Sie sind auf Seite 1von 3

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

GERENCIA & GESTO DE MANUTENO DE VLVULA DE CONTROLE

A manuteno de uma vlvula de controle deve obedecer aos mesmos critrios de outros equipamentos industriais, levando em considerao a condio diferenciada de estar em contato direto com o fluido e por muitas as vezes, abrasivo, corrosivo, txicos, submetido a altas presses e ou altas temperaturas. Suas falhas, afetam imediatamente a qualidade do produto e desempenho da produo. As mesmas tcnicas e ferramentas da engenharia de manuteno devem ser adotadas. Apoiando metas organizacionais criando critrios de avaliao com segurana. Aumentando confiavelmente a periodicidade dos eventos.

Manuteno Preditiva O uso de software de diagnstico de vlvula de controle que analisa seu funcionamento, bastante eficaz na deteco de defeitos nos posicionadores e atuadores. Seu uso bastante limitado na anlise de defeitos no corpo da vlvula , pois s verifica o comprimento de seu curso e o atrito provocado pela presena de corpo estranho. Tambm so analisados seguintes parmetros: - Histerese - Banda morta - Repetibilidade - Linearidade - Velocidade de resposta de abertura - Velocidade de resposta de fechamento - Curso do obturador - Atrito nas guias e gaxeta - Fora de assentamento Muito usado, o software que faz a predio do vazamento com a vlvula instalada na linha utilizando a difuso acstica, onde sensores so conectados em seu corpo e o rudo captado na vlvula e no ambiente so comparados com modelos matemticos, determinando se o vazamento instalado no processo maior que permitido para sua classe de vedao. O uso combinado dos softwares acima no suficientes para determinar se uma vlvula deve ser manutencionada. O correto a elaborao de um programa de manuteno.

Diagnostico On line A instalao de posicionadores que fazem a assinatura online em vlvulas de controle instaladas em locais crticos para o processo , garantem a continuidade e segurana operacional.

Dados estatsticos dos defeitos 87% Posicionadores 9% Atuadores-------------(atuador diafrag-mola, numero de falhas e 15 a 18 vezes menor) 4% Corpo da vlvula-- * (vlvula globo, numero de falhas 8 vezes menor que borboleta)
( pequenas variaes de acordo com o natureza do processo e equipamento utilizado) * ( literatura especializada afirma que apesar do investimento inicial maior, o custo beneficio melhor para uso de vlvulas globo ate 4 com curva linear quando instaladas no lugar de borboletas )

Manuteno Preventiva Indispensvel e mais cara das manutenes, por isso deve ser cuidadosamente planejada e programada, seguindo diretrizes traadas no plano de manuteno.

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

Manuteno Produtiva Total Filosofia gerencial realizada por todos colaboradores buscando melhor trato do processo produtivo , visando o autogerenciamento no local de trabalho em pequenas e no menos importantes tarefas.

PLANO DE MANUTENAO A criao de um plano de manuteno deve levar em considerao: 1-Utilizao adequada de software de gesto de manuteno. 2-Anlise dos registro de todas as falhas . 3-Anlise dos registros do tempo mdio entre falhas . 4-Anlise de registros dos desgastes verificados em preventivas anteriores. 5- Desgastes prematuros causados por mal sintonia de controle . 6- Identificao de cavitao, flasching, danos por vibrao mecnica, fadiga trmica . 7-Verificao de defeitos provocados por mal especificao ou dimensionamento. 8-Determinao de outras causas raiz 9-A criticidade do local instalado submetendo a vlvula a abraso, ataque qumico, altas presses, altas temperaturas, flasching e cavitao ) bem como seus materiais de construo dos internos. 10-Relatrio de inspees visuais programadas durante a operao (rudo, vibrao, vazamentos, conexes pneumticas e eltricas, corroso externa , comentrios ). 11-Coleta de dados do processo. 12-Redimensionamento e especificao de vlvulas mais adequadas. * 13-Treinamento do pessoal da manuteno. 14-Criao de procedimentos padronizados de manuteno. 15-Uso e adequao da manuteno preventiva total. 16-O grau de comprometimento de uma possvel falha pode causar no processo . 17-Identificaao do esgotamento da vida til.

Aes Corretivas O foco deve ser pontos de maior relevncia ou impactam diretamente no processo. 1-Melhora a qualidade do ar comprimido tratado de instrumentao. 2-Monitorao, registro e alarme da presso e temperatura entre as fases do tratamento do ar Comprimido e medio e registro da vazo. 3- Eliminao de vazamentos de ar comprimido. 4-Substituio de posicionadores com vida til esgotada . 5-Substituio de atuadores rotativos de cremalheira com vida til esgotada. 6-Correo da instalao inadequada das vlvulas de controle . 7-Substituio de vlvulas mal especificadas. 8-Substituiao de vlvulas mal dimensionadas.

Resultados -Reduo de perdas e custos no processo. -Melhor segurana quanto a operacionalidade. -Reduo significativa da manuteno corretiva. -Aumento do intervalo entre as manutenes preventivas. -Melhor planejamento das paradas programadas. -Reduo do custo de manuteno.

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

Indicadores e ndices de Manuteno Indispensveis para uma boa gesto de manuteno, atualmente so usados perto de 20 diferentes ndices . Portanto devem ser usados com moderao para que no se perca o foco. Abaixo 5 grupos diferentes onde esto focados os diferentes ndices. Gesto do equipamento. Gesto de atividade. Gesto de mo de obra. Gesto do valor do ativo. Gesto de custos.

Consideraes Para fabricantes ou usurios bem especializados, a determinao da causa de defeitos em vlvulas de controle e uma tarefa muito simples. Normalmente basta uma analise visual, com o auxilio do data sheet , levantamento das condies reais de operao e ainda uma investigao com o pessoal da operao. Para outros usurios no to especializados, passa a ser uma tarefa um pouco mais difcil. Nesta situao os mesmos devem lanar mo de outras ferramentas de gesto da manuteno.

Ferramentas de Gesto de Manuteno -Bechmarking -Brainstorm -Kaisem -FMEA -Diagrama de Pareto -PDCA -Diagrama de causa e efeito -5W2H

Nova cultura Em novos projetos e em substituio de uma vlvula por mal dimensionamento ou por esgotamento da vida til, dar preferencia a utilizao de atuador diafragma-mola. Se for borboleta e de bitola ate 4, analisar a possibilidade da substituio por vlvula globo (ver ndice de defeitos).

Terceirizao da Manuteno Usada para no inchar a equipe prpria e concentrar esforos na atividade principal da empresa. Deve ser selecionadas empresas por ,qualificao tcnica, competncia tcnica , aptido, qualidade e disponibilidade , no somente por valores cobrados.

Bibliografia: BARALLOBRE , Roberto - Manual de Treinamento - Vlvulas de Controle, 1979. SAMPAIO, Jolciney - Boletim Tcnico Roteiro Manuteno - DHM automao, 1995.

Autores: Eng. Fernando Sampaio Eng. Paula Sampaio

E-mail: fernando@dhmautomacao.com.br E-mail: paula@dhmautomacao.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen