Sie sind auf Seite 1von 15

Nome:_____________________________________________________ Endereo:__________________________________________________ Bairro:_____________________________________________________ Fone:______________________________________________________ E-mail:_____________________________________________________

INDICE
Aula 01 01 Introduo.....................................................................................................................................1 Aula 02 Empregado e Empregador.................................................................................................................1 Aula 03 Processo de Recrutamento e Seleo..............................................................................................2 Aula 04 Documentao Necessria para a Admisso de Empregados........................................................4 Aula 05 Exame Mdico....................................................................................................................................5 Aula 06 Registro na Empresa.........................................................................................................................6 Aula 46 Clculo da Resciso..........................................................................................................................8 Aula 47 Preenchimento da TRCT ................................................................................................................11 Aula 48 Seguro Desemprego........................................................................................................................13

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Aula 01 01 Introduo
As empresas precisam de funcionrios para desenvolver suas atividades. Estes funcionrios so de grande importncia para que a empresa possa chegar a seus objetivos, pois a empresa ser mais eficaz quanto mais eficazes forem as pessoas que a compe. De nada adianta a empresa dispor de timos recursos materiais como mquinas, equipamentos, dinheiro, etc., se no possuir recursos humanos capacitados e motivados para utiliz-los. Vamos abordar neste curso as principais rotinas de um departamento pessoal: Admisso Carteira de Trabalho Principais clculos e descontos da folha de pagamento Frias e 13 Salrio INSS e FGTS Imposto de Renda Resciso de Contrato, etc.

Aula 02 Empregado e Empregador


As normas que regem as relaes de trabalho entre empregador e empregado, so conhecidas como Direito do Trabalho. A Lei hierarquicamente superior a qualquer outra fonte do direito do trabalho e sempre dever prevalecer. A CLT (Consolidao das Leis do Trabalho) A consolidao das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo presidente Getlio Vargas no dia 10 de novembro de 1943. Sua adoo garantiu muitos direitos trabalhistas, mas a legislao causa muita polmica hoje.

Exerccios:
Responda as questes e apresente ao professor. 1. Marque V para verdadeiro e F para falso : ( ( ( ( ( ) As empresas no precisam de funcionrios para desenvolver suas atividades. ) As empresas dependem de seus funcionrios para atingir seus objetivos ) CLT que rege as normas do direitos dos empregados ) CLT significa Consolidao das Leis Trabalhalista. ) So conhecidos como Direito do Trabalho os contratos entre empregado e empregador.

2. Responda as frases: Por quem foi criada a CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas)? Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo 1

Auxiliar de Departamento Pessoal Mtodo Dinmika de Ensino R: _________________________________________________________________________ Como so conhecidas as normas que regem as relaes do trabalho entre empregado e empregador:? R: _________________________________________________________________________

Aula 03 Processo de Recrutamento e Seleo


Como j sabemos, o Gerenciamento de Recursos Humanos em uma empresa no dos mais simples, mas existem maneiras de torn-lo mais "leve" para o gerente ou proprietrio; uma delas selecionar e recrutar bem os funcionrios. Isso porque, quanto melhor for o sistema de seleo, menor so as chances de futuros problemas com os novos funcionrios.

Como selecionar
Para selecionar eficientemente os funcionrios necessrio que, em primeiro lugar, se saiba com clareza, que tipo de profissional se est procurando, o que significa traar o perfil do futuro funcionrio. Para isto, basta listar as caractersticas desejveis e/ou no desejveis desse perfil Nesse sentido, quando se est a procura de um novo atendente, por exemplo, devem-se analisar alguns pontos, como: sexo (homem ou mulher); grau de escolaridade; nvel de experincia; distncia entre a residncia e a empresa; faixa salarial; nmero de dependentes.

Visto isso, preciso lembrar que o processo de seleo e recrutamento envolve etapas que merecem tambm uma ateno especial: 1) Anncio: o anncio referente vaga disponvel na empresa deve ser feito nos veculos de divulgao mais utilizados em sua regio (jornal, sites, etc.), detalhando-se o "perfil" de colaborador que interessa empresa. 2) Avaliao: preciso tambm fazer uma prvia avaliao dos currculos enviados e, a partir deles, selecionar os que mais se enquadram no perfil estabelecido para, ento, partir para a etapa de entrevistas. 3) Entrevista: a entrevista pode ser um pouco impessoal, a fim de conseguir certo relaxamento do entrevistado e, assim, conhec-lo melhor. necessrio questionar as informaes apresentadas no currculo e pedir um detalhamento delas, como experincia profissional adquirida, escolaridade e cursos diversos. 4) Teste: sempre interessante fazer um teste escrito com o candidato vaga para conhecer suas agilidades, inteligncia e raciocnio. Mesmo que no sejam feitas provas especficas para o candidato, possvel que, pelo menos, seja requerida uma redao no estilo dissertao sobre assuntos diversos, sobre o prprio candidato (seu interesse na vaga em aberto, suas experincias anteriores, seus planos, metas e aspiraes) ou sobre um tema atual (guerra, crise do petrleo e eleies).

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal Mtodo Dinmika de Ensino 5) Faa sua parte: preciso avaliar cuidadosamente os currculos, as entrevistas e os testes, traando as caractersticas do funcionrio que mais se adequar ao perfil da vaga. Assim, ser possvel conhecer melhor os candidatos e selecionar com maior preciso o colaborador ideal.

Exerccios:
Responda as questes e apresente ao professor. 1. No que se relaciona a Recursos Humanos, como podemos torn-lo mais simples para o gerente ou proprietrio? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Por que importante selecionar e recrutar bem os funcionrios? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. Para selecionar eficientemente os funcionrios necessrio que: ( ) Procurar uma agncia de empregos. ( ) Divulgar em sites ou jornais. ( ) Em primeiro lugar, se saiba com clareza, que tipo de profissional se est procurando. 4. O que devemos fazer para definir que tipo de profissional se est procurando? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5. Cite trs pontos que devemos analisar quando vamos selecionar um novo funcionrio: R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6. Quais so as 5 etapas para seleo e recrutamento de funcionrios? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 7. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Tanto faz onde devemos divulgar a vaga disponvel na empresa. ( ) preciso tambm fazer uma prvia avaliao dos currculos enviados. ( ) A entrevista pode ser um pouco impessoal, a fim de conseguir certo relaxamento do entrevistado e, assim, conhec-lo melhor ( ) No sempre interessante fazer um teste escrito com o candidato vaga. ( ) preciso avaliar cuidadosamente os currculos.

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Aula 04 Documentao Necessria para a Admisso de Empregados


A admisso de empregados depende do cumprimento de algumas formalidades legais. Dentre elas, destaca-se a obrigatoriedade de apresentao de determinados documentos destinados a identificar o empregado, bem como propiciar, ao empregado, subsdios para o correto desempenho das obrigaes trabalhistas a que este se subordina, no s em relao ao prprio empregado, mas tambm nas relaes daquele com o Estado.

Documentos necessrios para admisso do funcionrio:


a) Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS; b) Atestado de Sade Ocupacional - ASO; c) Ttulo de eleitor, para os maiores 18 de anos; d) Certificado de reservista ou de alistamento militar; e) Certido de nascimento, casamento ou Carteira de Identidade - RG, conforme o caso; f) Carto de Identificao do Contribuinte CIC/CPF; g) Documento de Inscrio no PIS/PASEP - DIPIS, ou anotao correspondente na CTPS; h) Cpia da certido de nascimento de filhos menores de 14 anos, para fins de recebimento de salrio-famlia; i) Carto da Criana, que substitui a carteira de vacinao. j) Endereo k) 2 fotos 3x4;

Reteno dos Documentos Proibio


No permitida a reteno de qualquer documento de identificao pessoal, mesmo que apresentado por xerocpia autenticada, inclusive de comprovante de quitao com o servio militar, ttulo de eleitor, CTPS, registro de nascimento, certido de casamento, comprovante de naturalizao e carteira de identidade de estrangeiro. Portanto, recomendvel que a entrega, pelo empregado, dos documentos citados, bem como a respectiva devoluo, sejam feitas com contra- recibo.

Preenchimento de Documentos
Em posse dos documentos deve-se: a) Efetuar as anotaes e devolv-la no prazo mximo de 48 horas; b) Preencher o livro ou ficha de registro de empregados; c) Formalizar o contrato de trabalho e, caso haja clusulas especficas que rejam o vnculo empregatcio e registr-la na CTPS; d) Preencher a ficha de salrio famlia; g) Celebrar acordo coletivo com o sindicato da categoria; h) Preencher a declarao de dependentes para fins de Imposto de Renda; k) Preencher a ficha referente ao Programa Controle Mdico de Sade; l) Cadastramento no PIS m) Incluir o nome do empregado no cadastro de Empregados e Desempregados CAGED

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Significado de alguns documentos


RG: Registro Geral, Cdula de Identidade; CPF: Cadastro de Pessoa Fsica; CTPS: Carteira de Trabalho e Previdncia Social; PIS: Programa de Integrao Social; PASEP: Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico.

Exerccios:
1. Marque um X para documentos necessrios para admisso do funcionrio: ( ( ( ( ( ( ( ) Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS; ) Declarao do emprego anterior emite pela firma; ) Ttulo de eleitor, para os maiores 18 de anos; ) Recibo dos salrios do ltimo salrio; ) Certificado de reservista ou de alistamento militar; ) Carto Cidado da Caixa Econmica Federal; ) Certido de nascimento, casamento ou Carteira de Identidade - RG, conforme o caso;

2. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) permitida a reteno de qualquer documento de identificao pessoal. ( ) recomendvel que a entrega, pelo empregado, dos documentos citados, bem como a respectiva devoluo, sejam feitas com contra- recibo. ( ) O prazo para efetuar as anotaes e devolv-la de mximo 48 horas; ( ) No necessrio Incluir o nome do empregado no cadastro de Empregados e Desempregados CAGED. ( ) obrigatrio o cadastramento do funcionrio no PIS. 3. Quais os significados das siglas: RG: __________________________________________________________________ CTPS:________________________________________________________________ PASEP:_______________________________________________________________

Aula 05 Exame Mdico


O empregado deve passar por exames mdicos antes de ser admitido, o mdico ser indicado pela empresa, o mdico ir emitir um documento chamado Atestado de Sade Ocupacional de acordo com o PCMSO. PCMSO Significa Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional) Artigo 168 da CLT: Ser Obrigatrio exame mdico, por conta do empregador, nas condies estabelecidas neste artigo. Os exames mdicos devem ser feitos na Admisso, Demisso e Periodicamente.

Exerccios:
1. O empregado no deve passar por exames mdicos antes de ser admitido. Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo 5

Auxiliar de Departamento Pessoal ( ) Afirmao est correta. ( ) Afirmao est incorreta. 2. O que significa PCMSO?

Mtodo Dinmika de Ensino

R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. Quando devem ser feitos os exames mdicos? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

Aula 06 Registro na Empresa


O empregado deve ser registrado logo no primeiro dia de trabalho, seja estagirio, experincia, por tempo determinado ou indeterminado. Em todas as atividades ser obrigatrio para o empregador o registro dos respectivos funcionrios. Podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo ministrio do trabalho.

Dados necessrios para o registro:

Dados de identificao do funcionrio; Dados da Carteira de Trabalho (CTPS); Cargo; Data de Admisso e Demisso; Salrio e forma de pagamento; Local e horrio de trabalho; Sobre frias; Banco para depsito do FGTS e nmero de cadastramento no PIS/PASEP.

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Dados para exerccios: Dados do empregado:


Nome: Vlber Oliveira Admitido em: 01/04/1996 Funo/Tarefa: Atendente Registro n: 01 Folha: 05 Salrio: 500,00 Forma de Pagamento: Mensal Funo/Cargo: Atendente Horrio: 08:00 s 18:00 Intervalo de: 2 horas Pai: Valter Oliveira Me: Paula Santos Oliveira Altura: 1,75 m Cor: Moreno Cabelo: Preto Olhos: Preto Peso: 76 Kg Sinais: No h Nacionalidade: Brasileira Natural de: Tangar da Serra MT Estado Civil: Solteiro Data de Nascimento: 06/07/1974 Endereo: Av. So Paulo. 458 S Bairro: Centro CEP: 78.300-000 Cidade/Estado: Tangar da Serra MT RG: 958.654 4 rgo Expedidor: SSP/MT CPF: 321.852.951.00 Ttulo Eleitoral: 6543219876 CTPS n.: 025154 Srie/Estado: 225411-SP Cart. Nac. de Habilitao: 5487459635 Cat.: AB Reservista Militar.: 854.6532.854 Srie: A Categ.: 119 Pis Cadastrado em 01/03/1996 N. do PIS: 48754215965 Domicilio Bancrio: Caixa Econmica Pasep n Banco: Caixa Econmica Cdigo Banco: 02 Agncia: 101 Endereo da Agncia: Av. Neves, 145

Dados da Empresa:
Empregador: Dinmika Informtica CNPJ (CGC/MF): 65.335.753/0001 - 84 Rua: Av. Brasil, 1169 S Municpio: Tangar da Serra MT Espcie do estabelecimento: Comercial

Exerccios:
1. Quando o empregado deve ser registrado? R:__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Em algumas atividades no ser necessrio o registro do empregado: ( ) Afirmao est correta. ( ) Afirmao est incorreta. 3. Quando o empregado est em perodo de experincia no necessrio registr-lo: ( ) Afirmao est correta. ( ) Afirmao est incorreta. 4. Precisa ser registrado o empregado que: ( ) Que estiver em prazo de experincia. ( ) Que for menor de idade. ( ) Que for trabalhador rural. ( ) Todas esto corretas.

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Aula 46 Clculo da Resciso

Para no ter problemas futuros com resciso de contrato com funcionrios, de vital importncia que todos os documentos so devidamente preenchidos, pois so as provas que podem ser exigidas em uma provvel ao trabalhista. So trs a rescises: Pedido de Demisso Sem Justa Causa Por Justa Causa Resciso sem Justa Causa a resciso mais comum e a que gera maior remunerao. Exemplo: Nome: Paulo Csar Barros Salrio: 720,00 Admitido: 04/09/2003 Demitido: 30/10/2004 Inicio do aviso: 01/11/2004 Aviso Prvio: Trabalhado: ........................................... R$ 720,00 Inicio: 01/11/2004 Trmino: 30/11/2004 Frias Vencidas: No h Proporcionais: 05.08.2004 30.11.2004 4/12 avos = R$ 240,00 Salrio 12(meses do ano) x 4 (meses trabalhados) 720 12 x 4 = R$ 240,00 1/3 sobre as frias: ( vencidas + proporcionais ) (0 + 240) 3 = R$ 80,00 Total: 240 + 80 = R$ 320,00 13 Salrio: Proporcional (11/12 avos) .....: R$ 660,00 salrio 12 (meses do ano) x 11 (meses trabalhados no ano) (720 12) x 11 = R$ 660,00 Valor do acerto at aqui: Aviso prvio R$ 720,00 Frias R$ 320,00 13 Salrio R$ 660,00 Total bruto R$ 1700,00 FGTS: Saldo da conta com depsito em outubro............: R$ 970,00 Quitao do ms...............................................: R$ 110,40 Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo 8

Auxiliar de Departamento Pessoal (720 + 660) x 8% Multa: 40% sobre o fundo de garantia (saldo do ms + quitao do ms) (970,00 + 110,40) x 40% = R$ 432,16

Mtodo Dinmika de Ensino

Total do FGTS = R$ 1512,00 Na verdade a multa de 50%, sendo 40% para o funcionrio e 10% para a previdncia. Importante: Quem for demitido sem justa causa, no receber diretamente da empresa, o valor correspondente a 40% do valor do FGTS. Agora a empresa deve depositar esses 40% na conta do FGTS do empregado, at a data da resciso e o demitido s poder fazer o saque posteriormente, junto com os depsitos anteriores atualizados. Descontos: INSS SALRIO ................................: (salrio x 7,65%) 720 x 7,65% .....: R$ 55,08 INSS - 13 SALRIO: ...........................: (13 salrio x 7,65%) 660 x 7,65% .....: R$ 50,49 Total de descontos INSS R$ 105,57 R$ 55,08

R$ 50,49

Total a ser pago ao funcionrio: Salrio bruto Descontos 1.700-105,57 = ...R$ 1594,43 (salrio lquido) Saldo a ser sacado do FGTS .......................R$ 1521,56 Valor total 1594,43 + 1521,56 = R$ 3.106,99

Exerccios:
1. Faa os clculos da resciso:
Nome: Alexandre Souza Salrio Mensal: 750,00 Admitido em: 01/03/2004 Demitido em: 31/07/2005 Inicio do aviso: 01/08/2005 Endereo: Rua 13 de Maio, 251 Bairro: Centro Cidade: Tangar da Serra MT CEP: 78.000-000 Carteira de Trabalho: 548754 Srie: 54845 MT CPF: 444.444.666.88 Data de Nasc.: 14/10/1974 Demisso sem justa causa

PIS: 659.65987.95.2 Data de Nascimento:06/07/1975 Nome da Me: Paula Arajo

01 CNPJ / CEI DO EMPREGADOR

02 Razo Social / Nome

12.345.987/0001-65 Av. Brasil 1169-S


05 Municpio

Juracy Martins ME
04 Bairro

IDENTIFICAO

03 Endereo (Logradouro, N, Andar, Apartamento)

Centro
06 UF 07 CEP 08 CNAE 09 CNPJ / CEI Tomador/Obra

Tangar da Serra

MT

78300-000

0000-000

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

Auxiliar de Departamento Pessoal Aviso Prvio: Trabalhado: ...........................................: _______________________ Inicio: ...............:_______________________ Trmino:...........:_______________________ Frias Vencidas: _____________ Proporcionais: _________________ ____________________ ____________/12 avos = ________________ 1/3 sobre frias: ..................: ______________________

