Sie sind auf Seite 1von 2

Home Studio

Pgina 1 de 2

A Es cola | Cursos | Profess ore s | Artigos | Links

Afinando vozes com o Auto-Tune


Srgio Izecksohn

O plug-in Antares Auto-Tune um dos mais impressionantes recursos de processamento do udio, capaz de corrigir deslizes na afinao de vozes, instrumentos solistas, baixos fretless e outros sons com uma preciso incrvel. Muitos pensam que ele um recurso exclusivo do ProTools, mas ele produzido para todas as tecnologias de plug-ins, como DirectX, VST, RTAS, MAS e TDM. Em outras palavras, o Auto-Tune tambm roda perfeitamente no Sound Forge, no Sonar, no Cubase, no Cool Edit ou no Vegas e em muitos outros programas de gravao e edio de udio. Presente em estdios de todos os nveis, o plug-in evita o desgaste de insistirmos em interminveis takes de gravao quando um cantor ou instrumentista tem deficincias de afinao.
Afinao. O significado de altura, afinao ou pitch um tanto abrangente. Uma nota cantada por uma voz tem uma determinada afinao. Quando vrias vozes (ou vrios instrumentos) em unssono entoam a mesma nota, a afinao bem menos definida, j que algumas vozes puxam a afinao um pouco para cima e outras foram o pitch para baixo. Um acorde contm vrias alturas. Uma nota afinada junto com um rudo tambm um composto de vrias alturas. O Auto-Tune trabalha com arquivos com afinaes definidas, mesmo que imprecisas, justamente para corrigi-las. Ele ser muito til no tratamento de melodias e baixos, cantados ou tocados por uma voz ou um instrumento. Mas no serve para afinar acordes e pode se atrapalhar com unssonos. Instalao. Se voc usa um PC com os programas de udio mais usados no Windows, como Sound Forge, Sonar, Vegas ou Cool Edit, ento a verso do Auto-Tune que voc vai usar a DirectX. Para instal-la, voc precisa ter a ferramenta DirectX da Microsoft instalada no seu computador. Escolha a verso 8.1 ou 9.0 do DirectX do mesmo idioma do seu Windows. Lembre-se que praticamente impossvel desinstalar o DirectX. Escolha com critrio, para no ter que formatar o HD se der errado, e s instale os seus plug-ins aps instalar o DirectX. Uma vez instalado, o Auto-Tune vai aparecer nos menus de plug-ins DirectX de todos os programas de gravao ou edio compatveis com a tecnologia instalados na mquina.

Modo automtico. O Antares Auto-Tune trabalha em dois modos: automtico e grfico. O modo automtico corrige constantemente as afinaes comparando o som da entrada com uma escala musical definida pelo usurio. Se a nota cantada ou tocada corresponde exatamente a um dos graus da escala escolhida, nenhuma alterao realizada. Porm, se uma nota sai do tom, ela ser alterada at alcanar o grau mais prximo dessa escala. O Auto-Tune permite escolhermos uma entre cerca de 30 escalas musicais, como o modo maior, menor, cromtico e outros modos tnicos, histricos ou microtonais. Podemos suprimir notas da escala, para que a correo se d obrigatoriamente em direo a certas notas. Podemos, tambm, subir ou baixar a afinao geral da escala, com o boto <Scale Detune>, para afinaes fora do padro La = 440Hz. O controle <Retune> ajusta a rapidez com que a nota ser afinada em direo ao tom da escala. Ajustes mais rpidos (valores baixos) so teis para sons curtos ou sons de instrumentos com afinao mais definida, como um clarinete ou um obo, cujas notas variam quase instantaneamente. Um ajuste rpido tambm pode eliminar um vibrato ou produzir o famoso efeito Cher, em que a voz humana parece ser dividida como em trastes de guitarra, soando robotizada. Ajustes lentos so bons para notas longas ou quando queremos preservar o glissando, o portamento ou o bend, em que atingimos a nota certa aps deslizarmos pelas afinaes. Tambm ajudam a preservar certas inflexes estilsticas, como o vibrato. Os controles de <Vibrato> permitem definir a forma de onda do vibrato, sua amplitude (<Depth>), freqncia (<Rate>) e atraso inicial (<Delay>).

http://www.homestudio.com.br/artigos/Art077.htm

01/03/2012

Home Studio

Pgina 2 de 2

Modo grfico. O modo automtico e o grfico tm em comum a contnua afinao em direo a tons determinados. No modo automtico, os alvos so os graus da escala, afinaes fixas. No modo grfico, podemos desenhar as variaes que desejamos na afinao. Para isso, usamos um grfico em que as afinaes variam na vertical e o tempo transcorre na horizontal. O AutoTune analisa todas as variaes na afinao ao longo do udio e as representa no grfico por meio de uma linha vermelha. Usamos ferramentas de desenho como lpis, rgua e lentes para desenhar uma linha amarela com as afinaes desejadas. O grfico Pitch Graph o corao deste modo de operao. As linhas horizontais representam as notas da escala, as afinaes definidas no modo automtico. Estas linhas, no modo grfico, no afetam as correes do pitch, sendo apenas referncias visuais das alturas da escala escolhida. H tambm um grfico com o envelope de amplitude logo abaixo do grfico de afinaes, que nos ajuda a localizar os trechos do udio em que queremos intervir. No modo grfico, podemos desenhar as mudanas desejadas na afinao atravs de linhas e curvas que desenhamos. So includas ferramentas para recortar, copiar e colar. Passo-a-passo. Vejamos aqui os passos principais para operarmos o Antares Auto-Tune no modo grfico. 1. Abra um arquivo de udio num programa editor como o Sound Forge. 2. Selecione o trecho cuja afinao deseja corrigir. 3. No menu de plug-ins do programa, abra o Auto-Tune. 4. No modo automtico (boto A), escolha o tom e o modo de escala. Exemplo: Sol (G) Maior. 5. No modo grfico (boto G), clique no boto <Track Pitch>. 6. Ponha o arquivo para tocar. Se estiver usando o Sound Forge, por exemplo, clique em <Preview>. A afinao ser detectada e representada no grfico como uma linha vermelha. 7. Crie uma linha (amarela) com todas as mudanas desejadas na afinao, usando as ferramentas de desenho. 8. Ajuste a velocidade do controle de <Retune> para o efeito desejado. 9. Pressione <Correct Pitch> e <Preview> para ouvir as correes na afinao. 10. Quando tudo estiver a contento, pressione <OK>. s vezes, o Auto-Tune causa uns estalos no udio. Quando isto acontecer, no entre em pnico. Selecione um trecho menor e, se isso no bastar, aumente o tempo do boto <Retune>. Se o cantor, o baixista ou o solista errar no s a afinao, mas a prpria nota da escala ou, em outras palavras, em vez de semitonar ele cantar outra nota, poderemos corrigi-lo no modo grfico, desenhando a linha na altura da nota certa. No modo automtico, a nota sempre levada para a afinao mais prxima. Neste modo, para levar a nota para uma afinao mais distante, selecione um trecho curto s com essa nota e desabilite as outras notas da escala, clicando no boto <Remove> ao lado das cifras no grfico do modo automtico. Agora, c entre ns: antes de tentar fazer tudo isso, tente, primeiro, gravar de novo algumas vezes. S um pouquinho. Quem sabe, o cara acerta o tom?

Srgio Izecksohn (sergio@homestudio.com.br) msico, produtor e professor-coordenador dos cursos do Home Studio

Publicado na Revista Backstage em 2003

http://www.homestudio.com.br/artigos/Art077.htm

01/03/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen