Sie sind auf Seite 1von 18

DA POSSIBILIDADE DE INTIMAO DO ADVOGADO APENAS POR MEIO ELETRNICO, INSTITUDA PELA LEI N 11.419/2006 E QUESTIONADA NA ADIN 3.

880/2007*
Paulo Takamitsu Shime**
RESUMO Este artigo objetiva discutir a validade da intimao do advogado somente atravs de sua visita, mediante assinatura digital, a portal prprio mantido pelo Poder Judicirio, e sobre eventual leso ao princpio da publicidade, quando a Lei 11.419/06 dispe que a intimao inserta em site fechado pode ser suficiente. O tema envolve duas situaes principais: a dificuldade para terceiros conhecerem a movimentao processual e o baixo nvel de acesso internet pela populao em geral. A sua importncia est em discutir se a intimao eletrnica fere a publicidade dos atos judiciais, em noticiar a Adin 3.880/07 - que questiona a Lei 11.419/06 - e estudar a relao entre tecnologia e processos judiciais. A concluso que a atual condio incipiente do processo eletrnico ainda no permitiu que aos seus operadores a afinidade necessria, a ser obtida gradualmente, pela sua aplicao cotidiana. Palavras-chave: Processo judicial. Advogado. Intimao eletrnica. Publicidade dos atos judiciais. ABSTRACT The purpose of this article is to discuss the validity of lawyers intimation only by their visit, through digital signature, to proper World Wide Web portal kept by Judiciary Courts, and also to discuss about possible damage to the principle of publicity, when Law n. 11.419/2006 says that intimation put on enclosed net site can be sufficient. There are two main situations within the theme: the difficulty for others to seek for the process evolution and the low level of access to net by common people. The theme is important for discussing if electronic intimation violates the publicity of judicial acts, for reporting the unconstitutionality action n. 3.880/2007- wich discuss Law n. 11.419/06 and for studying the relationship between technology and judicial processes. The conclusion is that current and newly condition of the electronic process still doesnt allow to its operators to have necessary affinity to it. They will only be used to it gradually, with its everyday use. Keywords: Judicial process. Lawyer. Electronic intimation. Judicial acts publicity.

Artigo apresentado como requisito final para obteno do ttulo de Especialista em Direito Civil e Processo Civil, sob orientao da Professora Ms. Celina Kazuko Fujioka Mologni. UEL, Londrina, 2009. ** Bacharel em Direito (2005) e Administrao de Empresas (1995) pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e Especializando em Direito Civil e Processo Civil pela mesma instituio (2009).
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

1 INTRODUO A Lei n 11.419, sancionada em 19 de dezembro de 2006 e publicada no dia 20 do mesmo ms e ano, estabeleceu regras para a informatizao do processo judicial e introduziu alteraes correlatas no Cdigo de Processo Civil. A principal mudana provocada por essa Lei foi o uso de recursos eletrnicos de transmisso, processamento e arquivamento de dados, suficientes para a formao de um processo judicial, utilizando-se apenas de meios digitais e descartando-se progressivamente os tradicionais Autos de processo em verso impressa. Dentre outras mudanas significativas, a intimao do advogado ganhou mais uma forma possvel: a eletrnica. Neste artigo, o propsito foi analisar exatamente essa mudana, tambm chamada de auto-intimao, considerando-se anlises de suas vantagens e dificuldades ainda a serem enfrentadas por essa nova sistemtica. Para tanto, compem este trabalho breve meno aos aspectos processuais relevantes a esse tema, a descrio da Lei n 11.419/06 e da Adin 3.880/2007 - que discute a lei mencionada, as principais consequncias decorrentes desse novo normativo e a expectativa quanto ao julgamento da citada Ao Direta de Inconstitucionalidade, com propostas concernentes publicidade dos atos judiciais. 2 ASPECTOS PROCESSUAIS Preliminarmente, analisam-se sobre o processo judicial e os respectivos atos processuais, especialmente, a intimao do advogado, que o principal tema deste trabalho dentro das alteraes decorrentes da Lei 11.419/06. 2.1 Processo O processo judicial , segundo definio de Chiovenda (apud Castro Meira), o conjunto de atos coordenados para a finalidade de realizao da vontade concreta da lei por parte dos rgos da jurisdio ordinria. Numa viso contempornea de Marinoni e Mitidiero (2008, p. 266):

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

[...] processo um procedimento em contraditrio, adequado aos fins do Estado Constitucional, em uma sequncia de atos oriundos do exerccio de posies jurdicas subjetivas, para a obteno da tutela jurisdicional.

No cotidiano, a resoluo de litgios atravs da prestao jurisdicional disponibilizada pelo Estado e operacionalizada com a participao do Poder Judicirio, Ministrio Pblico, advogados e outros profissionais. No se pode confundir, entretanto, o processo judicial (objeto da lide) com os Autos do processo - material fsico, at agora em verso impressa. Este ltimo sofreu a principal alterao na sua forma, com o advento da Lei do Processo Eletrnico (Lei 11.419/06). 2.2 Atos Processuais Os atos processuais so todos aqueles praticados pelos envolvidos ou que participam nos processos judiciais, desde o incio (petio inicial) ao seu final (arquivamento). So exemplos de atos processuais: a petio (das partes), despacho (juiz), intimao (das partes, testemunhas e advogados) e todos os demais necessrios ao andamento do processo. Na definio de Humberto Theodoro (2004, p. 199):
Atos processuais so os atos do processo, que tm por efeito a constituio, conservao, desenvolvimento, modificao ou cessao da relao processual. Diferenciam-se dos demais atos jurdicos pelo fato de pertencerem ao processo e produzirem efeito jurdico direto e imediato sobre a relao processual, seja na sua constituio, desenvolvimento ou extino.

O sistema processual brasileiro adotou o princpio da liberdade das formas, assim dispondo o Cdigo de Processo Civil sobre os atos processuais:
Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.

Assim, os atos judiciais devem cumprir seu objetivo atravs de um contedo definido, porm, pode variar na sua forma. Contudo, por tradio, as chamadas peas processuais tm caractersticas assemelhadas nos diversos graus de jurisdio e reas de atuao.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

2.3 Intimao do Advogado A intimao no processo judicial o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa, segundo o comando do artigo 234 do CPC. Dentre os que podem praticar atos processuais est o advogado, que exerce funo essencial justia, sendo indispensvel na representao das partes (artigo 133 da Constituio Federal). Excetuam-se algumas situaes, quando a atuao do advogado ser: a) dispensada no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver (artigo 36 do CPC, parte final) e b) facultativa nas causas de valor at vinte salrios mnimos, as partes comparecero pessoalmente (artigo 9 da Lei 9.099/1995 Juizado Especial). No decorrer do processo judicial, o advogado intimado em diversos momentos, cabendo-lhe efetuar o ato correspondente dentro dos respectivos prazos. Essa obrigao levada ao conhecimento do advogado pelas formas previstas nos artigos 236 a 239 do CPC. 3 DA TECNOLOGIA NA COMUNIO DE ATOS PROCESSUAIS A intimao do advogado, assim como outras formas de atuao ou comunicao processual, vem sofrendo transformaes ao longo do tempo. Tais mudanas decorrem do avano tecnolgico, da necessidade de gerar maior celeridade aos processos judiciais e at mesmo, pelos costumes. No aspecto tecnolgico, citando-se alguns itens relacionados s questes judiciais, encontram-se: a) a Lei 8.245/91, que passou a admitir o uso do telex, do fax e outras formas previstas no CPC, para a citao, intimao ou notificao de pessoas jurdicas, desde que assim previstos contratualmente entre as partes. b) j em 1999, passou a ser permitido o envio de peties por fac-simile, com posterior substituio pelo original. Desde as Reformas Processuais em 2001, houve tentativas para o uso da mensagem eletrnica (e-mail) como meio de transmisso de atos e documentos processuais. Na mesma poca, porm, surgiu entre os Tribunais Regionais Federais, nos respectivos Juizados Especiais, a possibilidade da prtica de atos processuais e a intimao das partes atravs de
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

meio eletrnico. A Lei 10.259/01 tambm no dispunha sobre o e-mail especificamente, mas representou um avano para a intimao eletrnica ao embasar a Resoluo 522 (05/09/2006), do Conselho da Justia Federal, que viabilizou o seu uso no mbito dos Juizados Especiais Federais. O ano de 2006 presenciou o incio de vrias alteraes processuais, no que tange especialmente comunicao de atos processuais por meio eletrnico. Em fevereiro daquele ano, surgiu a Lei 11.280 (16/02/06), que acrescentou um pargrafo no artigo 154 do CPC, assim dispondo:
Art. 154 [...] Pargrafo nico Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira ICP-Brasil.

E, em dezembro, foi sancionada a Lei 11.419/06, que norteia o estudo deste artigo e que atravs de um salto tecnolgico, estabeleceu o processo eletrnico. 3.1 Da Necessidade de Aparato Tecnolgico A inovao no processo judicial, ou seja, a instituio do processo eletrnico promovida pela Lei 11.419/06 estende a todos os advogados a necessidade da utilizao da evoluo tecnolgica no exerccio da sua profisso. Embora muitos profissionais, pelo menos nas regies economicamente desenvolvidas, j se utilizem tanto de computadores como de acesso internet, h que se considerar que, em diversas regies do pas, tais facilidades no so ainda predominantes. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em sua petio inicial da Adin 3.880/2007, justamente chamou a ateno para dois aspectos relativos informatizao dos processos e da transmisso eletrnica de dados: prejuzo publicidade dos atos processuais e leso isonomia.
Isso porque o acesso dos advogados brasileiros e da prpria populao nacional rede mundial de computadores ainda muito baixo. Pesquisa divulgada pelo Comit Gestor da Internet indica que o nmero de computadores por domiclio no passa da casa dos 20%, nem mesmo nas regies sul e sudeste. No chega a 20% o nmero de domiclios conectados Internet. E 66,68% da populao brasileira nunca usou a rede mundial de computadores. [...]

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

Matria da Folha de So Paulo registra que apenas 46% dos municpios brasileiros tm provedores de acesso Internet. Como em um contexto como esse se poder acabar com a publicao em meio fsico dos atos processuais, sem atentar contra a publicidade constitucionalmente exigida. [...] Alm do atentado ao princpio da publicidade, os comando impugnados maculam ainda o princpio da isonomia. A distribuio de computadores pelas diversas classes sociais no homognea, sendo notrio que as classes mais altas os detm, enquanto as classes mais baixas no. A norma, portanto, vem acentuar a excluso; vem marcar e remarcar a diferena entre as castas e quebrar a paridade de armas necessria no processo, beneficiando os advogados conectados rede mundial de computadores em detrimento daqueles que, por falta de recursos, no esto. Os artigos 4 e 5 da Lei impugnada, ao acabarem com os meios fsicos de intimao, limitando a comunicao dos atos oficiais aos meios eletrnicos, so inconstitucionais e devem ser expurgados do ordenamento jurdico ptrio. (BRASIL, 2007, p. 14, 16 e 17)

Observa-se, assim, a preocupao da Ordem dos Advogados do Brasil no apontamento da suposta inconstitucionalidade dos artigos 4 e 5 da Lei 11.419/2006, que tendem a ferir os princpios da publicidade e da isonomia, interferindo na classe dos advogados, economicamente heterognea, pois h os que possuem computadores conectados Internet e os que no dispem deste meio, por falta de recursos ou disponibilidade tcnica. Outro aspecto relevante a necessidade de um meio de comunicao tecnologicamente estvel para a transmisso de dados e com bom nvel de segurana, objetivando preserv-lo de possveis invases nas mensagens que possam alterar o contedo ou obstaculizar o seu recebimento. 4 A LEI 11.419/2006 A Lei 11.419/06 originou-se do Projeto de Lei 5.828 de 2001. O projeto, por sua vez, nasceu de sugesto da AJUFE Associao dos Juzes Federais do Brasil, atravs de ofcio enviado para a ento Deputada Federal Luiza Erundina. Entrou em vigor no dia 20 de maro de 2007 trazendo mudanas substanciais no processo judicial. Objetivando racionalizar o manuseio e o arquivamento dos Autos e principalmente acelerar o trmite processual, essa lei implantou a informatizao do processo judicial, atravs de sistema onde os Autos impressos esto sendo substitudos por arquivos eletrnicos.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

Essa mudana atingiu os processos em todas as reas judiciais, conforme estabelece o pargrafo primeiro do seu artigo 1:
Art. 1o O uso de meio eletrnico na tramitao de processos judiciais, comunicao de atos e transmisso de peas processuais ser admitido nos termos desta Lei. 1o Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdio.

No somente a formao e processamento dos atos processuais passaram a ser eletrnicos, como tambm, a sua transmisso e a assinatura dos documentos, que, por serem eletrnicos, exigem a forma digital (assinatura digital certificada). Os artigos quarto e quinto da Lei 11.419/06 disciplinam a publicao em Dirio eletrnico e a intimao eletrnica, respectivamente. O artigo 16 da Lei 11.419/06 estabeleceu ainda que os livros cartorrios e demais catalogaes tambm podem ser formados e armazenados eletronicamente. Finalmente, atravs de seu artigo 20, a referida Lei alterou a Lei 5.869/73 (Cdigo de Processo Civil) nos seguintes artigos desta ltima: 38 (assinatura digital na procurao), 154 (forma do processo), 164 (assinatura digital dos juzes), 169 (assinatura de atas e outros atos processuais praticados na presena do juiz), 202 (expedio eletrnica de carta de ordem), 221 (citao por meio eletrnico), 237 (intimao eletrnica), 365 (prova por extrato digital ou reproduo digitalizada), 417 (verso datilogrfica de depoimento para recurso), 457 (termo de audincia eletrnico) e 556 (redao de acrdos e votos). 4.1 Alteraes na Intimao Da redao dos artigos 236 a 239 do CPC, j citados, tinha-se que a intimao era considerada feita bastando a publicao no rgo oficial (artigo 236, caput do CPC) ou na falta deste, pelas demais formas previstas no artigo 237 e seguintes do CPC: pessoalmente, por correio ou oficial de justia. A Lei 11.419/06 acrescentou um pargrafo ao artigo 237 do mesmo cdigo, assim redigido:
Art. 237 [...] Pargrafo nico. As intimaes podem ser feitas de forma eletrnica, conforme regulado em lei prpria.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

E, ao instituir o processo eletrnico, alm de ampliar as formas possveis de intimao, a Lei 11.419/06 tambm alterou a publicidade dos atos processuais, conforme o seu artigo 4:
Art. 4o Os tribunais podero criar Dirio da Justia eletrnico, disponibilizado em stio da rede mundial de computadores, para publicao de atos judiciais e administrativos prprios e dos rgos a eles subordinados, bem como comunicaes em geral. [...] 2o A publicao eletrnica na forma deste artigo substitui qualquer outro meio e publicao oficial, para quaisquer efeitos legais, exceo dos casos que, por lei, exigem intimao ou vista pessoal. [...]

Assim, o Dirio da Justia (rgo oficial de divulgao dos atos processuais) passou a ser somente eletrnico. E mais: o artigo 5 da Lei 11.419/06 inovou ao dispensar a publicao no rgo oficial se a intimao realizar-se atravs de mensagem em portal especfico e apropriado para tanto, atravs de prvio cadastro junto ao rgo judicial conforme descrito no artigo 2 da mesma lei:
Art. 5o As intimaes sero feitas por meio eletrnico em portal prprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2o desta Lei, dispensando-se a publicao no rgo oficial, inclusive eletrnico.

Enquanto que para os processos autuados na forma tradicional a intimao eletrnica uma faculdade (artigo 237, pargrafo nico do CPC), no processo eletrnico obrigatria essa forma de comunicao, segundo o artigo 9 da Lei:
Art. 9o No processo eletrnico, todas as citaes, intimaes e notificaes, inclusive da Fazenda Pblica, sero feitas por meio eletrnico, na forma desta Lei.

E, exatamente no artigo 5 da Lei 11.419/06 est um dos seus pontos mais polmicos, em dois aspectos: a) a necessidade de cadastro do advogado em portal prprio e b) a falta de outra forma de publicidade daquela comunicao feita ao profissional. O primeiro aspecto requer, assim como para todo o processamento eletrnico das aes judiciais, requisitos de segurana, eficincia e confiabilidade nos sistemas responsveis pela transmisso e armazenamento dos dados. Na operao desse sistema, a segurana quanto
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

identificao do agente reside no uso da assinatura eletrnica, a ser criada conforme prev o inciso III do pargrafo 2 do artigo 1 da Lei 11.419/06:
Art. 1 O uso de meio eletrnico na tramitao de processos judiciais, comunicao de atos e transmisso de peas processuais ser admitido nos termos desta Lei. [...] 2 Para o disposto nesta Lei, considera-se: [...] III - assinatura eletrnica as seguintes formas de identificao inequvoca do signatrio: a) assinatura digital baseada em certificado digital emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma de lei especfica; b) mediante cadastro de usurio no Poder Judicirio, conforme disciplinado pelos rgos respectivos.

No segundo aspecto, verifica-se que, se vencida a discusso sobre a sua constitucionalidade (se confirmada a no afetao ao princpio da publicidade), na prtica, tem sido bem sucedidas as intimaes realizadas por meio eletrnico, no chamado e-Proc, notadamente, nos Juizados Especiais Federais, que, por fora da mencionada Lei 10.259/01, vm utilizando-se desses sistemas eletrnicos. H que se discutir apenas, portanto, se as intimaes realizadas eletrnica e individualmente, dispensam a publicao em rgo oficial ou a intimao pessoal. 4.2 Das Atipicidades Embora a intimao eletrnica seja a regra, as situaes atpicas tambm foram previstas. O pargrafo 5 do artigo 5 da Lei 11.419/06 assegura que, nos casos urgentes ou de passvel de fraude, outras formas de intimao so possveis, a critrio do juiz; enquanto que o pargrafo 2 do artigo 9 acautela-se quando da ocorrncia de dificuldade tcnica. O pargrafo 5 do artigo 5 da Lei 11.419/06 trata da urgncia ou da fraude:
Art. 5 [...] 5o Nos casos urgentes em que a intimao feita na forma deste artigo possa causar prejuzo a quaisquer das partes ou nos casos em que for evidenciada qualquer tentativa de burla ao sistema, o ato processual dever ser realizado por outro meio que atinja a sua finalidade, conforme determinado pelo juiz.