Mtodo Dinmika de Ensino

Total bruto: ____________________________ 13 Salrio: Proporcional (_________/12 avos) .....: ______________________ FGTS: Saldo da conta com depsito em outubro............: 800,00 Quitao do ms..................................................: _________________ Multa 40%............................................................: __________________ Total do FGTS = ____________________

Descontos:
INSS INSS SALRIO ................................: __________________ INSS - 13 SALRIO: ..........................: __________________ Total de descontos INSS...................: __________________ Total a ser pago ao funcionrio: Total de Salrio - Descontos: __________________+ ________________ = __________________ Saldo a ser sacado do FGTS: ________________________ Valor total da Resciso: _____________________________

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

10

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

Aula 47 Preenchimento da TRCT


Em virtude das alteraes legais havidas, ocorrendo necessidade de adequao do modelo do Termo de Resciso do Contrato de Trabalho, o qual instrumento de quitao das verbas rescisrias, tambm utilizado para o saque do FGTS, foi aprovado novo modelo.

TERMO DE RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO


01 CNPJ / CEI DO EMPREGADOR 02 Razo Social / Nome

12.345.987/0001-65 Av. Brasil 1169-S


05 Municpio

Juracy Martins ME
04 Bairro

IDENTIFICAO

03 Endereo (Logradouro, N, Andar, Apartamento)

Centro
06 UF 07 CEP 08 CNAE 09 CNPJ / CEI Tomador/Obra

Tangar da Serra
10 PIS PASEP 11 - Nome

MT Robson Arajo

78300-000

0000-000

659.65987.95.2
DO TRABALHADOR IDENTIFICAO 14 Municpio

12 Endereo (Logradouro, N, Andar, Apartamento)

13 - Bairro

Av. Tancredo Neves, 584 S


15 UF 16 CEP

Centro
17 Carteira de Trabalho (Nmero, Srie e UF)

Tangar da Serra
18 CPF

MT
19 Data de Nascimento

78300-000
20 Nome da Me

548745 00008 MT

987.665.363-00
21 Remunerao p/Fins Rescisrios

06/07/1975
22 Data de Admisso

Paula Arajo
23 Data do Aviso Prvio 24 Data do Afastamento

CONTRATO

DADOS DO

600,00
25 Causa do Afastamento

01/10/2004
26 Cd. Afastamento

01/06/2005
27 Penso Alimentcia (%)

30/06/2005
28 Categoria do Trabalhador

Sem justa causa


Valor 29 Aviso Prvio 38 - Comisses Valor 47 - Previdncia DEDUES

Indenizado
30 Saldo de Salrio DESCRIMINAO DAS VERBAS RESCISRIAS

R$ 600,00
39 - Gratificaes 48 - Previdncia

R$ 40,50
13 Salrio
40 Horas Extras 49 - Adiantamento

dias
31 13 Salrio

R$ 20,25

6/12 avos
32 13 Sal. Indenizado

R$ 300,00
41 - Adicional 42 -

Horas
50 - IRRF Insalub./Periculosidade 51 -

/12 avos
33 Frias Vencidas

34 Frias Proporcionais

43 -

52 -

/12 avos
35 1/3 Salrio S/Frias

R$ 300,00
44 53 -

R$ 100,00
36 Salrio Famlia 45 54 Total das Dedues

/dias
37 Adicional Noturno 46 Total Bruto 55 Lquido a Receber

R$ 60,75 R$ 1300,00 R$ 1239,25

56 Local e Data do Recebimento

57 Carimbo e Assinatura do Empregador ou Preposto

FORMALIZAO DA RESCISO

58 Assinatura do Trabalhador

- CPF 59 Assinatura do Responsvel Legal do Trabalhador

60 - HOMOLOGAO Foi prestado gratuitamente assistncia ao trabalhador nos termos do Art. 477, 1 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, sendo comprovado neste ato, o efetivo pagamento das verbas rescisrias acima especificadas.

61 Digital do Trabalhador

62 Digital do Responsvel Legal

Local e Data

64 Recepo pelo Banco (data e carimbo) Carimbo e Assinatura do Assistente 63 Identificao do rgo Homologador

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

11

Auxiliar de Departamento Pessoal

Mtodo Dinmika de Ensino

A A S T C N A OD R S IS O C N R TU L G A ITA S IS N IA O T E E C O T A A R TU

Exerccios:
1. Preencha o termo abaixo com base no exerccio anterior:

TERMO DE RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO


01 CNPJ / CEI DO EMPREGADOR 02 Razo Social / Nome IDENTIFICAO 03 Endereo (Logradouro, N, Andar, Apartamento) 04 Bairro

05 Municpio

06 UF

07 CEP

08 CNAE

09 CNPJ / CEI Tomador/Obra

10 PIS PASEP

11 - Nome

12 Endereo (Logradouro, N, Andar, Apartamento) DO TRABALHADOR

13 - Bairro

IDENTIFICAO

14 Municpio

15 UF

16 CEP

17 Carteira de Trabalho (Nmero, Srie e UF)

18 CPF

19 Data de Nascimento

20 Nome da Me

21 Remunerao p/Fins Rescisrios CONTRATO DADOS DO

22 Data de Admisso

23 Data do Aviso Prvio

24 Data do Afastamento

25 Causa do Afastamento

26 Cd. Afastamento

27 Penso Alimentcia (%)

28 Categoria do Trabalhador

Valor 29 Aviso Prvio 38 - Comisses

Valor 47 - Previdncia

DEDUES

Indenizado
30 Saldo de Salrio DESCRIMINAO DAS VERBAS RESCISRIAS 39 - Gratificaes 48 - Previdncia

dias
31 13 Salrio 40 Horas Extras

13 Salrio
49 - Adiantamento

6/12 avos
32 13 Sal. Indenizado 41 - Adicional

Horas
50 - IRRF Insalub./Periculosidade 42 51 -

/12 avos
33 Frias Vencidas

34 Frias Proporcionais

43 -

52 -

/12 avos
35 1/3 Salrio S/Frias 44 53 -

36 Salrio Famlia

45 -

54 Total das Dedues

/dias
37 Adicional Noturno 46 Total Bruto 55 Lquido a Receber

56 Local e Data do Recebimento

57 Carimbo e Assinatura do Empregador ou Preposto

FORMALIZAO DA RESCISO

- CPF

58 Assinatura do Trabalhador

59 Assinatura do Responsvel Legal do Trabalhador

60 - HOMOLOGAO Foi prestado gratuitamente assistncia ao trabalhador nos termos do Art. 477, 1 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, sendo comprovado neste ato, o efetivo pagamento das verbas rescisrias acima especificadas.

61 Digital do Trabalhador

62 Digital do Responsvel Legal

Local e Data

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

12

Auxiliar de Departamento Pessoal


Carimbo e Assinatura do Assistente 63 Identificao do rgo Homologador

Mtodo Dinmika de Ensino


64 Recepo pelo Banco (data e carimbo)

A A S T C N A OD R S IS O C N R TU L G A ITA S IS N IA O T E E C O T A A R TU

Aula 48 Seguro Desemprego

O que Segura Desemprego? Benefcio temporrio concedido ao trabalhador desempregado, dispensado sem justa causa. A QUEM SE DESTINA? A todo o trabalhador dispensado sem justa causa que comprovar: Ter recebido salrios consecutivos nos ltimos 06 (seis) meses; Ter trabalhado pelo menos 06 (seis) meses nos ltimos 36 (trinta e seis) meses; No estar recebendo nenhum benefcio da Previdncia Social de prestao continuada, exceto auxlio acidente ou penso por morte. No possuir renda prpria para o seu sustento e de seus familiares. Como Requerer ? Ao ser dispensado sem justa causa, o trabalhador receber do empregador o formulrio prprio "Requerimento do Seguro-Desemprego", em duas vias, devidamente preenchido. Dever, ento, dirigirse a um dos locais de entrega (Caixa Econmica Federal ou Postos Credenciados) PRAZO PARA A ENTREGA DO REQUERIMENTO Para requerer o benefcio o trabalhador ter um prazo de 07 (sete) a 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da data de sua dispensa. Tabela das parcelas do seguro desemprego:

Meses trabalhados Parcelas de 06 a 11 meses 03 de 12 a 23 meses 04 de 24 ou mais 05

Dinmika Mtodo de Ensino de Informtica Passo a Passo

13

Das könnte Ihnen auch gefallen