Sie sind auf Seite 1von 2

Universidade Estadual de Maring CRC Departamento de Moda e Design Departamento de Marketing GABRIELA SABIOR ANTONIASSI 70862 Estudo de caso

o BAG FOR LIFE 1. Pela proposta de valor e posicionamento da marca BAG FOR LIFE, qual seria o perfil dos segmentos-alvo da empresa?

A marca BAG FOR LIFE tem como seguimento a criao e produo de bolsas ecolgicas, feitas de materiais que seriam descartados para o meio ambiente. A proposta da empresa voltada para a sustentabilidade e meio ecolgico. Todos os materiais usados para a confeco dos produtos so de alguma forma sustentveis, que diminuem a agresso de seus agentes no meio ambiente.

2. Qual o risco para a BAG FOR LIFE, de outras consagradas marcas de bolsa lanarem colees especficas com o mesmo posicionamento? Ela teria vantagens competitivas pelo fato de ser uma marca com toda a essncia na base da sustentabilidade?

Seu risco de que os clientes assduos das marcas consagradas que j adquiriram a BAG FOR LIFE passem a deixar de acompanhar as novidades para ser fiel outra marca. Por outro lado, a marca foi construda pensando-se sempre na sustentabilidade, e isso poderia de alguma forma fazer o consumidor pensar antes de comprar os produtos sustentveis de marcas consagradas, pois mesmo que esse produto seja sustentvel, a base e a ideia da marca no so. Portanto, o consumidor consciente continuar adquirindo os produtos da marca BAG FOR LIFE.

3. O posicionamento pela sustentabilidade pode e deve gerar algumas restries e conflitos entre interesses comerciais e de essncia da marca. D um exemplo de poltica restritiva em relao a parcerias, que voc adotaria se

fosse gestor da BAG FOR LIFE. Como a marca vende seus produtos pela loja on-line, seria contratado uma empresa de fretagem que ao invs de utilizar gasolina ou diesel como combustvel, utilizaria gs natural. As lavagens das bolsas seriam feitas com agua reciclvel. E para parcerias, a empresa ou instituio parceira deveria ter tambm uma ideia e um projeto sustentvel ativo. Usaria tambm da logstica reversa de ps venda, que movimenta e descarta os resduos j no mais utilizados pelo consumidor de forma correta.

4. A distribuio dos produtos est limitada hoje ao site e a loja prpria em Porto Alegre. Qual seria na sua opinio uma estratgia de distribuio adequada para o crescimento da empresa?

Para no perder o valor da marca, a distribuio em ponto exclusivo da BAG FOR LIFE a melhor opo para o ponto de venda, podendo-se criar franquias com a mesma ideia sustentvel da loja em Porto Alegre. Se fossemos abrir a venda para distribuidoras e varejistas, alm de desvalorizar a marca, perderia o pensamento sustentvel de criao do espao de venda, pois o varejista e distribuidor no seria exclusivo da marca e no acataria as normas necessrias de sustentabilidade. A venda direta ao cliente tambm um canal de venda interessante para a marca. Alm de serem vendidas as bolsas pela internet, tambm poderia haver encomendas por telefone, a partir do catalogo on-line ou via e-mail.

5. Que outras aes do mix de marketing voc agregaria na construo deste posicionamento? A ao que atrairia mais consumidores para a marca seria de promoes como comprando uma bolsa, o consumidor estaria contribuindo para o plantio de uma arvore, podendo at se for de sua preferencia, o mesmo fazer o plantio. O sorteio de bicicletas ecolgicas tambm poderia ser acatado, pois conscientiza o consumidor de que o meio ambiente pode ser menos poludo se utilizarmos a bicicleta como meio de transporte.

Das könnte Ihnen auch gefallen