Sie sind auf Seite 1von 3

APOSTILA

NOME: ENSINO: MDIO SRIE: 1a ; 3a MAT.: TURMA:

Biologia
DATA: / / 2003

SEXUALIDADE E MTODOS CONTRACEPTIVOS


De repente, o corpo dos rapazes comea a se modificar. O crescimento mais rpido, o pnis e os testculos se desenvolvem, aparecem plos nas axilas e aos redor do pnis, em uma regio chamada pbis. No rosto, j se nota uma penugem que vai se transformando em barba. A voz comea a mudar e, aos poucos, ficar mais grave. s vezes, as glndulas sebceas so invadidas por organismos microscpicos e inflamam, provocan-do a acne. Nas mulheres, outras mudanas comeam tambm a ocorrer. Aparecem plos no pbis e nas axilas, os seios comeam a crescer, o crescimento do corpo se acelera e as formas se arredondam nos quadris, nas ndegas e nas coxas. Finalmente, a primeira menstruao, indicando que o corpo da mulher est pronto para gerar filhos. A partir da, a menstruao vai ocorrer mais ou menos a cada 28 dias, s vezes acompanhada de um pouco de clica. A menstruao pode durar de trs a sete dias. Durante esse perodo, importante cuidar bem da higiene pessoal. Essas modificaes ocorrem devido descarga de hormnios sexuais. Na espcie humana, a produo de gametas e o aparecimento de caracteres sexuais secundrios esto relacionados a hormnios sexuais. A adeno-hipfise produz dois hormnios gonadotrficos: o hormnio luteinizante (LH) e o folculo estimulante (FHS). No homem, o hormnio luteinizante atua sobre clulas intersticiais dos testculos (localizadas entre os tbulos seminais), estimulando a produo de andrgenos (hormnios sexuais masculinos). Entre os andrgenos, o mais importante a testosterona. Os andrgenos regulam o aparecimento de caracteres sexuais secundrios. O hormnio folculo estimulante estimula a espermatognese na presena de pequenas quantidades de testosterona. Na mulher, o FSH estimula os folculos ovarianos a produzirem vulos, e esses folculos em desenvolvimento secretam o estrgeno, que, na puberdade, responsvel pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundrios. Os hormnios gonadotrpicos na mulher interagem com os produzidos pelo ovrio, de modo que uns controlam a produo dos outros. A interao desses hormnios determina uma srie de alteraes no sistema reprodutor feminino, dando origem ao ciclo menstrual.
1 dia do ciclo endomtrio bem desenvolvido, espesso e vascularizado comea a descamar menstruao hipfise aumenta a produo de FSH, que atinge a concentrao mxima por volta do 7 dia do ciclo. amadurecimento dos folculos ovarianos secreo de estrgeno pelo folculo em desenvolvimento concentrao alta de estrgeno inibe secreo de FSH e estimula a secreo de LH pela hipfise / concentrao alta de estrgeno estimula ocrescimento do endomtrio. concentrao alta de LH estimula a ovulao (por volta do 14 dia de um ciclo de 28 dias) alta taxa de LH estimula a formao do corpo lteo ou amarelo no folculo ovariano corpo lteo inicia a produo de progesterona estimula as glndulas do endomtrio a secretarem seus produtos aumento da progesterona inibe produo de LH e estrgeno corpo lteo regride e reduz concentrao de progesterona menstruao

Apesar de num ciclo de 28 dias a ovulao ocorrer aproximadamente na metade do ciclo, nas mulheres que tm ciclos regulares, no importa a sua durao, o dia da ovulao pode ser calculado como sendo o 14 dia ANTES do incio da menstruao. Generalizando, pode-se dizer que, se o ciclo menstrual tem uma durao de n dias, o possvel dia da ovulao n 14, considerando n = dia da prxima menstruao.

Tabela sexualidade.doc

1 3

NOME: ENSINO:

MDIO

SRIE:

1a ; 3a

MAT.: TURMA:

Biologia
DATA: / / 2003

As mudanas que acontecem na adolescncia indicam que o corpo est se preparando para a reproduo. Os hormnios sexuais tambm estimulam o desejo pelo sexo oposto. Por isso, a poca dos primeiros namoros. E no poderia ser diferente. De nada adiantaria o corpo estar pronta para a reproduo se no houvesse interesse sexual entre rapazes e garotas. O sexo uma complexa funo corporal que depende do crebro, dos nervos, de hormnios, msculos e do fornecimento de sangue. H vrios fatores que podem afetar essas partes do corpo e provocar problemas sexuais.

A resposta sexual (ato sexual) consiste de trs fases:


A fase do desejo (libido) controlada pelo crebro e funciona junto com fatores psicolgicos e hormnios sexuais. A fase de excitao (ereo nos homens e lubrificao nas mulheres) d-se por estmulos psicolgicos (por exemplo, fantasias, lembranas), sensoriais (por exemplo, olfato, viso, audio) ou tteis (por exemplo, o toque). 3. A fase do orgasmo (ejaculao nos homens e clmax nas mulheres), que desencadeada por contraes musculares sob controle nervoso. Uma disrupo em qualquer dessas fases pode resultar em problemas para se levar uma vida sexual normal. Fatores como doena, drogas, cirurgia e problemas emocionais podem interferir no funcionamento sexual normal. O sexo uma parte normal e importante da vida adulta para homens e mulheres As pessoas manifestam a sua sexualidade de maneira prpria. A sexualidade tem um significado que vai alm do ato sexual fsico. Envolve sentimentos e atitudes e tem um sentido diferente de pessoa para pessoa. H muitas variaes normais entre os sentimentos sexuais das pessoas e os diferentes momentos pelos quais passa um mesmo indivduo. Entretanto, a sexualidade pode e deve continuar ativa a vida toda. O ORGASMO Para muitas mulheres, o orgasmo ainda um problema. Principalmente porque durante muito tempo a sociedade no admitia que a mulher tambm pudesse sentir prazer na relao sexual. Por isso, ela foi acostumada a apenas satisfazer o homem. A partir das ltimas dcadas, no entanto, o prazer feminino tem sido defendido com mais liberdade, permitindo que tanto a mulher quanto o homem possam refletir sobre o assunto. Quando o homem est preocupado s com o seu prazer, dificilmente a mulher ter orgasmo, porque o ritmo dela mais lento e necessita de mais estmulos. Se ela no tiver discutido com o parceiro sobre a maneira de evitar a gravidez, o medo de engravidar pode deix-la tensa e nervosa, atrapalhado o orgasmo. s vezes necessrio um perodo de aprendizagem, a fim de que os dois se conheam bem e tudo acontea de modo natural. Cada pessoa tem o seu momento, e deve respeitar. Para que a excitao leve ao orgasmo, preciso um entendimento especial dos corpos. Quando os parceiros trocam carcias, a excitao da mulher vai aumentando. No homem, o pnis fica ereto; na mulher, aumenta a secreo vaginal. Esse lquido lubrifica a vagina para facilitar a entrada do pnis. H tambm um acmulo de sangue que provoca inchamento dos rgos genitais e endurecimento do bico do seio. 1. 2.

COMO EVITAR A GRAVIDEZ


Para evitar a gravidez, a mulher deve usar alguns do diversos mtodos anticoncepcionais existentes. Veja alguns na tabela a seguir:

Tabela sexualidade.doc

2 3

NOME: ENSINO:
Plula DIU Diafragma

MDIO
MTODO

SRIE:

1a ; 3a

MAT.: TURMA:

Biologia
DATA: / / 2003

Coito interrompido Tabelinha

Temperatura e muco

Camisinha

A esterilizao

DESCRIO comprimido que contm hormnios e, por isso, impede a ovulao. uma pequena pea de plstico que o mdico coloca dentro do tero da mulher. Somente o mdico pode colocar o DIU. O diafragma uma capa de borracha que colocada de modo a tampar a entrada do tero. Deve ser usado juntamente com um creme ou uma gelia espermicida e colocado 2 horas antes da relao sexual. O homem retira o pnis quando sente que est para ejacular, lanando o smen fora da vagina e dos rgos genitais externos da mulher. A mulher faz uma tabela para saber quais so os seus dias frteis, ou seja, aqueles em que tem maior probabilidade de engravidar. A fertilidade indicada pela ovulao. Como o vulo sobrevive dois dias e o espermatozide dura trs dias ou mais, a mulher no deve ter relaes durante os trs dias que vm antes da ovulao, nem at dois dias depois. O primeiro passo descobrir o dia da ovulao. Sabendo que, em geral, ela acontece 14 dias antes da menstruao. A mulher anota diariamente a temperatura de seu corpo, tomada pela boca. Deve fazer isso ao acordar, antes de levantar-se. Depois da ovulao, a temperatura sobe mais ou menos 0,3C. Se aps trs dias ela continuar mais alta do que a dos outros dias do ciclo, isso significa que a ovulao j ocorreu e o vulo no est mais vivo. Portanto, no h mais risco de fecundao. O muco uma secreo que sai da vagina quando a mulher est no perodo frtil. Dois a trs dias aps a menstruao, h pouco ou nenhum muco e o risco de gravidez menor. um invlucro de borracha fina. Encontrada nas verses masculina e feminina. A masculina deve ser colocada no pnis ereto antes da penetrao na vagina e retirada aps ejaculao, ainda com o pnis ereto. NICO QUE PREVINE DST (Doenas Sexualmente Transmissveis). s esterilizao feminina feita uma cirurgia em que o mdico corta e amarra ambas as trompas. Assim, a ligao existente entre o ovrio e o tero interrompida e o espermatozide no pode mais se encontrar com o vulo. esterilizao masculina _ feita uma cirurgia denominada vasectomia, onde homem recebe anestesia local e feita uma pequena abertura na pele da bolsa escrotal por so cortados e amarrados os canais deferentes. Com isso, o caminho dos espermatozides em direo uretra fica interrompido.

Novos mtodos e maiores informaes: www.afh.bio.br

Tabela sexualidade.doc

3 3

Das könnte Ihnen auch gefallen