Sie sind auf Seite 1von 3

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO DISCIPLINA: SISTEMAS DIGITAIS PROFESSOR: EDSON S. C.

SILVA

Lista de Exerccios lgebra Booleana e Portas Lgicas 01) Considere que os sinais A e B descritos abaixo so aplicados s entradas (pinos 1 e 2) de cada uma das portas apresentadas. Desprezando os atrasos de propagao das portas, determine a forma de onda Z observada em um osciloscpio conectado ao pino 3.

B
1 2 1 2 1 2 1 2

02) Prove que uma porta AND de duas entradas pode ser substituda por uma porta OR tambm de duas entradas mais trs portas NOT. 03) (Wakerly 4.39) Prove ou disprove a seguinte proposio: Sejam A e B duas variveis booleanas. Ento, A B 0 e A B 1 implica que A B . 04) (Tocci 3-26) Simplifique as expresses a seguir usando os teoremas de DeMorgan: a) A B C

b) A B C D

c) A B C D

d) A B C D

05) (Wakerly 4.55) Uma funo lgica auto-dual uma funo tal que f f D (ou seja, dual de si mesma). Quais das seguintes funes so auto-duais? ( significa ou-exclusivo). b) f AB AB c) f (0, 3, 5, 6) a) f A

A, B, C

06) Demonstre cada uma das identidades booleanas apresentadas utilizando propriedades da lgebra de boole. a) A A B A B e) (A C) + (A C) B = (A C) + B b) A B A B C A B C f) (A B)(C D) AB BCD BCD AB c) A B A C B C A B A C g) (A BC) BD ACD ABC AB AC BD h) ABCD ( A B) CD CD CD (A B) C

d) (AB) C A B C A C B C

07) (ENC-2003) Na tabela abaixo esto definidas as funes booleanas P e Q de duas variveis. A 0 0 1 1 B Sada P Sada Q 0 0 0 1 0 1 0 1 0 1 0 0 Tabela 1 Definio das funes P e Q. Nas questes seguintes, considerar que os nveis lgicos 0 e 1 esto disponveis para uso como entrada, se necessrio. a) Utilizando exclusivamente portas P, construa uma porta inversora e uma porta E de duas entradas. b) Utilizando exclusivamente portas Q, construa uma porta inversora e uma porta OU de duas entradas.

IESAM Engenharia de Controle e Automao Sistemas Digitais Prof. MSc. Edson S. C. Silva

1/3

08) Utilizando lgebra de boole, simplifique os trs circuitos combinacionais apresentados a seguir.
X X

1 2 1 2

3 1 2 3 3
Z

1
Y

1 2

1 2

Figura 1 Circuito combinacional a.


1 2 1 2 2 1 2 3 1 2 3

Figura 2 Circuito combinacional b.

1
Y

2 3 3

Figura 3 Circuito combinacional c.

09) Considere o circuito combinacional da Fig. 4a e apresente: a) A expresso gerada na sada Z do circuito para A em nvel alto (A = 1). b) A expresso gerada na sada Z do circuito para B em nvel baixo (B = 0). c) A forma de onda na sada Z considerando que as formas de onda nas entradas A, B e C so as apresentadas na Fig. 4b. Despreze os atrasos de propagao das portas e desenhe Z na Fig. 4b.
A

1 2

5 6

4 4 5 2
Z

(a)

2 3

1 2 1

B
(b)

Z
Figura 4 (a) Circuito combinacional (b) Formas de onda aplicadas s entradas do circuito

10)

Implemente

dois

circuitos,

uma

para

cada

expresso

lgica

Z1 W W X VY

Z 2 X (X Y) W WY , utilizando somente portas NAND de duas entradas e em quantidade mnima.

11) Deseja-se montar no protoboard os circuitos que geram as expresses lgicas Z1 XY XW YW e Z 2 (B C) D AC D(A B C) somente com CIs TTL (74LSXX) que possuem portas lgicas de duas entradas. Apresente os circuitos que utilizam quantidade mnima de CIs para obter Z1 e Z2.
2/3

IESAM Engenharia de Controle e Automao Sistemas Digitais Prof. MSc. Edson S. C. Silva

12) possvel gerar a funo lgica Z ABD BCD com uma porta AOI (2 wide 3 input)? E se fosse uma porta OAI (3 wide 2 input)? Se afirmativo, mostre a ligao das variveis s entradas da porta. 13) Projete um circuito que implemente Z W X X (W Y) com custo e atraso mnimos (vide tabela). OAI/AOI OAI/AOI OR/AND OR/AND NOR/NAND NOR/NAND CMOS NOT 2 inputs 3 inputs 2 w 2 in 3 w 2 in 2 inputs 3 inputs Atraso 1,0 ns 2,4 ns 2,8 ns 1,4 ns 1,8 ns 2,0 ns 2,4 ns Custo 2 6 8 4 8 8 12 14) Um estudante consulta o catlogo da universidade e fica sabendo que pode matricular-se em uma determinada disciplina de circuitos digitais somente se ele satisfizer uma das seguintes condies: i) J completou 60 crditos e um estudante de engenharia regularmente matriculado; ii) Ou completou 60 crditos, um estudante de engenharia e tem o consentimento do departamento; iii) Ou completou menos de 60 crditos e um estudante de engenharia com matrcula especial; iv) Ou um estudante regularmente matriculado e tem o consentimento do departamento; v) Ou um estudante de engenharia e no tem o consentimento do departamento. a) Encontre uma expresso booleana mais simples que indique a possibilidade do estudante realizar sua matricular na disciplina. b) Projete um circuito combinacional, utilizando apenas portas NOR, que implemente a expresso booleana obtida em (a). 15) H cinco livros (u, v, w, x e y) em uma prateleira. Voc deve selecionar alguns entre eles de modo a satisfazer todas as seguintes condies: i) Selecionar u ou v ou ambos; ii) Selecionar w ou x, mas no ambos; iii) Selecionar u e y juntos ou nenhum dos dois. a) Encontre uma expresso booleana que torne mais simples o ato de selecionar os livros da estante. b) Ao se utilizar apenas portas NAND de duas entradas para implementar a expresso booleana obtida em (a), qual o menor nmero de portas requeridas? Qual seria o atraso de propagao (vide Prob. 13)? 16) Considere os circuitos e as formas de onda W, X e Y apresentados a seguir e obtenha: a) A expresso gerada na sada Z do circuito A quando X e Y esto em um mesmo nvel lgico. b) A expresso gerada na sada Z do circuito B quando Y e W correspondem a diferentes nveis lgicos. c) As formas de onda (desenhe na figura abaixo) na sada Z para os circuitos A e B. Despreze atrasos de propagao das portas.

Circuito A

Circuito B
W

1 2 1 2 4 5

3 1 2 3 6

3 4 5 6
Z

1 2 1 2 1

3 1 2 3 4 5

3 4 6 5
Z

Figura 5 Circuito combinacional A.

Figura 6 Circuito combinacional B.


3/3

IESAM Engenharia de Controle e Automao Sistemas Digitais Prof. MSc. Edson S. C. Silva

Das könnte Ihnen auch gefallen