Sie sind auf Seite 1von 16

PROSA DE FICO NOS SCULOS XVII e XVIII Professora Doutora Zulmira Santos

O AFORISMO NA PRIMAVERA DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO


Antnio Manuel dos Santos Barros Aluno n 100726029 Ano Lectivo de 2010/2011

Dizer o que o amor, assim, num dito, como tentar reduzir o espao-tempo, Infinito, s duas dimenses em que seria escrito.

AB, Aforismos, I.

1. Introduo A Primavera de Francisco Rodrigues Lobo era, em 1601, data da sua edio princeps, segundo Maria Luclia Gonalves Pires, a primeira novela pastoril portuguesa escrita por autor portugus e em lngua portuguesa, ao contrrio da clebre Diana (c. 1559) do portugus Jorge de Montemor, obra-prima da literatura de lngua castelhana.1 A fortuna desta novela pastoril, primeira em lngua castelhana, foi assinalvel. Traduzida em francs, ingls e alemo, Los Siete Libros de la Diana teve dezasseis edies no sculo XVI. Daqui podermos inferir a vasta influncia e importncia para a literatura do seu tempo. De facto, obras do mesmo gnero so posteriormente publicadas em Espanha La Galatea de Cervantes (1585), Arcadia de Lope de Vega (1598), em Frana LAstre de Honor dUrf (1607) e Inglaterra Arcadia de Philip Sidney (1578). Apesar de no se poder negar a influncia da Diana nA Primavera de Rodrigues Lobo, Maria L. G. Pires salienta, no entanto, a ligao desta com a Menina e Moa (1554) de Bernardim Ribeiro, sobretudo a construo da trama novelesca centrada na paixo amorosa, e afirma, de modo taxativo, que a Primavera coloca-se primordialmente sob a gide de Sannazaro e de Bernardim.2 A PRIMAVERA a primeira parte de uma trilogia pastoril constituda por Primavera, Pastor Peregrino e Desenganado. Por sua vez divide-se tambm em trs partes Vales e montes entre o Lis e o Lena, Campos do Mondego, Praias do Tejo, estando ainda cada uma dessas trs partes subdividida em seces (doze, dez e oito, respectivamente) intituladas Florestas. Nestes trs espaos impe-se a figura do pastor Lereno, com a histria da [sua] deambulao e do amor que a determinou.3 O que chama de imediato a ateno do leitor de A Primavera a enorme quantidade de poemas presentes ao longo das quase trezentas pginas desta edio de Maria L. G. Pires, por ns aqui seguida. De facto, contando-os na lista ali disponibilizada,4 chegamos ao significativo nmero de 148 (cento e quarenta e oito) poemas, com as mais variadas formas mtricas e estrficas: ode, cano, silva, oitava, soneto, elegia, quarteto, romance, redondilha, motes, letreiro, divisa, etc. Ou seja, de duas em duas pginas, em mdia, surge um poema ao leitor. E poesia do mais alto quilate, de sabor camoniano, em que o amor, idealizado e de influncia platnica, surge como temtica quase exclusiva. Daqui o amor entendido como servio de amor, maneira provenal, com todas as suas

LOBO, Francisco Rodrigues - A Primavera (Edio, Introduo e Notas de Maria Luclia Gonalves Pires), Obras Clssicas da Literatura Portuguesa (n111), Lisboa, Vega, 2002, 352 pp., p.7. 2 Ibid. p. 9. 3 Ibid. p. 16. 4 Ibid. pp. 344-349.

leis, nomeadamente a do segredo, surgir-nos como fonte de sofrimento e desencadeador dos mais variados estamos de alma: melancolia, dvida, arrependimento, desespero e at loucura, como o caso de Montano. Assim, num ambiente primaveril de locus amoenus, como tpico necessrio, os pastores idealizados vo deambulando com os seus gados ao longo das Florestas cantando aqui e ali as suas histrias, as suas semrazes, os seus desenganos. E entre todos Lereno surge como o modelo perfeito. Tocando a sua sanfona acompanhando o canto, por todos o eleito. Mas, inadvertidamente, descobre um segredo de amor at ento guardado e por ele revelado. Ento surge o castigo o desterro - determinado pelo velho sbio Menalcas; e daqui a deambulao surgir como a outra temtica presente n A Primavera. Para alm de contribuir para o desenrolar da narrativa, surge como pilar fundamental para o sentido espiritual da obra, o do caminho na busca da perfeio, do perfeito Amor. Este caminho exige perseverana, ponderao, reflexo e cuidados a observar. Logo, a necessidade de um certo didactismo de que a linguagem aforstica se revela um instrumento adequado e eficaz.

