Sie sind auf Seite 1von 3

CAMPOS MAGNTICOS CRIADOS POR UM CONDUTOR LINEAR Objetivo Verificar o campo magntico gerado por um condutor percorrido por

uma corrente eltrica. Introduo Terica Todo campo magntico est associado a uma carga eltrica em movimento. Basta uma carga eltrica em movimento para, simultaneamente, termos um campo magntico. Mas uma carga em movimento no gera um campo magntico. Na verdade, podemos pensar essas duas grandezas (carga em movimento e campo magntico) como uma s, pois a partir do momento que temos uma, temos tambm a outra. Os efeitos de um campo magntico no podem ser vistos. Mas pode ser percebido, o que permite fazer seu desenho - uma representao geomtrica, no qual estampamos os plos e linhas magnticos. Um campo magntico pode - da mesma forma que um campo eltrico - ser representado geometricamente por figuras denominadas linhas de campos, tambm chamadas de linhas de induo ou linhas de fora do campo magntico. O local onde o campo magntico tem maior intensidade representado por uma concentrao maior de linhas. importante lembrar que o conceito de um campo de fora que surge a partir de linhas de fora foi desenvolvido por Faraday, quando ele relacionou o magnetismo com a eletricidade. Lei de Gauss Os ms apresentam regies onde o campo magntico mais intenso e que so denominadas plos magnticos. Essas regies so denominadas, arbitrariamente, de plo sul e plo norte. Existe uma relao de interao entre esses dois plos: quando aproximamos o plo de um m do plo oposto de outro m podemos constatar uma atrao entre eles. Mas quando aproximamos um m com um de seus plos voltado para o mesmo plo de outro m percebemos uma forte repulso entre eles. Bibliografia BECHARA, Maria Jos; DUARTE Jos Luciano Miranda; ROBILOTTA, Manoel Roberto; VASCONCELOS, Suzana Salm - Apostila de Fsica 3 para o curso de Eletromagnetismo Instituto de Fsica USP So Paulo 2002. CARRON, Wilson; GUIMARES Oliveira. - Fsica Volume nico - Editora Moderna - Coleo Base 2 edio So Paulo 2003.

ELETROMAGNETISMO

Prof.: Valmir

Pgina 1

GRUPO DE REELABORAO DO ENSINO de FSICA - Fsica 3: Eletromagnetismo/GREF. 3 edio - Edusp/Editora da Universidade de So Paulo - So Paulo - 1998. HAMBURGER, Ernst. W. - O que fsica - Editora Brasiliense - Coleo Primeiros Passos - 3 reimpresso da 6 edio So Paulo 2007. PIETROCOLA, Maurcio P. - Projeto para melhoria do Ensino Pblico - Atualizao dos Currculos de Fsica no Ensino Mdio de Escolas Estaduais: A Transposio das Teorias Modernas e Contemporneas para Sala de Aula - 2003 - Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo e FAPESP 2003 / 00146 -3. UENO, Paulo T. - Fsica no cotidiano - leituras e atividades - Volume 3 - Editora Didacta.

Instrumentos: Medidor Magntico; Multmetro Digital. Diagrama Fsico:

Procedimentos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Inserir o mdulo DL3155M05R no console; Conectar o multmetro como ampermetro na Fig.1.2.a, nos terminais 1 e 3; Manter o boto S1 acionado; Ajustar a tenso V+, at obter uma corrente igual a 0,35 A (350 mA); Aproximar o medidor magntico do condutor linear; Verificar as tendncias das linhas de fora e desenhar o esquema na figura 1.3.a; Mudar a conexo do ampermetro para os terminais 3 e 2 da figura 1.2.a; Ajustar a tenso V-, at obter uma corrente igual a 0,35 A; Repetir o item 5 e 6 desenhando o esquema na figura 1.3.b; Comparar os resultados da figura 1.3. e 1.3.b anotando suas diferenas na concluso.

ELETROMAGNETISMO

Prof.: Valmir

Pgina 2

Resultados Obtidos:

Questionrio: 1. A rea espacial que sente os efeitos do material por uma corrente eltrica definido como? Resposta: Campo eletromagntico 2. Qual o nome do formato do conjunto das linhas do campo magntico?

Resposta: Linhas de campo magntico; Linhas de induo magntica; Linhas de fluxo magntico.
Concluso:

Alguns conceitos de eletromagnetismo, por serem relativamente abstratos e tipicamente tridimensionais, requerem mais esforo dos alunos para serem entendidos. Quando combinados com a forma tradicional de apresentao, usando meios bidimensionais como o quadro-negro ou a projeo de figuras estticas, o aluno tem que recorrer a imaginao para entender o que est sendo explicado. Com a utilizao do Medidor Magntico e o Multmetro Digital e o auxlio de um console com placa mestra DL3155M05R, podemos realizar experimentos em laboratrio, visando justamente auxiliar no aprendizado de alguns conceitos de eletromagnetismo, mais especificamente, conceitos de corrente eltrica, circuitos eltricos e campo magntico. A ideia que ela possa ser usada pelos alunos para revisarem os conceitos tericos e explicaes realizadas em sala de aula.

ELETROMAGNETISMO

Prof.: Valmir

Pgina 3

Das könnte Ihnen auch gefallen