Sie sind auf Seite 1von 12

UM PROJETO DE PESQUISA MARCANDO E CONSTITUINDO UMA PRTICA DOCENTE

Isnary Aparecida Araujo da Silva Prefeitura Municipal de Campinas

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar como as reflexes sobre as prticas realizadas no contexto de um projeto de pesquisa marcou /afetou minha constituio como professora. A investigao de campo ocorreu na sala da prpria professora-pesquisadora, e est ancorada na perspectiva histrico cultural de Vigotiski. Palavras-chave: Famlia, escola, prtica escolar, professora, polticas pblicas.

Em 2008, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edson Lima Souto, situada na regio norte da cidade de Campinas estabeleceu uma parceria com a FE (Faculdade de Educao) da Unicamp e com um de seus grupos de pesquisa, denominado Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) coordenado pela professora Doutora Ana Luiza Bustamante Smolka. Tal parceria de estudo, pesquisa e trabalho foi financiada pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP , atravs do programa de Melhoria do Ensino Pblico. Foi apresentado um projeto geral de pesquisa intitulado Condies de desenvolvimento humano e prticas contemporneas: as relaes de ensino em foco, que tinha como foco investigar como as condies e as tecnologias afetam o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa era composto por pesquisadores da universidade e da escola, estagirios. Dentro do projeto geral de pesquisa, onde todos estavam envolvidos na reflexo

2 e estudo, foram surgindo temticas especficas onde cada um foi desenvolvendo o seu prprio trabalho. A agncia financiadora ofereceu condies para a realizao da pesquisa atravs de bolsas de auxilio pesquisa aos professores da unidade escolar envolvida e que estavam interessados em realizar pesquisas, bem como por meio da compra de materiais tecnolgicos como notebooks, computadores, filmadoras, mquinas fotogrficas para uso de toda a escola e dos profissionais/pesquisadores envolvidos. Os professores-pesquisadores realizavam encontros semanais com toda a equipe de trabalho, tambm participavam de encontros em subgrupos para discusso do andamento do(s) projeto(s) e aprofundamento terico das temticas e perspectiva adotada, e contava ainda, com o auxlio de estagirios. Como professora dessa unidade escolar, tambm me envolvi nesse projeto para estudar A relao famlia e escola. Este tema foi se construindo e se (re) configurando ao longo dos dilogos com as pessoas do grupo de pesquisa supracitado, assim como nos constantes dilogos entre os sujeitos que esto de algum modo envolvidos com a escola crianas, pais e familiares, funcionrios, professores, gestores, coordenadores, etc. e com os envolvidos com a escola. O objetivo em um primeiro momento era analisar as muitas formas de relao entre famlia e escola, bem como essa famlia adentra a escola nos dias de hoje, perceptvel, por exemplo, nos prprios modos em que organizava as reunies com as famlias. Podemos perceber, atravs das polticas pblicas, que existe uma idealizao dos modos de participao das famlias em relao vida escolar de seus filhos. H uma cobrana pelo grupo de professores e pela gesto da escola, que a famlia participe da vida escolar da criana atravs de um modo unilateral, onde participar acompanhar se o aluno faz as atividades propostas pela escola e der cincia aos documentos que esta possa enviar aos pais. Isto deixa margem para questionarmos que modo de participao esse? Presena sinnimo de participao? Como professora, julgava que minhas prticas com os pais eram diferentes. Em minhas reunies expunha meu trabalho com apoio de recursos audiovisuais, dava uma verdadeira aula show sobre como seria o trabalho e sobre do que se tratava a srie a qual o aluno iria cursar. Os pais dos alunos ficavam ali, paralisados me escutando. Ao final eu sempre

3 perguntava: -Algum tem algo a perguntar? Realmente acreditava que estava garantindo a participao de todos em minhas aulas, inclusive dos pais. No entanto, as leituras propostas nesses encontros de discusso e reflexo sobre o trabalho de pesquisa, juntamente com minhas observaes a respeito do meu fazer, me levaram a refletir sobre as relaes com os sujeitos envolvidos no processo educacional e a sua participao na dimenso micro das esferas sociais, mudando assim a minha concepo sobre a maneira pela qual deveria se dar a participao das famlias nas escolas, contrapondo-se assim aos documentos propostos pelas Polticas que prezam pela mera participao dos pais (responsveis) como tutores do rendimento escolar da criana. Como uma das alternativas para garantir a participao dos familiares na escola, eu propus aos alunos, a construo coletiva de um jornal em que o tema seria desenvolver matrias relacionadas histria de vida de cada um deles. Prontamente minha idia foi aprovada pelas crianas. Em meio a essa vivncia como professora-pesquisadora, pude circunscrever a minha pesquisa em oito tpicos para discusso e um maior aprofundamento terico:

1- Os modos de participao da famlia na escola; 2- Jogos de imagens estabelecidos entre escola e famlia; 3- Como so as relaes entre pais-escola, e pais-instncias superiores; 4- Construindo outros modos de participao das famlias; 5 A famlia construindo o currculo, e afetando/marcando a constituio da professora; 6- Como os pais estabelecem a relao com o conhecimento e com o uso das novas tecnologias; 7- De que maneira, como professora, me relaciono com o conhecimento; 8- 2011 volta para um 1ano outras crianas outras famlias outras relaes, das quais ressalto para analisar neste trabalho:

4 1-OS MODOS DE PARTICIPAO DAS FAMLIAS NA ESCOLA Ao longo da histria diferentes autores procuraram falar sobre as instituies sociais da famlia e da escola; dentre eles, Philippe Aris (1978). Em sua obra Histria social da criana e da famlia, o autor aponta a constituio da criana como um ser com caractersticas especficas e o surgimento de instituies prprias para desenvolver o trabalho de educao principalmente ligado formao moral. A dcada de 1980 foi marcada por produes que acabavam por culpabilizar o indivduo em seu dficit cultural. Assim a escola ia apontando para a famlia e seu status social como fator (pr) dominante, quando no determinante para o aprendizado infantil. Atualmente diferentes fontes, como a escola, as polticas pblicas, a mdias, a ONGs, as Organizaes Internacionais voltadas para a Educao, se preocupam em falar sobre como as famlias devem participar da escola de seus filhos. H inclusive uma poltica pblica federal que visa instrumentalizar os pais para esse fim. Em 2009 encontrei na biblioteca da escola uma cartilha intitulada Educar uma tarefa de todos ns esse material ensinava os pais a educarem seus filhos. Esse guia foi produzido em 2002, pelo Ministrio da Educao. Contou com a elaborao das professoras Ana Rosa Abreu, Renata Violante e Eliane Mingues, da assessoria Nacional do Programa Parmetros em Ao Secretaria de Educao Fundamental. O ministro da educao na poca era Paulo Renato Souza; no documento, feita uma apresentao para as famlias sobre a maneira como deve se dar o envolvimento delas com a vida escolar da criana. Sem a preocupao de contextualizar as comunidades, a proposta do guia uniformiza os modos de cuidar e educar da criana, sem ao menos compreender como so constitudas as famlias na atualidade; acabam por negligenciar tambm as condies reais do sistema, como por exemplo, quais so as marcas que as polticas capitalistas causam nos sujeitos, seja a excluso social ou o trabalho extra para reforar o oramento e, portanto, o sustento dos membros da famlia. Ser que esse modo de participao garante de fato que os pais se envolvam com a escola? Como um material que padroniza a sociedade, as famlias, as relaes, considera as especificidades? Famlias analfabetas, que exercem na sociedade trabalhos

5 exaustivos, sejam por serem braal, ou pelas condies de realizao dos mesmos, ou ainda at mesmo pela necessidade de trabalhar mais para complementar a renda. Este manual pretende garantir um modo de participao; mas um modo que delimita /ensina como, onde e o que cada parte envolvida no processo educacional pode realizar na educao da criana. Os pais em casa devem suprir o que muitas vezes falta na escola com atividades de leitura, atividades de escrita contextualizadas, atividades matemticas, etc. Para Nogueira e Zago (2007), so nas relaes dinmicas realizadas por sujeitos concretos, atravs de mltiplas experincias scio-histricas que se constri a trama da complexa relao entre famlia e escola. Aos pais dado o direito a voz, contudo, a escola conduz a discusso para o caminho que lhe convm, j que possui a crena de que colocar os pais para participar do conselho de escola, onde o processo conduzido para que o fim seja a realizao dos desejos das pessoas que esto (dentro) da escola, gestores e professores. o mesmo que legitimar a voz das famlias. Um modo de participao efetivo das famlias s possvel atravs de uma neo democracia, possibilitando aos pais se colocarem e participarem de maneira legitima no como se fosse um dever ou uma concesso feita pela escola. direito de a famlia ser sujeito do processo educacional e de constituio da comunidade escolar em que seu membro se insere.

2-

JOGOS DE IMAGENS, ESCOLA E FAMLIA.

Todo ser humano constri uma imagem sobre o outro e sobre si mesmo, isto se d nas relaes estabelecidas entre os sujeitos, e tambm acontece em relao s instituies sociais ao longo da histria. (citar referencia) A imagem, muitas vezes, que a famlia faz da escola a de um espao onde elas sentem medo de entrar, estar, sentindo-se refns por se tratar de um servio pblico, e que por ser de graa, acreditam no poder opinar e/ou questionar. Enquanto isso a escola acredita e reafirma a imagem construda historicamente de que uma instituio que detm o poder sobre o conhecimento. Isto far com que ela fique fadada ao fracasso do desenvolvimento do seu trabalho, sua funo social.

6 A escola, tambm reafirma na figura do professor a imagem de que a relao estabelecida com os pais deve ser a mesma que vivenciada com os alunos: a de ensinar. Quando se encontra com os pais, em momentos oficializados pelo sistema, como no caso da reunio de pais para falar sobre o aprendizado dos alunos, o professor lana mo de gestos que apontam para esse modo de relao. So exemplos desse modo de relao, o fato do professor colocar os pais sentados em fila e fazer uso da oratria como recurso fundante da sua prtica com os mesmos. Os pais ao aceitarem esse papel acabam por legitimar este tipo de postura. Esse modo de relao famlia-escola fica evidenciado na filmagem que realizei referente reunio de pais que teve lugar em setembro de 2009. Ao retomar a gravao que vou tendo a possibilidade de enxergar e analisar a minha prtica com a famlia, notoriamente contraditria. Mas de que modos os pais aceitam esse papel? As famlias se encontram em uma sociedade que por diferentes modos mostra, convida, cobra a participao das famlias na escola. O governo federal, estadual e at mesmo o municipal faz uso da mdia televisiva, que atinge a maioria das casas dos brasileiros para propagar que os pais devem acompanhar a escola em sua tarefa de ensinar. Sem levar em conta os interesses que existem por trs desses comerciais possvel que eles at auxiliem os pais no processo de desmistificao da imagem de autoridade da escola. Mas ainda assim, a todo o momento essa relao vai se estabelecendo de modo tenso e ambguo como analisa Nogueira e Zago (2007). Ento o que falta para que escola e famlia estabeleam outro modo de relao? Falta a garantia do acesso e da permanncia de todos os membros que participam desse espao social nas discusses que a escola faz. preciso que escola e famlia (re) construam a imagem atravs da integrao, e da parceria, da formao de um coletivo de trabalho em prol dos ideais estabelecidos e (re) criados, nas interaes.

4 - CONSTRUINDO OUTROS MODOS DE PARTICIPAO DAS FAMLIAS

7 A partir dos itens anteriores fica evidente a necessidade de se repensar a participao das famlias no ambiente da escola. A famlia deveria ser vista mais do que como um contribuinte financeiro ou como algum que referenda os mandos da escola. Ela tem que ser incorporada a esse espao e apropriar-se dele, e como um membro com interesses deve se fazer ouvida, mesmo que isso cause a escola uma tenso criada pela imagem de perda de poder sobre esse espao social. Mas como isso pode ser feito? Qual deve ser o caminho? preciso que a escola comece a compreender as famlias como sujeitos integrantes do coletivo da escola; e que esses sujeitos trazem consigo suas marcas vividas de do que foi/do que esperam da escola. Na relao tensa que se ir estabelecer est possibilidade de se construir um coletivo de trabalho, formado por diferentes sujeitos, que ao trazerem suas histrias fornecem ferramentas para a construo da escola idealizada pela comunidade.

5- A FAMLIA CONSTRUINDO O CURRCULO E CONSTITUINDO A PROFESSORA

A rede municipal de ensino da cidade de Campinas, no possua uma proposta curricular estabelecida para os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que somente em 2008 que foi estabelecida uma diretriz para o mesmo. A construo do Projeto Poltico Pedaggico acontece no inicio do ano letivo, e depois da aprovao pelos rgos competentes da Secretaria de Educao Municipal, ele tem a durao de dois anos, podendo nesse perodo ser feitas reformulaes. O modo que ele feito bastante fragmentado. disponibilizado pela prefeitura poucos dias para sua constituio, normalmente, paralelamente ao planejamento dos primeiros meses de aula, na reunio chamada Trabalho Docente Coletivo (TDC), que tem a durao de 1 hora e 40 minutos e dividido entre os grupos de 1 a 5 ano e grupo de EJA e 6 ao 9 ano. Se necessrio um coletivo de trabalho para caminharmos na direo de uma educao emancipatria como aponta Moraes (2010), como a escola, a rede municipal, as polticas publicas gestam esse modo dividido, descontextualizado de elaborao dos ideais de uma comunidade?

8 Como a famlia, que no chamada para participar do Projeto Poltico Pedaggico percebe esse trabalho que visto por quem vive o cotidiano da escola? Haveria outros modos da famlia participar do trabalho realizado no ambiente escolar? No desenvolvimento da presente pesquisa, fui me aproximando das famlias e tambm passei a retomar as reflexes que fazia como professora. Isso possibilitou perceber o entrelaamento entre as minhas prticas e as famlias. Esse drama fica exposto no meu dirio de campo, no seguinte trecho: Aps a reunio de pais, alguns me fazem perguntas: - Professora, posso ensinar minha filha em casa a tabuada, pois na 3 srie eu j sabia? - Professora, esse livro de matemtica muito forte, ele muito complicado e ensina multiplicao, confunde a gente. Pais de crianas que apresentam dificuldades perguntam: - Isnary, se meu filho passar de ano eu vou pedir para ele reprovar, ele no sabe nada, ele no l. (Registro da reunio de pais, junho de 2010). -Isnary, com voc meu filho come letrinhas quando a outra professora no, por qu? Falas como estas me fizeram refletir sobre uma srie de questes: Ensino para quem? Ningum? Se o pai do aluno tido pela escola como bom diz que vai ensin-lo em casa, ou que estou complicando muito com um livro, e o pai de um aluno com dificuldade tambm questiona o meu trabalho e assume que o filho j est reprovado, o que eu estou fazendo? Isso me leva tambm a pensar nos contedos a serem ensinados, nas expectativas dos pais com relao aos seus filhos, no meu prprio trabalho e nas minhas concepes e expectativas. Esse trecho do dirio de campo aponta que os pais, atravs de suas experincias histricas, trazem um conhecimento do que a escola, e o que esperam dela. Em uma nica reunio com trs horas de durao os pais apontam: Sobre os diferentes modos de ensinar e aprender Apontam e redimensionam o currculo proposto por mim Apontam suas expectativas sobre a funo/o trabalho a ser feito pela escola O que eu concebia sobre o conhecimento, currculo como sendo algo imutvel foi colocado prova pela famlia. Isto mostra que a escola precisa compartilhar seus

9 conhecimentos, ouvir o que as famlias trazem como conhecimento, como prticas escolares. A escola, o municpio, as polticas publicas fazem o que com esse conhecimento, com essa participao da famlia na construo do currculo? Ignorar, calar a voz da famlia um modo confortvel da escola se executar o seu trabalho e se ausentar da responsabilidade de ensinar conhecimentos. Isto no basta quando pensamos em uma educao emancipatria. preciso que todos da escola juntos ouam o que as famlias tm a dizer sobre o que a escola faz; pois elas so corresponsveis na educao dos alunos. A famlia no est presente s quando fala sobre o currculo, ela atua na formao, no conhecimento do prprio professor. No caso citado no dirio de campo, a famlia atravs do dialogo possibilitou que as minhas certezas fossem desconstrudas, elas possibilitaram o avano no desenvolvimento da minha prtica. Vigotski um autor que nos faz compreender a posio ocupada pela famlia. Ela foi o outro que atravs da interao permitiu que eu passasse a conceber o currculo, o conhecimento no como algo imutvel, mas sim que ele sofre a ao das diferentes interpretaes dos sujeitos. Outro momento em que a famlia participou do currculo foi quando em 2010 os alunos elaboraram um jornal escrito. Ele tinha por objetivo trabalhar com as histrias dos alunos, para isso foi elaborado pelas prprias crianas um questionrio, Em um primeiro momento as mes seriam chamadas para contar sobre o nascimento de seus filhos, dada demanda a proposta foi reconfigurada, as crianas conversaram com os pais e depois contaram para a turma a sua histria.

8- 2011 VOLTA PARA UM 1 ANO OUTRAS CRIANAS OUTRAS FAMLIAS OUTRAS RELAES volta a um trabalho com crianas de seis anos, aps acompanhar uma mesma turma por trs anos, e que ocorreu paralelamente a possibilidade de refletir sobre o meu trabalho, sobre os modos que a escola estabelece relao com os diferentes membros,

10 como as polticas publicas vo impactando a escola; fez-me pensar o que fica dessa experincia. Dentre elas encontra-se: repensar os modos de relao famlia e escola, as; as prticas com leitura e o uso das tecnologias. A proximidade com as famlias ouvi-las uma prtica que quero levar em meu trabalho, pois ao ouvi-los que me refao como professora. Mas como disse Nogueira e Zago (2007) as relaes ente escola e famlia so por vezes contraditrias; isso aconteceu no meu retorno. Quando regressei ao trabalho em 2011, com as crianas ingressantes no Ensino Fundamental, minhas expectativas com relao aos modos de participao das famlias me levaram a crer que por ter estudado o assunto, e porque me aproximei dos pais sabia tudo dessa relao. Acostumada grande presena dos pais das crianas do 1 ano da escola, tinha como imagem que para essas famlias tudo era novo e merecia ser conhecido. Elaborei uma reunio inicial para que eu falasse aos pais sobre o trabalho realizado no primeiro ano, pressupondo que eles no conheciam como o mesmo acontece. Novamente estava amarrada s minhas prticas de reunies que fazia at ento. Essa imagem foi desconstruda, pois o inesperado aconteceu: os pais que concebi que me questionariam no fizeram perguntas, minhas reunies que eram conhecidas pela escola por serem longas porque eu falava muito, foi extremamente curta. No procurei saber se os pais j tinham conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela escola, no perguntei se o horrio era o melhor para as famlias. Aps a reunio comecei a elaborar questes sobre o acontecido: O que significou para mim o meu monlogo? E para os pais? O que fao com esse modo de participao? Outro estranhamento que tive no inicio desse ano, foi a entrada de pais na sala de aula para acompanhar seus filhos que choravam muito, agrediam a mim, pois no queriam entrar na escola. Como isso me afetou? Como a me se sentiu ao ver minha aula? Ela ficou mais confortvel, ou mais tensa? Se ficou tensa, foi pelo comportamento da filha ou por ela estar sentindo atravs das minhas aes que invadiu um espao que no dela? Outra questo que reaparece com a volta ao trabalho com as crianas de seis anos, diz respeito ao conhecimento. As crianas dessa turma em sua grande maioria estudaram na

11 Escola de Educao Infantil Municipal, situada ao lado da EMEF, muitas trazem muitas informaes, conhecimentos sobre leitura e a escrita, a todo o momento essas crianas fazem pontuaes sobre o trabalho desenvolvido em sala, sempre opinam sobre o tema que est sendo levantado. Um exemplo disso foi quando eu estava fazendo a leitura de um livro que fazia uso do nome dos animais para trabalhar com as letras do alfabeto. Quando cheguei leitura do animal com a letra D que era um dromedrio algumas crianas me perguntaram que animal era esse. Uma das crianas muito solicita explica que um animal parecido com o camelo, s que ele tem uma corcova enquanto o camelo tem duas. Quando terminei de ler o texto informativo sobre o animal, as crianas perceberam que a informao dada pelo colega estava certa, isso colaborou para um aprendizado significativo e uma apropriao do termo. Essa mesma criana fez pontuaes quando a estagiria em mestrado Nilce, foi ler um livro que falava sobre o dia e a noite, ele comentou que quando aqui est dia no Japo noite. Outro aluno ao ver na lousa escrito maro me questiona por que a letra no est no alfabeto, eu que no sabia, precisei retomar na memria que uma criana da turma anterior no final do 3 ano fez a mesma pergunta e foi pesquisar. Pedi a ela que explicasse a todos da sala e depois recorrer a uma pesquisa para ver se a respostava estava correta. Como eu sistematizo, aprofundo esses conhecimentos que as crianas trazem das interaes ocorridas em casa, da escola anterior, aprendidas com as mdias? A cultura perpassa a escola. As crianas por sua vez, trazem vivencias de sua cultura, da sua religio, mas a escola que tida como laica, acaba sem saber o que fazer com essas informaes, como mediar esse conhecimento que adentra a escola. So as crianas que mudaram, ou foi o fato de ter estudado que possibilitou que meu olhar estivesse mais atento a esses fatos, significando eles de modo diferente em minha prtica?

12 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARIS P. A histria social da criana e da famlia (1978), Rio de Janeiro, Zahar Editores. MORAES, M. C. MONICA, A avaliao da escola pelos pais (2010), Campinas, Unicamp. NOGUEIRA A. M. Relao famlia- escola: novo objeto na sociologia da educao FFCL RP USP R. Preto fevereiro/agosto de 1998. NOGUEIRA A. M.; ROMANELLI G.; ZAGO N. org. (2007) Famlia e escola- Trajetrias de escolarizao em camadas mdias e populares R. de Janeiro, Ed Vozes. SMOLKA, B. L. A. Estatuto do sujeito, desenvolvimento humano e teorizao sobre a criana. VIGOTSKI, S. L. (2004) Psicologia pedaggica. S. Paulo, Martins Fontes. VIGOTSKI S. L.; LURIA R. A.; LEONTIEV N. A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. S. Paulo, cone.

Das könnte Ihnen auch gefallen