Sie sind auf Seite 1von 6

Em deciso unnime (8 votos), o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a realizao dos eventos chamados marcha da maconha, que

renem manifestantes favorveis descriminalizao da droga. Para os ministros, os direitos constitucionais de reunio e de livre expresso do pensamento garantem a realizao dessas marchas. Muitos ressaltaram que a liberdade de expresso e de manifestao somente pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar aes ilegais e iminentes. Pela deciso, tomada no julgamento de ao (ADPF 187) ajuizada pela ProcuradoriaGeral da Repblica (PGR), o artigo 287 do Cdigo Penal deve ser interpretado conforme a Constituio de forma a no impedir manifestaes pblicas em defesa da legalizao de drogas. O dispositivo tipifica como crime fazer apologia de "fato criminoso" ou de "autor do crime". O voto do decano da Corte, ministro Celso de Mello, foi seguido integralmente pelos colegas. Segundo ele, a marcha da maconha um movimento social espontneo que reivindica, por meio da livre manifestao do pensamento, a possibilidade da discusso democrtica do modelo proibicionista (do consumo de drogas) e dos efeitos que (esse modelo) produziu em termos de incremento da violncia. Alm disso, o ministro considerou que o evento possui carter nitidamente cultural, j que nele so realizadas atividades musicais, teatrais e performticas, e cria espao para o debate do tema por meio de palestras, seminrios e exibies de documentrios relacionados s polticas pblicas ligadas s drogas, sejam elas lcitas ou ilcitas. Celso de Mello explicou que a mera proposta de descriminalizao de determinado ilcito penal no se confunde com o ato de incitao prtica do delito nem com o de apologia de fato criminoso. O debate sobre abolio penal de determinadas condutas punveis pode ser realizado de forma racional, com respeito entre interlocutores, ainda que a ideia, para a maioria, possa ser eventualmente considerada estranha, extravagante, inaceitvel ou perigosa, ponderou. Mesmo acompanhando o relator, o ministro Luiz Fux achou necessrio estabelecer parmetros para a realizao das manifestaes. Fux ressaltou que elas devem ser pacficas, sem uso de armas e incitao violncia. Tambm devem ser previamente noticiadas s autoridades pblicas, inclusive com informaes como data, horrio, local e objetivo do evento. Ele acrescentou ser imperioso que no haja incitao, incentivo ou estmulo ao consumo de entorpecentes durante a marcha e deixou expresso que no pode haver consumo de entorpecentes no evento. Por fim, ressaltou que crianas e adolescentes no podem ser engajados nessas marchas. Se a Constituio cuidou de prever a proteo dos menores dependentes qumicos, corolrio dessa previso que se vislumbre um propsito constitucional de evitar tanto quanto possvel o contato das crianas e dos adolescentes com a droga e com o risco eventual de uma dependncia, afirmou.

Nesse ponto, o ministro Celso de Mello observou que o dispositivo legal que estabelece o dever dos pais em relao a seus filhos menores uma regra que se impe por si mesma, por sua prpria autoridade. Ele acrescentou que demais restries impostas a eventos como a marcha da maconha esto determinados na prpria Constituio. A ministra Crmen Lcia Antunes Rocha acompanhou o voto do relator citando a seguinte afirmao de um jurista americano: Se, em nome da segurana, abrirmos mo da liberdade, amanh no teremos nem liberdade nem segurana. Ela manifestou simpatia por manifestaes de rua e lembrou que, h 30 anos, sua gerao era impedida de se expressar pela mudana de governo na Praa Afonso Arinos, contgua Faculdade de Direito, em Belo Horizonte (MG), onde a ministra se formou. Segundo Crmen Lcia, necessrio assegurar o direito de manifestao sobre a criminalizao ou no do uso da maconha, pois manifestaes como essas podem conduzir a modificaes de leis. Liberdade de reunio O ministro Ricardo Lewandowski fez questo de chamar ateno para o ponto do voto do ministro Celso de Mello que tratou do regime jurdico da liberdade de reunio. Para Lewandowski, esse trecho do voto uma notvel contribuio do decano da Corte para a doutrina das liberdades pblicas. Aps fazer uma anlise sobre o que seria droga, tanto hoje quanto no futuro, o ministro disse entender no ser lcito coibir qualquer discusso sobre drogas, desde que respeitados os ditames constitucionais. J o ministro Ayres Britto afirmou que a liberdade de expresso a maior expresso da liberdade, que tonificada quando exercitada gregariamente, conjuntamente, porque a dignidade da pessoa humana no se exaure no gozo de direitos rigorosamente individuais, mas de direitos que so direitos coletivamente experimentados. A ministra Ellen Gracie, por sua vez, lembrou aos colegas que integra comisso internacional que estuda a descriminalizao das drogas. Sinto-me inclusive aliviada de que minha liberdade de pensamento e de expresso de pensamento esteja garantida, disse. Para o ministro Marco Aurlio, as decises do Poder Judicirio coibindo a realizao de atos pblicos favorveis legalizao das drogas simplesmente porque o uso da maconha ilegal so incompatveis com a garantia constitucional da liberdade de expresso. Mesmo quando a adeso coletiva se revela improvvel, a simples possibilidade de proclamar publicamente certas ideias corresponde ao ideal de realizao pessoal e de demarcao do campo da individualidade, disse. ltimo a votar, o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, salientou que a liberdade de expresso uma emanao direta do valor supremo da dignidade da pessoa humana e um fator de formao e aprimoramento da democracia. Desse ponto de vista, (a liberdade de expresso) um fator relevante da construo e do resguardo da democracia, cujo pressuposto indispensvel o pluralismo ideolgico, disse. Ele acrescentou que liberdade de expresso s pode ser proibida quando for dirigida a incitar ou provocar aes ilegais iminentes.

Por fim, o ministro advertiu que o Estado tem que, em respeito Constituio Federal e ao direito infraconstitucional, tomar, como em todas as reunies, as cautelas necessrias para prevenir os eventuais abusos. Mas ressaltou: Isso no significa que liberdade em si no merea a proteo constitucional e o reconhecimento desta Corte.
Redao/AD

Os oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que participaram do julgamento desta quarta-feira (15) foram unnimes em liberar as manifestaes pela legalizao das drogas, como a Marcha da Maconha, no Brasil. Eles consideraram que as manifestaes so um exerccio da liberdade de expresso e no apologia ao crime, como argumentavam juzes que j proibiram a marcha anteriormente. O relator do caso, ministro Celso de Mello, afirmou que a manifestao pblica no pode ser confundida com crime previsto no Cdigo Penal. Marcha da Maconha expresso concreta do exerccio legtimo da liberdade de reunio, afirmou. Estava em debate uma ao em que a Procuradoria-Geral da Repblica (PGR) pedia a liberao das manifestaes. Votaram junto com o relator os ministros Luiz Fux, Carmen Lcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Ellen Gracie, Marco Aurlio e o presidente do tribunal, Cezar Peluso. Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes faltaram sesso. Dias Toffolli se declarou impedido de votar. Para se definir a favor da Marcha da Maconha, o ministro Celso de Mello considerou que a Constituio "assegura a todos o direito de livremente externar suas posies, ainda que em franca oposio vontade de grupos majoritrios. Mello tambm classificou como insuprimvel o direito dos cidados de protestarem, de se reunirem e de emitirem opinio em pblico, desde que pacificamente. Ele culpou decises desencontradas adotadas pela Justia em diferentes cidades do pas pela violncia usada pela polcia contra manifestantes. O Estado deve proteger os participantes [de reunies garantidas pela Constituio] de tentativas de agresso por parte oficial ou no. Segundo o relator, livre a todos a associao e a manifestao de pensamento sem uso de armas, seja qual for o assunto. Ele citou o caso do grupo musical Planet Hemp, que chegou a ser preso por causa de letras de msicas que citavam a maconha. [A atuao policial neste caso] uma intromisso brutal na produo intelectual e artstica, declarou o ministro. Em seu voto, Luiz Fux observou que a organizao deve avisar as autoridades pblicas da data e hora de realizao da marcha com antecedncia. Alm disso, Fux disse que, para estar dentro da lei, o ato deve ser pacfico e sem armas, no pode incentivar o uso de entorpecentes e, de modo algum, deve ter participantes consumindo drogas durante sua realizao. Ao defender seu voto, Crmem Lcia se disse integralmente de acordo com o voto do relator. Ela lembrou do perodo da ditadura militar (1964-1985) em que reunies pblicas eram proibidas e reprimidas e afirmou que a democracia generosa exatamente porque [nela] h liberdade de pensamentos.

O ministro Ricardo Lewandowiski, que tambm seguiu o relator, afirmou: "Entendo que no lcito coibir qualquer manifestao a respeito de uma droga lcita ou ilcita". Para o ministro Ayres Britto, nenhuma lei, nem penal, pode se blindar quanto discusso de seu contedo. No est livre da discusso sobre seus defeitos e suas virtudes. O ministro ainda brincou, dirigindo-se ao relator: Se me permite o trocadilho, a liberdade de expresso a maior expresso da liberdade. O ministro Marco Aurlio subscreveu o voto do relator, ressaltando que o fez sem manifestao jocosa alguma. Para ele, a opinio s relacionada a crime em situaes como incitao do dio racial ou da guerra. Os brasileiros no suportam mais falsos protecionismos, cujo nico resultado o atraso, afirmou.

Entenda o caso
A discusso sobre a Marcha da Maconha chegou ao STF em junho de 2009, quando a vice-procuradora-geral da Repblica Deborah Duprat ajuizou a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 187. Na ao, a procuradora indica que a proibio judicial das marchas a favor da maconha e de outros entorpecentes tm sido baseada em interpretao errada do Cdigo Penal. Segundo ela equivocado dizer que a realizao das manifestaes constitui apologia ao crime. A Marcha da Maconha j foi proibida pela Justia em diversas capitais com este argumento. Somente no ms passado, a marcha foi vetada em Braslia (DF), So Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), alm da cidade de Campinas (SP). Em algumas localidades, aps a proibio, a marcha foi transformada em ato pela liberdade de expresso. Em So Paulo, o ato terminou em confronto de manifestantes com a polcia.

Fernando Henrique
Duprat defendeu sua tese, presencialmente, no incio do julgamento do STF desta quartafeira (15). Ela citou o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) para defender a liberao da Marcha da Maconha pelo STF. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve em um programa de ampla divulgao defendendo a liberao das drogas leves. Alm disso, fez e atuou num filme com esse objeto. Esse ex-presidente est fazendo apologia ao crime?, questionou a procuradora. Celso de Mello tambm recordou as manifestaes do ex-presidente favorveis legalizao das drogas leves para justificar sua contrariedade represso da Marcha da Maconha.

Ausncias
Dos 11 ministros do STF, dois faltaram sesso: Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. A assessoria do STF afirma no saber o motivo da falta de Joaquim Barbosa. J Gilmar Mendes faltou porque est em misso oficial.

O ministro Dias Toffolli no acompanha o julgamento no plenrio e deve se declarar impedido de votar quando a ao foi ajuizada, em 2009, ele era Advogado-Geral da Unio, cargo que representa a Presidncia da Repblica, e se manifestou pela improcedncia do pedido da PGR na ao.

Uso medicinal
A Associao Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup) tentou incluir no julgamento a permisso do plantio domstico da maconha e uso com fins mdicos e religiosos. O relator do caso, ministro Celso de Mello, descartou a incluso do tema na discusso. Mas deixou claro que a discusso pode ser feita pelo tribunal em outras situaes. Para o advogado da Abesusp, Mauro Machado, o posicionamento do ministro Celso de Mello positivo para quem defende o uso medicinal dos entorpecentes. Segundo ele, o ministro sinalizou a tendncia de que, se o tribunal for suscitado sobre este tema, pode se manifestar favoravelmente. O ministro Ricardo Lewandowiski, em seu voto, retomou o tema, dizendo que o debate sobre o uso medicinal das drogas necessrio. O que droga? Aquilo que considerado droga hoje, poder no mais vir a s-lo no futuro, disse. Ele citou como exemplo as drogas moderadoras de apetite, que hoje [so] objeto de intensssimo debate nos meios mdicos.
Salvo melhor juzo, a argumentao do Autor simplista. Como bem ponderado pelos Doutos Ministros da Suprema Corte, a V. Deciso visa garantir a liberdade de pensamento, expresso e direito de reunio pacfica em locais pblicos. Assim, realmente, "se durante uma manifestao houver um incentivo para os participantes fazerem uso da droga", teremos a ocorrncia de um crime. ora, ora, da mesma maneira, se uma pessoa que defende a descriminalizao do aborto vier a induzir, instigar ou auxiliar algum nesta prtica, tambm estar comentendo um delito. O mesmo se diga em relao eutansia e diversas outras condutas. Data maxima venia, o STF bem decidiu a questo efetivamente cumprindo com o seu papel de Guardio da Lei Fundamental.

A liberdade de expresso pode ser feita por qualquer cidado brasileiro, desde que dentro das regras legais. No podem fazer a incitao do pblico a cometer crimes, depredao e baguna. Tivemos manifestaes de outros temas aqui em Florianpolis, como a dos estudantes pelo Passe Livre, que foram coibidas por tentarem fechar as pontes Pedro Ivo e Combo Salles. Isso realmente no pode ocorrer, pois impede o direito dos outros de ir e vir. As manifestaes precisam ser organizadas defende Borba. O presidente da OAB aponta que tanto a sociedade quanto a legislao so dinmicas e que muitas mudanas nas leis ocorreram aps os movimentos

sociais porem os temas em debate. O advogado lembra que a mulher passou a votar somente depois de 1932 e que, recentemente, o STF reconheceu a unio civil de casais homossexuais. Para a conquista de ambos, as manifestaes, como a Parada Gay, foram fundamentais. A maconha considerada ilegal, mas a sociedade pode discutir se deve haver ou no a legalizao ressalta Borba. Mesmo contra a liberao da maconha, o advogado Pricles Prade tambm concorda que todos tem o direito de se manifestar, mesmo que seja contra o que diz a lei. Para ele, a democracia s respeitada quando as pessoas tm o direito de se reunir e expressar seus pensamentos. O Supremo agiu muito bem, no podemos confundir a liberdade de pensamento com apologia maconha afirma Prade, que em 1977 escreveu um livro sobre descriminalizao, ao qual inclua como tema os usurios de drogas. O professor de histria da Universidade Federal de Santa Catarina, Waldir Jos Rampinelli, critica a postura do Estado e acredita que restam resqucios do militarismo nos governos ao punirem manifestaes populares. Alm do impedimento da Marcha da Maconha de So Paulo, com a ao de policiais que usaram gs lacrimogneo para dispersar os manifestantes, ele cita o Movimento Passe Livre em Santa Catarina, que j tiveram conflitos com a PM.

Quando estudantes pedem passe livre para no gastarem seu dinheiro com nibus, mas com livros, o Estado reprime. Samos da ditadura militar, mas ainda existe essa punio. Penso que todos tem direito de se manifestar, seja em marchas a favor dos homossexuais, da maconha ou para Jesus analisa. Conforme o professor de histria, o Supremo, embora conservador, conseguiu avanar mais do que o poder Executivo na promoo dos direitos dos cidados. Para Rampinelli, a liberao da Marcha da Maconha abre precedentes para que a coero das manifestaes, alm de ilegal, seja inaceitvel no Brasil.

Das könnte Ihnen auch gefallen