O pargrafo 2 do artigo 9 da citada lei trata da dificuldade tcnica:


Art. 9 [...]

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

10

2o Quando, por motivo tcnico, for invivel o uso do meio eletrnico para a realizao de citao, intimao ou notificao, esses atos processuais podero ser praticados segundo as regras ordinrias, digitalizando-se o documento fsico, que dever ser posteriormente destrudo.

Outra peculiaridade do processo eletrnico a perda da identificao expressa nos casos em que a lei exige intimao pessoal ou vista pessoal, passando a admitir pessoalidade presumida, de acordo com o disposto no pargrafo 6 do artigo 5 (intimao pessoal) e no pargrafo 1 do artigo 9 (vista pessoal) da lei ora analisada:
Art. 5 [...] 6o As intimaes feitas na forma deste artigo, inclusive da Fazenda Pblica, sero consideradas pessoais para todos os efeitos legais. Art. 9 [...] 1o As citaes, intimaes, notificaes e remessas que viabilizem o acesso ntegra do processo correspondente sero consideradas vista pessoal do interessado para todos os efeitos legais.

Entretanto, houve o cuidado para que a intimao pessoal (convencional) fosse mantida, quando assim exige a lei (parte final do pargrafo segundo do artigo 4 da Lei 11.419/06). No caso, a intimao do Ministrio Pblico ( 2 do artigo 236 do CPC), do defensor pblico (Lei de Assistncia Judiciria, artigo 5, 5), dos integrantes da Advocacia Geral da Unio (Lei 9.028/95, art. 6, 2). E tambm dos advogados, quando haja risco de prejuzo, como na hiptese do 2 do artigo 242 do CPC (antecipao de audincia). 4.3 Da Citao Eletrnica Embora no seja especialmente o tema deste estudo, a citao eletrnica merece meno, uma vez que se encontra previsto no artigo 6 da Lei 11.419/06. A citao o ato pelo qual o requerido ou o interessado chamado a juzo, para se defender ou prestar esclarecimentos. A possibilidade eletrnica desse ato surgiu com a incluso do inciso IV no artigo 221 do CPC. Para tanto, dois requisitos devem ser atendidos: a) cadastro prvio do citando no portal prprio do Poder Judicirio (artigo 6 c/c art. 5 da Lei 11.419/06), pressupondo que ele j integrou, sob qualquer ttulo, alguma ao ou que seja advogado com poderes especiais para receber citao; e b) acesso ntegra dos autos pelo citando (artigo 6 da Lei 11.419/06). Observa-se que se excetuam as citaes nos Direitos Processuais Criminal e Infracional.
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

11

5 ADI 3880/2007 A ao direta de inconstitucionalidade n 3880/2007 foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em 30 de maro de 2007, contra os artigos 1, inciso III, letra b; 2; 4; 5 e 18 da Lei 11.419/06. Na petio inicial j foi requerida a suspenso liminar da eficcia de tais artigos e, no mrito, a declarao de sua inconstitucionalidade. 5.1 Das Inconstitucionalidades Alegadas No entendimento do Conselho Federal da OAB, os artigos da Lei 11.419/06 atacados so inconstitucionais, porque afrontam mandamentos fundamentais na seguinte correlao: a) o artigo 1, III, b contra o princpio da proporcionalidade e o inciso XII do artigo 5 da Constituio; b) o artigo 2 contra os artigos 93, I; 103, VII; 103-B, XII, 6; 129, 3; 130-A, V, 4 e 133 da Constituio Federal; c) os artigos 4 e 5 contra o artigo 5, caput e inciso LX da Constituio Federal; d) o artigo 18 contra o artigo 84, IV da Constituio Federal. 5.2 Inconstitucionalidade do Artigo 5 da Lei n 11.419/06 O ponto bsico deste trabalho reside na discusso quanto constitucionalidade do artigo 5 da Lei 11.419/06. O referido artigo dispensa a publicao de ato intimativo se este for verificado pelo destinatrio atravs da leitura eletrnica em portal administrado ou credenciado pelo Poder Judicirio:
Art. 5o As intimaes sero feitas por meio eletrnico em portal prprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2o desta Lei, dispensando-se a publicao no rgo oficial, inclusive eletrnico.

