Sie sind auf Seite 1von 4

O estudo da literatura em Lngua Estrangeira e a formao do professor

Barbra Sabota
fato comumente reconhecido que todas as disciplinas da matriz do curso de Letras so relevantes para a formao profissional do professor de lnguas. A disciplina Literatura em Lngua Estrangeira (LLE), ainda que sob diferentes denominaes, comeou a integrar os currculos dos cursos de letras na dcada de 40 (Paiva, 1996) e tem feito parte de muitas matrizes curriculares de cursos de Letras por todo o Brasil. Entretanto, muitas vezes somos questionados por alunos sobre a razo de estudarmos literatura em lngua inglesa, uma vez que se essa disciplina no integra o currculo de ensino fundamental ou mdio. Por vezes seduzidos pela pressa em terminarem os cursos, os alunos sentem dificuldades para, sozinhos, descobrirem quo rica a discusso e anlise de textos literrios pode ser. A esses alunos respondo que estudar Literatura, e principalmente as supracitadas, no se constituem necessariamente em um fim, mas tambm em um meio de: conhecer a cultura do outro e, assim, entender melhor a nossa prpria cultura; conhecer hbitos e costumes das pessoas dialogicamente; entender a forma como as sociedades se organizam; analisar historicamente a evoluo do idioma; aprimorar o conhecimento da lngua em que o texto foi escrito; perceber como aspectos scio-polticos se imortalizaram pelas obras; comparar as produes literrias e, a partir da, emitir melhor julgamento entender a literatura como uma arte universal.

sobre nossos prprios textos; e, ainda, Geralmente apresento a meus alunos a oportunidade de reflexo sobre a necessidade do estudo das literaturas de lngua inglesa em nosso primeiro contato no intuito de, pela compreenso de sua importncia, convenc-los a dedicar um pouco de seu tempo na leitura dos textos e na compreenso e crtica dos mesmos. Iniciamos nossa discusso pela apresentao desses itens e peo que acrescentem suas prprias razes. Debatendo sobre o

assunto espero instig-los a refletir sobre a proposta de estudo que insiro no programa da disciplina. Sugiro, ento, que eles tentem se lembrar das obras traduzidas para o cinema que eles conhecem. Para minha inicial surpresa, os alunos raramente se preocupam em saber se os filmes so provenientes de alguma obra literria at que se proponha a discusso. Pergunto se eles j leram mesmo que verses simplificadas de textos de autores americanos, ingleses, africanos no idioma original e em geral eles afirmam que no. Esse dado nos permite inferir que os alunos tm pouco conhecimento de outras literaturas at iniciarem o curso reafirmando a necessidade de seu estudo durante a graduao. Nem sempre, contudo o contexto em que a disciplina se insere favorece. Na maioria dos casos, a oferta da disciplina ocorre na segunda metade do curso, quando o domnio do idioma seria maior. E, neste sentido, o estudo de literatura seria um instrumento a mais na aprendizagem da LE, uma vez que literatura lngua, palavra, significado ainda que um significado peculiar, uma semanticizao especial de que o poeta investe no valor da palavra original (Anspach,1998, p.7). A autora sugere que professores de lngua e literatura planejem seus cursos em conjunto para contemplarem os mesmos contedos lexicais e gramaticais em seus programas. Desenvolvo desde 2002 um trabalho de reflexo sobre o estudo de leitura e compreenso de textos (Sabota, 2002; Sabota e Vieira, 2003; Sabota, 2006) literrios ou no e mais recentemente tenho me dedicado formao do professor de LE (Sabota. 2005). Nesses estudos tenho argumentado que a aprendizagem colaborativa, incluindo a troca de experincias entre pares, muito contribui para o desenvolvimento lingstico e pessoal do aluno. Percebo, ainda, em minha experincia com a disciplina que para motivar os alunos a se comprometerem com a disciplina necessrio programar a leitura dos textos com base no perfil de leitor em lngua materna do aluno. Se no houver o interesse do aluno pelo tema da obra ele raramente se dedicar leitura do texto em um outro idioma. Por outro lado, sempre que escolho obras levando em considerao no s a relevncia da mesma para a Literatura Universal, mas tambm de sua contribuio formao pessoal de meus alunos como membros da sociedade que so, verifico um maior envolvimento da parte deles. H grandes personagens na literatura que nos permitem questionar o modo como agimos em sociedade ou criamos nossos filhos, auxiliando-nos a resolver nossos prprios conflitos. Basta analisar os tormentos que sofrem Hamlet, Romeu, a ambio desmedida pelo poder de Lady Macbeth,

