Sie sind auf Seite 1von 3

O QUE O SENSO COMUM? O senso comum um saber que nasce da experincia cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.

e. , assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hbitos, os costumes, as prticas, as tradies, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer mesa, acender a luz de uma sala, ligar a televiso, como fazer uma chamada telefnica, apanhar um txi, o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc. , por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontneo), atravs do nosso contato com os outros, com as situaes e com os objetos que nos rodeiam. um saber muito simples e superficial, que no exige grandes esforos, ao contrrio dos saberes formais (tais como as cincias) que requerem um longo processo de aprendizagem escolar. O senso comum adquire-se quase sem se dar conta, desde a mais tenra infncia e, apesar das suas limitaes, um saber fundamental, sem o qual no conseguiramos nos orientar na nossa vida cotidiana. Sendo assim, torna-se facilmente compreensvel que todos os homens possuam senso comum, mas este varia de sociedade para sociedade e, mesmo dentro duma mesma sociedade, varia de grupo social para grupo social ou, tambm, por exemplo, de grupo profissional para grupo profissional. As principais caractersticas do senso comum:

Carter emprico o senso comum um saber que deriva

diretamente da experincia cotidiana, no necessitando, por isso de uma elaborao racional dos dados recolhidos atravs dessa experincia.

Carter acrtico no necessitando de uma elaborao racional,

o senso comum no procede a uma crtica dos seus elementos, um conhecimento passivo, em que o indivduo no se interroga sobre os dados da experincia, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.

Carter assistemtico o senso comum no estruturado

racionalmente, tanto ao nvel da sua aquisio, como ao nvel da sua

construo, no existe um plano ou um projeto racional que lhe d coerncia.

Carter ametdico o senso comum no tem mtodo, ou seja,

um saber que no segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivduos adquirem-no sem esforo e sem estudo. O senso comum um saber que nasce da sedimentao casual da experincia captada ao nvel da experincia cotidiana.Carter aparente ou ilusrio Como no h a preocupao de procurar erros, o senso comum um conhecimento que se contenta com as aparncias, formando por isso, uma representao ilusria,"deturpada e falsa",da realidade.

Carter coletivo O senso comum um saber partilhado pelos

membros de uma comunidade, permitindo que os indivduos possam cooperar nas tarefas essencial vida social.

Carter subjetivo O senso comum subjetivo, porque no

objetivo: cada indivduo v o mundo sua maneira, formando as suas opinies, sem a preocupao de as testar ou de as fundamentar num exame isento e crtico da realidade.

Carter superficial O senso comum no aprofunda o seu

conhecimento da realidade, fica-se pela superfcie, no procurando descobrir as causas dos acontecimentos, ou seja, a sua razo de ser que, por sua vez, permitiria explic-los racionalmente.

Carter particular o senso comum no um saber universal,

uma vez que se fica pela aquisio de informaes muito incompletas sobre a realidade (por isso tambm se diz que ele fragmentrio), no podendo, assim, fazer generalizaes fundamentadas.

Carter prtico e utilitrio O senso comum nasce da prtica

cotidiana e est totalmente orientado para o desempenho das tarefas da vida cotidiana, por isso as informaes que o compem so o mais simples e diretas possvel.

Texto complementar:

"O senso comum um saber que est presente em todas as sociedades e em todos os indivduos (todos so dotados de senso comum). Mas o senso comum plural, variando de sociedade para sociedade e modificando-se com o decorrer dos tempos.O senso comum, enquanto princpio de sociabilidade, constitui o acordo mnimo exigvel para que qualquer sociedade funcione como tal; ele assegura a coeso indispensvel para que se possa falar de comunidade e de vida coletiva. Ele princpio de equilibrao, essencial a toda a sociedade, entre a dimenso do indivduo e a dimenso do coletivo ou dito de outra forma, da sujeio do indivduo s normas da vida coletiva.O senso comum tambm o senso tradicional. Costumamos dizer: "sempre foi assim" para justificar um procedimento que nos criticam. O senso comum transporta e naturaliza um conjunto de convenes implcitas ou intrnsecas ao agir humano coletivamente dimensionado. Neste sentido, ele conducente ou solidrio de uma aceitao que assinala uma passividade inerente e indispensvel face s exigncias prticas e pragmticas da vida. Como se adquire o senso comum? Ele fruto da aprendizagem e educao que espontnea e/ou institucionalmente recebemos enquanto membros de uma comunidade."

ATIVIDADE A partir da leitura do texto sobre Senso Comum, responda: O que voc entende por Senso comum? Cite um exemplo. Quais so suas caractersticas? Cite um ditado popular. Leia o Texto Complementar e comente com suas palavras, as frases que esto em destaque. Senso comum e cincia so conhecimentos contraditrios? Explique.

Das könnte Ihnen auch gefallen