravioleta pode ser terrestre como os pirmetros ou estimadas por satlites Os instrumentos terrestres so melhores na medida para um dado local. Porm, necessitam de calibrao e de padronizao das observaes. Os instrumentos de satlite do uma cobertura global e as observaes precisam ser corrigidas por causas das nuvens. A radiao Ultravioleta foi descoberta pelo fsico Johann Wilhelm Ritter de nacionalidade alem no ano de 1801. A importncia desta descoberta teve destaque em 1970, pois nesta dcada foi observada a diminuio da camada de oznio, elemento

qumico que o principal filtro da radiao ultravioleta, pois absorve quase 90% desta radiao bem como a espalha pela atmosfera. O espectro da radiao Ultravioleta dividido em UVC que corresponde ao intervalo espectral de 100nm a 280nm, absorvido ainda na estratosfera pelo oxignio e oznio, no atingindo assim a superfcie terrestre. UVB que corresponde ao intervalo espectral que vai de 280nm a 320nm, bastante absorvida pelo oznio estratosfrico, porm uma parte chega biosfera, prejudicial, pois causa queimaduras solares alm de ser responsvel por alteraes celulares que prejudicam o sistema imunolgico, predispondo o organismo a doenas como o cncer de pele e a catarata (viso). UVA corresponde ao intervalo espectral de 320nm a 400nm, importante sintetizadora de vitamina D, no entanto a longo prazo causa fotoenvelhecimento que a alterao das fibras de colgenos e elastina, tambm tem participao nas fotoalergias. A radiao ultravioleta em excesso pode causar danos sade, a OMS (Organizao Mundial de Sade), faz algumas recomendaes em relao exposio ao sol como uma forma de alertar a populao dos perigos decorrentes desta exposio excessiva ao sol. Para isso utiliza o ndice de radiao ultravioleta (IUV) que representa o valor mximo dirio, referente ao horrio de maior incidncia de radiao ultravioleta, ou seja, ao meio dia. Quando o ndice de radiao ultravioleta permanece entre 1 e 2 no h restrio em relao a exposio ao sol. ndice de 3 a 7 a OMS recomenda nos horrios prximos ao meio dia o uso de protetores solares, o uso de bons, culos escuros e que a populao procure os lugares em que h sombras. ndice de 8 a 11 ou mais - protees extras devem ser tomadas, evitar o sol, bem como tomar todas as precaues citadas para o ndice de radiao ultravioleta de 3 a 7. O Calculo do ndice ultravioleta no apenas importante para alertar para a populao sobre os riscos da exposio excessiva a este tipo de radiao, mas auxiliar a populao em geral sobre os melhores horrios em que a populao pode utilizar os efeitos benficos da radiao ultravioleta, ela responsvel pela sntese de vitamina D, importante para o desenvolvimento do esqueleto uma vez que esta vitamina auxilia o aparelho digestivo na absoro do clcio e do fsforo. Nesta pesquisa iremos estudar o monitoramento dos nveis de radiao ultravioleta sobre o Brasil das vinte sete capitais brasileiras com e sem efeito de nuvens utilizando observaes via satlite.

METODOLOGIA

Para o estudo do monitoramento da radiao ultravioleta sobre o Brasil, utilizouse os dados dos ndices ultravioletas em formato binrio referente ao ano de 2010, dados da Diviso de Satlites e Sistemas Ambientais (DSA) do Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos (CPTEC/INPE). Os dados foram extrados utilizando trs arquivos shell Script de autoria do colaborador desta pesquisa Marcos Lima Rodrigues. Os dados estavam targeados e zipados, utilizamos ento o Script desTARgea.sh que tem por objetivo criar uma rotina que destargeava todos os arquivos targeados e s ento eram dizipados atravs do terminal de comando do sistema operacional Linux, atravs do comando gunzip *. Aps destargeados e dizipados foi utilizado o shell script plotaIUV_latlon.sh, para extrair dados de ndice ultravioleta em coordenadas de Latitudes e Longitudes das capitais brasileiras. E depois O script loop.sh que fazia um loop utilizando no arquivo plotaIUV_latlon.sh. Atravs destes scripts foi possvel obter um arquivo com as coordenadas de latitude e longitude das vinte sete capitais no formato csv. A sada do arquivo j no formato csv apresentam o seguintes dados: dia do ms, a latitude, longitude e o ndice de radiao ultravioleta por hora no ms. Atravs destes dados foram gerados grficos do ndice ultravioleta com e sem o efeito de nuvens para todas as capitais do Brasil para os meses de janeiro, abril, julho, agosto.

RESULTADOS

Para a avaliao dos resultados vamos apresentar os grficos gerados a partir dos arquivos csv obtidos atravs dos scripts para os meses de janeiro, abril, julho, agosto e outubro consecutivamente e um em baixo do outro, optamos por pegar o dia primeiro de cada ms citado acima e os horrios que esto na legenda do primeiro grfico corresponde hora GMT, ou seja, trs horas a menos do horrio de Braslia. Veja as figuras.

Acima a figura1 referente ms de janeiro de 2010 e figura 2 referente ao ms de abril de 2010.

Figura 3 e 4- referente respectivamente aos meses de julho e agosto de 2010.

Figura 5 referente ao ms de outubro de 2010. Podemos observar pelos grficos que o horrio que corresponde as 15h00min horas GMT ou meio dia do horrio de Braslia tem os ndices de radiao ultravioleta mais alta, independente da estao do ano ou da regio do pas em relao aos outros horrios. Sendo que janeiro (vero) os ndices mximos chegaram a 14, que segundo a OMS (Organizao Mundial de sade requer cuidados extremos).no sul do pas regio mais distante da linha do equador portanto a regio onde o clima mais anemo em relao a regio norte e nordeste que ficam mais proximas da linha do equador. Pode-se observar tambem que o IUV mesmo no inverno na regio norte e nordeste ainda extremo, sendo alto na regio centro-oeste, sendo moderado nas demais regio. Mesmo nos horarios das nove horas (horario de Brasilia), 12:00h GMT e das quinze horas (dezoito GMT),a regio norte apresenta os maiores indices de radiao ultravioleta se comparado as demais regies do pas. Observa-se pelos graficos que o efeito de nuvem baixa o indice de radiao ultravioleta, contudo podemos dizer nos meses de janeiro, outubro e agosto a incidencia de nuvem no descarta os cuidados com a exposio aos raios ultravioletas.

Em 1975, o mdico Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard criou a tabela de classificao de pele. Veja abaixo:

Figura 6- classificao do tipo de pele. Quanto mais clara a pele mais sucetivel a desenvolver cncer de pele, sardas, ou manchas devido a baixa concentrao de melalina que funciona como um sistema de defesa da pele, portanto quanto mais negra a pele mais defesa ela tem. Veja abaixo a figura com os dados estatisticos do censo de 2010 doIBGE:

Onde segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), grande parte da populao brasileira tem pele branca ou parda, alertar a populao em geral sobre os danos da exposio excessiva aos raios ultravioletas de suma importancia tanto para populao em geral quanto no que se refere as politicas publicas de saude,visto que, investir em preveno sinonimo de economia e bem estar publico

Concluses Pode-se concluir que a incidencia de nuvens dinimui os indices de raios ultravioletas, o horario das 15 horas GMT o de maior indice independente da estao

do ano e da posio geografica, em relao aos demais horarios apresentados neste trabalho. Conclui-se que independente da estao do ano, ou seja, mesmo no inverno as regies mais proximas da linha do equador , o indice de radiao ainda inspira cuidados com a pele e a viso, mesmo na regio sul do pas no horario das 15 horas GMT necessarios alguns cuidados. Acreditamos que o monitoramento dos indices utravioletas sobre o brasil relevante, para entender melhor as variaes destes indices, e o que causa estas variaes

Das könnte Ihnen auch gefallen