Sie sind auf Seite 1von 55

O que um sismos?

Os sismos ou tremores de Terra correspondem a rpidas e bruscas vibraes da superfcie da Terra, na maior parte das vezes, devido a uma sbita libertao de energia em zonas instveis no interior da Terra.

Os Sismos so frequentes ?
Neste site possvel visualizar a actividade ssmica do Planeta , a cada minuto: http://www.apolo11.com/terremotos.php O Monitor mostra os terramotos registados pelo Instituto de Pesquisas geolgicas dos EUA, ocorridos nos ltimos sete dias.

Diariamente ocorrem dezenas de sismos no nosso Planeta, os sismos que so sentidos pela populao designam-se por macrossismos. Porm, a maioria no causa danos significativos ou so mesmo impercetveis, designando-se por microssismos.

Causas dos Sismos


Sismos Artificiais
(aqueles que so provocados intencionalmente pelo Homem, Sismos Naturais com fins cientficos, (ocorrem sem a interveno investigativos ou outros. do Homem)

- sismos tectnicos - sismos vulcnicos - sismos de colapso

(ex: sismos gerados por exploses nucleares ou em pedreiras ou minas)

Causas dos Sismos


Sismos Naturais
- sismos vulcnicos - como resultado da movimentao do magma, na sua ascenso superfcie ou exploso do aparelho vulcnico.
- sismos de colapso provocados pelo abatimento de uma caverna ou gruta e pelo escorregamento de terrenos, desprendimento de massas rochosas nas encostas das montanhas. sismos tectnicos (maioria dos sismos) ocorrem nas imediaes das fronteiras das placas tectnicas, gerados pela rotura de rochas quando estas esto sob ao de fortes tenses tectnicas (devido ao movimento das placas tectnicas).

Causas dos Sismos


Os sismos tectnicos so explicados pela TEORIA DO RESSALTO ELSTICO formulada por Harry F. Reid em 1911.

Causas dos Sismos


TEORIA DO RESSALTO ELSTICO

As foras tectnicas criam estados de tenso que deformando lentamente as rochas; medida que os movimentos das placas tectnicas decorrem as tenses continuam a ser acumuladas e a deformao acentua-se durante dcadas, sculos ou mesmo milnios; As rochas atingem o limite mximo de acumulao de energia, ultrapassam o limite de deformao elstica e fracturam, formando uma falha; Liberta-se instantaneamente, grande parte da energia acumulada; O deslocamento dos blocos rochosos ao longo do plano de falha, permite que a rocha deformada recupere parte da sua forma original. Este processo denomina-se por ressalto elstico, dado que a rocha tem um comportamento elstico e regressa ao seu estado inicial aps cessar o estado de tenso.

Causas dos Sismos


TEORIA DO RESSALTO ELSTICO

A energia libertada propaga-se atravs de ondas ssmicas que, ao atingirem a superfcie terrestre transferem parte da sua energia aos materiais que a se encontram, fazendo-os vibrar. Aps a formao da falha esta pode permanecer ativa , isto pode originar novos sismos, por actuao continuada das tenses tectnicas.

Falha activa estrutura geolgica que resulta da fractura de rochas com formao de blocos que se deslocam uns em relao aos outros.

Abalos premonitrios e rplicas


Abalos premonitrios: pequenos abalos ssmicos que

ocorrem antes do sismo principal;


Rplicas: pequenos abalos ssmicos que ocorrem aps

do sismo principal. (Podem repetir-se durante dias ou mesmo semanas)

Parmetros de caracterizao ssmica

Hipocentro ou foco ssmico: local no interior da Terra onde ocorre libertao da energia ssmica.
Epicentro: ponto da superfcie terrestre situado na vertical, mais prximo do hipocentro. Onde o sismo primeiramente sentido e, em regra, com maior intensidade

Parmetros de caracterizao ssmica

A energia emitida, a partir do foco, propaga-se segundo superfcies esfricas, ondas ssmicas, transmitindo a perturbao em todas as direces. Ondas profundas : propagam-se a partir do epicentro, no interior da Terra; Ondas superficiais : resultam de ondas profundas que atingem a superfcie. Frentes de onda: superfcies esfricas definidas pelo conjunto de pontos na mesma fase do movimento ondulatrio . Raios ssmicos: direces de propagao da onda ssmica perpendiculares frente de onda.

Parmetros de caracterizao ssmica

Parmetros de caracterizao ssmica

A distncia entre o foco e o epicentro designa-se por profundidade ou distncia focal.

Os sismos podem tambm ser classificados de acordo com a sua profundidade focal: sismos pouco profundos (com profundidade focal inferior a 70km); sismos intermdios,( profundidade focal entre 70 e 300km) ; sismos profundos ( profundidades superiores a 300 km) .

Tsunami
Quando o epicentro de um sismo se localiza no mar, pode ocorrer a formao de ondas gigantes - maremoto, raz de mar ou tsunami. J foram registadas ondas com alturas entre os 30 e os 40 metros. A velocidade de deslocao destas ondas directamente proporcional profundidade do oceano (diminui com a aproximao costa).

Tsunami

Variao da velocidade de propagao do tsunami e do seu comprimento de onda em funo da variao da profundidade do oceano.

Tipos de ondas ssmicas


A energia ssmica propaga-se a partir do foco, em todas as direces e sentidos, obrigando as partculas que constituem os materiais rochosos a vibrarem,. As ondas ssmicas classificam-se de acordo com o modo como as partculas oscilam em relao direco de propagao do raio ssmico. Ondas de volume ou internas : - Ondas P, Primrias ou Longitudinais - Ondas S, Secundrias ou transversais Ondas superficiais: - Ondas de Love - Ondas de Rayleight

Ficha de trabalho

Ondas P ou Primrias

So as ondas com maior velocidade de propagao Comprimem e distendem a matria, havendo variao de volume As partculas do meio vibram na mesma direco de propagao da onda onda longitudinal. Propagam-se em meios slidos, em lquidos e, at mesmo, em meios gasosos A velocidade de propagao das ondas P diminui progressivamente na passagem de meios slidos para lquidos, e destes para meios gasosos. Ex: a velocidade de uma onda P num granito de 5,5 km/s, enquanto que na gua de 1,5 km/s.

Ondas S ou Secundrias

Deformam os materiais sua passagem, sem alterao do seu volume (ondas de corte) deslocam-se com menor velocidade do que as ondas P As ondas S propagam-se em meios slidos, mas nunca nos meios lquidos nem gasosos. As partculas do meio vibram perpendicularmente direco de propagao da onda - onda transversal.

As ondas P e S so ondas internas, isto , so ondas com origem no foco que se propagam atravs da Terra, em qualquer direco, at sua superfcie.
A interferncia das ondas P e S com a superfcie da geosfera produz outro tipo de ondas as ondas superficiais -, nomeadamente as ondas de Love e de Rayleigh. Estas ondas apenas se propagam na superfcie da geosfera.

Ondas de Love

No se propagam na gua, tal como as S (tambm so ondas de corte), Varrem a superfcie terrestre, horizontalmente, da direita para a esquerda, segundo movimentos de torso; So lentas e de grande amplitude; As partculas do meio vibram perpendicularmente direco de propagao da onda - onda transversal.

Ondas de Rayleight

Agitam o solo segundo uma trajectria elptica, semelhante das ondas do mar, propagando-se em meios slidos e lquidos. So lentas e de grande amplitude; As partculas do meio vibram perpendicularmente direco de propagao da onda, sendo, por isso, tambm designada por onda transversal.

As ondas de Love e as de Rayleigh, so ondas de grande amplitude, podendo por isso tambm ser designadas por ondas Longas ou L.

Deteco e registo dos sismos


Os sismgrafos so aparelhos de preciso que registam, em sismogramas, as ondas ssmicas. Numa estao sismogrfica existem, geralmente, trs sismgrafos: - um que regista os movimentos verticais e outros - dois que registam os movimentos horizontais (um orientado na direco norte-sul e outro na direco este-oeste).

Deteco e registo dos sismos


Actualmente j se utilizam sismgrafos digitais.

Sismograma.

Atividade pag183

Intensidade de um sismo
Intensidade: dimenso dos efeitos directamente produzidos pelo sismo, quer sobre as construes quer sobre a prpria topografia. um parmetro qualitativo. Apoia-se em inquritos, naturalmente imprecisa.
A intensidade de um sismo depende, entre outros factores: Da profundidade do foco Da distncia ao epicentro Da natureza do subsolo Da quantidade de energia libertada no foco

Intensidade de um sismo
Para avaliar a intensidade de um sismo numa determinada rea utiliza-se a Escala Internacional ou de Mercalli Modificada.

Intensidade de um sismo
Isossistas: linhas curvas, fechadas, irregulares que unem pontos de igual intensidade ssmica.

Ficha de trabalho

Magnitude de um sismo
Magnitude: representa a ordem de grandeza da quantidade de energia libertada no foco. Utiliza-se a escala de magnitude de Richter.

- A escala de Richter uma escala aberta , isto , sem limite mximo;


- Foram registados sismos com valor mximo de magnitude = 9. A relao entre a magnitude (M) e a energia libertada num sismo,

expressa em Joules, pode ser calculada atravs da frmula:

E = 10(2,4M-1,2)
Exerccio pag 87 manual

Intensidade e Magnitude de um sismo

Um sismo tem vrias intensidades e uma s

magnitude.

Intensidade e Magnitude de um sismo


Escala de Mercalli Avalia intensidade -atravs da percepo do sismo pela populao - Do grau de destruio Instrumentos de trabalho : inquritos populao e registos descritivos do grau de destruio Escala fechada, com XII graus Subjectiva Escala de Richter Avalia magnitude - Atravs do clculo da energia libertada no epicentro;

-Instrumentos de trabalho: sismogramas

Escala aberta Objectiva

Sismos e tectnica de placas


Os limites entre placas tectnicas so os locais mais provveis para a ocorrncia de sismos.

Sismos e tectnica de placas


Trs grandes zonas ssmicas no globo terrestre:
Cintura circumpacfica - responsvel pela libertao de cerca de 75 - 80% da energia ssmica anualmente libertada; local onde ocorrem os sismos mais violentos e com caractersticas mais devastadoras.Corresponde zona de periferia do oceano Pacfico, tambm designada anel de fogo, inclui, por exemplo, a Nova Zelndia, Fiji, Samoa, Filipinas, Japo, Amrica Central e do Sul. A cintura mediterrnico- asitica responsvel pela libertao de cerca de 15 a 20 % da energia ssmica anual; Estende-se desde a Itlia, pelos Balcs, sia Central, Iro, Afeganisto, Himalaias, Tibete e China Ocidental. Zona de dorsais-ocenicas - forma a terceira zona de maior sismicidade, com 3 a 7 % da energia ssmica anualmente libertada.

Sismos e tectnica de placas

Os sismos das trs grandes regies ssmicas so considerados sismos


interplacas representam 95 % do total de sismos anuais. Sismos intraplacas ocorrem no interior das placas tectnicas e representam 5% dos sismos anuais.

Sismos e tectnica de placas


Sismos interplacas Sismos em limites convergentes
Coliso entre uma placa ocenica e uma placa continental

-Zonas de maior sismicidade; - Sismos de maior magnitude; - Sismos profundos a pouco profundos. (As foras de tenso nestas reas originam sismos de epicentro tanto mais profundo quanto mais distantes da zona de subduco).

Coliso entre placas continentais

Coliso entre placas ocenicas

Sismos e tectnica de placas


Sismos interplacas
Sismos em limites divergentes
- Localizam-se nas zonas das dorsais ocenicas , em falhas paralelas ao rifte; - Sismos de menor magnitude que os sismos associados a limites convergentes; - Sismos de foco pouco profundo (menos de 70 Km);

afastamento entre uma placa ocenica e uma placa continental

afastamento entre placas continentais

Sismos e tectnica de placas


Sismos interplacas
Sismos em limites conservativos
- As fronteiras conservativas localizam-se junto de falhas transformantes; - Ao longo das falhas transformantes ocorre movimento horizontal das duas placas; - Sismos de pouco profundos a profundidade intermdia (menos de 100 Km);

Actividade pag 190/191

Sismos e tectnica de placas

A parte restante da Terra considerada genericamente asssmica. Contudo,


nenhuma regio se pode considerar completamente livre da possibilidade da ocorrncia de sismos. Cerca de 1% da sismicidade global devida a sismicidade intraplacas, a qual ocorre em regies afastadas das principais zonas activas. No se pense que estes sismos so necessariamente insignificantes; sismos muito grandes e devastadores ocorreram, por exemplo, no interior dos Estados Unidos e da

China, longe de zonas de fronteiras de placas.

Sismicidade em Portugal
Portugal Continental, no contexto da tectnica de placas, situa-se na placa Euroasitica, limitada a sul pela falha activa Aores-Gibraltar (a qual corresponde fronteira entre as placas Euroasitica e Africana) e, a oeste pela falha dorsal do oceano Atlntico.

Sismicidade em Portugal
Portugal Continental, um pas de risco ssmico moderado. Tem sido afectado por muitos sismos alguns dos quais violentos. O sismo histrico de 1 de Novembro de 1755 um dos maiores sismos interplaca do Mundo -, ter tido o seu epicentro localizado na falha Aores-Gibraltar, a mais de 100 km da costa (h opinies divergentes).

Sismicidade em Portugal
Terramoto de Lisboa 1755 O sismo ocorreu s 9h 40m e, s10h, uma enorme tsunami, de cerca de 15 m, abateu-se sobre a zona ribeirinha de Lisboa, matando milhares de pessoas que a tinham procurado refgio, fugindo de uma cidade incendiada e em runas. Este sismo foi sentido em Marrocos, onde houve tambm grandes derrocadas e muitas vtimas, e provocou pequenos estragos no norte de Portugal, no sul de Espanha e na Arglia. Contudo, a rea onde foi perceptvel estendeu-se a Frana, Sua, Itlia, Alemanha e ainda, Madeira e Aores. Estima-se que a magnitude deste sismo foi de 8,5 a 9.

videos Outro sismo, tambm com epicentro na falha AoresGibraltar, foi o ocorrido a 28 de Fevereiro de 1969, em Lisboa atingiu intensidade VIII (na Escala de Mercalli).

Sismicidade em Portugal
A sismicidade intrapaca em Portugal , associada a falhas ativas, muito difusa, destacando-se o vale inferior do Tejo.

Sismicidade em Portugal

Sismicidade em Portugal

Sismicidade em Portugal
A Sismicidade dos Aores bastante elevada, devido ao seu enquadramento tectnico. Actividade pag. 132

A Sismicidade do arquiplago da Madeira , situada na placa Africana reduzida , devido ao seu enquadramento tectnico.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


Previso As primeiras formas de previso ssmica basearam-se no facto de a gua dos poos ficar turva e com um cheiro desagradvel e no estudo do comportamento de alguns animais, que tal como as cobras, momentos antes de um sismo se encontravam sistematicamente agitados.

Apesar do desenvolvimento , ainda no possvel prever os sismos.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


Preveno a investigao nesta rea tem fornecido importantes elementos para a minimizao dos efeitos dos sismos : - identificando zonas de maior risco; - construindo estruturas mais slidas; - promovendo a educao da populao, nomeadamente no que diz respeito s medidas de segurana a serem tomadas aquando de um sismo, e elaborando planos de emergncia.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


Preveno

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno

MEDIDAS PREVENTIVAS

- Estudo geolgico do substrato rochoso (antes de qualquer construo deve ser feito um estudo dos materiais geolgicos existentes na regio . A construo sobre zonas de falhas ativas ou outras zonas instveis so situaes de risco.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


MEDIDAS PREVENTIVAS
- Construes anti-ssmicas a obrigatoriedade de construes antissmicas em locais de elevada perigosidade, permite minimizar os efeitos de um sismo.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


MEDIDAS PREVENTIVAS
A monitorizao das zonas de elevado risco ssmico, atravs da implementao de redes de estaes sismogrficas, constitui um outro importante meio de preveno. A preveno do risco ssmico, no mbito da actuao da Proteco Civil, contempla, a definio de planos de aco e de prioridade de ajuda bem como a sua divulgao junto da populao.

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


MEDIDAS PREVENTIVAS
Promover a educao da populao -uma populao informada pode minimizar as consequncias de um sismo.

Manter na dispensa o equipamento de sobrevivncia (mala de primeiros socorros, lanterna, rdio porttil e pilhas, alimentos em conserva e garrafas de gua)

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


MEDIDAS PREVENTIVAS

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


MEDIDAS PREVENTIVAS

Minimizao dos riscos ssmicos previso e preveno


ATIVIDADE PRTICA- Podero os materiais geolgicos influenciar a perigosidade ssmica num local?

Das könnte Ihnen auch gefallen