2. O AFORISMO

No pretendendo fazer aqui arqueologia histrica, convir contudo, antes de passarmos anlise dos aforismos de que fizemos o levantamento nesta edio de A Primavera, fazer uma breve abordagem sua utilizao ao longo do tempo. A palavra aforismo, do grego aphorisms, entre outras acepes, tem a de definio curta, sentena. Trata-se, como se sabe, de uma forma milenar de que os livros, do Antigo Testamento, Provrbios e Eclesiastes so os exemplos mais divulgados. No entanto foi com um dos livros mais conhecidos e traduzidos da histria da medicina, Os Aforismos de Hipcrates (460-377 a.C)., que aquele sentido entraria na histria. Ao todo so 413 sentenas, ou preceitos, agrupados em 7 seces, resumindo todos os conhecimentos da medicina emprica da poca. O primeiro dos aforismos hipocrticos lapidar e constitui, talvez, a melhor definio da conjugao da arte e da vida: A vida breve, a arte longa, a ocasio fugidia, a experincia enganosa, o julgamento difcil.5 A comprov-lo podemos citar Sneca - autor de uma coleco, os Proverbia Senecae, que teve grande difuso durante a Idade Mdia e Renascimento -, que, logo no incio Da Brevidade da Vida6 cita aquele aforismo de Hipcrates. Antes da publicao de A Primavera, em 1601, eram j conhecidas na Pennsula Ibrica7 algumas obras sobre esta forma lapidar, concisa e eficaz de transmisso do saber:

LOVISOLO, Jorge Uma potica do aforismo ou "Uma miniteoria do pensamento intermitente", in Anais do V Congresso de Letras da UERJ-So Gonalo. Artigo disponibilizado na seguinte pgina da internet: (http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/v/completos%5Cpalestras%5CLatuf%20Isaias%20Mucci.pdf, ltima consulta em 2011-02-24). 6 SNECA Da Brevidade da Vida, Carcavelos, Coisas de Ler Edies, 2005, p. 9. 7 D. Francisco de Portugal (1 Conde de Vimioso ) Sentenas; ed. crtica e studio introdutivo a cura di Valeria Tocco. - Lucca : Mauro Baroni Editore, [imp.1997].

Autor Annimo Pedro Daz de Toledo Marqus de Santillana Christine de Pisan

Designao da Obra Castigos y ejemplos de Catn (obra da segunda metade do sculo XIII tem impresses em 1543 e 1609) Traduo dos Provrbios atribudos a Sneca (finais do sculo XV) Provrbios (ou Centiloquio), c. 1437. Proverbes Moraux; edio portuguesa: Espelho de Cristina, Lisboa, 1518.

Em Portugal, tambm D. Francisco de Portugal (c. 1483-1549), Conde de Vimioso, se tinha dedicado a este gnero de literatura. As suas Sentenas, em prosa e em verso, j deveriam ser conhecidas pelos cortesos de finais de Quinhentos, embora tivessem sido publicadas mais de meio sculo aps a sua morte, em 1605. No entanto, compulsando esta obra, claras se apresentam ao leitor diferenas fundamentais para os aforismos presentes em A Primavera. Desta anlise nos ocuparemos de seguida.

3. O AFORISMO NA PRIMAVERA DE RODRIGUES LOBO Certas passagens da leitura de A Primavera trazem memria a lembrana da Celestina, de Fernando de Rojas, publicada pela primeira vez em Burgos, 1499, e considerada uma das maiores obras da literatura espanhola. De facto, uma profuso de aforismos encontra-se semeada por toda esta comdia/tragicomdia, a maioria deles provenientes da sabedoria ancestral popular e j conhecidos certamente dos Provrbios de Salomo ou de Sneca, e escolhidos de acordo com o objectivo final da obra, que seria, segundo Stephen Gilman, o dar a conhecer a completa corrupo moral da comunidade.8 A Primavera encontra-se nos antpodas daquela. Destinada a um discreto e curioso leitor, porque para preguntas amorosas bastam rsticos pastores, porm o responder a elas com a verdadeira satisfao s a avisadas damas e amantes cortesos concedido, Rodrigues Lobo teria de escolher cuidadosamente a linguagem utilizada, no sentido de, alm de proporcionar o prazer da leitura, fosse capaz de prender o leitor e simultaneamente veicular alguma forma de conhecimento. Daqui a estrutura escolhida, evitando uma prosa macia, contnua, pela introduo de poemas, alguns dos quais completos aforismos, embora, por outro lado, assim respeitasse a tradio do gnero cujo modelo era a Arcadia de Sannazaro. A Primavera uma obra do perodo maneirista da nossa literatura que antecede o barroco, perodo no qual a escrita aforstica foi muito cultivada. Participando do esprito do tempo, numa poca em que a totalidade cede o passo viso atomista do universo, com Leibniz ou Gassendi, em que na pintura, se realam os detalhes, e na literatura ganha relevo o discurso fragmentrio, no qual as mximas e aforismos so as suas formas privilegiadas. Gracin, mestre daquelas formas, afirma que la agudeza sentenciosa es la operacin mxima del entendimiento,

ROJAS, Fernendo de A CELESTINA, trad. De Jos Bento, Assrio & Alvim, Lisboa, 1988, p. XII.

porque concurren en ella viveza del ingenio y el acierto del juici e que son verdades clebres las sentencias, cuando son universales.9 No A Primavera construda por discursos fragmentrios. Existe um fio condutor na narrativa que d unidade obra, suportada basicamente por dois tipos de discurso. Um, de carcter popular, presente por vezes nas falas de alguns pastores, e o outro, o discurso sentencioso, o dito sentencioso e agudo, a linguagem do discreto que mais tarde Rodrigues Lobo teorizar na Corte na Aldeia.10 neste ltimo tipo que se insere a utilizao do aforismo nA Primavera. Foi possvel inventariar a existncia de 91 (noventa e um) aforismos em prosa (AP) e de 41 (quarenta e um) em verso (AV), (cf. Anexos I e II), e que se podero distribuir por trs temticas (cf. Anexo III): Vria, de cariz mais popular (37% do total); Caracterizao da mulher (3% do total); Fado, Ventura, Fortuna (12% do total); Conselhos e reflexes sobre o Amor (48% do total).

Os aforismos distribuem-se sensivelmente de modo uniforme em cada uma das partes, com uma ligeira vantagem para a primeira, nos Vales e Montes entre o Lis e o Lena. Curiosamente, ou no, o primeiro dos aforismos assinalado ocorre logo no incio do Prlogo ao leitor. De relevar, ainda, o facto de alguns poemas constiturem, na sua totalidade, extensos aforismos, como so os seguintes casos: AV.1: Quem a Amor serve, quem de Amor procura; AV.2: Quem ps seu cuidado; Av.9: Pastora que amor; AV.12: Descobre novo mundo o pensamento; AV.23: Quem fia da ocasio; AV.29: Quem vive em descuido.

Os recursos retricos utilizados por Rodrigues Lobo so os habituais neste tipo de sentenas. A seguir apresentamos alguns exemplos: Interrogao retrica (AP.66): Que escravo h to enjeitado que no dure a hora em poder de seu senhor?; Anttese (AP:2): Contentar a poucos e muito, quanto mais dar razo a tantos.); (AV.20): Quo pouco dura um bem que custa tanto! Anfora (AV.1): Quem a Amor serve, quem de Amor procura A glria de um contente e ledo estado; Quem por amor quer ter vida segura E ver ditoso o fim de seu cuidado; Quem quer em seus servios ter ventura E vir por este preo a ser amado, Por amor sirva, por amor merea, Por amor ouse, tema e obedea.

CELMA, Jos Mara Andreu GRACIN Y EL ARTE DE VIVIR, Institucin Fernando el Catlico (C.S.I.C.), Zagagoza, 1998, p. 197. 10 LOBO, Francisco Rodrigues, A PRIMAVERA, op. cit., p. 29.

Oxmoro (AV.1): A glria de um contente e ledo estado; Anadiplose (AV.1): Tema, porque o que sabe amar melhor, / Melhor teme as mudanas da ventura; Antanclase (AV.1): Pois quem da vista a hora s se parte / Ou j no acha amor, ou noutra parte.

Assim, atravs do aforismo, Rodrigues Lobo aproveita para concretizar o carcter didctico de A Primavera; relembrar verdades eternas, porque universais, embora aparentemente vulgares e do senso comum, porque, como Nietzsche nos lembra, algo dito brevemente talvez seja o fruto e resultado de algo largamente meditado.11 4. CONCLUSO

Ao finalizar este trabalho, embora modesto mas onde se abordam os aspectos que consideramos essenciais para a sua unidade e compreenso, gostaramos de aqui deixar expresso o enorme prazer que a leitura desta bela narrativa potica, como a classificou Maria L. G. Pires12 e com a qual no poderamos estar mais de acordo, que conduz o seu leitor por um mundo idealizado, num espao onde a natureza verde, povoada por ribeiros mansos de cristalinas guas, fontes de frias guas e onde as ninfas se banham, e com lugares misteriosos, como o bosque desconhecido. E assim enlevados, por vezes surgem frases que o leitor atento no poder deixar de reparar. Frases curtas que encerram em si conhecimentos aparentemente evidentes, verdades assimiladas pelas vrias geraes e, como tal, entendidas como verdadeiras, os aforismos. Outras vezes surge um poema, cantado por um pastor, ele tambm idealizado, que canta uma lira, uma glosa, ou um soneto, quer a propsito de celebrar o nascimento de um novo dia (J nasce o belo dia, p. 52), ou das formas de agradar a uma pastora (Quem ps seu cuidado / Em pastora loura, p. 59), ou um canto de despedida (Fermoso rio Lis que de contente, p. 148). A poesia presente em A Primavera revela-se de uma enorme riqueza quer pela variedade de metros, quer pelas formas estrficas, onde no falta o dilogo. Apesar de alguns poemas aparentarem simplicidade, a intuio da sua semntica no imediata, necessitando de duas ou mais leituras para se colher o ensinamento. Em suma, a narrativa potica de Rodrigues Lobo merecia, pelas suas qualidades atrs expostas bem como pela dimenso alegrica que encerra, ser bem mais conhecida e estudada mas, sobretudo, lida; lida, mesmo com a despreocupao de um vulgar romance, pois, neste mundo real to duro, confuso e conturbado em que hoje sobrevivemos, faz falta um escape, um mundo virtual onde os valores, a virtude ainda existam, e onde o esprito possa enriquecer-se, contrariamente ao mundo virtual do ciberespao onde os cibernautas facilmente se perdem e donde colhem poucos frutos.

