Sie sind auf Seite 1von 3

Haploide

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Clulas haploides so as clulas dos organismos eucariotos que tm apenas um conjunto do nmero de cromossomos caracterstico da sua espcie, geralmente referido pela letra minscula n[1]. Muitos protistas e fungos apresentam todas as clulas somticas haploides, ao contrrio dos animais e plantas vasculares, cujas clulas no-reprodutivas so normalmente diploides (2n). Nestes organismos, apenas as clulas sexuais, os gmetas, tm um nico complemento cromossmico, uma vez que so geradas por meiose[2]. Num ciclo de vida haplobionte apenas o zigoto, formado pela conjugao de duas clulas, diploide e normalmente sofre imediatamente meiose para formar clulas haploides que daro origem aos novos indivduos por mitoses. Em muitos protozorios, no se conhece a reproduo sexuada, e foi apenas observada a fisso binria, em que apenas ocorre a mitose do ncleo; em outros, no entanto, como o Plasmodium (o organismo responsvel pela malria), ocorrem mltiplas mitoses na mesma clula, dando origem a uma multido de esquizozotos, num processo conhecido como esquizogonia [3] . Nos organismos diplontes, observam-se diferentes ciclos de vida. Nos animais, apenas as clulas sexuais so haploides (ciclo diplobionte), mas nos fetos (samambaias) os esporos, produzidos por meiose, logo haploides, desenvolvem-se num indivduo que tem todas as clulas igualmente haploides, o protalo, onde se formam os gametas, por mitose; chamase a este ciclo de vida haplodiplobionte[2]. Em muitos organismos diplontes podem ocorrer indivduos haplontes, como as obreiras e os zangos, que so resultado de reproduo partenognica, ou seja, em que no houve fuso de gametas (n) para a formao do zigoto (2n). Em algumas plantas podem tambm formar-se indivduos haplontes por apomixia.

Diploide
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Clulas diploides so aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homlogos, e assim, para cada caracterstica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homlogo. Diz-se que estas clulas possuem 2n cromossomos, onde n o nmero de cromossomos caracterstico da espcie em causa, ou "nmero haploide"[1] No caso da espcie humana, n corresponde a 23 cromossomos por clula, pelo que as clulas somticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundao, os 23 cromossomos presentes no espermatozoide juntam-se com os 23 cromossomos presentes no vulo. As mulheres possuem o ltimo par de cromossomos, o 23, igual a XX onde X um tipo

de cromossomo. J os homens o possuem como XY, determinando seu sexo.

Homozigoto
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Homozigoto ou homozigtico um termo da gentica para indicar que os alelos presentes em um locus gentico so idnticos. Gene uma frao de cido Desoxirribonuclico (DNA) que est codificando um determinado peptdeo, como uma protena. Um indivduo chamado de homozigoto, quando os alelos que codificam uma determinada caracterstica so iguais. Ou seja, os alelos so iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta. Por exemplo, em ervilhas, a caracterstica sementes verdes recessiva, portanto, homozigota, pois possui o gentipo vv, e produzir apenas gametas v. O mesmo ocorre para sementes amarelas homozigotas, VV, que produziro gametas V. Por exemplo, numa protena com 1000 aminocidos, pode ser que o aminocido na posio 379 possa variar, sem que se descaracterize a protena. O gene que indica na posio 379 o aminocido glicina um possvel. O gene que indica na mesma posio o aminocido alanina outro possvel. O gene o mesmo, mas tem dois alelos diferentes. Se um indivduo herda dos pais genes idnticos, ele chamado de homozigoto. Neste caso, dois genes indicando glicina na posio 379 daquela protena. Se herda o gene da me diferente do gene do pai, ele chamado de heterozigoto. Neste caso, um gene indicando alanina e o outro glicina, na posio 379 da mesma protena. Resumindo, podemos dizer que um ser homozigoto quando o mesmo possui os alelos iguais, tanto o alelo materno como paterno que juntos representam um lcus. E assim, ele produzir todos os gametas recessivos, isto , possuindo somente uma identificao gentica. Ex: BB. Vale salientar, que cada identificao "B" proveniente de um determinado alelo, que se encontra no par de cromossomos oriundo do cruzamento gentico de seus respectivos genitores.

Heterozigoto
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Em gentica, chama-se heterozigoto ou heterozigtico o indivduo que tem dois alelos diferentes do mesmo gene. Cada indivduo possui dois alelos de cada gene, sendo que cada alelo fica em um dos dois cromossomos homlogos. Quando o indivduo possui dois alelos iguais do mesmo gene, diz-se que este indivduo homozigoto, e quando o indivduo possui dois alelos diferentes do mesmo gene, diz-se que este indivduo heterozigoto. s vezes um alelo dominante e outro recessivo. Alelo dominante aquele que possui maior capacidade de manifestar as suas caractersticas, e alelo recessivo aquele que possui menor capacidade de manifestar as suas caractersticas. Os indivduos heterozigotos podem gerar descendentes com caractersticas diferentes,

conforme o descendente herde dele um ou outro alelo.

Autossomia recessiva
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Autossomia recessiva refere-se aos genes localizados nos cromossomos que no so os sexuais (1 a 22).

[editar] Herana Autossmica Recessiva


Na herana autossmica recessiva, os genes esto localizados nos cromossomos autossmicos. Para que o carter se manifeste necessrio que os genes se encontrem em dose dupla. Homens e mulheres afetados apresentam propores iguais, onde os pais so "normais" porem com o gene ocultado, ou um dos pais portador e o outro com a mesma caracterstica, ou ainda com os dois pais com as mesmas caractersticas.

[editar] Consanguinidade
Um fator que pode contribuir para o aumento de doenas autossmicas recessivas o casamento consanguneo,onde a origem do gene mutado poderia ser a mesma, ou seja, a probabilidade do casal ter o mesmo gene afetado alta. Genes afetados, originados independentemente, podem possuir diferentes graus de comprometimento, podendo ocasionar fentipos ligeiramente diferentes.

A caracterstica tende a pular geraes Ambos os sexos so igualmente afetados Pais no afetados podem produzir filhos afetados Dois pais portadores (mas no afectados) tm 1/4 de probabilidade de terem filhos afetados Caso um dos pais seja afetado pela doena mas o outro no, as probabilidades de terem filhos afetados aumenta, mas no implica necessariamente que os filhos sejam afetados. O trao mais freqente em casamentos consangneos, por haver maior probabilidade de pessoas portadoras da doena. Exemplos incluem o albinismo, ictiose lamelar e a fibrose cstica, [Amelia Recessiva]

Das könnte Ihnen auch gefallen