Sie sind auf Seite 1von 12

Faculdade Zumbi dos palmares

Estatstica aplicada administrao II

Notas de aulas

Prof. Miguel Adriano Incio 2010

Distribuio Normal Introduo a distribuio de probabilidade mais importante na estatstica; Abrange um grande nmero de Fenmenos; Oferece base para inferncia estatstica clssica devido sua afinidade com o teorema do limite central; Possui grfico simtrico, em formato de sino; As medidas de tendncia central: mdia, moda e mediana; so todas idnticas (simetria) O Modelo Matemtico O modelo matemtico dado pela funo de densidade da probabilidade da distribuio normal :

f ( x) =

1 x 2 ( ) 2

,xR

onde e so a mdia e desvio-padro, respectivamente, da distribuio de probabilidade e corresponde (aproximadamente) a 3,1415 e e a uma funo exponencial. O grfico da distribuio normal, utilizando a funo mostrada anteriormente, dado por:

1) simtrica em relao ao ponto x = (50% abaixo e 50% acima da mdia).

2) Tem forma campanular (sino). 3) As trs medidas de posio, mdia, mediana e moda se confundem no ponto de mximo da curva (x = ). 4) Fica perfeitamente definida conhecendo-se a mdia e o desvio-padro, pois outros termos da funo so constantes. 5) Tem dois pontos de inflexo em x = . 6) assinttica em relao ao eixo das abscissas (nunca toca o eixo x). 7) A rea compreendida entre a curva e eixo x igual a 1. Padronizando a Distribuio Normal Mediante o emprego de uma nova varivel, definida por Z =
x

que transforma

todas as distribuies normais em uma distribuio normal reduzida, ou padronizada, ou seja, qualquer varivel aleatria normal X convertida em uma varivel normal padronizada Z. Assim, utilizamos apenas uma tabela para o clculo de probabilidades, para qualquer que seja a curva correspondente a uma distribuio normal.Tabela 1. Na distribuio normal padronizada, a varivel Z possui mdia 0 e desvio padro 1 Z varivel contnua que representa o nmero de desvios a contar da mdia. Anlise Grfica A Figura da distribuio normal padronizada apresentada a seguir:

Figura 1: Possveis valores para Z.

Tabela1- tabela de padronizao

Veja que na tabela da distribuio normal, os valores apresentados na primeira coluna

correspondem parte inteira e decimal do valor de Z, enquanto os valores da primeira linha correspondem parte centesimal. J os valores encontrados no meio da tabela correspondem s probabilidades dos respectivos valores compreendidos entre zero e Z. Anlise Grfica A rea sob a curva corresponde probabilidade de a varivel aleatria assumir qualquer valor real, deve ser um valor entre 0 e 1. Valores maiores que a mdia e os valores menores tm a mesma probabilidade, pois a curva simtrica.

68% dos valores de Z esto entre -1 e 1 95,5% dos valores de Z esto entre -2 e 2 99,7% dos valores de Z esto entre -3 e 3

Aplicao: 1. Suponha um consultor investigando o tempo que os trabalhadores de uma fbrica levam para montar determinada pea. 3. Suponha que anlises da linha de produo tenham calculado tempo mdio de 75 segundos e desvio padro de 6 segundos. 5. O que isto significa graficamente?

Ainda na Escala de X, o tempo central a mdia de 75 segundos Na Escala de Z, a mdia 0 e os intervalos tem como base desvio padro. Mas, assim como X, a varivel Z contnua. Pergunta: como 87, na Escala de X, pode ser relacionado a 2, na Escala de Z? A seguir temos duas explicaes. Na Escala de Z, 2 significa dois desvios padres a partir da mdia (0+ 2= 2), na Escala de X, este deslocamento anlogo (75+2 X 6=87) Outra forma de relacionar estes valores atravs da frmula de transformao apresentada anteriormente: x 87 75 12 Z= = = =2 6 6
6. Suponha agora, que o consultor queira saber qual a probabilidade de um trabalhador levar um tempo entre 75 e 81 segundos para montar uma pea, ou seja, P(75X81). Como proceder? Transformar as variveis X em variveis normais padronizadas Z:

Z=

75 75 0 = =0 6 6

Z=

81 75 6 = =1 6 6

Logo temos a probabilidade P(0Z1), que ilustrada a seguir, e cujo valor determinado consultando a tabela no slide seguinte.

rea sob a Curva Normal


Consultando a tabela, encontramos o valor da rea indicada, que significa a probabilidade P(75X81)=P(0Z1)=0,3413 Este resultado nos informa que h probabilidade de 0,3413 de um trabalhador levar um tempo entre 75 e 81 segundos para montar uma pea. Outra interpretao que 34,13% dos trabalhadores levaro um tempo dentro do intervalo de 75 e 81 segundos.

Aprendendo com exerccios resolvidos

1) Um exame de estatstica mostra uma mdia de 78 com desvio padro de 10. (a) determine os escores reduzidos de 2 estudantes cujos notas foram 93 e 62 respectivamente e interprete o valor do score z. (b) Determine a nota de 2 estudantes cujos escores reduzidos foram, respectivamente, -0,6 e 1,2 .

10

11

12

Das könnte Ihnen auch gefallen