Sie sind auf Seite 1von 36

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.

br
o

O Absolutismo e a formao dos Estados Nacionais

Wellington Jos Campos


Professor de Histria da Rede Estadual de Educao de Minas Gerais. Especialista em Histria e Culturas Polticas pela Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO Este artigo parte integrante de um trabalho surgido da necessidade de compreender a importncia da obra Linhagens do Estado Absolutista, de Perry Anderson, na historiografia marxista contempornea atravs da concepo da formao dos Estados Absolutistas. Tal obra propicia uma ampla compreenso das monarquias absolutistas, apresentando-se como uma anlise marxista do absolutismo, partindo das suas caractersticas gerais e particulares, ou seja, uma anlise do Estado Absolutista em aspecto terico e sua efetiva forma de desenvolvimento nos pases europeus. O artigo tem em vista a discusso acerca do conceito de absolutismo, vendo como vrios autores de diversas correntes compreendem esta temtica. PALAVRAS-CHAVE Absolutismo, Estados Nacionais, Poder Absolutista.

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

A FORMAO DOS ESTADOS NACIONAIS Uma reflexo sobre conceitos Ao tratarmos a questo absolutista temos que compreender que esta se tornou uma cultura poltica de uma determinada sociedade em um determinado espao e tempo. Por assim dizer ao nos concentrarmos em discutir as diversas interpretaes do termo podemos verificar que este tem uma variedade de designaes. Neste texto o conceito de cultura poltica empregado se aproxima da viso de Serge Berstein, no qual podemos tambm citar a influncia de Jean-Franois Sirinelli, para o qual a cultura poltica ser um determinado cdigo ou conjuntos de referenciais, que estariam intensivamente difundidos no seio de um partido poltico, ou at mesmo no seio de uma famlia1. A discusso acerca do Estado Absolutista traz uma srie de perspectivas, que em muitos pontos no se correspondem, como a designao do prprio termo, a origem do Estado absolutista, ou a periodizao. Mas, traz certa equidade entre alguns elementos discutidos por vrios autores. Quanto s suas origens pode-se dizer que a viso de Anderson (1998) e Poulantzas (1971) caminha num mesmo sentido, evidenciando que seu nascimento [...] varia de acordo com o desenvolvimento desigual dos diversos conjuntos nacionais [...] (POULANTZAS, 1971, p. 179). Conjuntos esses demonstrados na obra de Anderson (1998) no que tange a ancestralidade deste Estado e particularidades de cada pas que proporcionaram o florescimento do Estado Absolutista, ou como no caso polons, no deixaram que este se desenvolvesse, contrariando assim a periodizao admitida por vrios historiadores, onde se tratava esta como sendo nica.Em relao ao emprego do termo, Squiere (1997) considera que
[...] de um ponto de vista descritivo, podemos partir da definio de absolutismo como aquela forma de governo em que o detentor do poder exerce esse ltimo sem dependncia ou controle de outros poderes, superiores ou inferiores (SQUIERE, 1997, p. 2).

a noo de cultura poltica refere-se ao conjunto de atitudes, crenas e sentimentos que do ordem e significado a um processo poltico, pondo em evidncia as regras e pressupostos nos quais se baseia o comportamento de seus atores.(kUSCHNIR e CARNEIRO, pag.01, 1999.)

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

O autor discute que o absolutismo abordado como uma forma de governo que se assemelha ao despotismo, traando uma crtica a viso de Estado Absolutista difundida desde a primeira metade do sculo XIX, com uma perspectiva generalizada de estado de um soberano com poder ilimitado acima de tudo, um poder autoritrio. Em outras palavras, critica essa viso de um governo com um soberano com poderes inconstitucionais e um sistema poltico em que a autoridade (executivo e legislativo) exista nas mos de uma s pessoa. [...] tratava de uma acepo indubitavelmente til no plano do debate poltico, mas inteiramente estril para fins de pesquisa histrica poltica e constitucional, desde o momento em que nada acrescentava em termos de distino e especificao no seio do fenmeno genrico (SQUIERE, 1997, p. 2).

O autor discute que o absolutismo no se assemelha ao despotismo e a tirania, pois os principais problemas so os limites existentes entre quem detm o poder e os que so legislados por ele, ou seja, o soberano e seus sditos.
[...] do princpio de fundo do Absolutismo formula legibus solutus, referida ao prncipe, implica autonomia apenas de qualquer limite legal externo, inclusive das normas postas pela lei natural ou pela lei divina; e tambm a maior parte das vezes, das leis fundamentais do reino [...]Trata-se, portanto, mesmo em suas teorizaes mais radicais, de um absolutismo relativo a gesto de poder, o qual, por sua vez, gera limites internos, especialmente constitucionais, em relao aos valores e s crenas da poca (SQUIERE, 1997, p. 2).

O Estado Absolutista caracterizado como um governo de poderes institucionais, centrado e de forma arbitrria, ultrapassa valores e crenas relativos sua poca, sendo que fica restrito a limites internos e externos dentro da sociedade,como legislar sem ferir os direitos da aristocracia.
Trata-se ento de um regime poltico constitucional (no sentido de que seu funcionamento est sujeito a limites e regras preestabelecidas), no arbitrrio(enquanto a vontade do monarca no ilimitada) e, sobretudo, de tradies seculares e profanas (SQUIERE, 1997, p. 2).

Nessa perspectiva, o absolutismo diferencia-se do despotismo, pois esse [...] acha nos elementos mgicos, sagrados e religiosos a prpria identificao positiva,a prpria legitimao ltima (SQUIERE, 1997, p. 2). Despotismo, que se entende como 3

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

um sistema de governo [...] em que quem detm o poder mantm, em relao aos sditos, o mesmo tipo de relao que o senhor (em grego desptes) tem para com os escravos que lhe pertencem (SQUIERE, 1997, p. 339). Portanto, o autor indica que o Estado Absolutista era coibido por limites constitucionais, sendo que esses limites eram de poderes inferiores (cidados) ou superiores (aristocracia). Pomer (2001) procura analisar as caractersticas das monarquias europias, apontando a monarquia francesa como a mais absoluta que existiu. O autor demonstra que caractersticas como exrcito, burocracia, impostos, centralizao de poder, dentre outras, servem para mostrar que as monarquias absolutistas atendiam a certos limites. No chegou o momento em que o Estado se defrontasse com as pessoas, individualmente consideradas, despidas das imunidades e protees de qualquer natureza. Alm disso, os funcionrios competem entre si, vigiam-se mutuamente, fazem tudo para relaxar os controles (POMER, 2001, p. 57). A monarquia francesa no tinha poder ilimitado sobre os cidados do Estado [...] sua autoridade legislativa e executiva e seus poderes impositivos, quase ilimitados,de uma forma geral so aceitos em todo pas (POMER, 2001, p. 57). Anderson (1998) afirma que o termo absolutismo no serve para designar corretamente este perodo analisado, pois no houve em lugar algum um poder tal qual o significado da palavra absolutismo em si. No decorrer de sua anlise, Anderson (1998) relata ser imprprio designar ao termo Absolutismo, caractersticas de uma instituio que dispunha de poder absoluto sobre todos seus sditos, [...] nenhuma monarquia ocidental gozaria jamais de poder absoluto sobre seus sditos, no sentido do despotismo sem entraves (ANDERSON, 1998, p. 48). A compreenso da funo do Estado, que nesse momento se quis absoluto nos moldes de Bodin, onde [...] a marca principal da majestade soberana e do poder absoluto , essencialmente, o direito de impor leis aos sditos sem o consentimento deles (ANDERSON, 1998, p. 49). Leis estas que eram produzidas sob o domnio do absolutismo que [...] operava, em ltima instncia, dentro dos limites necessrios da classe cujos interesses ele assegurava(ANDERSON, 1998, p. 50).Tratando especificamente da constituio do Estado no sculo XVI interessante enfocar como alguns autores analisam essa formao do Estado Moderno.Comeando por Squiere (1997) que considera que o Estado Moderno europeu
[...] apareceu como uma forma de organizao do poder historicamente determinada e, enquanto tal, caracterizada por conotaes que a tornam

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

peculiar e diversa de outras formas, historicamente tambm determinadas e interiormente homogneas, de organizao do poder (SQUIERE, 1997, p.20426).

O autor discute que essa organizao assume peculiaridades diversificadas, determinada por uma progressiva centralizao do poder, relativa a uma fora que precede sobre todas as relaes polticas.
O elemento central de tal diferenciao consiste, sem dvida, na progressiva centralizao do poder segundo uma instncia sempre mais ampla, que termina por compreender o mbito completo das relaes polticas (SQUIERE,1997, p. 426).

Para Squiere (1997) ao se analisar o sentido histrico dessa centralizao, podese identificar que a organizao e administrao desse Estado Moderno segue a tendncia a favorecer uma concentrao de poder (superao do policentrismo do poder), que privilegia uma instncia tendencialmente unitria e exclusiva2. Pomer (2001) outro autor que analisa o Estado Moderno e aponta quealgumas caractersticas aparecem em todas as regies em que houve, ou melhor,sobrevivem as monarquias absolutistas.
[...] onde elas sobrevivem, mas no em todas (Espanha exemplo de exceo), ocorrem os seguintes fenmenos:- um sistema legal que tende a se unificar;- cdigos administrativos operados por pessoal especializado;concentrao do poder material e espiritual (as monarquias se legitimam por direito divino e enfrentam o poder temporal da Igreja);- exrcitos a servio do poder real e estreitamento dependente dele;- arrecadao de impostos para sustentar exrcitos e o aparato administrativo que arrecada e transmite - e faz cumprir - as determinaes do poder real, etc.(POMER, 2001, p. 56).

Considerado como o primeiro terico do Estado Moderno e um dos maiores pensadores do pensamento poltico, Maquiavel procurou demonstrar como um equilbrio adequado poderia existir entre o poder do Estado e os poderes dos cidados.

A histria do surgimento do Estado Moderno a histria desta tenso: do sistema policntrico e complexo dos senhorios de origem feudal se chega ao Estado territorial concentrado e unitrio atravs da chamada racionalizao da gesto do poder, e da prpria organizao poltica imposta pela evoluo das condies histricas materiais (SQUIERE, 1997, p. 426).

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Segundo Maquiavel (apud HELD, 1987, p. 41) [...] os homens em geral so egostas, preguiosos, desconfiados e incapazes de fazer qualquer coisa boa, ao menos que fossem obrigados pelas necessidades. Nessa perspectiva, Maquiavel (apud HELD,1987, p. 41)
[...] enfatiza dois dispositivos institucionais chave como crticos para a vinculao da virt: a manuteno da adorao religiosa e a imposio da lei. A ltima em particular, proporciona a base para compelir o povo a colocar os interesses da comunidade acima de seus prprios interesses: a lei pode tornar bons os cidados.

Assim, o Estado ideal para Maquiavel, seria o governo misto, o melhor exemplo de tal governo era Roma: a criao em Roma de um governo misto estava ligada a sua duradoura glria, pois
[...] um governo misto estruturado para compensar os defeitos de formas constitucionais individuais, tem maiores chances de conseguir equilibrar os interesses de agrupamentos sociais rivais; particularmente os dos ricos e dos pobres (MAQUIAVEL apud HELD, 1987, p. 42).

Morineau (2001) entendia por Estado a instituio que envolve um sistema administrativo, o qual legisla sobre uma nao, superior as provncias. [...] por Estado entende-se tambm uma organizao central, englobando e gerindo a nao (MORINEAU, 2001, p. 55). O autor via que todas as estruturas do Estado, executivas, legislativas, administrativas num todo, seriam mecanismos criados pelo rei, para legitimar o seu poder real3. Assim, o Estado Moderno veio dissipar o poder real, que no sistema feudal, ficava restrito aos seus domnios.
[...] at a pouco, o rei s tinha autoridade absoluta sobre o seu prprio domnio e os grandes suseranos detinham, sobre os seus feudos, uma frao do poder, permanecendo a sua fidelidade ao rei de ordem pessoal (MORINEAU, 2001, p. 55).

J Hespanha (2001, p. 121) coloca [...] a questo da existncia ou no de um Estado Moderno ou da cronologia da sua instituio estar ligada a certo contexto da reflexo sobre a sociedade e o poder.
[...] a modernidade teria consistido na instaurao de um modelo novo de desenhar o poder, de acordo com o qual, um nico22plo poltico se arrogava

Os sinais mais patentes do Estado, na sua modernidade de sculo XVI, eram os impostos, o exrcito permanente, a criao de um corpo de funcionrios ou de um governo central mais fundamentado e mais adaptado s suas tarefas (MORINEAU, 2001, p. 55).

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

o monoplio de poder em relao a uma comunidade territorial um povo, um territrio, um Estado, um direito. (HESPANHA, 2001, p. 121).

Assim segundo Hespanha,


[...] o conceito de Estado ganha uma nova referncia a de um poder poltico nico e exclusivo sobre uma sociedade civil , ou seja, uma sociedade que palco de relaes e de interesses meramente privados (HESPANHA, 2001, p121).

Outra perspectiva de anlise sobre a formao do Estado no sculo XVI a de Elias (1987), que apresenta a formao do Estado partindo da perspectiva sociolgica, analisando a sociedade de Corte e mostrando as intrigas dentro desta sociedade e seu funcionamento, que gera uma disputa pelo poder. Tais disputas se do a partir do momento em que a nobreza comea a ser desalojada das suas funes dentro da organizao do Estado e comea a perder espao para uma burguesia ascendente que gradualmente comea a ocupar cargos importantes junto organizao deste Estado.A lembrana das lutas da burguesia contra a corte e contra aqueles que delas traziam o estigma impede que muitas pessoas hoje se apercebam do carter representativo das Cortes e da Sociedade de Corte nos sculos passados, que sejam capazes de analisar sem rancor nem ressentimento as suas estruturas e aprofundar o seu funcionamento (ELIAS, 1987, p. 15).Nas anlises de Elias (1987), a disputa entre a nobreza e a burguesia beneficiava diretamente o poder real, mantendo a ambas cada vez mais dependentes do rei, sendo que mantinha tambm certo equilbrio de foras, no permitindo que um grupo obtivesse o domnio. Dessa forma, a tendncia era a dependncia cada vez maior em relao ao rei, isto , essa disputa legitimava o poder real.
[...] seria preciso verificar se trata de uma lei sociolgica que regula, de um modo geral, as estruturas da sociedade absolutista de Corte. Se o for,estaremos no direito de afirmar o seguinte: as vantagens do prncipe aumentam num campo social organizado em ordens mesmo que o poder social efetivo que as funes sociais conferem na seqncia do predomnio crescente da economia monetria aos grupos burgueses e aos grupos aristocrticos impea que qualquer deles ganhe a luta pela preponderncia absoluta. O prncipe governa, seu governo absoluto porque qualquer das camadas rivais precisa dele, porque se pode servir de qualquer delas contra a outra [...] (ELIAS, 1987, p. 140-141).

Em relao anlise do campo social, Elias (1987) salienta que apresenta vantagens ao monarca, ficando clarividente que o poder absoluto do rei em relao a estas duas classes que disputam o poder, ou seja, aristocracia e burguesia, ansiosas pela

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

diviso do poder real, mas, no a tomada do poder total para si. Isto se torna mais claro ainda quando o autor considera que
[...] cada uma das duas camadas, a camada da burguesia de ponta burguesa, os parlamentos, bem como a camada de ponta da nobreza, a hierarquia da nobreza de Corte, bem gostaria de poder limitar o poder do rei. [...] Porm, cada uma das camadas precisava do poder do rei legtimo para defender a sua posio das ameaas e ataques mltiplos a que esto sujeitas nesses tempos de interpenetraes e interconexes (ELIAS, 1987, p. 141).

Outro fator importante abordado por Elias (1987, p. 142) o fato de que, [...] os parlamentos, por exemplo, que no sculo XVII formavam ainda o grupo superior do povo, constituam, no sculo XVIII, uma camada intermediria entre a nobreza e a burguesia, a nobreza de toga. Serviam-se freqentemente da massa do povo e, sempre que pensavam que isso lhes traria vantagens, protegiam os direitos tradicionais, sobretudo os dos antigos corpos artesanais. O autor mostra ainda em suas anlises que nesse processo de transformao da sociedade de Corte, em que os reis que vinham de uma tradio de guerras, tiveram de se adaptar s novas maneiras, ou seja, deixar de guerrear para ter um papel de um monarca corteso. Dessa forma, a arte de guerrear perdera o seu valor e o que seria mais til para os reis, nesse momento, seria ser habilidoso politicamente e saber transitar nessa sociedade de intrigas e interesses. Enfim, fazer o jogo poltico que permeia toda essa sociedade.Tambm alguns autores vem a formao do Estado Moderno baseada em uma burguesia ascendente, aproximando da viso de Marx, que via o capital como o elemento propulsor do Estado Moderno. Nicos Poulantzas se enquadra dentre esses autores e sua anlise aponta a ascenso do sistema capitalista, simultaneamente,destruindo as relaes do sistema feudal e impulsionando o surgimento de um Estado e da burguesia. O esfasamento cronolgico entre o Estado absolutista e a instncia econmica do perodo de transio do feudalismo para o capitalismo [...] pode ser explicado pelas funes do Estado na acumulao primitiva do capital. De fato, essas funes do Estado - expropriao dos pequenos proprietrios, fiscalizao, fornecimento dos fundos para o incio da industrializao, ataque ao poder senhorial, ruptura das barreiras comerciais no interior do territrio nacional, etc. - s podem ser preenchidas por um Estado com carter capitalista, por um poder pblico centralizado com carter propriamente poltico (POULANTZAS, 1971, p. 162). Caractersticas essas [...] indicativas da censura com o Estado feudal, no momento em 8

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

que a classe burguesa no ainda, em termos exatos uma classe politicamente dominante (POULANTZAS, 1971, p. 175), favorecendo assim seu objetivo de alcance de poder, em um momento em que pela primeira vez se tem a noo de instituio soberana: o Estado Absolutista. Nesse momento, a funo do Estado tinha de [...] operar nos limites fixados por um modo de produo j dado, mas de produzir relaes noainda-dadas de produo, as relaes capitalistas (POULANTZAS, 1971, p. 178). Somente deste modo, as relaes feudais estariam extintas, proporcionando, apesar de ser lentamente, uma derrocada da [...] agricultura feudal, pelo aparecimento das manufacturas [...] (POULANTZAS, 1971, p. 174). Entendendo-se por manufaturas um termo que designa a forma de produo industrial cujas caractersticas so: [...] tcnicas predominantemente manuais; desenvolvimento da diviso do trabalho muito maior do que no caso do artesanato [...] (CARDOSO, 1988, p. 86) e que tambm proporcionaria o [...] desenvolvimento do comrcio internacional, por um declnio da populao [...] (POULANTZAS, 1971, p. 179). De fato, o fim da servido no significou o fim das relaes feudais no campo, pois no seio desta sociedade que apesar de apresentar caractersticas [...] que permitem consider-la, do ponto de vista tipolgico, como pertencente ao tipo capitalista de Estado [...] (POULANTZAS, 1971, p. 174), no desenvolveu um novo modo de produo, que se entende como um
[...] conceito que designa uma articulao, dada historicamente, entre um determinado nvel e foras de desenvolvimento das foras produtivas [...], ou seja, [...] a tecnologia empregada a produo e as relaes de25produo que lhe correspondem (CARDOSO, 1988, p. 87).

O Estado Absolutista se insere em meio a uma no-correspondncia entre a propriedade privada criada com o absolutismo e o modo de produo feudal [...] propriedade privada essa que se transforma em propriedade privada capitalista [...] (POULANTZAS, 1971, p. 178). Sendo que [...] novas e mais desenvolvidas relaes de produo nunca aparecem antes que as condies materiais para sua existncia tenham amadurecido nos seio da velha sociedade como tal (WRIGHT, 1993, p. 35). Condies estas que foram dadas pelo Estado Absolutista no decorrer de seu desenvolvimento, criando assim como muitos historiadores afirmam, um conceito de que este Estado um [...] Estado de transio do feudalismo para o capitalismo [...] (POULANTZAS, 1971, p. 174).

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Dessa forma, o Estado absolutista era um Estado com caractersticas modernas, mas com um modo de produo feudal.
Marx demonstrou que atravs da formao do Estado Moderno podia se identificar a separao entre a esfera poltica e esfera econmica. Pois, segundo Marx, no sistema feudal a explorao econmica foi atravs de mecanismos polticos e no capitalismo, o lucro Burgus sobre o assalariado deu-se por meio da economia, [...] no modo de produo feudal, a explorao econmica se fazia por processos polticos (cobrana de renda feudal), no capitalismo a drenagem da mais valia para as classes exploradoras realiza-seno mbito da economia, constituindo a poltica apenas a moldura externa do processo de explorao (apud HESPANHA, 2001, p. 117). [...] Marx caracterizou o advento da Modernidade (capitalista) pela separao da esfera econmica e a esfera poltica (HESPANHA, 2001, p. 121).