O Conselho Federal da OAB exps seu inconformismo sobre tal artigo nos seguintes termos:
[...]
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

12

Prevem os artigos 4 e 5 da Lei 11.419 meios eletrnicos de intimao de atos processuais. [...] J o artigo 5 estabelece que as intimaes dar-se-o eletronicamente em portal prprio aos que se cadastrarem junto aos rgos judicirios dispensando-se , nessa hiptese de cadastro, a publicao no rgo oficial, inclusive eletrnico. [...] o artigo 5 dispensa a publicao das intimaes at mesmo no dirio eletrnico, quando houver cadastramento dos interessados para fins de identificao eletrnica. Os dispositivos, a no mais poder, agridem o artigo 5, inciso LX da Constituio Federal que estabelece que a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. A interpretao constitucional no pode se dissociar do fato social por ela regrado. [...] Nesse contexto, a publicidade dos atos processuais, constitucionalmente exigida, h de ser examinada segundo a realidade nacional. Os preceitos legais, em especial o primeiro, ao acabarem com o dirio da justia impresso em papel, limitando o conhecimento dos atos processuais a apenas aqueles que disponham de computador ligado Internet, esto a restringir indevidamente a publicidade do processo.

[...]
Como em um contexto como esse se poder acabar com a publicao em meio fsico dos atos processuais, sem atentar contra a publicidade constitucionalmente exigida? A intimao dos advogados por meio eletrnico, eliminada a publicao em papel, fere de morte o princpio da publicidade. Por um lado, a populao deixa de ter acesso ao que consta dos feitos. Por outro, os advogados, que no se afastam do contexto da populao em geral, vem-se, grande parcela deles, privados de acompanhar as demandas e as decises das Cortes ptrias. (destaques no original pginas 13, 14 e 16 da petio inicial )

A publicao da intimao do advogado tem dupla finalidade: cientificar o profissional da necessidade de sua interveno no processo e levar ao conhecimento dos interessados, especialmente do patrocinado pelo advogado intimado, de que est havendo uma movimentao processual que afeta seu direito. 5.3 Evoluo Processual A Adin 3880/2007 foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal em maro de 2007 contra o Presidente da Repblica e o Congresso Nacional. Foi distribuda para o Ministro Ricardo Lewandowski, e no foi julgada at a presente data (agosto/2009). Embora ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, essa ao recebeu a interveno de diversos interessados (amicus curiae): Instituto Brasileiro de Direito Eletrnico, Associao dos Juzes Federais do Brasil, Associao Brasileira das Imprensas Oficiais. Em 2007, foi requerida pela OAB a realizao de audincia pblica para discusso da matria assim como a nomeao de peritos que possam esclarecer e apontar, juntamente

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

13

com as partes, atravs da designao de audincia pblica, quais sero os reflexos processuais que acontecero caso seja mantido o dispositivo legal que permite a realizao de cadastro de advogados pelo Poder Judicirio. Desde dezembro de 2008 at a presente data (agosto/09), no houve movimentao processual nessa ao. 6 DAS VANTAGENS E DIFICULDADES DA INTIMAO ELETRNICA As vantagens, no apenas da intimao eletrnica como do processo e dirios eletrnicos, so a facilidade de manuseio e arquivo, da celeridade na movimentao processual e at mesmo no aspecto ecolgico, ao dispensar o uso de papel e demais materiais necessrios autuao impressa. Para a intimao, a forma eletrnica tambm vantajosa porque desonera a estrutura do Judicirio para o atendimento aos advogados e a estes, pela desnecessidade de deslocamento fsico aos fruns e tribunais. Repercute ainda economicamente, se comparada com a intimao via correio. Quanto aos requisitos de uma estrutura tcnica adequada, pode-se dizer que, nos dias atuais, a maioria dos tribunais j tem suas informaes disponibilizadas em portais, sendo a internet um meio rpido para a comunicao e transmisso de informaes, em tempo real para qualquer parte do mundo, faltando somente melhorar o nvel de segurana desses acessos. A principal dificuldade seria, ento, a tecnolgica, diante da necessidade de um sistema confivel, onde os dados (intimaes e contedo das peas processuais) possam ser seguramente arquivados, assim como de um meio eficaz de certificao quanto consulta pelo advogado, garantindo-se a validade jurdica dessa consulta como intimao e no apenas com carter informativo, como era antes da Lei 11.419/06. importante destacar que a intimao eletrnica mais uma forma possvel de comunicao dos atos processuais, no invalidando ou extinguindo as demais, que continuam possveis ou necessrias (oficial de justia, escrivo, correio, etc.). Apenas, a previso legal (artigo 3 da Lei 11.419/06) de que transcorridos dez dias da publicao no portal prprio a comunicao considerada realizada, independente da consulta do interessado, pode levar necessidade de que, constatada essa ausncia de consulta, a intimao seja publicada em rgo oficial como o dirio eletrnico.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

