Sie sind auf Seite 1von 102

SUMRIO

FILOSOFIA GERAL E TICA PROFISSIONAL

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

O QUE FILOSOFIA ............................................................................... FGEP 1 SCRATES: O INTERROGADOR MAGISTRAL ........................................ FGEP 13 O HOMEM, UM SER CONSCIENTE ......................................................... FGEP 19 PLATO E O NASCIMENTO DA RAZO OCIDENTAL .............................. FGEP 25 ARISTTELES: A FILOSOFIA COMO TOTALIDADE DO SABER .............. FGEP 31 TICA PROFISSIONAL .......................................................................... FGEP 39 A FILOSOFIA HELENSTICA .................................................................. FGEP 47 O NASCIMENTO DA MODERNIDADE ...................................................... FGEP 53 O RACIONALISMO DA IDADE MODERNA ............................................... FGEP 59 A QUESTO DO CONHECIMENTO E A FILOSOFIA DO SCULO XVIII .... FGEP 65 IMMANUEL KANT .................................................................................. FGEP 71 O MOVIMENTO ILUMINSTA DO SCULO XVIII ....................................... FGEP 79 A IMPORTNCIA DA TICA PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAO .... FGEP 87 JEAN JACQUES ROUSSEAU .................................................................. FGEP 93

Filosofia Geral

OBJETIVOS

Ao final dos 14 mdulos a disciplina contemplar os objetivos abaixo:

Oferecer pressupostos bsicos para que o aluno reflita sobre o significado da educao para a vida humana, ou seja, que homem vamos formar para a sociedade em que vive. Propor o despertar no aluno a necessidade de elucidar e avaliar suas convices e pressupostos bsicos em relao educao. Apresentar a origem da filosofia e as idias principais dos filsofos clssicos. Refletir sobre o lugar, a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporneo. Reconhecer a importncia da epistemologia na reflexo filosfica e a necessidade de distinguir conhecimento, e crena/opinio/ideologia. Entender o homem como um ser relaes atravs: da prtica real, produtiva e simbolizadora.

FILG

Filosofia Geral e tica Profissional

O QUE FILOSOFIA?

CAPTULO 1

No se pode aprender a filosofia; somente se pode aprender a filosofar (Kant)

ETIMOLOGIA

A palavra filosofia de origem grega, composta de duas outras palavras: philo = significa: amor, amizade; sophia = significa: sabedoria. Da, amor sabedoria ( de sophia vem a palavra sophos= sbio. Filsofo o que ama a sabedoria; tem prazer pelo saber. Atribui-se ao filsofo grego Pitgoras (sculo V a.C.), a inveno da palavra filosofia; afirmava que a sabedoria plena e completa pertencia aos deuses, mas que os homens podem desej-la ou am-la, tornando-se filsofos (Chau, 1995, p.20).

EVIDNCIAS DO COTIDIANO

Constantemente o homem est fazendo perguntas: que horas so? que dia hoje?; faz comparaes; pronuncia palavras de desabafo, tais como: mentiroso, hipcrita; usa expresses como: voc legal! Citaremos apenas estas como exemplo. Quando o homem faz as perguntas, p o r q u e ele acredita que o tempo existe, pode ser medido em horas, que o passado diferente do presente e do futuro; ao fazer comparaes, ele acredita na possibilidade de avaliar, considerando a qualidade (bonita, feia, alta, gorda, magra etc.) e a quantidade (grande, muito, pouco, maior, menor etc.); mencionando o mentiroso, acredita que h a verdade, diferente da
FGEP 1

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

mentira e a hipocrisia que perturba a vida das pessoas. A pessoa ser legal implica acreditar numa pessoa honesta, sincera, e que desenvolve um bom trabalho. Da mesma forma, ao dizermos que uma pessoa ficou maluca ou que outra est sonhando, ou ainda onde h fumaa h fogo, acreditamos que determinadas pessoas no usam a razo devidamente, que o sonhar diferente de estar dormindo, e a expresso fumaa e fogo uma questo de causa e feito. Todos esses exemplos nos levam a crer que uma simples pergunta implica vrias crenas que nos so colocadas e no nos cabe question-las. Assim o sonhar, o no usar a razo so atos que independem da vontade do homem, ao passo que a mentira uma deciso voluntria que deforma a realidade e os fatos. Esses exemplos nos mostram como o nosso cotidiano repleto de crenas e de aceitao de evidncias inquestionveis.

ATITUDE FILOSFICA

Em que consiste a atitude filosfica? O que realmente demonstra o envolvimento do homem no processo de filosofar? Fundamentalmente a capacidade do homem de indagar: o que a coisa ? como a coisa ? por qu a coisa assim e no de outro jeito? Dessa forma, as perguntas acima colocadas passaro a ter um novo enfoque: O que o tempo? a loucura? um sonho? a mentira? a verdade? Por que toda causa tem um efeito? Por que existe a mentira? O que valor? Por que as virtudes demonstram um comportamento tico? Com esse comportamento, o homem estaria se distanciando da vida cotidiana e de si mesmo, enfocando agora as crenas e os sentimentos que mediam a sua existncia. Conforme Chau (1995, p.12), Ao tomar essa distncia, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que so nossas crenas e nossos sentimentos.

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

Esse algum estaria comeando a adotar o que chamamos de atitude filosfica. Assim uma primeira resposta pergunta O que filosofia? poderia ser: A deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos da nossa existncia cotidiana; jamais aceit-los antes de hav-los investigados e compreendidos. Perguntaram, certa vez, a um filsofo: Para que filosofia? E ele respondeu: Para no darmos nossa aceitao imediata s coisas, sem maiores consideraes. Do exposto, conclui-se que a filosofia se constitui como uma forma peculiar do esforo do esprito humano na busca da compreenso da realidade, do sentido das coisas. uma forma de conhecimento, porm, um conhecimento que leva o filsofo a ser um questionador, a ponto de ser uma pessoa que confronta-se com o poder. por essa razo que os filsofos so odiados em tempo de ditadura. A filosofia se realiza pela reflexo. Esta o movimento de volta sobre si mesmo, ou seja, o movimento pelo qual o pensamento volta para si mesmo para indagar como possvel o prprio pensamento. Reflectere, em latim, significa fazer retroceder, voltar. Assim refletir, retomar o prprio pensamento, pensar o j pensado e colocar em questo o que se conhece. Mas o homem no apenas um ser pensante; tambm um ser que age no mundo, relacionando com os outros seres humanos, com os animais, com a natureza, fatos e acontecimentos, exprimindo essas relaes, tanto por meio da linguagem , quanto por meio do trabalho. Assim, a reflexo filosfica tambm se volta para essas relaes que o homem mantm para com a realidade circundante, para o que ele diz e para o que ele realiza nessas relaes. Conforme Chau (1995), a reflexo filosfica se realiza por meio de trs grandes conjuntos de questes: Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? O que queremos pensar quando pensamos, dizer quando falamos e

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

fazer quando agimos? Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Resumindo: essas trs questes referem-se ao pensar, falar e agir do homem e pressupem a seguinte pergunta: Nossas crenas cotidianas so ou no um saber verdadeiro, um conhecimento? (Chau, 1995, p.15). Assim, na atitude filosfica, as perguntas O que ?, Como ? e Por que ? referem-se essncia, significao ou estrutura e origem de todas as coisas. J a reflexo filosfica indaga acerca da capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.

PARA QUE FILOSOFIA?

Ningum se preocupa em perguntar: Para que a medicina? a matemtica? a qumica? ou Qual a importncia da fsica? Entretanto, Para que a filosofia ? uma pergunta muito comum. A resposta mais irnica a seguinte: A filosofia uma cincia com a qual e sem a qual o mundo continua tal e qual. Ou seja, a filosofia no serve para nada. Na verdade esta pergunta procedente porque vivemos em uma sociedade pragmtica, na qual s se valoriza o que tem alguma finalidade prtica, muito visvel e de utilidade imediata. Como o resultado da filosofia no visvel nem imediato, o conhecimento filosfico torna-se suprfluo e colocado sobre suspeita. Entretanto, o que o senso comum no sabe que questes como: verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relao entre teoria e prtica, correo e acmulo de saberes, considerados como prprios das cincias, so antes questes filosficas. O cientista parte delas como questes j respondidas, mas a filosofia quem as formula e busca resposta para elas. (Chau, 1995, p.13)
FGEP 4

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

Mas, como j expusemos acima, a filosofia importante para o nosso trabalho, nas nossas relaes sociais e para nossa prpria existncia. Isto porque a filosofia se realiza pela reflexo e, diante do processo de reflexo, o homem se percebe como um ser em transcendncia, ou seja, ele ser capaz de alterar as condies em que vive, porque um ser livre e por isso capaz de fazer escolhas. Ao ter conscincia de que pode mudar tais condies, o homem percebe que dias melhores podero vir. Isso justifica a disciplina num curso de Pedagogia, que formar professores que devero sempre se perguntar: Ser que estamos fazendo com que nossos alunos esto transcendendo e buscando a sua autonomia?

FILOSOFIA - NEM DOGMATISMO, NEM CETICISMO

Esses conceitos so tambm de origem grega. Skeptikos significa ctico, aquele que no acredita na possibilidade do conhecimento. Dogmatiks, dogmtico, aquele que acredita em tudo que lhe colocado e no discute. Assim, o dogmtico todo homem que se apega certeza de uma doutrina. Dogma, considerado como o princpio fundamental e indiscutvel de um conceito: no deve ser considerado apenas no campo religioso, mas em todo o sentido que seja uma verdade indiscutvel. Como se v, estes conceitos nos do uma idia imobilista, pois tanto ao ctico como ao dogmtico no interessam a discusso nem o questionamento.A filosofia, ao contrrio, movimento porque o mundo est em constante movimento, e no aceita a verdade pela verdade. A filosofia a procura da verdade e no a sua posse. fundamental que o aluno tenha conscincia da importncia desta distino entre a filosofia e os outros dois conceitos, tendo em vista que uma das funes da filosofia justamente impedir que a pedagogia seja dogmtica, isto , aceite tudo como verdade.

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

DO MITO RAZO: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA GREGA ORIGEM DA FILOSOFIA


At o aparecimento da filosofia, o homem do perodo arcaico era dominado pelo pensamento mtico. Os gregos cultuavam uma srie de deuses ( Zeus, Ares, Atena, etc.) alm de heris ou semideuses (Teseu, Hrcules, Perseu etc.). Relatando a vida dos deuses e dos heris e seus envolvimentos com os homens, os gregos criaram uma mitologia, constituda por um conjunto de lendas e crenas as quais, por princpios simblicos, fornecem explicaes para a realidade universal. Integra a mitologia grega um grande nmero de relatos maravilhosos, que inspiraram diversas obras artsticas da histria ocidental. Mito considerado como uma narrativa inquestionvel que informava s pessoas e assim mantinha a comunidade unida, pois a idia era a mesma para todos; dessa forma, ele tinha uma funo socializadora. Os mitos eram recolhidos e transmitidos oralmente pelos aedos e rapsodos, cantores ambulantes. Era difcil a autoria de tais trabalhos, porque ainda no havia a escrita. Tambm no existia a preocupao com os autores; o anonimato era a expresso do coletivismo, pois no havia a individualidade. Um desses poetas foi Homero, autor de dois poemas picos: Ilada e Odissia; poemas picos eram denominados de epopia. A Ilada trata da guerra de Tria e a Odissia relata o retorno de Ulisses a Itaca, a sua terra natal. As epopias tiveram uma funo didtica importante na vida dos gregos; eram aprendidas desde cedo pelas crianas, porque ensinavam a respeito dos deuses, expressavam uma concepo de homem e descreviam a civilizao micnica; esta civilizao tinha como centro a cidade de Micenas, cujo rei Agamemnon lutou contra Tria ao lado de Ulisses. Homero As aes hericas narradas nas epopias mostram a constante interveno dos deuses, ora para auxiliar um protegido seu, ora para perseguir um inimigo; todas as aes humanas eram ocasionadas pelo poder dos deuses.

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

Com o passar do tempo, os mitos foram perdendo o seu valor universal, deixando de ser uma narrativa explicativa, tornandose mentira e falsidade. Na histria do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grcia por volta do sculo VI ou VII a.C., atravs de longo processo histrico promovendo a passagem do saber mtico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. no perodo arcaico que surgem os primeiros filsofos gregos, por volta de fins do sculo VII e durante o sculo VI a.C. De acordo com Aranha (1993, p.63), Alguns autores costumam chamar de milagre grego a passagem do pensamento mtico para o pensamento racional e filosfico. Atenuando a nfase dada a essa mutao , no entanto, alguns estudiosos mais recentes pretendem superar essa viso simplista e a-histrica, realando o fato de que o surgimento da racionalidade crtica foi o resultado de um processo muito lento preparado pelo passado mtico, cujas caractersticas no desaparecem como por encanto na nova abordagem filosfica do mundo. Como se v , o que aconteceu no foi um salto nem um milagre, mas a culminao de um processo realizado atravs dos tempos e tem sua dvida com o passado mtico. Varias criaes transformam a viso do homem levando a exercitar mais a razo; aparecem a escrita, a moeda, a lei, a plis, culminando com o aparecimento do filsofo. A escrita fixa a palavra para alm daquele que a proferiu; exige daquele que escreve uma postura mais rigorosa, mais culta e com clareza. Permite a retomada de acontecimentos, abertura de horizontes de pensamento e distanciamento do vivido; favorece o confronto de idias e a ampliao da crtica. Exige mais do pensamento racional. A moeda surgiu para substituir a forma de comrcio, que era feita por meio de trocas, tendo em vista o desenvolvimento do comrcio martimo, da indstria e a superpopulao das comunidades. Passou a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento racional e a facilitar os negcios, pois

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

com ela surge um novo tipo de valor. Muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda um artifcio racional, uma conveno humana, uma noo abstrata de valor. A lei surgiu porque at ento a justia era dependente da arbitrariedade dos reis e da interpretao da vontade divina. Dracon, Slon e Clstenes so os primeiros legisladores que marcam essa nova era; a justia codificada numa legislao escrita tornando-se regra comum a todos, norma racional, sujeita a discusso e modificao: a lei encarna agora uma dimenso propriamente humana. O surgimento da plis (cidade-Estado grega) est vinculado ao momento em que o homem passou a utilizar o logos (razo) para resolver os seus problemas. A plis era uma nova forma de organizao social e poltica em que os cidados dirigiam os destinos da cidade. Foi uma criao dos homens, dos cidados, e no dos deuses. O valor dado ao debate e exposio clara e convincente das idias, foi com o tempo, ultrapassando a mera esfera poltica e as lies prticas, para melhorar os costumes dos cidados. O raciocnio correto, bem formulado, tornou-se o modo adotado para se pensar sobre todas as coisas. O que h de novo nesta cidade que est centralizada na gora (praa pblica), espao onde se debatem os problemas de interesse comum. E est sendo elaborado o novo ideal de justia, pelo qual todo cidado tem direito ao poder. A nova noo de justia assume carter poltico, e no apenas moral, ou seja, ela no diz respeito apenas ao indivduo e aos interesses da tradio familiar, mas se refere sua atuao na comunidade. A expresso da individualidade por meio do debate engendra a poltica, libertando o homem dos exclusivos desgnios divinos. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discusso; a instaurao dessa ordem humana d origem ao cidado da plis. Essa imagem do mundo humano encontrar no sculo VI a. C. sua expresso rigorosa num conceito, o de isonomia: igual participao de todos os cidados no exerccio do poder. So as idias democrticas que permeiam a sociedade ateniense, vindo a culminar com o apogeu da democracia em Atenas no sculo V

FGEP

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

a.C., embora no seja uma democracia plena, pois muitos dos seus habitantes no tinham o direito do voto. Surge a filosofia como algo absolutamente original, engendrado em praa pblica, fruto da estreita relao mantida entre os isoi (iguais), e um embate em torno de uma questo comum: o poder. Entretanto, essas reflexes nos levam a perceber o quanto a filosofia est hoje distanciada do seu lugar de origem, o domnio pblico. Numa civilizao marcada pelo tecnicismo, manipulada pelos meios de comunicao de massa, no cabe ao cidado comum uma discusso com seus pares (os isoi) distribuir entre si o poder.

OS PR-SOCRTICOS

De acordo com a tradio histrica, a fase inaugural da filosofia grega conhecida como perodo pr-socrtico. Esse perodo abrange o conjunto das reflexes filosficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) at Scrates (468-399 a.C.). Os filsofos pr-socrticos so originrios das colnias gregas e formaram diversas escolas, com o objetivo de construir uma cosmologia (explicao racional e sistemtica das caractersticas do universo) que substitui a antiga cosmogonia (explicao sobre a origem do universo baseada nos mitos). Dentre os filsofos pr-socrticos citaremos alguns, com suas respectivas escolas: ESCOLA JNICA, na qual participaram: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxmenes de Mileto; todos tm o mesmo sobrenome por pertencerem cidade de Mileto e trabalharem em um sentido reducionista, ou seja, tentaram encontrar uma substncia nica que fosse o fundamento do ser. Tales de Mileto, considerado o pai da filosofia, inspirado em concepes egpcias, acrescidas de suas prprias observaes da vida animal e vegetal, concluiu que a gua a substncia primordial, a origem de todas as coisas.
FGEP 9

Tales de Mileto

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

Para Anaximandro, era o aperon, princpio que transcende os limites do observvel; significa invisvel massa geradora de todos os seres. Anaxmenes admitia que a origem de todas as coisas indeterminada, mas recusava a atribuir-lhe o carter oculto de elemento situado fora dos limites da observao e da experincia sensvel. Tentando uma conciliao entre a opinio de seus antecessores, concluiu ser o ar o princpio de todas as coisas. O ar a prpria vida, a fora vital que anima o mundo, que d testemunho respirao. ESCOLA PITAGRICA, cujo principal representante foi Pitgoras. Nasceu na ilha de Samos, no muito distante de Mileto. Perseguido por idias polticas, retirouse de sua cidade e instalou-se em Crotona, onde fundou uma sociedade de carter filosfico e religioso: a escola Pitagrica. Para Pitgoras, a essncia de todas as coisas reside nos nmeros, que representam a ordem e a harmonia. As contribuies da escola pitagrica podem ser encontradas no campo da matemtica (clebre teorema de Pitgoras), da msica e da astronomia. Pitgoras

Herclito de feso, nascido em feso, considerado um dos mais importantes filsofos pr-socrticos. considerado o primeiro grande representante do pensamento dialtico; concebia a realidade do mundo como algo dinmico, em permanente transformao. Da sua escola filosfica ser chamada de MOBILISTA. Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pelas foras contrrias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, o belo e o feio, a construo e a destruio, a justia e a injustia, a tristeza e a alegria etc. Atribui-se a Herclito frases marcantes, de sentido simblico, utilizadas para ilustrar sua concepo sobre o fluxo e o movimento das coisas. Assim ele dizia: No podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois suas guas se renovam a cada instante. No tocamos duas vezes o mesmo ser, pois este modifica continuamente sua condio. Assim Herclito imaginava a realidade dinmica do mundo sob a forma de fogo, com chamas vivas e eternas, governando o constante movimento dos seres. Na ESCOLA ELETICA, surge Parmnides; nasceu em Elia, na Magna Grcia. Ele no um seguidor ou reelaborador de um pensamento j esboado, mas um inovador radical.
FGEP 10

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

Para Parmnides, o ser e o no ser no . O ser a nica coisa pensvel e exprimvel, a ponto de fazer coincidir o pensar e o ser, pois no h pensamento que no exprima o ser. Ao contrrio, o no ser de todo impensvel, inexprimvel, indizvel e, portanto, impossvel e absurdo. Essa a primeira grandiosa formulao do princpio da identidade e da no contradio; o princpio que afirma a impossibilidade da coexistncia simultnea dos contraditrios, no caso o ser e o no ser. O ser no tem, pois, um passado e um futuro, mas presente, eterno, sem incio nem fim. Segundo Parmnides Parmnides, o ser imutvel e absolutamente imvel; perfeito e acabado e, como tal, no tem necessidade de nada, por isso, permanece em si mesmo idntico no idntico. O ser parmenidiano diverge do princpio dos demais pr-socrticos, no fato do ser no ser princpio, porque no h principiado. Como se observa, tratase de uma colocao esttica, pois os contrrios jamais poderiam existir, o que vem contradizer a teoria de Herclito, que apresentava uma concepo dinmica do ser.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. 2.ed So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2.ed. So Paulo: Atual, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3.ed. So Paulo: tica, 1995. . Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. COTRIM, Gilberto. Elementos da filosofia. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 1993. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marcos Bagno. 3.ed. So Paulo: Loyola, 2001. PENHA, Joo. Perodos filosficos. So Paulo: tica, 1994. (Coleo Princpios)

FGEP

11

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 1

ANOTAES

FGEP

12

Filosofia Geral e tica Profissional

SCRATES: O INTERROGADOR MAGISTRAL

CAPTULO 2

Scrates foi, de fato, o fundador da filosofia moral. Estabeleceu tambm o mtodo de tentar chegar verdade mediante o questionamento persistente. (Bryan Magge)

ASPECTOS GERAIS DA VIDA SE SCRATES

Scrates (470-399 a.C.) talvez seja o personagem mais enigmtico de toda a histria da filosofia; no obstante, est entre os que maior influncia exerceram sobre o pensamento europeu. Seu fim trgico talvez seja o que o tornou famoso, at mesmo entre os que conhecem pouco a filosofia. Scrates Scrates no deixou nada escrito; tudo o que sabemos dele, foi por meio de Plato e Xenofontes, seus mais ilustres discpulos. Era filho de um escultor e de uma obstetriz (parteira), tendo comparado seu modo de filosofar ao trabalho de sua me, dizendo que ela fazia o parto dos corpos e ele o das idias, ou seja, seu trabalho era ajudar as pessoas a parir uma opinio prpria, mas acertada. Isto porque, para Scrates, o conhecimento tem de vir de dentro e no pode ser obtido, pois s esse conhecimento capaz de revelar o verdadeiro discernimento. Diferente dos outros filsofos, Scrates no construiu escolas, pois desenvolvia suas atividades perambulando pelas ruas de Atenas, praas e jardins, fazendo perguntas bsicas de moralidade e poltica, a quem quer que pudesse ouvi-lo, principalmente os jovens vidos por essas questes. O ponto central de toda a atuao de Scrates, como filsofo, estava no fato de que ele no queria propriamente ensinar as pessoas. Para tanto, em suas conversas, Scrates dava a impresso de ele prprio querer aprender com seu interlocutor. Ao ensinar, ele no assumia a posio de um professor tradicional. Ao contrrio, ele dialogava, discutia. (Gaarder, 1995, p.80)
FGEP 13

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 2

O MTODO USADO POR SCRATES

O instrumento usado por Scrates para o exerccio de sua atividade filosfica foi o dilogo dividido em duas partes: a ironia e a maiutica. A ironia, que em grego significa interrogar, tinha como objetivo argir aquelas pessoas que se julgavam sbias. Com hbeis perguntas, ele desmontava as certezas do interlocutor de modo que ele viesse a reconhecer a sua ignorncia sobre o assunto, terminando por trazer tona toda ignorncia desse interlocutor, a respeito do que ele acreditava ser verdade. (Chalita, 2004). bom que se diga que, pela etimologia, o conceito de ironia tem sentido diferente do utilizado em nosso cotidiano, pois quando dizemos que algum est sendo irnico, consideramos que est debochando, que est fazendo pouco caso das pessoas. Na verdade, na sua origem, ironia significa a arte de interrogar. Na maiutica, que em grego significa parto das idias, o interlocutor era obrigado a elaborar as prprias idias; era utilizada para os homens que realmente estavam interessados em saber sobre as coisas, usando a razo. Por exemplo, por meio da maiutica, Scrates teria levado um escravo - que normalmente considerado sem instruo e inferior em inteligncia - demonstrao do Teorema de Pitgoras, partoriando as idias. Assim dizia: A minha arte obsttrica tem atribuies s das parteiras, com a diferena de eu no partejar mulheres, porm homens, e de acompanhar as almas, no os corpos, em seu trabalho de parto. Porm a grande superioridade de minha arte consiste{...} na faculdade de conhecer de pronto se que a alma dos jovens est na iminncia de conceber alguma quimera e faculdade ou fruto legtimo e verdadeiro. (Scrates apud Penha, 1994,p.35). Scrates dialogava com as pessoas sobre temas do cotidiano. Refletia, por exemplo, sobre: liberdade, justia, amor, verdade. Mas quando Scrates perguntava o que justia? no estava pedindo uma mera definio verbal; na verdade, ele queria a essncia do que ser justo. Dessa forma, orientava as pessoas

FGEP

14

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 2

ao questionamento. Com esse trabalho, Scrates colocou no centro da filosofia um mtodo conhecido como dialtica, que pode ser considerada um mtodo de ensino, no no sentido de passar uma informao, mas um modo de pessoas reexaminarem o que acham que j sabem. Para ser efetiva, a dialtica requer um relacionamento pessoal solidrio entre mestre e discpulo, no qual o mestre entende as dificuldades do discpulo e o conduz passo a passo na direo certa.

SER VERDADEIRO COM ELE MESMO

Vrios estudiosos so unnimes em falar que Scrates foi o filsofo que exerceu maior influncia na formao da humanidade.Ele foi o primeiro a ensinar a prioridade da integridade pessoal em termos do dever da pessoa consigo mesma, e no para com os deuses, a lei ou qualquer outra autoridade. Em razo do seu trabalho, tornou-se muito popular; entretanto, essa popularidade levou-o tambm a conseqncias funestas, pois foi acusado de impiedade (desrespeito aos deuses e religio) e tambm de corrupo da juventude, induzindo os jovens a um mau comportamento. Foi levado a julgamento e embora se defendesse de seus acusadores, declarando-se inocente, foi condenado morte por envenenamento. Scrates teve duas alternativas para se salvar: renegar suas idias perante o tribunal ou aceitar a elaborao de um plano de fuga que seus discpulos haviam preparado para ele. No entanto, no aceitou nenhuma das alternativas, dizendo que no abriria mo de seus princpios; bebeu veneno (cicuta) e morreu. Scrates nos d uma verdadeira lio: a de no mentirmos, mesmo que sejamos prejudicados: digamos sempre a verdade. Isso constitui-se num valor que deve perpassar toda a humanidade. Ser honesto, pois a honestidade o valor mais importante nas relaes sociais. Scrates morreu dentro dos princpios que viveu e pregou para seus discpulos. A doutrina de Scrates nos mostra um notvel contedo moral; a procura pela verdade implicava manter uma convivncia honesta e digna entre os homens.

FGEP

15

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 2

Para o filsofo, conhecer a verdade teria como conseqncia agir bem; quanto aos maus atos, eram devidos ignorncia. Outro aspecto a ser ressaltado o que Scrates dizia da importncia do homem conhecer a si mesmo. Da sua mxima: Conhece-te a ti mesmo. Conforme Penha (1994, p.33): O aludido preceito socrtico pretende mais do que orientar o indivduo ao simples conhecimento de si prprio. Seu alcance maior: um convite, conforme viu um estudioso de filosofia, ao aprofundamento da condio humana, do qual, acrescenta constantemente, nos desviamos quando levados pelo conhecimento enciclopdico sobre a natureza das coisas. Partindo desse pressuposto, Scrates constri uma tica racionalista, na qual a virtude passa a ter um papel fundamental, sendo que ela se identifica com o conhecimento. Agir conforme o bem seria decorrncia do conhecimento e pelo mesmo raciocnio, uma ao danosa a si ou a outros seria decorrncia do desconhecimento. Ainda um outro aspecto a ser considerado em Scrates a humildade. Sua outra mxima, conhecida por todos, : Sei que nada sei,que consiste justamente na sabedoria de reconhecer a prpria ignorncia, ponto de partida para a busca do saber. Com esta mxima, Scrates nos legou uma virtude: a humildade, ou seja, a habilidade de reconhecermos a necessidade de estarmos sempre em busca do conhecimento. Certo dia um seu amigo (Querofonte) testemunha a afirmao do orculo de Delfos de que Scrates era o mais sbio dos homens. Sem ter conhecimento especializado, Scrates se intriga e busca o sentido de tal afirmao; deduz que sua sabedoria s poderia ser resultado da percepo que tinha da prpria ignorncia e, seguindo a indicao do deus Apolo, passa a questionar todo aquele que se considerasse dotado de sabedoria. (Chalita, 2004, p.49) A postura de Scrates como filsofo mostrou-nos que a filosofia no um conhecimento hermtico (fechado), algo para poucos; mas que todos os homens devem filosofar, pois uma forma de refletirmos sobre os nossos problemas e dar sentido a nossa existncia. Marilena Chau, comentando a morte de Scrates, dizia que o maior erro dos juzes

FGEP

16

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 2

foi no terem ouvido o mais importante ensinamento de Scrates, isto , que todos os homens so iguais porque todos so capazes de cincia, todos so dotados de uma alma racional onde se encontra a verdade e todos so capazes de virtude. Razo, cincia, verdade e virtude so universais e todos os homens so, por natureza, capazes delas. (Chau, 1995, p.155) Muitos outros aspectos da vida de Scrates poderiam ser aqui elencados; entretanto, consideramos suficientes esses apresentados e esperamos que os alunos venham a filosofar, ou seja, refletir sobre a importncia de tais aspectos, tanto do ponto de vista pessoal, como profissional.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Atual, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marcos Bagno. 3. ed. So Paulo: Loyola, 2001. PENHA, Joo. Perodos filosficos. So Paulo: tica, 1994. (Coleo Princpios)

FGEP

17

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 2

ANOTAES

FGEP

18

Filosofia Geral e tica Profissional

O HOMEM, UM SER CONSCIENTE

CAPTULO 3
No havia seno eu; decid-me sozinho pelo mal, sozinho inventei o bem. (Sartre)

1) O QUE CONSCINCIA?

muito comum em nossa linguagem diria usarmos a palavra conscincia. Mas, afinal, qual o significado da palavra conscincia? Vejamos o seu significado nas seguintes situaes: Joo perdeu a conscincia. Joo agiu de acordo com sua conscincia. Na primeira situao o que significa perder a conscincia? Perder a conscincia perder o sentimento de nossa existncia, de ns mesmos no mundo; no estar em nosso sentido perfeito por um motivo qualquer. Trata-se da conscincia psicolgica, que nos d sentido da nossa existncia, do que fazemos, onde estamos, de nossas lembranas e sentimentos; temos tambm conscincia de que somos livres, de que h livros em cima da mesa, de que o dia est ensolarado ou chuvoso. Enfim, a conscincia psicolgica revela quem somos, onde estamos, o que fazemos. Quanto segunda situao agir de acordo com sua conscincia, trata-se da conscincia moral, ou seja, uma voz interior que nos orienta o que fazer em determinada situao. Antes da ao a conscincia moral emite o seu juzo como uma voz que aconselha ou probe. Aps a ao ela se manifesta como um sentido de compensao (fora recompensadora) ou de arrependimento, remorso (fora condenatria). Entretanto, as duas conscincias no agem isoladamente, pois elas se relacionam. Na realidade se o problema moral existe porque o homem, inicialmente, tem conscincia psicolgica; se seus atos fossem todos orientados pelos instintos, no tendo conscincia do que faz, no haveria o problema moral. Assim a conscincia

FGEP

19

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 3
moral pressupe a conscincia psicolgica. Os demais animais no enfrentam este problema, porque para cada situao encontram respostas prontas atravs de seus reflexos instintivos ou pelos automotivos de adestramento. Assim sentindo fome buscam o alimento. J com o homem a situao diferente: se sentir fome, pode ou no comer, por um jejum de protesto ou por fazer regime. Isto vem ao encontro do significado do ttulo de nosso texto: ser consciente significa no s ter conhecimento de ns mesmos, mas percebermos de que podemos optar por outras alternativas, planejando o que ir acontecer, o que demonstra a liberdade do homem. Vejamos um exemplo que pode ilustrar bem a situao. Quando ocorre um atropelamento, de imediato o motorista toma conscincia da situao; dois comportamentos so possveis: socorrer a vtima ou fugir. Considerando as normas e valores recebidos na famlia, na escola, no meio social onde vive, o motorista toma a deciso que julgar adequada, tornando-se responsvel social e moralmente pelo comportamento escolhido. Entretanto, se o motorista desmaia, em virtude do choque (perdeu a conscincia), est isento de qualquer responsabilidade, pois no tem liberdade de escolha. Para decidir, escolher, enfim para exercer a sua liberdade, o homem precisa estar consciente; no h pois, liberdade sem conscincia. Enquanto a conscincia psicolgica possibilita a escolha pelo homem, a conscincia moral , com seus valores, normas e prescries, orienta esta escolha. Como vocs devem ter percebido, neste exemplo do atropelamento, destacam-se trs componentes fundamentais da vida moral: conscincia, liberdade e responsabilidade. Vimos tambm no exemplo, uma situao em que o homem est isento da responsabilidade moral. Na verdade h dois fatores que eximem o homem desta responsabilidade: primeiro fator: coao interna, que se trata de situaes patolgicas, doentias; no caso de um neurtico em uma crise aguda, ou um desmaio, que o homem perde a conscincia anulando sua liberdade de escolha: est isento que qualquer responsabilidade moral. segundo fator: coao externa, quando pessoa pressionada, por uma

FGEP

20

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 3
segunda, a fazer uma difamao, colocando em risco a sua prpria vida. Trata-se de uma situao em que no h opes, pois a resistncia fsica e espiritual tem limites, alm do qual a pessoa perde o domnio de si mesmo. Neste caso tambm h a iseno da responsabilidade moral. Como vocs, futuros pedagogos devem ter percebido, importante estar comentando com seus alunos sobre esta voz interior que nos aconselha, orientando nas decises a serem tomadas; afinal, o homem um ser livre. Anexa a esta conscincia moral, est uma outra propriedade do homem, a reflexo de pensar em si mesmo, com seu prprio eu e perguntar pelo sentido de sua vida. Conforme diz Bochenski (1987, p.84), Quando se consideram essas peculiaridades do homem, no se pode estranhar que o fundador da nossa filosofia ocidental, Plato, tenha chegado concluso de que o homem algo inteiramente distinto de todo o resto da natureza. Assim o professor deve desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade para decises, escolhas, enfim, exerccio de sua liberdade , mas, ao mesmo tempo, demonstrar que ele necessita de estar consciente, pois, no h liberdade sem conscincia.S assim, ser possvel uma sociedade mais justa, equnime e livre de tantos conflitos. Nisto consiste a verdadeira educao, que no se resume s em apresentar contedos, mas despertar tambm os valores morais que devem orientar a vida do homem, para que ele cumpra a sua tarefa na sociedade.

1.2) MORAL E TICA

Os homens so bons de um modo, mas maus em vrios. Aristteles Falamos sobre conscincia e responsabilidade moral; agora vamos analisar os conceitos de moral e tica. Entretanto, antes de trabalharmos propriamente estes conceitos, ser necessrio um breve olhar sobre o termo valor. Ser que vocs j perceberam que, em todas as nossas aes esto

FGEP

21

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 3
presentes os valores? Ocorre que, muitas vezes no nos damos conta de que em tudo que fazemos os valores esto presentes; no questionamos o que so e nem sua origem.. Quando se fala em valor pensa-se logo em mercadoria, compra, negcios, troca, etc. Na verdade , numa sociedade na qual h a preocupao com a economia, com o ter, este significado o primeiro que salta aos olhos do ser humano. Mas ser que s este o significado da palavra valor? Claro que no: se hoje o que domina o econmico, na Idade Mdia, predominou o religioso.. Mas, afinal o que um valor? Valor um atributo, uma qualificao que se d a um determinado ser, diante suas propriedades. Os seres, possuem propriedades, ou seja, algo que lhe prprio, especfico deles; quando estas propriedades interferem numa relao social, geram interesses, necessidades, utilidades, prazeres etc., ao ser humano. Ento o homem atribui valor (positivo ou negativo) aos seres, conforme seu interesse nestas propriedades. O interesse ou no pelas propriedades cria uma escala valorativa. Percebemos, portanto, que h vrios modos de expressar o valor: econmico, artstico, cultural, sentimental, de uso, de troca e moral. Podemos dividir o valor em material e no material ou no moral e moral. O valor material e no moral o que atribuimos s coisas, seres e o no material ou moral o que aplicamos aos atos e produtos de atos humanos livres e conscientes. Os valores morais esto presentes em diversas esferas da nossa vida: na famlia, o filho respeitando os pais, a fidelidade da esposa e do esposo; na poltica, sem padres de justia, no se administra uma sociedade; o desenvolvimento da cincia e da tecnologia demanda padres ticos; a constituio de um pas contm valores morais que os cidados devem conhecer e transformar em realidade. A importncia do mundo moral evidencia-se pelo fato de que no existe vida social sem a presena de regras ou normas de conduta, o que caracteriza a moral. No cotidiano os conceitos de moral e tica se confundem ou se identificam. Se procurarmos nos dicionrios vamos encontrar belas definies, mas da do entendimento e prtica , h um longo caminho a percorrer.

FGEP

22

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 3
Pela etimologia dos conceitos encontramos os vocbulos moris (latino) e ethos (grego) que significam hbitos, costumes. Por isso comum ouvirmos as pessoas dizerem: isso falta de moral, de tica, ou nossos alunos no tm educao, moral, falta tica. Entretanto, na filosofia h uma diferena fundamental entre os termos. Em que consiste esta diferena? Ser fcil perceber a diferena atravs da conceituao de ambos os termos. Por moral, entendemos a prtica dos valores , ou seja, o conjunto de regras, ou normas que regulamentam o comportamento dos indivduos numa sociedade. Conhecer como uma pessoa se comporta, frente s situaes, conhecer sua formao moral. A moral est presente em nossa filosofia de vida, pois um ato social, destituido de qualquer padro moral, no existe. No Brasil o jeitinho brasileiro no deixa de ser uma prtica de aes imorais: o desrespeito e at o desprezo da lei d lugar ao oportunismo, prepotncia e ao imperativo do mais forte. O resultado disso a desmoralizao da justia, um clima de desconfiana generalizada e um incentivo a comportamentos desonestos. tica, ou filosofia moral uma reflexo sistemtica sobre o comportamento moral; quer saber o que certo ou errado. O que devo fazer? moral. Como devo fazer? tico. A tica transgredida constantemente em nome da moral e dos bons costumes. Um exemplo muito simples disso o uso do celular: dirigir falando ao celular proibido (moral). Agora, atender o celular durante uma reunio, no proibido, no tem multa: entretanto, no tico. A questo fundamental da tica : quais as conseqncias da minha ao? A tica investiga, analisa e explica a moral de uma sociedade, ou seja, ela faz a reflexo sobre os fundamentos da vida moral, sobre se os valores de uma determinada poca so ticos, ou no. Vocs devem estar interessados em saber como demonstrar que nossa moral tica ou no. Partam de um princpio: a ao moral tica se ela produz a vida; fundamental que consideremos se os valores que norteiam o nosso comportamento moral promovem a vida. Eis o motivo de nos opormos violncia, pois nela est implcita a noo de morte, o que significa a negao da vida. Da dizermos que o pressuposto de uma ao moral tica a preservao da vida. bom que fique bem claro para vocs que a diferena entre moral e

FGEP

23

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 3
tica consiste nas normas: enquanto a moral estabelece as normas, a tica no; esta apenas reflete sobre as normas e diz o que est certo ou errado, o que o bem e o mal.

REFERNCIAS

BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do pensamento filosfico. 6.ed. So Paulo: EPU, 1977. CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. 3.ed. Petrpolis (RJ): Vozes, 1999. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3.ed. So Paulo: tica, 1995. CORDI, Cassiano, et all. Para filosofar. So Paulo: Scipione, 1996. VASQUEZ, Adolfo Sanches. tica. 9.ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1986.

ANOTAES

FGEP

24

Filosofia Geral e tica Profissional

PLATO E O NASCIMENTO DA RAZO OCIDENTAL

CAPTULO 4

Logos, ratio ou razo significam pensar e falar ordenadamente, com medida e proporo, com clareza e de modo compreensvel para outros. (Marilena Chau)

ASPECTOS DA VIDA E OBRAS DE PLATO

Ateniense de natureza (427-374 a.C.), Plato pertencia a uma das famlias mais nobre de Atenas. Seu verdadeiro nome era Arstocles, mas devido sua constituio fsica recebeu o apelido de Plato, termo grego, cujo significado de ombros largos. Discpulo de Scrates, Plato assistiu inconformado morte do grande mestre; mas, como ele, tambm acreditava na razo filosfica como o caminho que conduziria o homem ao exerccio da justia e prtica da Plato virtude. Plato empreendeu vrias viagens que lhe permitiram ampliar seu horizonte cultural e amadurecer suas reflexes filosficas. De acordo com Chalita (2004), Plato herdou de Scrates muito de suas preocupaes morais, pois a maioria de suas obras tem como referncia a convivncia dos homens em sociedade. Conforme o pensamento platnico, o desprezo pela razo leva valorizao da paixo agressividade e imprudncia, acarretando a violncia contra o prximo. Quando o homem se deixa levar pela paixo aos prazeres do corpo e pela busca sem limites das satisfaes fsicas, ele est violentando a si prprio, pois age de maneira irracional. Na juventude, Plato imaginava participar da poltica, como muitos de seus parentes; entretanto, percebeu que os mtodos, utilizados pelos governantes dessa poca eram facciosos e violentos, e desistiu de sua idia. Outro motivo que o afastou da poltica foi a morte de Scrates, que ocorreu justamente quando Atenas passava de um governo oligrquico para a democracia. Passou a odiar a democracia, pois considerou a morte de Scrates a maior injustia daquela poca. Depois da morte de Scrates, Plato comeou a fazer circular uma srie

FGEP

25

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 4

de dilogos (a forma como ele escrevia) filosficos, em que o protagonista era sempre Scrates, interrogando os seus interlocutores sobre os conceitos bsicos da moral e da poltica, e com isso desnorteava as pessoas com as perguntas. (Magee, 2001, p.24) nos afirma: Plato parece ter dois motivos principais para isso. Um era a rebeldia de reafirmar os ensinamentos de Scrates,apesar de terem sido condenados oficialmente; o outro, reabilitar a reputao de seu amado mentor, mostrando que ele no era um coruptor dos jovens... . Assim, pelos textos de Plato que conhecemos as idias de Scrates por meio de Scrates, tornado seu porta-voz, que conhecemos a idias de Plato.

O MUNDO DAS IDIAS E A FILOSOFIA DE PLATO


Para a compreenso da doutrina platnica, o primeiro conceito a ser considerado o mundo das idias. Para Plato, haveria dois mundos: o primeiro era um mundo sensvel, material, mutvel, imperfeito, que percebemos por intermdio dos cinco sentidos; o outro era um mundo imaterial, eterno, imutvel e perfeito, a que s temos acesso por meio da razo; nesse plano da realidade esto as idias, que existem antes dos seres. Para Plato, as idias no so simples representaes presentes na mente dos homens; elas so as realidades, que existem por si mesmas, por existirem antes dos seres. o mundo das idias, tambm considerado o mundo inteligvel. Explicando melhor, diramos que , para Plato, o que existe de verdade so as idias, e que as coisas materiais do mundo sensvel so meras sombras, mutveis e imperfeitas, que no permitem, por isso, chegar a nenhum conhecimento verdadeiro. As palavras de Joo Penha nos esclarecem bem esta distino feita por Plato: As idias esto separadas das coisas, o mundo inteligvel est fora e acima do mundo sensvel. A multiplicidade e instabilidade das coisas resultam de uma iluso dos sentidos. A nica realidade objetiva, perfeita, so as idias,
FGEP 26

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 4

no passando aquilo que vemos de plidas representaes daquelas. As coisas so cpias imperfeitas e fugazes de arqutipos de modelos ideais, no mundo dos inteligveis, situado na esfera celeste, que habitam as idias, essncia de tudo que existe e de suas perfeies. (Penha, 1994, p.36) Para Plato, tudo que podemos tocar e sentir na natureza desintegra; no existe um elemento bsico que permanea, pois tudo que existe no mundo sensvel feito de um material sujeito corroso do tempo. Entretanto, tudo tem uma forma eterna e imutvel. No seu livro O mundo de Sofia, Jostein Gaarder apresenta um exemplo que torna mais fcil a compreenso desse tema: Por que todos os cavalos so iguais, Sofia? Talvez voc ache que eles no so iguais. Mas existe algo que comum a todos os cavalos; algo que garante que ns jamais teremos problemas para reconhecer um cavalo. Naturalmente o exemplar isolado do cavalo, este sim, flui, passa. Ele envelhece e fica manco, depois adoece e morre. Mas a verdadeira forma do cavalo eterna e imutvel. (Gaarder, 1995, p.98)

Plato, observando todos os fenmenos da natureza, chegou concluso de que por cima ou por trs de tudo do que vemos nossa volta h um nmero limitado de formas, que ele denominou de idias; assim existe a idia de cavalo, a idia de porco, a idia de homem, eternas e imutveis, por isso necessrias, que so os modelos espirituais a partir dos quais todos os seres so formados. Da a clebre expresso o mundo das idias de Plato; nele esto as imagens padro, as imagens primordiais, eternas e imutveis. Na teoria platnica, o ser humano tambm dual: um corpo que flui, ligado ao mundo dos sentidos, e todos os sentidos esto ligados a este corpo, no sendo inteiramente confiveis. Temos tambm uma alma, imortal e eterna, considerada por Plato a parte mais importante e real do indivduo, residente no mundo das idias. Da viria para se encarnar num corpo, constituindo ento um
FGEP 27

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 4

homem. Antes dessa encarnao, a alma conheceria todas as idias, mas a partir da encarnao todo o conhecimento se perderia numa espcie de esquecimento. Uma vez presente no homem, poderia haver uma recordao das idias, pelo processo de reminiscncia (anamnesis, em grego). Chalita (2004, p.55) nos d um exemplo: quando um homem v um gato e aprende o que esse animal , sua alma estaria reconhecendo a idia de gato. Assim, todo aprendizado seria na verdade uma lembrana. Um outro aspecto a ser considerado na filosofia platnica a diviso da alma. Conforme Chalita, Plato dizia que a alma se divide em trs partes: a racional, localizada na cabea, sendo o guia da alma, conheceria a verdade; a emocional, alojada no peito, conteria as emoes superiores, como a honra e o dio injustia, obediente parte emocional e, a terceira, a sensual, residindo no abdmen e adjacncias, sendo rebelde corresponderia aos desejos inferiores, carnais, e, por isso, desordenada e inquieta. O autor nos apresenta o mito do cocheiro com que o filsofo exemplificava essa teoria: ...uma carruagem conduzida por um cocheiro e puxada por dois cavalos, um bom e dcil e outro furioso e indisciplinado. O condutor a parte racional da alma; o cavalo obediente, a parte emocional; ambos viveriam srios apuros para controlar o cavalo selvagem , que corresponde parte sensual, a fim de que os trs ajam em conjunto.

A ACADEMIA DE PLATO

Ao retornar de uma de suas viagens, Plato cria uma escola ao redor de Atenas, num bosque que leva o nome de um lendrio heri grego, Academos; por esse motivo, a escola foi denominada de Academia. Desde ento, centenas de milhares de Academias foram fundadas no mundo inteiro; at hoje usamos as expresses: acadmicos, disciplinas acadmicas, atividades acadmicas etc.

FGEP

28

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 4

A Academia foi a primeira a ser considerada de ensino superior, uma espcie de universidade dedicada no s ao ensino, como tambm pesquisa cientfica e filosfica, alm de se tornar um centro de formao poltica. O objetivo da Academia era o de realizar o ideal socrtico da autonomia, contra a heteronomia trazida pelos sofistas. Por isso a Academia rivaliza e combate a escola retrica, dos Iscrates, fundada na mesma poca. O ideal da educao autnoma significa, em primeiro lugar, ensinar o livre esprito da pesquisa, o compromisso do pensamento apenas com a verdade; em segundo lugar, estimular a autodeterminao tica e poltica. Em vez de transmitir doutrinas, a Academia ensina a pensar, ou como lemos no Menon, o dever de procurar o que no sabemos. Em vez de transmitirmos valores ticos e polticos, a Academia ensina a cri-los, isto , a prop-los a partir da reflexo e da teoria. Ali estudaram, entre outros, o matemtico Eudxio e o jovem Aristteles. Nela, prevaleceu o esprito socrtico: a discusso oral e o desenvolvimento do vigor intelectual do estudante, sendo menos importantes as exposies escritas. (Chau, 1995, p.175) Como se pode perceber, essa citao tem muito a ver com a educao brasileira; ela nos leva a compreender os fins da educao presentes em nossa LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e nos PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais). Conforme nos mostra o Prof. Ivo Jos Triches*, o art. 2 da LDB, A educao, dever do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho, est em consonncia com o ideal da educao autnoma que Plato colocou como prioridade na sua Academia. O exerccio da cidadania pressupe a autonomia, ou seja, a liberdade do sujeito. O mtodo proposto por Plato para atingir o conhecimento autntico (episteme) foi a dialtica, que consiste na contraposio de uma opinio com a crtica que dela podemos fazer, ou seja, na afirmao de uma tese, seguida de uma discusso, anttese, com o objetivo de purific-la e chegar a uma sntese,

FGEP

29

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 4

uma verdade. Isto se explica por que, para Plato, a primeira etapa do conhecimento a opinio advinda dos sentidos; a opinio (doxa), em grego, representa o saber que temos sem t-lo procurado metodicamente. Entretanto, o conhecimento autntico deve ultrapassar as impresses sensoriais e penetrar na esfera racional da sabedoria, o mundo das idias: para isso, o homem precisa de amor ao saber (filosofia). Como se v, o conhecimento para Plato difere do conhecimento admitido por Scrates, que o identificou com a virtude. O Mito da Caverna, uma das obras mais conhecida de Plato, e que veremos em outra situao, nos mostra como o conhecimento possibilita a libertao do homem, em busca de sua autonomia.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2.ed. So Paulo: Atual, 2004. CHAU, Marilena. Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. . Convite filosofia. 3.ed. So Paulo: tica, 1995. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marcos Bagno. 3.ed. So Paulo: Loyola, 2001. PENHA, Joo. Perodos filosficos. So Paulo: tica, 1994.

FGEP

30

Filosofia Geral e tica Profissional

ARISTTELES: A FILOSOFIA COMO TOTALIDADE DO SABER

CAPTULO 5

Aristteles no foi apenas o ltimo grande filsofo grego; foi tambm o primeiro grande bilogo da Europa. (Jostein Gaarder)

A VIDA DE ARISTTELES

Aristteles no era ateniense; nasceu em Estagira (384-322 a.C.), na Macednia; da ser chamado tambm de o estagirita.Era filho de um mdico e pertencia a uma famlia, que ao longo das geraes professou a medicina. Seu pai era o mdico de Felipe II, rei da Macednia. Graas influncia do pai, e tambm o interesse de conhecer a natureza, Aristteles buscou uma formao cientfica, voltada para a pesquisa emprica Aristteles (experimental); no toa que Aristteles escreveu vrios tratados sobre questes biolgicas; alm disso, Aristteles criou uma linguagem tcnica, usada ainda hoje pelas mais diversas cincias, o que colaborou para o desenvolvimento da cultura europia. Aos 17 anos, Aristteles foi para Atenas e durante 22 anos freqentou a Academia, sendo um dos mais ilustres discpulos de Plato, embora discordasse das idias do mestre. Aps a morte de Plato, Aristteles volta Macednia e comea a trilhar o seu prprio caminho. Por volta de 342 a.C., foi convidado pelo Rei Felipe II a ser o preceptor de seu filho Alexandre, que se tornou um dos maiores e mais destemidos reis da Antiguidade, conhecido como Alexandre, o Grande. Em 335 a.C., Aristteles retorna a Atenas e funda uma escola denominada Liceu, que, como a Academia de Plato, tambm teve uma repercusso mundial. O Liceu era tambm denominado escola peripattica em razo do hbito de Aristteles e seus sucessores darem aulas caminhando com os alunos; alis, uma tcnica muito usada e necessria nos dias de hoje. Com a morte de Alexandre, que havia dominado a Grcia, ressurgiram sentimentos antimacednicos em Atenas e Aristteles suspeito de traies;
FGEP 31

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

percebendo a situao, ele se retira de Atenas para evitar que um novo crime fosse cometido filosofia, sendo que o primeiro foi a morte de Scrates.

O CONCRETO COMO REALIDADE: A FILOSOFIA DE ARISTTELES

Embora tenha sido aluno de Plato, reconhecendo o gnio que ele era e sua prpria dvida para com ele, Aristteles construiu uma teoria do conhecimento bastante diferente daquela idealizada por seu mestre. A princpio, Aristteles rejeita algo fundamental na filosofia platnica: a idia da existncia de dois mundos. Para ele, existe apenas um mundo sobre o qual se pode filosofar; um mundo que nos fascina e nos deslumbra e esse deslumbramento levava os seres humanos a filosofar. Afirmava ser possvel o conhecimento deste mundo atravs da experincia sensorial, aplicando a razo nos dados fornecidos pelos sentidos. Como se v, a filosofia aristotlica valoriza o que concreto, como crtica teoria platnica das idias. Aristteles formula uma teoria realista, em oposio teoria idealista de Plato. Retomando a teoria do conhecimento, passamos a mostrar como este se realiza na opinio de Aristteles. Para o filsofo, o conhecimento s se efetiva por meio da abstrao da natureza dos seres ou objetos, aps o reconhecimento pelos sentidos, o que resultaria num conceito ou numa idia, como resultado de um processo conduzido pelo intelecto; como se v, difere da teoria platnica, que concebia a idia anterior ao ser ou ao objeto. Para um maior entendimento, bom que se saiba o seguinte: a teoria aristotlica se baseia em trs dimenses: 1. substncia-essncia-acidente; 2. matria-forma; 3. ato-potncia, que por sua vez desembocam na teoria das quatro causas. Atente-se para a concretizao dessas dimenses na opinio de Aristteles:
FGEP 32

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

1. Cada ser ou objeto tem uma substncia prpria, ou seja, atributos fundamentais sem os quais no seriam o que so. Esses atributos so considerados a essncia da coisa; o que diz o que a coisa . Os seres ou objetos tambm so determinados pelos acidentes, ou seja, atributos que a substncia pode ter ou no, sem deixar de ser o que . Por exemplo: a substncia individual este homem sempre a mesma nos indivduos e tem como caracterstica essencial os atributos que dizem que este homem homem (para Aristteles, a essncia do homem a racionalidade); os demais atributos, como cor, altura, beleza, gordura, juventude, etc., so os acidentes, sem os quais o homem no deixar de ser homem. 2. A substncia do ser ou do objeto dada pela sua matria e sua forma; matria de que a coisa feita; j a forma a estrutura interna na qual a matria est organizada, mostrando o que a coisa . Enquanto a forma o princpio inteligvel, a essncia que determina os seres da mesma espcie, a matria pura passividade da forma em potncia. Por exemplo: ao fazer uma esttua, a matria (que j sofreu alguma determinao) o mrmore; a forma idia que o escultor concretiza na esttua. atravs da noo de matria e forma que se explica o devir. Todo ser tende a tornar atual a forma que tem em si como potncia. Assim a semente, quando enterrada, tende a se desenvolver e se transformar no carvalho que era em potncia. (Aranha; Martins, 1993, p.98) 3. Ao ler esta citao, nos atemos terceira dimenso: ato-potncia (teoria criada por Aristteles), que explica como dois seres diferentes entram em relao, agindo um sobre o outro. A primeira uma, ou vrias possibilidades, que um determinado ser tem de transformar-se em outro. Por exemplo: a madeira tem a possibilidade de ser uma mesa, uma cadeira, uma cabana, quando manipulada para ser estes objetos; o ser humano tem a potncia de gerar outro ser humano. Assim, tem a potncia passiva e a ativa. Com essa teoria, Aristteles explicou o movimento, a transformao dos seres deixando o ser que era, para constituir-se em um novo ser. Entretanto, se todo o universo sofre transformaes, Aristteles admitia que deveria haver um primeiro motor imvel e imutvel que seria

FGEP

33

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

um ato sem nenhuma potncia responsvel por todas as transformaes do universo. Chamamos de Deus, ao Primeiro Motor Imvel, Ato Puro, Ser Necessrio, Causa primeira de todo existente (ARANHA; MARTINS, 1993, p.98). Continuando na passagem da potncia ao ato, Aristteles se utiliza da teoria das quatro causas, tambm criada por ele. Para o filsofo, os seres so constitudos por quatro causas que explicariam como e por qu cada coisa torna-se o que . So elas: Causa material: a matria do que o objeto feito. Causa eficiente: tambm denominada instrumental, o ser (ou seres) que promove a passagem do objeto inicial da potncia ao ato. Causa formal: a forma que define a coisa, que lhe d a sua identidade. Causa final: o propsito, o objetivo, a finalidade para que a coisa feita.

O CRIADOR DA LGICA

Aristteles foi o primeiro pensador da histria da filosofia que se preocupou com o problema da lgica; reuniu todos os seus escritos sobre ela numa obra intitulada Organon. Para ele, a lgica no entra em nenhuma das classificaes das cincias (tcnicas, teorticas e prticas) que ele mesmo dividiu, mas considerada um pr-requisito para o estudo de todas elas. Aristteles demonstra que a lgica necessria para se chegar verdade porque ela analisa a estruturao do pensamento, indicando com isso a forma correta de pensar. O raciocnio sendo conduzido adequadamente, isto , segundo os preceitos da lgica, a concluso ser verdadeira. Segundo o filsofo, a lgica estuda o raciocnio por meio das proposies, ou seja, afirmaes proferidas, escritas ou simplesmente pensadas pelo homem, quer seja um cientista ou outro qualquer que deseja a busca da verdade sobre qualquer fenmeno. Assim, ao pegar uma bola podemos dizer: a bola redonda. Isto

FGEP

34

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

uma proposio. Quando se aplica o pensamento para chegar a um novo conhecimento ou compreenso, as proposies so encadeadas de modo que delas seja possvel extrair uma nova, denominada concluso, que contm uma idia que antes no estava expressa claramente, ou era mesmo desconhecida. Esses encaminhamentos de proposies recebem o nome de argumento. Aristteles reserva essa palavra para um caso especfico. (Chalita, 2004, p.67) Este caso especfico, Aristteles denomina de silogismo, que a forma mais adequada de estrutura lgica de pensamento; na doutrina aristotlica, silogismo significa o encaminhamento de duas premissas: uma geral e outra particular, que levam a uma concluso particular. As qualificaes geral e particular referem-se amplitude das proposies. A geral refere-se a todos os representantes da categoria (Todos os homens respiram), que a premissa maior, enquanto a particular designa um elemento da categoria (Paulo homem) que a premissa menor, para se chegar a uma verdade, ou seja, a uma concluso. No silogismo, sempre h um relacionamento entre as premissas, como veremos abaixo: Todos os homens respiram. (premissa maior) Paulo homem. (premissa menor) Logo Paulo respira. (concluso) Esse um silogismo vlido, assim denominado por estar organizado de acordo com a estrutura demonstrada correta por Aristteles; as duas premissas sendo verdadeiras, logicamente a concluso tambm ser verdadeira. Os termos foram combinados em um juzo, que nos permitiu formularmos um raciocnio com clareza e preciso. O silogismo nos ajuda no processo de construo do conhecimento. Observemos agora este outro caso: Todo animal perigoso. (premissa maior) O gato um animal. (premissa menor)

FGEP

35

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

Logo o gato um animal perigoso. (concluso) Embora esteja estruturado corretamente, este silogismo tem a sua premissa maior falsa, fazendo que a concluso seja inconsistente; pode ser que algum gato seja perigoso para o ser humano, mas essa hiptese no pode se sustentar no argumento anterior. Conforme Chalita (2004), a linguagem de um silogismo pode variar, mas, sempre seguindo a estrutura bsica. Colocando a seguinte frase, o autor nos d um exemplo: A busca pela verdade deve ser til para o desenvolvimento da humanidade, e a filosofia, que uma das formas daquela procura, precisa participar desse progresso. (p.69) Com a colocao do silogismo, Aristteles constituiu a principal forma de articulao lgica: o raciocnio dedutivo, que parte de um atributo comum a todos os seres da mesma espcie e chega a uma verdade particular. Entretanto, h outra forma de raciocnio, o indutivo, que tambm foi reconhecido por Aristteles, no com a mesma ateno do filsofo. Este raciocnio o contrrio do primeiro; trata-se de partir de diversas proposies particulares para dela se extrair uma geral, a todos os seres da mesma espcie. Aqui tambm h o perigo de se chegar a uma concluso insustentvel, pois se dissermos que Pedro, Paulo e Jos so maus, obteremos uma concluso falsa, pois nem todos os homens so maus. Por fim, e no por ltimo, pois muitos outros aspectos da filosofia aristotlica poderiam ser apresentados, uns breves comentrios sobre a teoria do justo meio, colocada pelo filsofo. Ele parte do princpio de que cada um de ns deseja uma vida feliz; para isso, exige-se o pleno desenvolvimento e exerccio de nossas capacidades em colocarmos a virtude, como ponto intermedirio entre dois extremos, cada um dos quais um vcio. Exemplificando, diramos que: a coragem o meio termo entre imprudncia e covardia; o amor prprio, entre a vaidade e a auto-humilhao; a modstia, entre a desfaatez e a timidez. Como se v, a meta o equilbrio, o modo de se obter a felicidade, na opinio de Aristteles.

FGEP

36

Filosofia Geral e tica Profissional

PENSO, LOGO EXISTO

CAPTULO 5

Basta, portanto, que vocs reflitam e apliquem no seu dia, seja com os colegas ou nas suas relaes sociais, para ter uma vida feliz.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introduo Filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Atual, 2004. CHAU, Marilena. Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. . Convite filosofia. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. GAADER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marcos Bagno. 3.ed. So Paulo: Loyola, 2001. PENHA, Joo. Perodos filosficos. So Paulo: tica, 1994.

FGEP

37

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 5

ANOTAES

FGEP

38

Filosofia Geral e tica Profissional

TICA PROFISSIONAL

CAPTULO 6

A escolha de uma profisso implica o dever do conhecimento e o dever do conhecimento implica o dever da execuo adequada. (SA)

1) CONCEITUO

Quando usada na expresso tica profissional a palavra tica significa o conjunto de princpios e normas a serem observados pelos indivduos no exerccio de sua profisso. A tica profissional seria a aplicao da tica geral no campo das atividades profissionais; h necessidade da pessoa estar imbuda de certos princpios e valores prprios do ser humano para viv-los nas suas atividades. De acordo com Camargo (1999) a tica profissional intrnseca natureza humana e se manifesta pelo fato de a pessoa fazer parte de um grupo que desenvolve determinado agir na produo de bens ou servios. Assim, cada ser, bem como a somatria deles em classe profissional, tem um comportamento especfico, orientado pela caracterstica do trabalho executado. Isto nos leva a refletir sobre a afirmao de S (2005, p117):
Cada conjunto de profissionais deve seguir uma ordem que permita a evoluo harmnica do trabalho de todos, a partir da conduta de cada um, atravs de uma tutela no trabalho que conduza a regulao do individualismo perante o coletivismo.

1.1) INDIVIDUALISMO E TICA PROFISSIONAL Estamos falando de tica profissional; sabemos que profissional o ser humano que pratica uma profisso. Mas afinal o que uma profisso? De acordo com S (2005, p.135) Profisso o trabalho que se pratica

FGEP

39

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

com habitualidade a servio de terceiros ou seja, prtica constante de um ofcio. A profisso tem, alm de uma utilidade para o indivduo, uma grande expresso social e moral. Para que uma atividade se caracterize como profisso, e conseqentemente haja uma tica profissional, algumas condies so necessrias. Citaremos algumas apresentadas por Camargo (1999) e que tambm consideramos importantes: em primeiro lugar envolve operaes intelectuais, que exigem responsabilidade individual, que levem a um pensar sobre o que se faz para operar com eficincia, eficcia e efetividade; em seguida, esta atividade deve comportar um conhecimento especfico da rea pretendida, que sempre vai crescendo e se aperfeioando e at se modificando; alm da formao acadmica, a profisso exige a prtica, pois aliando teoria e prtica ser evitado o espontaneismo; ainda, a profisso exige o domnio do contedo especfico de uma disciplina especializada, com objeto prprio, objetivos definidos e mtodos adequados para uma boa orientao aos profissionais; finalmente, mas no por ltimo, toda profisso deve dispor de associaes profissionais, sindicatos, conselhos profissionais que orientem as pessoas a uma conduta que reflita a imagem dessa profisso. Ainda mais uma vez importante analisarmos as palavras de S (2005, p.123):
Uma classe profissional caracteriza pela

homogeneidade do trabalho executado, pela natureza do conhecimento exigido preferencialmente para tal execuo e pela identidade da habilitao para o exerccio da mesma.A classe profissional , pois, um grupo dentro da sociedade, especfico, definido por sua especialidade de desempenho de tarefa.

FGEP

40

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

Pelo exposto, percebe-se que a profisso visa a uma classe organizacional que trabalha visando os seus interesses, entretanto, sem prejuizo do social.. Quando o trabalho executado s para auferir lucros, a atividade deixa de ter o carter social e cai no individualismo. Aquele que s preocupa com os lucros, geralmente tende a ter menor conscincia de grupo, pois fascinado pela preocupao monetria, a ele pouco importa o que ocorre com a comunidade e muito menos com a sociedade. Neste caso a conscincia de grupo surge mais por interesse de defesa do que por altrusmo. Mediante a liberdade do homem, sem um regulamento e uma tutela do trabalho, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agresso. A tutela do trabalho processa pelo caminho de uma tica imposta atravs dos conselhos profissionais e de agremiaes classistas, colocando as normas condizentes com as diversas formas de prestao do servio e com a organizao do profissional para esse fim. 1.2) CDIGO DE TICA PROFISSIONAL Considerando as reflexes acima, verifica-se a necessidade de um instrumento regulador que apresente uma norma comportamental que deva reger a conduta do profissional em relao ao seu semelhante. Este instrumento o Cdigo de tica do Profissional, que embora no esgote o contedo e as exigncias de uma conduta tica de vida, e nem por si s, torna melhor o profissional, representa uma luz e um caminho para o seu comportamento. inequvoco que todo ser tenha a sua individualidade, sua forma de realizar o seu trabalho, mas o tambm que uma norma comportamental deva reger a sua prtica profissional, no que concerne a sua conduta em relao ao seu semelhante. preciso que o profissional d alma ao cdigo para viv-lo, pois quando sua conscincia se estrutura em um trgono formado pelos amores: profisso, classe e sociedade, nada h temer quanto ao sucesso da conduta humana.
FGEP 41

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

Para vocs, futuros pedagogos, bom que se ressalte que no h um cdigo de tica do professor; isto porque existe o Estatuto do Magistrio do Estado , onde esto definidos nossos direitos e deveres, que vocs tero oportunidade de conhec-lo. 1.3) BASE FILOSFICA DOS CDIGOS DE TICA PROFISSIONAL A organizao de um Cdigo de tica Profissional exige uma base filosfica; esta deve ser constituida pelas virtudes exigveis e serem respeitadas no exerccio da profisso. De acordo com S (2005, p.72):
Na conduta tica, a virtude a condio basilar, ou seja, no se pode conceber o tico sem o virtuoso como princpio, nem deixar de apreciar tal capacidade em relao a terceiros. Conceituando virtude, diramos que uma disposio para a prtica do bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptido para uma determinada boa ao; trata-se de uma verdadeira inclinao.

Virtudes so todos os hbitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivduo, quer como espcie, quer pessoalmente, quer coletivamente. As virtudes bsicas so comuns a todas as profisses, logo a todos os cdigos; j as especficas de cada profisso representam variaes entre os diversos estatutos ticos. Assim o zelo, por exemplo, exigvel em qualquer profisso,pois representa uma qualidade imprescindvel a toda execuo de trabalho, seja ele onde for realizado. J o sigilo, deixa de ser necessrio nas profisses que no exigem o resguardo de direito. Traar, pois, a linha mestra de um cdigo estabelecer a sua filosofia a ser seguida, formando a base essencial do mesmo. A base filosfica forma a estrutura e a partir dela, estabelecem-se os detalhes.

FGEP

42

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

1.4) VIRTUDES TICAS De acordo com Camargo (1999), as virtudes ticas so as disposies para o bem agir e sua aquisio depende de uma prtica constante atravs de exerccios. Como se v, as virtudes so essencialmente pessoais e no provm de herana, mas so sempre o esforo da vontade luz da razo e da f. No campo da tica, no h dvida que a virtude uma qualidade necessria, sem a qual ser impossvel a disciplina comportamental nos grupos. As virtudes ticas so as virtudes humanas, tambm chamadas morais, que so disposies estveis do entendimento e da vontade que regulam as aes do homem, ordenam suas paixes e guiam sua conduta. As virtudes humanas so muitas, mas podem ser agrupadas em torno de quatro principais: prudncia, justia, fortaleza e temperana. A prudncia a virtude que dispe da razo prtica para discernir, em toda circunstncia, nosso verdadeiro bem e escolher meios justos para realiz-los.. A justia a vontade firme e constante de respeitar os direitos e deveres; a disposio de dar a cada um o que seu por direito. uma virtude bsica para uma vida em sociedade e implica a combinao de diversas atividades, que a princpio parecem divergentes, mas na verdade se harmonizam na concepo de homem justo; so elas: imparcialidade, piedade, veracidade, fidelidade, gratido liberdade e equidade. Fortaleza a virtude que assegura a firmeza e a constncia na prtica do bem, at mesmo nas dificuldades. Consiste na disposio para, em conformidade com a razo, isto , em ateno a bens mais elevados, enfrentar perigos, suportar males e no retroceder, nem mesmo diante da morte. A pacincia uma virtude subordinada fortaleza, e consiste na capacidade de suportar adversidades.. Temperana a virtude que modera a atrao para os prazeres sensveis e procura a moderao no uso dos bens criados. Ela a regra, a medida e a condio de toda virtude: o meio justo entre o excesso e a falta. 1.5) OS VCIOS

FGEP

43

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

Se por um lado as virtudes constituem a base de um Cdigo de tica Profissional, por outro os vcios so atitudes devem que ser analisadas , pois impedem a efetivao de um comportamento tico. Na opinio de Camargo (1999, p.36) os vcios no so propriamente a negao da virtude, mas atitudes contrrias ao bem ou disposies estveis para agir mal.
Os principais vcios so: a inveja, o orgulho a avareza e a preguia.

A inveja, a tristeza pelo bem alheio como um obstculo ao prprio bem, pois o invejoso sofre quando o outro tem sucesso. De forma mais profunda Zamora, citado por S (2005, p.149) escreveu: Os ataques da inveja so os nicos em que o agressor prefiriria, se pudesse, ocupar o papel de vtima.
O invejoso, em vez de admirar e ficar feliz com as conquistas do prximo ele sofre e at gostaria que ningum fosse superior a si..

O orgulho a busca desordenada da excelncia; embora toda a pessoa tenha o direito de parecer aquilo que , o orgulhoso se valoriza demais e normalmente diminui e menospreza o outro. A avareza a ganncia pelos bens materiais tornando-se uma necessidade vital se apropriar das coisas deste mundo. O avarento no mede esforos para acumulao de bens, o que o faz sempre por meios ilcitos. Tal baixo sentimento sempre se faz acompanhar de atitudes antiticas como: calnia, difamao, chantagem. A preguia o recuo diante do trabalho e do esforo; embora consciente de seus compromissos, o preguioso sempre adia suas realizaes, faltando-lhe energia para assumir suas atividades dentro dos princpios morais. Sem a inteno de esgotar o assunto, como dissemos anteriormente, as virtudes so essencialmente pessoais; tambm os vcios so adquiridos. Ambos demonstram que a tica tambm uma construo pessoal; assim o profissional que criou nome s custas dos benefcios que prestou sociedade, criou uma imagem que valoriza sua prpria classe, no deve estar merc de inescrupulosos, invejosos, orgulhosos. Ningum construindo um nome, de deve abdicar do direito de defend-lo, pois no sua pessoa que est em jogo, mas a imaterialidade de seu conceito. dever tico proteger um nome profissional.

FGEP

44

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

REFERNCIAS

CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. 3.ed. Petrpolis (RJ): Vozes, 1999. CAPORALI, Renato. tica & educao. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999. CORDI, Cassiano, et all. Para filosofar. So Paulo: Scipione, 1996. S, Antnio Lopes de. tica profissional 6.ed. So Paulo: Atlas, 2005. VASQUEZ, Adolfo Sanches. tica. 9.ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1986.

ANOTAES

FGEP

45

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 6

ANOTAES

FGEP

46

Filosofia Geral e tica Profissional

A FILOSOFIA HELENSTICA

CAPTULO 7

A filosofia o exerccio da virtude, mas por meio da prpria virtude, j que no pode haver virtude sem exerccio, nem exerccio de virtude sem virtude. (Sneca)

AS NOVAS FRONTEIRAS DO PENSAR

Vimos os primeiros filsofos, os pr-socrticos, que se preocuparam com os fenmenos da natureza (viso cosmolgica), passamos por Scrates, Plato e Aristteles, que investigaram o homem e sua vida em sociedade (viso antropolgica). Em meados do sculo IV a.C., Alexandre Magno, exdiscpulo de Aristteles, assumiu o governo da Macednia realizando vrias conquistas, vindo a construir um grande imprio que inclua Grcia, Egito, Prsia e parte do territrio hoje ocupado pela ndia, poderio este que continuou mesmo aps a morte de Alexandre. Somente no sculo I a.C., encontrou o seu fim, com o desenvolvimento do Imprio Romano, que conquistou a Alexandre Magno Grcia. Esse perodo foi denominado de helenstico, vindo a causar uma grande transformao na cultura grega. Isto porque houve uma fuso da cultura grega com a dos povos conquistados, alterando a vida do homem e seu agir em sociedade. Por onde Alexandre passava, construa uma cidade; dentre estas havia uma qual deu o nome de Alexandria, no Egito, que se tornou a capital do helenismo e o principal centro da cultura e sede da maior biblioteca que o mundo antigo jamais possuiu. As cidades gregas que eram autnomas vieram a perder sua autonomia para o poderio do Imprio Macednico; assim, o espao pblico, muito valorizado, tambm perde a sua importncia. Alm disso, a fuso da cultura grega com as demais culturas mesclou os valores com a introduo de novos conceitos, interferindo na vida do indivduo e seu agir em sociedade. O homem deixa de participar da vida poltica e as cidades-Estado perdem o seu domnio cultural, o que trouxe uma grande instabilidade ao povo
FGEP 47

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 7

grego. Com a morte de Alexandre, o Imprio Macednico ainda continuava o seu domnio, e vrias divergncias polticas surgiram, sustentando ainda mais a instabilidade do homem. Foi, ento, que surgiram as correntes filosficas no perodo helenstico, cujo alvo de observao era tambm o homem. bom que se lembre que, enquanto Plato e Aristteles se preocupavam mais com a plis, as novas correntes de pensamento colocaram a vida do indivduo no centro de suas reflexes. Gabriel Chalita (2004, p.73) nos apresenta a seguinte colocao: Diante de tantas doutrinas religiosas e de pensamento, como encontrar a felicidade? Como o indivduo, que no podia mais se orientar somente pela sociedade, agora to mltipla, deveria se comportar? So perguntas que os filsofos do perodo helenstico procuram responder. As principais correntes filosficas que surgiram nessa poca foram: o ceticismo, o estoicismo, o cinismo e o epicurismo, todas preocupadas com modelos de vida, nos quais o homem pudesse encontrar a felicidade. Essas correntes vocs vo ver em uma outra oportunidade.

O PERODO GRECO-ROMANO

Este considerado o ltimo perodo da filosofia antiga (sculo I a.C.), que historicamente corresponde fase de expanso do Imprio Romano, at sua decadncia, fins do sculo V da era crist. Como se v, trata-se de um perodo longo em anos, mas pouco produtivo em originalidades filosficas. Os principais pensadores desta poca foram: Sneca, Plotino e Plutarco, que apenas incorporaram e desenvolveram as contribuies culturais herdadas da Grcia clssica, sem apresentarem novos caminhos para a filosofia.

FGEP

48

Filosofia Geral e tica Profissional

A FILOSOFIA NA IDADE MDIA

CAPTULO 7

O incio da Idade Mdia marcado por uma grande desorganizao na vida poltica, econmica e social do Ocidente, o que impediu que houvesse grandes acontecimentos; por isso, o perodo medieval considerado a Idade das Trevas. Entretanto, na verdade, vrios fatores nos levam a acreditar que no bem assim; para citar apenas um, no Ocidente foram criadas as primeiras universidades. Na Idade Mdia, a filosofia apresentou-se mais com um carter teolgico. Os primeiros pensadores dessa poca, que podem ser considerados filsofos, eram padres, os quais procuraram solucionar uma grande questo: o conflito entre f e razo. Isto se justifica pelo motivo de que a razo foi utilizada, no incio da filosofia, para a compreenso dos fenmenos da natureza e do homem. Na Idade Mdia, o cristianismo afirma-se como revelao e caminho da verdade, por meio da f. Em meio desordem acima citada, a Igreja Catlica se consolida como uma instituio social mais organizada, preservando muitos elementos da cultura greco-romana , passando, a exercer papel importante na sociedade medieval, desempenhando a funo de rgo supranacional. No plano cultural , a Igreja estabeleceu um quadro intelectual em que a f consistia na adeso incondicional s verdades reveladas por Deus, principalmente as essenciais salvao do homem. Assim, toda investigao filosfica no poderia contrariar as verdades estabelecidas, sendo os filsofos dispensados de reflexo. Como se v, bastava ter f, no que j havia sido declarado. Alguns pensadores cristos defendiam o ponto de vista dos filsofos gregos, pois o objetivo era o de convencer os descrentes por meio da razo, para depois aceitar os mistrios divinos. Entre esses filsofos destacaram-se Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, respectivamente representantes dos dois movimentos que mais se destacaram na Idade Mdia: a Patrstica e a Escolstica. Patrstica, que vem de padre, representou o conjunto de textos que os padres escreveram com o objetivo de passar as orientaes do cristianismo s autoridades romanas e ao povo em geral. Eram preceitos que no deviam ser impostos, mas apresentados de uma forma convincente, mediante um trabalho de conquista espiritual. Santo Agostinho, o seu maior expoente e seguidor da filosofia platnica, procurou conciliar a f com a razo. dele a seguinte frase: Crer para

FGEP

49

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 7

compreender, compreender para crer. Conforme Cotrim (1993, p.15), Santo Agostinho, baseando no profeta Isaas, afirmava ser necessrio crer para compreender, pois a f ilumina os caminhos da razo; posteriormente, a compreenso nos confirma a nossa crena. Para Santo Agostinho, isto significava que a f que revelada ao homem indireta e intuitiva, mas que a razo vai esclarecer aquilo que a f j antecipou. Durante o seu reinado, Carlos Magno ( sculo VIII), um rei semianalfabeto que se dedicou mais s guerras do que s letras, decidiu organizar o ensino por todo o seu imprio, pois muito dos conhecimentos da Antiguidade clssica haviam se perdido. Como administrador, interessou-se pelo desenvolvimento cultural do Imprio Franco, abrindo escolas e com o apoio da Igreja, reuniu sbios para ensinar. O currculo dessas escolas era dividido em duas frentes: o trivium: constitudo das chamadas artes liberais: gramtica, retrica e dialtica; o quadrivium : constitudo de aritmtica, geometria, astronomia e msica. Todas as matrias estavam, entretanto, submetidas teologia (doutrina oficial da Igreja), surgindo assim uma produo filosfica-teolgica, denominada escolstica. A Escolstica foi, sem dvida, a ltima corrente filosfica da Idade Mdia; recebeu esse nome por ser ensinada nas escolas medievais por professores chamados escolsticos, cuja origem latina era scholasticus, que se referia queles que tinham tempo livre para estudar, sendo por isso relacionada aos professores e s atividades escolares. (Chalita, 2004). A preocupao dos escolsticos era a mesma dos filsofos que os antecederam, ou seja, conciliar a f com a razo, e influenciados pelo aristotelismo,

FGEP

50

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 7

os escolsticos desenvolviam o seu pensamento. Vrios foram os representantes dessa corrente, e entre eles destacou-se Santo Toms de Aquino, que de acordo com Cotrim (1993, p. 134), reviveu em grande parte o pensamento aristotlico com a finalidade de nele buscar os elementos racionais que explicassem os principais aspectos da f crist.

REFERNCIAS

CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. Histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSO, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996.

FGEP

51

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 7

ANOTAES

FGEP

52

Filosofia Geral e tica Profissional

O NASCIMENTO DA MODERNIDADE
Afinal pode a razo conhecer Deus?

CAPTULO 8

Percorrendo tortuosos labirintos, o pensamento medieval no conclusivo. Estaria o problema na f, que no pode ser provada, ou na razo que incapaz de conhecer a verdade? A escolstica chega, assim, ao seu limite. A desagregao da cristandade com a reforma protestante e o renascimento cultural trazem novas questes. (Autor desconhecido)

OS CAMINHOS DO RENASCIMENTO

O entendimento da problemtica filosfica da Idade Moderna nos remete a uma viso do processo histrico, pois a filosofia uma forma de compreender o mundo, a partir das necessidades de determinado perodo de tempo, de espao geogrfico e da conjuntura social. Idade Moderna pode ser considerada o perodo que se inicia com o Renascimento (fins do sculo XIV) e vai at a primeira dcada do sculo XIX. Trata-se de um perodo onde houve muitas alteraes em todos os setores, sendo que o homem e o conhecimento apresentaram-se como dois temas fundamentais para o filosofar da Idade Moderna. Na filosofia moderna, o homem passa a ter uma nova viso, como aquele que se ocupa de todos os aspectos da vida, da arte e da cincia, como um indivduo singular; quanto ao conhecimento, houve uma preocupao de produzir uma nova cincia, ou seja, a passagem da especulao metafsica para as experimentaes. Isto atravs da razo. Mas, afinal, o que Renascimento? A prpria palavra j diz: re-nascer, ou seja, criar uma nova imagem do homem e da sociedade a partir de pressupostos da antiguidade, porm com um novo olhar. Trata-se tambm da transio entre a mentalidade medieval e a mentalidade moderna, criando a base conceitual e de valores,

FGEP

53

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 8

para o efetivo uso da razo e conseqentemente o desenvolvimento da cincia. Consideramos oportuna a apresentao do conceito de Renascimento apresentado por Chalita (2004, p.216): O Renascimento um momento marcante da histria do pensamento ocidental, caracterizado pela importncia que o homem passa a atribuir a si mesmo, dentro do contexto da natureza. Valorizando progressivamente a condio humana e sua capacidade de conhecer e intervir no todo, a produo intelectual desse perodo se torna audaciosa e crtica em relao viso tradicional, sobretudo no que diz respeito s explicaes dadas aos fenmenos naturais. J no satisfaziam mais as respostas que atribuam a Deus e a sua vontade, a razo para todos os fenmenos da natureza.... Isto vem nos demonstrar que a mentalidade dominante no perodo medieval muda, criando uma nova imagem de homem e de sociedade e com isso emerge uma nova classe social: a burguesia. A razo tambm deixa de ser iluminada pela f, tendo agora ela prpria se fortalecido, construindo os seus prprios caminhos. Vrios foram os motivos que proporcionaram o aparecimento do Renascimento; entretanto, o que mais se destacou foi o desenvolvimento do comrcio; a Revoluo Comercial ocorrida neste perodo, impulsionada pelas grandes navegaes, que alm de servirem para interligar o mundo desenvolveram a economia mercantil; houve o fortalecimento da burguesia e a independncia do Ocidente frente ao Oriente. Com esse fortalecimento, os comerciantes passaram a financiar e proteger as artes e a cultura. Os artistas aproveitaram a oportunidade para dar vazo s suas idias de liberdade e humanismo. Com a ascenso da burguesia, novos valores foram sendo colocados; desse modo, viso teocntrica do homem se sobreporia uma viso antropocntrica (centrada no homem) da realidade. Conforme as palavras de Chalita (2004, p.181), Esta mudana de perspectiva inter-relaciona-se com dois novos valores em ou tendncias da sociedade moderna:

FGEP

54

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 8

*individualismo valorizao do indivduo) - ligado liberao do indivduo, que se viu levado a competir com os outros por sua sobrevivncia, e ao esprito de competio prprio da atividade comercial; racionalismo (valorizao da razo) - intrinsecamente vinculado ao individualismo, pois para competir e crescer o indivduo precisava, alm de crer em si prprio, utilizar sua capacidade de observar, refletir e discernir o melhor caminho para alcanar seu objetivo, ou seja, colocar a razo como meio para alcanar os fins.

UM NOVO CENTRO PARA O UNIVERSO

Essa transio, entretanto, no foi um processo tranqilo e sem resistncias; muitos pioneiros dessa nova concepo sofreram brutal perseguio do Tribunal da Inquisio, rgo da Igreja encarregado de julgar os responsveis pelas doutrinas herticas (contrrias aos dogmas da Igreja). Um exemplo dessas perseguies foi o de Giordano Bruno, condenado morte na fogueira por contestar a certeza de que o planeta Terra era o centro imvel do universo. Era a crena na teoria geocntrica, Giordano Bruno fundamentada na astronomia do grego Ptolomeu, na fsica de Aristteles e em certas interpretaes da bblia. Discordando dessas concepes, Giordano Bruno apresenta a teoria heliocntrica de Nicolau Coprnico, que considerava o sol como centro do universo. Durante a Idade Mdia, a Igreja incorporou a teoria de Ptolomeu viso crist do mundo e no aceitava a Terra estar em movimento. Na verdade, essa inovao causou um certo constrangimento no homem, mas a verdadeira revolta foi a da Igreja e tambm dos protestantes.

FGEP

55

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 8

A REFORMA PROTESTANTE

Um dos grandes acontecimentos da histria da civilizao ocidental, na Idade Moderna, foi a quebra efetiva da unidade do pensamento cristo ocorrida no sculo XVI. Como j vimos o aumento do poderio dos comerciantes ameaava o controle absoluto que a aristocracia feudal gozava nesse setor, ampliava as suas perspectivas polticas e ansava por idias diversas das que modelavam a mentalidade medieval. A Igreja, que sem dvida foi a maior instituio da Idade Mdia, no estava preparada para enfrentar os avanos sociais e, por conseguinte, no foi capaz de reestruturar sua filosofia religiosa, o que gerou um certo inconformismo, provocando o aparecimento de outras seitas crists. Os contestadores acusavam-na de preocupar-se com os interesses sociais, distanciando da doutrina de Cristo, para tornar-se apenas uma instituio estatal. O aparecimento e a utilizao da imprensa colaboraram para que os estudiosos da poca tivessem acesso aos textos gregos, latinos e hebraicos que forneciam a base ideolgica do cristianismo. Comparando o contedo dos textos que pregavam a pureza da f crist com a filosofia seguida pela Igreja, os estudiosos se revoltaram, objetivando promover uma Reforma nas idias religiosas. Um dos primeiros porta-vozes dessa reforma foi Martinho Lutero. Lutero, que sempre foi um fiel s orientaes religiosas da Igreja, no suportou os abusos e a corrupo das autoridades eclesisticas, principalmente o episdio conhecido Martinho Lutero como A venda de indulgncias. Visando arrecadar dinheiro para a construo da Baslica de So Pedro, o papa Leo X ordenou que fossem perdoados os pecados, isto , concedida indulgncia a todos os fiis que se dispusessem a contribuir financeiramente. Lutero criticou a atitude do papa , lanando um manifesto pblico. Para ele, a salvao do homem depende de ele ter f em Deus, no precisa doar o seu dinheiro. Foi excomungado, mas, apesar disso, Lutero fez com que suas idias repercutissem rapidamente por toda a Europa. A Igreja, preocupada com a difuso das idias protestantes, rev as suas prprias instituies para suportar as mudanas que estavam ocorrendo na

FGEP

56

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 8

sociedade; inicia um movimento denominado Contra-reforma. O Conclio de Trento, criado pelo papa Paulo III, condenou a doutrina protestante e reafirmou totalmente, a doutrina da Igreja. Elaborou uma lista de livros proibidos a todos os catlicos, o Index, e estimulou as atividades do Tribunal da Inquisio. Como foi apresentado, a criao da imprensa favoreceu a leitura de textos e a difuso dos novos pensamentos dos renascentistas; alm dela foram criadas, tambm nessa poca, a bssola, que facilitou as grandes navegaes, e a plvora; esta motivou a inveno de novas armas que propiciaram a supremacia da Europa sobre outras culturas. No setor artstico se destacaram: Michelngelo, com sua famosa obra Piet e Leonardo da Vinci, um gnio nos mais diversos ramos do saber. Suas principais realizaes: desenhou o primeiro mapa do mundo focalizando a Amrica; enunciou os princpios da mquina a vapor; desenhou a anatomia humana e animal; pintou a Monalisa e A ltima Ceia, talvez as duas pinturas mais clebres do mundo.

A ltima Ceia

Monalisa
FGEP 57

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 8

As descobertas do Renascimento, aliadas nova forma de encarar a vida, provocaram um novo tipo de educao, chamado humanista, cujo ideal era a formao da personalidade humana, em contraposio submisso s leis divinas.

REFERNCIAS

CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSO, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3. ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999.

FGEP

58

Filosofia Geral e tica Profissional

O RACIONALISMO DA IDADE MODERNA

CAPTULO 9

O momento em que o homem transformou as estruturas de seu pensamento. (Gilberto Cotrim)

A IMPORTNCIA DA RAZO

Como vocs viram no captulo anterior, o Renascimento trouxe grandes inovaes que alteraram a vida do homem; entretanto, acreditava-se que o caminho do verdadeiro conhecimento ainda estava para ser percorrido, mesmo j definido de maneira irreversvel que a chave para trilhar esse caminho fosse a razo. Embora houvesse discordncia entre os pensadores da modernidade, em aceitarem a razo como portadora de idias inatas, havia um consenso de ser ela a fonte natural do conhecimento e portadora de meios para atingir a verdade, independente de foras superiores. Esses pensadores eram racionalistas convictos, ou seja, para eles, a razo era a nica fonte segura do conhecimento, reunindo-se num nico e coerente sistema filosfico. Por sistema filosfico, consideramos a reunio dos vrios pensamentos em uma nica filosofia, cujo objetivo encontrar respostas para todas as questes filosficas importantes (Gaarder, 1995). O caminho que os racionalistas encontraram para encontrar o verdadeiro conhecimento foi a articulao da razo a um mtodo. A palavra mtodo vem do grego methodos (meta, rumo, e hodos, caminho) e pode ser definida como o caminho para chegar a um lugar desejado ou o conjunto de procedimentos e regras para alcanar o resultado desejado. (Chalita, 2004, p.231). Dentre os racionalistas que defendiam ser a razo portadora de idias inatas, destacou-se Descartes, que desprezava a experincia sensvel. Para ele,
FGEP 59

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 9

os sentidos nos enganam, relegando-os a um segundo plano para a aquisio do verdadeiro conhecimento. Seus seguidores foram: Malebranche, Espinosa e Leibniz.

DESCARTES: VIDA E OBRA

Ren Descartes foi o primeiro filsofo a decidir pela construo de um sistema filosfico completo. Originrio de uma famlia burguesa enobrecida, natural da cidade de Haye, regio de Touraine na Frana, Descartes iniciou seus estudos em Letras, num colgio jesuta de La Flche, considerado uma das melhores instituies de Ren Descartes ensino da Europa na poca. Entretanto, insatisfeito com o que aprendia, deixou os estudos e iniciou uma srie de viagens pela Europa em busca do conhecimento do mundo.A convite da rainha Cristina, viajou para a Sucia, em 1649, onde, no suportando o rigoroso inverno nrdico, morreu em 1650, vtima de infeces pulmonares. Descartes escreveu vrias obras e dentre elas O discurso do mtodo, na qual explicita o mtodo por ele usado para chegar ao verdadeiro conhecimento. Temendo perseguies religiosas, tomou providncias na exposio de suas idias, autocensurando vrios trechos de suas obras, a fim de evitar a represso da Igreja catlica. Apesar disso, suas publicaes so vastas e valiosas,o suficiente para ser considerado o pai do racionalismo.

A FILOSOFIA DE DESCARTES

Descartes vivenciava uma situao em que as descobertas cientficas separavam a filosofia da cincia, pois contradiziam a fsica e a cosmologia aristotlica; no concordava com essa ciso, pois os ensinamentos obtidos em La Flche, baseados na teoria aristotlica-tomista, orientaram-no para uma viso de conjunto baseada na metafsica e na fsica. Assim, para o filsofo, o saber s se solidifica po meio da coeso

FGEP

60

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 9

e do encadeamento de todas as partes, o que realmente construiria a idia de sistema, por ele pretendida. Na opinio de Descartes, A possibilidade de unificar o conhecimento, de construir uma cincia universal, dependeria de se encontrar o fundamento comum a todas as cincias particulares. Esse fundamento comum ser a mathesis universalis, ou matemtica universal. Desde cedo, Descartes se aplicara intensamente ao estudo das matemticas e, entusiasmado com os resultados que obtivera, acreditara ser possvel transferir seu instrumental a outras reas do saber. (Chalita, 2004, p.234) Baseando-se em estudos de Galileu, dizendo que a natureza estava escrita em linguagem matemtica, Descartes construiu o seu mtodo de demonstrao, pois percebeu ser a matemtica o instrumento para se obter as verdades absolutas e incontestveis. Encontrou na matemtica o modelo adequado de conhecimento, pelo seu grau de abstrao e de desvinculamento das sensaes, tendo como fonte a razo humana. Entretanto, admitia que a razo era um patrimnio de todo ser humano, mas nem sempre bem utilizado, e que a colocao de um novo mtodo de pensar o mundo, fundamentado na razo, seria o nico caminho capaz de orientar os homens a um conhecimento Galileu Galilei verdadeiro e seguro.

BUSCANDO A CERTEZA NA DVIDA

Foi exatamente no terreno movedio da dvida que Descartes comeou a procurar suas certezas; a princpio nos parece uma atitude contraditria, mas foi o caminho que encontrou para a solidez do conhecimento. Entretanto, no se tratava de duvidar por duvidar, e nem de se confundir com indeciso, incompetncia ou ignorncia; a dvida cartesiana era dirigida a tudo o que se supunha verdadeira, para poder construir uma certeza da qual no mais se

FGEP

61

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 9

podia duvidar. Com essa preocupao, Descartes passou a vivenciar a dvida, assumindo como falso tudo aquilo que no fosse indubitvel, questionando todos os conhecimentos, para criteriosamente analisar se, de fato, existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.. Trata-se da dvida como mtodo e no como uma atitude ctica. Um mtodo que, como ele mesmo definia, deveria, ...rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo que pudesse imaginar a menor dvida, a fim de ver se, aps isso, no restaria algo em meu crdito, que fosse inteiramente indubitvel (Descartes, 1960, p.106). Em Discurso do mtodo, Descartes sintetiza quatro preceitos que jamais devem ser esquecidos na busca do verdadeiro conhecimento, sendo primeiro um critrio para a verdade, e as demais so a garantia da certeza: evidncia: nunca aceitar nada como verdadeiro, caso no se apresente claro e evidente; anlise: dividir as dificuldades a serem examinadas, em tantas parcelas quantas forem possveis e necessrias, para melhor resolv-las; sntese: colocar os pensamentos em uma ordem que parta do mais simples ao mais complexo, de modo que uns possam ser concludos a partir dos outros/ enumerao: rever tudo o que foi estudado de maneira a ter certeza de que nada foi omitido. A preocupao de Descartes em sistematizar seu mtodo decorre do valor que ele lhe atribua na medida em que acreditava ser ele o caminho de se evitar enganos, tomando como verdadeiros, conhecimentos falsos. Como vocs viram, a primeira regra do mtodo cartesiano prescreve que se deve acolher como verdadeiro apenas o que se apresenta ao esprito de forma clara e distinta; no se trata s de um princpio para a busca do conhecimento, mas tambm que o critrio de verdade, para Descarte, a evidncia, ou seja, clareza e distino com que uma idia se apresenta razo.

FGEP

62

Filosofia Geral e tica Profissional

PENSO, LOGO EXISTO

CAPTULO 9

Pelo exposto, vocs perceberam que Descartes usou como mtodo a dvida, pois acreditava na necessidade de duvidar de todas as certezas, at encontrar uma indubitvel para, a partir da, construir um saber verdadeiro: tratava-se de uma dvida metdica. Mas ao duvidar, ele nota com clareza que duvida e se duvida, pensa, embora nem seja um pensamento verdadeiro, mas pensa e ao pensar existe. Essa intuio foi expressa na frase latina Cogito ergo sun, que significa penso, logo existo, ou seja, na medida em que estou pensando, tenho a certeza de que estou existindo (Descartes, 1960, p.106). Essa era a nica verdade da qual Descartes no podia duvidar; por ser evidente por si mesma, intuitiva. Descartes, ao sustentar que o homem, ao perceberse como um ser pensante, separa totalmente a realidade espiritual da material; reconhece que seu pensamento distinto do seu corpo, pois eu penso uma verdade anterior a logo existo. Na verdade, Descartes criou um dualismo entre a realidade pensante (res cogitans) e a realidade material (res extensa). Dentro dessa posio, o homem seria um ser dividido em esprito e matria que no se fundem jamais e coexistem no homem. So do prprio Descartes as seguintes palavras: A alma, isto , o eu pelo qual sou o que sou, inteiramente distinta do corpo. Ela at mais fcil de conhecer do que o corpo. Ainda que este nada fosse, a alma continuaria sendo o que . (1960, p.113) Como se v, para Descartes mente e corpo so duas realidades totalmente distintas, o que causou certa confuso em sua teoria, exigindo do filsofo explicaes, que na verdade no convenceram os seguidores. Outra conseqncia dessa diviso, e que criou divergncias entre os filsofos a respeito do conhecimento, foi a separao entre o sujeito (o ser que conhece) e o objeto (o ser a ser conhecido), sendo que a nfase recaa no sujeito. Mas, mesmo com esses deslizes, Descartes legou para a humanidade o seu gosto pela clareza na expresso e na escrita, o que motivou muitos pensadores a tambm perseguirem um estilo mais compreensvel.

FGEP

63

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 9

REFERNCIAS

CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. CORTELLA, Mrio Srgio. Descartes: a paixo pela razo. So Paulo: FTD, 1988. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio, 1960, quinta parte. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSO, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3. ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999.

FGEP

64

Filosofia Geral e tica Profissional

A QUESTO DO CONHECIMENTO E A FILOSOFIA DO SCULO XVIII

CAPTULO 10

Todas as idias derivam da sensao ou da reflexo, pois que a mente , como dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer idias. (John Locke)

O EMPIRISMO: A IMPORTNCIA DA EXPERINCIA

Pelo subttulo do captulo, vocs j devem ter percebido que h uma mudana no pensamento filosfico, sobre o conhecimento. O pensamento filosfico (racionalismo) do sculo XVII estava voltado para o conhecimento do mundo, considerando a razo como fundamental, a matemtica como instrumento ou modelo de mtodo e o sujeito pensante o responsvel, na realizao desta tarefa. Havia a preocupao em definir as coisas em termos de substncia, princpios racionais, idias necessrias,etc. J no final do sculo XVII e incio do sculo XVIII, a filosofia muda o seu eixo de investigao; os pensadores passaram a enfatizar a experincia sensvel e o objeto pensante, isto , o objeto a ser conhecido. Esta corrente filosfica denominouse empirismo. Ao contrrio dos racionalistas, que consideravam as idias inatas, os empiristas apresentavam uma tendncia mais epistemolgica, ou seja, como as idias se formavam na mente humana e como se efetivava o conhecimento, a partir da utilizao dos sentidos. O empirismo, na verdade, no nasceu nessa poca, pois remonta ao pensamento de Aristteles, que j dizia: nada h no intelecto que no tenha passado pelos sentidos. Quer dizer que tudo o que pensamos ou imaginamos se baseia em dados fornecidos pelos sentidos. Para os empiristas, as idias no so inatas, que nascem na mente do homem; pelo contrrio, a mente humana um recipiente pronto a receber tudo que os sentidos fornecem; assim, as idias vo se formando conforme vivemos e experimentamos as coisas. O empirismo encontrou espao para o seu desenvolvimento na Inglaterra,

FGEP

65

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 10

pas mais avanado e livre da tradio medieval, permitindo aos pensadores uma postura mais ousada. Nessa poca, a Inglaterra encontrava-se num perodo de transio governamental: saindo do absolutismo (governo em que o rei era o absoluto) para o parlamentarismo, processo que culminou com a Revoluo Gloriosa, possibilitando um maior desenvolvimento econmico e tcnico, com a valorizao das atividades prticas e conseqentemente o progresso. Os pensadores ingleses criticavam as idias filosficas baseadas em conceitos excessivamente abstratos e intangveis, como metafsica. A filosofia ao contrrio era vlida a partir de noes que o homem pudesse conhecer e reconhecer, por meio da experimentao para se chegar a um conhecimento cientfico comprovado. Sendo a experimentao a fonte do conhecimento, seria impossvel haver uma nica verdade, mas sim verdades em contnuo processo de reformulao. Em decorrncia de o empirismo ter se desenvolvido na Inglaterra, entre os pensadores ingleses, recebeu a denominao de empirismo ingls. Dentre os diversos pensadores ingleses, os que mais se destacaram foram John Locke, George Bercheley, David Hume e Francis Bacon, cada um desenvolvendo reflexos particulares. Dada a impossibilidade de analisar todos os pensamentos neste momento, apenas um ser objeto de nossa anlise, ficaro os outros para outras oportunidades.

JOHN LOCKE: A EXPERINCIA COMO FONTE DAS IDIAS

Locke considerado o pai do empirismo, embora no seja o seu criador; foi a partir dele que se deu o desenvolvimento dessa tendncia filosfica. At ele, o empirismo no havia colocado certas questes bsicas do conhecimento como: os limites da validade da experincia sensvel, o valor da cincia, a possibilidade de conhecer, entre outras (Cotrim; Passos, 1996, p.199).

John Locke
FGEP 66

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 10

Locke nasceu em Wringtom, uma cidade prxima a Bristol, na Inglaterra; herdeiro de uma famlia de comerciantes bem-sucedida, estudou na Universidade de Oxford e formou-se em medicina. Ingressou na vida poltica graas ao conde Shaftesbury, de quem tornou-se mdico. Alguns problemas polticos que afetaram o conde repercutiram tambm em Locke, obrigando-os a se refugiarem na Frana, indo depois para a Holanda. Locke regressou Inglaterra e participou da Revoluo Gloriosa, que derrubou o absolutismo e marcou o incio da monarquia constitucional, tal como vigora at hoje no Reino Unido. Mesmo participando da vida poltica, Locke dedicava-se medicina experimental e, tornando-se amigo de vrios cientistas, teve a concepo de conhecimento, vindo a formular a sua teoria, contida em sua famosa obra intitulada Ensaio acerca do entendimento humano. Sua inteno era a de examinar o que a mente humana pode e no pode conhecer e fazer com que os homens reconheam suaignorncia acerca de uma coisa (Chalita, 2004, p. 254). Locke inicia sua obra, acima citada, com uma crtica teoria das idias inatas, defendida pelos racionalistas, por entender que se as tivssemos, teramos conscincia delas. Contudo, nem todos tm. Assim uma criana s saber que frio no quente, depois de experimentar cada uma das temperaturas vrias vezes; a sim, ter a idia de frio e de quente. Aos poucos, essa criana que vem ao mundo, ao ter contato com as coisas vai preenchendo sua mente com os contedos que lhe so familiares: luzes, cores, sons, formas, sabores, odores, etc. Entretanto, se mantida em um ambiente cujas cores so s preto e branco, jamais ela saber do amarelo. Este o aspecto fundamental para Locke: as idias surgem com a experincia, portanto no podem ser inatas; em sua obra citada, defende o princpio de que a mente humana, no instante do nascimento, uma tbula rasa, ou seja, um papel em branco sem nenhuma idia previamente escrita; s medida que os sentidos lhe forem fornecendo os dados das coisas que as idias vo se formando. Os sentidos inicialmente tratam com idias particulares o gabinete ainda vazio, e a mente se familiariza gradativamente com elas, depositando-as na memria e designando-as por nomes. Mais tarde, a mente, prosseguindo em sua marcha, as vai abstraindo, aprendendo o uso de nomes gerais. Por este meio, a mente vai se enriquecendo com idias e linguagem, materiais

FGEP

67

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 10

com que exercita sua faculdade discursiva. E o uso da razo torna-se diariamente mais visvel, ampliando-se em virtude do emprego desses materiais. (John Locke) Assim, para Locke, nossas primeiras idias so as sensaes, que vm mente pelos sentidos, colocadas pelas qualidades prprias dos objetos; depois essas sensaes se combinam por meio da reflexo e a mente desenvolve outras idias, que, segundo o filsofo, no poderiam ser obtidas das coisas externas, tais como: a percepo, o pensamento, o duvidar, o crer, o raciocinar. (Locke, 1978, p. 160). Reflexo, segundo Locke, o nosso sentido interno e acontece porque a mente se debrua sobre si mesma, analisando suas prprias operaes.

IDIAS SIMPLES E COMPLEXAS

Para Locke, h duas categorias de idias: as simples, adquiridas por meio da sensao e da reflexo. Para o filsofo, quando uma criana se depara pela primeira vez com um objeto qualquer, esse objeto no fornece apenas uma, mas vrias idias. Assim, mediante um cubo de gelo, ela ter as seguintes idias: branco, frio, duro, idias consideradas como simples. Entrando vrias vezes em contato com o mesmo objeto, formar por associao das idias simples, a idia desse objeto como um todo: gelo. Isso uma idia complexa. Percebe-se que das idias simples o ser humano avana para as idias complexas, uma vez que as primeiras constituem o material bsico de todo o nosso entendimento, que poder, diz o filsofo: repetir, comparar e uni-las numa variedade quase infinita, formando vontade novas idias complexas. (Locke, 1978, p. 161). Afinal, quando se d o conhecimento? O que conhecer?

FGEP

68

Filosofia Geral e tica Profissional

CONHECIMENTO INTUITIVO E DEMONSTRATIVO

CAPTULO 10

De acordo com Locke, conhecer consiste em perceber o acordo ou desacordo entre as idias. Para ele, o conhecimento ocorre quando a mente, ao realizar as operaes oriundas dos sentidos ou da reflexo, procura perceber o acordo ou o desacordo existente entre as idias. Assim, por exemplo, na frase: branco no preto, ocorre o conhecimento intuitivo; a mente percebeu o desacordo entre as duas idias: branco e preto, pela prpria evidncia contida em tais idias. No h por que duvidar e neste ponto Locke critica a dvida cartesiana. Entretanto, quando a mente humana no consegue perceber de imediato o acordo ou desacordo entre duas idias, temos o conhecimento demonstrativo. Isto se evidencia porque a mente obrigada a recorrer a outras idias, j formadas, para descobrir o acordo ou o desacordo entre as idias, formando o que denominamos de raciocnio. Chalita (2004, p.257), nos d um exemplo bem claro de uma demonstrao: ...no podemos saber [...] intuitivamente que a soma dos trs ngulos internos de um tringulo igual a dois ngulos retos; precisamos antes recorrer idia de outros ngulos at conseguirmos chegar - por meio de um raciocnio, uma demonstrao - concluso de que existe essa igualdade. bom que vocs saibam que a demonstrao, alm de ser considerada um raciocnio, tambm uma das etapas do mtodo cientfico, pois atravs dela que se chega a uma concluso. Locke, com sua teoria, no apenas negou a existncia de idias inatas, referentes ao conhecimento; negou tambm o poder inato (ou de origem divina), como defendiam os absolutistas. Analisando o filsofo e homem poltico, percebemos que Locke transportou sua teoria sobre o conhecimento humano para o campo sociopoltico. Preocupado com a liberdade do homem, defendia que o poder social deveria nascer de um pacto entre as pessoas e as leis, uma expresso de toda a comunidade; atravs de um consenso haveria a escolha da forma de governo. Seu pensamento exerceu grande influncia na fundamentao ideolgica da democracia liberal burguesa. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

FGEP

69

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 10

REFERNCIAS

CORTELLA, Mrio Srgio. Descartes: a paixo pela razo. So Paulo: FTD, 1988. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleo Os Pensadores) LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3.ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999.

ANOTAES

FGEP

70

Filosofia Geral e tica Profissional

IMMANUEL KANT

CAPTULO 11

A resposta aos problemas do inatismo e do empirismo oferecida pelo filsofo alemo do sculo XVIII Immanuel Kant conhecida com o nome de revoluo copernicana em filosofia. Por qu? Qual a relao entre Kant e o que fizera Coprnico, quase dois sculos antes do kantismo? (Marilena Chau)

VIDA E OBRAS DE KANT

Immanuel Kant

Responder s questes acima colocadas por Marilena Chau o objetivo deste texto, procurando demonstrar os principais aspectos do pensamento filosfico de Kant. Considerado por muitos o maior filsofo da Idade Moderna, Kant nasceu em Knigsberg, pequena cidade perto da Prssia (Alemanha). Era filho de uma famlia humilde, seu pai era arteso; estudou na universidade local da qual tornou-se professor brilhante e at reitor.

Sua vida foi pautada por uma rotina disciplinada, dedicada aos estudos filosficos, sem grandes acontecimentos. Embora conhecido internacionalmente, nunca saiu de sua cidade natal. Kant autor de vrias obras, entre elas citaremos apenas trs, Crtica da razo pura (sua primeira e mais importante obra), Crtica da razo prtica e Crtica do juzo.

A NOVA REVOLUO COPERNICANA

A filosofia de Kant situa-se num momento histrico privilegiado; uma poca de grandes debates e questionamentos, tanto polticos como filosficos. No plano filosfico, havia de um lado o predomnio do racionalismo, tendo como

FGEP

71

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

Descartes o maior expoente; do outro lado, o empirismo ressaltado por Hume e Locke. Sua filosofia questionava essas duas correntes filosficas, criticando esses filsofos por parecerem geocntricos, buscando um centro para o conhecimento, que no verdadeiro. Foi tambm um estudioso do Iluminismo francs (que veremos no prximo captulo), que desenvolveu um pensamento empirista e uma crtica incansvel contra as idias autoritrias e dogmticas. Para Kant, o maior engano dos filsofos anteriores foi o de preferirem comear dizendo que a realidade racional e pode ser inteiramente conhecida pela razo. Kant iniciou suas investigaes, colocando no centro a investigao da prpria razo; sua preocupao era de saber: O que a razo? O que ela pode conhecer? Quais so as condies para que haja conhecimento verdadeiro? Quais so os limites que o conhecimento humano no pode transpor? Como a razo e a experincia se relacionam? (Chau, 1995). Para Kant, a razo uma estrutura vazia, sem contedos; universal, isto , a mesma para todos os seres humanos em todos os tempos e lugares; inata, no provm da experincia, portanto a priori, vem antes da experincia, no depende dela. Entretanto, os contedos que a razo conhece, pois ela o sujeito do conhecimento, so provenientes da experincia. Sem a experincia, a razo no teria os contedos a serem conhecidos. Assim a experincia fornece a matria (os contedos) do conhecimento para a razo e esta por sua vez fornece a forma (universal e necessria) para que haja o conhecimento. Desse modo, a matria a ser fornecida pela experincia vem depois desta, e no dizer de Kant, a posteriori. Esse foi, na opinio de Kant, o erro, tanto dos racionalistas como dos empiristas; para os primeiros, as idias eram inatas razo e para os empiristas, a estrutura da razo formada pela experincia. Na verdade, a experincia no a causa das idias, mas a ocasio para que a razo, recebendo a matria ou o contedo, formule as idias (Chau, 1995). Como se v, a estrutura da razo inata e universal, enquanto os contedos so empricos, os quais podem variar no tempo e no espao, esto sujeitos a transformaes e at revelarem falsidade. Assim, a razo possui trs estruturas a priori: a estrutura ou forma da percepo sensvel: a

FGEP

72

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

sensibilidade; a estrutura ou forma inteligvel: o entendimento; a estrutura ou forma da razo propriamente dita: reguladora e controladora da sensibilidade e do entendimento. Uma vez consciente do que a razo, o filsofo realiza a nova revoluo copernicana, envolvendo a questo do entendimento, ou seja, inverte o lugar determinante que o objeto ocupa nas abordagens tradicionais, pois para ele os objetos que tm de se regular pelo nosso conhecimento. Isso quer dizer que quando vemos um objeto qualquer, a imagem que dele formamos no nos dada por esse objeto, mas o nosso modo prprio de perceber que nos d a sua imagem. Desse ponto de vista nasce a filosofia crtica de Kant, publicada em sua primeira obra, Crtica da razo pura.

AS FORMAS DA SENSIBILIDADE

Kant, como os empiristas, admitia que o conhecimento dependia da experincia, ou seja, o contato sensvel com as coisas. No se trata, entretanto, de um conhecimento simplesmente dado pelas coisas, perante as quais o sujeito se mostrasse passivo no processo, mas ativo, em virtude da sensibilidade, faculdade que o homem possui para perceber as coisas. Para o filsofo, quando percebemos e representamos qualquer coisa externa em nossa mente, essa representao feita no tempo e no espao, considerados por ele formas de sensibilidade. Kant conclui que tempo e espao so condies a priori de possibilidade da experincia sensvel ou intuio emprica; elas no so abstraes ou algo que existe fora de ns, mas ferramentas humanas inatas e necessrias para o homem construir toda a sua experincia do mundo (Chalita, 2004). No interessa se cada de ns v cores de uma certa maneira, gostando mais de uma do que de outra, ou que sons sejam mais agudos a uns do que a outros, ou mesmo coisas simultneas ou sucessivas; o que importa que tudo percebido de uma forma temporal e espacial. Tanto o tempo como o espao no so percebidos; as coisas que so percebidas e a sensibilidade as organiza racionalmente segundo

FGEP

73

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

a forma do tempo e do espao. Essa organizao tmporo-espacial que inata, universal e necessria para que haja o conhecimento verdadeiro. Alguns exemplos apresentados por Chalita (2004) podero esclarecer esta relao. Assim, quando vemos um carro correndo percebemos que esse carro se desloca por um certo espao em um determinado tempo; quando ouvimos um rudo, percebemos esse rudo como breve ou demorado e vindo de uma determinada direo; quando assistimos a uma corrida que termina empatada, percebemos esse fato como a chegada de dois corredores a um mesmo lugar, num mesmo instante.

AS FORMAS DO ENTENDIMENTO

As percepes continuam no nvel da sensibilidade; ainda no atingiram o nvel do entendimento; ordenando essas percepes, o entendimento procede sntese, que so os juzos. Para Kant, quando enunciamos um juzo, uma afirmao qualquer, por exemplo, o calor dilata os corpos, ocorre uma sntese das representaes calor e dilatao dos corpos. Essa sntese feita pela faculdade da razo: o entendimento, ou seja, a faculdade de pensar ou de avaliar. Assim, todo juzo uma sntese efetuada pelo entendimento, que unifica todas as representaes demonstradas pela sensibilidade (Chalita, 2004). Esta sntese que nos d o conhecimento. Assim como existem formas de sensibilidade (tempo e espao), para Kant tambm h formas do entendimento. Tais formas so os conceitos puros a priori que existem sempre em nossa conscincia, como os conceitos de causa, necessidade e substncia, denominados por ele de categorias. As categorias nos permitiriam o entendimento de tudo aquilo que nos chega com a intuio ou experincia sensvel. Temos como exemplo de causa, quando entramos em uma sala aquecida pelo sol da tarde. A partir dessa intuio, podemos dizer que O sol penetrou na sala e O sol aqueceu a sala. O relacionamento dessas duas intuies, conforme Kant, algo inerente ao entendimento humano, de que sempre onde h um efeito h uma causa. O importante a se observar que a causa no est no objeto, nem uma

FGEP

74

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

fico do hbito, mas algo que deriva do nosso entendimento, porque entender projetar sobre as coisas as nossas formas prprias de conhecimento. A est a razo como organizadora e controladora da sensibilidade e do entendimento. Kant distingue duas formas bsicas de conhecimento: conhecimento emprico( a posteriori ): aquele que se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, ou seja, posterior experincia. Por exemplo: este livro de capa dura. Essa uma afirmao (juzo) especfica deste livro. conhecimento puro (a priori): aquele que no depende dos dados dos sentidos, ou seja, anterior experincia. Nasce puramente de uma operao racional. Por exemplo: duas paralelas jamais se encontram no espao. Essa uma afirmao (juzo) que se refere a todas as paralelas, portanto, uma afirmao universal. tambm uma afirmao cuja validade independe de condio especfica. Trata-se de uma afirmao necessria. Pelo exposto, entende-se que o conhecimento puro conduz a juzos universais e necessrios, enquanto o conhecimento emprico no possui essas caractersticas. Os juzos, por sua vez, so tambm classificados em dois tipos: juzo analtico: aquele em que o predicado est contido no sujeito; basta uma anlise do sujeito para deduzir o predicado. Por exemplo: o quadrado tem quatro lados. A anlise do sujeito quadrado necessariamente leva concluso, do predicado: tem quatro lados.Em resumo, o juzo analtico nada acrescenta ao sujeito; apenas afirma aquilo que seu prprio conceito encerra. juzo sinttico: aquele em que o predicado no est contido no sujeito; nesse juzo, acrescenta-se algo de novo ao sujeito, que o predicado. Dessa forma os juzos sintticos enriquecem nossas informaes e ampliam o conhecimento.Por exemplo: todos os corpos

FGEP

75

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

so pesados. O predicado algo completamente distinto daquilo que penso no simples conceito de corpo.

CARACTERSTICAS DOS JUZOS

Os juzos analticos se fundamentam no princpio da identidade; servem apenas para tornar mais claro aquilo que j se conhece do sujeito; no dependendo da experincia sensorial. So universais - vlidos, portanto, em qualquer tempo e lugar e necessrios, pois no poderiam ser de outra maneira. So captados intuitivamente, logo so juzos a priori. Por isso nenhuma experincia cientfica lhe nega o valor, porm pouco til, no sentido de que no conduz a conhecimentos novos. Os juzos sintticos, por sua vez, se fundamentam na experincia. Tm sua validade condicionada a um tempo e a um lugar em que se deu a experincia: no so nem universais e nem necessrios, mas particulares e contingentes. Sua veracidade depende apenas da comprovao pela experincia; da serem a posteriori.

JUZOS SINTTICOS A PRIORI

Se os juzos analticos nada revelam e aos sintticos faltam os atributos de universais e necessrios, Kant apresenta um novo tipo de juzo, que so os juzos sintticos a priori. Estes renem em si as caractersticas bsicas dos dois anteriores. o mais importante, porque: no estando limitado pela experincia, universal e necessrio; seu predicado apresenta novas informaes ao sujeito possibilitando uma ampliao do conhecimento. Segundo Kant, a matemtica e a fsica so disciplinas cientficas por trabalharem com juzos sintticos a priori. Estes se fundamentariam nos dados

FGEP

76

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

captados pelos sentidos e na organizao mental desses dados, seguindo algumas categorias apriorsticas do nosso entendimento. O conhecimento passa a ser o resultado de uma sntese entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. impossvel conhecer a coisa em si mesma (o ser em si). S conhecemos as coisas tal como as percebemos (o ser para ns) (Penha, 1991).

A CONTRIBUIO DE KANT PARA A EDUCAO

Alm desses esclarecimentos sobre o conhecimento, Kant resgata o ideal pedaggico grego, enriquecido com as teses de Rousseau sobre a educao. Para Kant, o homem o nico ser vivo que pode e deve ser educado; acredita na diferenciao das prticas pedaggicas de acordo com a idade do educando e considera fundamental a disciplina como pr-requisito para a formao cultural, como via de acesso autonomia e integridade moral. Kant assim define o papel da educao na formao humana, especificamente, na formao do educador: O homem somente pode vir a ser homem atravs da educao. Ele no outra coisa seno o produto de sua educao. E cabe mencionar que o homem somente pode ser educado por homens que, por sua vez, foram educados. Por isso a ausncia de disciplina e instruo em certas pessoas faz delas maus educadores de seus educandos. (Freitag, 1994, p.22)

FGEP

77

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 11

REFERNCIAS

CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. FREITAG, Brbara. O indivduo em formao: dilogos interdisciplinares sobre educao. So Paulo: Cortez, 1994. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3. ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999. PENHA, Joo. Perodos filosficos. 2. ed. So Paulo: tica, 1991.

ANOTAES

FGEP

78

Filosofia Geral e tica Profissional

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SCULO XVIII

CAPTULO 12

A liberdade o direito de fazer tudo o que as leis permitem. (Montesquieu)

A RAZO EM BUSCA DA LIBERDADE

Cada sculo tem um esprito que o caracteriza; o sculo XVIII se nos apresenta com a idia de liberdade. Os pensadores desse sculo tinham uma preocupao bem distinta de seus antecessores do incio da Idade Moderna, em que havia a preocupao com o poder. Agora, busca-se definir os limites do poder absolutista, visando maior liberdade para o homem. Por outro lado, a crena na superioridade da razo, ou seja, na capacidade do homem de conhecer melhor tudo que o cercava, estava se consolidando, tornando-se o seu principal instrumento para enfrentar os desafios da vida e equacionar os problemas que o rodeavam. O despertar da Revoluo Industrial e o sucesso da cincia em campos como a fsica, a qumica e a matemtica inspiravam filsofos de toda parte. Surge ento um novo mito: a idia de progresso, idia essa que viria marcar profundamente a histria da liberdade. Com tal crena na razo, os intelectuais desse sculo provocaram uma revoluo na histria do pensamento moderno; rejeitando todas as tradies, buscavam a explicao racional para todas as situaes, numa marcha contnua em direo verdade e melhoria da vida humana. Paralelamente a isso, o desenvolvimento do capitalismo favoreceu a ascenso social da burguesia e sua tomada de conscincia como classe social. Esse movimento conquistou inmeros adeptos ao trazer luzes para o equacionamento dos problemas que afetavam a populao ocidental. Os filsofos que o divulgaram foram chamados de iluministas, sua maneira de pensar, Iluminismo, e o movimento denominado de ilustrao. Por isso o sculo XVIII tambm chamado o Sculo das Luzes, pois foi iluminado pela luz natural da razo.

FGEP

79

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

O PENSAMENTO DOS ILUMINISTAS

O Iluminismo teve como palco principal a Frana, mas deslocou-se depois a vrios pases, principalmente para a Alemanha, onde era denominado de Aufkrung (esclarecimento, elucidao), que, segundo Kant, a sada do homem de sua menoridade da qual ele o prprio responsvel. Para o filsofo alemo Kant, a menoridade a incapacidade de o homem usar o seu entendimento independentemente de auxlio dos outros; assim ele culpado, no pela falta do entendimento, mas pela falta de disposio e coragem para faz-lo sem o auxlio de algum. Ter coragem de usar o seu prprio entendimento o lema da Ilustrao. Para Kant, o homem iluminista atingiu a maioridade, e tornando-se dono de si mesmo confia na sua capacidade racional, recusando a autoridade arbitrria. Como j dissemos, o Iluminismo expressou a ascenso da burguesia e os representantes desse movimento so considerados os idelogos dessa classe social. Acrescenta-se ainda que, tais representantes abandonaram o crculo fechado de atuao de seus antecessores, passando a circular pelas ruas e sales, exercitando a razo e com isso e contagiando a burguesia. O objetivo dos filsofos iluministas foi o de se afastar das questes metafsicas e buscar a nova metodologia emprestada das cincias da natureza e aplicar em outras reas de investigao como a moral, a poltica e a esttica. Seu lema era denunciar todas as idias obscuras, dogmticas, autoritrias que impedissem o crescimento dos homens e a soluo dos problemas sociais, pois eles acreditavam na capacidade racional de todos os homens, quando livres da opresso, do medo e das supersties (Chalita, 2004). A filosofia dos pensadores iluministas considerava tambm a razo como indispensvel ao estudo da natureza, pois eram destas, isto , acreditavam que Deus estava presente na natureza, portanto, no prprio homem, que pode descobr-lo por meio da prpria razo. Assim, para encontrar Deus, bastava uma vida piedosa e virtuosa, sem necessidade de submeter-se intolerncia e ambio poltica da igreja. Um outro aspecto importante dos pensadores iluministas era o de considerar todos os homens iguais, e que as desigualdades existentes eram provocadas pelos prprios homens; para corrig-las, haveria a necessidade de mudar o direcionamento da sociedade, dando a todos liberdade de expresso e

FGEP

80

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

proteo contra a submisso e a injustia. Nesse caso, somente o governo poderia garantir os direitos naturais, liberdade individual de expresso, a livre posse dos bens, a igualdade perante a lei e a justia na punio dos delitos. Para que isso ocorresse seria necessrio que os governos absolutistas alterassem sua ideologia de governar para uma forma mais sensvel, para que todos os homens tivessem direitos e deveres iguais. Na verdade, as idias iluministas surgiram como respostas aos problemas enfrentados pela burguesia, e que eram defendidas por todos os iluministas; umas mais enfatizadas por alguns e outras, por outros. Entre essas idias, destacamos: crtica aos resqucios feudais, como permanncia da servido; crtica ao regime absolutista ao mercantilismo que limitava o direito propriedade; crtica influncia da igreja catlica sobre a sociedade, principalmente no campo da educao e da cultura; crtica desigualdade de direitos e deveres entre os homens; crtica interveno do Estado na economia. Na verdade, foram as idias iluministas que contriburam para a realizao da Revoluo Francesa, cujo lema era liberdade, igualdade e fraternidade. Assim podemos dizer que a Revoluo Francesa filha do Iluminisno. Para comprovar isso, vejamos as palavras de Lo Huberman (1986, pp.148-149): Foi essa classe mdia, a burguesia, que provocou a Revoluo Francesa, e que mais lucrou com ela. A burguesia provocou a Revoluo porque tinha que faz-lo. Se no derrubasse seus opressores, teria sido por eles esmagada. Estava na mesma situao do pinto dentro do ovo que chega a um tamanho em que tem que romper a casca ou morrer. Para a crescente burguesia, os regulamentos, restries e contenes do comrcio e indstria, a concesso de monoplios e privilgios a um pequeno grupo, os obstculos ao progresso, criados pelas obsoletas e retrgradas corporaes, a distribuio desigual de impostos continuamente aumentados, a existncia de leis antigas e a aprovao de novas sem que a burguesia fosse ouvida, o

FGEP

81

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

grande enxame de funcionrios governamentais bisbilhoteiros e o crescente volume de funcionrios e da dvida governamental - toda essa sociedade feudal decadente e corrupta era a casca que devia ser rompida. No desejando ser asfixiada at morrer penosamente, a classe mdia burguesa que surgia tratou de fazer com que a casca rompesse.

A INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA

Dentre os problemas que afligiam a burguesia, a interveno do Estado na economia foi, de um modo geral, o que envolvia quase todos os valores reclamados por essa classe social, e justamente o que os iluministas defendiam, pois afetavam diretamente a atividade econmica, representada pelo comrcio. Conforme Cotrim (1993), Lucien Goldman faz uma anlise desses valores e que sinteticamente passaremos a apresentar: igualdade jurdica: na compra e venda, o que importa que todos, perante a lei, tenham os mesmos direitos bsicos, embora com diferentes situaes socioeconmicas; tolerncia religiosa ou filosfica: do ponto de vista econmico, seria irracional o processo de compra e venda s entre pessoas da mesma religio ou filosofia: seja judeu, cristo ou mulumano, a capacidade econmica no depende de sua crena. Por isso a burguesia assumiu a defesa da tolerncia; liberdade pessoal e social: a liberdade para a realizao dos negcios; a burguesia posicionou-se contra a escravido, pois sem homens livres, recebendo salrios, no poderia haver mercado comercial; propriedade privada: confere ao proprietrio o direito de usar e dispor livremente do que lhe pertence. Assim a burguesia defendia o direito propriedade privada, que se tornou essencial sociedade capitalista.

FGEP

82

Filosofia Geral e tica Profissional

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO ILUMINISMO


Dentre os representantes, citaremos apenas quatro: Montesquieu (1689-1755), que definia a liberdade como o direito de fazer tudo o que as leis permitem, preocupou-se em verificar as condies para que esse direito fosse o mais amplo possvel. Estudou as diversas formas de governo, considerando como exemplar a monarquia parlamentar inglesa. Entretanto, sugeriu a diviso do governo em trs poderes: legislativo, executivo e judicirio. Cada poder deveria agir independentemente, porm em articulao um com o outro, impedindo a arbitrariedade e propiciando o mximo de liberdade ao homem. Sua principal obra foi O esprito das leis.

CAPTULO 12

Montesquieu

Voltaire (1694-1778) foi um dos mais famosos pensadores do Iluminismo; destacou-se pelas crticas feitas ao clero catlico, intolerncia religiosa e prepotncia dos poderosos. Em termos polticos, no era propriamente um democrata, mas defendia a monarquia respeitadora da liberdade do homem e exercida por um soberano esclarecido. Suas idias tiveram forte repercusso no s entre os tericos da Revoluo Francesa como em vrios governantes europeus, que as introjetaram vindo a modificar sua forma de governo. Estes ficaram conhecidos como Voltaire dspotas esclarecidos. Tornou-se marcante sua influncia em defesa da liberdade de expresso, atravs de clebre frase: Posso no concordar com nenhuma das palavras que voc diz, mas defenderei at a morte o direito de voc diz-las.

FGEP

83

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

Diderot (1713-1784) e D Alembert (17171783) organizaram uma enciclopdia de 33 volumes na qual resumiram os conhecimentos da poca nos campos cientfico e filosfico. A Enciclopdia exerceu grande influncia sobre o pensamento poltico burgus, pois defendia em linhas gerais o racionalismo, a independncia do Estado em relao Igreja e a confiana no progresso humano por meio das realizaes cientficas e tecnolgicas. Diderot Rousseau (1712-1778) destacou-se por suas crticas prpria sociedade burguesa, em defesa das camadas mais populares, tendo sido um dos principais representantes do Iluminismo. Sobre Rousseau, falaremos no prximo captulo. Esperamos que vocs tenham sentido quo importante ter uma noo da filosofia do Iluminismo, pois vrios aspectos da nossa realidade brasileira esto em consonncia com o pensamento iluminista. Jean-Jacques Rousseau

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao. 6. ed. histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982.

FGEP

84

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

. Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. HUBERMAN, Lo. Histria da riqueza do homem. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos,1990. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3. ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999. PENHA, Joo. Perodos filosficos. 2. ed. So Paulo: tica, 1991.

ANOTAES

FGEP

85

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 12

ANOTAES

FGEP

86

Filosofia Geral e tica Profissional

A IMPORTNCIA DA TICA PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAO

CAPTULO 13

Quando a tica individual falha, toda a sociedade vai mal. (Plato)

1) INTRODUO

At o momento ns no vimos a importncia da tica para o profissional da educao. Entretanto, isto foi proposital, pois, uma vez que vocs se conscientizaram de que a tica uma reflexo do comportamento moral, vamos agora avaliar a tica no cotidiano educacional. Inicialmente seria conveniente promover mais uma reflexo sobre o tema, sua definio, sua histria, e sua necessidade para os profissionais da educao responsveis pela formao do cidado tico. A tica vista como a parte da filosofia que se dedica a pensar a aes humanas e os seus fundamentos, considerando os valores que permeiam a vida em sociedade. A sua origem remonta s sociedades que apresentavam a necessidade de formar no homem uma conscincia crtica que avaliasse os valores, enquanto integrante de um grupo social. Com a origem da filosofia na sociedade ateniense, em que o homem passa a fazer uso da razo, a tica ganha seu espao nas academias dos grandes filsofos, passando a ser trabalhada com o objetivo de encontrar o seu lugar na sociedade, cobrando do homem uma postura responsvel e digna, a fim de que exercesse seus direitos e deveres como cidado. Infelizmente, hoje tem sido muito mencionada na poltica, na sade e na educao, mas na prtica mostra-se utpica. Na verdade, a tica deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, principalmente dos profissionais e em destaque os da educao, que so os transformadores do mundo e da sociedade na qual esto inseridos.

FGEP

87

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 13

1.1) O NASCIMENTO DA TICA E A IMPORTNCIA DE SUA APLICAO Toda cultura e cada sociedade constitui a sua moral, ou seja, valores concernentes a uma conduta correta. No entanto, a simples existncia da moral no significa a existncia da tica, entendida como uma reflexo que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. De acordo com os textos de Plato e Aristteles a tica inicia-se com Scrates. Como vimos, quando nos referimos a Scrates, no incio do curso, ele perguntava aos atenienses, jovens e velhos, o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam em suas aes; s que as respostas implicavam em outras perguntas, pois na verdade os atenienses respondiam sem demonstrar o verdadeiro significado das palavras: justia, honestidade, coragem, piedade, amizade, etc. De acordo com Chau (1995), as questes socrticas inauguram a tica, ou filosofia moral, porque definem o campo, no qual os valores e obrigaes morais so estabelecidos, ao encontrar o seu ponto de partida: a conscincia do agente moral. sujeito tico moral somente aquele que sabe o que faz, pois s o ignorante vicioso, incapaz de virtude. Aristteles, dando continuidade tica socrtica, nos apresenta a distino entre o saber teortico e o saber prtico. O primeiro refere-se ao saber sobre os seres e fatos que existem independente de nossa ao; j o segundo o que est relacionado com a nossa ao. Para ele a tica refere-se a um saber prtico. At o sculo XVIII, para todos os filsofos, o objeto fundamental da tica era a felicidade e o bom viver. Entretanto, surge Kant (1724-1804) que ao contrrio, coloca como objeto da tica o dever. Para ele, a felicidade algo que desejamos desde que sejamos virtuosos e merecedores dela, a partir de atitudes que levem o homem a respeitar a lei do dever. 1.2) A FUNO DA EDUCAO NO COMPORTAMENTOTICO DO HOMEM Quando falamos em educao, no estamos nos referindo apenas escola, mas tambm

FGEP

88

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 13

famlia, religio e prpria sociedade, que so pontos fundamentais que interferem nas aes humanas com mais intensidade. Especificamente, tratando-se da educao formal, tem como objetivo formar no homem um comportamento ligado aos valores coletivos de uma sociedade, ou seja, formar o cidado responsvel por si e pelos seus atos, conscientizando-o sobre a importncia em assumir suas origens, seus valores e seu passado. S assim o homem viver bem na sociedade, assumindo um comportamento tico. Na verdade, o prprio objetivo da educao para o sculo XXI, segundo Delors (1998, p.51) :
...entre outros caminhos e para alm deles, o de uma via que conduz a um desenvolvimento mais harmonioso, mais autntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a excluso social, as incompreenses e as guerras.

Para tanto faz-se necessrio aprender a ser, ou seja, segundo Brasil (1999, p.30):
A educao deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supe a preparao do indivduo para elaborar pensamentos autnomos e crticos e para formular os seus prprios juizos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente s diferentes circunstncias da vida. Supe-se ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginao, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possvel dono do seu prprio destino.

Economicamente falando, a educao vista como facilitadora para se atingir os meios de produo, a tecnologia e o sistema. Entretanto, o educador que tiver um compromisso tico com a educao, deve priorizar sua ao pedaggica na busca da autoformao de alunos crticos, conscientes e convictos de seus direitos e deveres. Na verdade o ensino deve estar voltado para ordem cultural e moral e para a preparao do homem numa situao de equilbrio entre o mundo do trabalho, aquisio de conhecimentos e para a cidadania, o que na verdade significam as competncias saberes e as habilidades ao.

FGEP

89

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 13

Fala-se da tica no trabalho, na poltica, na educao; entretanto o s falar nada resolve; o importante o compromisso tico e um dos pontos fundamentais a educao. Se a tica for mencionada, trabalhada e vivenciada constantemente e aliada ao comprometimento tico dos educadores, teremos resultados positivos na sociedade. Isto porque os homens precisam ter conscincia das conseqncias de seus atos sobre os outros, e o que eles podem causar de forma positiva ou negativa. Passamos a ter tica quando incluimos o outro em nossa vida. Pois tudo que humaniza tico (Kant). Em se tratando da escola, ser que ela trabalha conceitos tais como: justia, coragem, prudncia e temperana, ou seja, as quatro virtudes que mencionamos anteriormente. No h necessidade de um professor especializado na educao bsica, porque todos os professores devem trabalhar a tica; haja vista que ela constitui um dos temas transversais dos PCNs. 1.3) A TICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAO Como j definimos anteriormente, a tica profissional um conjunto de normas de conduta que devero ser posta em prtica no exerccio de qualquer profisso, fazendo com que o profissional respeite o seu semelhante. Em se tratando do profissional da educao, necessrio que ele saiba que a tica, de acordo com Jimenez (1997, p.69), como j citado anteriormente, baseia-se em uma filosofia de valores compatveis com a natureza e o fim de todo ser humano, fundamental que ele procure saber: quem o homem e para que ele vive. Isto implica num compromisso com as virtudes profissionais, que conforme Aristteles so: responsabilidade, lealdade, iniciativa, honestidade, sigilo, competncia, prudncia, coragem, perseverana, compreenso, humildade, imparcialidade e otimismo. Trabalhando nesta perspectiva de maneira coletiva, o profissional da educao est buscando desenvolver em seus alunos a autoformao, que o fim ltimo da educao. Esta forma coletiva, a que nos referimos vem ao encontro de uma passagem de Scrates: Dizem que Scrates estava procura de um ser integral, em relao ao seu trabalho. Entrou, ento, em uma obra e comeou a indagar. Ao primeiro operrio perguntou o que fazia e este

FGEP

90

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 13

respondeu que procurava ganhar seu salrio; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta que ele preenchia o seu tempo; finalmente sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: estou construindo uma catedral para a minha cidade. Esta deve ser a tica no contexto educacional; pensar no outro, independente das dificuldades de espao fsico, recursos didticos ou questes salariais; ns professores temos que nos projetar como o operrio que estava construindo a catedral para todos. a busca do bem comum e a felicidade de todos. A partir destas anlises realizadas, embora bem elementares, no h dvida de que vocs, futuros professores, devam pensar em uma ao pedaggica, envolvendo o tema tica durante o tempo escolar, organizada de forma a possibilitar que os alunos sejam capazes de, segundo Brasil (1998, p.138): compreender o conceito de justia baseado na equidade,e sensibilizar-se pela necessidade da construo de uma sociedade mais justa; adotar atitudes de respeito pelas diferenas entre as pessoas, respeito esse necessrio ao convvio numa sociedade como espao pblico, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construo de uma sociedade democrtica e solidria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia DF. MEC/SEF. 1998. CAMARGO, Marcolino. Fundamentos da tica geral e profissional. 3.ed. Petrpolis (RJ): Vozes, 1999. CAPORALI, Renato. itca & educao. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999.

FGEP

91

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 13

CHAU, marilena. Convite filosofia. 3.ed. So Paulo: tica, 1995. DELORS, J. Educao: um tesouro a descobrir. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1998. JIMENEZ, C.M. Trabalho e convivncia: um ensaio de tica profissional. Londrina: UEL, 1997. S, Antnio Lopes de. tica profissional. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2005. KANT, Immanuel. Vida e obra. In Os pensadores.So Paulo: Abril Cultural, 1973.

ANOTAES

FGEP

92

Filosofia Geral e tica Profissional

JEAN JACQUES ROUSSEAU

CAPTULO 14

No Iluminismo, o pensamento de Rousseau ocupa um lugar bastante original: ele foi o primeiro a criticar a civilizao como fator da degenerao da natureza humana. (Leonard de Selva)

VIDA E OBRAS

Rousseau, um dos principais representantes do Iluminismo francs, na realidade no era francs, era natural de Genebra (1712), herdeiro de uma famlia calvinista de origem francesa fugida da Frana no sculo XVI por causa das guerras religiosas. Era filho de um relojoeiro de temperamento instvel, que o abandonou quando criana, pois sua me morreu logo aps o seu nascimento. A partir dos 10 anos ficou sob a tutela de vrias pessoas diferentes e aos 16 resolveu Jean Jacques Rousseau levar uma vida independente. Em busca da realizao, Rousseau chegou a Paris em 1742, como professor de msica; encontrou um ambiente em que fervilhavam as idias liberais dos iluministas que culminaram com a Revoluo Francesa. Tornando-se amigo de Diderot , Rousseau escreveu artigos sobre msica para a Enciclopdia, quando entrou em contato com os filsofos enciclopedistas. Em 1749, despertou como filsofo iluminista ao escrever a sua primeira obra, Discurso sobre as cincias e as artes, iniciando um pensamento dissonante e polmico dentro da corrente geral do Iluminismo: o de crtica ao progresso e civilizao, pois para ele o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. As principais obras de Rousseau so: O discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Do contrato social e Emlio, longo estudo sobre a educao em forma de romance.

FGEP

93

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 14

O PENSAMENTO DE ROUSSEAU

Rousseau no podia supor que com os seus escritos, uma terrvel tempestade se formaria sobre ele, e que o perseguiria at o fim de seus dias. Com seu audacioso pensamento revolucionrio, Rousseau fez muitos inimigos, dentre os quais, o primeiro-ministro Choiseul e alguns filsofos iluministas, principalmente Voltaire. Nesse ambiente de inimizades, recebeu a terrvel notcia do Parlamento de Paris de que suas obras estavam condenadas fogueira e sua priso decretada. Realmente em 11 de junho de 1762, seus livros foram rasgados e queimados junto escada do Palcio da Justia de Paris e o pior que dizia-se abertamente, que no era suficiente queimar as obras; seria preciso queimar o autor. Os protetores e seguidores de suas idias o aconselharam a fugir; foi o que aconteceu, e ele se exilou na Sua. Entretanto, Rousseau exerceu grande influncia sobre os pensadores do futuro; embora suas obras tenham sido queimadas, suas idias resistiram ao fogo e se prpagaram ainda mais. Rousseau foi um dos maiores opositores ao absolutismo monrquico e ao uso da fora do soberano para manter-se no poder. Para ele, o soberano devia transformar sua fora no direito e a obedincia em dever. Como se nota, suas idias eram favorveis a um governo segundo a vontade geral do povo, em busca do bem comum. Este seria o pressuposto de um Estado democrtico e uma igualdade jurdica. A igualdade preconizada por Rousseau no se refere queles que fsica e mentalmente a natureza fez desiguais, mas uma igualdade perante o direito. Isto porque, refletindo sobre os problemas da poca, Rousseau observava que, controlado pelos maus governos, o sistema jurdico no serve seno para manter o pobre na sua misria e o rico na sua usurpao. Na realidade as leis so sempre teis aos que muito possuem e prejudicam aos que nada tm (Rousseau, s/d, p. 4 0). A expresso vontade geral, anteriormente citada, um conceito muito importante na filosofia de Rousseau; no se trata apenas da soma das vontades individuais, embora ele defenda a necessidade da reunio de todos os cidados nas deliberaes de assuntos coletivos. A vontade geral aquela que busca o melhor para a sociedade como um todo, ou seja, aquela que satisfaz ao interesse pblico e no particular. Assim, todo indivduo deve se subordinar a essa vontade geral, mesmo que contrarie os seus

FGEP

94

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 14

interesses particulares. Assim, somente um Estado de bases democrticas teria condies de oferecer a todos os cidados um regime de igualdade jurdica. Um segundo aspecto, agora defendido por Rousseau em Discurso sobre a desigualdade entre os homens, a glorificao da vida primitiva; passa a atacar a corrupo, a avareza e os vcios da civilizao. Ele cria a hiptese dos homens em estado da natureza, vivendo sadios, bons e felizes, enquanto cuidam da sua prpria sobrevivncia, at o momento em que criada a propriedade e uns passam a trabalhar para outros, gerando escravido e misria. Teceu inmeros elogios liberdade de que desfrutava o selvagem, na pureza de seu estado natural, contrapondo-se falsidade e artificialismo do homem civilizado, os falsos padres morais e a opresso da vida em sociedade. Para Rousseau, o homem em estado de natureza teria primeiro vivido livre, solitrio e feliz pelas florestas, buscando apenas sua autopreservao, independente de ningum. Suas paixes eram basicamente querer, desejar e temer. O prazer era o elementar, como comer, beber e procriar para formar a famlia, e fugia da dor. O homem no era nem bom nem mau. Nesse estado, em que no existem as paixes como do homem em sociedade, seria , na verdade, o meio mais propcio paz e o mais conveniente ao gnero humano, uma vez que a ignorncia do vcio e a tranqilidade do corao seriam as condies mais favorveis ao surgimento da virtude. Conforme Chalita (2004), a nica virtude que Rousseau concebe como sendo natural ao homem, e no produto do convvio social, a piedade: que, moderando em cada indivduo a ao do amor, de si mesmo, concorre para a conservao mtua de toda a espcie. Ela nos faz, sem reflexo, socorrer aqueles que vemos sofrer; ela, no estado de natureza, ocupa o lugar das leis, dos costumes e da virtude, com a vantagem de ningum sentir-se tentado a desobedecer sua doce voz. (Rousseau, 1973, p.45) Foi dessas idias que nasceu o mito do bom selvagem. Rousseau considerado o mais radical dos iluministas por ter sido o

FGEP

95

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 14

defensor da pequena burguesia; tambm suas idias influenciaram o campo da filosofia poltica, inspirando os ideais da Revoluo Francesa.

ROUSSEAU E A EDUCAO PARA A LIBERDADE

Tambm no campo educacional as contribuies das idias de Rousseau foram muito importantes. Rousseau queria uma sociedade em que as pessoas no s fossem livres, mas que tambm tivessem um papel ativo dentro do contexto geral, ou seja, fossem autnomas. Para isso, alm de um contrato justo, ensin-las a ser livres (realizar o que o corao manda), autnticas (reconhecer e mostrar os verdadeiros sentimentos) e autnomas ( conduzir o prprio destino). E essa tarefa de civilizar a civilizao deveria partir da educao das crianas. O filsofo se dedicou a ela escrevendo um tratado pedaggico em forma de romance cujo ttulo Emlio, o nome da personagem principal . A tese fundamental de Rousseau a de que o homem naturalmente bom mas foi corrompido pela sociedade. (Chalita, 2004, p.282) Partindo desse princpio, de que o homem bom no seu estado natural, Rousseau defendia que o papel do educador afastar a criana dos vcios da sociedade, permitindo-lhe um desabrochar espontneo de suas potencialidades inatas. Para o filsofo, a criana criada numa sociedade civilizada vai perdendo o contato com seus instintos naturais e sentimentos, medida que eles vo sendo reprimidos ou medida que ela aprende atravs de normas e conceitos abstratos a no demonstrar certas emoes e a fingir outras. Assim o mestre no deve impor criana os seus conceitos e padres particulares. Segundo Rousseau, o mestre deve desenvolver no educando a curiosidade para que ele prprio atinja a sabedoria. Trata-se de colocar o problema, dar os elementos necessrios para que o aluno o compreenda e alcance a

FGEP

96

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 14

soluo. Os erros cometidos durante o processo no devem ser encarados como um mal, pois se nunca errar, nunca aprender bem. Assim, o ensaio e o erro eram para o filsofo um procedimento que precisa ser visto com naturalidade. Em Emlio, Rousseau elaborou uma pedagogia que seguisse a natureza, inspirando-se no homem natural; para que Emlio no corresse o risco de ser contaminado pela sociedade, foi afastado do convvio social at aos 15 anos de idade, sendo orientado por um preceptor. O que Rousseau prope de fundamental e inovador uma educao que procura incentivar as tendncias naturais das crianas, em vez de reprimi-las ou disciplin-las como era comum quela poca. Isto deveria ser feito com carinho e amor e no com punies e castigos, despertando os sentimentos e deixando para um segundo plano o aspecto terico e racional. Por isso, Rousseau no d valor ao conhecimento livresco transmitido, pois o importante o educando aprender a pensar por si; como ele imagina o Emlio chegando por si s s noes do bem e do mal e s concepes morais e religiosas, j que tratar da religio antes do desenvolvimento da razo, correr o risco da idolatria. Ainda, por ltimo mas no finalmente, costuma-se dizer que Rousseau provoca uma revoluo copernicana na educao; tal com Coprnico, que ao propor a teoria heliocntrica inverteu o centro do sistema astronmico, a sua concepo pedaggica tambm faz uma inverso: tira o professor do centro do processo da educao e coloca o aluno, pois este o elemento essencial no processo. A educao no para Deus, nem para a vida em sociedade, mas sim para a prpria pessoa. Viver o que eu desejo ensinar-lhe. Quando sair das minhas mos, ele no ser magistrado, soldado ou sacerdote, ele ser antes de tudo um homem. (Rousseau, 1973, p. 42). Como vocs viram, as idias pedaggicas de Rousseau serviram de base para a elaborao de muitos dos documentos legais sobre a educao

FGEP

97

Filosofia Geral e tica Profissional

CAPTULO 14

brasileira, motivo pelo qual, os alunos de um curso de pedagogia, no poderiam deixar de conhec-las.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando Introduo Filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 3. ed. So Paulo: tica, 1995. COTRIM, Gilberto; MRIO, Parisi. Fundamentos da educao: histria e filosofia da educao. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1982. . Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. So Paulo: Saraiva, 1993. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. Traduo de Joo Azenha Junior. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. MAGEE, Bryan. Histria da filosofia. Traduo de Marco Bagno. 3. ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999. PENHA, Joo da. Perodos filosficos. So Paulo: tica, 1994. (Coleo Princpios)

FGEP

98

Das könnte Ihnen auch gefallen