Sie sind auf Seite 1von 1

Governo constitucional (1934-37) - fatos marcantes: A "intentona" comunista (1935): as contradies sociais aguadas com o desenvolvimento industrial fortaleceram

o partido comunista. O objetivo do PC era criar alianas com setores mais progressistas da sociedade por isso criou a Aliana Nacional Libe rtadora (ANL) com um programa nacionalista, antifascista e democrtico. Com a represso de Vargas a ANL, os comunistas passaram a preparar uma insurreio arm ada. Devido a no participao popular, a intentona terminou em uma "quartelada" fraca ssada liderada por Prestes. Os dois anos que se seguiram foram marcados pelo fec hamento poltico (estado de stio) que prenunciava a ditadura que se iniciaria em 19 37. A ascenso da ideologia fascista: A ao integralista brasileira (AIB), liderada por P lnio Salgado, foi a expresso tpica do modelo fascista no Brasil. Propunha o culto a o seu lder e uma retrica agressiva anticomunista e nacionalista. O integralismo ap oiou entusiasticamente o Golpe de 37, no entanto, Vargas no dividiu os privilgios do poder com a AIB. O plano COHEN: Em determinado momento, o governo anunciou ter descoberto um plan o comunista subversivo e o utilizou para dar o golpe de estado em 1937 canceland o as eleies de 1938. Na verdade, o plano era falso e foi apenas o pretexto para a ditadura. Iniciava-se o ESTADO NOVO. O Estado Novo (1937-45) - fatos marcantes: A constituio de 1937 (a "polaca"):outorgada e fascista. Estabelecia que o presiden te teria o poder nas mos enquanto no se convocasse um plebiscito para aprov-la (o q ue no aconteceu).

A ditadura: os partidos foram suprimidos, o legislativo suspenso, a censura esta belecida pelo departamento de imprensa e propaganda (DIP), centralizaram-se as f unes administrativas atravs do departamento de administrao do servio pblico (DASP), as liberdades civis deixaram de existir. A economia: aprofundamento da industrializao atravs do processo de substituio de impo rtaes nos setores de bens de consumo no durveis (tecidos e alimentos) e, principalme nte, dos bens intermedirios (metalurgia e siderurgia). O estado arcou com o nus da industrializao numa demonstrao de nacionalismo econmico: foram criados a vale do rio doce, a siderrgica nacional e o conselho nacional de petrleo (nacionalizao do refin o, no a estatizao). A questo social: criou-se o salrio mnimo (1940), a consolidao das leis trabalhistas ( 1943) e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministrio do trabalho. Deix ava-se claro a combinao entre paternalismo estatal e fascismo. O estado passava a controlar as relaes entre capital e trabalho (CORPORATIVISMO). A 2 guerramundial e a queda de Vargas: at 1941, o Brasil manteve-se neutro na guer ra com declarada simpatia pelos fascistas. Em 1942, porm, a ajuda americana para construo da usina de Volta Redonda foi decisi va para que Vargas declarasse guerra ao EIXO. A contradio entre a poltica externa e a realidade interna do regime se torna patente forando a abertura do regime. A abertura aconteceu em 1945: Surgiram partidos polticos como a UDN (burguesia fi nanceira urbana ligada ao capital estrangeiro), o PSD (oligarquias agrrias), o PT B (criado por Vargas - massas operrias citadinas), o PCB (intelectualidade). Ao mesmo tempo, Getlio adotava um discurso cada vez mais nacionalista earticulava o movimento QUEREMISTA, favorvel a sua permanncia nos cargo. Em 1945, o exrcito de rrubou o presidente evitando o continusmo.

Das könnte Ihnen auch gefallen