Sie sind auf Seite 1von 5

Divisores de tenso

Em electrnica, um divisor de tenso um simples dispositivo destinado a criar uma tenso (Vout), que proporcional outra tenso (VIN). normalmente utilizada para criar uma tenso de referncia, e pode ser tambm utilizada como um sinal atenuador em baixas frequncias. Divisores de Tenso so tambm conhecidos pelos termos "resistor divider" e "potencial divider".

A sada de tenso Vout est relacionada com a tenso de entrada Vin:

Um exemplo simples, se R1 = R2 ento a tenso de sada metade da tenso de entrada

Um exemplo especifico e prtico, se Vout=6V e Vin=9V (tenses usadas de forma frequente), ento:

A utilizao de resistncias nos divisores far com que a tenso de sada nunca seja superior ao valor da tenso de entrada.

Divisor de tenso com LDR


O que acontece se um dos resistores do divisor de tenso for substitudo por um LDR ? No circuito abaixo, R1 de 10K, e R2 um LDR.

Supondo que que o LDR tem uma resistncia de 500 , 0.5K com luz brilhante e 200K na sombra (esses valores so razoveis em aplicao prtica). Quando o LDR est com luz, Vout ser:

Na sombra, V out ser:

Por outras palavras, este circuito apresenta uma BAIXA tenso quando o LDR est com luz e uma tenso mais ALTA quando o LDR est sem luz. O circuito divisor de tenso d uma sada de tenso que varia em funo da iluminao recebida. Invertendo a posio de R1 com o LDR, temos o efeito contrrio.

Testar Transstores com o Multmetro


Testar Dodos
A verificao de junes semicondutoras PN pode ser efectuada com o multmetro, este tipo de teste permite verificar se dodos ou transistores tm as suas caractersticas normais. Para efectuar medies nos componentes importante que o componente no esteja no circuito, a medio de componentes no circuito pode induzir em erro, porque para alm de medir o componente os valores so medidos em conjunto com todos os componentes ligados ao componente.

Com o multmetro na escala de medio de resistncias (Ohmmetro) escala Rx10 ou R1


A-Quando medido directamente a resistncia de uma juno PN baixa. B-Quando o dodo est em curto o valor ser zero seja qual for o sentido da medio. C-Quando se testa inversamente a resistncia ser alta ou infinita (depende das caractersticas do ohmmetro).

*Se a juno tiver uma fuga a medio C apresenta um valor baixo o que indica que o componente est danificado

Testar Transstores Bipolares (NPN,PNP)


Um transstor para efeitos de teste no mais que dois dodos, a verificao com o multmetro executada em funo das duas junes PN. A medio executa-se da mesma forma que num dodo normal PN.

Testar NPN

O teste das junes efectuado medindo todas as junes

Testar PNP

O teste das junes efectuado medindo todas as junes

Testar Transstor Unijuno

Para testar um transstor de unijuno pode usar-se um multmetro digital na escala de OHMs.

Aps verificarmos o tipo de transstor e localizar os terminais


1. Com o multmetro na escala de Ohm medimos a resistncia entre B1 e B2, invertemos a posio e fazemos a mesma medida: O valor, nos dois casos deve ser praticamente o mesmo, uma resistncia muito elevada. 2. Agora medimos a resistncia entre Emissor e B1, em seguida medimos Emissor e B2 (a ponta preta (-) deve estar no Emissor para os dois casos). O valor encontrado deve ser praticamente o mesmo: uma alta resistncia.

3. Realize o mesmo teste anterior s que desta vez a ponta vermelha (+) ligada ao emissor. O valor ser uma resistncia baixa tanto em emissor-B1 e emissor-B2.

Das könnte Ihnen auch gefallen