Sie sind auf Seite 1von 19

Tendncias das mdias a partir de um olhar sobre a histria

Mgda Rodrigues da Cunha


RESUMO A observao das respostas dadas pelas mdias histria torna possvel apontar para uma tendncia de futuro prximo de formatos. O presente artigo tem o objetivo de relacionar os diferentes momentos histricos que marcam os sculos XX e XXI e o desenvolvimento das tecnologias miditicas. Entende-se que as modificaes das mdias esto associadas a um determinado contexto e tornam-se uma resposta s perguntas presentes nestes diferentes horizontes. Tal observao e a descrio das caractersticas do atual momento, levam possibilidade de apontar ou justificar as caractersticas tecnolgicas da mdia. O recorte pelo sculo XX se justifica por ser este perodo aquele em que esto concentradas as mais significativas invenes voltadas para a comunicao: o rdio, a televiso e a internet, marcando ainda a fora do impresso. Esta convivncia de diferentes formatos faz do sculo XX um marco para qualquer investigao. O incio do sculo, marcado por uma demanda por transmisses a distncia, encontra no rdio uma resposta que se aperfeioar em mvel, quando a sociedade buscar a mobilidade. A valorizao do olhar e da imagem, resultante da movimentao das grandes cidades, chega consolidao da televiso. A sociedade hipermoderna e individualista do sculo XXI verifica a expanso da telefonia celular como suporte para a internet mvel e a convergncia de linguagens da comunicao. PALAVRAS-CHAVE: Mdias histria. Mdias tendncias.

253

Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

1 Introduo
O final do sculo XIX at meados do sculo XX marca um perodo em que as pessoas foram envolvidas de modo to completo e to rpido num processo dramtico de transformao de seus hbitos cotidianos, suas convices, seus modos de percepo e at seus reflexos instintivos, no tendo comparao com nenhum momento anterior. A economia capitalista torna-se global. Sevcenko (1998) afirma que a raiz dessa dinmica expansionista est em fins do sculo XVIII, ao redor de 1780, com a Revoluo Industrial. O surto inaugural, segundo ele, da economia industrializada, est baseado em trs fatores bsicos: o ferro, o carvo e as mquinas a vapor, propiciando o surgimento das primeiras unidades produtivas, as fbricas. Seu centro de origem e irradiao a Inglaterra, voltado sobretudo para a produo de tecidos manufaturados de algodo e l, distribudos em escala mundial pelas novas ferrovias e navios a vapor. O momento seguinte da expanso da economia industrial desencadeaEm Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

do pelo advento da Segunda Revoluo Industrial, tambm intitulada Revoluo Cientfico-Tecnolgica, conforme Sevcenko (1998), comeando em meados do sculo XIX, tendo sua plena configurao em 1870. O autor entende que, embora seja considerada como um segundo momento da industrializao, esta revoluo muito mais complexa, ampla e profunda do que um mero desdobramento da primeira. Representa um salto, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos e resulta da aplicao das mais recentes descobertas cientficas aos processos produtivos. Ela possibilita o desenvolvimento de novos potenciais energticos, como a eletricidade e os derivados de petrleo, dando origem a novos campos de explorao industrial. Entre essas possibilidades esto indstrias qumicas, novos ramos metalrgicos, como os do alumnio, do nquel, do cobre e dos aos especiais, alm de desenvolvimento nas reas da microbiologia, bacteriologia e bioqumica, com efeitos significativos sobre a produo e conservao de alimentos.

254

2 O incio do sculo XX
Velocidade e mobilidade fsica so as chaves do incio do sculo XX. A sociedade vive sob o impacto da criao. As pessoas so envolvidas por mudanas radicais nos hbitos cotidianos, com a expanso da economia industrial. Invenes com uso ainda no definido esto presentes. o perodo da nova fsica, dos experimentos e da tentativa de transmisso de sinais a distncia. Muitos, como refere Flichy (1993), fazem a mesma tentativa. Todavia, as modificaes no entram no dia-a-dia das pessoas com facilidade. O impacto grande e, como define Sevcenko (1998), a tendncia pela intimidao e desorientao. A sociedade resiste, inicialmente, a mudanas e novas teorias. As diversas reas sofrem com o impacto da mudana, desde o cotidiano, os servios domsticos, at as artes. Porm, mesmo com a desorientao, a velocidade e o deslocamento permanecem. A idia de recolonizao de territrios est presente. Por isso, esta pode ser identificada como uma das principais perguntas: como comunicar e transmitir a distncia? Os indivduos no sabem exatamente o que fazer com as possibilidades que surgem, mas reconhecem a necessidade. questo deste horizonte o rompimento das distncias, em qualquer nvel. As pessoas esto em deslocamento, as mulheres comeam a mudar sua situao, os meios de transporte mais desenvolvidos, mas a comunicao ainda precria. No incio do sculo XX, a opinio pblica penetra no mbito domstico sob uma nica forma: a impressa e principalmente atravs do jornal. Prost e Vincent (1992) observam que preciso destacar o carter essencialmente global desta imprensa. Na Frana, por exemplo, h, em 1912, mais de 300 jornais dirios, dos quais 62 em Paris e 242 no interior. Noventa e quatro cidades do interior dispem de um dirio, devendo ainda ser acrescentadas as folhas semanais ou bissemanais. A guerra de 1914 abala essa imprensa mal preparada para transmitir as notcias da frente de combate. Ao mesmo tempo, enfrenta uma nova concorrncia: o rdio.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

255

No momento em que surge, possvel afirmar que o rdio constri uma relao especular com a sociedade. As primeiras experincias e o rdio como conseqncia no deixam de ser resultado deste todo. Na forma como se constitui, responde a uma pergunta, considerando especialmente a presena da guerra e a necessidade de comunicao. Todavia, contraditrio junto ao pblico. Fica claro que, no incio do sculo, ele no um meio massivo, mas um instrumento baseado em uso militar. Se o sculo comea com o desenhar de uma guerra, as experincias apontam nesta direo. Paralelamente, o mundo vive a Revoluo Cientfico-Tecnolgica que tambm leva busca de novas experincias. So mudanas na sociedade, mas que ainda no definem o uso do meio.

3 As guerras e a crise
A Primeira Guerra Mundial marca uma mudana decisiva no campo radiofnico. O conflito comporta um esforo produtivo imenso de aparelhagens receptoras-transmissoras sob encomenda blica, bem como o controle
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

direto da atividade radiotelefnica por parte das autoridades governamentais e militares. No final do primeiro conflito mundial, o governo norte-americano tem total conscincia da importncia estratgica, militar e poltica das comunicaes para a manuteno da soberania nacional. O perodo que vai dos anos 1920 aos 1950 do sculo XX marcado pela Segunda Guerra Mundial que, como define Hobsbawn (1995), global. importante lembrar que a sociedade j conhece uma guerra mundial. Praticamente todos os Estados independentes do mundo se envolvem, queiram ou no, embora as repblicas da Amrica Latina s participem de forma mais nominal. Antes de chegar Segunda Guerra, preciso delinear o percurso histrico at a exploso do conflito. O pior prejuzo fsico da Primeira Guerra reparado por volta de 1925, quando as colheitas voltam ao normal, o total de alimentos da Europa e a

256

produo de matria-prima ultrapassam os nveis de antes da guerra. As moedas se estabilizam depois dos ataques da inflao. Os Estados Unidos pagam integralmente as suas dvidas externas, possuem um grande mercado domstico para abastecer e podem ajudar o reequipamento fsico de outros pases. O crescimento americano comea a declinar em 1928 e os Estados Unidos, que haviam emprestado dinheiro a pases europeus, comeam a cobr-lo de volta, o que coloca os devedores em dificuldade. Os negcios entram em queda e a confiana declina quando cada vez mais pessoas querem ter o seu dinheiro nas mos. Um sintoma o colapso da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, lembrado como a quebra de Wall Street. Por volta de 1930, o dinheiro dos Estados Unidos para investimentos no exterior se esgota e os americanos podem agentar poucas importaes. Um colapso mundial est a caminho. Comea a Grande Depresso e, na eleio presidencial de 1932, os americanos escolhem para exercer a presidncia da Repblica o democrata Franklin le poltico na Alemanha e a mais importante mudana poltica na Europa desde 1918. Quando em 1932, novas eleies transformam os nazistas no maior partido do Parlamento, o presidente da repblica, o Marechal-de-Campo Hindenburg decide que o lder nazista deve ter a chance de mostrar se pode lidar ou no com os problemas da Alemanha. Pede a Adolf Hitler para ser seu chanceler e ele assume em 1933. Em 30 de janeiro, pede que sejam convocadas novas eleies, pois seu cargo d poder para tal e promete uma coalizo com os grupos conservadores. A vida na Alemanha muda radicalmente e os alemes voltam a se orgulhar de si mesmos. Hitler tambm proporciona uma indiscutvel srie de sucessos nos negcios externos. A Segunda Guerra comea no dia 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha invade a Polnia. Em 3 de setembro, os governos ingls e francs, relutantes, declaram guerra Alemanha. Roberts (2001) ressalta que os nazisEm Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

Roosevelt. Em 1933, o antes minsculo movimento nazista assume o contro-

257

tas fazem esforos especiais para eliminar os que eles supem ser geneticamente indesejveis. No caso dos judeus, falam com desenvoltura em uma soluo final e, segundo o autor, corretamente se atribui palavra holocausto ao que feito. Este perodo pode ser entendido como de aperfeioamento e uso real do que iniciado anteriormente, reunindo as invenes, a velocidade da passagem do sculo e at mesmo uma Segunda Guerra. Nesse horizonte, comeam as reais mudanas de hbitos no cotidiano. A populao descobre que os inventos podem trazer conforto e se apropriam disto. Apesar dos problemas econmicos causados pelo conflito mundial, a conseqncia tambm o avano tecnolgico.

4 O avano tecnolgico ps guerra


preciso aperfeioar para o uso cotidiano tudo o que inventado, seja ou no para a guerra. A pergunta : para que servem as invenes? O impacto primeiro e a rejeio j no existem mais. As mudanas no dia-a-dia comeam a gerar reflexes.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

Cinco sculos depois do nascimento da imprensa, o rdio tenta fazer com a voz, essa forma to primitiva de comunicao, o que antes s podia ser feito com a impresso: armazen-la, repeti-la e transmiti-la a grandes distncias. Os trs inventos que transformam o uso da voz humana, o telefone, o rdio e o gravador, so, em um primeiro momento, concebidos como melhorias no sistema telegrfico. A informao de Pool (1992) aponta para o mbito social do rdio. Pois, se o fongrafo, o telefone e o rdio so, em princpio, concebidos como um aperfeioamento da telegrafia, o telefone e o rdio so meios irmos. O que surge como emisso de rdio um meio de massas irreversvel, que d a alguns poucos produtores das capitais um modo de dirigir-se a toda a nao. um instrumento que se escuta sozinho ou com a famlia. [...] era o companheiro das horas solitrias, as drogas dos que no tinham amigos[...] (POOL, 1992, p. 84). A radiodifuso substitui o bar da esquina, a reunio na igreja, a banda local ou o concerto. No incio do sculo XX, os socilogos

258

descrevem uma civilizao urbana em expanso. As grandes cidades, as fbricas, a mobilidade geogrfica, a burocracia e os meios de comunicao criam, segundo eles, uma sociedade marcada pela ausncia de personalidade e produtos pouco diferenciados e o rdio se inclui nesta descrio. O telefone diferente, sendo um invento contra a fcil generalizao que est acontecendo. Tanto o telefone quanto o rdio tm profundos ainda que diferentes efeitos sobre a ecologia da atividade humana. Os processos de mudana urbana, por exemplo, que comeam no incio do sculo, florescem nos anos 1920 com o incio da radioemisso. A coincidncia das transmisses e da rpida urbanizao uma questo fortuita, mas significa que o rdio se converte em um meio de entretenimento para a primeira gerao de habitantes classificados como imigrantes lanados ao anonimato de novas cidades. No conhecem seus vizinhos imediatos e nem pertencem a nenhum grupo organizado com sua prpria tradio cultural. Para essas pessoas, o rdio deve proporcionar muito do que seus pais e avs lhes haviam dado nas festas ou frias no excelente substituto da vivncia comunitria. Nesse momento, o mundo vive uma nova poca de expanso, paralela busca da paz e uma reconstruo no ps-guerra. A transmisso de informaes distncia j comum, mas o homem quer ir mais longe e abre caminho s viagens espaciais. As pessoas sentem-se controladas pelas mquinas que agora entram em larga escala no cotidiano. As metrpoles crescem horizontalmente e podem expandir-se na vertical, graas versatilidade dos novos materiais de construo, como o concreto armado, aos especiais, alumnio e chapas resistentes de vidro, que daro origem aos prdios e arranha-cus. A populao tem sua vida administrada por uma complexa engenharia de fluxos que controla os sistemas de abastecimento de gua corrente, esgotos, fornecimentos de eletricidade, gs, telefonia e transportes, alm de planejar as vias de comunicao, trnsito e sistemas de distribuio de gneros aliEm Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

interior, em reunies religiosas semanais. O rdio, segundo Pool (1992), um

259

mentcios, de servios de sade, educao e segurana pblica. Dessa forma, numa metrpole tudo se insere em sistemas de controle, at o passo com que as pessoas se movem nas ruas. H dependncia da intensidade dos fluxos de pedestres e do trnsito de veculos, de forma que, se algum for mais lento do que seus circundantes, pode ser chutado, acotovelado e pisado. Se no atravessa a via expressa rapidamente, termina debaixo de algum veculo. O controle tecnolgico pleno do ambiente acaba alterando seus comportamentos. Na sociedade mecanizada so homens e mulheres que devem se adaptar ao ritmo e acelerao das mquinas e no o contrrio. A alterao no padro do comportamento da pessoas, imposta pelas mquinas, provoca uma mudana no quadro de valores da sociedade. Afinal, como relata Sevcenko (1998), os indivduos no so mais avaliados pelas suas qualidades pessoais ou pelas diferenas que tornam nica a sua personalidade. No h tempo nem espao para isso. Nas grandes metrpoles em rpido crescimento, todos vm de algum outro lugar. Portanto, praticamente ningum conhece ningum,
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

cada qual tem uma histria parte.

5 Mudanas na vida cotidiana


A forma prtica de identificar e conhecer os outros a mais rpida e direta: pela maneira como se vestem, pelos objetos simblicos que exibem, pelo modo e pelo tom com que falam e pelo jeito de se comportar. A comunicao bsica, que precede a fala e estabelece as condies de aproximao, externa e baseada em smbolos exteriores. Como esses cdigos mudam com extrema rapidez, as pessoas vivem no imprio das modas. A mudana ocorre para evitar que algum possa imitar ou representar caractersticas e posio que no condizem com sua real condio. As pessoas so aquilo que consomem. Em 1947, Christian Dior muda os padres da moda ao criar o New Look. A nova silhueta feminina forjada em cortes arrojados e tecidos luxuosos. O fundamental da comunicao, o potencial de atrair e cativar est con-

260

centrado na qualidade das mercadorias que o indivduo ostenta, no capital aplicado no s em vesturio, adereos e objetos pessoais, complementa Sevcenko (1998). So observados tambm recursos e tempo livre empenhados no desenvolvimento e na modelagem de seu corpo, na sua educao e no aperfeioamento de suas habilidades de expresso. As pessoas se mexem rapidamente, segundo Sennett (1997), em especial para o interior dos subrbios a que s tm acesso por meio de automveis. A logstica da velocidade aliena o corpo dos espaos atravs dos quais ele se desloca e por questes de segurana, o planejamento das vias expressas tornaas neutras e padronizadas. O ato de dirigir obriga o corpo sentado a permanecer numa posio fixa. Dois novos fatores associados a acelerao dos ritmos do cotidiano e a invaso da tecnologia, juntamente com a ampliao do papel da viso como fonte para orientar e interpretar rapidamente os fluxos provocam mudana na sensibilidade e nas formas de percepo sensorial das populaes metropodifuso das tcnicas publicitrias, incidindo sobretudo no refinamento da capacidade de captar o movimento. No hbito tradicional h concentrao sobre objetos e contextos artsticos. Sevcenko (1998) revela que, nesse novo mundo em acelerao crescente, o ganho adaptativo em termos sensoriais e culturais consiste em estabelecer nexos imediatos com os fluxos dinmicos. A sofisticao das habilidades do olhar possibilita a ampliao dos horizontes da imaginao e instiga as mentes a vislumbrar modos mais complexos de interao com os novos potenciais. A televiso comea a marcar presena e atinge seu perodo ureo nesse horizonte. O rdio torna-se complementar e vive sua expanso, especialmente pela adaptao tecnolgica do transistor, criado em 1947, mas usado em larga escala depois dos anos 1950. Na verdade, a televiso o meio que responde valorizao do olhar.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

litanas. Ocorre uma supervalorizao do olhar, acentuada e intensificada pela

261

Os anos 1950 apontam para uma independncia dos indivduos, maior grau de intelectualizao, expanso da produo em massa e valorizao do pblico jovem. O pblico em geral, inclusive, interpretado muito mais como consumidor de bens produzidos em larga escala pela indstria. O avano tecnolgico valoriza o jovem que busca no rdio transistorizado a audio individual.

6 A consolidao dos meios eletrnicos


O rdio da famlia destronado pela televiso. A transmisso de imagens por ondas conhecida desde os anos 1930, mas a curta distncia e em carter experimental. O transistor na televiso tambm permite a reduo do peso, do volume e do preo. O ingresso do rdio e da televiso no universo domstico constitui mutao social de primeira importncia, segundo Prost e Vincent (1992). O espetculo familiar da tev complementado pela escuta individual do rdio. Juntos, esses dois momentos de comunicao podem ocupar grande parte do
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

tempo da vida privada. A informao passa a ser dominada pelo rdio e pela tev. A imprensa j no impera e ocupa as lacunas dos meios audiovisuais, com informaes mais aprofundadas, especializadas ou locais. As ondas prevalecem sobre a imprensa, porque so mais rpidas e podem chegar a todos os lugares e pessoas. A Histria que vem aps os anos 1970 a de um mundo que perde as suas referncias e resvala para a instabilidade e a crise. Segundo Hobsbawn (1995), at a dcada de 1980 no est claro como as fundaes da Era de Ouro desmoronam irrecuperavelmente. A natureza global da crise no reconhecida e muito menos admitida nas regies no comunistas desenvolvidas, at que a URSS e a Europa Oriental do socialismo desabem inteiramente. Somente no incio da dcada de 1990 o mundo reconhece que seus problemas econmicos so piores do que os da dcada de 1930. Aps os anos 1990, a tendncia ao crescimento retomada, mais sujeita

262

s oscilaes volteis causadas pela introduo das tecnologias microeletrnicas no mercado internacional. Nos anos 1970 comea a era da globalizao, segundo Sevcenko (1998). Em meio s convulses causadas pela crise do petrleo, uma srie de medidas tomada para dar maior dinamismo ao mercado internacional. Os Estados Unidos decidem abandonar o padro-ouro com base no mecanismo de sustentao cambial, provocando um efeito de liberalizao dos controles cambiais que logo se difunde para as demais economias desenvolvidas. Essas medidas geram novos fluxos de capital que, vendo-se agora livres dos controles e restries antes exercidos pelos bancos centrais se voltam para novas oportunidades de investimento no mercado mundial. Superam, assim, os limites tradicionalmente representados pelas fronteiras nacionais. Sevcenko (1998) relata que, nesse novo contexto, se produz uma alterao drstica de todo o quadro da economia mundial. De uma parte, a possibilidade de multiplicar filiais das empresas nos mais diversos pontos do planepem aos governos interessados em receber os seus investimentos e respectivos postos de trabalho, um amplo cardpio de vantagens, favores, isenes e garantias que praticamente torna os Estados e as sociedades refns dos conglomerados multinacionais. Redes de computadores, comunicao por satlite, cabos de fibras pticas e mecanismos eletrnicos de transferncia de dados e informaes em alta velocidade se multiplicam num curtssimo intervalo e permitem uma atividade especulativa sem precedentes. O papel-moeda se torna praticamente obsoleto, estimulando fluxos contnuos de transaes eletrnicas que passam a atuar 24 horas e acompanham o ciclo dos fusos horrios. Sevcenko (1998, p. 29 30) enfatiza que cada frao de segundo em que uma informao nova possa ser traduzida, pelo simples toque de uma tecla eletrnica, transfere volumes fabulosos de recursos de uma parte do mundo para outra e de milhares
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

ta proporciona s grandes corporaes um enorme poder de barganha. Im-

263

de fontes para as contas de um pequeno punhado de agentes privilegiados. A excepcional capacidade de mobilidade, de instalaes, recursos, pessoal, informaes e transaes tal, que uma mesma empresa pode ter a sua sede administrativa onde os impostos so menores, as unidades de produo onde os salrios so os mais baixos, os capitais onde os juros so os mais altos e seus executivos onde a qualidade de vida mais elevada. Hobsbawn (1995) define que, no fim do sculo XX, tirando algumas poucas regies retrgradas, a revoluo vem da cidade, mesmo no Terceiro Mundo, em conseqncia da urbanizao do globo. Cita alguns conflitos marcantes no perodo, como a Guerra do Afeganisto (1979-88), demonstrando que um regime com base na cidade pode manter-se numa pas de guerrilha clssica. Aborda tambm a Guerra do Golfo (1991) quando o governante iraquiano Saddam Hussein mantm se no Iraque contra grandes insurreies no norte e no sul de seu pas. As revolues no fim do sculo XX tm de ser urbanas se querem vencer.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

Esse horizonte do sculo marcado tambm por profundas mudanas no panorama internacional. Outro fato importante a mudana na Unio Sovitica, medida que mais informao disponvel para o resto do mundo acerca da verdadeira situao do pas. As repblicas soviticas comeam a se independizar e, por todo o leste da Europa, os governos comunistas demonstram no ter legitimidade aos olhos da populao. O resultado uma demanda geral por eleies livres. O Muro de Berlim, smbolo da diviso do mundo em duas superpotncias (Estados Unidos e Unio Sovitica) e que divide a Alemanha em Ocidental e Oriental, derrubado em 1989 e marca a derrocada do comunismo sovitico. A televiso , nesse contexto, segundo Roberts (2001), fonte primria de entretenimento e informao de massa em todo o mundo. Ela pode ter iniciado, segundo o autor, uma nova poca de comunicao visual onde as imagens e no a palavra escrita, desempenham o papel principal. Talvez seja a

264

maior fora de mudana cultural e social desde o advento da imprensa, afastando a humanidade das palavras para as imagens e do pensamento para o fluir e o refluir das emoes, impresses e imprecises. A criao e uso da Internet um dos importantes acontecimentos desta poca. A rede tem origem em um esquema ousado, conforme Castells (1999), imaginado na dcada de 1960 pelos guerreiros tecnolgicos da Agncia de Projetos de Pesquisa Avanada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O objetivo impedir a tomada ou destruio do sistema norte-americano de comunicaes pelos soviticos, em caso de guerra nuclear. No ltimo quarto do sculo XXI, a humanidade tenta compreender a desordem da velocidade, das invenes e das guerras. Todavia, os indivduos existem em escala global. A mobilidade, difcil no incio do sculo, por ser fsica e depender de navios, passa a ser oferecida em escala virtual. A expanso capitalista realidade e o mundo precisa aprender a existir em escala global. O plano virtual est no cotidiano e a idia de convergncia, complementaridade
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

e no excluso so o pensamento vigente em relao aos meios.

7 A mobilidade
Tecnologicamente, no h como excluir a telefonia celular de qualquer registro histrico. Mais do que o rdio transistorizado nos anos 1950, esta tecnologia encaminha as plataformas de comunicao para um outro contexto: o da individualizao e personalizao. Pellanda (2005) afirma que uma mudana importante na histria da Internet a forma de acesso. O autor relembra que em 1973, Martin Cooper instalou a primeira estao de sinais (radiobase) nos Estados Unidos e provou que era possvel usar clulas de sinais que poderiam cobrir reas onde as pessoas se deslocavam. A japonesa NTT laou o primeiro servio comercial de telefonia celular em 1979, e at hoje mantm a liderana tecnolgica e quantitativa do setor.

265

Os servios de dados como conexo Internet ganham espao desde ento. Com isso, a receita das operadoras, que hoje composta na maior parte por ligaes de voz, deve mudar no futuro. O caminho, segundo Pellanda (2005), que elas venham a se tornar provedores de contedo para poder aumentar a receita com dados. No Brasil, j h os servios de vdeo-streaming e operadoras oferecem servio de TV no celular. Praticamente todas as operadoras europias e norte-americanas esto oferecendo algum tipo baseado em TV para o celular.

8 O individualismo e a personalizao
Essa tendncia tecnolgica responde a uma pergunta deste momento histrico. Lipovetsky (2004) descreve a hipermodernidade baseada numa sociedade hiperindividualista, onde investe-se emocionalmente naquilo que mais prximo, nos vnculos fundados sobre a semelhana e a origem em comum. Ainda de acordo com o pensamento do autor na atual sociedade nasce toda
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

uma cultura hedonista e psicologista que incita satisfao imediata das necessidades, enaltecendo o florescimento pessoal. Na comunicao, essas caractersticas apontam para uma tendncia produo individualizada ou personalizada de informao, seja no mbito da publicidade ou mesmo do jornalismo. O conceito de personalizao de contedos em comunicao social, ainda no descrito claramente, comea a ser desenhado em um contexto que viveu durante muitos anos baseado na segmentao de informaes, relacionada aos meios convencionais, com finalidades especialmente comerciais. As tecnologias digitais oferecem a possibilidade de personalizar as informaes, chegando ao extremo da individualizao. Mais uma vez, os meios, acostumados a falar para as grandes massas, a informar as grandes audincias, encaram um paradoxo: a demanda por uma informao individual. Personalizao em comunicao entende-se, at o momento, como a possibilidade de o pblico interagir sobre a forma e o contedo do jornal,

266

para consumir unicamente o que quer e como quer, dentro dos limites da prpria tecnologia. So as notcias, o recebimento de um jornal la carte, o recebimento de newsletters ou mensagens com fins publicitrios. Mas outras questes comeam a ter destaque em relao ao comportamento dos meios habituados a uma produo massiva, especialmente quanto impresso em larga escala ou mesmo a radiodifuso.

9 Consideraes finais
A observao sobre a Histria permite evidenciar que a as mdias tm respondido s questes dos diferentes horizontes nos quais esto inseridas e nos quais ocorre o seu desenvolvimento e consolidao. Briggs e Burke (2004), ao realizarem um trabalho de historiografia, na obra Uma Histria social da mdia, possibilitam a percepo de que, nos 500 anos que antecedem o sculo XX, o grande confronto ocorre ao se delinearem esfera pblica e privada. De qualquer forma, j nesse perodo, comeam a se desenhar as marcas dos 100 anos, nos quais esteve aqui concentrado este artigo. E a tendncia esteve normalmente voltada para a tentativa e controle da informao. As mdias acabaram normalmente por se organizarem de maneira que estivessem sob o controle de alguns grupos ou organizaes. O uso das mdias pela audincia se desenvolveu a partir de centros, eixos de distribuio. Esses centros emissores, como descrevem Briggs e Burke (2004), acabaram por organizar os contedos em informao, educao e entretenimento. As grandes empresas segmentaram estes contedos para distribuio e a centralizao certamente a marca que tem acompanhado a histria das mdias. As audincias exercem apenas um papel: o de receber. E aqui aborda-se a questo receber no de forma passiva, mas coloca-se em contraposio ao que no sculo XXI ser permitido pelas tecnologias digitais por intermdio das quais, com certas limitaes, muitos tm melhores possibilidades de produo de informaes. Historicamente, as linguagens da coEm Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

267

municao estiveram centralizadas e organizadas verticalmente, a partir de um eixo emissor localizado nos meios convencionais para produo massiva. Isto coincide agora com uma individualizao, mas resulta tambm numa personalizao de contedos. Como tendncia, pode estar a obsolescncia de conceitos, conforme o pensamento de Alasuutari (2005) em torno do futuro dos meios. Para ele, o conceito bsico dos meios comea a tornar-se obsoleto, por estar rodeado por um conjunto de imagens, baseado na idia de esfera pblica como arena onde as pessoas que nela falam podem ser ouvidas por muitas outras. A outra imagem a do canal por onde se tem informao sobre a sociedade, [...] ou a lente pela qual se tem a imagem da realidade fornecida pelos media, que pode ser distorcida ou no.(ALASUUTARI, 2005, p. 13) De acordo com o autor, os dois conceitos tornam-se obsoletos em um contexto com diversidade de canais, incluindo a telefonia celular ou a internet, onde existem diferentes argumentos e informao variada, no fazendo sentiEm Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

do debater se a imagem dada por determinado canal estaria ou no distorcida. A relao destas variveis tambm est ligada conjuno de fatores como citado por Castells (1999). Trs processos se uniram de acordo com o pensamento do autor, inaugurando uma nova estrutura social predominantemente baseada em redes: as exigncias da economia por flexibilidade administrativa e por globalizao do capital, da produo e do comrcio; as demandas da sociedade, em que os valores da liberdade individual e da comunicao aberta tornaram-se supremos; e os avanos extraordinrios na computao e nas telecomunicaes possibilitados pela revoluo microeletrnica. Os modelos que se desenham so implantados simultaneamente e por isso apontar tendncias tambm descrever o momento. As tecnologias digitais trouxeram a possibilidade de personalizar contedos, individualizar interesses, conhecer os interesses individuais e at mesmo proporcionar que muitos produzam informaes. At mesmo medicamentos j esto entrando em

268

produo personalizada, conforme Kelleher (2006, p. 136). Na base, est um forte apelo comercial, do qual a publicidade rapidamente se apropriar, mas que no pode ser ignorado quando o assunto produo de contedo. Briggs e Burke (2004) afirmam que muito antes das viagens espaciais ou no ciberespao, nos anos considerados da velha mdia, os leitores e ouvintes no tinham que ser passivos. Nem mesmo quando viam pinturas ou esculturas. E, realmente, o pblico nunca pode ser considerado passivo, mas tambm nunca teve a oportunidade de produzir, de tornar pblicos os seus pensamentos se no fosse por intermdio dos canais convencionais, previamente estabelecidos. O que se observa, neste mundo onde h mais mediao do que em qualquer outro momento da Histria, conforme concluem os autores, que as audincias pretendem buscar para si, pelo menos em certa parte, o poder de publicar. Na sociedade hipermoderna. receptores desejam ser atendidos individualmente, ou passam a produzir para si mesmos, distribudos e relacionando-se em rede.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

Trends of the Media from one look at the history


ABSTRACT The observation of the answers given by the Media to history makes it possible to point out a trend of future of the next formats. The present article has the objective to relate the different historical moments that mark the 20th and 21 st centuries and the development of the media technologies. One understands that the modifications of the Medias are associated to a determined context and become an answer to the questions of the different horizons. Such observation and the description of the characteristics of the current moment lead to the possibility of pointing or justifying the technological characteristics of the media. The delimitation of the 20th century is justified because this period is the one when the most significant inventions directed towards the communication are concentrated: the radio, the television and the Internet, marking still the power of the press. This co-existence of different formats makes the 20th century a landmark for any inquiry. The beginning of the century, marked by a demand for long distance transmissions, finds in the radio a reply that will be improved in mobile communication, when society seeks mobility. The valuation of the look and the image, resultant of the

269

movement in big cities, arrives at the consolidation of the television. The hypermodern and individualist society of the 21st century verifies the expansion of the cellular telephony as support for the mobile Internet and the convergence of communication languages. KEYWORDS: Media history trends

Tendencias de los media a partir de una mirada sobre la historia


RESUMEN Con la observacin de las respuestas dadas por los medias a la historia llega a ser posible sealar con respecto a una tendencia del futuro de formatos. El presente artculo tiene objetivo de relacionar los diversos momentos histricos que marcan siglos 20 y 21 y el desarrollo de las tecnologas de los medios. Se entiende que las modificaciones de los medios estn asociadas a un contexto determinado y se convierten en una respuesta a las preguntas en estos diversos horizontes. Tal observacin y la descripcin de las caractersticas del momento actual conducen a la posibilidad de sealar o justificar las caractersticas tecnolgicas de los medios. El truncamiento por el siglo XX se justifica por ser este perodo uno donde las invenciones ms significativas dirigidas hacia la comunicacin se concentran: la radio, la televisin y el Internet, todava marcando la fuerza de la materia impresa. Esta convivencia de diversas marcas de los formatos del siglo 20 es seal para cualquier investigacin. El principio del siglo, marcado por una demanda para las transmisiones en la distancia, encuentra en la radio una respuesta que ser perfeccionada en mvil, cuando la sociedad busca movilidad. La valuacin de la mirada y la imagen, resultado del movimiento de las grandes ciudades, llega la consolidacin de la televisin. La hipermoderna e individualista sociedad del siglo 21 verifica la extensin de la telefona celular como la ayuda para el Internet mvil y la convergencia de los lenguajes de la comunicacin. PALABRAS CLAVE: Media historia tendencias

Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./dez. 2006.

Referncias
ALASUUTARI, Pertti. O conceito clssico de mdia est a tornar-se obsoleto: entrevista a Anabela de Souza Lopes e Carla Baptista. Media & Jornalismo, Coimbra, n.6, 2005. BRIGGS, Asa ; BURKE, Peter. Uma histria social da mdia: de Gutenberg Internet. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2004. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. (A Era da informao: economia, sociedade e cultura, v. 1).

270

FLICHY, Patrice. Una historia de la comunicacin moderna: espacio pblico y vida privada. Mxico: Gustavo Gilli, 1993. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX:1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. KELLEHER, Kevin. Personalize it. Wired Magazine, San Francisco, Cal., 14 jul. 2006. LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. So Paulo: Barcarolla, 2004. PELLANDA, Eduardo Campos. Internet mvel: novas relaes da cibercultura derivadas da mobilidade na comunicao. 2005. 194 f. Tese (Doutorado em Comunicao Social) - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. POOL, Ithiel de Sola. Discursos e sonidos de largo alcance. In: WILLIAMS, Raymond (Org.). Historia de la comunicacin: de la imprenta a nuestros dias. Barcelona: Bosch, 1992. PROST, Antoine; VINCENT, Grard. Histria da vida privada: da primeira guerra a nossos dias. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ROBERTS, J. M. O livro de ouro da histria do mundo: da pr-histria idade contempornea. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilizao ocidental. Rio de Janeiro: Record, 1997.
Em Questo, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253-271, jun./ dez. 2006.

SEVCENKO, Nicolau. Histria da vida privada no Brasil Repblica: da Belle poque era do rdio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. (Histria da vida privada no Brasil; 3)

Mgda Rodrigues da Cunha


Jornalista, Mestre em Comunicao Social, Doutora em Letras, Professora FAMECOS/PUCRS E-mail: magda.cunha@uol.com.br

271

Das könnte Ihnen auch gefallen