Sie sind auf Seite 1von 8

A noo de sustentabilidade est associada s de estabilidade, de permanncia no tempo, de durabilidade.

Foi proposta no incio da dcada de 70, em estudos de cunho ecolgico (sustentabilidade biolgica), que focalizavam a interdependncia entre uma populao e os recursos de seu ambiente. Mas foi nos anos 80 que se estendeu sua abrangncia para abarcar as relaes entre desenvolvimento e meio ambiente, no processo de preparao da Conferncia da ONU que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Parte-se da constatao de que no bastam as polticas ambientais compensatrias ou corretivas "que visam aos sintomas do crescimento prejudicial. (...) necessria uma nova abordagem, pela qual todas as naes visem a um tipo de desenvolvimento que integre a produo com a conservao e ampliao dos recursos, e que as vincule aos objetivos de dar a todos uma base adequada de subsistncia e um acesso eqitativo aos recursos. O conceito de desenvolvimento sustentvel fornece uma estrutura para a integrao de polticas ambientais e estratgias de desenvolvimento". Seguem alguns princpios de sustentabilidade : -Preveno: quase sempre mais barato prevenir a degradao, a poluio e o prejuzo social do que mais tarde consertar o estrago. -Precauo: quando h dvidas sobre as conseqncias ambientais e sociais de uma ao, deve-se agir com cautela. Continuar uma atividade cujo impacto desconhecido enquanto se espera uma prova cientfica de sua periculosidade uma imprudncia. Deve haver avaliao prvia cuidadosa dos impactos possveis de cada opo entre vrias alternativas. -Participao: as pessoas afetadas pelos resultados do planejamento devem estar envolvidas na formulao dos planos. O processo decisrio de governo deve prever divulgao das implicaes das decises que esto sendo tomadas e participao dos interessados. -Proatividade: as aes devem ser orientadas pelas oportunidades e no s pelos problemas. Isto requer que se pense as questes de forma criativa e no reativa, visando mais a preveno de problemas do que a cura de sintomas. -Compensao: as pessoas e o ambiente devem ficar em melhor situao como resultado de qualquer ao ou empreendimento. Havendo piora localizada das condies anteriores, deve haver compensao aos prejudicados. Se a piora d-se nas condies ambientais (prejuzo de todos, perante benefcios julgados mais relevantes), mas de forma irreversvel apesar de localizada, a compensao poderia se dar por uma melhoria amplificada em outra rea, por exemplo. -Compromisso com melhorias contnuas: comprometer-se a fazer progresso contnuo em direo sustentabilidade (longo prazo) requer monitoramento dos resultados das aes (evoluo dos indicadores) e identificao de oportunidades de ampliao dos impactos positivos. Quanto maior a velocidade da mudana, mais difcil e cara se torna a transio. prefervel estabelecer-se metas modestas mas factveis, e persistir com esse princpio. -Poluidor pagador: o responsvel por degradao, poluio ou danos deve arcar com os custos de remedi-los. um princpio j recepcionado em inmeras leis brasileiras, especialmente quanto a acidentes.

Em 1983, a ONU cria a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como um organismo independente. Em 1987, a comisso sobre a presidncia de Gro Harlem Brundtland, primeira-ministra da Noruega, materializa um dos mais importantes documentos do nosso tempo o relatrio Nosso Futuro Comum, responsvel pelas primeiras conceituaes oficiais, formais e sistematizadas sobre o desenvolvimento sustentvel - idia-mestra do relatrio. O relatrio define o desenvolvimento sustentvel com sendo aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades. Em 1992 no Rio de Janeiro, na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, reconheceu-se importncia de assumir a idia de sustentabilidade em qualquer programa ou atividade de desenvolvimento. Nesse aspecto as empresas tm um papel extremamente relevante. Atravs de uma prtica empresarial sustentvel, provocando mudana de valores e de orientao em seus sistemas operacionais, estaro engajadas idia de desenvolvimento sustentvel e preservao do meio ambiente. No mundo sustentvel, uma atividade a econmica, por exemplo no pode ser pensada ou praticada em separado, porque tudo est inter-relacionado, em permanente dilogo.
Sustentvel Orgnico, holstico, participativo Fatos e valores fortemente relacionados tica integrada ao cotidiano Interao entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos inseparveis dos ecossistemas, em uma relao de sinergia Conhecimento indivisvel, emprico e intuitivo Relao nolinear de causa e efeito Natureza entendida como um conjunto de sistemas inter-relacionados, o todo maior que a soma das partes Bem-estar avaliado pela qualidade das inter-relaes entre os sistemas ambientais e sociais nfase na qualidade (qualidade de vida) Sntese Descentralizao de poder Transdisciplinaridade nfase na cooperao Limite tecnolgico definido pela sustentabilidade

