Sie sind auf Seite 1von 7

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

1-Lei catarinense, publicada em 01.12.2008, alterou, de 3% para 4%, a alquota do IPVA relativo propriedade de veculo usado, movido a gasolina. Assinale a alternativa que indique a data que tal aumento pde ser cobrado. (A) 02.03.2009. (B) 01.01.2009. (C) 01.01.2010. (D) 02.12.2009. (E) 31.12.2008. 2-Com base nos Princpios Constitucionais Tributrios, marque a alternativa correta: I A vedao que impede a Unio, os Estados, o DF e os Municpios de exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea, consagra o princpio da legalidade tributria. II O princpio da irretroatividade tributria veda a cobrana de tributo no mesmo exerccio financeiro em que tenha sido publicada a lei que o instituiu ou majorou. III O princpio da uniformidade geogrfica admite excepcionalmente que sejam concedidos incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scioeconmico entre as diferentes regies do pas. a) b) c) d) e) Se nenhuma afirmativa estiver correta Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas Se todas as afirmativas estiverem corretas

3- vedada a cobrana no mesmo exerccio financeiro, e antes de noventa dias da data da publicao da lei que os institui ou aumenta, dos seguintes tributos:

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

(A) ITD e ISS. (B) Imposto de Renda e ICMS. (C) IPI e ICMS. (D) Imposto de Renda e ISS. (E) IPI e Contribuio para o Custeio de Iluminao Pblica.

4-Caso o Estado, em 30 de junho de 2008, publique lei majorando a alquota do ICMS na prestao de servios de comunicao, de 25% para 30%, o referido aumento passar a produzir efeitos em:

(A) 1 de janeiro de 2009. (B) 1 de setembro de 2008. (C) 1 de abril de 2009. (D) 1 de outubro de 2008. (E) 1 de julho de 2008.

5-Nos termos da Lei Complementar 87/96, o ICMS no incide sobre:

I. operaes decorrentes de alienao fiduciria em garantia, inclusive a operao efetuada pelo credor em decorrncia do inadimplemento do devedor;

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

II. o fornecimento de alimentao e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares; III. operaes com livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

Analise os itens acima e assinale:

(A) se nenhum item estiver correto. (B) se somente os itens I e II estiverem corretos. (C) se somente os itens II e III estiverem corretos. (D) se somente os itens I e III estiverem corretos. (E) se todos os itens estiverem corretos.

6-De acordo com o art. 150 da CRFB/88, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir:

(A) tributos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. (B) impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

(C) impostos ou contribuies sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. (D) tributos e impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. (E) contribuies e tributos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; templos de qualquer culto; patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

7-Em determinado municpio houve a cobrana de IPTU sobre rea que a Sociedade da Igreja de So Jorge utiliza como cemitrio. Essa cobrana:

(A) legal, pois a norma imunizante inscrita no artigo 150, VI, b refere-se to-somente aos templos de qualquer natureza. (B) constitucional, pois a imunidade do artigo 150, VI, b s compreende os templos e a casa do celebrantes. (C) inconstitucional, por ferir o disposto no artigo 150, VI, b, que protege a liberdade de expresso religiosa. (D) vlida, se ficar provado que h recursos arrecadados com a explorao do cemitrio. (E) ineficaz, em face da iseno de que os templos gozam, bem como todas as atividades relacionadas liberdade religiosa.

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

8-Com base na Constituio e na jurisprudncia do STF, marque a alternativa correta: I As imunidades recprocas vedam a Unio, os Estados, o DF e os Municpios institurem impostos sobre patrimnio, renda e servios uns dos outros, e so extensivas aos Correios e a Infraero. II Os partidos polticos, entidade sindicais dos trabalhadores, instituies de ensino e entidades assistenciais sem fins lucrativos, so imunes ao pagamento de IPTU de imveis de suas titularidades, ainda que locados a terceiros, desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas respectivas atividades essenciais. III A imunidade dos livros, jornais, peridicos e do papel destinado a sua impresso, abrange os filmes e papeis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos. a) b) c) d) e) VVV VF V F F F VV F F- V F

9-Entre as assertivas abaixo, assinale a opo correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a imunidade do papel destinado impresso de livros, jornais e peridicos restrita ao papel, no sendo por isso extensiva aos filmes e papis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos. b) Segundo entendimento do STF os imveis alugados das instituies religiosas, por exteriorizarem capacidade econmica perdem a imunidade, ainda que a renda seja revertida para a atividade fim.

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

c) A Unio pode instituir, desde que por lei complementar, isenes de tributos da competncia dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, desde que com a finalidade de estimular as relaes internacionais e a integrao dos pases do MERCOSUL. d) A iseno, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para concesso. e) Segundo o CTN, a iseno, ainda que concedida por prazo certo e em funo de eterminadas condies, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, j que se trata de um benefcio fiscal.

10-Assinale a assertiva correta: a) A imunidade tributria recproca, pertencente aos entes federativos no se estendendo s empresas publicas, sociedades de economia mistas, autarquias e fundaes publicas. b) O princpio da anterioridade tributria consagrado na Constituio Federal confunde-se com a prpria idia de anualidade tributria, j que o tributo, somente poder ser cobrado no exerccio seguinte quele em que a lei que o instituiu ou majorou entrou em vigor. c) Nenhum imposto pode ser exigido sem que lei o estabelea, salvo o II (imposto sobre importao), IE (imposto sobre exportao), IPI (imposto sobre produtos industrializados), CIDE combustveis, IPTU e o IOF (imposto sobre operaes financeiras) que podem ter a suas alquotas alteradas por ato do Poder Executivo. d) No constitui majorao de tributo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo. No caso do IPTU, pode ser atualizada por Decreto do prefeito, ainda que o ndice da atualizao seja um pouco superior ao ndice de inflao oficial do governo. e) Segundo a constituio de 1988 vedada Unio, conceder iseno heternoma.

COORDENAO GERAL PROF.

Disciplina: Direito Tributrio Assunto:Exerccios-Princpios e Imunidades Coordenao do material: Emersom Fernandes

GABARITO-EXERCCIOS PRINCPIOS E IMUNIDADES

1-A 2-C 3-A 4-A 5-D 6-B 7-C 8-A 9-D 10-E

Das könnte Ihnen auch gefallen