Sie sind auf Seite 1von 4

AULA DO DIA 14/03/2012.

Rede de Fibra ptica


As redes que utilizam sinais luminosos para transmitir a informao atravs de fibras condutoras de luz. Comparando com a rede de cobre permitem uma capacidade superior.

Rede Privada Virtual (VPN)


As redes privadas virtuais utilizam uma rede pblica, por exemplo, a internet para estabelecer uma ligao de dados entre dois pontos, estes dados so codificados de tal forma que apenas os dois intervenientes conseguem compreender. Esta tcnica usada para interligar redes distantes pertencentes a uma mesma organizao.

VPN

APLICAO LGICA

AUTENTICAO CRIPTOGRAFIA

SEGURANA

Rede Local Virtual (VLAN)


As redes locais virtuais so definidas, sobre redes locais que esto equipadas com dispositivos apropriados. Trata-se de definir at que zonas LAN se propagam as emisses em broadcast que tem origem noutra zona. Para melhorar a VLAN s configurar a sub-rede.

Rede SAN
Exclusiva para armazenamento de dados. Rede de armazenamento que so usadas para ligaes de muito curta distancia (dentro de uma sala) entre servidores e dispositivos de armazenamento de massa. So redes de muito alto dbito que recorrem a tecnologia distintas como exemplo fiber- channel, ou mesmo barramento SCSI. Topologia de rvore e barramento.

TOPOLOGIA DE REDE

A topologia de rede descreve como o layout de uma rede de computadores atravs da qual h o trfego de informaes, e tambm como os dispositivos esto conectados a ela.

Barramento
Todos os computadores so ligados em um mesmo barramento fsico de dados. Apesar de os dados no passarem por dentro de cada um dos ns, apenas uma mquina pode escrever no barramento num dado momento. Todas as outras escutam e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma coliso e preciso reiniciar a transmisso. Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um nico cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo seccionado em cada local onde um computador ser inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador colocado um "T" conectado placa que junta as duas pontas. Embora ainda existam algumas instalaes de rede que utilizam esse modelo, uma tecnologia obsoleta.

Anel
Na topologia em anel os dispositivos so conectados em srie, formando um circuito fechado (anel). Os dados so transmitidos unidirecionalmente de n em n at atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estao passa por outras estaes, atravs das retransmisses, at ser retirada pela estao destino ou pela estao fonte. Os sinais sofrem menos distoro e atenuao no enlace entre as estaes, pois h um repetidor em cada estao. H um atraso de um ou mais bits em cada estao para processamento de dados. H uma queda na confiabilidade para um grande nmero de estaes. A cada estao inserida, h um aumento de retardo na rede. possvel usar anis mltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.

Estrela
A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par tranado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estaes, mas com a vantagem de tornar mais fcil a localizao dos problemas, j que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o n ligado ao componente defeituoso ficar fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, j que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores utilizada a topologia de rvore, onde temos vrios concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.

rvore
A topologia em rvore essencialmente uma srie de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra centrais onde outros ramos menores se conectam. Esta ligao realizada atravs de derivadores e as conexes das estaes realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padro. Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em rvores, pois cada ramificao significa que o sinal dever se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais tero velocidades de propagao diferentes e refletiro os sinais de diferentes maneiras. Em geral, redes em rvore, vo trabalhar com taxa de transmisso menor do que as redes em barra comum, por estes motivos.

Hbrida
a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em funo do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede. Muitas vezes acontecem demandas imediatas de conexes e a empresa no dispe de recursos, naquele momento, para a aquisio de produtos adequados para a montagem

da rede. Nestes casos, a administrao de redes pode utilizar os equipamentos j disponveis considerando as vantagens e desvantagens das topologias utilizadas. Consideremos o caso de um laboratrio de testes computacionais onde o nmero de equipamentos flutuante e que no admite um layout definido. A aquisio de concentradores ou comutadores pode no ser conveniente, pelo contrrio at custosa. Talvez uma topologia em barramento seja uma soluo mais adequada para aquele segmento fsico de rede. Numa topologia hbrida, o desenho final da rede resulta da combinao de duas ou mais topologias de rede. A combinao de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia. Embora muito pouco usada em redes locais, uma variante da topologia em malha, a malha hbrida, usada na Internet e em algumas WANs. A topologia de malha hbrida pode ter mltiplas ligaes entre vrias localizaes, mas isto feito por uma questo de redundncia, alm de que no uma verdadeira malha porque no h ligao entre cada um e todos os ns, somente em alguns por uma questo de backup.

Aula dia 10/03/2012 Diferena entre Hub e Swtch. Hub usa a topologia Bus (ingls) ou barramento (portugus). Todo pulso eltrico e replicado para todas as portas. Tipos de cabo rede STP CAT6 ( Blindado) UTP (normal)

Das könnte Ihnen auch gefallen