Sie sind auf Seite 1von 8

Isto sim so verdades puras e no deixam mentir ningum.

deAlmeidaGarrett

GuioFalarVerdadeaMentir

Para consolidares os teus conhecimentos, atenta no quadro seguinte:

CATEGORIAS DO TEXTO DRAMTICO Brs Ferreira-Pai de Amlia desconfia das histrias de Duarte. Personagens ( a entrada das personagens antecedida de uma apresentao de pequenas mentiras geradoras de um conflito) Amlia- Filha de Brs Ferreira, perdoa o noivo (Duarte) por amor. Duarte- Noivo de Amlia, mente descaradamente.

Duarte.

General Lemos- Contribui com a sua ajuda, para um fim feliz entre Amlia e Joaquina- Empregada de Amlia e disponvel para a ajudar a manter o seu noivado.

Jos Flix- uma pessoa que, por dinheiro, capaz de fazer tudo. Ajuda Amlia a manter o seu noivado com o objectivo de obter o dote que Joaquina receber aps o casamento de sua ama. Um lacaio, um criado sem libr

Aco

Exposio- Cena I Estrutura interna

Texto principal ( falas das personagens) e Texto secundrio ( didasclias)


(gira volta das mentiras sucessivas de Duarte. S com a ajuda dos amigos este consegue sair-se bem, provocando uma srie de situaes cmicas.)

Apresentao das personagens e do conflito: O pai de Amlia desconfia de Duarte e pretende acabar com o noivado; Amlia, Joaquina e Jos Flix fazem uma aliana movida por interesses materiais.
Conflito- Cena II a XII

Complicao dos acontecimentos: Duarte mente sucessivamente, alimentando as desconfianas do pai de Amlia; Jos Flix faz teatro dentro do teatro, fingindo de negociante velho, de ingls e de coronel Lemos, acabando por tornarreais as figuras inventadas por Duarte.
Desenlace- Cena XIII a XVII

Resoluo do conflito: Preciosa interveno do General Lemos; desenlace feliz: Brs Ferreira consente no

GuioFalarVerdadeaMentir

casamento de Amlia e Duarte; tornou-se possvel o casamento de Joaquina (com dote) e Jos Flix.
Acto- nico. A aco passa-se sempre no mesmo espao. Estrutura externa Cenas- I a XVII- marca a entrada e/ou sada de personagens

Tempo (Um nico dia)

Cronolgico - 1845

Fsico Sala de visitas, em casa de Brs Ferreira Espao (Lisboa) Social- Ambiente social de Lisboa, onde se podem observar trs categorias de estrangeiros: ingleses, brasileiros e espanhis. A burguesia rica domina o ambiente social de Lisboa, pretendendo-se destacar: a influncia nefasta deste ambiente sobre as pessoas, favorecendo o talento de mentir; a vida mundana lisboeta: bailes cafs, teatro; o peso da moda. Falar Verdade a Mentir, denuncia a mentira fcil e o jogo vivido por pessoas capazes de tudo fazer para subir na vida. No entanto, tem como objectivo divertir e simultaneamente moralizar. Podemos encontrar diferentes registos de lngua interligados e caracterizadores das personagens. Os cmicos de linguagem, de situao e de carcter, bem como os apartes aparecem ligados a situaes cmicas geradas pelas prprias personagens. Actualidade O contedo da mensagem est totalmente fora da actualidade ou encontramos ainda mentirosos que se divertem a falsificar os factos?

Inteno crtica

Linguagem

GuioFalarVerdadeaMentir

ACTIVIDADES DE COMPREENSO GLOBAL DO TEXTO

8Ano

Texto Dramtico Falar Verdade a Mentir de Almeida Garret


L atentamente as questes que se seguem e, realizando uma (re)leitura cuidada de Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett, responde de forma concisa mas completa:

I- Completa as frases seguintes de acordo com o que aprendeste da pea: Toda a aco decorre na_____________________________________. As 0personagens da primeira cena so___________________________. Em Lisboa as horas so contadas de _____________________________. As artrias de Jos Flix batem . 5- Brs Ferreira um negociante do Porto que tem 6- No dia do casamento de Amlia, Joaquina receberia um 7- Brs Ferreira poder opor-se ao casamento de sua filha se 8- Duarte tem o costume de nunca 9- Jos Flix considera que impedir que Duarte minta 10- Amlia sente que ficar em obrigao para com Joaquina se estes 11- A primeira mentira de Duarte, referida no texto, 12- Flix, para ajudar Duarte, representou os papis de 13- Duarte prometeu a Amlia que aps o casamento, haveria de ser um 1234-

. . . . . . . .

. 14- Jos Flix, no papel de Ingls criticou o facto de , em Lisboa, haver o hbito de . 15- A prenda de casamento do General . 16- Quando Jos Flix se apanhou com a bolsa do dinheiro dada por Duarte, disse: .

GuioFalarVerdadeaMentir

II- Responde s questes, colocando um X no espao correspondente a cada resposta. Verdade A pea retrata a sociedade Lisboeta do sculo XVI? ____ Joaquina era a ama de Amlia? ____ Flix era o criado de Duarte? ____ Amlia e Duarte pretendem casar? ____ Existe algum impedimento grande ao casamento de ambos? ____ Flix casar com Joaquina se esta tiver um dote? ____ Duarte consegue mentir com mestria e desenvencilhar-se sozinho? ____ 8- Brs Ferreira complacente com o vcio de Duarte? ____ 9- Duarte costumava passar os fins-de-semana na Quinta da Lameda? ____ 10- O General Lemos foi cmplice das mentiras de Duarte? ____ Mentira ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____

1234567-


III-

1- Escolhe um provrbio que se aplique moral desta histria, indicando-a. Justifica a tua resposta.

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2- As Didasclias so importantes no texto dramtico. 2.1- Transcreve do texto um exemplo de didasclia. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2.2- Qual a sua funo? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2.3- () no invento seno verdades. Explica o sentido da afirmao.

GuioFalarVerdadeaMentir

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2.4- Que caracterstica sua revela a personagem com essa afirmao. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2.5- H na pea uma personagem que tem a faculdade de transformar em verdades todas as mentiras de Duarte. 2.5.1- De quem se trata?___________________________________________________ 2.5.2- Faz a sua caracterizao da forma mais completa possvel. Justifica as tuas afirmaes com excertos do texto. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3- Define por palavras tuas cada um dos termos indicados a seguir: 1. Dramaturgo.___________________________________________________________ 2. Cengrafo.____________________________________________________________ 3. Actor._______________________________________________________________

CENAS I a IV
12Nesta parte feita uma caracterizao das personagens. Caracteriza-as. Indica nas setas as relaes existentes entre as personagens

AMLIA JOAQUINAJOSFLIX DUARTEBRSFERREIRA GuioFalarVerdadeaMentir

No dilogo inicial entre Joaquina e Jos Flix, este expressa o seu conceito de amor. A que concluso chegas em virtude de tal definio? Faz o inventrio das mentiras de Duarte nesta parte da pea.

CENAS V A XII

1- Jos Flix faz progredir a aco da pea. 1.1- Inventaria os diferentes papis assumidos por esta personagem. 1.2- Indica as razes que a tal o levaram. 2- O dilogo e o monlogo so algumas formas de enunciao da linguagem verbal no texto dramtico. 2.1- Distingue monlogo de dilogo. 2.2- Identifica o monlogo desta parte da pea. 2.3- Explica a funo desse monlogo. 3- Os apartes so outra forma de enunciao a considerar. 3.1- Exemplifica alguns deles. 3.2- Refere a personagem que mais os utiliza. 3.3- Aponta os motivos do seu emprego.

CENAS XIII A XVII 1- O General no se identifica perante Joaquina ( cena XIII). Que importncia tem este facto no desenrolar da pea? 2- Atenta no dilogo entre o General e Brs Ferreira (cena XV). 2.1- De que modo o General contribui para caracterizar Duarte como mentiroso? 2.2- Como reage Brs Ferreira presena do General? Justifica com elementos textuais. 3- A partir da cena XVII, o General altera a sua atitude.

GuioFalarVerdadeaMentir

3.1- Transcreve a frase que ilustra a sua inteno de mudana. 3.2- De que forma Jos Flix o auxilia no seu novo papel? 4- Sem a ajuda do General como terminaria esta comdia? 5- A vida um jogo: nela h sempre os que ganham e os que perdem. Relaciona esta afirmao com o contedo deste texto dramtico.

RECURSOS EXPRESSIVOS

1- As reticncias so o sinal de pontuao mais evidente nesta pea. 1.11.2Retira exemplos do texto. Explica o seu emprego.

2- As personagens, por vezes, utilizam expresses populares. Joaquina referindo-se a se amo diz: tem dinheiro como o milho; Duarte afirma no tenho um pinto. 2.1- Explica o sentido das expresses apresentadas a negro. 2.2- Refere outras expresses relacionadas com dinheiro. 2.3- Explicita o sentido das expresses abaixo transcritas: Para ingls ver Ser apanhado com a boca na botija Ter mos largas. Fazer das tripas corao. 2.4- Refere outras expresses que conheas.

FIM
(FotosdaCompanhiadeTeatroOSonhorepresentandoapeaFalarVerdadea Mentir.

GuioFalarVerdadeaMentir

Das könnte Ihnen auch gefallen