A discusso de Anderson (1998) a respeito da formao do Estado Absolutista parte de uma anlise das posies de Marx e Engels e da considerao de sua proposta terico-metodolgico, juntando o que at ento vinha sendo feito separadamente pelos historiadores marxistas e pelos filsofos marxistas. Tratando primeiro da constituio do Estado, o autor discute em sua obra Linhagens do Estado Absolutista uma perspectiva historiogrfica diferenciada das anlises anteriores, onde a concepo da formao do Estado era fundamentada no pensamento originrio de Marx, que via nas monarquias absolutistas um aparato construdo pelo capital burgus, ou seja, apontava indcios do surgimento do Estado burgus nas estruturas monrquicas. Dessa forma, em Marx as monarquias absolutistas eram um instrumento tipicamente burgus, pois, as estruturas que compunham o Estado possibilitavam o fortalecimento da classe burguesa em ascenso, possibilitando o desenvolvimento do Estado Moderno. O poder do Estado estava centralizado nas mos de um grupo, ou representado na figura de uma pessoa, mas no nos moldes das monarquias medievais. Marx declarava: [...] as estruturas administrativas dos novos Estados absolutistas eram um instrumento tipicamente burgus [...], o poder do Estado centralizado com seus rgos onipresentes: exrcito permanente, polcia, burocracia, Clero e magistratura rgos forjados segundo o plano de uma diviso do trabalho sistemtica e hierrquica tem sua origem nos tempos da monarquia absoluta, quando serviu sociedade da classe mdia nascente, como arma poderosa nas suas lutas contra o feudalismo (apud ANDERSON, 1998, p. 16). Em relao a Engels, Anderson (1998) considera que a sua anlise privilegiava o poder da monarquia absolutista atuando como um aparelho [...] que manteve o equilbrio entre nobreza e a classe dos burgueses (ANDERSON, 1998, p.15). Em outras palavras, 10

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Engels enxergava nas monarquias absolutistas um mediador entre a nobreza e a burguesia ascendente, pois,
[...] segundo Engels a perodos em que as classes em luta tendem a se equilibrar, de tal modo, que o poder do Estado,pretenso mediador adquire momentaneamente um grau de autonomia em relao a elas (ANDERSON, 1998, p. 15).

Anderson (1998) concorda que estas caractersticas eram de um Estado Moderno, mas isso no significava que este Estado Absolutista era Capitalista. O autor discute que este Estado foi uma forma que a aristocracia encontrou para permanecer no poder e, desse modo, reforar o seu domnio sobre as massas camponesas, acabando assim com a servido, porm, no se extinguindo os laos feudais, pois se mudou o Estado, mas no os modos de produo. O autor demonstra que o Estado Absolutista foi criado por uma aristocracia enfraquecida economicamente, procurando manter-se no poder, sendo que essas estruturas administrativas de Estado Moderno serviram para fortalecer a burguesia, que se encontrava fraca politicamente, mas detinha o poder econmico.
Era um Estado fundamentado na supremacia social da aristocracia e confinado aos imperativos da propriedade fundiria. A nobreza podia confiar o poder monarquia e permitir o enriquecimento da burguesia: as massas estariam sua merc. Nunca ocorreu nenhuma derrogao poltica da classe nobre no Estado absolutista. O seu carter feudal acabava constantemente por frustrar ou falsificar as suas promessas ao capital. Exrcito, burocracia, diplomacia e dinastia continuaram a ser um complexo feudal fortalecido que governava o conjunto da mquina de Estado e guiava os seus destinos. O domnio do Estado absolutista era o da nobreza feudal, na poca de transio para o capitalismo. O seu fim assinalaria a crise do poder da sua classe: o advento das revolues burguesas e a emergncia do Estado capitalista (ANDERSON, 1998, p. 41).

Tratando do aspecto terico-metodolgico Perry Anderson ao escrever a obra estava vivenciando um perodo de renovao do marxismo, evidenciando com seus trabalhos que existiam outras possibilidades de se construir um discurso histrico marxista, rompendo com o marxismo ortodoxo e a dissociao entre o geral e o particular. Por um lado, sua anlise evidencia a falcia da afirmao de que a infraestrutura (relaes econmicas) determina a superestrutura (relaes sociais). O que se torna uma contradio, j que o prprio Marx percebia a reciprocidade entre as relaes sociais e as foras produtivas, medida que se aperfeioam as foras produtivas modificam-se as relaes sociais, [...] o moinho a brao vos dar a sociedade com o soberano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial (apud FERNANDES, 1989, p. 132). E nas palavras de Engels:
[...] de acordo com a concepo materialista da histria, o elemento finalmente determinante a produo e a reproduo da vida real. Nem Marx nem eu asseveramos mais do que isso. Logo, se algum torce isso, dizendo

11

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

que o elemento econmico o nico determinante, ele transforma aquela proposio em uma frase sem sentido, abstrata e tola (apud FERNANDES, 1989, p.132).

Por outro lado, por considerar o pensamento marxista como a [...] nica teoria que foi capaz de produzir uma autocrtica (ANDERSON, 1985, p. 14), ou seja, foi capaz de produzir uma historiografia de seu prprio desenvolvimento, Anderson (1985) salienta que a crise do marxismo tradicional est em que este no se desenvolveu enquanto sistema de anlise, permanecendo dessa forma um mtodo superado e, muitas vezes, questionado e impossvel de responder s questes que se colocavam acerca da metodologia para se entender a realidade vivida. Dessa forma, Anderson (1985, p. 25) considera que
[...] o marxismo ocidental fruto de uma dupla derrota: o triunfo do fascismo na Europa Ocidental e a consolidao do stalinismo na Unio Sovitica. O autor ao denunciar o isolamento do marxismo nas academias, devido ao pessimismo gerado pela derrota de alguns movimentos operrios na Europa, aponta para o deslocamento do foco de ao do pensamento de Marx. O socialismo proposto por Stalin, onde o governo intervinha tanto no espao pblico como privado dos indivduos, fez com que o Estado estivesse sobreposto sociedade, diferentemente do proposto por Marx na sua maturidade: [...] a liberdade consiste na converso do Estado de rgo sobreposto sociedade em rgo completamente subordinado a ela, e tambm hoje as formas de Estado so mais livres ou menos livres medida que restrinjam a liberdade do Estado (apud ANDERSON, 1998, p. 11).

A LINHAGEM PARA COMPREENDER O ESTADO ABSOLUTISTA Perry Anderson analisa o surgimento do Estado Absolutista na Europa, no sculo XVI, com o objetivo de delinear uma nova perspectiva historiogrfica a partir de sua discordncia com as abordagens precedentes. Para isso coloca em discusso a unio de um hiato separado pela historiografia marxista, unio essa que se d atravs da anlise das chamadas estruturas puras e estruturas impuras, ou seja, uma abordagem levando em considerao a parte terica e o factual, tendo como objetivo
[...] examinar simultaneamente o absolutismo europeu em geral e em particular: vale dizer, tanto as estruturas puras do Estado absolutista, que o constituem enquanto categoria histrica fundamental, como as variantes impuras, representadas pelas diferentes monarquias especficas da Europa ps-medieval (ANDERSON, 1998, p. 7-8).

Anderson em Linhagens do Estado Absolutista prope um estudo comparado entre o desenvolvimento do Estado absolutista na Europa, considerando a Europa Ocidental e a Oriental e contrapondo-o com sua prpria natureza, ou seja, a gnese de sua formao. 12

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Com isso, est propondo o rompimento da distncia entre as anlises do discurso dos historiadores marxistas e dos filsofos marxistas, visto que ambos elucidavam em seus trabalhos as questes factuais e tericas de forma compartimentada. O que proporcionava como argumenta o autor, um hiato na historiografia, onde por um lado, constroem-se ou pressupem-se modelos gerais e abstratos no apenas para o Estado absolutista, mas, igualmente, da revoluo burguesa ou do Estado capitalista , sem preocupao com suas variaes reais; por outro lado exploram-se casos localizados concretos, sem referncia s suas implicaes e interconexes recprocas. O autor analisa trs anomalias que marcavam os estudos anteriores acerca da formao dos Estados absolutistas. A primeira divergncia apontada pelo autor a ancestralidade atribuda ao absolutismo, ou seja, o descaso com o processo anterior formao do Estado absolutista. Anderson demonstra que precedente a esta formao a Europa vivenciou durante os sculos XIV e XV um perodo de crise da economia e da sociedade, que [...] marcou as dificuldades e os limites do modo de produo feudal no ltimo perodo da Idade Mdia (ANDERSON, 1998, p. 15), em conseqncia desse processo emergiu no Ocidente o Estado absolutista. A segunda proposta do autor a complementaridade dos estudos do Ocidente e Oriente, que antes era analisado de um modo geral, privilegiando o Ocidente. Nesse sentido, sugeriu um estudo regional, para compreender as diferenas existentes, nos Estados absolutistas tanto da Europa ocidental quanto oriental, levando em considerao a contribuio da chamada histria a partir de baixo, uma histria vista a partir de cima no menos importante que uma histria vista a partir de baixo. A terceira e ltima divergncia apontada e superada pelo autor a temporalidade existente no processo de formao do Estado absolutista, que ocorre em diferentes perodos da histria europia. Anteriormente, seja nos estudos tradicionais, seja nos modernos estudos sociolgicos, havia uma homogeneidade temporal, embora os historiadores percebam que h uma diferena, ainda assim parecem obedecer a um monismo cronolgico (ANDERSON, 1998, p. 10). Anderson rene em sua obra as duas formas de anlises do Estado absolutista, a parte terica e factual, de maneira contundente ele mostra a formao deste Estado sob uma perspectiva geral e, em paralelo, aponta s particularidades que ocorrem durante o processo de transio em cada pas. Nesse sentido, deixa clarividente que este perodo envolve uma 13

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

srie de acontecimentos, como por exemplo: a acumulao primitiva de capital, a ecloso da reforma religiosa, a formao das naes, a expanso do imperialismo ultramarino e o advento da industrializao. O Estado absolutista do Ocidente emergiu no sculo XVI, aps a longa crise das sociedades europias no final da Idade Mdia (XIV e XV), sendo que tal crise foi responsvel por intensas transformaes no modo de produo feudal. As monarquias da Frana, Inglaterra e Espanha sero as primeiras a romperem com a estrutura socioeconmica da sociedade feudal, representando [...] uma ruptura decisiva com a soberania piramidal e parcelada das formaes sociais medievais, com seus sistemas de propriedades e vassalagem (ANDERSON, 1998 p. 15), caracterizando as transformaes nos instrumentos e nas relaes de trabalho feudal. Alm do que, Anderson aponta um fator relevante para compreender a formao do Estado absolutista, sendo necessrio relembrar
[...] que a luta secular entre as classes resolve-se em ltima instncia no nvel poltico da sociedade e no no nvel econmico ou cultural. Em outras palavras, a construo e a destruio dos estados que sela as modificaes bsicas nas relaes de produo, enquanto subsistirem as classes (ANDERSON, 1998, p. 11).

Alega Anderson que as contradies existentes sobre a natureza histrica das monarquias absolutistas do Ocidente persistem desde que Engels declarou que as monarquias eram um instrumento de equilbrio entre classes em conflito, [...] Engels em uma mxima famosa, declarou-as produto de um equilbrio de classe entre a antiga nobreza feudal e a nova burguesia urbana (ANDERSON, 1998, p. 15). J Marx, enxergava a formao dos Estados absolutistas como o fruto do capital burgus, afirmando [...] repetidamente que as estruturas administrativas dos novos Estados absolutistas eram um instrumento tipicamente burgus, e prosseguiu considerando que
[...] o poder do estado centralizado, com os seus rgos onipresentes: exrcito permanente, polcia, burocracia, clero e magistratura rgos forjados segundo o plano de uma diviso do trabalho sistemtica e hierrquica tm sua origem nos tempos da monarquia absoluta, quando serviu sociedade de classe mdia nascente, como arma poderosa nas suas lutas contra o feudalismo (ANDERSON, 1998, p. 16).

As controvrsias acerca dos Estados absolutistas so importantes, pois permitem delimitar as transformaes de um modo de produo feudal para um sistema capitalista, sendo que [...] a soluo correta , na verdade, vital para a compreenso da passagem do feudalismo para o capitalismo na Europa, e dos sistemas polticos que as diferenciaram (ANDERSON, 1998, p. 17). Assim, todas essas caractersticas que 14

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

compem a estrutura do Estado absolutista, apresentam-se inicialmente, como caractersticas capitalistas, mas considerando o fim da servido.
As monarquias absolutas introduziram exrcitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributrio nacional, a codificao do direito e os primrdios de um mercado unificado. Todas estas caractersticas parecem ser eminentemente capitalistas. Uma vez que elas coincidem com o desaparecimento da servido (ANDERSON, 1998, p. 17).

Nessa perspectiva, tanto Marx e Engels esto corretos em suas respectivas anlises. Mas, o fim da servido no significou o fim das relaes feudais no campo, pois
[...] a propriedade agrria aristocrtica impedia um mercado livre na terra e a mobilidade efetiva do elemento humano em outras palavras, enquanto o trabalho no foi separado de suas condies sociais de existncia para se transformar em fora de trabalho , as relaes de produo rurais permaneciam feudais (ANDERSON, 1998, p. 17).

A partir desse momento, Anderson desconstri todas as perspectivas historiogrficas, as quais acreditavam que com o fim da servido extinguia-se tambm as relaes no campo, constituindo enfim, um Estado absoluto capitalista. Considera que para se entender o surgimento do absolutismo necessrio que se compreenda as transformaes que ocorreram entre o Estado aristocrtico e a propriedade feudal, um Estado feudal estruturado nas grandes propriedades e no trabalho servil.
Com a comutao generalizada das obrigaes, transformadas em rendas monetrias, a unidade celular de opresso poltica e econmica do campesinato foi gravemente debilitada e ameaada a dissoluo (o final desse processo foi o trabalho livre e o contrato salarial). O poder de classe dos senhores feudais estava assim diretamente em risco com o desaparecimento gradual da servido. O resultado disso foi um deslocamento da coero poltico-legal no sentido ascendente, de uma cpula centralizada e militarizada O Estado Absolutista (ANDERSON, 1998, p. 19).

O autor pondera que era um Estado com caractersticas capitalistas, mas a autoridade poltica permanecer a mesma, do antigo sistema feudal, a aristocracia rural. O que Anderson, deixa bem claro, que transformao no modo de produo, ou seja, nos instrumentos e na relao de produo, seria um Estado que se caracteriza por essa transio, no qual a classe dominante seria a aristocracia, [...] os senhores que permaneceram proprietrios dos meios de produo fundamentais em qualquer sociedade pr-industrial eram, certamente, os nobres terratenentes (ANDERSON, 1998, p. 18). Uma sociedade em que as antigas formas de produo so substitudas por novas formas, ou melhor,
[...] o dinheiro converte-se em capital, o capital em fonte de mais-valia, e a mais-valia transforma-se em capital adicional. A acumulao capitalista que,

15

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

por sua vez, no se pode realizar enquanto no se encontram acumuladas, nas mos dos produtores-vendedores, massas considerveis de capitais e de foras operrias. Todo este movimento parece estar encerrado em um crculo vicioso do qual no se pode sair sem admitir uma acumulao primitiva, anterior acumulao capitalista, em lugar de ser por ela originada (MARX, 1979, p. 11).

Para Anderson a aristocracia feudal, a mesma classe dominante da poca medieval, foi tambm dominante na fase inicial da modernidade: [...] essa nobreza passou por profundas metamorfoses nos sculos que se seguiram ao fim da Idade Mdia: mas desde o princpio at o final da histria do absolutismo nunca foi desalojada de seu domnio do poder poltico (ANDERSON, 1998, p. 18). O Estado absolutista do Ocidente, nos dizeres de Anderson, foi um mecanismo criado pela aristocracia feudal para consolidar seus domnios, no foi um arbitro perante um conflito de classes, nem bem fruto do capital burgus, foi
[...] um aparelho de dominao feudal recolocado e reforado, destinado a sujeitar as massas camponesas sua posio social tradicional no obstante e contra os benefcios que elas tinham conquistado com a comutao generalizada de suas obrigaes, ele era a nova carapaa poltica de uma aristocracia atemorizada (ANDERSON, 1998, p. 18).

Anderson argumenta no decorrer de sua obra sobre a periodizao do absolutismo no Ocidente, descrevendo como se deu o processo de formao do absolutismo. Primeiramente, observa a relao da nobreza e a monarquia, buscando na Idade Mdia a compreenso dessa relao. Dessa maneira, descreve que a tenso dessa poca deu-se atravs de uma combinao de suseranos e o rei ungido (rei por direito divino), onde o poder dos suseranos ocupava um papel central dentro desta hierarquia, mas que tambm era [...] um componente dominante do modelo monrquico (ANDERSON, 1998, p. 42), impondo alguns limites ao poder do rei e a base econmica. Estes senhores feudais, segundo Anderson, exerciam um poder interno a sua terra particular, onde os mesmos concentravam seus rendimentos dentro destes domnios. Alem desta forma de rendimento interna a seu feudo o senhor recebia privilgios financeiros [...] tributos senhoriais cobrados nos mercados e nas rotas de comrcio, das contribuies de emergncia da igreja e dos rendimentos da justia real, sob a forma de multas e confiscos (ANDERSON, 1998, p. 43), que logo se mostraram inadequadas formas de rendimento. Na busca de uma alternativa para o problema dos rendimentos, a nica soluo no momento era a procura de crditos, que geralmente provinha de [...] banqueiros e 16

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

comerciantes das cidades, que controlavam reservas relativamente amplas, mas o que [...] apenas postergava o problema, desde que os banqueiros exigiam em geral garantias seguras sobre as receitas reais, em troca de seus emprstimos (ANDERSON, 1998, p. 43). Nessa perspectiva, segundo Anderson, as monarquias medievais, sob a forma descentralizada, impossibilitavam grandes somas em impostos, o que levou [...] virtualmente as monarquias medievais a convocarem de tempos em tempos os Estados de seu reino, a fim de elevarem seus impostos (ANDERSON, 1998, p. 43). Assim, o prprio conceito de tributao se encontrou ausente da poca medieval, mas foi sendo introduzido lentamente na Europa Ocidental. Estes Estados [...] representavam a nobreza, o clero e os burgueses das cidades e, geralmente, se organizavam em assemblia ou em duas cmaras (magnatas e no-magnatas) (Anderson, 1998, p. 45). Essas organizaes exerciam um papel fiscalizador e, conseqentemente, tinham o direito de [...] fornece-lhe seu conselho solene em assuntos concernentes em ambas as partes (ANDERSON, 1998, p. 45). Anderson descreve o processo de formao da burocratizao e dos rgos fiscalizadores no Ocidente, sendo que ambos surgiram lentamente. As assemblias existiram em toda Europa, exceto na Itlia, onde [...] a ausncia de suserania feudal inibiu naturalmente a emergncia delas (ANDERSON, 1998, p. 45). Estas adquiriram diferentes nomes em diferentes locais de existncia: Parlamento na Inglaterra, Etats-gnraux na Frana, Landtage na Alemanha, Cortes em Castela ou Portugal etc. Mas, o crescimento destas instituies no modificou a relao da monarquia e a nobreza e muito menos representou, nesse momento, instrumento do poder real, mas, sim, significou um [...] equilbrio primitivo entre o suserano e seus vassalos num quadro de referncias mais complexo e efetivo (ANDERSON, 1998, p. 46). No decorrer desse processo pr-absolutista, com a ramificao dessas instituies, os cargos, antes ocupados por clrigos, transformaram-se e juntamente com esses a nobreza, antes enraizada nas suas tradies militares, viu-se forada a abandonar esse exerccio e transformar-se em um corpo de funcionrios especializados. Segundo Anderson (1998, p. 47) transformando-se assim em um [...] funcionrio letrado, um polido corteso e um proprietrio de terras mais ou menos prudente. Dessa forma, fazendo com que o absolutismo do Ocidente se desenvolvesse lentamente atravs da transformao da classe dominante em outra forma necessria a seu poder poltico. Em se tratando do Leste europeu e suas peculiaridades, Anderson discute que 17

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

foi analisado pela historiografia ortodoxa de forma a omitir muito do seu carter particular, ou seja, a diversidade temporal, as estruturas polticas e as relaes sociais, que apresentam grande diferenciao de regio para regio. Para Anderson existem muitas diferenas no lado Leste que necessitam de uma anlise em separado, pois, essas diferenas iro compor todo o quadro de transio que perpassou o Leste europeu. A prpria diviso cronolgica fundamental para a compreenso da formao do Estado absolutista no Leste da Europa. Outro fator a funo poltica desse Estado, que tem funes diferenciadas e serviram a diferentes propsitos tanto no Ocidente quanto no Oriente. O Estado absolutista do Leste, ao contrrio do Estado absolutista do Ocidente,
[...] foi a mquina repressiva de uma classe feudal que acabara de suprimir as tradicionais liberdades comunais da populao pobre. Foi um mecanismo para a consolidao da servido num ambiente onde no existiam cidades autnomas ou resistncia urbana (ANDERSON, 1998, p. 195).

O Estado absolutista no Leste apresentou um grau de violncia muito maior que no Ocidente, em funo da reao senhorial que suprimia ao mximo as liberdades comunais, consolidando ainda mais o trabalho servil. Anderson evidencia que distncia entre o Estado absolutista no Ocidente e no Leste pode ser medida cronologicamente. Na Prssia, a reao senhorial da nobreza havia derrubado a maior parte do campesinato no sculo XVI, cem anos antes do estabelecimento do Estado absolutista no sculo XVII. Na Polnia, jamais surgiu um Estado absolutista e esta foi uma falha pela qual a classe nobre pagaria com sua prpria existncia nacional. Na Hungria, a imposio da servido ao campesinato aconteceu aps a guerra austro-turco, na virada do sculo XVII. Na Rssia, a implantao do regime servil e a construo do absolutismo mostram certa consonncia, mas ainda assim o seu desenvolvimento no foi sincronizado.
[...] Uma vez que as relaes servis de produo envolvem uma fuso direta de propriedade e soberania, domnio do poder e domnio da terra, no h nada em si de surpreendente em um Estado nobilirio policntrico, como o que existiu originalmente na Alemanha transelbiana, na Polnia ou na Hungria, depois da reao senhorial no Leste. Para explicar a ascenso subseqente do absolutismo necessrio, em primeiro lugar, reinserir todo o processo da segunda servido no sistema poltico internacional da Europa feudal na ltima fase (ANDERSON, 1998, p. 196).

O que marcou o desenvolvimento desigual do feudalismo na Europa no foi a balana comercial, mas o equilbrio militar, pois as bases de sua formao e expanso eram dadas atravs das conquistas territoriais. Dessa forma, o equilbrio entre Leste e Ocidente era militar, pois haveria grande possibilidade de invases a partir do Ocidente e este fator 18

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

foi decisivo para que o Leste europeu se configurasse de tal modo a resguardar sua integridade territorial, sobretudo sua formao poltica. Segundo Anderson foi a presso internacional do absolutismo do Ocidente que forou a nobreza do Leste a adotar uma mquina de Estado centralizada para sobreviver. Visto que ao contrrio, a superioridade militar dos exrcitos absolutistas, cobraria seu tributo atravs da guerra, que era a tradio no modo de expanso de seus territrios. [...] a forma concreta inicialmente assumida pela ameaa militar do absolutismo Ocidental foi, para a sorte das nobrezas Orientais, historicamente indireta e transitria (ANDERSON, 1998, p. 198). Portanto, os Estados absolutistas do Leste europeu sero caracterizados pela interveno de uma nobreza militar, que criar instrumentos que lhe possibilite organizar esses Estados em aparelhos institucionais fortes militar e politicamente. Essa interveno ocasionar diversas conseqncias, como pases onde o poder econmico e a organizao social suplantaram o poder militar, e em outros, impulsionados pelos diversos conflitos com outros pases, viabilizaram a existncia de um exrcito forte. Anderson observa que a partir do carter geral do absolutismo no Ocidente, em que uma aristocracia rural forja mecanismos que possibilitam a consolidao de seu poder, interferindo diretamente nas relaes socioeconmicas dos Estados, pode-se pensar nas singularidades existentes entre os Estados territoriais europeus. Salientando que no se pode agrup-los em um tipo nico, preciso considerar as peculiaridades de cada pas em sua temporalidade prpria. Anderson traa uma anlise comparativa entre os casos do Ocidente e do Leste Europeu a partir das caractersticas gerais do Estado Absolutista. Tal Estado foi constitudo como um aparato para a sustentao poltica e econmica de uma elite rural, organizando toda uma estrutura administrativa centrada em seus objetivos. Essa elite criou instrumentos que permitiram estabelecer cada vez mais seu poder poltico e garantir seu poder econmico, h muito em declnio, pelo engendrar de novas foras sociais, o nascimento da burguesia e seus impulsos mercantis. A Espanha, primeira potncia da era moderna na Europa, pode ser considerada como um ponto de partida lgico, pois esta superioridade no foi meramente um conjunto de fatos da construo do Estado. A formao do Estado espanhol foi, primeiramente, influenciada pela desproporo de poder e riqueza, que era devido influncia e presso que essa exercia em relao a outras monarquias. 19

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Um segundo ponto que diferenciou a Espanha de seus adversrios na formao do Estado foi a conquista do Novo Mundo, que possibilitou a ela uma quantidade de recursos jamais igualados por outra monarquia no momento. E apesar de ser um mecanismo ainda feudal de explorao, permitiu a acumulao primitiva do capital. Este Estado precoce, com essa economia de saque e extrao, foi que desmotivou o crescimento das manufaturas ou at mesmo deixou [...] de fomentar a difuso da empresa mercantil no seio de seu imprio europeu (ANDERSON, 1998, p. 59), imprio esse to aristocrtico que impossibilitou o desenvolvimento burgus. O absolutismo espanhol surgiu com a unio dos reinos de Castela e Arago (este constitudo pela unio de trs principados: Arago, Catalunha e Valncia), unidos pelo casamento de Isabel e Fernando em 1469. Castela, nesse momento, afetada pela escassez de mo-de-obra transforma-se em um importante aliado do comrcio flamengo, concomitantemente, era ao mesmo tempo a grande potncia comercial e territorial do mediterrneo. Esse Estado dual trouxe um absolutismo terrvel tanto para outras monarquias quanto para os protestantes, tendo um efeito modesto e limitado internamente.
As suas articulaes internas eram talvez inigualavelmente frgeis e heterclitas. As razes deste paradoxo devem ser, sem dvida, procuradas essencialmente na curiosa relao triangular estabelecida entre o imprio americano e o imprio europeu, bem como as ptrias ibricas (ANDERSON, 1998, p. 60).

A nobreza castelhana possua 97% do solo, este solo, por sua vez, mais da metade era propriedade da pequena nobreza. Na agricultura, a produo cerealfera era entregue a atividade pastoril nas grandes propriedades. O surto de l forneceu tanto fortuna para a aristocracia quanto deu as bases para a expanso urbana. A populao era aproximadamente de sete milhes contra um milho de Arago. Dessa maneira, Anderson faz uma distino dentro da prpria unio espanhola. Apesar da predominncia aristocrtica, essa no conseguiu se estabelecer no mbito jurdico, permanecendo as cortes apenas como assemblias ocasionais e pouco definidas, sendo que sua convocao e formao estavam sob a vontade do monarca. Em se tratando da Inglaterra deve-se observar que essa foi marcada por especificidades bem distintas dos demais pases europeus, visto que a transio do feudalismo para o capitalismo caracterizou-se pelo desenvolvimento econmico, poltico e social. Na Inglaterra, a precoce centralizao administrativa propiciada pelas conquistas militares deu origem a uma classe nobre unificada regionalmente, sem soberanos 20

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

poderosos, semelhantes aos do continente, o que em certa medida, favorecia a monarquia inglesa, pois
[...] a monarquia medieval da Inglaterra foi poupada dos perigos inerentes ao governo unitrio, que os governantes feudais tiveram de enfrentar na Frana, Itlia ou Alemanha. Resultaria da uma centralizao concorrente, tanto do poder real como da representao nobre, no seio do conjunto da organizao poltica medieval (ANDERSON, 1998, p. 113).

Segundo Anderson no houve na Europa nenhum pas que igualasse a administrao e o poder da realeza inglesa, pois no sculo XIII, j existiam instituies de carter coletivo4 (Parlamentos) da classe dominante feudal. Nesses parlamentos ou assemblias no havia diviso como nos outros pases do continente, cuja formao era em termos de nobres, clero e burgueses. Na Inglaterra, o Parlamento era composto de um sistema bicameral, que
[...] desde a poca de Eduardo III, os cavaleiros e as cidades dispunham de representao regular no parlamento ingls, lado a lado com os bares e os bispos. O sistema bicameral, de Lordes e comuns desenvolveu-se depois, e no dividiu o Parlamento segundo os estados, marcando basicamente uma distino interna classe nobiliria. Uma monarquia centralizada produzia uma assemblia unificada (ANDERSON, 1998, p. 114).

Entretanto, na pennsula itlica, Anderson evidencia que o que impediu a formao de um Estado Absolutista unificado e centralizado, ou seja, a formao de uma estrutura socioeconmica unificada e que, principalmente, impedisse os ataques das monarquias contemporneas foi inexistncia de uma nobreza feudal que viabilizasse tal empreendimento: [...] foi a falta de uma nobreza feudal dominante que impediu o absolutismo peninsular e, portanto, um Estado unitrio contemporneo dos da Frana ou da Espanha [...] (ANDERSON, 1998, p. 169). Inicialmente Anderson demonstra que a razo pela qual a prpria Itlia nunca conseguiu a constituio de uma monarquia absoluta nacional reside na interveno direta das instituies clericais e do Imprio, que contriburam para a no unificao territorial da Itlia. evidente que as instituies medievais do papado e do Imprio, com seu carter universalista, atuaram no sentido de frustrar o desenvolvimento de uma monarquia
4

A existncia na Inglaterra desses parlamentos medievais, a partir do sculo XIII, no constitua evidentemente uma peculiaridade nacional. O que os distinguia era mais o fato de se tratarem de instituies ao mesmo tempo nicas e conglomeradas. As primeiras funes judiciais do Parlamento ingls eram tambm inusitadas; este atuava como uma suprema corte encarregada das peties, o que preenchia a maior parte de suas funes no sculo XIII, quando se achava dominado principalmente por servidores do rei (ANDERSON, 1998).

21

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

territorial ortodoxa na Itlia (ANDERSON, 1998, p.143). Alm disso, outro artifcio que possibilita a criao da monarquia absoluta na Itlia consistiu no desenvolvimento prematuro do capital mercantil em uma determinada regio.
preciso buscar noutra parte o determinante fundamental que possibilitou a formao de um absolutismo nacional. Este reside precisamente no desenvolvimento prematuro do capital mercantil nas cidades do Norte da Itlia, que impediu o surgimento de um poderoso Estado feudal reorganizado no nvel nacional (ANDERSON, 1998, p. 143).

Ao contrrio das monarquias anteriores, na Sucia o processo de formao do absolutismo teve como base a subida de Gustavo Vasa ao trono.
A perspectiva de imposio de uma poderosa monarquia estrangeira na Sucia reuniu a aristocracia local e setores do campesinato independente sob o comando de um nobre usurpador, Gustavo Vasa [...] Uma vez instalado no poder, procedeu pronta e implacavelmente instalao das bases de uma monarquia estvel na Sucia (ANDERSON, 1998, p. 173).

Gustavo Vaza utilizando manobras polticas e apropriando-se do movimento de Reforma, expropriou a Igreja catlica da Sucia e propiciou o desenvolvimento do luteranismo.
Seu primeiro e decisivo gesto foi pr em andamento a expropriao da Igreja catlica, aproveitando-se do oportuno pretexto da Reforma. Iniciado em 1527, o processo veio a completar-se efetivamente em 1544, quando a Sucia tornou-se oficialmente um pas luterano (ANDERSON, 1998, p. 173).

A ao de Gustavo Vasa deu seguimento ao movimento protestante, que h muito ganhar foras em outras naes europias, confiscando e expropriando domnios eclesisticos, obtendo ostentosas riquezas como a dinastia Tudor atravs do confisco de mosteiros e dos soberanos alemes com a secularizao das terras eclesisticas.
[...] por meio de tais confiscos, Gustavo quintuplicou as terras da coroa, alm de anexar dois teros das dzimas anteriormente cobradas pelos bispos populao, e alm de se apropriar das macias baixelas de prata provenientes das igrejas e dos mosteiros (ANDERSON, 1998, p. 174).

Tratando do aspecto relacionado com as linhagens, um elemento comum entre os absolutismos, Anderson aponta uma diferena entre os casos, visto que a monarquia espanhola [...] beneficiou-se mais que qualquer outra linhagem na Europa, dos pactos da poltica dinstica dos casamentos (ANDERSON, 1998, p. 59). As crises que afetaram a Frana sempre foram marcadas por disputas entre as linhagens, entre elas a Guise - senhora do nordeste, Montmorency, cuja posse ia da Lorena Borgonha e os Bourbons que tinham sede no sudoeste. Tais disputas diferenciam-se do contexto de outras monarquias, como a da Espanha, que se beneficiou muito pelos casamentos e unies das linhagens espanholas. 22

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

J em relao formao das assemblias e parlamentos, Anderson observa a predominncia aristocrtica, que mesmo no conseguindo se estabelecer no mbito jurdico, fez com que as cortes permanecessem apenas como assemblias ocasionais e pouco definidas, sendo que sua convocao e formao estavam sob a vontade do monarca. No caso francs, o aumento do poder local e a tendncia centralizadora impediram, dessa forma, o surgimento de um Parlamento na Frana, o que contribuiu para a queda do poder real, tarefa do absolutismo. A Frana sempre mergulhada em crises e guerras incessantes assistiu em meio a essas o amadurecimento do absolutismo. Esse complexo de foras, que um carter especfico do absolutismo francs, em que cada dinastia que ocupou o poder contribuiu para o crescimento do absolutismo, embora em proveito de seus interesses, os privilgios eram mantidos. Na Inglaterra, as sucesses no trono determinaram a formao do absolutismo, em que cada dinastia (Tudor e Stuart) com polticas especificas conduziram a unificao poltica e econmica do pas. Na dinastia Tudor, o Parlamento, instituio existente aproximadamente desde o sculo XIII, no era convocado regularmente, pois as prticas polticas da dinastia Tudor atendiam aos interesses do Parlamento. Com a ascenso da dinastia Stuart adotou-se prticas para reduzir ou at mesmo dissolver o Parlamento. Essa atitude de dissoluo do Parlamento encobre a tentativa de restaurao da monarquia com o rei legitimado pelo direito divino, para restringir a autonomia do Parlamento que adquiria cada vez mais poder poltico e econmico. No caso italiano, diferentemente das demais monarquias, no ocorreram sucesses dinsticas muito menos foram favorecidas por casamentos entre as linhagens, o que impossibilitou a existncia de um Estado absolutista unificado territorialmente e centralizado politicamente. O que coexistiu foi a disputa entre o norte e o sul da Itlia, impossibilitando o domnio de uma aristocracia rural.
[...] a densidade urbana produziu apenas uma espcie de microabsolutismo uma proliferao de pequenos principados que cristalizou as divises do pas. Esses Estados em miniatura no estavam em posio de resistir s monarquias feudais vizinhas e, em breve, a ao de conquistadores estrangeiros alinharia forosamente a pennsula s monarquias europias (ANDERSON, 1998, p. 168).

A opulncia de cidades repblicas autnomas (as comunas) impossibilitou o desenvolvimento da monarquia feudal e, consequentemente, minou a base para uma possvel construo de um Estado absoluto. 23

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

A riqueza e a vitalidade das comunas de Toscana e da Lombardia derrotaram o esforo mais importante de construo de uma monarquia feudal unificada, que poderia ter fornecido a base para um posterior absolutismo (Anderson, 1998, p. 143).

O Estado sueco foi caracterizado por articulaes polticas que envolviam interesses do Estado (dinastia Vasa) e da aristocracia rural, visto que as sucessivas ascenses desta dinastia, que se perpetuaram na administrao do Estado, procuravam garantir os privilgios da aristocracia rural. O Estado, sob o comando de Gustavo Vasa, mantinha uma relao amistosa com a aristocracia, concedendo a elite rural vrios privilgios e impondo pequenas restries, relao que se manteve aps a sua sucesso. No reinado de Joo III foram amplos os benefcios concedidos aos ilustres funcionrios. Enquanto isso, no plano interno, verificou-se um rpido incremento dos benefcios, cada vez mais confiados pelos monarcas aos novos funcionrios e bailios, at que, por volta da dcada de 1590, apenas um tero deles estava nas mos da nobreza (ANDERSON, 1998, p. 175). Estes benefcios fizeram com que o aparato burocrtico sueco permanecesse nas mos da nobreza, criando mecanismos que legitimassem as decises da monarquia. As assemblias tambm ocorreram em outros pases como no caso ingls, o Parlamento; no caso francs os Estados Gerais e no espanhol a Disputacio como uma assemblia mais efetiva. Ainda no caso sueco no houve uma poltica voltada para o fortalecimento do exrcito. Igualmente no caso italiano o exrcito tambm permaneceu fraco, pois cada cidade mantinha sua forma de proteo em relao s outras monarquias, sendo que a burocratizao deste Estado foi prejudicada por causa da separao das cidades. No caso francs, a burocratizao foi amplamente favorecida pela profissionalizao dos funcionrios para controlar o amplo territrio. O pas foi dividido em 32 ginralites, sendo que em cada uma das divises um funcionrio tinha autoridade suprema e todos eram supervisionados por uma srie de outros funcionrios. Tal tipo de administrao favorece a profissionalizao e especializao dos funcionrios. A centralizao poltica na Espanha foi prejudicada, visto que no se produziu uma burocracia forte e um exrcito tambm no foi constitudo, restringindo at mesmo a autonomia das cidades com a instalao de corregedores. Outro aspecto em que o Estado espanhol fracassou foi na unificao monetria, que tambm passou por um fracasso fiscal e jurdico de um sistema. A partir de 1560 o Novo Mundo, passou, cada vez mais, a 24

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

determinar o futuro do absolutismo espanhol,


[...] isso significava que o absolutismo na Espanha poderia ainda, por muito tempo, a prescindir da lenta unificao fiscal e administrativa que constitua uma condio prvia para o absolutismo de outros pases: a obstinada recalcitrncia de Arago era compensada pela complacncia do Peru (ANDERSON, 1998, p. 69).

O aparelho militar do Estado espanhol foi aprimorado at atingir um alto grau de percia e eficcia, a sua organizao e seu sistema de abastecimento tornaram-se os mais avanados da Europa. Ao contrrio da burocracia francesa que foi formada de maneira forte atravs da profissionalizao de seus funcionrios. No sculo XVII, inmeros conflitos se instalaram tanto internamente quanto externamente, piorando a situao do Estado espanhol, pois esse dependia de inmeros recursos o que provocou at mesmo a venda de honrarias. Com o conflito europeu a Espanha se viu frente ao fim de seus recursos e sua superioridade ao fim com a derrota na Guerra dos Trinta Anos. Com esse fato a monarquia Bourbon (francesa) levou ao fim os Habsburgo e fez o que esses no haviam conseguido, com experincias tcnicas francesas e os funcionrios civis criaram um Estado unitrio centralizado no sculo XVIII. O exrcito foi totalmente remodelado e profissionalizado, a administrao foi arrochada e reformada. Enfim, o absolutismo espanhol foi dado por essas combinaes de soberania e propriedade [...] que constituam uma sobrevivncia vigorosa do senhorio territorial na poca do absolutismo. O ancien rgime preservou suas razes feudais na Espanha at o dia de sua morte (ANDERSON, 1998, p. 83). Tratando-se dos pases do Leste Europeu, Anderson descreve o Estado absolutista do leste, do menor e mais atrasado dos territrios feudais do Bltico a Prssia, a qual originou o maior Estado do capitalismo industrial do continente, mas que diferentemente de seus adversrios, representou um desenvolvimento desigual e combinado das caractersticas atribudas ao absolutismo em seu carter geral de desenvolvimento histrico. Segundo Anderson, o Estado absolutista prussiano teria surgido em uma viso geral, que de certa forma segue os escritos de Marx e Engels, de uma determinancia meramente econmica. O que pode ser discutido visto que tais escritos, que viam este Estado conduzido por uma dinastia que se elevou atravs de subornos, ao serem analisados com uma maior [...] perspiccia revelar, de modo geral, um resultado oposto (ANDERSON, 1998, p. 237). Anderson afirma que a elevao da linhagem Hohengollern 25

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

revela algumas das questes gerais fundamentais sobre a natureza e a funo do absolutismo na poltica da Europa. A origem desta casa no foi em particular animadora. Esta linhagem, hohenzaollern, foi originalmente transplantada durante sua luta na Bomia do sul da Alemanha para o Brandesburgo, no incio do sculo XV. Uma manobra poltica de seu imperador Seigismundo, sendo que se constitua como uma aristocracia em conflitos com as cidades. Dessa maneira, pode-se perceber que no houve somente razes econmicas para a formao do Estado Prusso. Tal Estado surgiu de um sistema de Estados enraizados, sob o domnio da nobreza, que a todo o momento buscava manter seu domnio sobre suas posses, atravs da sucessiva dominao da linhagem Hohenzellern. Um pas fraco tanto econmica quanto militarmente que foi se fortalecendo devido importncia da fora militar na construo dos diversos Estados absolutistas do leste. Atravs de um pacto firmado entre o governante Frederico Guilherme I e a aristocracia deram-se bases para o surgimento do Estado absolutista na Prssia. No que condiz a burocracia, seu ncleo foi dado quando os Estados que formavam este Estado absolutista votaram um contingente maior de subsidio para a construo de um exrcito permanente. Alguns conflitos proporcionaram um equilbrio interno das foras existentes, um exemplo a Guerra do Bltico (1656-60), que possibilitou a perpetuao dos privilgios. Com isso enquanto o sistema de Estados era demolido, sua burocracia e exrcito cresciam aceleradamente, favorecendo desta maneira o domnio do Estado, formando um Comissariado, uma espcie de parlamento, que ajudou o Estado absolutista prusso a prosperar. E a unio dinstica com outros pases forneceu as bases para uma futura capitalizao da Prssia. Conforme salienta Anderson, a Polnia foi o nico Estado do Leste europeu que no conseguiu produzir um Estado absolutista na regio e acabou por desaparecer. Ao contrrio da parte ocidental que produziu em sua totalidade um conjunto de Estados fortes, capazes de promover o desenvolvimento do capitalismo. As razes que levaram a Polnia a no conseguir formar um Estado feudal centralizado parecem nunca terem sido estudadas pela historiografia moderna. A Polnia sofreu relativamente menos que qualquer outro pas do Leste europeu as crises provocadas pela Peste Negra, enquanto seus vizinhos eram devastados por ela. Anderson mostra atravs de uma anlise consistente como as linhagens dinsticas influenciaram na composio do enredo social ao qual estava engendrada a 26

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

Polnia.
[...] a monarquia Piast, reconstituda no sculo XIV, atingiu o apogeu poltico e cultural durante o reinado de Casimiro III, depois de 1333. Com a morte deste monarca em 1370, extingui-se a dinastia e o ttulo real passou para Lus de Anjou, rei da Hungria. Monarca absentesta, Lus viu-se forado a conceder nobreza da Polnia o privilgio de Kosice, em 1374, em troca da confirmao dos direitos de sua filha Jadwiga sucesso do trono polaco: a aristocracia ganhou a garantia da imunidade econmica frente a novos impostos e a autonomia administrativa em suas localidades, numa carta inspirada em modelos hngaros anteriores (ANDERSON, 1998, p. 280).

A Polnia comea em meados do sculo XIV a iniciar a formao de um Estado centralizado a partir das confederaes tribais da Litunia. Anderson demonstra as barreiras feudais ainda presentes no Estado, pois este [...] exerceu sobre ela uma dominao atravs da suserania militar, que reduziu os senhores locais a uma condio de vassalos (ANDERSON, 1998, p. 280). No mbito administrativo, os funcionrios no se especializaram e sua autoridade foi limitada na produo, o campesinato foi impossibilitado de deslocar-se a outras regies, a servido estava cada vez mais presente na propriedade, sendo reduzida pequena propriedade dos camponeses. No plano poltico, a partir de meados do sculo XVII, a lgica anrquica da organizao poltica polonesa atingiu uma espcie de paroxismo institucional com a norma da unanimidade parlamentar, o famoso liberum veto, que permitia que atravs de um s voto negativo se dissolvesse a Sejm5 e, dessa forma, paralisava-se o Estado. O que o caso da Polnia comprova justamente aquilo que Anderson mostrou na sua anlise geral do Leste europeu, ou seja, o reforo da servido na Polnia impediu que se formasse um comrcio interno forte e que se acompanhasse o desenvolvimento das tcnicas de produo para o aumento da produtividade. Conseqentemente, o que se v uma regio retrograda em relao ao lado ocidental, as tcnicas agrcolas ainda muito primitivas, no havia ainda uma indstria, pois esta era restringida drasticamente. J o absolutismo austraco baseou-se de forma mais completa e exclusiva no princpio de organizao dinstica do que qualquer outro Estado da Europa. A linhagem Habsburgo teria poucos rivais quanto durao de seu domnio: conservou o poder na ustria, de modo ininterrupto, do final do sculo XIII ao princpio do sculo XX. A dinastia

Assemblia nacional composta por deputados e senadores, esta assemblia era assistida por assemblias locais e provinciais, a primeira era composta de representantes eleitos da Sejmik, o segundo por altos dignitrios do Estado, eclesisticos e laicos (ANDERSON, 1998).

27

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

legislava por todas as regies do territrio austraco, havia uma centralizao poltica unificada na identidade dinstica.
[...] a nica unidade poltica existente entre as diversas regies que viriam formar o imprio austraco era a identidade da dinastia que as governava. O estado Habsburgo foi sempre, de modo incomparvel, um Hausmachi familiar um agrupamento de heranas dinsticas sem um denominador comum tico ou territorial (ANDERSON, 1998, p. 299).

O Estado austraco foi fruto do poder dessas diversas dinastias, poltica e territorialmente hbridas, mas que tinham como fundamento maior conservar o domnio da sucesso imperial e, principalmente, consolidar e expandir sua base territorial. O que contribuiu para que nunca se conseguisse constituir em um estado unificado politicamente. As estruturas heterclitas do absolutismo austraco refletem a natureza compsita dos territrios que ele presidia e que nunca foi capaz de reduzir, de maneira duradoura, a uma estrutura poltica nica (ANDERSON, 1998, p. 300). Devido ao carter conglomerado das formaes sociais sobre as quais as dinastias assentaram seus domnios, o Estado austraco se constituiu frgil militar e politicamente. O exrcito era constitudo por levas de mercenrios estrangeiros e inexistia uma classe senhorial nica e, sim, vrios grupos fundirios territorialmente distintos. O absolutismo na Rssia foi o nico mais estvel da Europa, que persistiu at o sculo XX, contrariando todos os seus contemporneos. "O czarismo russo sobreviveu a todos os seus precursores e contemporneos para se tornar o nico Estado absolutista no continente a permanecer intacto at o sculo XX" (ANDERSON, 1998, p. 328). Palco de intermitentes sucesses dinsticas, o czar russo se caracteriza por diversas prticas polticas, que organizavam a estrutura socioeconmica do Estado. A nobreza de carter extremamente militar, foi de tamanha importncia na ascenso poltica e militar da Rssia, recebiam concesses em formas de ttulos e terras, prticas voltadas principalmente para aqueles que se dedicavam ao servio do Estado.
Em contrapartida, todos os que ocupassem determinadas posies no servio militar do Estado recebiam o grau de nobreza correspondente, o qual, acima de certos graus, tornava-se hereditrio. Ttulos e privilgios aristocrticos continuaram, portanto, at 1917, a ser relacionados pelo sistema poltico com as diferentes funes administrativas (ANDERSON, 1998 p. 346).

Esse carter militar deve-se as intensas guerras no territrio russo, onde em determinados perodos exauriram o Estado e a economia. O absolutismo na Rssia, dessa forma, apresenta-se, por um lado, centralizado poltica e militarmente, mas por outro, fraco

28

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

social e economicamente. O sistema administrativo e fiscal era modernizado "[...] com a abolio do sistema de abastecimento (na prtica, salrios em espcie) dos funcionrios provinciais e a criao de um errio central para as receitas fiscais" (ANDERSON,1998, p. 331). As medidas militares, econmicas e administrativas visavam fortalecer de modo considervel o poder poltico do Estado. A maior parte da estrutura de comando era controlada por essa nobreza, de acordo com seu grau aristocrtico. "O Estado foi oficialmente proclamado uma autocracia: o czar governava por toda a nobreza, em seu prprio nome apenas (ANDERSON,1998, p. 347). Seguindo a anlise dos pases que compem o Leste europeu destacamos, um caso a parte, onde nota-se que no h uma separao entre a religio e o Estado. A Casa do Isl, no aspecto geopoltico, constitua uma sub-regio distinta, pois devido ausncia de qualquer integrao no sistema poltico internacional do fim do sculo XIX e incio do sculo XX faria desta rea o barril de plvora da Europa, que detonou a conflagrao de 1914. Esse aspecto, segundo Anderson, mostra que
[...] o padro geral de desenvolvimento nessa parte do continente serve adequadamente de prova e eplogo a qualquer pesquisa sobre o absolutismo. Ao longo de sua existncia no continente, o Imprio Otomano foi sempre uma formao social parte. Sob o domnio da Porta, pela sujeio ao Isl, os Blcs pareciam ter escapado perspectiva geral europia (ANDERSON, 1998, p. 361).

O aparato governante compreendia todo o aparelho burocrtico e militar do imprio. Os seus extratos superiores eram recrutados basicamente entre ex-escravos cristos cujo grupo principal foi iniciado nestas funes graas criao do devshirme. Essa instituio foi interpretao dos princpios ghazi e do Antigo Isl que definiu o conjunto do sistema otomano em ascenso. Todos os anos eram recrutadas crianas do sexo masculino entre as famlias crists das populaes subjugadas nos Blcs, em seguida eram mandadas a Constantinopla ou Anatlia para serem educadas como muulmanas e treinadas para posies de comando no exrcito e na administrao, como servidores diretos do sulto. Desse modo, conciliavam-se as tradies ghazi de converso religiosa e expanso militar e a tradio do Antigo Isl de tolerncia e tributao junto aos infiis. No incio uma das funes principais do devshirme era precisamente formar soldados de infantaria disciplinados e confiveis. Segundo Anderson (1998, p. 367) esse
[...] surpreendente paradoxo que uma sinarquia de escravos, impensvel no feudalismo europeu, encontra uma explicao inteligvel no conjunto do

29

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

sistema social do despotismo osmanli. Havia, com efeito, um vnculo estrutural entre a ausncia da propriedade privada da terra e a eminncia da propriedade estatal dos homens.

A escravido no se definia pela oposio liberdade, mas pela proximidade de acesso ao comando imperial, ou seja, atravs da prestao de servios militares. A instituio governante coexistia com um extrato nativo de militares islmicos, os guerreiros sipahi, que ocupavam uma posio muito diferente no interior do sistema. O sultanato lhes atribua domnios fundirios ou timars, dos quais podia extrair rendimentos fixados em troca de dos servios militares prestados. Cabe destacar, que a doutrina islmica jamais admitiu qualquer separao ou distino entre Igreja e Estado, uma vez que, essa noo para ela quase no tinha significado. De acordo com Anderson, o zelo religioso do primeiro encontrou um escoadouro no fantico obscurantismo do ulemato turco, ao passo que a gravitas social do ltimo era acatada graas a sua slida integrao nos mecanismos do sultanato. Dessa maneira, havia uma limitao formal da autoridade do sulto, que era, em certo sentido, o reverso da ampliao do poder do Estado otomano, originrio da criao de um aparelho eclesistico profissionalizado. Segundo o autor em toda a zona dos Blcs, a nobreza tnica local em breve estaria eliminada, e o fim desta nobreza local, onde permaneceu apenas alguma exceo, provocou uma profunda modificao dos sistemas sociais autctones que se tornaram complexos e contraditrios. Um fator importante para compreender a situao paradoxal do campesinato na regio balcnica, segundo Anderson, a conseqncia poltica e cultural, que foi uma efetiva regresso s instituies clnicas e s tradies particularistas entre a populao rural, ou seja, isso impossibilitou o desenvolvimento local dos modos de produo mais avanados e, consequentemente, provocou um regresso s condies prfeudais.
Portanto, embora a grande massa da populao rural tivesse se beneficiado materialmente com o impacto inicial da conquista turca, j que esta levou a uma reduo do excedente extrado dos produtores diretos no campo, a outra faceta do mesmo processo histrico foi a interrupo de qualquer desenvolvimento social autctone em direo a uma ordem feudal mais avanada, um regresso a formas patriarcais pr-feudais e uma longa estagnao em toda a evoluo histrica da pennsula balcnica (ANDERSON, 1998, p. 373).

Anderson aponta que dada natureza do Estado otomano no existia um espao protecionista onde pudesse desenvolver-se uma burguesia mercantil turca e a partir 30

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

do sculo XVII as funes comerciais foram crescentemente devolvidas s comunidades minoritrias de infiis, gregos, judeus ou armnios. O nvel da economia otomana nunca atingiu um grau de desenvolvimento comparvel ao da expanso do imprio, foi sempre de carter militar. Na cosmogonia osmanli o planeta dividia-se em duas grandes reas a Casa do Isl e a Casa da Guerra (ANDERSON, 1998, p. 376).
Depois de 1700, os funcionrios civis turcos e os mercadores gregos fanoriotas de Istambul adquiriram crescente poder e influncia na Porta, medida que a capacidade militar do Estado otomano se enfraquecia os primeiros, sempre em ascenso, tornaram-se paxs e governadores nas provncias, ao passo que os ltimos conquistaram postos lucrativos numerrios e tornavam-se hospodares6 na Romnia (ANDERSON, 1998, p. 384).

De acordo com Anderson, a decomposio do despotismo osmanli no deu origem a um feudalismo consumado. At 1826, no havia qualquer garantia de propriedade nem de ttulos de nobreza. O Estado osmanli continuava a ser, no sculo XIX, um territrio estagnado, sustentado pela rivalidade das potncias europias que aspiravam sua herana. Assim, segundo Anderson o nascimento de uma nova forma de Estado teve de esperar at que a preservao diplomtica das relquias antigas chegasse a seu fim, com o conflito internacional da Primeira Guerra Mundial, que finalmente libertou de sua misria o reino osmanli. Enfim, como demonstra claramente Anderson, o Estado absolutista foi um aparelho institucional estabelecido por uma classe consciente das relaes sociais, em um ambiente de transio do modo de produo feudal, estabelecido pelas grandes propriedades latifundirias, organizadas sobre a gide da servido. Contrapondo-se ao modo de produo capitalista, onde o emergir das manufaturas, impulsionadas pelo capital mercantil, estabelece uma economia voltada para transaes entre demandantes e ofertantes, e a servido ceder gradativamente lugar para o proletariado, pea fundamental do capitalismo, pois dele o capitalista obter o lucro, ou seja, a "mais-valia" que impulsionar o desenvolvimento capitalista. Relaes essas estabelecidas por senhores feudais e agora tambm aventureiros capitalistas, que estruturam a sociedade de forma a manter seu domnio poltico garantindo seu efetivar enquanto "Lcus de dirigentes". Em sua obra Anderson deixa bem claro que o Estado absolutista no Ocidente e no Leste apresenta algumas peculiaridades, essas estabelecidas pelo agir dessa classe
6

Antigos prncipes de certos vassalos do sulto de Constantinopla (ANDERSON, 1998).

31

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

aristocrtica rural e em alguns lugares rural e tambm com mentalidade capitalista. Essa ser a grande diferena entre o Ocidente e o Leste, pois no Ocidente a aristocracia comutar suas atividades adaptando-se a essa sociedade de transio e no Leste contrariamente - a aristocracia criar uma mquina de represso ao emergir desse modo de produo capitalista, restringindo todo tipo de investimento e podando toda a organizao poltica que se proponha a tal. Essa diferena como aponta Anderson ser responsvel diretamente na formao e manuteno dos Estados absolutistas na Europa, demonstrando que existir um hiato entre ambos, gerado pelas prticas adotadas pela aristocracia em cada pas, onde no Leste essas prticas sero condicionadas atravs da forte represso. Dois ambientes: enquanto de um lado as novas relaes sociais atuaram de forma a extinguir paulatinamente as antigas relaes existentes, do outro, o temor da desestruturao social ocasionado por essas novas foras atuou de maneira a consolidar as relaes existentes no seio da sociedade. Enquanto, o Estado absolutista do Ocidente foi o aparelho poltico recolocado de uma classe feudal que aceitara a comutao das obrigaes, ou melhor, uma compensao pelo desaparecimento da servido, num crescente ambiente urbano, no qual, essa classe tinha que se adaptar, no Estado absolutista do Leste, ao contrrio, a elite rural criar um mecanismo para reprimir todas as formas de desenvolvimento urbano, uma mquina de consolidao da servido. A violncia introjetada nas relaes sociais foi, inigualavelmente, superior do Ocidente, o que contribuiu para restringir o desenvolvimento do Estado nos moldes capitalistas. Alm do carter da nobreza que impossibilita a formao de Estados unificados e centralizados nos pases do Leste, uma nobreza composta por diversas etnias e sem uma organizao hierrquica feudal.
Precisamente, a construo do edifcio absolutista moderno no Leste requeria a criao da arcaica relao de servio outrora caracterstica do sistema feudal do Ocidente. Tal relao nunca criara razes profundas no Leste; todavia, medida que ia desaparecendo no Ocidente, com o advento do absolutismo, ela aparecia no Leste, por exigncia do absolutismo (ANDERSON, 1983, p. 225).

Anderson apresenta uma anlise marxista para as monarquias absolutistas. Na obra Linhagens do Estado Absolutista, o autor parte das caractersticas gerais de formao dos Estados, complementando seu trabalho com as particularidades de cada caso europeu tanto do Ocidante quanto do Leste, trazendo um no diferencial para a compreenso do 32

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

absolutismo, pois trabalhos anteriores, somente tratavam o caso pelo lado terico, enquanto categoria de anlise histrica, desta forma analisando de forma geral o absolutismo, ou compartimentavam o absolutismo de forma factual, no se importando com as variantes absolutistas.

REFERNCIAS

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo: introduo a um debate contemporneo. So Paulo: Brasiliense, 1983. ANDERSON, Perry. Afinidades seletivas. Seleo e apresentao Emir Sader. So Paulo: Boi tempo, 2002. 384 p. ANDERSON, Perry. Consideraes sobre o marxismo ocidental. Traduo Marcelo Levv. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. 167 p. ANDERSON, Perry. Entrevista: Perry Anderson. Srie Conversas com a Histria, Universidade de Berkeley. Entrevista concedida ao professor Harry Kreisler, 2001. Disponvel em: <http://globetrotter.berkeley.edu/Elberg/Anderson/anderson-

con0.html>.Acesso em: 24 abr. 2004. ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. 3. ed. 1 reimpresso. SoPaulo: Brasiliense. 1998.

33

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

CARDOSO, CIRO. F. S. Vocabulrio crtico. In: CARDOSO, CIRO. F. S. O trabalho na Amrica colonial. So Paulo: tica, 1988. p. 83-88. CARMO, Snia Irene Silva do; COUTO, Eliane Frossard Bittencourt. A formao do capitalismo e a colonizao da AmricaSo Paulo:ATUAL, 2000 COTRIM, Gilberto. Histria Global Brasil e Geral. So Paulo: Saraiva, 1997.ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987. FERNANDES, Florestan (Org.). K. Marx / F. Engels. So Paulo: tica, 1989. (ColeoGrandes Cientistas Sociais).FONTANA, Josep. Histria: anlise do passado e projeto social. Traduo Luiz Roncari.So Paulo: EDUSC, 1998. HELD, David. Modelos de Democracia. Traduo de Alexandre Sobreira Martins. BeloHorizonte: Paidia, 1987. HESPANHA, Antnio Manuel. O debate acerca do Estado Moderno .

In:TENGARRINHA, Jos (Org.). Histria de Portugal. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo:EDUSC; UNESP; Portugal, PT: Instituto Cames, 2001. 452 p. (Coleo Histria). HOBSBAWM, Eric J. Histria do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.Volume1: O Marxismo no tempo de Marx.HOBSBAWM, Eric J. Histria do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.Volume11: O Marxismo de hoje (1 parte). HOBSBAWM, Eric J. Sobre histria. Traduo Cid Knipel Moreira. So Paulo: Cia das Letras, 1998. 336 p. (Ensaios). KRISCHKE, Paulo J. (Org.). O Contrato social ontem e hoje. So Paulo: Cortez, 1993. LADURIE, Emmanuel Le Roy. O Estado monrquico: Frana 1460-1610. TraduoMaria Lcia Machado. So Paulo: Cia das Letras, 1994.

34

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

MARQUES, J. Luiz. O marxismo: passado e presente. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1992.(Coleo Sntese Universitria). MARX, Karl. Para a crtica da economia poltica, do Capital, o rendimento e suas fontes.Traduo de Edgard Malagodi. Colaborao de Jos Arthur Giannotti. So Paulo: NovaCultural, 1999. MARX, Karl. Para uma crtica da economia poltica, do capital, o rendimento e suas fontes. Traduo de Edgard Malagodi. Colaborao de Jos Arthur Giannotti. SoPaulo: Nova Cultural, 1999. MARX, Karl; ENGELS, F. Selected correspondece. Carta a J. Bloch. p. 417-9. In: FERNANDES, Florestan (Org.). K. Marx / F. Engels. So Paulo: tica, 1989. (Coleo Grandes Cientistas Sociais). MORINEAU, Michel. O sculo XVI 1492-1610. Lisboa: Dom Quixote, 1980. In:MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flvio Costa; FARIA, Ricardo de Moura.Histria Moderna atravs de textos. 7. ed. So Paulo: Contexto, 2001. (Coleo Textose Documentos, 3). p. 54-55. POMER, Leon. O surgimento das naes. So Paulo: Atual; Campinas:

Ed.Universidade Estadual de Campinas, 1985. In: MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flvio Costa; FARIA, Ricardo de Moura. Histria Moderna atravs de textos.7. ed. So Paulo: Contexto, 2001. (Coleo Textos e Documentos, 3). p. 56-57. POULANTZAS, Nicos. O Estado capitalista. In: POULANTZAS, Nicos. Poder poltico e classes sociais do Estado Capitalista. Traduo de Francisco Silva. Porto: Portucalense, 1971. p. 174-186. RMOND, Ren (Org.). Por uma Histria Poltica. Traduo por Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ / Fundao Getulio Vargas, 1996.

35

Histria, imagem e narrativas N 8, abril/2009 ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br


o

SQUIERE, P. Absolutismo. In: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Giafranco. Dicionrio de Poltica. Braslia: UNB, 1997. p.SQUIERE, P. Estado Moderno. In: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola,PASQUINO, Giafranco. Dicionrio de Poltica. Braslia: UNB, 1997. p. VILAR, Pierre. Histria marxista, histria em construo. In: LE GOFF, Jacques.Histria: novos problemas. Traduo Carlos Nelson Coutinho e Nemsio Salles. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1983. WRIGHT, Erik Olin. Reconstruindo o marxismo: ensaios sobre a explicao e teoria dahistria. Traduo de Pedrinho A. Guarecshi. Petrpolis: Vozes, 1993.

36

Das könnte Ihnen auch gefallen