Sie sind auf Seite 1von 14

Capitalismo Origens Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna.

Com o renascimento urbano e comercial dos sculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro atravs de atividades comerciais Capitalismo definido como um sistema econmico: e pode ser resumidos em 3 fases... Primeira Fase : Capitalismo Comercial ou Pr-Capitalismo Este perodo estende-se do sculo XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegaes e Expanses Martimas Europias, fase em que a burguesia mercante comea a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matrias-primas no encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem Amrica, por exemplo, vo comear um ciclo de explorao, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes caractersticas capitalistas : busca do lucros, uso de mo-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relaes bancrias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais. Segunda Fase : Capitalismo Industrial No sculo XVIII, a Europa passa por uma mudana significativa no que se refere ao sistema de produo. A Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas razes na Europa e em outras regies do mundo. A Revoluo Industrial modificou o sistema de produo, pois colocou a mquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesos. O dono da fbrica conseguiu, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produo acontecia com mais rapidez. Se por um lado esta mudana trouxe benefcios ( queda no preo das mercadorias), por outro a populao perdeu muito. O desemprego, baixos salrios, pssimas condies de trabalho, poluio do ar e rios e acidentes nas mquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste perodo. O lucro ficava com o empresrio que pagava um salrio baixo pela mo-deobra dos operrios. As indstrias, utilizando mquinas vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa. O capitalismo ganhava um novo formato. Muitos pases europeus, no sculo XIX, comearam a incluir a sia e a frica dentro deste sistema. Estes dois continentes foram explorados pelos europeus, dentro de um contexto conhecido como neocolonialismo. As populaes destes continentes, foram dominadas a fora e tiveram suas matrias-primas e riquezas exploradas pelos europeus. Eram tambm forados a trabalharem em jazidas de minrios e a consumirem os produtos industrializados das fbricas

europias. Terceira Fase : Capitalismo Monopolista-Financeiro Iniciada no sculo XX, esta fase vai ter no sistema bancrio, nas grandes corporaes financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este perodo est em pleno funcionamento at os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulao no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalizao permitiu as grandes corporaes produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a reduo de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vrios pases, mantendo um comrcio ativo de grandes propores. Os sistemas informatizados possibilitam a circulao e transferncia de valores em tempo quase real. Apesar das indstrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancrio e financeiro so aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econmico atual. Teoria capitalista Algumas pessoas enfatizam a propriedade privada de capital como sendo a essncia do capitalismo,ou enfatizam a importncia de um mercado livre como mecanismo para o movimento e acumulao de capital, j que um livre mercado uma consequncia lgica da propriedade privada. Karl Marx o observa atravs da dinmica da lutas de classes, incluindo a a estrutura de estratificao de diferentes segmentos sociais, dando nfase s relaes entre proletariado (classe trabalhista) e burguesia (classe dominante). Para o pensador alemo, a diferena de poder econmico entre as classes um pressuposto do sistema, ou seja, a classe dominante acumular riquezas por meio da explorao do trabalho das classes operrias.

___________________ Desenvolvimento do Capitalismo

O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do sculo XVI. A transio que houve do feudalismo para o capitalismo foi bastante desigual; foi mais rpida na parte ocidental da Europa e mais lenta na parte central e oriental. A transio foi bem mais acelerada no Reino Unido, do que nos outros pases.

O capitalismo foi se evoluindo gradativamente, aos poucos foi se sobrepondo sobre outras formas de produo, at ter sua hegemonia, que ocorreu em sua fase industrial.

Considerando seu processo de desenvolvimento, pode-se dividir o capitalismo em 3 fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro.

Caractersticas do Capitalismo

Todos os pases so diferentes uns dos outros, mas os capitalistas apresentam algumas caractersticas semelhantes.

Estrutura de propriedade: predomina a propriedade privada. Em alguns pases o Estado tambm dono de alguns meios de produo; atua como capitalista principalmente em setores bsicos e de infra-estrutura.

Relao de trabalho: o trabalho assalariado predominante. Mas em muitas regies subdesenvolvidas e rurais ocorrem relaes de trabalho ilegais, como a escravido, ou trabalho forado por dvida.

Objetivo: o nico objetivo ter constantemente a obteno de lucro, no importando quem perca com isso. As empresas estatais recebem ajuda de subsdios do governo, sendo difcil ir a falncia, ao passo que se uma empresa privada operar no vermelho, ela pode falir.

Meios de troca: o principal meio de troca o dinheiro, que facilitou bastante o comrcio. Outros meios de troca o cheque e o carto de crdito, em que possvel movimentar um fundo em dinheiro depositado no banco. Com um carto bancrio possvel fazer pagamentos sem o uso de dinheiro real ou cheque.

Funcionamento da economia: os agentes econmicos fazem investimentos se guiando pela lei da oferta e da procura. Investem com o objetivo de conseguir a maior rentabilidade.

A lei da oferta e da procura funciona da seguinte maneira: se houver mais oferta do que procura os preos tendem a cair; se houver mais procura que oferta os preos tendem a subir. Essa lei a essncia da economia de mercado.

Relao social: h uma grande desigualdade social, principalmente nos pases subdesenvolvidos, ficando a maior parte da renda com poucos. Mas nestes ltimos anos, tambm em pases desenvolvidos tem crescido a distancia entre ricos e pobres.

Capitalismo Comercial

Essa etapa do capitalismo se estendeu do sculo XV at XVIII. Houve uma expanso de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as ndias, e tirar a supremacia da Itlia no comrcio com o Oriente, atravs do Mediterrneo.

Foi uma poca marcada por Grandes Navegaes e descobrimentos, mas tambm de escravido e genocdios de muitos nativos da Amrica e frica. Os europeus comandaram esse processo de colonizao e explorao.

Esse termo capitalismo comercial se deu porque o acmulo de riquezas ocorreu por meio do comrcio. A economia nesse perodo funcionava sob a interveno governamental, pois promover e aumentar o poder do Estado. A riqueza e o poder de um pas era medido pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas.

Durante o capitalismo comercial tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mo dos comerciantes europeus. O negcio mais lucrativo foi o trfico de escravos negros.

Neste perodo tambm se acumulava riquezas tendo uma balana comercial favorvel, ou seja, mais exportar do que importar. As colnias garantiam grande lucro, visto que eram obrigadas a vender os seus produtos

por preos baixos, e comprar das metrpoles coisas que necessitavam por preos altos.

Essa fase foi fundamental para se desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acmulo de capitais na mo da burguesia europia. Essa acumulao inicial de capitais criou condies, no Reino Unido e depois em outros pases, para que ocorresse a Revoluo Industrial.

Capitalismo Industrial

O capitalismo industrial foi marcado por transformaes na economia, na sociedade, na poltica e cultura. Uma de suas caractersticas mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores.

A essncia do sistema no era mais o comrcio. O bom lucro vinha da produo de mercadorias.

O mecanismos da explorao capitalista foi chamada por Karl Marx de mais valia.

Mais valia: o trabalhador assalariado recebe uma remunerao por cada jornada de trabalho. Mas o trabalhador produz um valor maior do que aquele que recebe em forma de salrio. Essa parte de trabalho no pago fica no bolso dos donos das fbricas, minas e etc. Assim todo produto vendido traz uma parte que no paga aos trabalhadores, permitindo o acmulo de capitais.

Por isso que o regime assalariado a melhor forma de trabalho no capitalismo. O trabalhador assalariado alem de produzir mais, tem condies de comprar os produtos. Com isso a escravido foi extinta quando o trabalhador assalariado comeou a predominar.

Com o aumento da produo tambm houve o aumento de mo-deobra, energia, matria-prima e mercado para os seus produtos. A industrializao estava no s na Europa, mais tambm nos Estados Unidos, e no Japo estava comeando.

Nessa nova fase do capitalismo a burguesia industrial, ao contrrio da fase comercial passou a ser um empecilho. Consolidou-se uma nova doutrina econmica, o liberalismo.

Mudanas importantes estavam ocorrendo: a produtividade e a capacidade de produo aumentavam rapidamente; e a produo em srie crescia. Na segunda metade do sculo XIX, estava acontecendo a Segunda Revoluo Industrial. Um dos aspectos importantes desse perodo foi a introduo de tecnologias e novas fontes de energia, passou a haver um interesse para a pesquisa cientifica com o objetivo de desenvolver novas e melhores tcnicas de produo.

A descoberta da eletricidade beneficiou no s as industriais como a sociedade em geral, melhorando a qualidade de vida. Com o desenvolvimento do motor, e utilizao de combustveis derivados do petrleo, foi aberta novas formas de transporte.

Com o grande aumento da produo, houve tambm competio para se ganhar mercados consumidores e novas fontes de matrias-primas.

Foi nessa poca que ocorreu a expanso imperialista na frica e sia. Esses continentes foram partilhados entre os pases imperialistas. Com essa partilha consolidou-se a diviso internacional do trabalho, em que as colnias se especializavam em fornecer matrias-primas com o preo bem barato aos pases que estavam se industrializando.

Nessa poca surge ema potencia industrial fora da Europa, os Estados Unidos. Eles adotaram o lema A Amrica para os americanos. Os Estados Unidos tinham como rea de influencia econmica e poltica a Amrica Latina.

Em fins do sculo XIX tambm comeou a surgir o Japo como potencia. Passou a disputar territrios com as potencias europias, principalmente o territrio da China.

Apesar de a primeira metade do sculo XX ser marcada por avanos tecnolgicos, foi tambm um perodo de instabilidade econmica e geopoltica. Houve a Primeira Guerra Mundial, Revoluo Russa, Grande Depresso e a Segunda Guerra Mundial. Em poucas dcadas o capitalismo passou por crises e transformaes.

Capitalismo Financeiro

Com o crescimento acelerado do capitalismo passou a surgir e crescer rapidamente vrias empresas, por causa do processo de concentrao e centralizao de capitais. A grande concorrncia favoreceu as grandes empresas, o que levou a fuses e incorporaes, trazendo monopolizao em muitos setores da economia.

O capitalismo dessa forma entrava em sua fase financeira e monopolista. O inicio dessa nova fase capitalista coincidiu com o perodo da expanso imperialista (1875 1914), em fins do sculo XIX e meados do sculo XX. Mas a consolidao s ocorreu aps a Primeira Guerra Mundial, quando as empresas ganharam mais poder e influencia.

A expanso do mercado de capitais uma marca do capitalismo financeiro. Nos Estados Unidos se consolidou um grande mercado de capitais. As empresas foram aumentando seus capitais atravs da venda de aes em bolsas de valores. Permitindo assim, a formao de enormes corporaes.

Os bancos passam a ter um papel importante como financiadores de produo.

A livre concorrncia e o livre mercado passam a ser substitudos por um mercado oligopolizado. O Estado tambm comea a intervir na economia.

Em 1929 apesar de o capitalismo financeiro crescer houve uma grande crise, que levou milhares de bancos e industrias a falncia, causando at 1933 quatorze milhes de desempregados. Essa crise se deu devido a grande produo industrial e agrcola, mas pouca expanso do mercado de consumo externo; a industria europia passa a importar menos e exportar menos dos Estados Unidos; exagerada especulao com aes na bolsa de valores. Porem acreditava-se, segundo os preceitos liberais, que o Estado no deveria se interferir na economia.

Mas em 1933 foi elaborado e colocado em prtica o New Deal, pelo presidente Franklin Roosevelt. Foi um plano de obras publicas, com o objetivo de acabar com o desemprego, sendo este plano fundamental para melhorar a economia norte-americana.

