Sie sind auf Seite 1von 35

Prezado Leitor

Por Cludio Quintella e Vinicius Barros

Caro leitor, viemos atravs desta revista apresentar o escritor romancista Casimiro de Abreu. Renomado somente aps a sua morte precoce, ele revolucionou a escrita. Espontneo e ingnuo, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Deixou uma obra cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal, e o amor (mas este tratado sem a complexidade e a profundidade to caras a outros poetas romnticos). Casimiro de Abreu revolucionou a escrita justamente por usar caractersticas diferentes de outros escritores da poca na linguagem, o que aproximava seus poemas da fala popular. Suas poesias so de linguagem simples, fcil, com temas j abordados por outros autores e possuem rimas pobres. Entretanto, agradou muito a leitores menos exigentes e donzelas desesperadas por palavras e versos de amor, mas nunca chegou a ter a riqueza de imagens que encontramos nos poemas mais fecundos de Gonalves Dias e Castro Alves. To pouco se aproxima dos versos mais irnicos e satnicos, mas no menos ingnuos, de lvares de Azevedo. Sua virtude est em exprimir e traduzir de uma forma pura e delicada todos os sentimentos e emoes mais latentes de um povo que ainda cantava as glrias da independncia e a grandeza da ptria, o que lhe atribuiu fama e popularidade fcil. Com isto podemos concluir que Casimiro de Abreu foi um grande autor de uma forma diferente dos demais da poca. Soube compensar a falta de formao acadmica com a aproximao com o leitor, fato que lhe rendeu grande notoriedade. Atualmente ainda pode-se perceber que o mtodo dele foi de grande sucesso, sendo usado at hoje por grandes escritores.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Memria Em Revista
Por Felipe Marsicano e Tayn Rody

Surgiu na Europa, num perodo conturbado, marcado por rebeldia e enormes revolues no campo intelectual, o movimento romancista. A poca era de inovaes as mais variadas, surgia o Iluminismo, movimento intelectual o qual combatia veementemente o Antigo Regime, ou seja, os governos absolutistas assim como os resqucios da Escolstica medieval. Os intelectuais iluministas defendiam o Individualismo e o Humanismo, alegando que f e razo deveriam separar-se para que a humanidade pudesse trilhar um caminho harmnico e de progresso, pois conhecendo a natureza, seus sistemas e leis, seria possvel domin-la e us-la a prol de avanos em todas as reas do conhecimento humano. Renomados iluministas como Francisco Goya e Manuel Du Bocage expressaram suas ideias no campo literrio, sendo suas obras possuidoras de enorme caracterizao romancista, antes mesmo de o movimento nascer e popularizar-se. Por isso, so considerados estes autores os pr-romnticos. As ideias do revolucionrio liberalismo poltico inspiraram as pessoas a sarem s ruas, na esperana de juntas derrubarem as injustas monarquias absolutistas, que favoreciam apenas a nobreza, enquanto a massa populacional socialmente pobre vivia em condies pssimas e pagava altssimos tributos. O povo francs, que se encaixou perfeitamente nesta descrio de injustia poltica, no se conformou e fez com que no ano de 1789 eclodisse a histrica Revoluo Francesa, marco importantssimo na histria do Romantismo, afinal, servira de inspirao para muitos dos renomados autores romancistas. No pode-se descartar a importncia da Revoluo Industrial ao surgimento do Romantismo, esta ocorrendo na metade do sculo XVIII.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Na imagem, a Queda da Bastilha, importante marco da Revoluo Francesa. Fruto da nova organizao poltica e socioeconmica da Europa, o movimento romancista surge no incio do sculo XIX. No houve de fato um pas em que o movimento tenha surgido, porm seus pioneiros encontravam-se na Frana, Alemanha (que poca ainda no era um pas unificado, como nos dias de hoje) e Inglaterra. Naquela poca, as classes sociais como conhecemos nos dias de hoje estavam se formando, criando ou redefinindo suas vises do mundo e de existncia. O Romantismo surge das classes dos nobres e dos pequenos burgueses, sendo um movimento descontente com a nova ordem socioeconmica europeia, do capitalismo Industrial. Os nobres s podiam gozar da nostalgia das lembranas do Antigo Regime, no qual viviam luxuosamente e eram isentos do pagamento de tributos, enquanto os membros da pequena burguesia se viam inseguros, impedidos de ascender socialmente pelos grandes burgueses, os verdadeiros capitalistas. Estes pequenos burgueses lutaram contra as injustias polticas do Antigo Regime justamente na esperana da ascenso social, criando expectativas para a nova ordem socioeconmica, expectativas as quais foram desiludidas pela alta burguesia. Enquanto o Romantismo surge na Europa, chega ao Brasil, em 1808, a famlia real, abrindo portas para a expanso cultural brasileira.

Na imagem, a chegada da Famlia Real ao Rio de Janeiro.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Dom Joo VI abriu os portos brasileiros ao comrcio internacional, havendo forte interao com a cultura europeia, alm de criar escolas, museus, bibliotecas e incentivar a tipografia, fazendo com que livros comeassem a ser impressos no Brasil. Surge no Rio de Janeiro, proveniente da classe burguesa que encontrava-se em ascenso, um pblico de leitores consistente, formado principalmente por jovens estudantes e mulheres. O Rio de Janeiro passa a ser a centro cultural, poltico e econmico do Brasil. Em 1822, Dom Pedro I declara a Independncia do Brasil, fortalecendo o nacionalismo no Brasil. Os brasileiros buscavam uma identidade cultural semelhante quela que se encontrava na Europa, varrendo a imagem do portugus conquistador.

Na imagem, Dom Pedro I proclama a Independncia Brasileira. Neste perodo, Gonalves Magalhes viajava pela Europa, e em 1836, fundou a revista Niteri, a qual circularam apenas duas edies, em Paris. Foi publicado na revista Niteri o Ensaio sobre a literatura brasileira, por muitos considerado o primeiro manifesto romntico brasileiro, de autoria do prprio Gonalves Magalhes. Nascia, assim, o Romantismo brasileiro, aps um perodo conturbado na poltica, entre 1823 e 1831, reflexo do autoritarismo de D. Pedro I.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Na imagem a Revista Niteri, de Gonalves Magalhes. Nas dcadas que sucederam, o Romantismo ganhou fora e alcanou muitos leitores e admiradores no Brasil, at a dcada de 1860, na qual o movimento entrou em decadncia. No h dvida da importncia que teve o Romantismo para a Literatura brasileira, at hoje sendo inspirao para os mais renomados leitores e abrindo portas para um considervel avano, enriquecendo o legado cultural brasileiro nas mais diversas formas de manifestao artstica.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Entrevista
Por Gabriela Carvalho

Um charuto e a conta: na edio de abril, Casimiro de Abreu nos conta sobre sua vida. Trazemos uma entrevista com o maior cone da cultura fluminense e um dos mais lembrados da literatura brasileira, o ilustrssimo Casimiro de Abreu. O jovem comerciante leva a vida bomia. Uma de suas principais obras a publicao de seu livro As Primaveras (1859) e a pea teatral Cames e o Jau (1856). Espontneo e ingnuo com a linguagem simples conquistou a todos com suas obras e se tornou um os poetas mais populares do Romantismo no Brasil.

REVISTA OS LITERRIOS: Sua infncia foi muito ligada natureza. Conte-nos como foi esse perodo de sua vida num ambiente to calmo e inspirador. CASIMIRO: Nasci no campo, e ao desprender-me das faixas infantis, ao saltar do bero, vi quase ao mesmo tempo o cu e o mar, os campos e as matas. No foi na cidade, onde se morre abafado, no; foi ao ar livre, e, infante ainda, senti a brisa da praia brincar com meus cabelos e o vento da montanha trazer-me de longe o perfume das florestas. Que deliciosa vida aquela! Como eu corria por aqueles prados! Que colheita que fazia de flores! Que destemido caador de borboletas! (A Virgem Loura) REVISTA OS LITERRIOS: Sua vocao para letras foi contrariada pelo seu pai que o obrigou a abraar a vida comercial. Como foi essa experincia? CASIMIRO: Essa vida prosaica que absorve todas as faculdades num nico pensamento, o dinheiro, e que, se no debilita o corpo pelo menos enfraquece e mata a inteligncia. (A Virgem Loura) REVISTA OS LITERRIOS: Voc foi mandando para Lisboa passando por um perodo conturbado em sua vida, como a saudade gerada pela distncia da ptria e da famlia, a solido e melancolia que serviram de inspirao para a criao de um dos seus poemas mais conhecidos, o poema Meus Oito Anos. Voc pode citar uma estrofe dele? CASIMIRO: Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infncia querida, que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tarde fagueira, a sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais! (Meus Oito Anos) REVISTA OS LITERRIOS: Quais foram os seus sentimentos na hora da partida do Rio de Janeiro para Portugal? Voc foi feliz durante sua estadia em Portugal? CASIMIRO: Como triste marinheiro, deixa em terra uma lembrana, levando nalma a esperana e a saudade que consome, assim nas folhas do lbum, eu deixo meu pobre

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

nome e se nas ondas da vida, minha barca for fendida e meu corpo espedaado, ao ler o canto sentido, teus lbios diro: -coitado! Distante do solo amado, desterrado, a vida no feliz. Nessa eterna primavera, quem me dera, quem me dera o meu pas! (Num lbum e Eu Nasci Alm dos Mares) REVISTA OS LITERRIOS: Podemos dizer que voc nacionalista? CASIMIRO: No amo a terra do exlio, sou bom filho, quero a ptria, o meu pas, quero a terra das mangueiras e as palmeiras, e as palmeiras to gentis! (Eu Nasci Alm dos Mares) REVISTA OS LITERRIOS: A expresso plena dos sentimentos pessoais visvel em alguns de seus poemas, como a idealizao da mulher amada levando ao amor platnico compreendido como o amor inatingvel, apresentado principalmente no poema Moreninha. Como essa mulher vista na sua perspectiva? CASIMIRO: Morena, minha sereia, tu s a rosa da aldeia, mulher mais linda no h, ningum tiguala ou timita, coas tranas presas na fita, coas flores no sambur! Tu s deusa da praa, E todo homem que passa, apenas viu-te... parou! Mas vai calado e sozinho, porque sua alma ficou! (Moreninha) REVISTA OS LITERRIOS: Quais so os sentimentos mais profundos de um amor platnico? CASIMIRO: H dores fundas, agonias lentas, dramas pungentes que ningum consola, ou suspeita sequer! Mgoas maiores do que a dor dum dia, do que a morte bebida em taa morna, de lbios de mulher! (Dores) REVISTA OS LITERRIOS: Sabemos que voc profundamente religioso, acredita que depois da morte exista outro plano espiritual? CASIMIRO: Um anjo dorme aqui: na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das aucenas, sem ter vida alevantado o vu. Rosa tocada do cruel granizo, cedo finou-se e no infantil sorriso, passou do bero pra brincar no cu! (No Tmulo dum Menino)

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Redescoberta do Brasil
Por Tayn Rody e Felipe Marsicano

Casimiro de Abreu faz parte da segunda gerao do Romantismo, na qual era muito retratada a figura feminina como algo inacessvel, ou seja, a mulher era idealizada, o amor era sempre associado vida e a sensualidade, havia excesso de sentimentalismo nas poesias, como o sentimento de saudade, retratando tambm a infncia, como pode-se observar no poema que encontra-se abaixo. Meus Oito Anos Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! Como so belos os dias Do despontar da existncia! - Respira a alma inocncia Como perfumes a flor; O mar - lago sereno, O cu - um manto azulado, O mundo - um sonho dourado, A vida - um hino d'amor! Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingnuo folgar! O cu bordado d'estrelas, A terra de aromas cheia, As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar! Oh! Dias da minha infncia!

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Oh! Meu cu de primavera! Que doce a vida no era Nessa risonha manh! Em vez das mgoas de agora, Eu tinha nessas delcias De minha me as carcias E beijos de minha irm! Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Da camisa aberta o peito, Ps descalos, braos nus Correndo pelas campinas roda das cachoeiras, Atrs das asas ligeiras Das borboletas azuis! Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava beira do mar; Rezava s Ave-Marias, Achava o cu sempre lindo, Adormecia sorrindo E despertava a cantar! Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!
Casimiro de Abreu

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

Neste poema, Casimiro retrata sua infncia fortemente ligada natureza, alm de podermos notar o sentimentalismo mostrado no poema atravs da saudade que ele sente de sua infncia. Na atualidade, o que encontramos de herana do romantismo so os poemas de Manuel Bandeira, apesar de haver grandes diferenas em relao aos aspectos romancistas citados acima. Manuel Bandeira lida com formas e inspiraes que muitos consideram vulgares, ou seja, no h o medo de falar sobre a sensualidade. Nas obras dele, ele tambm associa a vida com o amor, como podemos notar no poema abaixo.

Madrigal Melanclica O que eu adoro em ti No sua beleza A beleza em ns que existe A beleza um conceito E a beleza triste No triste em si Mas pelo que h nela De fragilidade e incerteza O que eu adoro em ti No a tua inteligncia Mas o esprito sutil To gil e to luminoso Ave solta no cu matinal da montanha Nem tua cincia Do corao dos homens e das coisas O que eu adoro em ti No a tua graa musical Sucessiva e renovada a cada momento Graa area como teu prprio momento Graa que perturba e que satisfaz O que eu adoro em ti No a me que j perdi E nem meu pai O que eu adoro em tua natureza

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

10

No o profundo instinto matinal Em teu flanco aberto como uma ferida Nem a tua pureza. Nem a tua impureza O que adoro em ti lastima-me e consola-me O que eu adoro em ti a vida !

Manuel Bandeira

Na poca de Casimiro, a sexualidade era um assunto deveras delicado e evitado, enquanto o amor intenso, cego e desesperado, era visto como fraqueza do ser humano, principalmente quando se tratava dos sentimentos de um homem. Manuel Bandeira viveu numa poca ainda reprimida quanto sensualidade e o amor intenso, porm, bem mais liberal se comparada poca de Casimiro. M. Bandeira foi de certa forma oprimido pelo fato de, como j dito, em sua poca ainda haver o tabu da sexualidade. Porm, se algum autor criasse uma obra to explcita quando a de Bandeira, na poca de Casimiro, a represlia seria ainda maior e as consequncias poderiam se severas, envolvendo at mesmo problemas com o governo. Nos dias de hoje a sensualidade encarada normalmente pela sociedade e o amor intenso, alis de ser evitado, por muitos procurado e atribudo como algo divino. Devemos concluir que a tendncia que tabus, como a sexualidade, se tornem cada vez mais comuns em nosso dia a dia e penetrem na nossa realidade com o passar das dcadas. Os valores de nossa sociedade sofrem constante mudana, e nos tempos modernos tendem a seguir um caminho liberal, menos dotado de costumes religiosos que so vistos como antigos e ultrapassados. O Romantismo ainda vive, porm suas manifestaes so despossudas do constante incomodo de escrever sobre tabus e assuntos malvistos, evitados pela sociedade na poca em que surgira o movimento.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

11

Turismo Literrio
Por Layane Martins

Cano do Exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi. Gonalves Dias, 1846

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

12

Cano do Exlio Eu nasci alm dos mares: Os meus lares, Meus amores ficam l! Onde canta nos retiros Seus suspiros, Suspiros o sabi! Oh! Que cu, que terra aquela, Rica e bela Como o cu de claro anil! Que seiva, que luz, que galas, No exalas, No exalas, meu Brasil! Oh! Que saudades tamanhas Das montanhas, Daqueles campos natais! Que se mira, Que se mira nos cristais! No amo a terra do exlio Sou bom filho, Quero a ptria, o meu pas, Quero a terra das mangueiras E as palmeiras E as palmeiras to gentis! Como a ave dos palmares Pelos ares Fugindo do caador; Eu vivo longe do ninho; Sem carinho Sem carinho e sem amor! Debalde eu olho e procuro... Tudo escuro S vejo em roda de mim!

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

13

Falta a luz do lar paterno Doce e terno, Doce e terno para mim. Distante do solo amado Desterrado a vida no feliz. Nessa eterna primavera Quem me dera, Quem me dera o meu pas! Casimiro de Abreu, 1859 Casimiro de Abreu copiou Gonalves Dias na forma de apresentar o seu livro Primaveras com o Exlio; colocando como poema de abertura a sua verso da Cano do Exlio, exatamente como fez Gonalves Dias. O ttulo semelhante j demonstra a filiao ao poema de Gonalves. Dias, mas evidencia tambm o inconsciente de suplantar o modelo, que esse o significado que empresta ao poema e a presena do artigo definido. Comparando a Cano do Exlio que abre as Primaveras com a pea homnima dos Primeiros Cantos de Gonalves Dias: nesta o tom sbrio at ausncia absoluta de adjetivos; naquela, apesar da imitao dos dados naturais (palmeiras, sabi, cu...), o tom lnguido e os motivos da ptria distante se diluem ao embalo das rimas seguidas e dos pleonasmos." Casimiro faz parfrase ao poema de G. Dias principalmente quando diz: Eu nasci alm dos mares: Os meus lares, Meus amores ficam l! Onde canta nos retiros Suspiros, Suspiros o sabi! Ou seja, o sabi de Casimiro no canta, suspira, porque sente saudades de sua terra natal. J as palmeiras de Casimiro no so como a de Gonalves. Dias, elas possuem uma caracterstica prpria: so gentis.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

14

Quero a terra das mangueiras E as palmeiras, E as palmeiras to gentis! E a demonstrao de saudade fica ntida na cano de Casimiro no ltimo verso, assim como no ltimo verso da cano de Gonalves Dias: Distante do solo amado Desterrado A vida no feliz. Nessa eterna primavera Quem me dera, Quem me dera o meu pas Ou seja, reaparecem no poema de Casimiro de Abreu os emblemas que identificam por si ss o poema de Gonalves Dias, (as palmeiras, o sbia, as saudades da terra natal), isto uma parfrase.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

15

Homenagens
Por Nicole Stroub e Juliana Mello

Meus Oito Anos Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! Como so belos os dias Do despontar da existncia! - Respira a alma inocncia Como perfumes a flor; O mar - lago sereno, O cu - um manto azulado, O mundo - um sonho dourado, A vida - um hino d'amor! Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingnuo folgar! O cu bordado d'estrelas, A terra de aromas cheia, As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar! Oh ! dias da minha infncia! Oh! Meu cu de primavera! Que doce a vida no era Nessa risonha manh! Em vez das mgoas de agora, Eu tinha nessas delcias De minha me as carcias

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

16

E beijos de minha irm! Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Da camisa aberta o peito, Ps descalos, braos nus Correndo pelas campinas roda das cachoeiras, Atrs das asas ligeiras Das borboletas azuis! Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava beira do mar; Rezava s Ave-Marias, Achava o cu sempre lindo, Adormecia sorrindo E despertava a cantar! Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

Casimiro de Abreu Pode-se analisar que esta uma poesia composta por Redondilhas maiores (de 7 slabas). A paranomsia fontica garante a musicalidade do poema. O autor estabelece uma comparao subjetiva entre a sua infncia e o momento em que vive a fase adulta, valorizando aspectos da infncia que mudaram com o passar do tempo e demonstrando a saudade e nostalgia que sente de seus tempos de criana. Dentre tais aspectos, ele destaca:

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

17

A inocncia, pois a criana no possui malcia, s pensa em se divertir: Como so belos os dias Do despontar da existncia! -Respira a alma inocncia Como perfumes a flor; O amor, que baseado em laos familiares, sem sofrimentos: Em vez de mgoas de agora, Eu tinha nessas delcias De minha me as carcias E beijos de minha irm! A pureza de uma criana, que feliz com as simples coisas da vida, sem ter noo dos reais problemas que ela apresenta: Achava o cu sempre lindo. Adormecia sorrindo E despertava a cantar! Pode-se observar tambm a abordagem de uma linguagem coloquial, com o uso de abreviaes: O cu bordado destrelas A vida um hino damor ! O autor descreve, com riqueza de detalhes, o lugar onde passou sua infncia, sempre valorizando-o. Tal fator foi importante para a participao do poema na pea teatral Aurora da minha vida, dirigida por Naum Alves de Souza. Lendo este trecho do poema, pode-se observar que o prprio ttulo da pea foi baseado na obra: Que aurora, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria,

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

18

Naquele ingnuo folgar!

Amor e medo Quando eu te vejo e me desvio cauto Da luz de fogo que te cerca, bela, Contigo dizes, suspirando amores: "Meu Deus! que gelo, que frieza aquela!"

Como te enganas! meu amor, chama Que se alimenta no voraz segredo, E se te fujo que te adoro louco... s bela eu moo; tens amor, eu medo...

Tenho medo de mim, de ti, de tudo, Da luz, da sombra, do silncio ou vozes. Das folhas secas, do chorar das fontes, Das horas longas a correr velozes.

O vu da noite me atormenta em dores A luz da aurora me enternece os seios, E ao vento fresco do cair cias tardes, Eu me estremece de cruis receios. que esse vento que na vrzea ao longe, Do colmo o fumo caprichoso ondeia, Soprando um dia tornaria incndio A chama viva que teu riso ateia!

Ai! se abrasado crepitasse o cedro, Cedendo ao raio que a tormenta envia: Diz: que seria da plantinha humilde, Que sombra dela to feliz crescia?

A labareda que se enrosca ao tronco Torrara a planta qual queimara o galho

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

19

E a pobre nunca reviver pudera. Chovesse embora paternal orvalho!

Ai! se te visse no calor da sesta, A mo tremente no calor das tuas, Amarrotado o teu vestido branco, Soltos cabelos nas espduas nuas! ...

Ai! se eu te visse, Madalena pura, Sobre o veludo reclinada a meio, Olhos cerrados na volpia doce, Os braos frouxos palpitante o seio!...

Ai! se eu te visse em languidez sublime, Na face as rosas virginais do pejo, Trmula a fala, a protestar baixinho... Vermelha a boca, soluando um beijo!... Diz: que seria da pureza de anjo, Das vestes alvas, do candor das asas? Tu te queimaras, a pisar descala, Criana louca sobre um cho de brasas!

No fogo vivo eu me abrasara inteiro! brio e sedento na fugaz vertigem, Vil, machucara com meu dedo impuro As pobres flores da grinalda virgem!

Vampiro infame, eu sorveria em beijos Toda a inocncia que teu lbio encerra, E tu serias no lascivo abrao, Anjo enlodado nos pauis da terra.

Depois... desperta no febril delrio, Olhos pisados como um vo lamento, Tu perguntaras: que da minha coroa?... Eu te diria: desfolhou-a o vento!...

