Sie sind auf Seite 1von 2

Falhas em equipamentos por contaminao de lubrificantes

Quando contaminados, os fluidos lubrificantes perdem seu poder de lubrificao e deixam as mquinas mais sujeitas a falhas, alm de propiciar maior desgaste em menor tempo.

Sem dvida alguma, o mximo nvel de desempenho de mquinas e equipamentos nas plantas industriais depende no s da manuteno em peas e componentes, atravs de um planejamento de manuteno mecnica bem organizado e estruturado, mas tambm de sistemas de lubrificao adequados e eficazes. Mas quando falamos de sistemas de lubrificao, alm de saber identificar qual o tipo de lubrificante mais adequado para tal mquina ou componente, ou ainda, programar quando devem ocorrer as trocas de leos, fundamental ter em mente que um plano de lubrificao precisa prever falhas em equipamentos por contaminao de lubrificantes. Essa uma das causas mais preocupantes de falhas em equipamentos nas plantas industriais. Mesmo com tantas ferramentas de anlise de leo existentes e disponveis no mercado, ainda complicado para muitos profissionais de manuteno e lubrificao perceber quando uma falha recorrente causada no apenas pela falta ou excesso de lubrificante, bem como pela forma como aplicado ou com qual periodicidade aplicado. A contaminao dos lubrificantes algo muito corriqueiro, especialmente em mquinas e equipamentos instalados em locais inadequados, onde ficam expostos s aes do tempo e ao de diversos tipos de microorganismos. atravs dos fluidos lubrificantes que podemos analisar as condies de funcionamento de uma mquina. Pelos inmeros benefcios que proporcionam aos equipamentos e ferramentas, tais como lubrificao, maior vida til, reduo de atrito e de desgaste, refrigerao, limpeza, vedao e proteo contra agentes externos, os lubrificantes industriais so suprimentos essenciais na indstria e que requerem ateno redobrada, especialmente porque determinam os fatores de desgaste e de contaminao de maquinrios. Empresas como a Lubrificao Industrial, a Silubrin e a Hilub Preditiva dispe aos seus clientes inmeras ferramentas de anlise sobre a qualidade do lubrificante utilizado em cada pea de cada mquina no cho de fbrica ou nas plantas de produo. Entre alguns instrumentos de anlise do leo lubrificante que a Hilub oferece esto a ferrografia, cromotografia, controle de contaminao de partculas, anlises fsicoqumicas, incluindo, ponto de fulgor, viscosidade, fuligem, penetrao, teor de gua e saponificao. Com base em todos esses estudos possvel organizar um banco de dados repleto de informaes de qualidade, que servem para diagnosticar falhas futuras, de forma que se possa elaborar um plano de gesto de manuteno otimizado e que atenda as necessidades da empresa. Tipos de anlises de leo lubrificante

Entre as ferramentas mais comuns usadas para deteco de agentes contaminantes em fluidos lubrificantes esto a ferrografia e a espectrofotometria. A ferrografia um tipo de anlise aplicado na manuteno preditiva de mquinas industriais, como grandes tornos, prensas hidrulicas, dosadoras, bombas, trocadores de calor, dobradeiras, calandras, reatores,condensador tubular, entre outros. Nesse tipo de anlise, a ferrografia avalia o aspecto e o tamanho das partculas existentes no fluido lubrificante, de modo que facilita, com maior preciso, em qual nvel est ocorrendo o desgaste. J a espectrofotometria o mtodo mais adequado no monitoramento de veculos leves e pesados, incluindo carros de passeio, nibus, caminhes, tratores, empilhadeiras, guindastes e gruas. No monitoramento dos veculos, a identificao da quantidade de elementos metlicos como cobre, alumnio, ferro e cromo, provenientes de diversas ligas metlicas que compem os equipamentos, e do silcio (causado pela poeira), so as pesquisas mais utilizadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen