Sie sind auf Seite 1von 5

Inovao de tecnologia Universidade do Minho _ Escola de Arquitectura Ano Lectivo 2008/2009

Parede de Trombe
corrente ouvirmos falar actualmente de temas como sustentabilidade, gesto do ambiente, eficincia energtica dos edifcios, sem no entanto, assumirmos uma atitude activa e responsvel no que diz respeito preservao da energia, atravs da escolha de materiais e solues que optimizem os gastos energticos inerentes ao prprio edifcio. Um dos factores mais importantes utilizados para rentabilizar os gastos energticos dos edifcios consiste nos Sistemas Solares de Captao no qual se insere a Parede de Trombe. Apesar de ser uma soluo com um grande potencial, no utilizada muito frequentemente.

Inovao de tecnologia Universidade do Minho _ Escola de Arquitectura Ano Lectivo 2008/2009

Os Sistemas de Captao Solar repartem-se por duas vertentes, quando a captao solar pensada e incorporada na prpria construo do edifcio, como por exemplo, orientao dos vidros, sombreamentos dos mesmos quando necessrio, plantao de rvores de folha caduca perto de envidraados, paredes acumuladoras de calor ou paredes de trombe denomina-se Sistemas Solares Passivos. O Sistema de Captao Solar Activo tem que ver com mecanismos de captao e acumulao da energia solar que transformam esta mesma energia em electricidade por intermdio de converso fotovoltaica ou por mecanismos elicos (como por exemplo as ventoinhas nas barragens).

Factores a ter em conta


Antes mesmo da execuo do projecto do edifcio, necessrio uma anlise a diversos factores como, latitude e consequente orientao solar, captaes solares no inverno e vero, ventilao natural, a forma do edifcio e detalhes de execuo. A determinao da latitude do nosso edifcio permite-nos saber se adequado ao nosso edifico executar uma parede de trombe ou no, na medida em que, apenas determinados ngulos de incidncia solar interessam para o correcto funcionamento da parede de trombe, como tal, a partir de determinadas latitudes os ngulos de incidncia solar deixam de ser compatveis com o correcto funcionamento da parede de trombe. O desenho do edifcio onde se vai colocar a parede de trombe tem que ver com a determinao das captaes solares durante o inverno e vero. necessrio determinar os ngulos de incidncia do sol ao longo do ano, no local onde se pretende executar a parede de trombe. Durante os meses de Inverno o edifcio deve maximizar os ganhos solares para aumentar a temperatura no interior, enquanto no vero, os ngulos maiores devem ser controlados para prevenir a captao solar excessiva. A ventilao natural que vai ocorrer no edifico vai depender da densidade de vento que ocorre nesse sitio, sendo fundamental para o correcto funcionamento da parede de trombe. Alguns stios mais abrigados podem no possuir as correntes de vento necessrias para funcionar a parede de trombe, outros por sua vez , podem possuir correntes de vento muito fortes e rpidas no permitindo abrir a janela para a ventilao sendo necessrio recorrer a mecanismos. A temperatura e a humidade, so factores chave quando se fala de qualidade do ambiente interior. Os sistemas passivos procuram conseguir um equilbrio entre estes factores para isso necessrio analisar as temperaturas exteriores para se poder determinar quais vo ser as exigncias da parede de trombe. A pormenorizao fundamental pois o detalhe da Parede de Trombe no um dos mais comuns, como tal, convm que o mesmo seja feito com rigor e detalhadamente para que os resultados sejam aqueles que se pretendem.

Inovao de tecnologia Universidade do Minho _ Escola de Arquitectura Ano Lectivo 2008/2009

Constituio e Funcionamento
A Parede de Trombe constituda por um vidro exterior orientado a Sul, uma caixa-de-ar e um muro de grande inrcia trmica, (normalmente em beto, pedra, ou tijolo macio, ou mesmo tanque de gua). A funo do conjunto a captao e acumulao da energia captada pela irradiao solar1. A superfcie exterior da parede geralmente pintada de cor escura, para aumentar a captao da radiao solar incidente. O Funcionamento do sistema assemelha-se a uma estufa, atingindo-se temperaturas muito elevadas no espao entre o vidro e a parede de armazenamento. Esta energia incidente pode ser transferida de imediato para o interior do espao por intermdio da ventilao natural atravs de orifcios existentes na parede(como podemos ver na figura), onde o espao aquecido por uma corrente de confeco natural entre o espao interior e o espao estufa. No caso de no se utilizar o sistema de ventilao natural, a energia incidente ir ser acumulada na parede durante o dia, e por conduo ser transferida para o interior do espao a aquecer no perodo nocturno, funcionando assim a como uma Parede de Armazenamento. Os sistemas de ganho indirecto (Paredes de Trombe e Paredes de Armazenamento) devero incluir dispositivos mveis de sombreamento, de forma a desactiv-los no perodo de Vero e assim permitirem controlar as temperaturas interiores, evitando-se assim condies de sobreaquecimento, como por exemplo palas de proteco sobre o vidro. Vantagens Aumento do conforto trmico e reduo das necessidades energticas Integrao simples nos edifcios. Materiais relativamente baratos, No necessita de grandes manutenes Desvantagens

As paredes de trombe esto sujeitas a pontes trmicas e consequente perdas de calor em dias de pouca ou nenhuma radiao

http://www.ecocasa.org/projecto2.php?id=12

Inovao de tecnologia Universidade do Minho _ Escola de Arquitectura Ano Lectivo 2008/2009

Mortensrud church , Oslo Arquitectos: JSA Destacando-se por ser uma obra de poucos recursos, destaca-se a integrao dos materiais locais, a qualidade espacial da obra e a incluso de sistemas de captao de calor como a Parede de Trombe. O edifcio adopta a pedra e a estrutura metlica como principais matrias, utiliza uma malha regular de pilares metlicos que ditam a composio interior. No piso trreo uma nave central e duas laterais demarcadas pelos pilares, no piso superior duas galerias, ladeadas de um lado pelo envidraado por outro pela textura das lascas de pedra como podemos ver nos cortes. Vemos aqui o potencial que pode adquirir a parede de trombe quando adoptada desde o inicio, no acto de projectar como um elemento do projecto. Aliando a estctica com a funcionalidade a parede de trombe pode nos dias de hoje assumir um papel de relevo no que diz respeito a uma medida de contribuio para a eficincia energtica.

Inovao de tecnologia Universidade do Minho _ Escola de Arquitectura Ano Lectivo 2008/2009

Neste caso, vemos uma utilizao moderna da parede de trombe, os jogos de luz que se pode criar, o jogo possvel com os elementos da parede de trombe como o afastamento entre a parede acumuladora e o vo envidraado criando um corredor de circulao .

Srgio Miguel da Silva Conde#A42957

Das könnte Ihnen auch gefallen