Sie sind auf Seite 1von 22

Jos Junior

GERADOR DE VAN DER GRAAF

Projeto de Pesquisa apresentado como exigncia parcial para o curso de Engenharia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Orientador: Professor Jos Junior

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO SO PAULO 2010

Jos Junior

GERADOR DE VAN DER GRAAF

Nome: ADRIANO CORREIA LIMA Nome: ADRIANO MONZANI Nome: ALEX ROCHA GOMES Nome: LEONARDO P. DA SILVA Nome: LEONARDO TADEU

RA: 2209102461 RA: 2209104682 RA: 2209101280 RA: 2209102291 RA: 2209100682

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO SO PAULO 2010

SUMRIO

Lista de Fotos e Figuras Objetivo Introduo Terica Problematizao Hiptese Justificativa Metodologia Cronograma Desenhos e Fotos Lista de Materiais Utilizados e custo Clculos Descrio dos testes realizados no Gerador Concluso Bibliografia

pg. 1 pg. 2 pg. 3 pg. 6 pg. 7 pg. 8 pg. 9 pg. 10 pg. 11 pg. 13 pg. 14 pg. 15 pg. 17 pg. 18

AGRADECIMENTOS

Queramos dedicar este trabalho a todas as pessoas que nos ajudaram na realizao deste projeto, (Prof. Junior, Rodolfo, Larcio, Darcy e Ricardo Alexandre) por ter nos ajudado na concretizao do mesmo, e em especial aos nossos familiares que por muitas vezes foram privados de nossa presena em momentos especiais.

LISTA DE FOTOS E FIGURAS

Figura 1- Exemplo Gerador de Van der Graaf Foto 1 Foto interna do gerador Foto 2 Foto do gerador totalmente acabado. Figura 2- Croqui do gerador em Perspectiva isomtrica.

Pg.- 5.. Pg.-11. Pg.-11. Pg.-12.

OBJETIVO

Demostrar atravs de um projeto o funciomento da energia esttica, para isto utilizaremos o gerador de VAN DER GRAAF. Com a inteno de gerar um campo eltrico, demostrando os fatores envolvidos para a sua existncia tais como: eletrizao por atrito, transportes de cargas eltricas, potencial eltrico.

INTRODUO TERICA A Energia esttica a carga eltrica de um corpo cujos tomos apresentam um desequilbrio em sua neutralidade. A eletrosttica o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas eltricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, tambm denominado de eletrizado. O fenmeno da eletricidade esttica ocorre quando os tomos de um determinado corpo perdem ou ganham eltrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente. O estudo da eletrosttica teve incio com Tales de Mileto no sculo VI a.C. Tales fez experimentos com o mbar, uma resina amarelada, com o intuito de explicar o fenmeno da atrao que ocorria com o material. Os gregos, tambm no sculo VI, utilizavam o mbar como meio para atrair pequenos objetos como, por exemplo, pedaos de palha. Os gregos atritavam o mbar com um pedao de pano, dessa forma ele atraa os objetos. Tales deu incio aos estudos da eletrosttica, no entanto foi Coulomb que realizou estudos sistemticos e quantitativos da esttica, demonstrando que atrao e repulso entre as cargas eltricas so inversamente proporcionais ao quadrado da distncia entre elas. O estudo da eletrosttica dividido em trs partes, que correspondem aos tipos de eletrizao. So elas: eletrizao por atrito, eletrizao por contato e eletrizao por induo. Eletrizao por Atrito: Pode-se eletrizar um corpo atritando-o outro, fazendo com que um deles perca eltrons, e consequentemente deixando-o com carga eltrica (positiva ou negativa). As cargas dos corpos eletrizados desse modo possuem carga de sinais opostos. Um exemplo quando passamos um pente vrias vezes no cabelo, o pente fica carregado, podemos perceber isso o aproximando a pequenas partculas de papel. Funciona com qualquer coisa de plstico que se esfrega no cabelo. Eletrizao por Contato: Ao se pegar um corpo eletrizado e encost-lo em um neutro, este cede uma parte de sua carga ao corpo neutro, deixando-o com carga de mesmo sinal que o primeiro. Suponhamos que uma das esferas seja a esfera "A" e a outra, esfera "B", digamos que a esfera "A" est eletrizada negativamente e a esfera "B" est neutro, ao entrarem em contato, os eltrons em excesso na esfera "A", espalham-se pelo conjunto. Assim, "A" continua negativa, mas com um menor
3

nmero de eltrons em excesso e "B", que estava neutro inicialmente, eletrizase negativamente. Logo, como as duas esferas esto eletrizadas com cargas de mesmo sinal elas se repelem saindo do contato. Mas, se considerarmos as esferas "A" e "B" como condutores de mesmas dimenses, aps o contato eles tero cargas iguais. (QA + QB)/2 Eletrizao por Induo: Na eletrizao por atrito e por contato, h obrigatoriamente a necessidade do contato fsico entre os corpos. Na eletrizao por induo isso j no necessrio e por isso que esse processo recebe esse nome. Quando dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, so colocados prximos um do outro sem haver contato. As cargas positivas de A atraem as cargas negativas de B. Se aterrarmos o corpo B, as cargas eltricas negativas da terra vo se deslocar para o corpo B. Retirando o condutor que aterra o corpo B s depois afastar o corpo A. Temos ento que o corpo B fica negativamente eletrizado. Este processo chamado de eletrizao por induo. E foi com estes conceitos que montamos o nosso gerador de VAN DER GRAAF, que constitui se em uma maquina eletrosttica, que foi inventada por Robert Jemison Van der Graaf por volta de 1929. A maquina foi logo usado em fsica nuclear, para produzir tenso muito elevadas, desta forma empregada em aceleradores de partculas. O gerador bsico com excitao por atrito composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metlicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados para coluna so o acrlicoou o PVC. Os roletes so de materiais diferentes, ao menos um deles isolante, para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfcie externa da correia atravs das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cpula. A cpula faz com que a carga eltrica, que se localiza no exterior dela, no gere campo eltrico sobre o rolete superior. Assim cargas continuem a ser extraidas da correia como se estivessem indo para terra, e tenses muito altas so facilmente alcanadas.

Exemplo bsico de um GERADOR DE VAN DER GRAAF:

Figura 1- Gerador de Van der Graaf.

PROBLEMATIZAO Quais cuidados devemos tomar para que consigamos gerar eletricidade esttica, sabendo se que em nosso projeto do gerador o fator chave a isolao?E como transportar da melhor maneira as cargas para o funcionamento correto do gerador?

HIPTESE Ao falar de eletricidade esttica um dos primeiros fatores que devemos ter cuidado com as pontas e cantos afiados, pois caso tenha alguma ponta afiada, a mesma usar como ponto de descarga e sangrar a carga do domo de descarga. Outro fato bastante interessante que todos os tipos de substncia podem causar contaminao [sujeira, sabo, tintas (algumas podem ser condutoras e acaba furando a isolao)]. Essas so causas suficientes para que um gerador pare de funcionar. Se precisar limpar algo existe uma soluo que pode ser feita atravs de gua e amnia, limpa e no interfere no funcionamento do gerador. Alertamos tambm que muitos plsticos e borrachas (feitas com matrias da cor preta). Possui Carbono. (para se tornar, mas resistente ao oznio e evitar a deteriorao do material), estes tipos de matrias no so viveis para se utilizar no gerador, pois o carbono faz com que o material que teoricamente seria isolante torne-se um bom condutor de eletricidade esttica. E essa foi uma das grandes dificuldades de transporte de carga. Pois tivemos que achar um material teoricamente isolante e que no tivesse presena de carbono para no atrapalhar o fucionameto correto do nosso gerador.

JUSTIFICATIVA O fato de sabermos que um projeto que tem como, por exemplo, a finalidade arrepiar os cabelos da cabea, queramos entender o porqu acontece tal fenmeno, pois a muitos fatores envolvidos,como transportes de carga eltrica, permissividade do ar e rea da cpula,formando assim o campo eltrico. Montando e realizando testes, percebemos a interatividade desses fatores fsicos, o que atrapalhava a parte favorvel, para atingirmos nosso objetivo.

METODOLOGIA O primeiro mtodo utilizado pelo grupo para a montagem e concretizao do projeto foi, pesquisar como funcionava o gerador de Van der Graaf, quais materiais iramos utilizar para a realizao do projeto. Quais testes amos fazer ao montar o nosso projeto e como calcular e obter a carga desejada. Depois de decidir tudo isso ento dividiu o grupo, uns iam atrs dos materiais do gerador e outro atrs das informaes necessria para montar nosso gerador. Aps estas primeiras etapas nos reunimos de novo para a montagem do nosso gerador. Na montagem primeiro dimensionamos o cano de PVC que utilizamos como base, depois furamos os locais aonde iam ficar localizado os roletes, ento determinamos a borracha que ia ser usada e montamos todo o nosso projeto.

CRONOGRAMA

SEMANAS ETAPAS

37

CRONOGRAMA 38 a 39 40 a 42

43 a 44

45

46 a 47

48

Pesquisa, Prototipo Inicial Montagem Croqui, Relao de Materiais e Custo

x x

Realizar Testes, Propor Solues, Analisar Resultados Obtidos . Preparar o Relatorio Final Apresentao do Projeto Para a Classe Competio Campus Competio Campi

x x x x x

10

DESENHO E FOTOS

Foto Interna do gerador.

Foto do Gerador Totalmente Acabado.

11

Figura 2- Croqui do Gerador em Perspectiva Isomtrica.

12

LISTA DE MATERIAIS UTILIZADOS E CUSTO

Nesta tabela esto relacionados os custos dos materiais utilizados no projeto.

Material
Madeira envernizada Cano PVC 4 Eixo de alumnio Eixo de polipropileno Motor de 7000RPM Globo de alumnio Borracha (lona de caminho) Escova para conduo da carga Total

Valor R$
Material de sucata (madeireira)

10,00
Material de sucata (da empresa de um integrante do grupo) Material de sucata (da empresa de um integrante do grupo)

40,00 14,00 5,00


Sucata de fio de cobre.

69,00

13

CLCULOS

Sabendo-se que a intensidade mxima do campo eltrico para tornar o ar condutor aproximadamente = a 3,0x N/C, o dimetro do gerador 10 cm e considerando-se a constante eletrosttica do ar como sendo 8,99 x 10^9N/C, determinamos o valor da carga mxima acumulada na esfera do gerador. Atravs da formula:

E=
Onde K= Constante Eltrica, q= Carga Eltrica e

= raio da cpula.
Q = 3,33* C.

Logo achamos:

Ento temos que U= Emax* d U= 3,0x N/C * 2*

U= 50 Mil volts. Onde: U= Tenso mxima na cpula: Emx= Campo Eltrico para tornar o ar condutor: D= Comprimento da fasca.

Atravs da carga e o Campo Eltrico conseguimos encontrar a Fora Eltrica:

Fel= q* E Fel = 3,33* Fel = 9,99 N. C * 3,0x N/C

14

Descrio dos Testes Realizados no Gerador de Van der Graf

No primeiro teste realizado (no gerador), percebemos que estvamos com uma correia muito grossa por isso o nosso motor no conseguia mover os eixos e assim no funcionava corretamente o nosso gerador. Na segunda tentativa decidimos aumentar a potencia do motor e mesmo com motor conseguindo girar os eixos rapidamente, no gerava nenhum tipo de efeito no gerador, a equipe ento decidiu pesquisar para ver o que tinha de errado no nosso gerador. Ento percebemos que nossa correia era de um material teoricamente isolante, (o famoso NEOPRENE), mas a cor do material era preta e segundo o que vimos em muitos sites e livros os materiais da cor preta no so muito bom para utilizar neste gerador, por causa do CARBONO (que utilizado em muitos plsticos e borrachas para torn-los mais resistente ao oznio e a deteriorao). Ento se sabendo deste fato negativo o grupo decidiu troca a correia de neoprene por um BEXIGO, mesmo assim nosso gerador no funcionou. Apesar de o Bexigo ser fraco, o colocamos de uma maneira que se gira o eixo superior e inferior, mas de nada adiantou. Desta forma s restou ao grupo partir para a quarta tentativa e troca, mas uma vez a correia para ver se o gerador finalmente funcionaria. Assim sendo o grupo ento decidiu pesquisar algum outro material para utilizar no gerador, vimos que em alguns geradores os construtores estavam utilizando borracha de cor laranja, ento o grupo comprou uma tira de borracha da cor laranja e colocou no gerador e assim com esta borracha o gerador finalmente funcionou. Ento comeamos os testes. No primeiro teste realizado pelo grupo foi utilizando uma bolinha de isopor com raio de 5 cm. Percebemos que a bolinha foi atrada pelo nosso gerador,. com uma distncia considerada curta. S quando chegava um pouco prximo da cpula que a atrao acontecia. Fizemos ento um centelhador, uma espcie de esfera metlica fixada em uma vareta plstica ligada na base do gerador (no aterramento). O centelhador funciona da seguinte maneira, quando ele chega a certa distncia da cpula gerada algumas fascas da cpula em direo ao centelhador. Ao realizar este teste tambm percebemos que s gerava est fasca quando aproximvamos o centelhador muito prximo da cpula. Sendo assim o grupo ficou de realizar mais alguns testes e decidiu trocar, mas uma vez a correia do nosso gerador para tentar obter melhores resultados.

15

Aps esta experincia com a borracha laranja, o grupo achou ento uma borracha da mesma cor s que mais fina o que para nois seria melhor, pois j havamos realizado testes com borracha grossa e no deu muito certo. E com esta borracha de lona de caminho que conseguimos chegar ao resultado desejado. Realizamos os mesmos testes citados acima, em nossa opinio ficou bom, o campo que o gerador gerava agora maior que outro gerado anteriormente. E por fim o grupo decidiu que nosso gerador ir ficar assim pois esta funcionando maravilhosamente.

16

CONCLUSO A interao de alunos e professores provou novamente que fornece o melhor para a finalizao de um projeto com xito. Neste projeto ou em qualquer outro, importante ressaltar o aprendizado adquirido, como nesse caso, foi o de conceitos fsicos, como energia esttica, maneiras de eletrizao, campo eltrico, diferena de potencial, a parte mecnica, visando construo, a disposio dos componentes, colocar em prtica o croqui e a lista de material e tambm a fidelidade no cumprimento dos prazos e responsabilidades. Com estes elementos reunidos montamos o gerador de van der graaf, que nos possibilita repelirmos um objeto como teste o isopor, atravs do conceito bastante conhecido, cargas eltricas opostas se atraem e cargas iguais se repelem, o interessante tambm verificar a existncia de campo eltrico em torno da cpula. Lidamos com situaes adversas, porque um fator essencial a isolao de um gvdg, aterramento, tipo de base que ir sustentar o cano PVC, no entanto, o maior desafio para o nosso grupo foi a escolha da correia correta. Porm com pesquisas e testes formamos uma dupla fenomenal e eliminamos as adversidades, que impediam o bom funcionamento do gerador.

17

BIBLIOGRAFIA
HALLIDAY, DAVID, Fundamentos de fsica, Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 2006. 356 pg. TIPLER, P. A. Fsica para Cientistas e Engenheiros; Eletricidade, Magnetismo e tica. Rio de Janeiro: Livros.

www.feiradeciencias.com.br- consultado em 10/2010.

18

Das könnte Ihnen auch gefallen