Sie sind auf Seite 1von 4

Embutidos Mandrick

Manual de boas prticas de fabricao

Abril / 2012

Identificao da agroindstria Nome: Embutidos mandrick. Endereo: Colnia Santo Antnio. Telefone: (45)88196082 Cadastro: ( CPF) 857.878.339-53

Relao dos produtos e sua disposio A agroindstria tende a oferecer 5 (cinco) produtos, derivados de uma mesma matria prima a carne suna, sendo estes o salame, linguicinha, morclia ,torresmo e banha.

Instalaes da agroindstria Localizao A agroindstria esta localizada na comunidade da Colnia Santo Antnio a 7 km de distncia de Diamante Do Sul, a agroindstria deve estar cercada com tela na distncia de no mnimo 7m ao redor da agroindstria , longe do pocilgas, currais, de qualquer produo que gere odor e/ou resduos que prejudique a qualidade do produto final. A agroindustria deve ser projetada para que possa haver modificaes e/ou ampliaes, com espao suficiente para circulao do pessoal sem entrevero e que o produto no retorne a passar pelos mesmos lugares. Elas devem dispor no mnimo:

*rea suja e recepo; *rea de armazenamento da matria prima (cmeras frias a 0C), temperos e utenslios; *rea de manipulao e fabricao; *defumatrio; *rea de armazenamento do produto final; *banheiros e vesturios; *armazenamento de lixos, materiais no comestveis.

Vias de acesso interno A agroindustria deve ser cercada ao redor com tela, etela nas janela para evitar entrada de animais indesejados; no circulao de pessoal estranho que no trabalha no local, sendo eu os trabalhadores cada um com sua funo, e no trocar de atividades sem a higienizao adequada. Os pisos e paredes devem ser de material impermevel, antiderrapante que no acumulem sujeiras, fcil limpeza e sanitizao, e cor clara.

Edifcios e instalaes *rea de produo A rea de produo deve oferecer espao suficiente para a circulao dos manipuladores sem tumulto; e equipamentos e utenslios em ao inoxidvel; bacias e baldes de material atxico de cor clara; bancadas e mesas de apoio em ao inoxidvel e de preferncia mveis. Porta e janelas feitas de acrlico e vidro transparente para comunicao visual, com telas para barreira de animais indesejados, e borracha na parte inferior de porta. A empresa deve dispor de instalaes e matrias suficiente para atender as necessidades dos manipuladores.

*Divisrias Cada divisria ter uma funo para no haver contato entre matria prima e produto final, o material usado deve ser de fcil limpeza transparente para facilitar a comunicao visual. *Banheiros e vestirio Este deve ficar na parte externa da agroindstria, evitar o contato dessa rea com as outras e esta deve dispor de chuveiro, sanitrio e pia de loua com detergente e toalha de papel para higienizao das mos, ao retorna a rea de manipulao fazer a higienizao das botas e braos na rea suja. *Higienizao das mos Devem ocorrer de maneira frequente , sempre que trocar de atividade, aps uso de sanitrios, ao entrar na rea de manipulao e processamento. A higienizao das mos deve ser feita at o antebrao com cerca de uma colher de detergente espalhando bem entre os dedos(durar aproximadamente 15s), enxaguar abundantemente at a remoo total da espuma, secar as mos e brao com papel toalha. *Armazenamento de lixo no consumvel Deve-se pensar em maneiras alternativas para se tomar com essas matrias no aproveitveis como a compostagem, incinerao e/ou alimentos para outros animais, focas.

Das könnte Ihnen auch gefallen