11 12

CELMA, Jos Mara Andreu, op. cit. p. 198. LOBO, Francisco Rodrigues, A PRIMAVERA, op. cit., p. 30.

BIBLIOGRAFIA:

CELMA, Jos Mara Andreu GRACIN Y EL ARTE DE VIVIR, Institucin Fernando el Catlico (C.S.I.C.), Zagagoza, 1998, p. 197.

LOBO, Francisco Rodrigues - A Primavera (Edio, Introduo e Notas de Maria Luclia Gonalves Pires), Obras Clssicas da Literatura Portuguesa (n111), Lisboa, Vega, 2002, 352 pp.,

PORTUGAL, D. Francisco de (1 Conde de Vimioso ) Sentenas; ed. crtica e studio introdutivo a cura di Valeria Tocco. - Lucca : Mauro Baroni Editore, [imp.1997].

ROJAS, Fernendo de A CELESTINA, trad. De Jos Bento, Assrio & Alvim, Lisboa, 1988, p. XII.

SNECA Da Brevidade da Vida, Carcavelos, Coisas de Ler Edies, 2005.

INTERNET:

LOVISOLO, Jorge Uma potica do aforismo ou "Uma miniteoria do pensamento intermitente", in Anais do V Congresso de Letras da UERJ-So Gonalo. Artigo disponibilizado na seguinte pgina da internet ltima consulta em 2011-02-24).: (http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/v/completos%5Cpalestras%5CLatuf%20Isaias%20Mucci.pdf,

ANEXOS

ANEXO I AFORISMOS (EM PROSA)


AFORISMO AP. 1. Um s erro sem desculpa se salva quando o que errou se melhora, porque ningum h to sbio que em tudo acerte, nem pode parecer nscio o que contra sua opinio admite conselho. 2. Contentar a poucos muito, quanto mais dar razo a tantos. 3. No h bem que no venha a um descuidado. 4. O que se tem a jeito nunca melhor que o que vem por novidade. 5. Quem pretende obrigar ou afeioar a vontade livre de natureza deve usar das leis da sua cantiga e de outras muitas que se aprendem na servido de amor. 6. Quem pode tanto que apaga culpas alheias e faz que ainda fiquemos devendo graas a quem nos ofendeu, no deve temer em causa prpria que seja mal ouvido. 7. Ningum fica obrigado aos males que cada um procura para si. 8. Quem noutra luz pe a de seus olhos, s na ausncia dela conhece a falta do dia. 9. a culpa no desagrava outra, antes a faz maior. 10. Sempre a um saudoso anoitece mais cedo. 11. Cuidados de amor no sofrem quietao em a alma que o serve. 12. Quando as perdas so de tantos, no te entristeas pola que te cabe, que assi como os anos se mudam, tambm se melhoram. 13. Quem poupa tesouro de males, de crer que por vontade os padece. 14. Os tormentos nacidos de afeio s em a dor so tais, e no h esta sem queixume, dado que haja gosto em os padecer. 15. No est de todo fora de si quem conhece seu erro antes de arrependido. 16. Amor em menino brando e fcil de dobrar; em velho firme e rigoroso, e ou dura com a vida, ou muito custa dela se acaba. 17. Quanto amor faz dos homens com seu poder, tanto os homens fazem de amor com sua cautela. 18. O maior que tem os males de amor serem guiados por exemplo de sucessos alheios. 19. A sujeio da vontade no deixa juzo livre, donde fica leve a culpa de quem por sua causa comete desatinos. 20. s vezes a peonha mata outra. 21. Com pouco se contenta quem padece quando se satisfaz com seus males serem cridos. 22. Quem se quer desobrigar todas as portas cerra ao amor. Pg. 47 AFORISMO AP. 23. Fugindo de quem nos ama e buscando a quem nos foge, nesta diferena de cuidados se recreia o amor, 13 como inimigo do sossego de quem o serve. 24. A fora de amor maior que a prpria vontade. 25. Costume dos males pera enganarem o sofrimento darem descanso vida que os h-de sustentar, ainda que por outra via o neguem ao corao. 26. No pode a razo ter valia onde a paixo est to poderosa. 27. Ainda que os trabalhos de gosto se no sentem, depois pelo costume todos cansam. 28. Como a ventura se no guia pela razo, vai buscar a um descuidado que dorme e foge de um cuidadoso que sempre vela. 29. Quem a amor entrega seus cuidados sempre vigia. 30. Sempre amor vive entre receios. 31. Para cuidados altos no convm nimo enleado. 32. Lembra-te que segredo, f e conhecimento satisfazem para com amor a falta de merecimentos humanos. 33. Encomenda os pensamentos ventura que nunca nega favor aos mais ousados. 34. Tanto pode causar a estranheza das cousas sobrenaturais como das muito disformes. 35. Quem sabe querer de verdade, ainda que culpe a quem ama, em si executa a pena. 36. Bem pera quem s com amor pretende merecimento ser seguro em a f que promete. 37. Os perigos nunca vm ss pera tomarem um corao sem resistncia. 38. Os males cansam ao sofrimento. 39. No desesperes de grandes bens que os fados te prometem. 40. Desgraciada sorte a de quem tinha por madrasta a natureza. 41. Grande alvio pera os trabalhos a companhia quando eles no so tais que chegam a fazer aborrec-la, e a prpria vida. 42. O amor a ningum consente segura liberdade. 43. O amor mui favorecido, com este alento toma ousadias. 44. O amor um enleio e s dele se satisfaz mostrando em sem-razes seu poder e tirania. 45. Alm de ser natural em mulheres folgarem de ser queridas, parece que entre irms mais natural a cobia de se melhorarem cada a da outra. 46. Vendo a diferena dos males que a sorte ordena, no nos parecem os nossos to rigorosos. 47. Quem padece folga de ver que no s, e um enfermo deseja de alcanar os remdios que o outro usa pera mitigar a mesma dor que sente. Pg. 92

48 54-55 55 58

92 99

114 123 136

58

61 61 62 74 77 81

136 136 140 140 140 141 143 144 144 146 147 158 160

82 82

82 82

84 84 88

160 160 161 161

89 90 90

161 172

13

Esta e as seguintes sentenas, em itlico, foram por ns adaptadas devido necessidade de adequao da sua sintaxe.

AFORISMO AP. 48. Os olhos sem o corao mal podem ter alegria. 49. Grande bem a liberdade e grande mal viver sem ela. 50. Nunca se chora a culpa, seno a dor. 51. Este o fruito da verdadeira amizade, o alvio dos males e a glria dos bens comunicarem-se sem inveja e com afeio. 52. Deus te guarde de males que trazem consigo obrigao de segredo, que fazem sustentar a vida mil hipocrisias. 53. Melhor ser gastar o tempo em alvio de males que em despertar o sentimento deles. 54. A cousas semelhantes a facilidade lhes dobra o preo e as muito rogadas custam s vezes mais do que valem. 55. Ningum h to senhor da ventura que a sujeite sua vontade. 56. Ningum tem a fortuna tanto a seu mandado que lhe faltem queixumes dela. 57. Fazes tuas contas tanto contra ti que tendo o remdio de teu mal por impossvel, o no procurars da fortuna; e s vezes a esta conta se perdem muitas esperanas mal logradas. 58. No h nenhuma mulher em quem o amor esteja seguro, que so to inclinadas a novidades e mudanas que desconhecem afeio e merecimentos. 59. Ofensas que rendem to boa satisfao no somente consentiremos nelas, mas ainda viremos a desej-las. 60. Engana-te a tua cobia, que isso o que ela costuma. 61. O amor no atenta sem-razo de quem o despreza e no consente sossego em quem ama. 62. Grande culpa comete contra amor em negar afeio a quem com tanta f oferece a sua. 63. A verdade que amor vive de seu querer e no de obrigao alheia, e com o desejo tiraniza a razo. E em males que a no tem se confunde o juzo a cada passo. 64. A tristeza a de quem se fiam os cuidados da alma e a inimiga que mais contenta a quem sabe conversla. 65. Nunca um corao leal engana a seu dono. 66. Que escravo h to enjeitado que no dure a hora em poder de seu senhor? 67. Amor sempre espreita o tempo pera fazer dano e com o cime que o acompanha anda correndo as telas que deixou armadas. 68. Com o lugar muitas vezes se muda a ventura. 69. S a companhia de um amigo faz esquecer a saudade de um lugar quieto. 70. Liberdade debaixo de gua s os peixes a tem, e alcan-la com os olhos no m pescaria.

Pg. 185 185 185 189

AFORISMO AP. 71. A noite muitas vezes oferece repouso quando o dia nega o descanso, com a condio com que os males costumam dar alvio ao sofrimento. 72. Entristecem as alegrias a um corao ausente. 73. certo que Amor senhoreia todos os passatempos da vida. 74. No h vida sem Amor, posto que a que d seja trabalhosa, nem h bem que dele no naa, nem mal que com ser passado sua conta no fique leve ao padecer. 75. Nenha cousa h mais certa na mocidade que enganos, assi como tambm na velhice o maior ganho a experncia deles. 76. A idade quanto mais sobe descobre mais. 77. Nenha cousa faz maior o desejo da outra que a brevidade do tempo que dura. 78. Ventura, por mudvel a ouvi sempre nomear e dizer que por isso teve o nome de mulher. 79. Mudana a primeira coisa que nasce com as mulheres e para que elas nascem. 80. Como a firmeza a virtude varonil e um bem fundado no entendimento, no podem as mulheres sustent-lo, como incapazes de perfeio. 81. Liberdade, sem esta no pode algum bem da vida dar contentamento. 82. Nem a natureza pinta as cousas com mais perfeio que o amor. 83. Nenha cousa h mais certa de todas as que vemos do que no haver ventura de que algum viva contente. 84. Amor basta para destruir o senhorio da natureza e da fortuna. 85. Mal haja o desengano, que sem ele nenhuns males fizera amor. 86. Amor afeioa e obriga, o engano contenta e satisfaz; o desengano destrui amor, aparta vontades, e muitas vezes mata. 87. Que mal pode sentir quem vive enganado se tem na opinio tudo o que deseja? 88. Ditoso o estado de quem vive de enganos, e ditosa a vida que com eles se sustenta, pois no sente semrazes, crueldades, ingratides, cimes e esquivanas. 89. Nenha cousa h mais segura que a verdade, e nenhum bem mais perigoso que o que contra ela se sustenta. 90. O saber levanta um homem no s sobre eles mas sobre as estrelas. 91. Nenhum temor to poderoso que o no vena um parecer divino.

Pg. 279

281 281 281

193

193 201

285

285 288 295 296 296

219 219 219

220

300 302 308 313 316 316

222 225 238 243 243

316 316

244

247 247 247

316

320 333

251 270 278

10

ANEXO II AFORISMOS (EM VERSO)


Quem a Amor serve, quem de Amor procura (pp. 56-57) AV.1 Quem a Amor serve, quem de Amor procura A glria de um contente e ledo estado; Quem por amor quer ter vida segura E ver ditoso o fim de seu cuidado; Quem quer em seus servios ter ventura E vir por este preo a ser amado, Por amor sirva, por amor merea, Por amor ouse, tema e obedea. Ponha s nestes meios a esperana Para alcanar de amor bens de verdade, Que mal pode ter nele confiana Quem a vida no der e a liberdade. Em vo pretende amar, em vo se cansa Quem no obriga as foras da vontade rana iseno de ua pastora Que de quantos a vem quer ser senhora. Faa de seu querer merecimento Sem querer merecer por outra via, Posto que tenha em posse e pensamento Mais ovelhas, mais cabras, mais valia. O que mais lhe convm sofrimento Com que vena o poder da fantasia, Que nenha pastora se imagina Ser menos que fermosa ou que divina. Ouse, porque mil vezes o atrevido Alcana mais que o cauto e temeroso, E o que nega o temor quando devido D um sucesso vil a um venturoso. Mais vale ficar ousado arrependido, Que ser fiel amante e vergonhoso, Pois nenha pastora em afeio Respeita mais amor que ocasio. Tema, porque o que sabe amar melhor, Melhor teme as mudanas da ventura, Que no h em mulher seguro amor Nem ausente afeio de muita dura. Aprenda mil cautelas do temor Para o que s na vista se assegura, Pois quem da vista a hora s se parte Ou j no acha amor, ou noutra parte. Obedea, que enfim nisto se encerra O merecer, servir, temer e ousar; E quem conquista amor em justa guerra Deve s com tais armas pelejar. Este o mor poder que tem na terra Quem quer vontades livres sujeitar; Sem esta no alcana e no repousa O que serve, merece, teme e ousa. Quem ps seu cuidado (pp. 59-61) AV.2 Quem ps seu cuidado Em pastora loura, Nem veja a lavoura, Nem sirva o arado; Nem jamais se empregue Em lavrar abrolhos: Semeie em seus olhos E em seus olhos segue. E se seus amores Nasceram de Amor, Seja lavrador, Pois que lavra dores. Para sustent-la Gaste a vida nela, Ou viva de v-la, Ou de desej-la. Tenha aonde a tem A vida e cuidado: Se ela guarda gado, Guarde ele tambm. No vale e no monte Seja seu vizinho; Saia-lhe ao caminho No rio e na fonte. Traga-lhe das vinhas O seu fruto ingrato; Quando vem do mato, Traga-lhe das pinhas. Se vem do servio, Traga das montanhas As moles castanhas No seu crespo ourio. Se em monte ou ribeira Cria enxame bravo, D-lhe o doce favo Da cresta primeira. Pardos roixinis, Ledos passarinhos Lhe traga em seus ninhos Quando vem dos bois. Enquanto a manada Anda apascentando, Lhe lavre cantando A roca pintada. Quando ela sustenta Tanto ele sustente,

11

E viva contente Do que lhe contenta. Se a cor arenosa Tiver por melhor, Diga que essa cor A faz mais fermosa. Se a tarde e sol posto Lhe parece bem, Mostre que no tem Mais sol que o seu rosto. E se a noite fria Lhe contenta mais, Mostre por sinais Que quer mal ao dia. Todo se transforme Na vontade dela; Vele quando vela, Durma quando dorme. O que ela aprovar S bem lhe parea, E a si se aborrea Pela contentar; Que Amor engrandece, Nas leis em que est, Quem serve e quem d E a quem lhe obedece.

A ti guardador perdido (pp. 85-87) AV.6 () No fujas a quem se esconde Por te esconder de quem te ama; Ouve e fala a quem te chama, No chames quem no responde. ()

Todos conhecem meu mal (pp. 125-126) AV.7 () O mal nunca faz engano Por ser mais claro que o bem; No se encobre em peito humano, Logo se conhece o dano Sem se saber donde vem. ()

No princpio de minha tenra idade (pp. 129-133) AV.8 () em vo se muda o trato, a vida, E a sorte por mudvel sempre firme Quando nos males fixa a roda ingrata. ()

Pastora que a amor (pp. 133-134) Desconheceis-me, meu gado (pp. 73-74) AV.3 () No guarda o tempo respeito A algum que com gosto viva; O que mais livre cativa E faz livre o mais sujeito. () AV.9 Pastora que a amor Descobre a vontade Fia a liberdade De amigo traidor. Foge do perigo Cai na cilada; Vai meter a espada Na mo do inimigo. D a guardar receios A quem se quebranta E a quem se levanta S com bens alheios. Toma por leal Um ingrato a quem Nunca se fez bem Que no faa mal. Fia de um contrato Com que o mais avaro Compra tudo caro Por vender barato. Corre um mar mudvel, Sempre perigoso,

Onde s, Gil, que te no vem (pp. 83-84) AV.4 () o mal que por bem vem por ser menos mortal. () AV.5 () no tempo do bem Ningum se arma contra o mal. ()

12

Quieto enganoso, Revolto intratvel. Amor no conhece Nem guarda respeito Por no ser sujeito A quem lhe obedece. Sem vista e sem f Nos quer conquistar; V pera atirar, Pera o mais no v. ()

Fermoso rio Lis que de contente (pp. 148-151) AV.13 () quanto custa um triste apartamento Que pera dar mil mortes d mil vidas, () AV.14 () dor tamanha No h como deixar a prpria terra Por ir buscar a morte em terra estranha. ()

Trabalho por esquecer (pp. 158-159) Relquias saudosas, que em memria (pp. 137-140) AV.10 () S larga na vida a esperana, S a pena nos males comprida, E o mal sempre maior quando mais cansa. AV.11 S encurtam os fados a a vida Por quem mil de vontade se perderam Se esta pudera ser restituda. () AV.15 () parte da sade O trabalhar pela ter, () AV.16 () Amor tem de condio Pera males de afeio No dar razo para o mal. () AV.17 () mal se esquecer O que de contino ofende. () AV.18 () O tempo nem a ventura Contra amor no tem poder; ()

Relquias saudosas, que em memria (pp. 141-142) AV.12 Descobre novo mundo o pensamento, Estende as asas, no respeita a vida. E em fantsticos bens sem fundamento Traz a leve esperana repartida. O tempo leve e corre mais que o vento, A fortuna mudvel, fementida, O desejo a mor risco se oferece, Amor com falsas mostras aparece. Ora a cor, ora outra cor varia (Quem viu cego tambm julgar de cores?), E em cada a enleva a fantasia Dos seus, mais que ele cegos, amadores. Mostra sempre por sonhos a alegria Quando os olhos de si no so senhores. Naquela sombra v da noite escura Tudo possvel faz, tudo assegura. Contra o fingido bem da glria humana Tudo se arma, se esfora e se conjura; O tempo a esperana sempre engana, Pe o desejo a vida ventura; Amor, que a sua fora fez tirana, Na imaginao que se afigura, Faz venturoso o mal que se padece, Mas logo no melhor desaparece.

Sai o sol desejado (pp. 168-171) AV.19 () amor pera respeitos se fez cego. ()

Pois se melhora o mal comunicado (pp. 173-181) AV.20 () Quo pouco dura um bem que custa tanto! () AV.21 () o fado que me obriga me desculpa. () AV.22 () A sem-razo me aparta de meu fado, Mas no me aparta de meu cuidado.

13

Quem fia da ocasio (pp. 183) AV.23 Quem fia da ocasio Com razo perde o que tem, E se tarda quando vem Vem arrepender-se em vo. Pera ficar mais segura A que do tempo se alcana, Ningum tenha confiana No tempo nem na ventura. Alcance da ocasio Um s penhor que ela tem. Lance mo, que se a detm, Ver-se- sem nada na mo. Nunca espere da ventura Quem por sua culpa a perde, Nem guarde esperana verde Para colh-la madura. Faa por ganhar de mo Quem to mal e tarde vem Como a idade do bem E o tempo da ocasio. Quem descuida em seu dano Toma o que o tempo lhe deixa, Arrependimento e queixa, Saudade e desengano. Causas de nossa afeio, No creiais quem vos detm. Vinde, que quem tarda e vem Vem arrepender-se em vo.

AV.28 Fiai-vos do desengano, Verei se melhor partido De um covarde acautelado Que de ousado arrependido. ()

Quem vive em descudo (p. 207) AV.29 Quem vive em descudo Saiba deste aviso, Que amor que de siso No deixa sisudo. Quem faz nele emprego Vencido da dor, Se olha por amor Tambm fica cego. Quem ama sisudo Tenha disto aviso, Que assi rouba o siso Como rouba tudo. Quem se lhe oferece Tudo nisto iguala, Que se de amor fala De amor emudece. Quem no mesmo estudo Emprega o juzo Amando de siso Perde o ser sisudo.

Deidades da espessura (pp. 201-214) Quem dorme descansa (pp. 190-191) AV.24 Quem dorme descansa, Quem ama no ousa, Porque no repousa Mais que na lembrana. () Atrevido pensamento (pp. 201-203) AV.25 (..) pera ser venturoso No basta ser atrevido. () AV.26 (..) pera quem no descansa muito longo o caminho. () AV.27 Pouco aventura a perder Quem se tem j to perdido, () AV.30 (..) quo mal conhece o mal Quem no teve nunca bem. () AV.31 () do que o homem no presume Poucas vezes se desvia. ()

Ninfas deste alto rio (pp. 226-228) AV.32 (..) Os bens que amor na terra Promete em sombras vs ao pensamento Na conquista so guerra. No fim so todos sombra e todos vento. S nossa vida amada ditosa, segura e bem fundada.

14

Quem ama sem esperana (pp. 228-229) AV.33 (..) Ningum ama sem querer, Ningum quer sem esperar; O que ama espera e quer; Poder nunca alcanar, Mas sempre h-de pretender. ()

Que estado este meu to diferente (p. 301) AV.39 (..) Sustenta a cada um seu elemento: Ao pensamento o ar, a terra sorte, O fogo ao corao, aos olhos a gua.

Vida que contra a vontade (pp. 302-303) AV.40 Vida que contra a vontade Bem fora melhor perdida. ()

Amor que a prprio respeito (pp. 229-230) AV.34 (..) Amor somente amar; Este o seu meio e seu fim E o que pretende alcanar. Nem se h-se lembrar de sim Nem do que pode esperar. ()

Mentirosas esperanas (p. 312-313) AV.41 (..) morta a esperana, Pera que vivo o desejo?

Afronte-se o pensamento (pp. 230-231) AV.35 (..) no pode haver pureza Aonde falta entendimento. ()

Estes irmos desiguais (p. 232) AV.36 (..) Mostre por prova melhor Quem o contrrio presume Se viu amor sem cime Ou cime sem amor.

Importunos queixumes, se algum dia (p. 278) AV.37 (..) nem o mal muda a natureza, Nem pode haver nos males alegria. ()

De cima deste penedo (pp. 286-288) AV.38 (..) S males so verdadeiros, Porque os bens todos so sombras Representadas na terra Que abarcadas no se tomam. (..)

15

ANEXO III - QUADRO-RESUMO DOS AFORISMOS QUANTO S SUAS TEMTICAS TEMTICA Vria, de cariz mais popular AFORISMOS AP.1, AP.2, AP.3, AP.4, AP.7, AP.9, AP.12, AP.15, AP.20, AP.27, AP.31, AP.34, AP.38, AP.41, AP.47, AP.49, AP.50, AP.51, AP.53, AP.54, AP.60, AP.69, AP.70, AP.71, AP.75, AP.76, AP.77, AP.81, AP.89, AP.90, AP.91 AV.3, AV.4, AV.5, AV.7, AV.10, AV.14, AV.15, AV.17, AV.25, AV.26, AV.27, AV.28, AV.30, AV.31, AV.35, AV.37, AV.38, AV.40 AP.45, AP.58, AP.79, AP.80 AP.28, AP.33, AP.39, AP.40, AP.46, AP.55, AP.56, AP.57, AP.68, AP.78, AP.83 AV.8, AV.11, AV.12, AV.21, AV.22, AV.23 AP.5, AP.6, AP.8, AP.10, AP.11, AP.13, AP.14, AP.16, AP.17, AP.18, AP.19, AP.21, AP.22, AP.23, AP.24, AP.25, AP.26, AP.29, AP.30, AP.32, AP.35, AP.36, AP.37, AP.42, AP.43, AP.44, AP.48, AP.52, AP.59, AP.61, AP.62, AP.63, AP.64, AP.65, AP.66, AP.67, AP.72, AP.73, AP.74, AP.82, AP.84, AP.85, AP.86, AP.87, AP.88 AV.1, AV.2, AV.6, AV.9, AV.13, AV.16, AV.18, AV.19, AV.20, AV.24, AV.29, AV.32, AV.33, AV.34, AV.36, AV.39, AV.41 %

37%

Caracterizao da mulher Fado, Ventura, Fortuna Conselhos e reflexes sobre o Amor

3% 12%

48%

16

Das könnte Ihnen auch gefallen