Sie sind auf Seite 1von 4

Ciclo Hidrolgico O movimento da gua entre os continentes, oceanos e a atmosfera chamado de ciclo hidrolgico.

. Na atmosfera, o vapor da gua em forma de nuvens pode ser transformado em chuva, neve ou granizo, dependendo das condies do clima. Essa transformao provoca o que se chama de precipitao. A precipitao ocorre sobre a superfcie do planeta, tanto nos continentes como nos oceanos. Nos continentes, uma parte das precipitaes devolvida para a atmosfera, graas evaporao, outra parte acaba desaguando nos oceanos depois de percorrer os caminhos recortados pelos rios. Os oceanos portanto recebem gua de duas fontes: das precipitaes e do desaguamento dos rios, e perdem pela evaporao. Na atmosfera, o excesso de vapor sobre os oceanos transportada para os continentes, em sentido inverso ao desaguamento. Componentes do Ciclo Hidrolgico Precipitao Interceptao Infiltrao Reteno superficial Deteno superficial Evapotranspirao Escoamento superficial ou enxurrada Exerccio 1: Na figura abaixo representa as etapas do ciclo hidrolgico. Complete as lacunas com os respectivos componentes.

Bacia Hidrogrfica

Exerccio 2: Definir bacia hidrogrfica. Como se demarcam os seus limites.

A caracterizao da bacia hidrogrfica define objetivamente as medidas, grficas e ndices fisiogrficos mais difundidos na literatura cientfica que podem ser estabelecidos atravs de cartas que contm curvas de nvel (topografia) e a rede de rios (hidrografia). Portanto, o ponto de partida para extrair as informaes fisiogrficas a individualizao da bacia hidrogrfica. As caractersticas sero apresentadas na seguinte sequncia. Caractersticas Geomtricas de uma Bacia Hidrogrfica: rea de drenagem Permetro da Bacia Forma da bacia Coeficiente de Compacidade ou ndice de Gravelius Fator de Forma Caractersticas da Rede de Drenagem da Bacia Hidrogrfica: Ordem dos cursos dgua Extenso da drenagem e do escoamento principal Perfil Longitudinal - desnveis Declividade mdia do rio principal Densidade de drenagem Coeficiente de Manuteno (Km)

Caractersticas do Relevo de uma Bacia Hidrogrfica: Declividade dos cursod dgua Curva Hipsomtrica Comprimento Mdio das Vertentes ( Lv)

Coeficiente de compacidade O coeficiente de compacidade de uma bacia hidrogrfica, kc, um ndice que informa sobre a susceptibilidade da ocorrncia de inundaes nas partes baixas da bacia. definido pela relao entre o permetro da bacia e o permetro do crculo de igual rea.

Exerccio 3: Uma sub-bacia do Rio Ipanema apresenta as caractersticas descritas abaixo. Determine o coeficiente de compacidade dessa bacia. rea da bacia: 823 Km. Permetro da bacia: 204 Km. Comprimento axial da bacia: 47 Km.

Fator de forma O fator de forma de uma bacia hidrogrfica, kf, definido pela relao entre a largura mdia da bacia e o seu comprimento axial.

Exerccio 4: Considerando a mesma sub-bacia, determine o seu coeficiente de forma.

Sistema de drenagem O sistema de drenagem de uma bacia hidrogrfica constitudo pelo curso dgua principal mais os tributrios. O sistema inclui todos os cursos dgua, sejam eles perenes, intermitentes ou efmeros.

Ordem do curso dgua A ordem do curso dgua principal de uma bacia hidrogrfica reflete o grau de ramificao do sistema de drenagem desta bacia. Segundo Horton Cursos d'gua de primeira ordem so aqueles que no possuem tributrios. Os de Segunda ordem tm apenas afluentes de primeira ordem. Os de terceira ordem recebem afluncia dos de Segunda ordem, podendo receber afluncia direta de cursos dagua de primeira ordem a-1 at 1 Segundo STRALHER Todos os cursos d'gua sem tributrios so de primeira ordem, inclusive os trechos da nascente do rio principal e dos afluentes. Trechos de segunda ordem so estabelecidos pela confluncia de dois canais de dois trechos de primeira ordem. Trechos de terceira ordem so formados pela confluncia de dois trechos de Segunda ordem. Um trecho de ordem u estabelecido pela confluncia de dois trechos de ordem u-i, podendo receber afluncia de trechos de qualquer ordem inferior. Exerccio 5: Qual a ordem dos cursos dgua cuja drenagem representada abaixo?

Densidade de drenagem A densidade de drenagem de uma bacia hidrogrfica, Dd, o ndice que indica o grau de desenvolvimento do sistema de drenagem, ou seja, fornece uma indicao da eficincia da drenagem da bacia. obtida dividindo-se o comprimento total dos cursos dgua da bacia hidrogrfica, incluindo-se os perenes, intermitentes e efmeros, pela rea de drenagem.

Numa representao matemtica, Os valores deste ndice para as bacia naturais encontram-se, geralmente, compreendidos na faixa de 0,5 km-1 a 3,5 km-1, sendo que o limite inferior caracteriza as bacias com drenagem pobre e o limite superior aplica-se a bacias excepcionalmente bem drenadas. Exerccio 6: A distribuio dos comprimentos dos cursos dgua da sub-bacia do Ipanema apresentada na tabela abaixo. Calcule a densidade de drenagem dessa bacia. PRIMEIRA ORDEM SEGUNDA ORDEM TERCEIRA ORDEM QUARTA ORDEM QUINTAORDEM 325 Km 168 Km 60 Km 57 Km 10 Km

Padro de drenagem Tambm conhecido como rede de drenagem, o formato ou o aspecto que apresenta o traado do conjunto dos talvegues de uma bacia hidrogrfica. Este padro ou desenho est intimamente

relacionado as caractersticas geolgicas e geotectnicas da rea, sendo portanto importante elemento diagnstico e interpretativo.

Exerccio 7: De acordo com a forma, associe os padres de drenagem. Padro de forma arborescente, ou que lembra as nervuras de uma folha vegetal. Padro caracterizado por talvegues que se dispe radialmente a uma estrutura ou regio mais elevada. Ocorre em estruturas vulcnicas Padro onde os cursos d'gua se encontram em ngulos retos (90 graus), ou quase. Desenvolve-se num terreno rochoso e densamente fraturado. Padro caracterizado pela existncia de cursos d'gua longos e por um conjunto de tributrios de cursos curtos e que desembocam em ngulos retos no curso maior. Desenvolve-se em terrenos de vales e cristais alternados. ( ) ( ) Drenagem Retangular Drenagem Dendrtica

( )

Drenagem em Trelia

( )

Drenagem Radial

Declividade do leito ou lveo do curso dgua principal O rio principal de uma bacia hidrogrfica normalmente considerado como sendo aquele que drena a maior rea dentro da bacia. A declividade do rio pode ser obtida de diferentes modos. A declividade entre extremos obtida dividindo-se a diferena entre as cotas mxima (cabeceira) e mnima (foz) do perfil pelo comprimento do rio:

Exerccio 8: Calcule a declividade de um curso dgua natural, cujo seu perfil longitudinal dado conforme tabela abaixo.

Exerccio 9: Qual a declividade do rio Amazonas se a cota em Manaus de 26 metros e a distncia at Belm de 1280 km.

Das könnte Ihnen auch gefallen