Sie sind auf Seite 1von 8

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Cincias Humanas e Sociais Prof. Dr. Naldson Ramos da Costa email: naldsonramos@yahoo.com.

br A VIOLNCIA NA ESCOLA O QUE FAZER? A violncia, como se sabe, um componente cotidiano na vida das sociedades e das pessoas, e o Brasil, assim como Cuiab, no , nesse sentido, lamentavelmente, uma exceo. Dessa violncia, difusa nas redes de sociabilidade e poder (Foucault), no escapa nenhum setor ou segmento social: crianas, mulheres, jovens, adultos, pobres, ricos, todos esto sujeitos a qualquer momento figurarem nas estatsticas da violncia e da criminalidade que vm assolando nosso pas de forma fustigante desde os anos 80. Tambm no escapa tampouco o espao escolar, j que as escolas no so uma ilha geogrfica onde s ocorre valores morais e ticos. Porm quando essa violncia chega nas dependncias escolares na forma de conflitos entre alunos e professores, gangs que disputam territrios, trfico e consumo de drogas, violncia fsica entre alunos, preconceitos, bullings, intolerncia tnica e prticas homofbicas, sinal de que no s a sociedade est doente, mas tambm a escola passa por uma crise de identidade e de valores sem precedentes. Isso revela a ns educadores e sociedade que estamos diante de uma tendncia que ultrapassa os limites de tolerncia. Revela que algo precisa ser feito urgentemente no sentido de retomar o espao escolar como um ambiente de formao de valores e construo de cidadania. Para melhor compreender essa fenomenologia da violncia no espao social e escolar faz necessrio lanar algumas indagaes acercas dessas manifestaes de incivilidade e violncia contra pessoas e o patrimnio pblico. O que est acontecendo com as nossas sociedades? Como definir essa violncia na sociedade e na escola? Qual a relao da violncia na modernidade com as prticas de controle social e a crise que se instalou nas instituies nas trs ltimas dcadas? Quais so os componentes dessa crise? Por que nossas escolas deixaram de ser espaos livres da violncia para ser tornar um lugar inseguro para estudar e trabalhar? Por ltimo o que fazer diante de tanta violncia e incivilidade no mbito escolar? Por ser um fenmeno difuso a violncia est relacionada com todos os campos de poderes e esferas da estratificao social. Feita essa distino Michaud afirma que: H violncia quando, numa situao de interao, um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando danos a uma ou vrias pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais.

Apesar do monoplio da violncia legtima encontrar-se nas mos do Estado isso no significou de fato a pacificao da sociedade. O mundo moderno continua frgil, dotado de incertezas, oscilando entre o conhecido e desconhecido, entre a ordem e a desordem, entre a justia e injustia. A violncia passa ento a ser dramatizada por aqueles que a sofrem ou que se vem na eminncia de ser atingido por ela. Embora a violncia e criminalidade no tenham uma relao direta com a pobreza, os mais afetados por esta violncia so os desempregados, os marginalizados, os que vivem abaixo da linha de pobreza e segregadas em favelas e bairros perifricos das cidades. Essa violncia ocorre no plano do micro-despotismo, representado pelas disputas de honra, brigas de vizinhos, brigas de bar ou de rua, entre amigos e parentes. Na maioria dos casos essas disputas intersubjetivas resultam naquilo que se denomina de criminalidade violenta e seu desfecho resulta em agresses graves, assassinatos e homicdios. Por outro lado, a violncia praticada tambm pelos agentes do Estado encarregados de promover a segurana da sociedade, representada pelo crescimento da violncia policial em todas as regies do pas. Temos ainda, a violncia que resulta do mundo do crime organizado, quase sempre ligado ao trfico de drogas, armas, corrupo e grupos de extermnio. 3 VIOLENCIA NAS ESCOLAS: De quem a culpa? O fenmeno da violncia nas escolas surgiu na dcada de 80 e se intensificou nas dcadas seguintes. Mas como nos chama ateno Charlot (2002), historicamente, a questo da violncia na escola no nova: por exemplo, na Frana, h relatos do sculo XIX sobre exploses violentas em escolas de nvel secundrio nas dcadas de 50 e 60. No passado essa violncia estava muito relacionada a brigas, disputas interpessoais, castigos corporais, a rgida disciplina imposta pela direo das escolas. Nos Estados Unidos, desde os anos 1950, esse fenmeno uma preocupao. Depois de 1970 aos dias atuais um problema que ocorre com certa freqncia nas escolas e se tornou uma preocupao sria para as autoridades, educadores, alunos e pais. Charlot (1997) aponta algumas dessas novas caractersticas da violncia nas escolas: primeiro, o aparecimento no ambiente escolar de formas de violncia mais graves do que as verificadas no passado (homicdios, estupros, agresses com armas, furtos e roubos); segundo os ataques e insultos de alunos contra professores e vice-versa se tornaram mais freqentes; terceiro, houve um aumento das intruses externas na escola (invases) e; quarto, a existncia de um estado de sobressalto, de ameaas permanentes entre adultos de certos estabelecimentos e ensino e recados enviados por traficantes. Um estudo da UNESCO sobre violncias nas escolas (Abromovay e Rua, 2002) mapeia diversos tipos de violncias nas relaes primrias entre alunos e seus professores, assim como contra patrimnio pblico das escolas brasileiras. Gonalves e Spsito (2002, p.104) afirma que:
Embora os estudos sejam bastante fragmentados possvel considerar os anos 90 como um momento de mudanas no padro de violncia nas escolas pblicas, englobando no s

atos de vandalismo, mas tambm prticas de agresses interpessoais, sobretudo entre o pbico estudantil. So mais freqentes as agresses verbais e as ameaas. Este fenmeno alcana as cidades mdias e as regies menos industrializadas do pas.

A esse quadro Abromovay e Rua (2002) acrescentam as tenses do cotidiano, o surgimento de armas, narcotrfico, a presena de gangues como algumas das mudanas algumas das mudanas mais notveis no fenmeno da violncia na escola nos ltimos anos. As pesquisas nesta rea ressaltam como a escola colabora tanto para a reproduo de situaes de violncias no seu espao, como potencializam uma cultura contra as violncias, embora muitos se sintam impotentes diante desta violncia no interior ou no entorno da escola. No plano do discurso de alguns atores (direo, professores, servidores e alunos) na escola, a violncia e o medo que a ela associa tem materialidade, mas o debate passa ao largo sobre possveis desconstrues da violncia, tendendo a generalizaes, a quase impotncia e alimenta um certo conformismo e banalizao de aceitao dessa violncia como se fosse natural. Fica implcito nestes raciocnios que a manifestao do fenmeno da violncia nas escolas efeito de processos sociais mais amplos que esto ocorrendo na sociedade. Neste caso a violncia no vista como produzida no espao escolar, mas como um questo social maior que se reproduz na escola, local vulnervel a vrios tipos de processos, especialmente excluso social. Segundo Tavares dos Santos (2001:105) as relaes entre a escola e as prticas de violncia passam pela reconstruo da complexidade das relaes sociais na escola. Ou seja, a violncia nas escolas perpassa as relaes de classe, a relao entre grupos sociais e culturais, e isso decorre do fato de os estabelecimentos de ensino se configurem como um espao social marcado por desencontro entre a instituio escolar e as particularidades culturais das populaes pobres das grandes cidades. O descompasso entre cultura escolar e a cultura juvenil, a falta de sensibilidade pelas formas de ser dos jovens, as novas formas de comunicao e expresso corporal, so fontes de conflitos entre professores, direo que podem potencializar violncias nas escolas. Algumas escolas tendem para uma viso reducionista do modo ser e pensar dos jovens contemporneos. Desconsidera-se, muitas vezes, a cultura juvenil, a qual se caracteriza por ser dinmica e diversa. Alguns docentes reconhecem: uma violncia no reconhecer o direitos dos outros, no reconhecer o direito do aluno, no reconhecer, por exemplo, o direito do aluno namorar. Nesta perspectiva, a violncia escolar pode ser compreendida tambm como resultado das relaes tensas e conflituosas por conta dos diferentes saberes e modos de pensar e viver da comunidade escolar. resultado das relaes tensas e conflituosas entre os membros da comunidade escolar. Charlot (2002) prope um sistema de classificao que identifica trs tipos de manifestao: a violncia na escola, a violncia contra a escola e a violncia da escola.

