Sie sind auf Seite 1von 4

Um mapa uma representao visual de uma regio. Estes mais conhecidos so representaes bidimensionais de um espao tridimensional.

. Acincia da concepo e fabricao de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debrua sobre a projeo de superfcies curvas sobre superfcies planas, no processo chamado planificao. Histria Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiqussima cidade de Hank Sukur, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede. Existem tambm mapas em outras culturas ancestrais como por exemplo na asteca, na esquim, na mesopotmica, etc. Com a inveno do papel passaram os mapas a ser desenhados em folhas (talvez da subsista quase como sinnimo a palavra carta), mais concretamente do termo grego que designava as folhas de papiro usadas na execuo dos mapas, e que era karte. O termo carta normalmente usado para referir mapas antigos. Na Idade Mdia, os mapas em uso na Europa eram frequentemente centrados em Jerusalm, e com o Oriente para cima. Um dos grandes passos na evoluo dos mapas dado na poca dos Descobrimentos, quando as reas representadas eram bem maiores que anteriormente e havia a necessidade de obter bons nveis de preciso posicional para conseguir navegar com relativa segurana. Em latim, mappa designava leno e mappa mundi era o mundo em um leno. Aspectos da cartografia Se o mapa cobrir uma grande rea da superfcie terrestre, de modo a que a curvatura da Terra ou a ondulao do geoide possam j influir na medio de distncias e na preciso pretendida na representao, ter-se- de escolher uma projeo cartogrfica. Matematicamente, esta uma funo que transforma coordenadas polares ou geodsicas (latitude, longitude) em coordenadas do plano do mapa. Necessariamente, isto provoca distoro. Caractersticas gerais dos mapas:

Representao plana; Geralmente em escala pequena; rea delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), polticoadministrativos; Destinao a fins temticos, culturais ou ilustrativos.

Generalizando: Um mapa a representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea

tomada na superfcie de uma Figura planetria, delimitada por elementos fsicos, poltico-administrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos. Tipos de mapas Um dos elementos fundamentais dos mapas modernos a presena de uma escala, que permite determinar as dimenses reais dos objectos cartografados e medir distncias (a escala um quociente entre a medida no mapa e a medida real correspondente). Quanto maior a escala, maior o detalhe. H tambm mapas que apenas representam a posio relativa dos objectos e no permitem retirar concluses sobre as distncias entre eles. Exemplos so os mapas do metro de muitas cidades. Outros mapas, que abdicam da fidelidade posicional dos objectos para escalar as suas representaes em funo de quantidades associadas a esses objectos, dizem-se cartogramas.

Mapa na obra de Kepler Tabulae Rudolphinae(1627). Como representaes abstractas do mundo os mapas no so neutrais e devem ser interpretados cuidadosamente: uma das razes a distoroprovocada pela projeces cartogrficas, que pode induzir em erro quanto comparao de reas distintas, por exemplo. Os objectos que se representam num mapa dependem do tipo de uso para o qual este elaborado. Por exemplo, um mapa de estradas dar importncia rede viria ao representar os vrios tipos de vias, os cruzamentos e as distncias entre cidades. Um mapa geolgico caracterizar do ponto de vista da geologia o solo numa dada regio. Um mapa poltico mostrar as fronteiras ou outras divises administrativas. Um mapa para navegao martima dar prioridade localizao de faris, portos e relevo submarino. A cartografia sofreu uma verdadeira revoluo com a aplicao dos Sistemas de Informao Geogrfica e do Sistema de Posicionamento Global a partir do final do sculo XX. Esta revoluo opera-se no apenas a nvel da produo mas tambm da circulao, manipulao e utilizao de informao espacial. fcil hoje produzir

um mapa personalizado no computador ou obter um outro, de qualquer local do mundo, na internet. Classificao dos mapas

Mapa poltico de 2005. Mapas fsicos


mapa geomorfolgico - representam as caractersticas do relevo de uma regio. mapa climtico - indica os tipos de clima que atuam sobre uma regio. mapa hidrogrfico - mostra os rios e bacias que cortam uma regio. mapa biogeogrfico - apontam os tipos de vegetao que cobrem uma

determinada localizao Mapas humanos

mapa poltico - aponta a diviso do territrio em pases, estados, regies, municpios. mapa econmico - indica as atividades produtivas do homem em determinada regio. mapa demogrfico - apresenta a distribuio da populao em determinada regio mapa histrico - apresenta as mudanas histricas ocorridas em determinada regio. mapa rodovirio - estuda as rodovias e as estradas de um pas. mapa de gnero - aponta a localizao onde se concentra o maior nmero de

homens, mulheres, homossexuais, bissexuais e pansexuais. Elementos de um mapa

Ttulo: Nome que indica o que o mapa est representando, contendo informaes como o recorte espacial, o perodo de tempo e a temtica em geral. Escala: Informao de quantas vezes o terreno real(no caso a Terra ou parte dela)foi reduzido em relao ao mapa. Legenda: um conjunto de smbolos, cores, pontos, linhas ou reas que decodificam o que est representado no mapa.

Rosa dos ventos: Orientao do mapa.

Fonte: Onde foi retirada a informao. Instituies responsveis pela execuo de cartografia

Instituto Geogrfico Portugus Instituto Geogrfico do Exrcito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica

Instituto Geogrfico e Cartogrfico Referncias

David Buisseret, ed., Monarchs, Ministers and Maps: The Emergence of Cartography as a Tool of Government in Early Modern Europe. Chicago: University of Chicago Press, 1992, [ISBN 0-226-07987-2] (em ingls)

Miles Harvey, The Island of Lost Maps: A True Story of Cartographic Crime. New York : Random House, 2000. [ISBN 0-7679-0826-0] ou [ISBN 0-375-50151-7] (em ingls)

Mark Monmorier, How to Lie with Maps, [ISBN 0-226-53421-9] (em ingls)

Das könnte Ihnen auch gefallen