Sie sind auf Seite 1von 13

Regncia Verbal e Nominal - 2 Fase

A sintaxe de regncia cuida especialmente das relaes de dependncia em que se encontram os termos na orao ou as oraes entre si no perodo composto. Os termos, quando exigem a presena de outro, chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significao dos anteriores chamamse regidos ou subordinados. Quando o termo regente um nome (substantivo, adjetivo ou advrbio), ocorre a regncia nominal. Veja:

Agora

note:

Quando Voltemos:

um

termo

REGENTE

um

VERBO,

ocorre

REGNCIA

VERBAL.

Agora

veja:

Como voc deve ter notado, quando o termo REGENTE um nome (substantivo, adjetivo ou advrbio), ocorre a REGNCIA NOMINAL, tanto no perodo simples quanto no composto por subordinao. Nota: Na regncia verbal, o termo regido pode ser ou no preposicionado: na regncia nominal, ele obrigatoriamente preposicionado. A palavra REGNCIA vem do verbo reger (reger = -ncia), e este do latim Regere = dirigir, guiar, conduzir, governar. Dessa forma, regente aquele que DIRIGE, CONDUZ, GOVERNA, e regido aquele que DIRIGIDO, CONDUZIDO, GOVERNADO. Fique atento a isto:

O termo que completa o sentido de um verbo chamado OBJETO. O objeto (termo regido) pode estar ligado (ao termo regente) por meio da preposio ou no. Se completar o verbo sem preposio obrigatria, recebe o nome de objeto direto, e pode ocorrer em perodo simples ou composto por subordinao. Veja o exemplo:

Notou no exemplo que este verbo CHAMAR no pede a preposio para ter significao no seu complemento? Temos aqui um perodo simples, (orao que apresenta apenas um verbo ou locuo verbal). No caso de dvida(s) se o a preposio ou artigo, tente substitu-lo pela preposio para. Se no der porque no preposio. Caso permanea em dvida consulte em nosso site a aula sobre Crase. Outra dica para saber tambm se o complemento verbal objeto direto ou indireto s voc fazer a pergunta depois do verbo, por exemplo, chama quem? Resposta: A ateno. Troque o complemento a resposta pelo pronome isto, assim: chama quem? Resposta: isto. O pronome "isto" pediu preposio? No, ento o complemento do verbo objeto direto. Se o termo completar o sentido do verbo por meio da preposio obrigatria, ento, o complemento verbal objeto indireto. Veja o exemplo:

Notou que o verbo pede a preposio para que o complemento verbal tenha sentido? Agora troque o complemento verbal pelo pronome NISTO. Acredita em qu? Resposta: Nisto (contrao da preposio "em" + o pronome "isto" = nisto). Fcil, no ? No Veja perodo composto por subordinao o o processo o mesmo. exemplo:

Que que o pblico exigia? Resposta: que os ingressos fossem devolvidos. Trocando a orao subordinada pelo pronome ISTO, temos como resposta: O pblico exigia isto. Notou que o verbo EXIGIR no pediu a preposio? por isto que a orao exemplificada classificada como orao subordinada substantiva objetiva direta. Note agora:

Substituindo a orao subordinada pelo pronome NISTO, temos: Meus pais insistiam nisto. NISTO Espero que a contrao voc da preposio entendido e em + gostado o pronome da isto.

tenha

explicao!

Para lembrar, veja o quadro abaixo: TERMOS INTEGRANTES DA ORAO VTD OD VTI OI verbo transitivo direto (no exige preposio) objeto direto (completa o sentido de um verbo transitivo direto) verbo transitivo indireto (exige a preposio) objeto indireto (completa o sentido de um verbo transitivo indireto)

VTDI verbo transitivo direto e indireto complemento nominal (completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advrbio) vozes verbais voz ativa: sujeito agente

CN

VV VA

VPA voz passiva analtica (verbo ser + particpio) VPS VPR voz passiva sinttica (com o pronome se) voz passiva reflexiva (sujeito agente e paciente)

REGNCIA DE ALGUNS VERBOS ASPIRAR

No sentido de 'almejar', 'pretender', pede complemento com a preposio 'a' (objeto indireto):

No sentido de 'cheirar', 'sorver', 'inalar', pede complemento sem preposio (objeto direto):

ASSISTIR

No sentido de 'prestar assistncia', 'dar ajuda', normalmente empregado com complemento sem preposio (objeto direto):

No sentido de 'ver', 'presenciar como espectador', pede complemento com a preposio 'a' (objeto indireto):

No sentido de caber, pertencer pede complemento com a preposio 'a' (objeto indireto):

CHAMAR

No sentido de convocar, mandar vir, exige complemento sem preposio (objeto direto):

No sentido de 'cognominar', 'dar nome', pode ser tanto transitivo direto como indireto (com o objeto indireto regido pela preposio 'a' seguido de predicativo do objeto introduzido ou no pela preposio 'de'. H, portanto, quatro construes possveis:

Caso o complemento (objeto direto ou indireto) esteja representado por um pronome oblquo tono, teremos as seguintes construes: Chamei-o de covarde. Chamei-o covarde. ESQUECER, LEMBRAR Quando no forem acompanhados de pronome oblquo tono, pedem complemento sem preposio (objeto direto). Chamei-lhe de covarde. Chamei-lhe covarde.

Quando forem acompanhados de pronome oblquo tono, pedem complemento com preposio 'de' (objeto indireto):

CUSTAR Empregado no sentido de 'ser custoso', 'ser difcil', pede complemento introduzido pela preposio 'a' (objeto indireto) e tem seu sujeito representado por uma orao com verbo no infinitivo:

IMPLICAR No sentido de 'trazer como conseqncia', 'acarretar', exige complemento sem preposio (objeto direto):

No sentido de 'mostrar-se impaciente', 'demonstrar antipatia', exige complemento com a preposio 'com' (objeto indireto):

INFORMAR Normalmente usado com dois complementos: um sem preposio (objeto direto) e outro com preposio (objeto indireto). Admite duas construes: informar alguma coisa a algum ou informar algum de (ou sobre) alguma coisa.

Esta regra a respeito do verbo INFORMAR aplicar-se tambm aos verbos AVISAR, CERTIFICAR, CIENTIFICAR, NOTIFICAR e PREVENIR. OBEDECER Na linguagem culta deve ser empregado como transitivo indireto, com o complemento introduzido pela preposio 'a':

NAMORAR Quando usado com complemento, transitivo direto; portanto o complemento no deve vir introduzido por preposio:

PAGAR / PERDOAR Se o complemento denota coisa, deve ir sem preposio (objeto direto); mas se o complemento denota pessoa, deve vir regido pela preposio 'a' (objeto indireto).

PREFERIR Na linguagem culta, o verbo preferir deve ser empregado com dois complementos: um sem preposio (objeto direto) e outro com a preposio 'a' (objeto indireto)

PROCEDER No sentido de 'ter fundamento', 'mostrar-se verdadeiro', empregado sem complemento (verbo intransitivo):

No sentido de 'originar-se', 'provir', transitivo indireto com complemento regido pela preposio 'de':

No sentido de 'levar a efeito', 'executar', 'realizar', transitivo indireto com complemento regido pela preposio 'a':

QUERER No sentido de 'desejar', 'ter vontade de', pede complemento sem preposio (objeto direto):

No sentido de 'estimar', 'ter afeto', transitivo indireto com complemento regido pela preposio 'a':

SIMPATIZAR Pede complemento com a preposio 'com' (objeto indireto).

VISAR

No sentido de 'mirar' e de 'dar visto', pede complemento sem preposio (objeto direto):

No sentido de 'ter vista', 'objetivar', transitivo indireto com complemento regido pela preposio 'a':

PARA NO ESQUECER Os pronomes o, a, os, as deve ser empregados como complemento de verbos transitivos diretos e os pronomes lhe, lhes como complementos de verbos transitivos indiretos: Quer uma mesa nova. > Quero-a. Quero a meus pais. > Quero-lhes. Paguei o emprstimo. > Paguei-o. Paguei ao gerente. > Paguei-lhe. Convidei meus pais. > Convidei-os. Obedeo a meu pai. > Obedeo-lhe. Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/gramatica/sintaxe/gra matica_sintaxe_reg_verbal_nom_2_fase

Das könnte Ihnen auch gefallen