Sie sind auf Seite 1von 7

-No comeo era o juiz: Neste tpico, a discusso voltada para a primeira, e a mais recorrente, figura jurdica: o juiz,

, o qual foi a primeira autoridade que recebeu como obrigao em suas tarefas dizer o direito para a comunidade. -Vingana e justia: A passagem do pr-direito (da vingana) ao direito (da justia) implicar tambm o recuo da palavra mgica em favor de uma palavra dialgica que busca convencer por argumentos racionais e provas verificveis. Vingana era vista como uma forma primitiva de justia a vindita se inscreve no vasto sistema das trocas sociais, como uma contratransferncia negativa (olho por olho, dente por dente) destinada a restabelecer a reciprocidade dos atos e o equilbrio das balanas. Nesta prescrio, a presena da lei do Talio, com sua original descrio: olho por olho, dente por dente. -Uma justia em processo: A comparao entre vingana e justia acaba incluindo as duas em um nico conceito, onde o autor deixa clara as crticas feitas justia, que apresenta corrupo, ineficcia e a falta de comprometimento com a justia. Diante deste ponto de vista voltado justia, conclui-se que o conceito da mesma muda, contradizendo seu conceito de justia. Destaca-se tambm a profisso do juiz, vista como imoral e participativa na questo corruptvel e imoral. Uma frase escrita por Montaige, magristado por muito tempo no parlamento de Bordeaux, confirma as palavras ditas acima: a maior parte de nossas variaes (ocupaes) so farsescas. -Billy Budd: a justia, um mal necessrio Neste tpico, Franois Ost exemplifica suas palavras ditas anteriormente com o curto romance do marinheiro Billy Budd: obrigado a se alistar na marinha de guerra inglesa na poca do diretrio e aps uma onda de motins, ele injustamente acusado de promover um motim pelo comandante a bordo e, incapaz de defender-se verbalmente, Billy desfere um golpe que acaba sendo mortal no oficial que o acusa. Imediatamente julgado pelo conselho do capito Vere, e todos esto convencidos de sua inocncia, mas sua condenao de morte decidida. No outro dia, Billy Budd morre enforcado. No fim desta histria, acrescenta-se a concluso da leitura, feita pelo sacrifcio do filho (Billy) pelo pai (Vere) como expiao do pecado original que pesa sobre todos, inclusive os inocentes.

O escritor alemo E. Wiechert em sua novela o juiz deixa clara a idia principal com o seguinte desfecho: onde no h justia, no h lugar para o direito nem para o juiz.

-A orstia ou a inveno da justia Escrita em 460-459 a.C, A orstia de squilo a nica trilogia trgica da antiguidade. dividida em trs peas: Agammnon, As Coforas e As Eumnides. Uma caracterstica semelhante que resume as trs peas so as aporias da lei do talio e a experimentao da justia humana que sabe integrar a dimenso do perdo e confia na deliberao. -preldio Este tpico, preldio, objetiva introduzir o leitor histria, mostra o incio da pea, sua introduo, j mostrando a chegada de Agammnon. quando enfim chega a notcia do triunfo de Agammnon e anunciado seu prximo regresso, as alegrias de circunstncia mal escondem a surda angstia que oprime a cidade. O autor narra crimes que sero pagos em Argos, os quais destacam-se o festim de Tiestes, a qual Atreu, pai de Agammnon, serve seu irmo Tiestes que contestava seu trono e seduzira sua mulher e Tiestes come, na mesa de Atreu, sem saber, as carnes de seus prprios filhos. E o outro seria o sacrifcio de Ifignia por Agammnon, seu pai, vspera da partida da expedio para lion, objetivando ventos favorveis frota. Com essa questo, inicia-se As Coforas, designada as portadoras de libao, que compes agora o coro: um grupo de cativas. A mudana de tom destacada em relao ao de Agammnon: o momento agora de ao e afirmao. O coro representado sempre pela coletividade, ou seja, expectativas e interesses do povo. E, Franois Ost tenta mostrar aos leitores que as pessoas deveriam seguir o coro como exemplo, digamos os telespectadores. A pea As Coforas resume a preparao e a aceitao diante do matricdio que Orestes ir cometer, e o desfecho da mesma traado pela morte de Clitemnestra e Egisto, seu amante. Com a morte de Climnestra e Egisto, Orestes se torna o alvo, j que o mesmo proclama em cima dos cadveres que a justia foi feita. Diante do ocorrente, declara-se a aplicao da lei do talio. Com isso, Orestes empreende sua fuga.

No momento em que a cortina se ergue na abertura da terceira pea, As Eumnides, reencontramos Orestes em Delfos, como suplicante no templo de Apolo Nesta pea, Atena funda o tribunal do Arepago, conseguindo pr um fim ao determinismo do talio e inventa a justia dos homens, composta por votos, argumentos racionais e responsabilidades individuais. Sobre As Eumnides e sua finalidade, o trecho de Franois Ost resume: squilo deixa entrever a idia reguladora de uma cidade bem constituda: sobre o fundo da nova aliana entre antigos e novos deuses e do pacto social entre grupos sociais antagnicos, ele mostra que possvel livrar-se da obscura necessidade de um destino de culpa e infortnio contanto que os cidados cultivem o temor do castigo e o respeito s leis -violncia e direito o arrazoado de squilo em favor da justia no lugar da vingana nunca se reduz a uma equao simples, considerando que, como veremos, a vingana apresenta traos positivos ao lado de seus aspectos repressivos e mortferos, que ela sobrevive ao menos parcialmente nos procedimentos penais modernos, e que, por sua vez, essa justia moderna no isenta de perigos e derivas possveis. Na orstia, as mudanas polticas ocorriam cada vez mais rpidas em Atenas: o poder continuava nas mos da nobreza. E o papel da segurana das leis e da constituio, ficava nas mos do Arepago, composto de arcontes. Entretanto, Efialtes reverte a situao: consegue fazer votar pela assemblia do povo um decreto que limita doravante a competncia do Arepago aos crimes de sangue. Com isso, diante de certos conflitos, e segundo Ch. Meier, foi o fim da autoridade da nobreza enquanto classe, o poder poltico encontrava-se agora na Assemblia do povo. - uma composio polifnica A trilogia no se reduz apenas a passagem da vingana privada justia pblica. Esse registro jurdico s realmente apreciado quando relacionado com outros temas que juntos formam uma composio polifnica, a exemplo de uma fuga cujas vozes se distinguem e se entrelaam. Relacionando partes do texto de Franois Ost com as 5 vozes, conclumos que h presena das 5, em especial em uma composio polifnica: o poder da demos s estar assegurado se puder contar com o apoio da aristocracia: o poder da demos, vozes polticas

s adquire sentido ao se apoiar sobre uma harmonia de nvel superior: a aliana estabelecida entre os prprios deuses: natureza religiosa, vozes dos deuses de Agammnon s Eumnides, opera-se uma passagem destinada a extrair as noes de culpa e de responsabilidade do magma confuso de erro, infrao, loucura e infortnio no qual estavam mergulhadas: responsabilidade individual, vozes da responsabilidade trata-se de uma reflexo muito rica sobre as modalidades e os poderes do prprio discurso, como se o acesso da cidade ao meta-nvel da justia s fosse possvel mediante uma liberao da palavra: oratria, vozes do direito a justia invocar aos poucos uma palavra dialgica e argumentada a troca regulada dos argumentos e das provas conforme a encenao procedimental do tribunal: vozes da linguagem -Agammnon ou a emergncia dos perigos: nenhum espectador ateniense da pea de squilo ignorava que Agammnon, ao voltar da expedio vitoriosa a Tria, seria covardemente assassinado em seu banho por Clitemnestra, sua esposa, e Egisto, o amante desta ltima. - seu corpo... minha obra-prima de justia Nesta parte da pea, Cassandra, amante de Agammnon surge anunciando sua morte e a morte de Agammnon em seguida. Entretanto, ouve-se do interior do palcio os gritos de Agammnon, ferido de morte. Em seguida, Clitemnestra aparece triunfante acima dos dois corpos de suas duas vtimas, afirmando: fiz tudo e orgulho-me disso. O coro faz-lhe acusaes, e aplica a lei do talio, mas a assassina responde ter agido parar honrar seu juramento Ernia e vingar a morte da filha. Com isso, o coro anuncia a vinda de um novo vingador. -a justia do talio Fanois Ost deixa claro sua idia em relao justia do talio: a voz dominante a justia do talio, impondo-se como a necessidade interior da histria, ela estrutura a intriga sem nenhuma surpresa a no ser a do momento, sempre suspenso, sempre iminente, de sua execuo. na regra do talio, cada crime interpretado como a justa e necessria vingana de um crime precedente: olho por olho, dente por dente; quem mata paga sua dvida, sofre segundo teus atos.

-uma responsabilidade nascente A questo discutida que as pessoas respondem pelos seus atos, as pessoas respondem em primeira pessoa por seu comportamento. -a lei do silncio Nesta parte da leitura, discutimos a quinta voz, a dos poderes da prpria linguagem: as vozes da linguagem. Visto que, na falta de ao verdadeira, toda a tenso gramtica da pea concentra-se nos rodeios e desvios da linguagem. Omerta o nome dado famosa lei do silncio, que acompanha os acertos de contas que se estendem por vrias geraes. -as coforas ou a vingana consumada Nesta pea, igualmente a de Agammnon, conta a histria de um assassinato. Entretanto, as mudanas entre essas duas peas so gritantes, como o tom, o clima e o esprito. Essa mudana de ponto de vista envolve tambm mudanas no couro. Essa pea se resume na emaculao recproca do coro das Coforas, Electra e Orestes, seu irmo. Climnestra tem um sonho que testemunha a c[olera dos mortos sob a terra, e assim manda o coro das cativas levar libaes rituais e palavras propiciatrias ao tmulo de seu ex marido. Orestes expe a lio que lhe passou Apolo: h diversos meios de acalmar o rancordos mortos; em alguns casos bastam as libaes, noutros possvel compensar o crime por pagamentos em dinheiro; mas no caso presente a pena sem remisso. Somente a morte do culpado pode saldar o preo de tamanho crime -o n de serpente dos laos de sangue Com o incio do kommos, canto de lamentao, ocorre a interveno do Corifeu, reforando mais uma vez a lei do talio.Com isso, Orestes mostra novamente o juramento solene de vingar o pai, objetivando matar a assassina de Agammnon. Ele toma a aparncia de um estrangeiro para no ser reconhecido pela me, para executar seu desgnio. a resoluo agora tomada de matar a assassina de Agammnon encontra ainda uma confirmao espantosa na revelao, pelo coro das cativas, do contedo do sonho premonitrio de Clitemnestra que justificava que ela, em seu terror, mandasse levar libaes ao tmulo do esposo: ela havia sonhado que dava luz a uma serpente e que esta lhe mordia o seio. No compreende o sentido do sonho e v nele apenas o sinal da clera de Agammnon. Mas Orestes no se engana: a serpente gerada evidentemente ele, o filho vingador chamado a matar sua genitora.

Mas Orestes responde que j perseguido pelas Ernias do pai. Tudo est dito ento, e Clitemnestra percebe, enfim, o sentido real de seu sonho: eis a serpente que gerei. De fato,todos os protagonistas desse drama esto encerrados num ninho de vboras emaranhadas: a serpente gerada Orestes, sem dvida, mas tambm o pai, cujo poder flico ele evoca; e tambm a prpria Clitemnestra, que Orestes chama de vbora medonha. -cinco vozes que se entrelaam O tema jurdico ganhou amplitude, com uma reiterao quase obsessiva do tema da lei do talio, envolvida em todos os casos discutidos nas peas. -as Eumnides ou a vingana superada Orestes no mais que a ocasio ou o joguete desse conflito: o drama ope diretamente a antigos e novos deuses. Nesta pea, ocorrem mudanas fundamentais no palco: mudanas de lugar, de orientao temporal, dos atos, entre outras. -um processo em Atenas Em acrpole de Atenas, Orestes e o coro aguardam a chegada da deusa formulando suas queixas: Orestes apela justia de Atenas tomando o cuidado de esclarecer que se apresenta como suplicante, e que a passagem por Delfos o purificou e devolveulhe o direito de cidadania. Pela primeira vez, a lei do talio questionada, e pela primeira vez o processo de Orestes substituir a vindita e a espada. Orestes no nega ser o assassino, ento sua derrota est consumada e o processo intil, e Atena responde: afirmo que por juramentos a justia no deve vencer. Em suma, Orestes assume a responsabilidade de seu gesto, esclarecendo que foi para pagar o assassinato de meu bem-amado pai.

Neste livro apresentada a edio conjunta das trs peas que formam a trilogia Orstia, do filsofo squilo. As notas e a introduo do tradutor fornecem argumentos e antecedendentes de cada pea, dando ao leitor o embasamento necessrio para leitura do volume. Agammnon baseia-se na volta vitoriosa do heri Argos, aps ter vencido a guerra de Tria e vingado a honra de seu irmo Menelau, marido de Helena, que havia fugido com Pris. A esposa de Agamnon, Climnestra, por sua vez, tambm o trai, e arquiteta o assassinato do marido com o amante. Em Coforas, Orestes e Electra, filhos de Agammnon, vingam sua morte, matando a me e seu amante. A ira de Climnestra materilizada nas Frias, vistas somente por Orestes, so as responsveis por sua loucura em Eumnides. Ainda na ltima pea, Orestes julgado pelo seu crime pela Deusa Atenas que proclama que o tribunal - o primeiro a julgar um crime de homicdio - fica institudo para sempre.

Das könnte Ihnen auch gefallen