Sie sind auf Seite 1von 15

50 QUESTES DO EXAME ORAL DA MAGISTRATURA PAULISTA 2004/2005. COMENTADAS POR FLVIO TARTUCE 1) Defina o abuso de direito no direito civil.

Resposta: Segundo o art. 187 do nCC, comete ato ilcito a pessoa que, ao exercer um determinado direito, excede manifestamente os limites impostos pela funo social e econmica de um instituto, pela a boa-f objetiva e pelos bons costumes. Trata-se de uma nova modalidade de ilcito que revoluciona a responsabilidade civil. 2) O contedo do ato abusivo lcito? Resposta: Segundo Rubens Limongi Frana, o abuso de direito lcito pelo contedo, ilcito pelas conseqncias. Esse conceito, alis, consta de artigo que escrevemos sobre o temas, na obra Questes Controvertidas no Novo Cdigo Civil Volume II (Editora Mtodo. 2004), bem como em nosso livro Funo Social dos Contratos (Editora Mtodo. Lanamento em 24 de fevereiro de 2005). 3) Em que consiste o SPAM? O SPAM abuso de direito? Resposta: O SPAM consiste no envio de e-mails ou mensagens eletrnicas sem solicitao, prtica que se tornou comum no meio ciberntico. Para ns, consiste em modalidade de abuso de direito. Primeiro, porque h quebra da boa-f objetiva, j que nenhuma mensagem solicitada. Segundo, porque h um desvio na finalidade scio-econmica da INTERNET. Defendemos essa tese no artigo intitulado Consideraes sobre o abuso de direito ou ato emulativo civil, constante da obra Questes Controvertidas no Novo Cdigo Civil Volume II (Editora Mtodo. 2004). 4) Qual a natureza jurdica da responsabilidade civil decorrente do abuso de direito ? Resposta: Segundo a maioria da doutrina (Fernando Noronha, Nelson Nery, Maria Helena Diniz), a responsabilidade civil decorrente do abuso de direito independe de culpa, tendo natureza objetiva. Esse tambm o entendimento constante do enunciado n 37, aprovada na I Jornada de Direito Civil, do Conselho da Justia Federal.

5) Diferencie a publicidade abusiva da enganosa. Exemplifique. Resposta: A publicidade abusiva aquela que traz como contedo um abuso de direito, como a publicidade discriminatria e a que motiva a violncia (art. 37, 2, CDC). J a publicidade enganosa aquela que induz o consumidor a erro, como no caso de uma oferta de veculo com determinado acessrio, o que no ocorre quando o produto entregue (art. 37, 1, CDC). 5) Em que sentido se deu historicamente a evoluo das obrigaes? Resposta: Sugerimos a leitura de artigo da Professora Giselda Hironaka (na seo artigos de convidados, desse stio) que trata da teoria geral das obrigaes. Aps a sua leitura, o concurseiro ter condies de elaborar resposta prpria, uma vez que a dita evoluo tem vrias facetas. 6) Diferencie lacuna legal de lacuna axiolgica. Reposta: A lacuna legal ou propriamente dita seria a ausncia de norma prevista para um determinado caso concreto. J a lacuna axiolgica a falta de uma norma justa, prevista para um caso concreto. H ainda a lacuna ontolgica, ausncia de norma com eficcia social. Esses conceitos foram construdos por Maria Helena Diniz (Lacunas no Direito. Editora Saraiva). 7) Quais as caractersticas do direito ao nome? Resposta: O nome pode ser conceituado como sendo o sinal que representa determinada pessoa perante a sociedade. Envolve, concomitantemente, ordem privada e ordem pblica. Essa ltima, diante da proteo especfica constante do captulo do novo Cdigo Civil que trata dos direitos da personalidade (arts. 16 a 19), sendo conceito ainda inerente dignidade da pessoa humana. 8) Em que consiste o direito ao pseudnimo. Resposta: O pseudnimo consiste no nome atrs do qual esconde-se um autor de obra cultural ou artstica. J constava proteo na Lei n 9.610/98 (lei de direitos autorais), consagrado o direito ao pseudnimo como direito moral do autor. Consta agora proteo expressa no NCC, como direito inerente personalidade do autor (art. 19).

9)

Quando o cnjuge perde o direito de usar o nome da famlia na separao? Qual o fundamento da possibilidade de manter o nome?

Resposta: Em regra, o cnjuge culpado pelo fim da sociedade conjugal perde o direito de utilizar o nome do inocente. Mas essa regra encontra-se relativizada, eis que, conforme art. 1.578 o culpado pode continuar a utilizar tal nome, se houver problemas de identificao quanto prole, evidente prejuzo frente ao meio social ou dano reconhecido em ao judicial. Esse dispositivo evidencia a tese de que a discusso da culpa encontra-se relativizada pela atual codificao, visando valorizar a pessoa humana. 10) O proprietrio de imvel pode impedir a passagem de cabos subterrneos para fiao eltrica? Resposta: No, pelo que consta do art. 1.286 do NCC, novidade pela qual a passagem de cabos e tubulaes deve ser reconhecida como instituto similar passagem forada (art. 1.285 do NCC) matria tratada no tpico de direito de vizinhana. Ambos os dispositivos, ademais, consagram a proteo da funo social da propriedade e da posse, constante inclusive no Texto Maior. 11) O Cdigo Civil de 1916 referia-se ao uso nocivo da propriedade. O NCC fala em uso ANORMAL DA PROPRIEDADE. Em que consiste essa expresso? Resposta: Entendemos que no h mais a necessidade indeclinvel da presena do dano, para que a m utilizao da propriedade esteja configurada. Basta o seu uso anormal, como nos casos em que h um risco segurana, ao sossego e sade daqueles que habitam as propriedades vizinhas (art. 1.277 NCC). 12) Qual o critrio utilizado para auferir a normalidade no uso da propriedade? Resposta: Vrios so os critrios a serem utilizados. Primeiro, a funo social e scio-ambiental da propriedade, clusulas gerais que constam do art. 1.228, 1, do NCC. Segundo, a vedao do ato emulativo ou abuso de direito no exerccio da propriedade, constante do 2 do mesmo dispositivo. Terceiro, a perturbao do sossego, da sade e da segurana, prevista no art. 1.277 NCC. Isso, sem prejuzo de outros critrios, cabendo anlise pelo magistrado caso a caso. 13) O que imvel vizinho?

Resposta: Imvel vizinho, em regra, aquele que confronta, no plano espacial, com outro. Logicamente, tambm so imveis vizinhos aqueles que se encontram prximos, sem a necessidade rgida da confrontao lindeira. No condomnio edilcio, todas as unidades devem ser consideradas imveis vizinhos. 14) O que o Cdigo Civil veda no art. 935? Resposta: Na primeira parte, que a responsabilidade criminal seja confundida com a civil, e viceversa. Na sua segunda parte, contudo, essa regra relativizada, eis que no se pode discutir, no mbito civil, sobre a ocorrncia do fato e sua autoria, se essas questes j tiverem sido decididas no mbito criminal. 15) O que perempo? Resposta: No aspecto processual significa perda do direito de ao. Para o direito civil a perempo a extino da hipoteca pelo decurso temporal de trinta anos (art. 1.485 NCC, com nova redao dada pela Lei n 10.931/04). No confundir com preempo, que significa preferncia ou prelao, que pode ter origem legal ou contratual. 16) De acordo com o art. 1.790, CC parece que a companheira possui mais direitos que o cnjuge. Discorra sobre o assunto. Resposta: Entendemos que sim, j que a companheira ser sempre herdeira e meeira, o que no ocorre com o cnjuge. Mas h entendimento ao contrrio. Sugerimos a leitura do artigo da Professora Giselda Hironaka na seo artigos de convidados (Sucesso do cnjuge e do companheiro). 17) O que evico? Resposta: A evico consiste na perda de uma coisa, em decorrncia de uma sentena, que atribui a mesma a outra pessoa. H um garantia legal contra essa evico, nos contratos onerosos. 18) O que dao em pagamento?

Resposta: A dao em pagamento consiste na substituio do objeto da relao obrigacional, visando a sua extino. Trata-se de uma forma de pagamento indireto, consistindo um negcio jurdico. 19) Qual a conseqncia para a dao em pagamento ocorrendo evico parcial? Resposta: Conforme art. 359 do NCC, ocorrendo evico total deve ser restabelecida a obrigao primitiva com todos os seus acessrios. Ocorrendo evico parcial, deve ser aplicado ainda o art. 455 NCC, somado ao mencionado art. 359. Assim sendo, se parcial e no considervel a evico, cabe pedido de abatimento do preo (indenizao). Sendo parcial e considervel a evico, poder o prejudicado pleitear o abatimento no preo ou o restabelecimento da prestao primitiva. 20) O que era a transao para o Cdigo Civil de 1916? E para o atual? Qual a natureza jurdica desse instituto? Resposta: A transao era forma de pagamento indireto pelo CC/16. Agora tratada como contrato tpico, entre os arts. 840 a 850 do NCC. A transao constitui um contrato pelo qual ocorre a extino de obrigao por meio de concesses mtuas ou recprocas. 21) possvel transao de alimentos? Resposta: No. Os alimentos, por envolverem direitos da personalidade, so intransacionveis, eis que a transao somente pode dizer respeito a direitos patrimoniais puros (art. 841 NCC). Cabe somente a reviso dos alimentos, determinada pelo juiz, havendo ao especfica para tanto. 22) Quando a transao exige escritura pblica? Resposta: Segundo o art. 842 do NCC, nos casos em que a lei a exige. Exemplo o caso de transao envolvendo imvel com valor superior a trinta salrios mnimos (art. 108 NCC). 23) O que direito subjetivo? Resposta: Direito subjetivo um direito pessoal, como o direito subjetivo que o credor tem, na obrigao, quanto prestao.

24) Qual o aspecto passivo do direito subjetivo? Resposta: o dever jurdico, conceituado como sendo a necessidade que corre contra todo o indivduo de comportar-se de acordo com as ordens ou comandos do ordenamento jurdico, sob pena de incorrer uma sano (Orlando Gomes). 25) Qual a diferena de obrigao, dever e estado de sujeio? Resposta: Pelo conceito acima, o dever engloba no s relaes obrigacionais, mas tambm aquelas de natureza real, de direito de famlia, de direito empresarial, de direito sucessrio e relacionadas com os direitos da personalidade. No campo obrigacional, o dever est dentro da obrigao, no aspecto relacionado com o sujeito passivo da obrigao, o compromisso assumido pelo devedor. A obrigao pode ser conceituada como sendo uma relao jurdica transitria, existente entre um credor e um devedor, cujo objeto uma prestao. No caso descumprimento do dever nela consubstanciada poder o credor satisfazer-se no patrimnio do devedor. O nus consiste na necessidade de observar determinado comportamento para obteno ou conservao de uma vantagem para o prprio sujeito (Maria Helena Diniz). No atendido o nus as conseqncias so somente para aquela pessoa que tem contra si o encargo. Ao contrrio, desrespeitado o dever, as conseqncias so amplas, para aquele que o descumpriu e para outra parte envolvida. 27) O que legitimao? Resposta: Consiste em uma capacidade especial para celebrar um determinado ato ou negcio jurdico. Exemplo a outorga conjugal, exigida nos casos previstos no art. 1.647 do NCC. 26) O que hipoteca? Resposta: Consistem em um direito real de garantia, inserido no rol taxativo do art. 1.225 do NCC. Recai, em regra, sobre bens imveis, sem que haja a entrega do mesmo do devedor hipotecante ao credor hipotecrio.

27) Avio bem imvel? Resposta: No, trata-se de um bem mvel sui generis. Isso porque a aeronave tem registro especial, podendo ser hipotecada. A natureza de mobilidade da aeronave pode ser alterada por tais institutos (registro e hipoteca) que tm natureza acessria. O acessrio no pode alterar a natureza do principal. 28) Quem tem legitimidade para hipotecar um bem? Resposta: Em regra, o proprietrio do bem. Pelo art. 1.420 do NCC, somente aquele que pode alienar poder hipotecar. Se casado for o hipotecante, necessria a outorga conjugal, aplicandose o art. 1.647 do NCC (regra de legitimao). 29) Como se adquire a propriedade imvel? Resposta: Como formas originrias, pela usucapio ou pelas acesses (aluvio, avulso, ilhas, lveo abandonado, construo e plantao). Como formas derivadas, pelo registro ou pelo direito sucessrio. 30) Pode ser dado um imvel em hipoteca quando o proprietrio registrado? Resposta: Em regra no, pelo que consta do art. 1.420 do NCC. Mas no caso de usucapio, havendo sentena no registrada ser possvel. Isso porque a sentena na ao de usucapio tem, para ns, natureza meramente declaratria. De qualquer forma, a questo amplamente discutida pela doutrina. 31) O que condio suspensiva? Resposta: Condio elemento acidental do ato ou negcio jurdico que faz o mesmo depender de evento futuro e incerto. A condio suspensiva suspende o negcio, no plano da sua eficcia, at a sua ocorrncia. 32) O direito aos alimentos personalssimo? Justifique. do bem no o possui

Resposta: Trata-se, em regra, de um direito personalssimo que visa manter a pessoa, instituto inerente dignidade da pessoa humana (art. 1, III, da CF/88). Trata-se de um direito inerente personalidade. 33) Discorra sobre a irrenunciabilidade e instransmissibilidade do direito aos alimentos. Resposta: Entendemos que os alimentos so irrenunciveis, pelo que consta expressamente no art. 1.707 do NCC. Isso, tanto no caso de alimentos devidos em decorrncia de parentesco, casamento ou unio estvel. No somos favorveis tese de renunciabilidade dos alimentos no termo de separao ou dissoluo de unio estvel. Isso porque os alimento envolvem direitos da personalidade, merecendo aplicao o art. 11 do novo Cdigo Civil, preceito de ordem pblica indeclinvel, concebido luz da proteo constitucional da dignidade da pessoa humana. Por esse ltimo dispositivo, os alimentos tambm seriam intransmissveis, no podendo ser, por exemplo, objeto de cesso de crdito ou de cesso de dbito. 34) Um das caractersticas da obrigao alimentar a sua imprescritibilidade? Resposta: Em regra sim, por envolver ordem pblica e os direitos da personalidade. Mas prescreve em dois anos a pretenso de cobrar alimentos fixados em sentena ou por acordo de vontades, conforme art. 206, 2, do NCC. 35) Quais os pressupostos para a converso do negcio jurdico? Resposta: Conforme art. 170 do NCC, so pressupostos que o negcio nulo tenha os elementos do outro negcio jurdico a ser convertido, bem como que as partes queiram essa converso (converso subjetiva). 36) Qual o princpio que inspira a converso dos negcios jurdicos. Resposta: O princpio da conservao dos atos, negcios e contratos, que visa a manuteno da vontade. Para ns, na seara contratual, trata-se de princpio anexo funo social dos contratos (Tartuce, Flvio. Funo Social dos Contratos. Do Cdigo de Defesa do Consumidor ao novo Cdigo Civil. Editora Mtodo). 37) D exemplo de aplicao da regra de converso.

Resposta: Uma compra e venda de imvel com valor superior a trinta salrios mnimos celebrada sem escritura pblica. Trata-se de compra e venda nula (nulidade absoluta), aplicandose os arts. 108 e 166, IV e V, do NCC. Mas, se as partes quiserem, possvel converter essa compra e venda nula em contrato preliminar ou compromisso bilateral de contrato. Isso porque, conforme art. 462 do NCC, o contrato preliminar no necessita da mesma forma do contrato definitivo. 38) O que so bens mveis por antecipao? O que h de importante nessa classificao? Resposta: Bens mveis por antecipao so aqueles que eram imveis, mas que foram

mobilizados por uma interveno humana. Exemplo: rvore cortada que se transforma em lenha. Essa mudana de natureza dispensa os requisitos para transmisso da propriedade imvel, o que justifica a importncia da classificao. 39) Qual tem sido a orientao da jurisprudncia a respeito da possibilidade de mudana de registro de nascimento em caso de mudana de sexo. Resposta: Trecho do nosso artigo Direitos da Personalidade no Novo Cdigo Civil, publicado nesse stio. O relator do acrdo mencionado justamente o examinador desse concurso. Ademais, vejam a citao dignidade da pessoa humana. Ou seja: o direito civil constitucional tambm est orientando as provas de So Paulo. Houve uma total alterao na orientao da banca. Esto aplicando o novo direito civil. O art. 13 do novo Cdigo veda a disposio de parte do corpo, a no ser em casos de exigncia mdica e desde que tal disposio no traga inutilidade do rgo ou contrarie os bons costumes. Esse artigo enquadra-se perfeitamente nos casos envolvendo o transexualismo. Mas leitura cuidadosa deve ser feita do dispositivo: havendo exigncia mdica, no se discute a segunda parte do comando legal. Sobre tal dispositivo, entendeu o corpo de juristas que participou da I Jornada do CJF que deve ser includo o bem estar psquico da pessoa que suportar a disposio (enunciado n 6: Art. 13: a expresso exigncia mdica, contida no art.13, refere-se tanto ao bem-estar fsico quanto ao bem-estar psquico do disponente).

Alis, quanto situao do transexual, pessoa que tem a forma de um sexo (masculino), mas a mentalidade de outro (feminino), muito j evoluiu a juriprudncia. Hoje comum que seja deferida a realizao da cirurgia de mudana de sexo em nosso Pas, havendo julgados determinando at a mudana de nome do transexual, entendimento esse que merece aplausos. Diante da dignidade da pessoa humana, no se pode defender qualquer tipo de discriminao quanto opo sexual. Quanto ao assunto, cabe transcrever julgado do Tribunal de Justia de So Paulo: REGISTRO CIVIL - Retificao - Assento de nascimento - Transexual - Alterao na indicao do sexo - Deferimento - Necessidade da cirurgia para a mudana de sexo reconhecida por acompanhamento mdico multidisciplinar - Concordncia do Estado com a cirurgia que no se compatibiliza com a manuteno do estado sexual originalmente inserto na certido de nascimento - Negativa ao portador de disforia do gnero do direito adequao do sexo morfolgico e psicolgico e a conseqente redesignao do estado sexual e do prenome no assento de nascimento que acaba por afrontar a lei fundamental Inexistncia de interesse genrico de uma sociedade democrtica em impedir a integrao do transexual - Alterao que busca obter efetividade aos comandos previstos nos artigos 1, III, e 3, IV, da Constituio Federal - Recurso do Ministrio Pblico negado, provido o do autor para o fim de acolher integralmente o pedido inicial, determinando a retificao de seu assento de nascimento no s no que diz respeito ao nome, mas tambm no que concerne ao sexo. (Tribunal de Justia de So Paulo, Apelao Cvel n. 209.101-4 - Espirito Santo do Pinhal - 1 Cmara de Direito Privado - Relator: Elliot Akel - 09.04.02 - V. U.) 40) O nascituro pode ser considerado pessoa luz do NCC.

Resposta: Mais uma vez transcrevemos trecho do nosso artigo antes mencionado. O examinador seguir o entendimento de Maria Helena Diniz, que sua orientadora no doutorado. Somos favorveis tese da professora, que tambm foi nossa orientadora no mestrado. Os direitos da personalidade podem ser conceituados como sendo aqueles direitos inerentes pessoa e sua dignidade. Surgem cinco cones principais: vida/integridade fsica, honra, imagem, nome e intimidade. Essas cinco expresses-chave demonstram muito bem a concepo desses direitos. .................................................................................................................................................

O nascituro tambm possui tais direitos, devendo ser enquadrado como pessoa. Aquele que foi concebido mas no nasceu possui personalidade jurdica formal: tem direito vida, integridade fsica, a alimentos, ao nome, imagem (Maria Helena Diniz). Conforme bem salienta Csar Fiza, professor da UFMG, sem dvidas que faltou coragem ao legislador em prever tais direitos expressamente (Cdigo Civil Anotado. Coordenador: Rodrigo da Cunha Pereira. Porto Alegre: Sntese, 1 Edio, 2004, p. 23). Mas como a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro, somos filiados aos concepcionistas (art. 2 do nCC). Assim, no seria mais correta a afirmao de que o nascituro tem apenas expectativa de direitos. J a personalidade jurdica material, relacionada com os direitos patrimoniais, essa sim o nascituro somente adquire com vida. 41) A Lei do Divrcio foi totalmente revogada pelo NCC.

Resposta: No, pois continuam em vigor os seus preceitos processuais da Lei n 6.515/1973, aplicando-se o art. 2.043 do NCC. Por esse dispositivo, norma de direito intertemporal, continuam em vigor os preceitos processuais daquelas leis que tiveram regras materiais incorporadas pela atual codificao, caso justamente da Lei do Divrcio. 42) Diferencie guarda compartilhada e guarda partilhada de filhos. Resposta: Na guarda compartilhada ambos os pais continuam exercendo em comum a guarda, dividindo a responsabilidade legal sobre os filhos e compartilhando as obrigaes pelas decises importantes relativas ao menor. Na guarda partilhada ou unilateral somente um dos pais exerce a mesma. 43) Em que consiste a servido no aparente? E a servido aparente? Qual pode ser adquirida

por usucapio? Qual a importncia dessa distino? Resposta: A servido aparente aquele que se manifesta visualmente, ao contrrio da servido no aparente, em que isso no ocorre. Exemplo da primeira a servido de passagem de pessoas; da segunda a passagem de guas. Somente a servido aparente pode ser adquirida por usucapio, conforme art. 1.369 do NCC, o que justifica a diferenciao acima.

44)

Quais os aspectos do direito de superfcie. Resposta: Consiste em um direito real de gozo ou fruio pelo qual o proprietrio de um imvel (denominado fundieiro) cede ao superficirio o mesmo, para a realizao de construes e plantaes pelo ltimo. Em regra, a utilizao somente do solo, no incluindo o subsolo. A superfcie pode ser gratuita ou onerosa. No ltimo caso, estabelece-se uma remunerao denominada solarium ou cnon superficirio.. Para completar veja artigo de nossos alunos do curso de ps-graduao da UNITOLEDO (seo artigos de convidados).

45)

O que se pode adquirir por usucapio no direito de superfcie? Resposta: Admitida a tese da possibilidade de usucapio, somente o direito de explorar o solo, com as correspondentes acesses e benfeitorias pode ser usucapido. Mas h tese contrria a essa possibilidade, encabeada por Maria Helena Diniz. Isso porque o art. 1.369 do NCC somente fala da cesso do direito de superfcie mediante escritura pblica, devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis. 46) A superfcie do Novo Cdigo Civil revogou a superfcie do Estatuto da Cidade? Resposta: No. Adotando-se o critrio da especialidade, somos favorveis ao entendimento pelo qual a superfcie do Novo Cdigo Civil no revogou a superfcie do Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/01, coexistindo ambas em nosso ordenamento jurdico. Esse o entendimento de enunciado aprovado na I Jornada de Direito Civil do CJF. As diferenas constam do quadro abaixo:

Superfcie do Novo Cdigo Civil

Superfcie do Estatuto da Cidade

Institudo por particular ou pessoa jurdica de Institudo por pessoa jurdica de direito pblico direito privado Cesso por tempo determinado Imvel urbano ou rural Cesso por tempo determinado ou indeterminado Imvel urbano.

47) As arras penitenciais constituem clusula penal?

Resposta: As arras penitenciais esto previstas no art. 420 do NCC, no caso de haver previso no contrato preliminar quanto ao direito de arrependimento para a celebrao do contrato definitivo. Por esse mesmo dispositivo, a sua funo meramente indenizatria. Isso faz com que no seja possvel que o prejudicado pleiteie indenizao maior, a ttulo de perdas e danos. 48) Conceitua a funo social do contrato. Resposta: Princpio geral do direito, de ordem pblica, pelo qual o contrato deve ser, necessariamente, interpretado e visualizado de acordo com o contexto da sociedade (Tartuce, Flvio. Funo Social dos Contratos. Do CDC ao NCC. Editora Mtodo). A funo social consiste em um conceito legal indeterminado, por constar na lei sem definio. J a funo social do contrato constitui uma clusula geral, a ser preenchida pelo juiz caso a caso. Tambm princpio, regramento bsico aplicvel na seara contratual. Destacamos cinco funes bsicas do princpio em questo: a) relativizar a fora obrigatria do contrato (pacta sunt servanda); b) vedar clusulas abusivas, que entrem em conflito com preceitos de ordem pblica, gerando a sua nulidade absoluta; c) possibilitar, sempre que possvel, a conservao contratual; d) implicar na reviso do contrato, sempre que presente uma onerosidade excessiva (leso objetiva ou leso enorme). e) manter a base do negcio jurdico, o equilbrio contratual. 49) Conceitue a boa-f objetiva. Comente sobre o instituto. Resposta: A boa-f objetiva aquela presente na esfera contratual, conceituada como sendo a conduta leal de colaborao que deve estar presente em todas as fases contratuais. A boa-f est relacionada com deveres anexos, sendo os principais: a) dever de cuidado;

b) dever de colaborao ou cooperao; c) dever de informar o contedo do negcio; d) dever de agir com lealdade ou probidade; e) dever de respeito confiana; f) dever de agir conforme a eqidade ou razoabilidade. A quebra desses deveres gera a VIOLAO POSITIVA DO CONTRATO, modalidade de inadimplemento que implica na responsabilizao independente de culpa do ofensor, pela caracterizao do abuso de direito (art. 187 NCC). A boa-f objetiva tem funo de auxiliar o magistrado na interpretao do contrato (art. 113 NCC). Deve ainda ser utilizada para corrigir ou integrar o contrato, sempre que necessrio. Sugerimos a leitura de artigo de nossa autoria, sobre o tema, na seo artigos do professor. 50) Diferencie conceito legal indeterminado de clusula geral. Conceitue princpio. Resposta: Seguimos o entendimento pelo qual as diferenas referem-se funo de tais conceitos. De qualquer forma, no h unanimidade quanto matria. a) Conceito legal indeterminado: conceito que consta na lei, sem definio. Exemplos: boa-f,

funo social, bons costumes, justa causa, etc. b) Clusula geral: janela aberta deixada pelo legislador, para que o aplicador do direito a

preencha, de acordo com as regras de razo. c) Princpios: fontes do direito (art. 4 da LICC), regramentos bsicos aplicveis a um

determinado instituto jurdico. Os princpios so abstrados das normas, da doutrina, da jurisprudncia e de aspectos polticos, econmicos e sociais. Os princpios no necessariamente devem estar expressos na lei. Exemplo a funo social do contrato que princpio expresso no NCC (art. 421) e implcito no CDC.

Das könnte Ihnen auch gefallen