Sie sind auf Seite 1von 5

DIREITO DO CONSUMIDOR

- Consumidor = toda pessoa fsica ou jurdica que adquire (no necessariamente compra) ou utiliza produto (material ou imaterial) ou servio (intelectual, braal) como destinatrio final (que adquire para si. Excluem-se os intermedirios). Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo (Ex.: posto de gasolina). Consumidor destinatrio final = a corrente finalista (restritiva) diz que aquele que retira do mercado e consume, ou ele prprio ou sua famlia. No aceita que a pessoa jurdica seja um consumidor final. A corrente maximalista (amplificadora) diz que aquele que retira o produto ou servio do mercado de consumo, independentemente de ser pessoa fsica ou pessoa jurdica. Para o STJ, prevalece a corrente finalista, porm, de uma forma atenuada (pessoa jurdica pode ser considerada consumidora, desde que comprovada sua vulnerabilidade). A vtima do evento danoso tambm considerada consumidora. Ex.: Algum que recebeu uma TV de presente e esta estragou. As pessoas expostas a prticas contratuais e comerciais tambm so consideradas consumidoras por equiparao. Ex.: pessoas expostas a publicidade enganosa ou abusiva.

- Fornecedor = toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados (que teve sua personalidade desconstituda ou nunca teve personalidade jurdica), que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. Tem que haver habitualidade no fornecimento.

- O CDC traz normas de ordem pblica (no podem ser derrogadas pela vontade das partes) e de interesse social. - Relao jurdica de consumo = aquela estabelecida entre um consumidor e um fornecedor que tem por objetivo a aquisio de um produto (todo bem mvel ou imvel, material ou imaterial, novo ou usado, fungvel ou infungvel colocado no mercado de consumo) ou a prestao de um servio (remunerado indireta ou indiretamente). Pode ser servio gratuito. Ex.: Estacionamento do shopping (servio remunerado indireto). Servio pblico remunerado por impostos ou qualquer outra espcie tributria no pode ser objeto da relao jurdica de consumo. Entretanto, se a contraprestao do servio se d por tarifa ou preo pblico, ela objeto de relao jurdica de consumo (ex. energia eltrica).

Consumidor inadimplente pode ter o servio pblico essencial interrompido, desde que haja expedio de aviso prvio. (a corrente minoritria diz que no pode ser interrompido o servio essencial em hiptese alguma, mas esta corrente no prevalece).

- Princpios: Dignidade da pessoa humana = quando o fornecedor coloca um produto ou servio no mercado de consumo, dever prezar pela dignidade das pessoas. Proteo vida, sade e segurana = possvel colocar um produto nocivo no mercado desde que fique dentro do esperado pelo consumidor. Ex.: venenos. Transparncia = dever de informar sobre as caractersticas do produto ou servio, alm do contrato jurdico de consumo. Harmonia = boa-f objetiva + equilbrio. Na boa-f objetiva, analisa-se aspectos de conduta (dever de proteo, informao e cooperao); Vulnerabilidade = consumidor a parte mais fraca da relao jurdica de consumo (aspectos tcnico, econmico, jurdico ou cientfico). Conservao dos contratos = o CDC traz prerrogativas, mas traz vantagens lcitas. (ex.: se uma clusula abusiva encontra-se no contrato, retira-a somente e mantem-se o contrato). Responsabilidade solidria = se mais de um contribuiu para a causao de dano, todos respondem de forma solidria. Inverso do nus da prova = fornecedor quem tem que demonstrar que o defeito no existe, se for constatado, a critrio do juiz, a verossimilhana das alegaes (verdade plausvel) ou a hipossuficincia (vulnerabilidade no aspecto processual) do consumidor. - O art. 38 do CDC, no tocante publicidade, o nus do fornecedor, independente do critrio do juiz, pois decorre de lei.

- Responsabilidade civil objetiva = aquela que independe da comprovao do dolo ou culpa (elemento subjetivo). Ex.: TV com defeitos deve mostrar somente o defeito. Teoria do risco da atividade desenvolvida no mercado de consumo = o fornecedor arca com os riscos da atividade desenvolvida por ele. Defeito x vcio = defeito a insegurana do produto ou do servio; vcio a inadequao do produto ou servio para os fins a que se destinam. Ex.: Tv que explode quando ligada defeito; TV que no liga vcio.

- Responsabilidade pelo fato do produto = responsabilidade decorrente de um acidente de consumo, fruto de um produto defeituoso. (art. 12 do CDC) O comerciante responde pelo fato do produto de forma subsidiria (art. 13 do CDC). possvel adquirir o direito de regresso nesse caso. Na responsabilidade pelo fato do servio admitida a denunciao da lide.

Causas excludentes = se o fornecedor comprovar que no colocou o produto no mercado de consumo; comprovar que o defeito inexiste; comprovar culpa exclusiva da vtima ou de terceiro. A culpa concorrente atenua a responsabilidade do fornecedor, mas no a exclui.

- Responsabilidade pelo fato do servio = responsabilidade decorrente de um acidente de consumo, fruto de um servio defeituoso. (art. 14 do CDC) Causas excludentes = o fornecedor pode provar que o servio foi prestado e que o defeito inexiste ou pode alegar culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. A culpa concorrente atenua a responsabilidade, mas no a exclui.

- Responsabilidade pelo vcio do produto = (art. 18 do CDC) 1) Vcio de qualidade = aquele que torna o produto inadequado, imprprio, diminui seu valor ou est em desacordo com as informaes da oferta. So 3 as alternativas ao consumidor = - fornecedor tem 30 dias para sanar o vcio. Se ele no sanar, o consumidor pode pedir a substituio do produto por outro de mesma marca, espcie ou modelo. Se no existir outro de mesma marca o consumidor pode trocar por outro de marca diversa, complementando o valor, se mais caro ou restitudo se mais barato; - o consumidor pode exigir a restituio do valor pago; - o consumidor pode exigir o abatimento proporcional do preo. As alternativas podem ser acessadas antes do 30 dias se o produto for essencial, ou se comprometeu sua qualidade e diminuiu seu valor. 2) Vcio de quantidade = quando o contedo lquido do produto for inferior ao constante da embalagem, mensagem, rotulagem, da oferta em geral. As opes do consumidor so: - exigncia de complementao do peso; - restituio do valor pago; - substituio do produto; - abatimento proporcional do preo.

- Responsabilidade pelo vcio do servio = A responsabilidade do profissional liberal, em regra, subjetiva. So atividades de meio. Ex.: o mdico no pode garantir a cura de um doente. Se a responsabilidade for de fim, passa a ser objetiva. Ex.: cirurgio plstico.

Prazos para reclamar vcios: 30 dias para produtos e servios no durveis e 90 dias para produtos e servios durveis. (art. 26) Prazo para buscar reparao civil: 5 anos. (art. 27) As partes podem convencionar prazo maior ou menor para sanar os vcios. (mnimo 7 e mximo 180).

Oferta e publicidade no CDC


Oferta - Na relao jurdica de consumo, h vinculao com o consumidor, ou seja, se o fornecedor ofertou algo, ele tem que cumprir. - Conceito: sinnimo de marketing. Conjunto de tcnicas e prticas que visam aproximar o consumidor de um produto ou servio. (art. 30 do CDC). - Caractersticas: Toda informao ou publicidade suficientemente precisa. Vinculao do ofertante (o fornecedor tem que cumprir o que foi veiculado). A oferta integra o contrato de consumo (por exemplo, um panfleto pode integrar o processo).

- Manifestao de oferta: Publicidade: informao dirigida ao consumidor com o objetivo de promover um produto ou servio.

- Princpios da publicidade: Identificao imediata da publicidade: a publicidade deve ser identificada de plano pelo consumidor. (ex. proibido o merchandising sem os devidos crditos ou qualquer publicidade indireta ou publicidade dissimulada, jornalstica). Vinculao contratual: tudo que fruto de uma publicidade vincula o seu fornecedor. Inverso obrigatria do nus da prova: esse nus do fornecedor e obrigatria quando se trata de publicidade. Fundamentao da publicidade: o fornecedor tem que manter em seus arquivos os dados fticos e tcnicos que do sustentao mensagem publicitria. Contrapropaganda: obrigao imposta ao fornecedor para veicular uma nova publicidade sem os vcios da enganosidade ou da abusividade. Tem que ser nas mesmas propores que a publicidade enganosa.

- Espcies de publicidade: Enganosa: por coomisso (o fornecedor afirma algo que no real) ou omisso (quando deixa de informar sobre dado essencial do produto ou servio) Abusiva: publicidade antitica, que fere os valores sociais do consumidor. (art. 37, 2 do CDC. Ex.: discriminatrias envolvendo religio, etnia, opo sexual,etc. Desrespeitar valores ambientais tambm publicidade abusiva).

Das könnte Ihnen auch gefallen