Sie sind auf Seite 1von 12

Guia de cuidados com ces

A seguir, algumas orientaes bsicas sobre os cuidados com os ces. Considere que existem variaes na conduta dos veterinrios, portanto, use esse guia apenas como base. O veterinrio que trata seu co e o conhece diretamente quem melhor pode orientar sobre os cuidados com ele.

Alimentao
Filhotes a partir de 45 dias de idade: rao para filhotes certamente a melhor opo. Existem muitos tipos (secas, semimidas ou midas), sabores (carne, frango, carneiro, fgado, etc.) e marcas no mercado. Na primeira consulta, o veterinrio recomendar o tipo de rao que voc dever fornecer ao filhote. A quantidade de rao a ser dada varia com a raa e o peso do animal. Os fabricantes de rao, na prpria embalagem do produto, fazem a recomendao da quantidade ideal. Mesmo que o filhote rejeite a rao, insista. No fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne e arroz, isso s vai piorar. Misture rao mida, em latinha ou sach, junto com a rao seca para torn-la mais atrativa. Ces a partir de 1 ano de idade: rao para ces adultos: seca, mida ou semimida, 2 vezes ao dia. Voc pode misturar rao seca com rao mida, seguindo a proporo indicada pelo fabricante. Dicas: os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos; os filhotes passam a comer menos medida que vo crescendo; assim, reduza o nmero de refeies gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia; a rao para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentao causar obesidade e inmeros problemas ao animal; restos de comida, doces, massas e tudo o que no for prescrito pelo veterinrio deve ser evitado, mesmo que o co goste ou queira comer. O co que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeies familiares; mudanas alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poder apresentar diarreia; ces de raas grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma toro do estmago. Saiba a diferena entre os diversos tipos de rao: clique aqui

Clcio e vitaminas
O filhote que no recebe uma alimentao balanceada necessita de complementao de clcio e vitaminas no primeiro ano de vida, poca de crescimento muito acelerado. A falta de clcio nessa fase causar o raquitismo. No entanto, ces que se alimentam exclusivamente de rao balanceada, de boa qualidade, podem ter as necessidades de clcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da rao.

De qualquer forma, o veterinrio que acompanhar o crescimento do co dever analisar o caso, o tipo de alimentao e a necessidade de clcio e vitaminas para o animal.

Dentio
A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O co tem grande tendncia a formar trtaro, o que provoca o mau-hlito e a perda precoce dos dentes permanentes. A crie tambm ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequncia. Existem servios odontolgicos especializados para cuidar dos dentes do seu co. A higiene da boca do co pode ser feita atravs de escovao. Existem escovas e pastas dentais para ces. A escovao deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mnimo. Embora seja o mtodo ideal, nem todos os ces aceitam e muitos donos no conseguem manter a frequncia de escovao. A escova tambm pode ser substituda por um chumao de algodo esfregado nos dentes do animal. Pedaos de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeies para que o co seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi). O ato de roer a escovao natural do co, mas muitas vezes somente ela no impede o acmulo de trtaro e o mau-hlito. Conhea um pouco dos problemas odontolgicos no co.

Banhos
A partir de 45 dias de idade, com sabo de cco e xampu neutro no inseticida (anti pulgas). Existem shampoos para cada tipo de pelagem (clara, escura, 2 em 1), assim como shampoos antialrgicos e para tratamento dermatolgico (exemplo: seborreia, micoses). Raas de pelagem longa podem fazer uso de condicionadores da linha para animais para desembaraar a pelagem. Caso o filhote tenha pulgas dar banhos com sabonete de enxofre. Nunca d banhos contra pulgas utilizando produtos inseticidas em filhote com menos de 6 meses. Consulte seu veterinrio quanto a tratamentos com produtos anti pulgas venda em pet shops. Banhar o animal com gua morna e colocar algodo nos ouvidos para evitar a entrada de gua. (clique aqui e aprenda a dar banho no seu animal)

Cuidados com a pelagem


Escovar diariamente o animal para a retirada de pelos mortos e poeira, e verificar a presena de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). Raas de pelagem longa recebem uma primeira tosa aos 3 ou 4 meses, e depois periodicamente (a cada 2 meses). Manter o pelo curto no vero para evitar pulgas. Veja tambm, problemas dermatolgicos no co.

