Sie sind auf Seite 1von 19

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Mapeamentto Geottcniico da rea de Manaus--AM Mapeamen o Geo cn co da rea de Manaus AM


1 Prroff.. Anttoniio Henrriiques Bentto 11 P o An o n o Hen q ues Ben o 2 Prroffa.. Drra.. Consuello Allves da Frrotta 22 P o a D a Consue o A ves da F o a

1 2

UA - ICE / Departamento de Geocincias

UA - FT / Departamento de Transportes e Geotecnia Campus Universitrio - Av. Gal. R. J. Ramos, 3000 Manaus - AM 69070-000

Resumo
Apresenta-se neste trabalho o mapeamento geotcnico da rea urbana da cidade de Manaus, na escala 1:50.000, compreendida pelos segmentos dos paralelos U.T.M de 9.650 e 9.667 km Norte, e 174 e 820 km Este, cujos meridianos centrais so os de 57o e 63o W Greenwich. Utilizando-se o sistema de informao geogrfica IDRISI obteve-se as Cartas do Nvel Fretico, Hipsomtrica, de Declividade, de Profundidade do Impenetrvel, de Textura ( 2m, 5m e 10m ), de Consistncia e Compacidade ( 2m, 5m, 10m e 15m ), Carta Auxiliar de Documentao e as Cartas Derivadas para Fundaes Rasas, para Fundaes Profundas, para Fossas e Sumidouros, e de Escavabilidade Palavras Chaves: Mapeamento Geotcnico, Cartas Derivadas, Planejamento Urbano

Abstract
This document presents the Engineering Geological Mapping of the urban area of Manaus city, at a scale of 1:50.000, sited between the segments of the parallel U.T.M. of 9.650 and 9.667 Km North, and 174 and 820 Km East, which central meridians are 57o e 63 o W Greenwich. Using the geographic information system IDRISI one obtained the maps of the Depth of the Ground-water level , Hypsometrical, Declivity, Bearing Stratum Level, Texture (2m, 5m, 10m), Consistency and Relative Density (2m, 5m, 10m, 15m), the Documentation Map, Derivative Maps to Shallow Foundations, Deep Foundations, Sewage, and Escavability. Keywords: Engineering Plannning Geological Mapping, Derivative Maps, Urban

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

1. INTRODUO
Nos trinta anos correspondentes ao perodo de 1965 a 1995, a mancha urbana da cidade de Manaus cresceu a um ritmo de 61,55% ao ano em relao a rea definida em 1965. Entretanto, este processo, em grande parte de sua amplitude, resultou de ocupaes desordenadas, quer pela premncia da ocupao imediata sob o acicate da pobreza, quer por falta de informaes bsicas para o planejamento. Com relao a este ltimo, o conhecimento geolgico tem muito a contribuir. Os componentes do meio fsico ( rochas, materiais inconsolidados, relevo, guas e suas interaes com as condies climticas ) constituem o suporte para implantao de obras civis, explorao de recursos naturais, planejamento territorial e urbano, e da avaliao de possveis riscos. Desta forma, torna-se fundamental o conhecimento preliminar do meio fsico mediante avaliao de seus componentes, o que constitui objetivo dos estudos geolgicos. Importantes instrumentos de gesto ambiental como os Estudos de Impactos Ambientais, assim como os mapas geotcnicos e produtos derivados ( cartas geotcnicas especficas, cartas de risco etc. ), tm na geocincia uma relevante rea do conhecimento que muito tem contribudo para desenvolv-los.

O mapeamento geotcnico, compreendendo uma srie de documentos grficos que fornecem aos usurios os conhecimentos prvios geolgicos-geotcnicos, se configura como fundamental na implementao das diversas atividades antrpicas. O municpio de Manaus abrange uma superfcie de 11.458,50 km2, cuja diviso interna corresponde a 430 km2 de rea urbana, 305 km2 de rea de expanso urbana e 10.723,50 km2 de rea rural.
2

No presente trabalho foi efetuado o mapeamento geotcnico de 257 km ( 60,00% ) da rea urbana, escala 1:50.000, para subsidiar aes de planejamento e implantaes de obras civis, fundamentando-se na proposta metodolgica da Escola de Engenharia de So Carlos EESC/USP (Zuquette, 1993), adaptada para as caractersticas geotcnicas da regio. Destarte foi elaborada a Carta do nvel fretico, hipsomtrica, de declividade, de profundidade do impenetrvel, de textura ( 2m, 5m e 10m ), de consistncia e compacidade ( 2m, 5m, 10m e 15m ), Carta auxiliar de documentao e as Cartas Derivadas para fundaes rasas, para fundaes profundas, para fossas e sumidouros, e de escavabilidade.

2. Fisiografia e Geologia

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

A poro do stio urbano de Manaus, objeto deste mapeamento, est situada na margem esquerda da confluncia dos rios Negro e Solimes, compreendida pelos segmentos dos paralelos U.T.M ( Universal Transverse Mercator ) de 9.650 e 9.667 km Norte, e 174 e 820 km Este, cujos meridianos centrais, origem das longitudes U.T.M so os de 57o e 63o W Greenwich (Figura 1).

Figura 1. Localizao da rea mapeada

O registro anual da precipitao pluviomtrica na cidade de Manaus, no perodo de 1912 a 1994, apresentou um mnimo de 1000,0 mm ( 1912 ) e um mximo de 3113, 4 mm ( 1989 ). A mdia mensal mxima para o mesmo perodo foi 311.4 mm ( maro ) e a mnima de 48,1 mm ( agosto ). A temperatura mdia anual de 26,6o C, com os meses de setembro e outubro apresentando as maiores temperaturas, e os meses de fevereiro e maro as menores. A umidade relativa apresenta uma mdia anual de 83%, com a mxima de 88% registrada no ms de abril e a mnima de 76% nos meses de agosto e setembro.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Com relao a vegetao, a rea est inserida na regio bioclimtica xeroquimnica, subregio bioclimtica subtermaxrica branda ( com apenas um ms biologicamente seco ), integrando a regio fitoecolgica da floresta densa tropical, sub-regio dos baixos plats da Amaznia, macroambiente de terras baixas e relevo dissecado em interflvios tabulares com altitude mxima de 100 metros que integra a unidade morfoestrutural planalto dissecado rio trombetas-rio negro.

Os interflvios tabulares sobre os quais se posiciona a cidade de Manaus, so divisores de bacias hidrogrficas de uma srie de igaraps que, barrados em sua foz, formam pequenos lagos que se adentram pela rea urbana. Todos estes igaraps, na maior parte da rea mapeada, drenam para o rio Negro.

A geologia da regio constituda por sedimentos da Bacia Sedimentar do Amazonas, cujo prisma sedimentar foi depositado em ciclos que se estendem da Era Paleozica at a Cenozica num total aproximado de 5.000 metros de espessura. Os sedimentos Paleozicos consistem numa alternncia de seqncias transgressivas e regressivas, e os Meso-Cenozicos so continentais, integrando o Grupo Javari que rene as Formaes Alter do Cho e Solimes. O substrato geolgico da rea mapeada constitudo pela Formao Alter do Cho, sobre a qual se assenta a cidade de Manaus, consistindo em sedimentos continentais de colorao vermelha

compreendendo arenitos, arenitos argilosos, argilitos, quartzo-grauvacas e quartzo-arenitos. Este ltimo, conhecido como Arenito-Manaus, muito utilizado em construes na cidade de Manaus, apresentando algumas exposies na rea urbana, sendo mais conspcuas nas proximidades da praia da Ponta Negra e Cachoeira do Tarum. Neste ltimo local foi intensamente lavrado para produo de brita utilizada como agregado de concreto na construo do terminal aerovirio Eduardo Gomes.

O solo que se desenvolve sobre os sedimentos da Formao Alter do Cho, na rea, do tipo latossolo, apresentando perfil latertico imaturo com horizonte ferruginoso e linha de pedra. Estruturalmente a rea apresenta falhamentos de direes E-W, NW-SE e NE-SW, com os dois ltimos condicionando a padronagem da hidrografia.

3. Metodologia

O trabalho foi desenvolvido a partir da anlise de 1050 relatrios de sondagens de simples reconhecimento executadas para obras civis, na cidade de Manaus, no perodo de 1977 a 1998, alm de 165 perfis de poos tubulares profundos construdos para captao de gua subterrnea

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

para fins domsticos e industriais, acrescidos de 25 pontos de observao de campo. Entre os furos de sondagens foram selecionados 292, considerando-se profundidade, alcance do horizonte impenetrvel e informaes no entorno.

A anlise consistiu na obteno de informaes como textura do material, considerando-se a granulometria predominante, profundidade do impenetrvel, nvel do lenol fretico, NSPT a 2, 5, 10 e 15 metros, e horizontes laterticos. Estas informaes foram ordenadas em um Banco de Dados para processamento em um Sistema de Informaes Geogrficas ( IDRISI for Windows verso 2.0 ). Para tanto, foram determinadas as coordenadas geogrficas de cada ponto de informao mediante a utilizao de uma base cartogrfica, escala 1: 10.000, da cidade de Manaus, alm de um GPS modelo Garmin 45XL.

Com as informaes do meio fsico ordenadas no Banco de Dados e utilizando o Sistema de Informao Geogrfica citado, foram elaboradas as Carta de documentao, orientativa na obteno das informaes, Carta hipsomtrica, Carta de declividade, Carta do nvel do lenol fretico, Carta de profundidade do impenetrvel, Cartas de textura ( 2, 5 e 10m de profundidade ), Cartas de consistncia e compacidade ( 2, 5, 10 e 15m de profundidade ). Estas constituram os documentos bsicos e auxiliares para elaborao das Cartas derivadas para fundaes rasas, fundaes profundas, fossas e sumidouros, e escavabilidade. As Cartas derivadas foram obtidas mediante o cruzamento de componentes do meio fsico com nveis dos atributos relacionados com uma certa finalidade especfica, prevalecendo a condio mais desfavorvel. Desta maneira, a rea foi zoneada nas classes favorveis, moderada, severa e restritiva. Assim, para obteno da Carta de fundaes rasas, foram consideradas consistncia e compacidade do material inconsolidado, profundidade do lenol fretico e declividadedo do terreno. Por exemplo, a classe favorvel para as fundaes rasas, compreende as reas com Argila Dura, Areia Compacta a muito Compacta, profundidade do lenol fretico maior que 5 metros e declividade entre 0 e 5%. As demais classes, atributos e nveis so mostrados na Tabela 1. Tabela 1. Atributos e nveis considerados na elaborao da Carta para Fundaes Rasas Componentes e atributos Favorvel Classes e Nveis Moderada Severa Restritiva

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Argila Rija a Dura Material Inconsolidado Areia Compacta a muito Compacta >5 0-5

Argila Rija

Argila mdia

Argila muito mole a mole Areia muito fofa a fofa

Areia medianamente compacta >5 5 - 10

Areia pouco compacta

Profundidade do lenol fretico (m) Declividade (%)

2-5 10 - 20

<2 > 20

Procedimento semelhante foi adotado para elaborao das demais Cartas derivadas. Para a Cartas de fundao profunda, fossas e sumidouros e para a Carta de escavabilidade, os atributos e nveis considerados constam nas Tabelas 2e 3, respectivamente. Tabela 2. Atributos e nveis considerados na elaborao da Carta de Fundaes Profundas Componentes e atributos Favorvel Profundidade do Impenetrvel Profundidade do Lenol Fretico Declividade 0-5 > 20 05 Classes e Nveis Moderada 5 15 10 20 5 10 Severa 15 - 20 2 10 10 20 Restritiva > 20 02 > 20

Tabela 3. Atributos e nveis considerados para elaborao da Carta para fossas e sumidouros Componentes e Classes e Nveis atributos Favorvel Moderada Severa Restritiva Prof. do 5-8 4-5 04 >8 Impenetrvel (m) Textura Areia Areia Argila Argila Nvel do Lenol Fretico abaixo da 35 23 02 >5 base poluidora

4. Resultados
A Carta de documentao, apresentada na Figura 5 do Anexo, foi de grande utilidade na visualizao da densidade de informaes, possibilitando o direcionamento para cobertura de reas rarefeitas. Os demais documentos fundamentais bsicos ( Carta de declividade, de profundidade do impenetrvel, do nvel fretico, hipsomtrica, de textura, e consistncia e compacidade ), foram relevantes no processo de definio das reas correspondentes s diversas

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

classes das cartas geotcnicas derivadas ( fundaes, fossas e sumidouros, e escavabilidade ) atravs do cruzamento de suas informaes com utilizao do Sistema de Geoprocessamento, constante em todas as fases de elaborao dos diversos documentos.

A Carta de declividade

(Figura 4) mostra que a maior concentrao de reas com

declividade maior que 30% situam-se nas encostas do Rio Negro, destacando-se o bairro do Mauazinho e o sul do Aeroporto de Ponta Pelada. Em seguida tem-se o vale do Mind e a regio situada ao norte da poro mais elevada da regio mapeada. As reas de menor declividade esto situadas na confluncia dos igaraps do Mind, Franceses e Bind, juntamente com o vale do igarap do Gigante que drenam toda a regio da Ponta Negra.

Cruzando a Carta do nvel do lenol fretico (Figura 6) com a Carta hipsomtrica (Figura 3) tem-se que as maiores profundidades do lenol fretico, de modo geral, coincidem com o relevo mais elevado e as menores profundidades com os vales dos igaraps.

Ficou evidenciado na Carta de textura (Figuras 8, 9 e 10) a presena de lateritas, na parte sul e a 2m de profundidade, e na parte sudeste e oeste a 5m de profundidade. Tais ocorrncias confirmam as concluses de Fernandes Filho (1996) que concluiu tratar-se de horizontes ferruginosos e esferolticos pertencentes a perfis imaturos autctones. Nas regies nordeste e central da rea estudada no foi encontrado perfis alctones constitudo pela linha de pedra. Tais Cartas de Textura a 2m, 5m e 10m, mostram ainda que a granulometria predominante comea com argila e termina com areia.

A maior ocorrncia de areia e argila, a 2m de profundidade, concentram-se no alto dos cursos e confluncia dos igaraps, respectivamente. Tal constatao pode ser visualizada com as Cartas de textura e hipsomtrica.

Nas Cartas de compacidade e consistncia, a 2m, 5m, 10m e 15m de profundidade, conforme mostra as Figuras 11, 12, 13 e 14, no foi encontrada a presena de areia com compacidade variando de compacta a muito compacta.

Os documentos fundamentais derivados ou interpretativos, representados pela Carta de escavabilidade (Figura 15), Carta para fossas e sumidouros (Figura 16), Carta para fundaes rasas (Figura 17) e Carta para fundaes profundas (Figura 18), apresentam o stio urbano da cidade de Manaus individualizado em reas segundo as categorias propostas pela metodologia empregada. Elas apresentam os atributos do meio fsico e seus respectivos nveis, que devem ser considerados para um tipo de ocupao especfica, de forma a se obter o maior proveito do meio fsico, mantendo o equilbrio entre atividade antrpica e meio ambiente.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

A Carta para fundaes rasas mostra que 3% da rea estudada pertence classe Favorvel, 19% pertence classe Moderada, 37% enquadra-se na classe Severa e 41% compreendida pela classe Restritiva. A Carta para fundaes profundas apresenta 4% da rea como da classe Moderada, 28% na classe Severa e 68% est enquadrado na classe Restritiva.

At 1983 o esgotamento sanitrio da cidade de Manaus era feito pelos sistemas de fossa e sumidouro, fossa e filtro anaerbio, rede de esgoto, fossa e vala de infiltrao, fossa negra e outros. As ligaes prediais de esgotamento sanitrio, num total de 137.582, apresentavam-se distribudas na seguinte proporo: Rede Pblica, restrita a rea central da cidade, com 1982 prdios ( 1,44% ); Rede Independente com 4.437 unidades prediais correspondentes a 14 loteamentos habitacionais ( 3,22% ); Fossa e Sumidouro com 69.958 unidades ( 50,85% ); Fossa Negra e outros sistemas ( canalizao dos dejetos diretamente para os igaraps ) com 61.205 unidades correspondentes as reas de invaso, fundos de vales e margens de igaraps (44,49%) ( Cosama-CPM/UAS-Manaus ). Do exposto observa-se que 95,34% do sistema de esgotamento sanitrio utilizava-se das propriedades drenantes do subsolo. A situao atual no deve ser diferente, em que pese os projetos de ampliao da rede pblica, existentes na poca, visando o atendimento de 60% da populao atendendo uma rea de 2877, 62 ha a partir de 1985 (CPMManaus, 1983).

A Carta geotcnica para Fossas e Sumidouros, produto deste trabalho de pesquisa, revela que 27% da rea urbana da cidade de Manaus se enquadra na classe Favorvel, 4% na classe Moderada, 62% na classe Severa e 6% na classe Restritiva. A predominncia da classe Severa uma conseqncia da abundncia de material argiloso e do impenetrvel ( materiais com baixa permeabilidade ) at os cinco metros de profundidade. Por outro lado, nas reas onde predomina o material arenoso ( maior permeabilidade ), a restrio passa a ser definida pela pequena profundidade do lenol fretico abaixo da base poluidora e vice-versa. Isto no significa que impossvel a utilizao de sistemas de esgotamento sanitrio que utilizem as propriedades drenantes do subsolo, mas que este tipo de soluo esteja embasado em um estudo mais cuidadoso do local de implantao.

A Carta de escavabilidade apresenta 15% da rea urbana enquadrada na classe Favorvel, 35% na classe Moderada, 33% na classe Severa e 17% na classe Restritiva. Essa classificao resultou do cruzamento das informaes referentes ao nvel do lenol fretico e profundidade do impenetrvel, predominando a pior condio de um destes atributos para definio das classes. A complexidade das obras que se desenvolvem em Manaus atualmente,

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

envolvendo escavaes para construo de cruzamentos em diferentes nveis, tem esta carta como um excelente subsdio para sua implantao, em particular, no que diz respeito aos trechos de subsuperfcie de uma possvel linha de metr.

Nos 482 pontos (furos de sondagem, poos de captao e pontos de observao) usados neste trabalho o impenetrvel constitudo Formao Alter do Cho. pelo Arenito-Manaus, um dos sedimentos da

5. Concluses

Ao contrrio da maioria dos trabalhos de mapeamento geotcnico que so desenvolvidos em reas no ocupadas, tendo como objetivo fornecer as informaes geotcnicas para embasamento da sua ocupao futura, esta pesquisa foi desenvolvida quase que inteiramente na rea urbana da cidade de Manaus. Isto se explica por ela ter sido lastreada em informaes j existentes ( sondagens de simples reconhecimento e poos tubulares profundos para captao dgua subterrnea ), concentradas em sua grande maioria, como no poderia deixar de s-lo, na rea urbana. A inexistncia de recursos impossibilitou a extenso da rea do projeto para alm da fronteira urbana, o que exigiria a gerao de informaes e consequentemente um suporte financeiro no disponvel. Desta forma, o custo envolvido na execuo da pesquisa foi baixssimo se confrontado com outro programa de investigao, embora no tenha sido efetuada para substituio de reconhecimentos localizados. Os resultados obtidos, expressos nos documentos grficos anexos em escala 1:50. 000, utilizando os pressupostos da metodologia utilizada, mostraram-se compatveis com a realidade vivenciada no dia a dia das obras desenvolvidas e em desenvolvimento, no que diz respeito s caractersticas geotcnicas expressas.

Por outro lado, a intensa urbanizao - em nosso pas 85% da populao est concentrada em reas urbanas IBGE, 1992 - acarreta demanda por novos equipamentos urbanos, o que transforma as cidades em contnuos canteiros de obras. Manaus no est fora deste contexto, pois hoje abriga cerca de 50% da populao do Estado. Assim, obras virias complexas j foram desenvolvidas e esto em desenvolvimento para dar vazo ao trfego crescente de veculos, e novos loteamentos e conjuntos habitacionais so implantados. Desta forma, o desenvolvimento deste trabalho na rea urbana se justifica, pois as cartas geotcnicas resultantes so importantes instrumento de subsdio ao planejador da ocupao que se faz necessria no stio urbano.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Finalizando, os resultados deste mapeamento geotcnico podero ser melhorados na medida que novas informaes vo surgindo, possibilitando uma melhor definio e sua ampliao.

6. Bibliografia
FERNANDES FILHO, L.: Geologia, Mineralogia e Geoqumica dos Lateritos de Manaus - AM. Dissertao de Mestrado, Centro de Geocincias, UFPa, 1996, 86p. FERNANDES FILHO, L. A.; Costa, J. B.. S. e Costa, M. L.: Bacia de Manaus: Uma Estrutura PullApart do Quaternrio. In: V Simpsio Nacional de Estudos Tectnicos. Gramado. Anais SBG, Gramado, 1995, p.425-426. HASUI, Y. Evoluo Geolgica da Amaznia. In: V Simpsio de Geologia da Amaznia, Belm. Boletim de Resumos Expandidos e Guia de Excurses. Belm, SBG, 1996, p. 31-34. MOREIRA, M. M.: Mapeamento Geotcnico do Municpio de Natal-RN e reas adjacentes. Braslia.: UnB. Dissertao de Tese de Mestrado, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Braslia, 1996,147p. NAKASAWA, V. A.: Cartografia Geotcnica. In: Aspectos Geologicos de Proteccion Ambiental. Montevideo: UNESCO, 1995, p. 65-69. NAKASAWA, V. A.; Prandini, F. L.; Santos, A R. e Freitas, C. G. L..: Cartografia Geotcnica: A aplicao como pressuposto. In: Simpsio de Geologia do Sudeste, 2. So Paulo. Anais... So Paulo: SBG/NSP, 1991, p. 329-336. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS: Convnio Minter/Gea/PMM. CPM-Manaus: perfil da cidade. Manaus. v.2, 1984. SOUZA, M. M., MEDEIROS, M. F.: Contribuio ao estudo sedimentolgico da regio de Manaus. In: XXVI Congresso Brasileiro de Geologia. Belm. Anais. Belm. SBG, 1972, p.129-140. STERNBERG, H. O R.: Vales Tectnicos na plancie Amaznica? Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro. n. 4, 1950, p. 3-26. ZUQUETTE, L. V.: Importncia do Mapeamento Geotcnico no Uso e Ocupao do Meio-Fsico: fundamentos e guia para elaborao. So Carlos: USP. Tese de Livre-Docncia, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. v.1e 2, 1993, 367p.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

7. Anexo - CARTAS BSICAS E DERIVADAS

Figura 2. Relevo da rea estudada.

Figura 2.Carta hipsomtrica.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 4.Carta de declividade.

Figura 5.Carta de documentao.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 6. Carta do nvel do lenol fretico.

Figura 7.Carta do impenetrvel.

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 8. Carta de textura (profundidade de 2m).

Figura 9. Carta de textura (profundidade de 5m).

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 10. Carta de textura (profundidade de 10m

Figura 11. Carta de compacidade e consistncia (profundidade de 2m

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 12. Carta de compacidade e consistncia (profundidade de 5m

Figura 13.Carta de compacidade e consistncia (profundidade de 10m).

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 14.Carta de compacidade e consistncia (profundidade de 15m).

Figura 15. Carta de escavabilidade

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 16. Carta de fossa e sumidouro.

Figura 17. Carta de fundao rasa (profundidade de 2m).

3 Simpsio Brasileiro de Cartografia Geotcnica

Florianpolis, outubro de 1998.

Figura 18. Carta de fundao profunda.

Das könnte Ihnen auch gefallen