1 - Violncia na escola aquele que se produz dentro do espao escolar, sem estar ligada s atividades da instituio escolar. A escola, afirma ele, apenas o lugar de uma violncia que poderia ter acontecido em outro lugar. 2 - A violncia contra a escola est relacionada com a natureza e as atividades da instituio escolar e toma a forma de agresses ao patrimnio e s autoridades da escola (professores, diretores e demais funcionrios). Essa violncia decorre de ressentimentos de certos jovens (alunos ou no) contra a escola e seu funcionamento. Esta relacionada ainda com a violncia institucional, simblica, a qual se manifesta por meio do modo como a escola se organiza, funciona e trata os alunos (sistema de avaliao, notas, composio da sala de aula, tratamento desrespeitoso por parte de professores, funcionrio e direo). 3 - A violncia da escola est relacionada ainda com o projeto pedaggico e sua aplicao na forma de disciplina excessiva (autoritria) que causa ou acentua problemas individuais. importante saber distinguir esses tipos de violncia para que se possa estabelecer com clareza qual o papel dos educadores e da escola enquanto instituio na preveno de situaes de violncia na escola ou da escola. O exemplo disso so as brigas entre alunos ou as discusses entre professores e alunos. Brigas e discusses podem ocorrer em qualquer tipo de espao de sociabilidade e aprendizagem. No entanto, quando se do na sala de aula, no ptio, ou logo aps os finais de expedientes, preciso analisar a conexo desses episdios com o ambiente e as praticas pedaggicas. Devine (1996) prope uma leitura do fenmeno da violncia nas escolas como um fato social buscando compreend-lo. No basta ficar identificando as causas externas ao ambiente escolar. Explicaes causais (pobreza, desigualdade social e crise econmicas; modelos lingsticos (descontinuidade de cultura de casa e cultura escolar), interpretaes psicos-sociais (abuso sexual, alcoolismo e alienao do aluno); e os padres estruturais de controle (do governo federal e governos estaduais ou municipais). Compreender essas implicaes importante, porm no suficiente para explicar os cenrios em que a violncia nas escolas se manifesta, pois enfoca diversas causas e legitima a questo e imobiliza as aes concretas no sentido de contribuir para a superao dos impasses dentro do ambiente escolar. Como afirma Charlot(2002), a violncia nas escolas fenmeno que perpassa mltiplas fontes de tenso sociais, institucionais, relacionais e pedaggicas que hoje agitam os estabelecimentos escolares. Uma simples fasca (um conflito) pode provocar a exploso violenta dos jovens. Abromovay e Rua (2002) chama-nos ateno para o que ocorre na maioria das escolas brasileiras: apesar do aumento da visibilidade da violncia dura nos estabelecimentos de ensino brasileiro, o que ocorre no so crimes, mas transgresses, pequenos atos de agresso e de incivilidade, ao contrrio de violncia que o exerccio ou ameaa de utilizao da fora fsica enquanto crime um ato que pode ser punido pela lei, a transgresso de uma proibio legal. Finalizando, a violncia se relaciona com a palavra, assim como com o silenciamento, cerceamento da palavra, em planos diversos. A no negociao de conflitos estimula o recurso da no comunicao. Dadoun (1998) sugere

que o recurso da palavra, da ao comunicativa e criativa colabora para questionar no s violncias individualizadas, mas as que exercem as instituies escolares contra alunos e professores, pelo corte de suas potencialidades criativas. imprescindvel que se acenda de imediato uma luz vermelha de alerta na conscincia dos governantes e educadores diante da fria irracional que ameaa destruir o espao fsico e moral em que histricamente temos semnpre depositado as nossas esperanas: o espao escolar como formador de talentos e de construo de cidadania. Nossos jovens encontram-se hoje sem referncias de identidades formadas a partir dos mais velhos e dos educadores. As famlias encontram-se limitadas no sentido de fazer frear as influncias desagregadoras e nefastas que vem dos meios de comunicao e perpassa o mercado consumidor e se assenta do individualismo. Falta de ns educadores e pais a capacidade de impor limites efetivos aos comportamentos incivilizados das nossas crianas e dos jovens. O individualismo, a falta de valores e referenciais ticos esto, sem dvida alguma, entre as causas deste fenmeno sombrio e deplorvel. O alcoolismo, o consumo de drogas e mercadorias tambm devem serem identificados como causadores da violncia no mbito escolar. A falta de autoridade leva, em muitos casos, os adultos a no entenderem sua funo na formao de crianas e jovens, que consiste muitas vezes em dizer no. Nesta perspectiva importante discutir a escola como um lugar possvel por uma razo sensvel e criativa, destacando o sentido desta, resgatando se compromisso social com alunos e os professores, por uma sociedade mais justa, pela humanidade. Por fim, destaco o pensamento de Hanah Arendt (2001) que nos conclama a entender: a educao o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, como tal gesto, salv-lo da runa[...]. A educao tambm onde decidimos se amamos nossas crianas e jovens o bastante para no expulsa-los do nosso mundo e abandon-las a seus prprios recursos e tampouco arrancar de suas mos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para ns. 4 ESCOLAS INOVADORAS: O que fazer, ou o que pode ser feito? A questo da violncia escolar vem se colocando no cenrio nacional e internacional como uma nova questo social que precisa ser enfrentada por educadores, autoridades e sociedade civil. Sua superao no ambiente escolar um dos grandes desafios para a promoo dos direitos humanos e constituio de uma cultura da paz. As concepes de autoridade e hierarquia que fundamentam a prtica de uma escola so essenciais para compreender as formas de participao compartilhada entre: professores, alunos, pais e comunidade. O conceito que melhor exprime isso de Arendt para qual a autoridade exclui a utilizao de meios externos de coero: onde a fora usada, a autoridade em si fracassou. Em ambiente que tem o poder organizado de forma legtima, nem espao para a violncia. Ao contrrio, onde no tem poder prospera a

violncia.Como dizem certos autores, toda ordem social uma ordem negociada. Entender e praticar a educao como direito humano significa concebla como parte do resgate de uma dvida social onde pensar o passado fundamental para compreender o presente e coloca-lo numa situao crtica (Bazlio, 2003:125). A violncia na sociedade brasileira e nas escolas tem mltiplas explicaes e pela sua complexidade no existe um fator determinante nico. Por esta razo no existe igualmente uma receita que sirva para ser aplicados em ambientes sociais e escolares diferentes. Portanto, as contribuies apresentadas aqui servem apenas de exemplo e de estmulo para os educadores de que nem tudo esta perdido. Partindo da hiptese de que a violncia (nas suas diversas formas de manifestao) uma construo social, a sua desconstruo uma tarefa que pode ser refletiva para encontrar sadas criativas e para a superao dos impasses em cada ambiente escolar, respeitadas suas particularidades.

As inovaes apontadas por Abromovay (2003) pode-se agrupar em trs tipos: a) escolas com aes pontuais; b) escolas que visam integrao das estratgias; e c) escolas com estratgias integradas. As escolas com aes pontuais so aquelas que passaram por situaes de violncia aguda, geralmente algum ato forte (homicdio, ameaas, espancamentos, estupros, etc), gerador de reao imediata por parte de alunos, professores ou direo. As escolas que visam integrao das estratgias caracterizam-se, especialmente, por j possurem algumas atividades, experincias ou aes regulares que trabalham a questo da violncia, dos direitos humanos e da paz. So atividades ligadas cultura, ao esporte e lazer. Nestas escolas, os projetos j no so exclusivamente de autoria de um nico professor, mas articulados com outros professores ou com moradores do entorno. Por fim, o que caracteriza as escolas com aes integradas so as estratgias de superao da violncia voltadas no exatamente para um determinado projeto ou ao, mas para a forma de gesto do estabelecimento, o relacionamento entre alunos, professores e demais funcionrios e abertura para a comunidade. Bibliogrfica Bsica: para compreender Violncia e Violncia na Escola. ABROMOVAY, M. Drogas nas Escolas. Braslia. Unesco. 2002 _____________. (Coord). Cotidiano das Escolas: entre violncias. Unesco, 2006 _____________. (Coord.). Escolas Inovadoras. Unesco, 2003. ARENDT, H. Entre o passado e o presente. So Paulo. Ed. Perspectiva, 2001 _________. Sobre a violncia. Rio de Janeiro. Ed. Relume Dumar, 1994

BALESTRERI, Ricardo B. Direitos Humanos: Coisa de Polcia. Cepec. Porto Alegre, 2003. BAZILIO, Luiz Cavlieri; KRAMER, Sonia. Infancia, Educao e Direitos Humanos. So Paulo. Cortez, 2003. BOURDIEU, P. O Poder Simblico. Rio de Janeiro. Ed.Bertrand Russel, 2001 COSTA, Naldson R. Violncia Policia, Segurana Pblica e Prticas Civilizatrias em Mato Grosso. Programa de Ps Graduao em Sociologia. Porto Alegre. UFRGS, 2004. CHARLOT, B. Violncia nas escolas. Como os Socilogos Franceses abordam essa questo. Sociologias. N.08, jul/dez. 2002. DEBARBIEUX, E. Violncia nas escolas: divergncias sobre palavras e um desafio poltico.In: BLAYA, C. Violncia nas escolas e polticas pblicas. Braslia. Unesco. 2002. DEVINE, J. Maximum security: the culture of violence in inner-city schools. Illinois. The University of Chicago Press, 1996. FLANNERY, D.J. School violence: risk, preventive interacion na policy. N.York. Columbia Universituy,1997. FOUCAULT, Michel. A microfsica do Poder. Rio de Janeiro, Graal, 1999. _______________. Vigiar e Punir. Petrpolis, Vozes. 1999. GONALVES, LA.A.O; SPOSITO, M.P. Iniciativas pblicas de reduo da violncia escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa. N.115, maro 2002. IANNI, Octavio. Teorias da Globalizao . Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira. 1999. MICHAUD, Y. A violncia. So Paulo. tica, 1989. PERALVA, A. Violncia e Paradoxo Brasileiro: democracia. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2000. PINHEIRO, P.S. O Passado no est morto, nem passado ainda. In. DIMENSTEIN, G. Democracia em Pedaos: direitos humanos no Brasil. So Paulo. Cia de Letras, 2000. _________ , P.S. O No Estado de Direito na Amrica Latina. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2000. OLIVEIRA, Nilson (Org.) INSEGURANA PBLICA Reflexes sobre a criminalidade e a Violncia Urbana. So Paulo. Nova Alexandria/Instituto Fernando Braudel, 2002. TAVARES DOS SANTOS J.V.(org). A Violncia em Tempo de Globalizao. S. Paulo. Hucitec, 1999

Das könnte Ihnen auch gefallen