14

Outra situao que no prescinde a publicao exemplificada pelo processo no qual somente o advogado de uma das partes detenha cadastro no portal adequado e no caso de prazo comum, a outra parte deve ser cientificada atravs do rgo de divulgao ampla, respeitando-se o princpio da isonomia. de esperar, portanto, que o disposto na parte final do artigo 5 da Lei 11.419/06 somente seja aproveitvel quando todos os advogados forem cadastrados no sistema judicirio e as comunicaes, independente de seu destinatrio, sejam enviadas a todos os envolvidos no processo. H que se acautelar, contudo, para que essa forma de comunicao no sobrecarregue os meios de comunicao, tanto na sua origem (cartrio) quanto no seu destino (advogados). 7 DO APERFEIOAMENTO POSSVEL NA INTIMAO ELETRNICA Os meios eletrnicos para a comunicao de atos processuais j eram amplamente utilizados, antes da Lei 11.419/06, atravs dos sites institucionais onde eram (e so) disponibilizadas informaes sobre os processos, notadamente quanto sua movimentao. Diante de algumas tentativas de utilizao dessas informaes como intimaes, o entendimento judicial era de que tais informaes possuam carter apenas informativo, no substituindo as comunicaes oficiais (EREsp n 503.761/DF, DJ de 14/11/2005, p. 175, rel. Min. Flix Fischer). Porm, o Supremo Tribunal Federal, j em 2004, tinha regulamentado o envio de peas processuais por meio eletrnico, editando a Resoluo n 287, de 14 de abril:
Institui o e-STF, sistema que permite o uso de correio eletrnico para a prtica de atos processuais, no mbito do Supremo Tribunal Federal. [...] Art. 3 As peties e os documentos enviados sero impressos e protocolados de forma digital pela Coordenadoria de Registros e Informaes Processuais

O Tribunal Federal da 4 Regio, em 2006 e diante da Lei 11.280/06, tomou a vanguarda na instalao de sistema que permitisse a comunicao eletrnica de atos processuais, em carter oficial. As possibilidades decorrentes da Lei 11.419/06, no obstante as vantagens que j trouxeram, requerem outros cuidados que podem maximizar os seus pontos positivos.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

15

Uma dessas providncias seria a categorizao de comunicaes judiciais, inicialmente em trs grupos: a) que interessam aos advogados somente, b) que interessam s partes e c) que interessam sociedade. Dessa maneira, as intimaes cujo destinatrio fossem apenas os advogados (de seguimento processual, por exemplo) poderiam constar no portal previsto no artigo 5 da Lei 11.419/06, sendo acessados pelos advogados das partes. Saliente-se a importncia de que a intimao seja do conhecimento de ambos (ou tanto quanto existirem) os advogados, independente de quem seja o destinatrio da comunicao. As comunicaes que se destinem s partes diretamente seriam publicadas em meio aberto de divulgao, no caso, o dirio eletrnico, porque o autor ou ru de uma ao, conhecendo a sua existncia, tem a iniciativa de buscar informaes a respeito. Situao que no era diferente at hoje, visto que embora com circulao restrita, o dirio impresso poderia ser consultado por qualquer interessado. Finalmente, as decises judiciais que afetem interesse ou direito de diversas pessoas (fsicas ou jurdicas) alm das partes - por exemplo, a decretao de falncia - poderia ser publicada em meio de comunicao de maior alcance, como jornais comerciais regionais, ainda que de forma resumida, como j ocorrem com alguns despachos judiciais, notcias de leiles e protestos. H que se ressaltar da imperiosidade de intimao por outra via (notadamente correio) de pessoas que no tenham o dever de ofcio ou necessidade costumeira de leitura de rgo oficial, como as testemunhas, por exemplo. Alis, mesmo a verso impressa dos dirios no era objeto de leitura de massa e um dirio eletrnico no teria igualmente nmero significativo de acesso por pessoas no envolvidas com os trmites judiciais. 8 CONCLUSO A inovao processual trazida pela Lei 11.419/06 tende a produzir resultados positivos ao longo do tempo, quando eventuais deficincias tiverem sido sanadas e os usurios do sistema eletrnico judicial j estiverem habituados com os seus pormenores. Como toda transio, a mudana para o processo eletrnico h de apresentar traumas e situaes inusitadas. Veja-se que a prpria Adin 3880/2007, repetidamente citada neste artigo e que questiona exatamente a Lei 11.416/06, tem somente a petio inicial digitalizada e
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

16

disponibilizada no site do Supremo Tribunal Federal. Ajuizada dez dias aps o incio da vigncia do processo eletrnico, essa ao de inconstitucionalidade ainda fora proposta nos moldes tradicionais. Quanto ao mrito da Adin mencionada, no que concerne intimao eletrnica, de se esperar que a Lei seja julgada inconstitucional em seu artigo 5, uma vez que referido normativo no estende o conhecimento da intimao a todos os interessados, notadamente s partes se estes no tiverem tambm o necessrio cadastro, juntamente com seus procuradores. Este mecanismo de intimao adequado se atuar conjuntamente com a publicao no dirio eletrnico, de forma que o acesso ao portal prprio restaria como uma facilidade aos advogados e aos demais interessados, a publicao aberta seria o instrumento adequado. A expectativa , enfim, que, quando ocorrer o julgamento da Adin ora estudada, com a respectiva conseqncia sobre a Lei 11.419/06, o processo eletrnico j seja mais conhecido dos profissionais da rea, inclusive com intimaes eletrnicas que tenham cumprido sua funo de forma to eficiente quanto s publicaes abertas.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

17

REFERNCIAS ALVIM, Jos Eduardo Carreira; CABRAL JUNIOR, Luiz Nery. Processo judicial eletrnico - comentrios lei 11.419/06. Curitiba: Juru, 2007. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Cpia digitalizada da petio nicial da Adin 3880/2007. Disponvel em: <http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocesso eletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf? tipoConsulta=PROC&numeroProcesso=3880&siglaClasse=ADI>. Acesso em: jun 2009. ______. Tribunal Regional Federal da 4 Regio. Resoluo n 30, de 17 de maio de 2004. Publicado no DJU n 95, de 19/05/2004. Disponvel em: <http://thesaurus.trf4.gov.br/netacgi/nphbrs.exe?S1=Resolu %E7%E3o&S2=&S3=&S4='30'&S5=&l=20&SECT1=IMAGE&SECT4=e&SECT6=HITOF F&SECT3=PLURON&SECT2=THESON&SECT5=BIBL04&S6=legislacao&d=BIBL&p=1 &u=bibl04.htm&r=1&f=G>. Acesso em: jun 2009. DALLALBA, Felipe Camilo. Iudicium eletrnico ou processus eletrnico? Disponvel em: <http://www.tex.pro.br/wwwroot/00/00_iudicium_ou_processus_eletronico.php>. Acesso em: jun 2009. LEAL, Augusto Csar de Carvalho. A lei 11.419/2006 e a regulamentao das comunicaes processuais eletrnicas no bojo do processo judicial telemtico. Disponvel em: http://www.alfa-redi.com/apc-aa-alfaredi/img_upload/9507fc6773bf8321fcad954b7a344761 /leal.pdf. Acesso em: jun 2009. MAHLMEISTER, Ricardo Lus. A intimao eletrnica no cdigo de processo civil. Disponvel em: <http://www.cosso.adv.br/artigos.php?cod_artigo=9>. Acesso em: jun 2009. MARCACINI, Augusto Tavares Rosa. Intimaes judiciais por via eletrnica: riscos e alternativas. Disponvel em: <http://www.alfa-redi.org/rdi-articulo.shtml?x=1474>. Acesso em: jun 2009. MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Cdigo de processo civil comentado artigo por artigo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. MEIRA, Jos de Castro. Notas sobre o conceito de processo. Disponvel em: <http://bdjur.stj.gov.br/jspui/bitstream/2011/16602/1/Notas_Conceito_Processo.pdf.>.Acesso: em: jun 2009. REINALDO FILHO, Demcrito. Comunicao eletrnica de atos processuais na Lei n 11.419/06. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1385, 17 abr. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9750>. Acesso em: jun/2009. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2004 TONIAZZO, Paulo Roberto Froes. Comunicao dos atos processuais por meio eletrnico: o impacto do uso da tecnologia na prestao jurisdicional a partir da Lei 11.419/06.
Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

18

Disponvel em: <http://www.lfg.com.br/public_html/article.php? story=20080616101831744>. Acesso em: jun 2009.

Revista do Direito Privado da UEL Volume 2 Nmero 2 www.uel.br/revistas/direitoprivado

Das könnte Ihnen auch gefallen