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

20

Oh! no me chames corao de gelo! Bem vs: tra-me no fatal segredo. Se de ti fujo que te adoro e muito! s bela eu moo; tens amor, eu medo!... Casimiro de Abreu Composto por versos decasslabos (medida nova). H a presena de paranomsia fontica, ou seja, rimas, que garantem a sonoridade do poema. Neste poema, atravs da abordagem do tema amor, Casimiro baseia-se em jogos de palavras para descrever seu medo de amar, relacionando-o com a natureza, como: Antteses: Tenho medo de mim, de ti, de tudo, Da luz, da sombra, do silncio ou vozes. Das folhas secas, do chorar das fontes, Das horas longas a correr velozes. Metforas: Vampiro infame, eu sorveria em beijos Toda a inocncia que teu lbio encerra, E tu serias no lascivo abrao, Anjo enlodado nos pauis da terra. A expresso vampiro infame uma referncia ao eu lrico, que , ao longo de todo o poema, caracterizado por impuro e inferior mulher amada. J na expresso anjo enlodado nos pauis da terra, h um exemplo do medo do eu lrico de concretizar seu amor, imaginando corromper a amada com seu amor impuro. Quanto mulher, esta caracterizada como pura, singela e superior, sendo comparada a um anjo: Diz: - que seria da pureza de anjo, Das vestes alvas, do candor das asas?

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

21

Tu te queimaras, a pisar descala, Criana louca sobre um cho de brasas! Neste poema, pode-se observar a complexidade da mente humana, que alterna sentimentos de insegurana, fraqueza e medo com sentimentos de amor e paixo.

Que Simpatia Simpatia o sentimento Que nasce num s momento, Sincero, no corao; So dois olhares acesos Bem juntos, unidos, presos Numa mgica atrao.

Simpatia so dois galhos Banhados de bons orvalhos Nas mangueiras do jardim; Bem longe s vezes nascidos, Mas que se juntam crescidos E que se abraam por fim.

So duas almas bem gmeas Que riem no mesmo riso, Que choram nos mesmos ais; So vozes de dois amantes, Duas liras semelhantes, Ou dois poemas iguais.

Simpatia meu anjinho, o canto de passarinho, o doce aroma da flor; So nuvens dum cu dagosto

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

22

o que minspira teu rosto - Simpatia quase amor! Casimiro de Abreu No poema acima, podemos observar diversas figuras de linguagem: metfora (So dois olhares acesos/ Bem juntos, unidos, presos), personificao (So duas almas bem gmeas/que riem no mesmo riso,), paralelismo (So vozes de dois amantes/ Duas liras semelhantes,). Notamos que o poeta faz uso de abreviaes (So nuvens dum cu dagosto/ o que minspira teu rosto.). O poema Que Simpatia composto por quatro estrofes e seus versos tm sete slabas. Analisando o contedo do poema, Casimiro de Abreu relata a simpatia como um sentimento puro, sincero: Simpatia o sentimento Que nasce num s momento, Sincero, no corao;

Um sentimento companheiro: So duas almas bem gmeas Que riem no mesmo riso, Que choram nos mesmos ais; So vozes de dois amantes, Duas liras semelhantes, Ou dois poemas iguais. Simpatia para o poeta um sentimento to bonito e nobre como o amor, por isso, finaliza o poema com o verso -Simpatia quase amor. Este ltimo verso to conhecido que influencia at nos blocos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro. O bloco Simpatia quase amor desfila pelas ruas de Ipanema atraindo grandes contingentes populacionais, mas o que pouca gente sabe que o nome desse bloco originou-se do poema de Casimiro de Abreu.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

23

Deus Eu me lembro! Eu me lembro! - Era pequeno E brincava na praia; o mar bramia, E, erguendo o dorso altivo, sacudia, A branca espuma para o cu sereno.

E eu disse a minha me nesse momento: "Que dura orquestra! Que furor insano! Que pode haver de maior do que o oceano Ou que seja mais forte do que o vento?"

Minha me a sorrir, olhou pros cus E respondeu: - Um ser que ns no vemos, maior do que o mar que ns tememos, Mais forte que o tufo, meu filho, Deus. Casimiro de Abreu No poema acima, composto por trs estrofes e versos de dez slabas, escrito por Casimiro de Abreu, notamos algumas figuras de linguagem: paralelismo (Eu me lembro! Eu me lembro!), metfora (E erguendo o dorso altivo, sacudia,/A branca espuma para o cu sereno.), comparao (Que pode haver de maior do que o oceano/ Ou que seja mais forte que o vento?) e hiprbole (Que dura orquestra! Que furor insano!). O eu lrico do poema era pequeno, uma criana, e questionava sobre o que poderia ser maior que o oceano, ou mais forte que o vento; o autor usou de sua religiosidade (e da de sua me) pra compor este poema, e afirmar que, em sua opinio, mesmo os ventos sendo fortes, o oceano sendo grandioso, Deus est acima de todas as coisas: mais forte que o tufo, maior do que o oceano a qual temia, como podemos notar nas duas estrofes a seguir: E eu disse a minha me nesse momento: "Que dura orquestra! Que furor insano! Que pode haver de maior do que o oceano Ou que seja mais forte do que o vento?"

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

24

Minha me a sorrir, olhou pros cus E respondeu: - Um ser que ns no vemos, maior do que o mar que ns tememos, Mais forte que o tufo, meu filho, Deus.

Anjo Sub umbra alarum tuarum. Eu era a flor desfolhada Dos vendavais ao correr; Tu foste a gota dourada E o lrio pde viver. Poeta, dormia plido No meu sepulcro, bem s; Tu disseste - Ergue-te Lzaro! E o morto surgiu do p! Eu era sombrio e triste... Contente minh'alma ; Eu duvidava... sorriste, J no amar tenho f. A fronte que ardia em brasas A seus delrios ps fim Sentindo o roar das asas, O sopro dum querubim. Um anjo veio e deu vida Ao peito de amores nu: Minh'alma agora remida Adora o anjo - que s tu! Casimiro de Abreu

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

25

O poema acima composto por redondilhas maiores (7 slabas), forma bem caracterstica de Casimiro de Abreu. Alm disso, h paranomsia fontica, garantindo a musicalidade do poema. Neste poema, pode-se identificar tais figuras de linguagem:

Metfora: - Eu era a flor desfolhada Dos vendavais ao correr; Tu foste a gota dourada

Anttese: Eu era sombrio e triste... Contente minh'alma ;

Hiprbole: A fronte que ardia em brasas

Analisando o contedo, percebe-se que o eu-lrico compara o ser amado com um anjo, como pode-se notar com o uso da frase latina logo no nicio do poema: Sub umbra alarum tuarum, que significa: Debaixo da sombra das tuas asas, defende-me. Alm de comparar a mulher amada com um anjo, diz tambm que o eu lrico era a flor desfolhada enquanto, a mulher amada era a gota dourada. O que o autor afirma nessas passagens, que graas gota dourada (a mulher amada) o lrio (o eu- lrico) pde viver, abandonar a angstia, como podemos notar em diversas passagens do poema, por exemplo: Tu disseste - Ergue-te Lzaro! E o morto surgiu do p! A fronte que ardia em brasas A seus delrios ps fim Sentindo o roar das asas, O sopro dum querubim.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

26

Alm disso, depois do surgimento desse anjo, ele finalmente pde ter um amor e aprender a amar: Um anjo veio e deu vida Ao peito de amores nu: Minh'alma agora remida Adora o anjo - que s tu!

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

27

Do Leitor
Respondidas por Vinicius Barros e Cludio Quintella

Carta 1: Prezados escritores, Gostei muito da matria sobre Casimiro de Abreu. Mas no pude deixar de notar que citaram tambm outros autores como Gonalves Dias. Gostaria de saber mais sobre ele e suas obras. Abraos, Maria, Belo Horizonte Resposta 1:

Ol Maria. Obrigado pelos elogios, nosso objetivo era dar aos leitores a maior quantidade de informaes possveis. Quanto sua pergunta, Gonalves Dias foi um dos maiores e mais renomados escritores do Romantismo no Brasil. Embora fosse advogado e conhecido por ser bom jornalista, se destacou na escrita. Foi pioneiro ao procurar firmar um sentimento nacionalista ao incorporar certos assuntos na literatura nacional. Escreveu poemas e peas teatrais dos quais se destacam: "Cano do Exlio" e "Ainda uma vez-Adeus". Saudaes. Carta 2:

Caro editor, Achei a revista tima e muito interessante! Se pudessem explicar um pouco mais sobre o contexto do romantismo eu agradeceria, seu impacto na poca, as mudanas que o movimento ocasionou na sociedade e em que reas da arte ele atuou. Este um assunto que realmente chama a minha ateno. Esperando por respostas, Carlos, Rio de Janeiro Resposta 2:

Carlos, o Romantismo surgiu na Europa em uma poca em que o ambiente intelectual

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

28

era de grande rebeldia. Na poltica, caam sistemas de governo despticos e surgia o liberalismo poltico. No campo social imperava o inconformismo. No campo artstico, o repdio s regras. A Revoluo Francesa o clmax desse sculo de oposio. O Romantismo teve impacto de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a msica. Ele toma a forma de um movimento, e o esprito romntico passa a designar toda uma viso de mundo centrada no indivduo. Os autores romnticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trgicos, ideais utpicos e desejos de escapismo. Se o sculo XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razo, o incio do sculo XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoo e pelo eu. Agradecemos sua carta, saudaes. Carta 3: Prezados senhores, Li a revista e achei muito bom o contedo. Percebi que Casimiro de Abreu tinha uma linguagem muito popular para aquela poca. Ainda hoje se lermos textos dele conseguiremos perceber isto? Gostaria de saber, pois a linguagem mudou desde o tempo dele at agora. Abraos, Marcelo, So Paulo Resposta 3: Ol Marcelo, se lermos alguns poemas de Casimiro de Abreu, como por exemplo, "Meus Oito Anos", podemos perceber que a linguagem popular daquela poca era bem diferente dos dias atuais. Recomendaes. Carta 4: Caros escritores, Achei a histria de Casimiro de Abreu muito interessante, porm gostaria de saber mais sobre a criao dele, sua histria de vida. No perco uma edio da revista, sou um apaixonado pela Literatura. Grande abrao, Pedro, Recife

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

29

Resposta 4: Pedro, a histria da criao de Casimiro realmente interessante e ao mesmo tempo triste. Ele era filho de ricos comerciantes e nasceu na 'Fazenda da Prata',em Casimiro de Abreu, propriedade herdada por sua me em decorrncia da morte do seu primeiro marido, de quem no teve filhos. O lugar onde viveu parte de sua vida, Barra de So Joo, hoje distrito do municpio que leva seu nome, "Casimiro de Abreu", em sua homenagem. Recebeu apenas a instruo primria, no colgio Freeze em Nova Friburgo. Aos treze anos se mudou para o Rio de Janeiro com seu pai, para trabalhar com ele no comrcio. Foi obrigado tambm por seu pai a viajar para Portugal, para que pudesse se formar. O seu sentimento nativista e as saudades da famlia contriburam muito para a sua obra, a qual superou os estudos e tornou-se sua principal atividade. Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazm de seu pai. Isso, no entanto, no o afastou da vida bomia. Escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Entrou para a recm-fundada Academia Brasileira de Letras, e tornou-se patrono da cadeira nmero seis. Ele sofria de Tuberculose, ento se retirou para a fazenda de seu pai, onde inutilmente buscou uma recuperao do estado de sade. Em 18 de outubro de 1860, Casimiro veio a bito, com apenas 21 anos. Saudaes. Carta 5:

Senhores, Poderiam, por favor, citar algumas grandes obras do romantismo no Brasil? Joaquim, Salvador Resposta 5: Ol Joaquim, aqui esto algumas das grandes obras:

Suspiros Poticos e Saudades, de Gonalves de Magalhes; Primeiros Cantos, de Gonalves Dias; Espumas Flutuantes, de Castro Alves; Lira dos vintes anos, Alvares de Azevedo; Iracema, de Jose de Alencar. Todas so timas e aconselhamos a leitura de todas. Saudaes.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

30

Ensaio Fotogrfico
Por Nicole Stroub e Juliana Mello

Crianas criadas no campo, assim como Casimiro descreveu ter sido, no poema Meus Oito Anos.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

31

O amor representado em quadro romancista, encaixando-se perfeitamente como representao da obra de Casimiro Amor e Medo.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

32

Bloco carnavalesco carioca Simpatia Quase Amor, influncia da obra de Casimiro de Abreu no nos dias de hoje. Faz meno ao ltimo verso do poema Que Simpatia.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

33

A imagem acima se adequa perfeitamente como representao visual da obra de Casimiro de Abreu Anjos, no qual o eu-lrico descreve a descoberta do amor num anjo.

O bravo mar, com sua branca espuma, representado pela onda, que morre ao chegar praia. Casimiro de Abreu retrata os cenrios acima perfeitamente no poema Deus.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

34

Relatrio do Trabalho

Grupo: Nicole Stroub, Marsicano, Juliana Mello, Tayn Rody, Layane Martins, Gabriela Carvalho, Vincius e Quintella Tendo em vista as exigncias quanto diviso de tarefas, nos dividimos da seguinte forma: Como o grupo composto por 8 alunos, nos separamos em duplas: Nicole Stroub e Juliana Mello, Marsicano e Tayn Rody, Vinicius e Quintella, Layane Martins e Gabriela Carvalho. Assim, sem contar com a capa, cada aluno ficou encarregado de duas (02) tarefas: 1 Prezado leitor Vinicius e Quintella 2 Memria em revista Tayn Rody e Marsicano 3 Entrevista Gabriela Carvalho 4 Redescoberta do Brasil Tayn Rody e Marsicano 5 Turismo literrio Layane Martins 6 Homenagem Nicole Stroub e Juliana Mello 7 Do leitor Vinicius e Quintella 8 Revista Online Layane Martins e Gabriela Carvalho 9 Ensaio fotogrfico Nicole Stroub e Juliana Mello

A aluna Nicole Stroub criou um grupo na rede social Facebook para que a comunicao entre os integrantes do grupo fosse mais fcil, ficando possvel o compartilhamento de ideias e informaes em todas as tarefas. O aluno Marsicano, por ter mais conhecimento na rea de edio, ficou responsvel por editar o trabalho para a impresso da revista, alm da confeco da capa e do verso da revista.

Revista Os Literrios Edio Casimiro de Abreu

35

Das könnte Ihnen auch gefallen