Sie sind auf Seite 1von 10

Propostas de atividades para o ensino do handebol baseada no mtodo parcial A seguir apresentaremos algumas sugestes de exerccios para o ensino

dos fundamentos do handebol seguindo o princpio analtico-sinttico do mtodo parcial. Para iniciar o desenvolvimento de qualquer fundamento com os alunos, necessrio que o professor ou tcnico inicialmente explique o que cada um deles e qual a forma correta para realiz-lo. Empunhadura Exerccio 1: Empunhadura Individual Descrio: Posio Inicial: Todos os jogadores, livres pela quadra, com bola na mo. Tarefa: Segurar a bola de forma correta, onde a superfcie de contato realizada pela superfcie dos dedos e pela face palmar mdia da mo. Variaes: Para elevar o nvel de complexidade, o aluno deve passar a bola de uma mo para a outra, sem que esta bola escape. Utilizar duas bolas, uma em cada mo.

Exerccio 2: Empunhadura em Duplas Descrio: Posio Inicial: Em duplas, os jogadores posicionados um frente para o outro, com os braos estendidos a frente do ombro, a uma distncia de no mximo 1 metro. Os dois jogadores segurando a mesma bola, utilizando o exerccio da empunhadura. Tarefa: Cada jogador deve utilizar a fora na realizao da empunhadura para conseguir puxar a bola. Caso algum jogador consiga puxar, retornar ao incio do exerccio para realiz-lo novamente. Variaes: Utilizar o brao estendidos a frente do abdmen Criar nova posies para o brao que ir realizar a empunhadura. Passes/recepo Exerccio 1: Passe acima do ombro na parede Descrio: Posio Inicial: O exerccio ser realizado individualmente, ficando o jogador de frente para a parede, a qual realizar o passe. Tarefa: Lanar a bola contra a parede e receb-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correes, principalmente sobre a posio do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Variaes: Realizar o passe com ambas as mos, notando a diferena entre as duas. Realizar neste mesmo exerccio o passe picado, onde a bola deve bater no solo, depois na parede e retornando mo do jogador logo em seguida. Determinar alvos na parede (crculos desenhados) para treinar a preciso do passe.

Exerccio 2: Passe acima do ombro em duplas Descrio: Posio Inicial: O exerccio ser realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, uma distncia de aproximadamente quatro metros. Tarefa: Realizar o passe para o outro jogador e receb-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correes, principalmente sobre a posio do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Como o passe ainda no estar sendo realizado com perfeio, interessante abordar as formas de recepo, para que o aluno a realize, independente da posio em que ela for recebida(alta, mdia e baixa). Variaes: Realizar uma srie de passes com a mo direita e outra srie com a mo esquerda, notando a diferena entre as duas. Realizar neste mesmo exerccio o passe quicado, onde a bola deve bater no solo. Aumentar a distncia entre a dupla. Determinar o local onde a bola deve ser recepcionada.

Arremesso

Exerccio 1: Arremesso com apoio parado Descrio: Posio Inicial: Todos os jogadores parados e espalhados atrs da linha de seis metros, de frente para o gol, sem goleiro. Tarefa: Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol. Variaes: Determinar o local para a realizao do arremesso (exemplo: ngulo superior esquerdo). Cinco alunos com uma bola distribudos atrs da linha de seis metros (nos postos especficos ofensivos de pontas e armadores), ao sinal do professor ou tcnico, todos devem arremessar a bola ao mesmo tempo. Utilizar uma seqncia, onde cada jogador arremessa por vez, utilizando assim o goleiro.

Exerccio 2: Arremesso com apoio com deslocamento Descrio:

Posio Inicial: Uma coluna de jogadores nas posies do armador central, cada jogador com uma bola. Tarefa: Realizar o arremesso, de forma livre, sem cobrar o ritmo trifsico. O arremesso pode ser realizado entre os nove e seis metros. Neste momento o professor pode corrigir a posio do cotovelo, bem como do p de apoio no cho, que deve ser contrrio ao brao de arremesso. Variaes: Realizar arremessos alternando os braos. Determinar o local que a bola deve atingir o gol (determinado pela diviso do gol em partes) Aumentar a distncia do arremesso, em relao ao gol.

Exerccio 3: Arremesso em suspenso Descrio:

Posio Inicial: Trs filas nas posies de armador central, armador esquerdo e armador direito. Tarefa: Cada jogador deve realizar o arremesso em suspenso. Neste momento o professor no deve interferir na forma de deslocamento do jogador (drible, ritmo trifsico). Ele apenas deve realizar as correes no apoio do p que ir impulsionar o jogador para o arremesso em suspenso. Variaes: Utilizar um cone (deitado) para o jogador pular durante a fase area do arremesso em suspenso. Aumentar a distncia do arremesso para o gol. Variar as posies de arremesso, de acordo com a posio inicial. Drible Exerccio 1: Drible Individual Descrio: Posio Inicial: Cada jogador com uma bola, espalhados pela quadra. Tarefa: Realizar o drible numa seqncia que ser descrita pelo professor, ao mesmo tempo em que ele realiza as correes necessrias sobre a posio da mo e do brao em relao a bola. Variaes: A seqncia das variaes far o nvel de complexidade crescer da seguinte forma: driblar parado em p, driblar abaixando-se at sentar, driblar deitado at erguer-se novamente, deslocar-se andando, deslocar-se correndo, realizar paradas bruscas, realizar mudanas de direo e realizar tudo isso com ambas as mos.

Exerccio 2: Drible utilizando cones Descrio: Posio Inicial: Uma coluna no final da quadra de frente para uma coluna de cones

colocados a diferentes distncias um do outro. Tarefa: O jogador deve driblar inicialmente andando e depois correndo, assim como com uma mo e depois com a outra, realizando o deslocamento em zigue-zague entre os cones. Variaes: Diminuir o espao entre os cones. Fazer o retorno nestes mesmos cones, de costas. Utilizar o contorno (giro em volta do cone) para alguns cones.

Progresso Exerccio: Progresso com 3 passos Descrio:

Posio Inicial: Vrios tipos de materiais posicionados entre a linha de seis metros e a linha de nove metros, entre eles: 3 cordas esticadas, 3 arcos, 3 ps (formato) desenhado no cho, etc. Tarefa: Os atletas devem realizar uma progresso com trs passos para frente utilizando a posio correta dos ps de acordo com os materiais e/ou as sinalizaes feitas no cho. Variaes: Realizar trs passos andando. Realizar trs passos correndo. Estimular um aumento progressivo da velocidade de execuo; Aumentar a amplitude das passadas Incluir um salto no final da realizao do ritmo trifsico

Ritmo trifsico Exerccio 1: Ritmo trifsico Descrio: Posio Inicial: Idem ao exerccio anterior, s que com a bola empunhada.

Tarefa: Idem ao anterior, utilizando a bola e uma das mos. Variaes: Idnticas s do exerccio anterior. Exerccio 2: Ritmo trifsico com finalizao Descrio: Posio Inicial: Idem ao exerccio anterior, porm cada jogador com a bola empunhada de frente para o gol, prximo da linha de 9 metros, para realizar o arremesso. Tarefa: Idem ao anterior e arremessar para o gol. Variaes: Aumentar a velocidade de execuo. Aumentar a distncia do gol. Notas 1. Sobre o tema consultar Reis (1994). 2. Sobre o tema dos mitos e preconceitos em relao a pratica esportiva feminina ver Reis (1996) e Lessa (2003). 3. Conceito de Dumazedier. 4. Por alguns profissionais denominados de alas. 5. Observamos no Campeonado Mundial Juniores Masculino de 2003, realizado em Foz do Iguau, o desuso deste tipo de arremesso. Em mbito de campeonatos internacionais houve nas ltimas dcadas um incremento nos arremessos com apoio.

Referncias bibliogrficas Greco, Pablo Juan. In: Greco, P.J. & Benda, (orgs.) Iniciao Esportiva Universal: v.1, 1998, pp.

Greco, Pablo Juan. Reviso da metodologia aplicada ao ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: Greco, Pablo Juan. Iniciao Esportiva Universal: v.2, 1998, pp. 39-56. Lessa, Eriberto de Moura. As relaes entre futebol, lazer e gnero. Campinas: 2003 (Mestrado em Educao Fsica) - Faculdade de Educao Fsica, Unicamp. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. O ensino dos jogos coletivos esportivizados. Santa Maria: 1994 (Mestrado em Cincia do Movimento Humano) - Centro de Educao Fsica e Desportos, UFSM. ________. Ftbol feminino en el pas del ftbol: mitos, preconceptos y desafos: un abordaje cultural. Nexosport, n. 164, nov. 1996.

Das könnte Ihnen auch gefallen