a cobia de Scrooge, a curiosidade e bisbilhotice de Emma. No pretendo cair em senso comum ao afirmar que a vida imita a arte e, portanto, agimos como os personagens, mas a reflexo sobre os mesmos permite discutir em classe sobre aspectos relevantes de nossas vidas, como j me foi confidenciado por alguns alunos. Textos literrios oferecem tambm a possibilidade de sonhar com novas realidades. Os textos potencializam o imaginrio do alunos, pois por no serem to explcitos, textos considerados literrios possibilitam o exerccio da imaginao e da construo de mundos alternativos (Zyngier, Vaisman e Kirstein, 1998). Entretanto, o estudo da LLE culmina com a poca mais conturbada da graduao: o trmino do curso e a pesquisa para o trabalho final. A ansiedade por se verem graduados nem sempre permite que os alunos se dediquem s leituras tericas e das obras em si. Em texto anterior (Sabota e Vieira, 2003) foi relatada uma pesquisa feita com alunos do curso de Letras desenvolvendo atividades dentro dessa matria que tambm pudessem ser utilizadas em turmas de adolescentes. A inteno , ao mesmo tempo em que proporcionamos aos alunos a oportunidade de desenvolver atividades para o estgio, tambm fazer com que eles disseminem o conhecimento das obras literrias enquanto ensinam o idioma. Os alunos respondem com interesse a essa tarefa o que nos indica que estamos no caminho certo. Cada vez menos percebemos alunos confusos se questionando sobre a validade da disciplina. E dentro desta perspectiva que pretendemos continuar a desenvolver o estudo das obras to estrangeiras quanto a lngua em si, tentando traz-las para uma realidade mais prxima quando os alunos possam ver praticidade e aplicabilidade em seu estudo. Convido outros professores da disciplina a pensarmos sobre este tema e trazer alternativas encontradas para o debate. Referncias ANSPACH, S. Ensino de literatura o mesmo que ensino de lngua? In: Claritas, So Paulo, n.4: 7-15, maio, 1998. PAIVA, V.L..M.O. A formao do professor de lnguas estrangeiras, 1996. disponvel em <http://www.geocities.com/veramenezes/textos.htm> SABOTA, B.R.S. Leitura em Lngua Inglesa: A resoluo colaborativa de exerccios de compreenso textual. Dissertao. Faculdade de Letras da UFG. Goinia, 2002.

SABOTA, B.R.S.; VIEIRA, T.R. Literature in the language classroom. In: FIGUEIREDO, F.J.Q.de. (Org.) Anais do V Seminrio de Lnguas Estrangeiras UFG. Goinia: Grfica e Editora Vieira, 2003. SABOTA, B. A aprendizagem colaborativa na formao de professores. Revista Desempenho Ano 1, n.4 (nov. 2005). Braslia: Instituto de Letras, Universidade de Braslia, 2005. SABOTA, B. Tranando os fios da leitura em lngua inglesa: por uma resoluo colaborativa de exerccios de compreenso textual. In: FIGUEIREDO, F.J.Q.de (org.) A aprendizagem colaborativa de lnguas. Goinia: Editora da UFG, 2006. ZYNGIER, S.; VAISMAN, L.B.; KIRSTEIN, E. Conscientizao literria em ao: uso de textos imaginativos no 2 grau. In: Claritas, So Paulo, n.4: 7-15, maio, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen