Sie sind auf Seite 1von 8

Desenho Tcnico

Celso Luiz Concheto

Desenho eletroeletrnico
Qualquer atividade que envolva projetos, o desenvolvimento de produtos ou a fabricao ou a execuo de uma instalao eltrica, estar na dependncia dos desenhos elaborados por projetistas, desenhistas, tcnicos e engenheiros. fundamental que as pessoas envolvidas nos trabalhos eletroeletrnicos conheam as tcnicas de executar e interpretar um desenho normalizado, cuja linguagem usada seja universal, ou seja, igualmente interpretada em outros pases. Como em outros pases, existe no Brasil um rgo que regulamenta essas normas que a ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Desenho Eletroeletrnico O desenho eltrico ou eletrnico uma representao do circuito eltrico que define o seu tipo ou o sistema para o qual foi projetado. Esta representao deve possuir uma informao completa dos elementos que compem um circuito eltrico. O desenho eltrico de uma instalao eltrica predial, por exemplo, mostra a disposio dos componentes, as conexes de fiao eltrica, a localizao de lmpadas, tomadas, interruptores e os valores de potncia dissipada na carga, entre outras informaes que facilitam a interpretao e compreenso de seu funcionamento. O desenho eltrico ou eletrnico deve mostrar as disposies dos componentes e das conexes de fiaes eltricas num plano cujos elementos esto representados por smbolos grficos simplificados e padronizado pela norma vigente no pas. O desenho eletroeletrnico se divide basicamente em trs grupos: Predial; Industrial; Eletrnicos.

Desenho Tcnico Desenho eletroeletrnico Predial

Celso Luiz Concheto

O desenho eletroeletrnico Predial se refere a um diagrama eltrico de uma instalao de quadro de fora com sistema de proteo, distribuio de fiao parametrizada em todas as dependncias do prdio, potncia de cargas (lmpadas), localizao de tomadas etc. O desenho deve conter todas as informaes necessrias para a sua compreenso a fim de facilitar a execuo da instalao eltrica do prdio sempre em conformidade com a norma vigente do pas. O tamanho e o nmero de folhas para o desenho podem ser definidos de acordo com a dimenso e complexidade da instalao predial a ser projetada. A figura abaixo mostra um desenho de diagrama eltrico predial com a distribuio de cargas com respectivas tomadas e interruptores na dependncia de uma residncia.

Desenho eletroeletrnico Industrial Existe uma variedade de tipos de desenhos eletroeletrnicos considerados industriais. Os desenhos eletroeletrnicos industriais podem se referir a uma representao grfica desde o fornecimento de energia pela concessionria at toda a instalao produtiva e administrativa de um departamento industrial. 4

Desenho Tcnico

Celso Luiz Concheto

Por exemplo, um motor de uma mquina produtiva acionado por um sistema eltrico de comando pode ser considerado um desenho eletroeletrnico industrial. A figura abaixo mostra o desenho de um sistema de comando de um motor de um dispositivo industrial.

Desenho eletroeletrnico No campo de eletroeletrnica, os desenhos de diagramas eltricos de equipamentos e sistemas eltricos podem ser divididos em dois grupos; Diagrama eltrico de potncia; Diagrama eltrico de comando.

Diagrama eltrico de Potncia Dentre inmeros desenhos de circuitos eltricos de potncia temos um exemplo de um sistema eltrico de gerao, transmisso, e distribuio de energia eltrica. A representao pode ser de forma simplificada em diagrama em blocos de forma a mostrar a distribuio das tenses especficas de uma fonte de potencial energtico, gerao e suas ramificaes at o consumidor.

Desenho Tcnico

Celso Luiz Concheto

Podemos citar como um dos desenhos eletroeletrnico de potncia mais conhecido o de sistema de acionamento de motores monofsicos ou trifsicos onde o acionamento da etapa de potncia feito atravs um sistema de comando remoto. Na figura abaixo est mostrado um diagrama de potncia.

Diagrama eltrico de Comando O desenho de um sistema de comando um circuito eltrico formado de elementos de acionamentos de baixa potncia, ou seja, a carga o prprio elemento que forma o circuito.

Desenho Tcnico

Celso Luiz Concheto

A finalidade deste circuito obter uma isolao eltrica entre o operador e a mquina de potncia durante a manobra de acionamento. O acionamento de carga de potncia baixa pode ser direto e para as cargas de potncias altas o acionamento deve ser remoto. O diagrama eltrico de comando representado por smbolos de componentes como seguranas fusveis, rel de proteo termomagntico, contatores, botoeiras, etc. e no so representados por smbolos de componentes de potncia que operam com correntes e tenses elevadas e principalmente em cargas indutivas ou capacitivas em Corrente Alternada. A figura abaixo mostra, como exemplo, um circuito de comando bsico para acionamento de um elemento de potncia.

Diagrama de desenho eletrnico So considerados desenhos de diagrama eletrnico os que se referem aos circuitos constitudos por grupos de componentes, tais como resistores, capacitores, indutores e semicondutores ou sistemas similares. A simbologia empregada nos desenhos de eletrnica normalizada na srie NBR da ABNT.

Desenho Tcnico Componente de um diagrama eltrico

Celso Luiz Concheto

Os componentes so representaes de elementos que formam um circuito eltrico, tais como, equipamentos, conjuntos ou subconjuntos, e podem ser representados por smbolos grficos em um diagrama eltrico ou eletrnico. Os smbolos grficos visam facilitar a interpretao de esquemas e diagramas eltricos ou eletrnicos e a identificao de seus elementos quando forem relacionados em uma lista de materiais. As figuras abaixo mostram exemplos de componentes e seus smbolos grficos.

Componente: fusvel de segurana

Smbolo grfico do fusvel

Componente: Capacitor eletroltico

Smbolo grfico do Capacitor eletroltico

Smbolos literais Os smbolos literais so formados por uma letra maiscula inicial colocada ao lado dos componentes, seguida de uma numerao, formadas por letras ou combinaes alfanumrica para particularizar cada elemento do circuito (NBR 5280 de Abril de 1983). Deve-se seguir a orientao, numerando os componentes de cima para baixo e da esquerda para a direita do diagrama esquemtico.

Desenho Tcnico

Celso Luiz Concheto

A figura abaixo mostra o circuito eltrico de acionamento de um motor com exemplo de aplicao dos smbolos literais.

O diagrama eltrico de comando e potncia define o tipo de componente atravs de seus smbolos literais como, por exemplo: S1 = Botoeira 1; S2 = Botoeira 2; K1 = Contator 1. Os smbolos literais facilitam a localizao do elemento ou componentes e a sua posio no circuito eltrico.

Desenho Tcnico Smbolos literais - NBR5280

Celso Luiz Concheto

A tabela a seguir mostra todos os smbolos literais contidos na norma.


LETRA A B Tipos de Elementos de Circuito Conjuntos, subconjuntos Transdutores de grandezas no eltricas para eltricas e vice-versa. Capacitores em geral Exemplos Amplificadores em geral Sensores termeltricos, clulas trmicas, clulas fotoeltricas, dinammetros, transdutores a cristal, microfones, cambiadores, e alto-falantes. Capacitor no polarizado e polarizado, capacitor varivel e ajustvel.

Elementos combinatrios, linhas de atraso, elementos biestveis, monoestveis, ncleo de Elementos binrios, dispositivos de atraso, dispositivo de memria. memria, fitas magnticas de gravao, discos de gravao. Miscelnea Dispositivos de proteo Dispositivo luminoso de aquecimento ou outros no especificados nesta tabela. Seguranas fusveis. Pra-raios, dispositivos de descarga de sobretenso, centelhadores. Geradores rotativos, conversores de freqncia rotativos, baterias, fontes de alimentao, e osciladores. Indicadores ticos se acsticos Contatores e Rels Bobinas

E F

G H K L M P Q

Geradores, fontes de alimentao Dispositivo de sinalizao Rels eletromagnticos Indutores Motores Equipamento de medio, Equipamento de ensaio Dispositivos mecnicos de conexo para circuitos de potncia. Resistores

Dispositivo de gravao e de medio integradores, geradores de sinal, e relgios. Disjuntor, interruptor e isolador. Potencimetros, resistores ajustveis, reostatos, resistores derivados (shunt), termistores, e varistores. Chaves de controle, push-botton, chaves limitadores, chaves seletoras, e seletores. Transformadores de potencial, e transformador de corrente. Discriminadores de freqncia ou fase, demoduladores, codificadores, inversores, e conversores. Transistores, diodos, tiristores, vlvulas eletrnicas, e tubos de descarga de gs. Cabos, guias de onda, acopladores direcionais, dipolos, e antenas parablicas. Tomadas, ponto d prova, e barras de terminais. Vlvulas pneumticas, freios e embreagens. Filtro a cristal, circuito de balanceamento, compressores e expansores (compandors)

S T

Seletores, chaves Transformadores

Moduladores

V W X Y

Semicondutores, vlvulas Elementos de transmisso, guias de ondas, antenas Terminais, plugues, soquetes Dispositivos mecnicos operados eletronicamente Transformadores hbridos, filtros, equalizadores, limitadores, cargas de terminais.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen