Sie sind auf Seite 1von 3

Briga de cosmticos chega ao salo de beleza

Profissionais, como os cabeleireiros, ganham fora na estratgia de vendas desenhada pelos grandes fabricantes no Brasil

Aquele toque carregado, estilo asa de grana, que os cabelos masculinos assumem sob o efeito de uma pintura est com seus dias contados. Uma das lderes mundiais no setor de cosmticos, a alem Wella, transformou seu principal mercado, a Alemanha, em praa piloto para uma tintura exclusiva para cavalheiros. Com a mesma chancela de Color Touch, linha bastante difundida entre o pblico feminino nos quatro cantos do globo, o produto pretende conferir um aspecto mais natural ao cabelo dos homens. Um drama que compromete, em particular, a imagem de figuras pblicas como o ex-presidente argentino Carlos Menem ou o atual primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. Isso para no se ferir os brios dos similares nacionais afeitos a uma tintura. Sem data ainda para desembarcar por aqui, apenas um aspecto de sua venda j est definido: ser feita por meio das redes de cabeleireiros. O canal de vendas denominado pela indstria de cosmticos de profissional o que mais cresce no Brasil nos ltimos anos. O ritmo de 10% ao ano, enquanto que na Europa ou no Japo no passa de 3%, o que explica o foco no segmento, diz Jens Dexheimer, diretor da diviso profissional da Wella no Brasil. L fora o mercado profissional est maduro e tem limitaes para crescer, o que torna o Brasil muito atraente. O apelo da imagem de produto sofisticado costuma ser o principal fator de investimento nesse canal de vendas. A marca fica melhor posicionada, j que normalmente envolve linhas de maior qualidade e mais caras, diz Adriana Alvarez, da rea de marketing da distribuidora Oito Brasil Ltda., empresa que teve origem h oito anos exatamente para colocar nesse segmento a linha norte-americana Da Lanza. Nosso acordo com os americanos prev vendas somente para profissionais, cabendo aos cabeleireiros fazerem a revenda, acrescenta.

Na Wella, h 30 mil sales de beleza cadastrados para a venda regular de produtos - entre os quais at mesmo uma linha de maquiagem, a norte-americana Trucco da Sebastian, badalada mundialmente por ser usada por estrelas como a cantora Madonna ou as atrizes Sharon Stone e Carneron Diaz. H um ano, a Wella trouxe a linha para cabelos da Sebastian para o Brasil, e o sucesso, mesmo sendo vendida apenas em mil selecionados cabeleireiros, estimulou a multinacional a bancar a vinda de outros produtos.

H no Brasil operando regularmente hoje 153 mil sales de beleza, que movimentam, pelas projees usadas por Dexheimer, mais de R$ 500 milhes por ano. Mas a indstria de cosmticos calcula que negcios do gnero possam somar mais de 500 mil estabelecimentos, mesmo sem contar as portinhas quase clandestinas com as conhecidas placas de servios de manicure e cabelo espalhadas pelo Pas. Nos pontos mais elegantes de grandes cidades, profissionais oferecem em seus sales marcas como as inglesas Graham Webb e Tony Guy ou a Redsken, da francesa LOral. O diretor da diviso de produtos profissionais desta ltima no Brasil, Felinto Melro, reconhece que o mercado promissor, mas no para imediatamente. Mesmo na Europa, onde essa cultura difundida, no se trata de um segmento de grandes volumes, explica. L, os sales obtm cerca de 20% do lucro, e no do faturamento, com vendas sob conselho, assim denominadas porque so xampus e tratamentos de cabelo que requerem uso correto para apresentarem resultado.
No Brasil a vantagem mais evidente do foco no profissional, na avaliao de Melro, est na linha de produtos para servio de colorao de cabelos. A populao comea a envelhecer e precisa tingir os cabelos brancos. O Brasil o quinto mercado mundial de cosmticos. A nossa operao aqui est entre as dez maiores da Wella, presente em 156 pases, diz Dexheimer.

Fonte: Gazeta Mercantil Data: 26/03/2002 Autor (a): Marili Ribeiro

Das könnte Ihnen auch gefallen