Sie sind auf Seite 1von 2

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Cincias da Sade Graduao de Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Vegetal Docente: Marta Loureiro Discentes: Liliane Barreto, Rogrio Reis e Aliomar Pacheco

Questionrio Artigo de Reviso sobre Recursos Genticos Vegetais RGV.

1. O manejo deve ser estabelecido por meio de atividades distintas que visam a conservao e ao uso dos recursos genticos como a coleta, conservao, avaliao, armazenamento, recuperao de dados e utilizao. 2. A coleta o conjunto de atividades que visa a obteno de unidades fsicas vivas, que contenham a composio gentica de um organismo, ou amostra de uma populao de determinada espcie, com habilidade de se reproduzir. Tais aes envolvem o conhecimento prvio sobre a biologia e o sistema reprodutivo da espcie ou grupos de espcies. A introduo de germoplasma realizada por meio de instituies pblicas e privadas, constitui a transferncia ordenada e sistemtica de germoplasma para um novo local, a fim de atender as necessidades do melhoramento gentico e pesquisa correlata.

3. Prevenir a introduo de organismos nocivos em reas isentas; definir e adotar procedimentos quarentenrios que eliminem ou miniminizem os riscos de introduo.

7. Diferencie conservao de germoplasma in situ e ex situ. A conservao de germoplasma in situ representada pela manuteno contnua de uma populao em seu habitat natural. J a conservao ex situ a manuteno de espcies em habitats diferentes daqueles aos quais esto adaptados. 8. Quais aspectos devem ser considerados na conservao ex situ seja em colees ativas ou de bases? Devem ser considerados os aspectos relacionados classificao das sementes para fins de armazenamento ortodoxas, recalcitrantes, e intermedirias curto, mdio, ou longo prazo. Na conservao dos acessos que possuem sementes ortodoxas, h uma certa preocupao atual no s com ortodoxas, h uma certa preocupao atual no s com aspectos relacionados temperatura e umidade e armazenamento, mas tambm com as embalagens e unidade das sementes.

9. O que pr-melhoramento? uma ao importante para intensificar os esforos de valorao e uso da variabilidade gentica e por definio pode ser entendido como a fase primria do programa de melhoramento gentico, onde a partir da utilizao de germoplasma extico (Frankel, 1989) raas, populaes, linhagens, entre outros especialmente silvestre, podem ser transferidos genes teis para um ambiente gentico onde possam ser utilizados mais facilmente pelos melhoristas. 10. Como se estabelece uma coleo nuclear? A estruturao de uma coleo nuclear (CN) baseia-se na organizao de colees de germoplasma com nmero limitado de acessos de forma a representar o espectro gentico do total da coleo, mantendo o mximo da diversidade e redundncia (Frankel e Brown, 1984; Bown, 1989a) e favorecendo a mais ampla utilizao do germoplasma conservado.

Das könnte Ihnen auch gefallen