Cios
As fmeas entram no cio entre 8 meses a 1 ano de idade, variando com a raa e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptvel da regio genital. Algumas fmeas no apresentam sangramento ("cio seco"). A castrao um mtodo muito eficaz de controle de natalidade, quando o dono no pretende cruzar a cadela. Castrada, a cadela no tem mais cios e a castrao.

O macho no tem cio e torna-se apto reproduo a partir de 1 ano. Ele pode comear a ter manifestaes sexuais a partir de 3 meses de idade, principalmente quando sentir o cheiro de uma fmea no cio. A castrao tambm feita no macho para que ele para de demarcar territrio, urinando pela casa e no fuja atrs de fmeas.

Vermifugao:
A me pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fmea antes do acasalamento uma medida preventiva para que os filhotes nasam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema: - 30 dias de idade: - 45 dias de idade: - 60 dias de idade: 1a. dose de vermfugo 2a. dose de vermfugo 3a. dose de vermfugo

Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chega para a pesquisa de protozorios. O veterinrio ir prescrever o vermfugo para o seu co. Animais adultos devem ser vermifugados com frequncia, principalmente antes das vacinas anuais. Conhea os vermes que podem afetar seu co: clique aqui Existem reas em que comum o "verme do corao" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinrio para iniciar um tratamento de preveno da dirofilariose.

Vacinao
, sem dvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o co adulto. Os animais devem ser imunizados antes de comearem a frequentar as ruas. Existem muitas doenas virais que podem acometer os ces e so causadoras de um grande nmero de mortes, principalmente nos filhotes. Para ser vacinado, o animal deve estar saudvel, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso no for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo no responder plenamente vacinao. As vacinas que seu co deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critrio do veterinrio que ir cuidar de seu animal. As vacinas mltipla (V8 ou V10) e anti rbica so obrigatrias em qualquer esquema de vacinao. Abaixo, um calendrio para a vacinao de filhotes, com as vacinas existentes no mercado: 1a. dose vacina mltipla* 1a. dose vacina contra Giardia vacina contra a Tosse dos canis 2a. dose vacina mltipla 2a. dose vacina contra Giardia 3a. dose vacina mltipla anti rbica

- 45 a 60 dias: - 21 dias aps a 1a. dose: - 21 dias aps a 2a. dose: - a partir de 4 meses

de idade:
Este quadro mostra todas as vacinas disponveis no mercado. Cabe ao veterinrio decidir o melhor esquema para cada animal.

* cinomose, hepatite, parvovirose, 4 tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraquete Ces adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que j passaram da poca de vacinao devem receber 2 doses de vacina mltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti rbica . Isso tambm vale para ces de procedncia desconhecida, quando no se tem conhecimento ou certeza sobre o histrico de vacinao. Alm dessas vacinas, existe a imunizao contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doena que pode ser transmitida ao homem pelo animal). Essa vacina aplicada em regies onde a doena comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o co j tem a doena. No se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da me para a cria.

Limpeza de Trtaro
O que o trtaro? O clculo dentrio, tambm chamado trtaro, um dos sintomas da doena periodontal. Ela inicia-se com o acmulo de placa, onde as bactrias vo se organizando e produzindo toxinas irritantes que causam gengivite. Como o animal no escova os dentes, essa placa vai se acumulando e calcificando, formando o trtaro. Quais so as conseqncias? Com o calcificao dessa placa, mais bactrias se aderem e comeam a afetar os tecidos de suporte do dente, como o osso alveolar. Alm de o animal correr o risco de perder esses dentes afetados pela doena periodontal, o local da leso serve como fonte de contaminao para o organismo, podendo atingir rgos vitais como corao, fgado e rins. O que se pode fazer? A doena periodontal no tem cura, mas pode ser controlada. O primeiro passo aps a instalao da doena o tratamento periodontal, que diferente de uma simples "limpeza de trtaro". Qual a diferena? A limpeza de trtaro feita com o animal acordado ou sedado, muito mais rpida, mas insuficiente. O principal problema na doena periodontal a parte do dente que fica "escondida" pela gengiva, local que s se consegue acessar com o animal sob efeito de anestesia geral. O que o tratamento periodontal? Para se realizar um tratamento realmente eficiente, o animal deve ser submetido anestesia geral. A partir desse momento, os dentes so examinados um a um e so realizadas radiografias intra-orais para avaliar a parte ssea. O clculo removido com um aparelho de ultra-som (tanto acima quanto abaixo da gengiva) e, muitas vezes, necessrio fazer outros procedimentos, como aplainamento radicular, extraes e at mesmo retalho gengival. Aps a raspagem, os dentes so polidos

com motor de baixa rotao, utilizando uma pasta especial. Esse procedimento deixa os dentes mais lisos, diminuindo o acmulo de placa. E os riscos anestsicos? Essa a pergunta mais freqente dos proprietrios. Hoje em dia, com os recursos disponveis, os riscos anestsicos so muito pequenos. O animal entubado e recebe anestesia inalatria, com drogas que oferecem grande segurana. Alm disso, durante todo o procedimento so monitoradas as funes vitais do animal, como presso arterial e freqncia cardaca e respiratria, como em um centro cirrgico humano. possvel prevenir? Esto disponveis no mercado ossinhos artificiais, biscoitos e at raes especiais que ajudam a prevenir o acmulo de placa bacteriana, porm, o melhor mtodo a escovao dos dentes. Existem dentifrcios de uso veterinrio com sabores (carne, frango e outros) que facilitam o condicionamento dos animais. Alm disso, so recomendadas visitas anuais a um veterinrio especializado em odontologia para a realizao de profilaxias.

Roer preciso...
A grande queixa dos proprietrios de filhotes quanto ao hbito de seus animais roerem e, conseqentemente, destrurem tudo o que vem pela frente. Os ces adultos tambm adoram roer um bom osso, seja ele artificial (de couro) ou natural. H ces que gostam de roer paredes... Mas qual o significado desse comportamento? Por que o co ri tanto? No caso de filhotes, os animais exploram seu novo mundo com a boca, o que no diferente dos bebs humanos. Cheiram, lambem e engolem tudo o que lhes passa pela frente. Roer, alm de ser uma brincadeira agradvel para os animais, alivia o incmodo da troca de dentes, que comea a partir dos 3 meses e meio e vai at os 6 meses de idade. Nessa fase importante ter cuidado com os ces novos, pois eles podem roer fios eltricos, o que causa srias queimaduras na boca e lngua, alm do choque poder levar o animal a uma parada cardio-respiratria.Roer vasos de jardim, pedras e paredes, nem sempre significa deficincias nutricionais causadas por verminoses. No entanto, sempre que o filhote ou mesmo o co adulto tiver esse comportamento, interessante realizar um exame de fezes do animal para tirar a dvida.Uma outra funo bastante importante do ato de roer a da limpeza dos dentes. A natureza, sempre muito sbia, improvisou uma escova de dentes natural para os animais. Assim, ao roer ossos e cartilagens, pelo atrito dos dentes com essas superfcies, os animais esto eliminando a placa bacteriana que forma o trtaro. Sim, animais tambm tm trtaro, e ele o grande responsvel pelo aparecimento de doenas periodontais, que causam a perda precoce dos dentes de ces e gatos.Roendo ossos naturais, os animais tambm esto se abastecendo de minerais, principalmente de clcio. Na natureza, os ces e lobos alimentavam-se apenas de carne, que muito pobre desse mineral. Roendo os ossos da caa, essa necessidade era suprida. Hoje, com a facilidade das raes industrializadas, as necessidades de clcio so todas supridas e o ato de roer, nos animais domsticos alimentados com rao, tem significado apenas de diverso e limpeza dentria.Mas que tipo de ossos o animal pode roer? Existem os "ossos" sintticos, feitos de couro de boi, e os ossos naturais. Os sintticos tm formas variadas, e o animal os consome rapidamente. contra-indicado apenas para ces que tm diarrias freqentes por intolerncia a esses produtos. Os ossos naturais podem ser dados, desde que GRANDES (joelho, fmur ou canela) e COZIDOS. Do contrrio, podero causar perfuraes intestinais e diarria. Assim, jamais d ossos de galinha para seu co roer.

Roer preciso, mas cuidado com o que o seu co est roendo.

Odontologia veterinria
A sade bucal est intimamente relacionada com a sade geral. Assim, um animal que no tem uma boa sade bucal ter a sua sade geral comprometida, o que significa menos anos de vida. Da as visitas regulares ao Mdico Veterinrio e um programa de cuidados bucais em casa serem de extrema importncia para a sade dos animais. Portanto, este um assunto srio, onde h necessidade de mudar o conceito de que " normal animal ter bafo...". O mau hlito decorrente, dentre outras causas, da Placa Bacteriana que se acumula sobre os dentes. A Placa composta por protenas, clulas mortas e de descamao, saliva, restos de alimentos e principalmente BACTRIAS, que atravs do processo de fermentao produzem substncias que so responsveis por este terrvel mau cheiro (o bafo). Alm disso, essas substncias agridem o Periodonto (estruturas que esto ao redor dos dentes, sendo responsveis por sua proteo e sustentao) caracterizando o que chamamos de DOENA PERIODONTAL. Doena Periodontal Na Doena Periodontal, inicialmente h inflamao da gengiva (dor, vermelhido, inchao e sangramento) e, posteriormente, perda do dente devido ao comprometimento de sua sustentao (reabsoro ssea e retrao da gengiva). Muito pior que a perda dos dentes a possibilidade de as bactrias entrarem na corrente sangunea, causando danos muitas vezes irreversveis em rgos vitais, como corao, fgado e rins, comprometendo assim a sade do animal. Trtaro O trtaro nada mais do que a Placa Bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presena deixa a superfcie dos dentes irregular, facilitando o acmulo de mais Placa, e agravando a doena. Infelizmente a Doena Periodontal no tem cura, e afeta cerca de 80% dos ces e gatos adultos. Porm, pode ser controlada. Isto s possvel atravs do acompanhamento constante pelo Mdico Veterinrio, e de um programa de higiene bucal em casa. Dessa forma garante-se a sade bucal que, aliada s demais medidas preventivas citadas, proporciona a sade como um todo do animal. Persistncia dos 'dentes de leite' A persistncia dos dentes decduos (de leite) aps 7 meses de idade no co e 6 meses no gato tambm muito frequente, e leva a problemas de ocluso (dentes mal posicionados, desgaste dos dentes, traumas na gengiva) e predispe ao aparecimento precoce da Doena Periodontal. Uma regra bsica para se evitar maiores problemas que, quando o dente permanente comear a erupcionar, o dente de leite j deve ter sido esfoliado ou estar abalado. Caso no exista essa condio, o dente de leite em questo dever ser extrado imediatamente, evitando que o dente definitivo "nasa torto" e que ocorra acmulo precoce de Placa entre os dentes (o de leite e o permanente). Aparelhos ortodnticos

Alm do tratamento Periodontal e Endodntico, podemos citar outras intervenes, como aparelhos ortodnticos (correo da m ocluso), osteossnteses (correo das fraturas de mandbula e maxila), resseco de massas tumorais (aumento de volume na cavidade oral), restaurao dos dentes (cries), prteses (fraturas e perda dos dentes), implantes (perda e/ou ausncia dos dentes) e outros. Os problemas que acometem a cavidade oral dos pets podem ser tratados se diagnosticados precocemente e corretamente. Veja tambm: fstulas dentrias Sade Bucal Ns, do ODONTOVET, recomendamos 3 passos para se obter uma boa sade bucal. o Mdico Veterinrio dever fazer um exame dental completo seguido de tratamento profissional, se necessrio; iniciar uma rotina de higiene bucal em casa para manter a sade bucal; realizar check-ups peridicos para melhor acompanhamento da sade bucal. Dessa forma, pequenas alteraes podem ser diagnosticadas precocemente e tratadas convenientemente. Consulte j o Mdico Veterinrio, para que voc possa ver seu pet sorrir sem vergonha...e sem bafo...

Diarreia
A diarreia um sinal clnico muito comum em ces e pode ter diversas causas. Em animais jovens, comum a diarreia por parasitas intestinais (vermes e protozorios), mudanas alimentares ou fornecimento de alimentos que no fazem parte da dieta (doces, massas, etc..), viroses e excesso de ingesto de alimentos. Normalmente, a diarreia alimentar caracteriza-se por fezes pastosas e amareladas. As viroses, que no s acometem filhotes como tambm ces adultos, causam diarreias lquidas, marrons avermelhadas e de odor muito ftido. Os parasitas intestinais, quando em grande quantidade, podem causar diarreias to intensas quanto nos casos de viroses, e com o mesmo aspecto. Os ces adultos podem ter diarreia pelas mesmas causas dos filhotes, mas tambm por doenas sistmicas. o caso de animais com insuficincia heptica ou renal, pancreatites, tumores intestinais, deficincia no funcionamento da glndula adrenal, dentre outros. Nestes casos a diarreia "mais um sintoma", e est associada a outras manifestaes. Muitas drogas (medicamentos) podem causar diarreia, por isso, nunca medique seu co sem orientao veterinria. As doses so diferentes das usadas em humanos, e h medicamentos que no podem ser usados em animais. Em alguns tipos de intoxicaes ou envenenamentos, a diarreia pode estar presente. Tome cuidado com dedetizaes, venenos e iscas para baratas e ratos. Existem tambm as diarreias de origem psicognica. Mudanas ambientais, morte ou ausncia de uma pessoa muito chegada ao co, e at mudanas na rotina da casa podem causar estresse no animal e diarreia. O tratamento da diarreia vai depender do diagnstico da causa primria. Veja as dicas do Guia de primeiros socorros.

Em resumo, a diarreia um sinal clnico de muitas doenas, e quando ela se torna intensa, causa desidratao e at a morte do animal. Consulte o veterinrio e no tente tratar a diarreia com receitas caseiras para que o co possa ser socorrido a tempo.

Guia de Primeiros Socorros (5) VMITOS E DIARRIAS


Vmitos e diarrias intensos no chegam a ser uma emergncia veterinria, mas se o proprietrio no tomar medidas urgentes, podem levar o animal morte por desidratao. Causas do VMITO: Dor abdominal intensa pode causar vmito no animal. Problemas renais, hepticos, tores no intestino e estmago, por exemplo, causam vmitos. Intoxicaes diversas: as mais comuns so por produtos inseticidas usados na casa (dedetizaes), ou no animal (produtos antipulgas txicos) Doenas virais ou bacterianas: cinomose, parvovirose, infeco uterina (piometra), etc.. Tosse severa: o esforo constante em tossir pode causar vmitos. Assim, o vmito pode ser atribudo a inmeras causas, e no se pode ter um diagnstico preciso da doena somente com este sinal clnico. O vmito caracterizase por uma substncia incolor e espumosa constituda de suco gstrico. s vezes, pode ter colorao amarelada por refluxo de blis. O animal vomitando excessivamente corre o risco de desidratao, uma vez que ele no absorve a gua necessria para a sua manuteno. Alm disso, ocorre um desequilbrio eletroltico, pois o animal perde muito cido. O co torna-se fraco e aptico. Deve-se corrigir a desidratao, caso ocorra, e o equilbrio do organismo. Causas da DIARRIA: Vermes Viroses ( parvovirose, coronavirose, etc.) Intoxicaes Estresse (mudanas de ambiente ou na rotina da casa) Mudanas alimentares bruscas A diarria a perda de lquido atravs das fezes, que se tornam pastosas ou lquidas. Se for muito intensa (lquida e em grande quantidade), pode causar desidratao rpida. Mesmo que ele esteja bebendo lquidos, muitas vezes a perda maior que a reposio, e uma desidratao leve, moderada ou grave se instala. Ocorre desequilbrio eletroltico, pois, atravs da diarria, o organismo torna-se muito cido. O animal fica muito aptico, fraco, pode ter tremores pela dor abdominal causada por clicas (fortes contraes intestinais para expulsar as fezes). Deve-se corrigir a desidratao, caso ocorra, e o equilbrio do organismo. O que fazer: Verifique se o animal est desidratado: para isso puxe a pele do animal na lateral do abdmen ou um pouco abaixo do pescoo. Se a pele demorar a voltar, o co est desidratado. Se a pele no voltar, a desidratao grave e o animal pode estar correndo risco. Leve-o ao veterinrio imediatamente.

No caso de vmitos e diarria, leves ou graves, a primeira coisa a fazer retirar a comida do animal. Um jejum de 24 hs necessrio. Enquanto estiver comendo, o animal continuar a ter vmito e/ou diarria, e a perda de lquidos e o desequilbrio do organismo iro se agravar. No caso de vmitos, retirar a gua tambm, caso o animal beba e vomite. O jejum essencial para que o organismo possa se recuperar. Hidrate o animal: se no puder levar o co ao veterinrio, tente hidrat-lo com soro caseiro. Oferea pequenas quantidades de soro vrias vezes ao dia. Se isso causar vmitos, suspenda o soro. A hidratao por via oral no eficaz no caso de desidrataes graves. Consulte o veterinrio antes de qualquer coisa, e faa a hidratao oral apenas se no conseguir contatar um profissional. Soro caseiro: 200ml de gua fervida ou filtrada (1 copo) 1 colher de sobremesa de acar 1 pitada de sal

ATAQUES EPILTICOS
O co pode sofrer um ataque espordico ou ter um histrico de epilepsia (ataques freqentes). Os ataques convulsivos assustam muito o proprietrio inexperiente. Como reconhecer o ataque: O animal, normalmente, fica incoordenado, cai no cho e permanece deitado de lado em movimentos de pedalagem, como se estivesse tentando se levantar. Urinar e/ou defecar, involuntariamente, pode ocorrer durante o ataque. Pode haver ou no perda de conscincia. O co fica ofegante e aos poucos vai se acalmando. Muitos ces voltam ao normal em poucos minutos, outros ficam abatidos durante o dia todo, demonstrando cansao. O que fazer: Observe o animal e evite que ele se machuque. Notifique o seu veterinrio do ataque. Procure observar quanto tempo durou a crise convulsiva. Se o animal saudvel e no sofre de problemas cardacos graves, no h risco de vida. Aguarde o ataque passar. Se o ataque tiver uma durao muito longa (minutos), encaminhe o animal ao veterinrio imediatamente. Aps retornar conscincia e estando recuperado, o animal pode beber e comer normalmente. Ces epilticos no devem ter acesso a reas com piscina. Durante um ataque o co pode cair dentro dela e afogar-se. Animais que tem vrias crises num mesmo dia devem ser encaminhados ao veterinrio.

Toro Gstrica
Uma ocorrncia comum em raas de grande porte, porm desconhecida pelos proprietrios, o complexo dilatao - toro de estmago ou toro gstrica. Se o co ingerir uma grande quantidade de comida ou gua em uma refeio, o estmago poder se dilatar e girar sobre o seu eixo, causando obstruo nas sadas gstrica e intestinal. O alimento ficar retido e o co no conseguir

esvaziar o estmago, seja pelo vmito ou pela via intestinal.

O proprietrio ir notar um aumento de volume crescente do abdmen do co, causado pela fermentao do alimento e formao de gases. A respirao ofegante e o animal sente um grande desconforto com a dilatao do abdmen. A circulao sangunea em diversos rgos ficar comprometida. A absoro dos gases resultantes da fermentao do alimento causar intoxicao. Quando o co atendido na clnica com um grande aumento abdominal, uma sonda gstrica dever ser introduzida pela boca at o estmago. Se no houver toro, consideramos que houve apenas dilatao do estmago. Se a sonda no passar, isso confirmar o diagnstico de toro e a cirurgia de emergncia se far necessria. Caso a cirurgia no seja feita a tempo, o co rapidamente entrar em choque (falta de circulao nos rgos e toxinas absorvidas) e poder morrer. A dilatao e consequente toro gstrica podem ser evitadas alimentando-se as raas grandes duas ou mais vezes ao dia. A quantidade ingerida ser menor e os riscos de toro diminuiro. No passeie, exercite ou estimule seu co a brincar ou pular aps as refeies. Evite a ingesto exagerada de gua, aps exerccio ou em dias de calor extremo em animais de raas grandes ou no. Animais grandes que se alimentam com rao, no devem beber gua at uma hora aps a refeio para evitar a fermentao do alimento.

Vacinao - Ces
Assim que voc comprar ou ganhar um cachorrinho, convm lev-lo ao Mdico Veterinario para uma avaliao geral. Enquanto seu animalzinho no estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com ces saudveis e, quando lev-lo na clnica veterinria mantenha-o no colo e distante dos outros ces.

Quadro de vacinao em Ces

60 dias de idade

Vacina Octupla - 1 dose

90 dias de idade

Vacina Octupla - 2 dose

120 dias de idade

Vacina Octupla - 3 dose

1 semana aps a aplicao da 3 dose da Octupla

Vacina Anti-Rbica

OBS: O reforo das vacinas octopla e Anti-rbica deve ser anual.

Veja a seguir as doeas, que so evitadas com a vacinao, e os seus sintomas. Ao menor sinal leve o seu co a um Mdico veterinrio, somente ele capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doena. CINOMOSE: Enfermidade infectocontagiosa aguda, sub-aguda ou crnica; febril, particular da famlia canina entre os animais domsticos. Somente o co. Sua transmisso se d por vias respiratrias e digestivas. Na fase aguda o vrus eliminado intensamente e em abundncia pela secreo ocular, urina e fezes. Manifestao: 1. fase - digestiva: em que o animal apresenta vmitos, diarria, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40C. 2. fase - respiratria: Broncopneumonia intensa, secrees mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infeces secundrias. 3. fase - nervosa: Nesta fase aparecem alteraes mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as trs fases ou apenas uma delas. A mais perigosa a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura dever estar acima de 40 C. HEPATITE: Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vrus resistente ao ter, lcool, clorofrmio e sensvel ao formol e calor. Perodo de encubao: 4 a 9 dias. Manifestao: o o Animais jovens: morte sbita sem nenhum sinal clnico. Primeiro sinal: hipertemia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40 a 40,5, caindo logo aps; apresenta sede intensa, anorexia, congesto das amgdalas, congesto das mucosas e da faringe, congesto conjuntival (plpebras vermelhas), congesto da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, esquimoses na pele ( pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdmen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispinia (dificuldade respiratria) por edema pulmonar (pulmo cheio de lquidos), animais adotam posio de sentar, para aliviar a presso. LEPTOSPIROSE: Doena infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminao se da quando o animal, ou o indivduo entra em contato com gua ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo atravs de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e tambm pelas mucosas (boca - nariz olhos - rgos genitais ). Manifestao: o Vmitos e diarria as vezes com sangue, urina com sangue, ictercia. PARAINFLUENZA: Tosse persistente, e as vezes associado a pneumonia. Esta doena chamada tosse de canis. PARVOVIROSE: Doena de ces seria e altamente contagiosa, e a infeco se d pelo Parvovirus Canino que tem um curto perodo de incubao. Manifestao: o Os sintomas mais comuns so de morte sbita quando tivermos o modo cardaco, com depresso e disfunes respiratrias. Vmitos, diarrias e

desidrataes so os sintomas do modo gastroentestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas. CORONAVIROSE: Doena viral, com um quadro semelhante Parvovirose. RAIVA: Doena infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubao: pode aparecer de 10 a 90 dias.

Das könnte Ihnen auch gefallen