Desenvolvimento sustentvel introduz uma dimenso tica e poltica que considere o desenvolvimento como um processo de mudana social, com conseqente democratizao do acesso aos recursos naturais e distribuio eqitativa dos custos e benefcios do desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentvel, alm de equidade social e equilbrio ecolgico, segundo Donaire (1999), apresenta, como terceira vertente principal, a questo do desenvolvimento econmico. Induz um esprito de responsabilidade comum como processo de mudana no qual a explorao de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas do desenvolvimento tecnolgico devero adquirir sentidos harmoniosos. Neste sentido, o desenvolvimento da tecnologia dever ser orientado para metas de equilbrio com a natureza e de incremento da capacidade de inovao dos pases em desenvolvimento, e o progresso ser entendido como fruto de maior riqueza, maior benefcio social eqitativo e equilbrio ecolgico.

- A sustentabilidade social que se entende como a criao de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilizao com maior equidade na distribuio de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padres de vida dos ricos e dos pobres. - A sustentabilidade econmica que deve ser alcanada atravs do gerenciamento e alocao mais eficientes dos recursos e de um fluxo constante de investimentos pblicos e privados. - A sustentabilidade ecolgica que pode ser alcanada atravs do aumento da capacidade de utilizao dos recursos, limitao do consumo de combustveis fsseis e de outros recursos e produtos que so facilmente esgotveis, reduo da gerao de resduos e de poluio, atravs da conservao de energia, de recursos e da

reciclagem. - A sustentabilidade espacial que deve ser dirigida para a obteno de uma configurao rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuio territorial dos assentamentos humanos e das atividades econmicas. - A sustentabilidade cultural incluindo a procura por razes endgenas de processos de modernizao e de sistemas agrcolas integrados, que facilitem a gerao de solues especficas para o local, o ecossistema, a cultura e a rea. O ndice Dow Jones de Sustentabilidade reflete a lucratividade das aes das 312 empresas com melhor desempenho scio ambiental, dentre as cerca de trs mil que compem o ndice Dow Jones Geral, principal ndice bolsista do mundo. O ndice formado por 312 aes de empresas de 26 pases e quatro brasileiras integram a lista: Ita, Unibancos, Embraer e Cemig. As empresas que integram a lista do DJSI tem vrios benefcios como: Reconhecimento pblico da preocupao com a rea ambiental e social. Reconhecimento dos stakeholders importantes tais como legisladores, clientes e empregados (por exemplo conduzir a uma lealdade melhor do cliente e do empregado). Benefcio financeiro crescente pelos investimentos baseados no ndice. Os resultados altamente visveis, internos e externos companhia, como todos os componentes so anunciados publicamente pelo Boletim do ndice e a companhias so intituladas a usar membro da etiqueta oficial de DJSI. Verifica-se, portanto, que as empresas esto cuidando dos aspectos sociais e ambientais e muitas delas tm ganho econmico e maior durabilidade a longo prazo, ou seja, o risco do investidor menor.

Gesto Ambiental Gesto ambiental um aspecto funcional da gesto de uma empresa, que desenvolve e implanta as polticas e estratgias ambientais. Diversas organizaes empresariais esto cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatrio em relao ao meio ambiente. Neste sentido, a gesto ambiental tem se configurado como uma das mais importantes atividades relacionadas com qualquer empreendimento. Alm dessa ferramenta, a problemtica ambiental envolve tambm o gerenciamento dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, por meio de sistemas de gesto ambiental, da busca pelo desenvolvimento sustentvel, da anlise do ciclo de vida dos produtos e da questo dos passivos ambientais. Para Meyer (2000), a gesto ambiental apresentada da seguinte forma: *objeto de manter o meio ambiente saudvel ( medida do possvel), para atender as necessidades humanas atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das geraes futuras.

*meio de atuar sobre as modificaes causadas no meio ambiente pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ao viveis tcnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas. *instrumentos de monitoramentos, controles, taxaes, imposies, subsdios, divulgao, obras e aes mitigadoras, alm de treinamento e conscientizao. *base de atuao de diagnsticos (cenrios) ambientais da rea de atuao, a partir de estudos e pesquisas dirigidos em busca de solues para os problemas que forem detectados. Assim, para que uma empresa passe a realmente trabalhar com gesto ambiental deve, inevitavelmente, passar por uma mudana em sua cultura empresarial; por uma reviso de seus paradigmas. Gesto ambiental em quatro nveis: Gesto de Processos envolvendo a avaliao da qualidade ambiental de todas as atividades, mquinas e equipamentos relacionados a todos os tipos de manejo de insumos, matrias primas, recursos humanos, recursos logsticos, tecnologias e servios de terceiros. Gesto de Resultados envolvendo a avaliao da qualidade ambiental dos processos de produo, atravs de seus efeitos ou resultados ambientais, ou seja, emisses gasosas, efluentes lquidos, resduos slidos, particulados, odores, rudos, vibraes e iluminao. Gesto de Sustentabilidade (Ambiental) envolvendo a avaliao da capacidade de resposta do ambiente aos resultados dos processos produtivos que nele so realizados e que o afetam, atravs da monitorao sistemtica da qualidade do ar, da gua, do solo, da flora, da fauna e do ser humano. Gesto do Plano Ambiental envolvendo a avaliao sistemtica e permanente de todos os elementos constituintes do plano de gesto ambiental elaborado e implementado, aferindo-o e adequando-o em funo do desempenho ambiental alcanado pela organizao. Os instrumentos de gesto ambiental objetivam melhorar a qualidade ambiental e o processo decisrio. So aplicados a todas as fases dos empreendimentos e poder ser: preventivos, corretivos, de remediao e pr-ativos, dependendo da fase em que so implementados. Impacto Ambiental A definio jurdica de impacto ambiental no Brasil vem expressa no art. 1 da Res. 1, de 23.1.86 do CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente, nos seguintes termos: considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam-se: a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as

atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais. O Impacto ambiental a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade. Estas alteraes precisam ser quantificadas, pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. O que caracteriza o impacto ambiental, no qualquer alterao nas propriedades do ambiente, mas as alteraes que provoquem o desequilbrio das relaes constitutivas do ambiente, tais como as alteraes que excedam a capacidade de absoro do ambiente considerado. Em suma, os impactos ambientais afetam a estabilidade preexistente dos ciclos ecolgicos, fragilizando-a ou fortalecendo-a. A maioria dos impactos devido ao rpido desenvolvimento econmico, sem o controle e manuteno dos recursos naturais. A conseqncia pode ser poluio, uso incontrolado de recursos como gua e energia etc. Outras vezes as reas so impactadas por causa do subdesenvolvimento que traz como conseqncia a ocupao urbana indevida em reas protegidas e falta de saneamento bsico. De maneira geral, os impactos ambientais mais significativos encontram-se nas regies industrializadas, que oferecem mais oportunidades de emprego e infra-estrutura social, acarretando, por isso, as maiores concentraes demogrficas. A gesto ambiental facilita o processo de gerenciamento, proporcionando vrios benefcios s organizaes. North apud Cagnin (2000) enumera os benefcios da gesto ambiental, que esto discriminados abaixo:
BENEFCIOS ECONMICOS Economia de Custos Reduo do consumo de gua, energia e outros insumos. Reciclagem, venda e aproveitamento e resduos, e diminuio de efluentes. Reduo de multas e penalidades por poluio. Incremento de Receita Aumento da contribuio marginal de produtos verdes, que podem ser vendidos a preos mais altos. Aumento da participao no mercado, devido inovao dos produtos e menor concorrncia. Linhas de novos produtos para novos mercados. Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuio da poluio. BENEFCIOS ESTRATGICOS Melhoria da imagem institucional. Renovao da carteira de produtos. Aumento da produtividade. Alto comprometimento do pessoal. Melhoria nas relaes de trabalho. Melhoria da criatividade para novos desafios. Melhoria das relaes com os rgos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. Acesso assegurado ao mercado externo. Melhor adequao aos padres ambientais.

Sistema de Gesto Ambiental

So as etapas de um SGA, apresentadas sob a forma de princpios: Poltica do Ambiente a posio adotada por uma organizao relativamente ao ambiente. A elaborao e definio desta poltica o primeiro passo a dar na implementao de um SGA, traduzindo-se numa espcie de comprometimento da organizao para com as questes do ambiente, numa tentativa de melhoria contnua dos aspectos ambientais. Planejamento - O sucesso de um bom SGA, tal como acontece com muitas das medidas que queremos que sejam tomadas com sucesso, requer um bom planejamento. Deve-se comear por identificar aspectos ambientais e avaliar o impacto de cada um no meio ambiente. Por aspectos ambientais entende-se, por exemplo, o rudo, os resduos industriais e as guas residuais. A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais que controla e sobre os quais exerce alguma influncia, devendo igualmente garantir que os impactos por eles provocados esto considerados no estabelecimento da sua poltica ambiental. Atravs dos requisitos legais, relativamente a cada um dos aspectos ambientais, estabelecem-se objetivos e metas que se definem num Programa Ambiental, que clarifica a estratgia que a organizao ir seguir na implementao do SGA. Neste Programa de Gesto Ambiental, os objetivos ambientais a estabelecer e manter devem ser considerados relevantes para a organizao. Deve ser designado um responsvel por atingir os objetivos a cada nvel da organizao, sem esquecer os meios e espaamento temporal para que os mesmos possam ser atingidos. Implementao - As regras, responsabilidades e autoridades devem estar definidas, documentadas e comunicadas a todos, por forma a garantir a sua aplicao. A gesto deve providenciar os meios humanos, tecnolgicos e financeiros para a implementao e controle do sistema. O responsvel pela gesto ambiental dever garantir que o Sistema de Gesto Ambiental estabelecido, documentado, implementado e mantido de acordo com o descrito na norma e que gesto de topo transmitida a eficincia e eficcia do mesmo. A organizao dever providenciar formao aos seus colaboradores, conscientizando-os da importncia da Poltica do Ambiente e do SGA em geral, da relevncia do impacto ambiental das suas atividades, da responsabilidade em implementar o SGA e das conseqncias em termos ambientais de trabalhar em conformidade com procedimentos especficos. A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a comunicao interna entre os vrios nveis hierrquicos e para receber e responder s partes externas. Compete ainda organizao estabelecer e manter informao que descreva os elementos base do SGA e da sua interao, controlando todos os documentos exigidos pela norma. As operaes de rotina que estejam associadas a impactos ambientais considerveis devero ser alvo de um controle eficaz. Por ltimo, devem ser estabelecidos e mantidos procedimentos que visem responder a situaes de emergncia, minimizando o impacto ambiental associado. Verificao e aes corretivas - A organizao deve definir, estabelecer e manter procedimentos de controle e

medida das caractersticas chave dos seus processos que possam ter impacto sobre o ambiente. Do mesmo modo, a responsabilidade pela anlise de no conformidades e pela implementao de aes corretivas e preventivas deve estar devidamente documentada, bem como todas as alteraes da resultantes. Todos os registros ambientais, incluindo os respeitantes s formaes e auditorias, devem estar identificveis e acessveis. Procedimentos e planos que visem garantir auditorias peridicas ao SGA, de modo a determinar a sua conformidade com as exigncias normativas, devem ser estabelecidos e mantidos. Reviso pela direo - Cabe direo, com uma freqncia definida por ela prpria, rever o SGA e avaliar a adequabilidade e eficcia do mesmo, num processo que dever ser devidamente documentado. A reviso pela direo deve ter em conta a possvel necessidade de alterar a Poltica do Ambiente, objetivos e procedimentos, como resposta a alteraes organizativas, melhorias contnuas e modificaes externas. Aps todo este processo que dever ser acolhido de braos abertos por toda a estrutura organizacional e em especial pela gesto, a organizao dever estar em condies de proceder respectiva certificao do seu SGA por uma autoridade independente e externa. ISO 14000 A ISO uma organizao internacional fundada em 1946 para desenvolver padres de manufatura, do comrcio e da comunicao. Estes padres so para facilitar o comrcio internacional aumentando a confiabilidade e a eficcia dos bens e servios. Todos os padres desenvolvidos por ISO so voluntrios; entretanto, os pases freqentemente adotam padres de ISO e fazem-nos imperativos.

Das könnte Ihnen auch gefallen