Keynesianismo poltica de interveno estatal numa economia oligopolizada. Recebeu este nome porque seu principal terico e defensor foi John M. Keynes.

Trustes grandes grupos que controlam todas as etapas da produo, desde a retirada de matria-prima da natureza at a distribuio das mercadorias.

Cartel associao entre empresas para uma atuao coordenada, estabelecendo um preo comum, restringindo a livre concorrncia. Geralmente elevam o preo em comum.

O truste o resultado tpico do capitalismo, que leva a fuso e incorporao de empresas de um mesmo setor de atividade. J o cartel surge quando empresas visam partilhar entre si, atravs de acordo, um determinado mercado ou setor da economia.

Surgiram tambm atravs dos trustes os conglomerados. Eles so corporaes que atuam no capitalismo monopolista. Resultantes de uma grande ampliao e diversificao dos negcios, visam dominar a oferta de determinados produtos e servios no mercado.

Um dos maiores conglomerados do mundo o Mitsubishi Group, que fabrica desde alimentos, automveis, ao, aparelhos de som, televisores, navios, avies e etc. O Mitsubishi tem como financiador o banco Mitsubishi, que aps a sua fuso, Tokyo-Mitsubishi, se tornou o maior do planeta.

Aps a Segunda Guerra Mundial, as antigas potencias europias foram entrando num processo de decadncia, perdendo seus domnios coloniais na sia e frica. Esse perodo ps-guerra, foi o incio do atual processo de globalizao da economia.

O capitalismo e o socialismo so dois sistemas scios econmicos bem diferentes. capitalismo um sistema bem antigo, que tinha como objetivo a produo, acumulao de riquezas atravs do comrcio. Os mais ricos compravam a mo-de-obra dos mais pobres, e assim dessa forma aqueles com maior poder de capital se enriqueciam, gerando assim a desigualdade social. No socialismo a proposta era bem diferente. Os pensadores humanistas tinham em mente, criar um sistema scio-econmico bem forte, onde acabariam com as desigualdades sociais. Com teorias bem diferentes, esses dois sistemas econmicos acabaram dividindo o mundo em dois, os pases capitalistas, e os socialistas.

SO CIALISMO: Definir claramente o sentido de Socialismo, hoje em dia, no constitui tarefa das mais simples. Essa dificuldade pode ser creditada utilizao ampla e diversificada deste termo, que acabou por gerar um terreno bastante propcio a confuses. Constantemente encontramos afirmaes de que os comunistas lutam pelo socialismo, assim como tambm o fazem os anarquistas, os anarco-sindicalistas, os sociais-democratas e at mesmo os prprios socialistas. A leitura de jornais vai nos informar que os governos Cubano, Chines, Vietnamita, Alemo, Austraco, Ingles, Francs, Sueco entre outros, proclamam-se socialistas. Caberia ento perguntar o que que vem a ser este conceito, to vasto, que consegue englobar coisas to dispares. A Histria das Idias Socialistas possui alguns cortes de importncia. O primeiro deles entre os socialistas Utpicos e os socialistas Cientficos, marcado pela introduo das idias de Marx e Engels no universo das propostas de construo da nova sociedade. O avano das idias marxistas consegue dar maior homogenidade ao movimento socialista internacional.

Pela primeira vez, trabalhadores de pases diferentes, quando pensavam em socialismo, estavam pensando numa mesma sociedade - aquela preconizada por Marx - e numa mesma maneira de chegar ao poder.

A histria do socialismo encontra suas origens na Revoluo Francesa e nas mudanas trazidas pela Revoluo Industrial, apesar de ele ter precedentes em movimentos e ideias anteriores. Assim como o conceito de capitalismo, ele contm uma grande gama de vises. O termo 'socialismo' geralmente atribudo a Pierre Leroux em 1834, que chamou de socialismo "a doutrina que no desistiria dos princpios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revoluo Francesa de 1789, ou a Marie Roch Louis Reybaud na Frana, ou ento na Inglaterra a Robert Owen, que considerado o pai do movimento cooperativo. A maioria dos socialistas daquele perodo se opuseram aos deslocamentos trazidos pela Revoluo Industrial. Eles criticaram o que conceberam como injustia, desigualdades e sofrimentos gerados pela revoluo e o mercado livre laissez faire no qual ela se sustentava. Resumo O Conde de Saint-Simon, que reconhecido como o fundador do socialismo francs, argumentou que uma irmandade de homens deveria acompanhar a organizao cientfica da indstria e da sociedade. Proudhon disse que "propriedade roubo" e que o socialismo era "toda ideia para o melhoramento da sociedade". Proudhon se definia como anarquista, assim como Bakunin, o pai do anarquismo moderno, que tambm chamado de socialista libertrio, uma teoria na qual os trabalhadores controlariam os meios de produo atravs de suas prprias associaes de produo. O Manifesto Comunista foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848, pouco tempo antes das Revolues de 1848 varrerem a Europa, expressando o que eles chamaram de 'socialismo cientfico'. No ltimo tero do sculo XIX partidos social-democratas surgiram na Europa, baseando-se principalmente no Marxismo. Na primeira metade do sculo XX a Unio Sovitica e os partidos Comunistas da Terceira Internacional ao redor do mundo passaram a representar o socialismo em termos do modelo econmico de desenvolvimento sovitico, ou seja, a criao de economias planificadas direcionadas por um Estado que possui todos os meios de produo, apesar de outros ramos condenarem o que eles enxergavam como falta de democracia. Comunistas na Iugoslvia na dcada de 60 e na Hngria nas dcadas de 70 e 80, comunistas chineses desde a Reforma Econmica Chinesa, e alguns

economistas ocidentais, propuseram diferentes formas de socialismo de mercado, reconciliando o controle cooperativo ou do Estado dos meios de produo com foras do mercado, permitindo que o mercado guie a produo e o comrcio ao invs de planejadores centrais. Em 1945 Partidos Socialistas Europeus no poder eram considerados administraes socialistas por alguns. No Reino Unido, Herbert Morrison disse que "Socialismo o que a mo-de-obra do governo faz", enquanto Aneurin Bevan argumentou que o socialismo requer que "os principais setores da economia sejam trazidos para o poder pblico", com um plano econmico e democracia dos trabalhadores. Alguns argumentaram que o capitalismo havia sido abolido. Os governos socialistas estabeleceram a 'economia mista' com nacionalizaes parciais e bem-estar social. Em 1968 a longa Guerra do Vietn (1959-1975) fez surgir a Nova Esquerda, socialistas que tendiam a ser crticos URSS e Social Democracia. AnarcoSindicalistas, alguns elementos da Nova Esquerda e outros preferem controle descentralizado e coletivo na forma de cooperativas ou conselhos operrios. Nas dcadas recentes, partidos socialistas europeus redefiniram seus objetivos, e reverteram suas polticas sobre nacionalizao. No sculo XXI, na Venezuela, o presidente Hugo Chavez apresentou o que ele chamou de 'Socialismo do sculo XXI', que inclua uma poltica de nacionalizao de recursos nacionais, como o petrleo, anti-imperialismo, e se auto denominou um Trotskista apoiando 'revoluo permanente'. [editar] Origens do socialismo O surgimento do termo "socialismo" frequentemente atribudo a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na Frana, ou ento na Inglaterra a Robert Owen, que considerado o pai do movimento cooperativo.

Conde de Saint-Simon, fundador do socialismo francs Os primeiros socialistas modernos eram os crticos sociais ocidentais do incio do sculo XIX. Nesse perodo, o socialismo emergiu de uma combinao de doutrinas e experimentos sociais associados primariamente com pensadores

franceses e britnicos - especialmente Robert Owen, Charles Fourier, PierreJoseph Proudhon, Louis Blanc e o Conde de Saint-Simon. Esses crticos sociais criticaram os excessos de pobreza e desigualdade da Revoluo Industrial, e defendiam reformas como a distribuio igualitria de riquezas e a transformao da sociedade em pequenas comunidades nas quais a propriedade privada seria abolida. Apresentando princpios para a reorganizao da sociedade por linhas coletivistas, Saint-Simon e Owen queriam criar o socialismo nas bases de comunidades planejadas, utpicas. De acordo com alguns relatos, o uso das palavras "socialismo" ou "comunismo" estava relacionado atitude com relao religio em uma dada cultura. Na Europa, "comunismo" era considerado a mais atesta das duas. Na Inglaterra, entretanto, essa palavra parecia muito com comunho, ento os ateus preferiam se denominar socialistas. Em 1847, de acordo com Friedrich Engels, "Socialismo" era "respeitvel" no continente europeu, enquanto "Comunismo" era o oposto, os Owenistas na Inglaterra e os Fouriernistas na Frana era considerados socialistas, enquanto os movimentos operrios que "proclamavam a necessidade de uma mudana social total" se denominavam "comunistas". Esse ltimo era "poderoso o bastante" para produzir o comunismo de tienne Cabet na Frana e Wilhelm Weitling na Alemanha. [editar] Henri de Saint-Simon Henri de Saint-Simon, que chamado de fundador do socialismo francs, argumentava que uma sociedade de homens deve acompanhar a organizao cientfica da indstria e da sociedade. Ele props que a produo e distribuio deveriam ser controladas pelo Estado, e que permitir que todos tivesses oportunidades iguais para desenvolver seus talentos levaria harmonia social, e o Estado poderia ser virtualmente eliminado. "Poder sobre os homens seria substitudo pela administrao das coisas." [editar] Robert Owen Robert Owen advogava a transformao da sociedade em comunidades pequenas, locais sem sistemas elaborados da organizao social. Owen foi um gerente de moinho de 1800 a 1825. Ele transformou a vida na vila de New Lanark com ideias e oportunidades que eram pelo menos cem anos frente de seu tempo. Trabalho infantil e punio corporal foram abolidos, e os aldees tinham casas decentes, escolas e aulas noturnas, atendimento mdico gratuito, e comida a preos acessveis. [editar] Pierre-Joseph Proudhon Pierre-Joseph Proudhon pronunciou que "propriedade roubo" e que o socialismo era "toda atitude com objetivo de melhorar a sociedade". Proudhon se auto-denominava anarquista e props que uma livre associao de indivduos deveria substituir o Estado coercivo. Proudhon, Benjamin Tucker, e outros desenvolveram essas ideias na direo de um livre-mercado, enquanto

Mikhail Bakunin, Piotr Kropotkin, e outros adaptaram as ideias de Proudhon em uma direo socialista mais convencional. [editar] Mikhail Bakunin Mikhail Bakunin, o pai do anarquismo moderno, era um socialista libertrio, uma teoria pela qual os trabalhadores iriam gerenciar diretamente os meios de produo atravs de suas prprias associaes produtivas. Haveria "iguais meios de subsistncia, apoio, educao e oportunidade para toda criana, menino ou menina, at a maturidade, e iguais recursos e estabelecimentos na fase adulta para criar seu prprio bem-estar atravs de seu trabalho." Enquanto muitos socialistas enfatizaram a transformao gradual da sociedade, mais notavelmente atravs da fundao de sociedades pequenas, utpicas, um nmero crescente de socialistas se desiludiu com a viabilidade dessa abordagem e enfatizou aes polticas diretas. Os primeiros socialistas era unidos, entretanto, em seu desejo por uma sociedade baseada na cooperao ao invs da competio. [editar] Marxismo e o movimento socialista A Revoluo Francesa de 1789, de acordo com Marx e Engels, "aboliu a propriedade feudal em favor da propriedade burguesa". [1] A Revoluo Francesa foi precedida e influenciada pelos trabalhos de Jean-Jacques Rousseau, cujo Contrato Social comeou, "O homem nasce livre, e est acorrentado em todos os lugares." creditada a Rousseau influncia sobre o pensamento socialista, mas foi Franois Nol Babeuf, e sua Conspirao dos Iguais, quem forneceu um modelo para os movimentos esquerdistas e comunistas do sculo XIX. Marx e Engels basearam-se nessas ideias socialistas ou comunistas nascidas na Revoluo Francesa, assim como na filosofia alem de Hegel, e na poltica econmica inglesa, especialmente aquelas de Adam Smith e David Ricardo. Marx e Engels desenvolveram um corpo de ideias, as quais eles chamaram de socialismo cientfico, normalmente chamado de Marxismo. O Marxismo continha teorias sobre histria, poltica, economia e filosofia. No Manifesto Comunista, escrito em 1848 apenas alguns dias antes do incio das revolues de 1848, Marx e Engels escreveram, "A caracterstica que distingue o Comunismo no a abolio da propriedade em geral, mas a abolio da propriedade burguesa." Diferentemente daqueles chamados por Marx de socialistas utpicos, Marx disse que, "A histria de todas sociedades at o momento a histria da luta de classes." Enquanto os socialistas utpicos acreditavam que era possvel trabalhar dentro ou reformar a sociedade capitalistas, Marx confrontava a questo do poder poltico e econmico da classe capitalista, expressa em seu domnio dos meios de produo (fbricas, bancos, comrcio, ou seja, 'capital'). Marx e Engels formularam teorias abordando a maneira prtica de alcanar e gerenciar um sistema socialista, que eles acreditavam ser possvel apenas atravs do controle comum daqueles que produzem riquezas na sociedade, os

trabalhadores ou proletariado, sobre suas ferramentas de trabalho, as maneiras de produzir riquezas. Marx acreditava que o capitalismo s poderia ser deposto atravs de uma revoluo feita pela classe trabalhadora: "O movimento proletrio o movimento independente, auto-consciente da imensa maioria, pelos interesses da imensa maioria." Marx acreditava que o proletariado era a nica classe com a coeso, meios e determinao de fazer uma revoluo. Diferentemente dos socialistas utpicos, que frequentemente idealizavam uma vida agrria e no viam com bons olhos o crescimento da indstria moderna, Marx via o crescimento do capitalismo e do proletariado urbano como um estgio necessrio para se chegar ao socialismo. Para os marxistas, socialismo, ou como Marx definiu, a primeira fase da sociedade comunistas, pode ser vista como um estgio transitrio caracterizado pela posse comum ou do estado dos meios de produo sob o controle e gerenciamento democrtico dos trabalhadores, que Engels disse estar comeando a acontecer na Comuna de Paris de 1871, antes dela ser encerrada. O socialismo para eles a fase transitria entre o capitalismo e a "fase mais elevada da sociedade comunista". Uma vez que essa sociedade tem caractersticas de ambos seu ancestral capitalista e est comeando a mostrar propriedade do comunismo, ela ter posse dos meios de produo coletivamente mas distribuir os resultados de acordo com a contribuio individual. Quando o estado socialista (a ditadura do proletariado) naturalmente se dispersar, o que restar ser uma sociedade na qual seres humanos no mais sofrem de alienao. Nessa fase "a sociedade escreve em seus banners: de cada de acordo com sua habilidade para cada de acordo com suas necessidades." Para Marx uma sociedade comunista tem uma ausncia de diferentes classes sociais e portanto da luta de classes. De acordo com Marx e Engels, uma vez que a sociedade socialista tivesse sido introduzida, o estado comearia a atrofiar, e a humanidade teria controle de seu prprio destino pela primeira vez.

Das könnte Ihnen auch gefallen