Sie sind auf Seite 1von 20

O que a Sade Mental?

sentirmo-nos bem conosco prprios e na relao com os outros. sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades. So termos confiana e no temermos o futuro. Mente s em corpo so! A sade mental e a sade fsica so duas vertentes fundamentais e indissociveis da sade.

Problemas de sade mental mais frequentes:


Ansiedade Mal-estar psicolgico ou stress continuado Depresso Dependncia de lcool e outras drogas Perturbaes psicticas, como a esquizofrenia Atraso mental Demncias

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de sade mental e que cerca de 12 tenham uma doena mental grave. A depresso a doena mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

Quem pode ser afetado

A o longo da vida, todos ns podemos ser afetados por problemas de sade mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescncia, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar prximo, o divrcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbaes da sade mental. Fatores genticos, infecciosos ou traumticos podem tambm estar na origem de doenas mentais graves.

Falsos conceitos sobre a doena mental A s pessoas afetadas por problemas de sade mental so muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excludas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar, tais como:

As doenas mentais so fruto da imaginao; As doenas mentais no tm cura; As pessoas com problemas mentais so pouco inteligentes, preguiosas, imprevisveis ou perigosas.

Estes mitos, a par do estigma e da discriminao associados doena mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou tratamento, ou no queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doena. O tratamento dever ser sempre procurado, uma vez que a recuperao tanto mais eficaz quanto precoce for o tratamento. Mesmo nas doenas mais graves possvel controlar e reduzir os sintomas e, atravs de medidas de reabilitao, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.

Todos ns podemos ajudar


No estigmatizando; Apoiando; Reabilitando; Integrando

Integrao das pessoas com doena mental Os indivduos afetados por problemas de sade mental so cidados de pleno direito. No devero ser excludos do resto da sociedade, mas antes apoiados no sentido da sua plena integrao na famlia, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade. A escola dever promover a integrao das crianas com este tipo de perturbaes no ensino regular. Devero ser criadas mais oportunidades no mundo do trabalho para as pessoas portadoras de doena mental. O envolvimento das famlias nos cuidados e na reabilitao destas pessoas reconhecido como fator chave no sucesso do tratamento.

Para manter uma boa sade mental


No se isole Reforce os laos familiares e de amizade Diversifique os seus interesses Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo Consulte o seu mdico, perante sinais ou sintomas de perturbao emocional.

No seja espectador passivo da vida!


Contribua para promover a sua sade mental e a dos outros! CUIDAR SIM EXCLUIR NO Reforma Psiquitrica Presentation Transcript

REFORMA PSIQUITRICA A Reforma Psiquitrica pretende construir um novo estatuto social para o doente mental, que lhe garanta cidadania, o respeito a seus direitos e sua individualidade. Diretrizes A reforma psiquitrica pretende modificar o sistema de tratamento clnico da doena mental, eliminando gradualmente a internao como forma de excluso social. Este modelo seria substitudo por uma rede de servios territoriais de ateno psicossocial, visando a integrao da pessoa que sofre de transtornos mentais comunidade. A rede territorial de servios proposta na pela Reforma Psiquitrica inclui centros de ateno psicossocial (CAPS), centros de convivncia e cultura assistidos, cooperativas de trabalho protegido (economia solidria), oficinas de gerao de renda e residncias teraputicas, descentralizando e territorializando o atendimento em sade, conforme previsto na Lei Federal que institui o Sistema nico de Sade (SUS) no Brasil. Esta rede substituiria o modelo arcaico dos manicmios do Brasil. A reforma psiquitrica a desativao gradual dos manicmios, para que aqueles que sofrem de transtornos mentais possam conviver livremente na sociedade. Ocorre que muitos deles sequer tm nome conhecido, documentos, familiares, dificultando a reinsero social. Tambm no possuem acesso aos benefcios sociais oferecidos pelo Estado, como a aposentadoria e auxlio-doena. Histria O movimento pr Reforma Psiquitrica no Brasil teve incio na dcada de 70, por reivindicao de mdicos e familiares de pessoas com transtornos mentais.

A reforma psiquitrica o tema de um debate em andamento no Brasil h anos, as resolues tomadas neste processo ainda no foram totalmente implementadas. Em abril de 2001 foi aprovada a Lei Federal de Sade Mental, n 10.216, que regulamenta o processo de Reforma Psiquitrica no Brasil. A Justia Teraputica A Justia Teraputica um programa judicial para atendimento integral do indivduo, adolescente ou maior, envolvido com drogas lcitas ou ilcitas, inclusive alcoolismo, e violncia domstica ou social, priorizando a recuperao do autor da infrao e a reparao dos danos vtima. um instrumento judicial para evitar a imposio de penas privativas de liberdade ou at mesmo penas de multa - que, no caso, podem se mostrar ineficientes -, deslocando o foco da punio pura e simples para a recuperao biopsicossocial do agente. Ou seja: a internao numa clnica psiquitrica, do ponto de vista do tribunal, no implica privao de liberdade. Segundo pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informaes Sobre Drogas Psicotrpicas (Cebrid), da Universidade Federal de So Paulo, quase um quinto dos brasileiros entre 12 e 65 anos, em 107 cidades com mais de 200 mil habitantes, j experimentou algum tipo de droga ilegal (outras que no lcool ou tabaco).

A reforma psiquitrica brasileira e a poltica de sade mental

A humanidade convive com a loucura h sculos e, antes de

se tornar um tema essencialmente mdico, o louco habitou o imaginrio popular de diversas formas. De motivo de chacota e escrnio a possudo pelo demnio, at marginalizado por no se enquadrar nos preceitos morais vigentes, o louco um enigma que ameaa os saberes constitudos sobre o homem. Na Renascena, a segregao dos loucos se dava pelo seu banimento dos muros das cidades europias e o seu confinamento era um confinamento errante: eram condenados a andar de cidade em cidade ou colocados em navios que, na inquietude do mar, vagavam sem destino, chegando, ocasionalmente, a algum porto. No entanto, desde a Idade Mdia, os loucos so confinados em grandes asilos e hospitais destinados a toda sorte de indesejveis invlidos, portadores de doenas venreas, mendigos e libertinos. Nessas instituies, os mais violentos eram acorrentados; a alguns era permitido sair para mendigar. No sculo XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, prope uma nova forma de tratamento aos loucos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos manicmios, destinados somente aos doentes mentais. Vrias experincias e tratamentos so desenvolvidos e difundidos pela Europa. O tratamento nos manicmios, defendido por Pinel, baseia-se

principalmente na reeducao dos alienados, no respeito s normas e no desencorajamento das condutas inconvenientes. Para Pinel, a funo disciplinadora do mdico e do manicmio deve ser exercida

com firmeza, porm com gentileza. Isso denota o carter essencialmente moral com o qual a loucura passa a ser revestida. No entanto, com o passar do tempo, o tratamento moral de Pinel vai se modificando e esvazia-se das idias originais do mtodo. Permanecem as idias corretivas do comportamento e dos hbitos dos doentes, porm como recursos de imposio da ordem e da disciplina institucional. No sculo XIX, o tratamento ao doente mental inclua medidas fsicas como duchas, banhos frios, chicotadas, mquinas giratrias e sangrias. Aos poucos, com o avano das teorias organicistas, o que era considerado como doena moral passa a ser compreendido tambm como uma doena orgnica. No entanto, as tcnicas de tratamento empregadas pelos organicistas eram as mesmas empregadas pelos adeptos do tratamento moral, o que significa que, mesmo com uma outra compreenso sobre a loucura, decorrente de descobertas experimentais da neurofisiologia e da neuroanatomia, a submisso do louco permanece e adentra o sculo XX. A partir da segunda metade do sculo XX, impulsionada principalmente por Franco Basaglia, psiquiatra italiano, iniciase uma radical crtica e transformao do saber, do tratamento e das instituies psiquitricas. Esse movimento inicia-se na Itlia, mas tem repercusses em todo o mundo e muito particularmente no Brasil.

Nesse sentido que se inicia o movimento da Luta

Antimanicomial que nasce profundamente marcado pela idia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais. Aliado a essa luta, nasce o movimento da Reforma Psiquitrica que, mais do que denunciar os manicmios como instituies de violncias, prope a construo de uma rede de servios e estratgias territoriais e comunitrias, profundamente solidrias, inclusivas e libertrias. No Brasil, tal movimento inicia-se no final da dcada de 70 com a mobilizao dos profissionais da sade mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratizao do pas e na mobilizao poltico-social que ocorre na poca. Importantes acontecimentos como a interveno e o fechamento da Clnica Anchieta, em Santos/SP, e a reviso legislativa proposta pelo ento Deputado Paulo Delgado por meio do projeto de lei n 3.657, ambos ocorridos em 1989, impulsionam a Reforma Psiquitrica Brasileira. Em 1990, o Brasil torna-se signatrio da Declarao de Caracas a qual prope a reestruturao da assistncia psiquitrica, e, em 2001, aprovada a Lei Federal 10.216 que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. Dessa lei origina-se a Poltica de Sade Mental a qual, basicamente, visa garantir o cuidado ao paciente com transtorno mental em servios substitutivos aos hospitais psiquitricos, superando assim a lgica das internaes de longa permanncia que tratam o paciente isolando-o do convvio com a famlia e com a sociedade como um todo.

A Poltica de Sade Mental no Brasil promove a reduo programada de leitos psiquitricos de longa permanncia, incentivando que as internaes psiquitricas, quando necessrias, se dem no mbito dos hospitais gerais e que sejam de curta durao. Alm disso, essa poltica visa constituio de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a ateno ao portador de sofrimento mental no seu territrio, a desinstitucionalizao de pacientes de longa permanncia em hospitais psiquitricos e, ainda, aes que permitam a reabilitao psicossocial por meio da insero pelo trabalho, da cultura e do lazer. A mostra fotogrfica que aqui se apresenta traz a fora documental das imagens, que, para alm das palavras, prova que a mudana do modelo de ateno aos portadores de transtornos mentais no apenas possvel e vivel, como, de fato, real e acontece. Em parceria, a Coordenao Nacional de Sade Mental e o Programa de Humanizao no SUS, ambos do Ministrio da Sade, registraram o cotidiano de 24 casas localizadas em Barbacena/MG, nas quais residem pessoas egressas de longas internaes psiquitricas e que, por suas histrias e trajetrias de abandono nos manicmios, mais parecem personagens do impossvel. Antes, destitudos da prpria identidade, privados de seus direitos mais bsicos de liberdade e sem a chance de possuir qualquer objeto pessoal (os poucos que possuam tinham que ser carregados junto ao prprio corpo), esses sobreviventes

agora vivem. So personagens da cidade: transeuntes no cenrio urbano, vizinhos, trabalhadores e tambm turistas, estudantes e artistas. Compuseram e compem novas histrias no mundo. Essa mostra fotogrfica de beneficirios do Programa de Volta para Casa e moradores de Servios Residenciais Teraputicos , acima de tudo, uma homenagem aos que transpuseram os muros dos hospitais, da sociedade e os seus prprios

A Reforma Psiquitrica Brasileira e a Luta Antimanicomial


Tratar da reforma psiquitrica brasileira requer abordar a histria da psiquiatria no Brasil, bem como a sua concepo acerca da loucura "A histria da nossa psiquiatria a histria de um processo de asilamento; a histria de um processo de medicalizao social". (Amarante, 1994:74)

Origem da Psiquiatria no Brasil


A psiquiatria surge, com a chegada da Famlia Real ao Brasil, com o objetivo de colocar ordem na urbanizao, disciplinando

a sociedade e sendo, dessa forma, compatvel ao desenvolvimento mercantil e as novas polticas do sculo XIX. a partir do embasamento nos conceitos da psiquiatria europia, como degenerescncia moral, organicidade e hereditariedade do fenmeno mental, que a psiquiatria brasileira intervm no comportamento considerado como desviante e inadequado s necessidades do acmulo de capital, isolando-o e tratando-o no hospital psiquitrico. O saber e o poder mdicos, artificialmente, criam uma legitimidade de interveno da classe dominante sobre os despossudos atravs da nova especialidade - a psiquiatria da nova instituio (...) o Hospital Psiquitrico. O objeto dessa interveno (...) o sofrimento mental - reduzido, atravs de um artifcio conceitual, a categoria de "doena mental", subtraindo-se toda a complexidade de fenmenos diversos, singulares e compreensveis no contexto da existncia humana (Feffermann et al, 200: 4) O Manicmio, dentre outros dispositivos disciplinares igualmente complexos, atravessou sculos at os nossos dias, conformando uma sociedade disciplinar com dispositivos disciplinares complementares num processo de legitimao da excluso e de supremacia da razo.

Os primeiros movimentos questionadores


Frente a essa realidade surgem alguns movimentos(1) que questionam essa ordem das coisas, procurando romper com a tradio manicomial brasileira, principalmente com o fim da Segunda Guerra Mundial. Todas essas experincias so locais, referidas a um ou outro servio ou grupo e esto margem das propostas e dos investimentos pblicos efetivos. H forte oposio exercida pelo setor privado que se expande e passa a controlar o aparelho de Estado tambm no campo da sade. Na dcada de 60, com a unificao dos institutos de penses

e de aposentadoria, criado o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). O Estado passa a comprar servios psiquitricos do setor privado e concilia presses sociais com o interesse de lucro por parte dos empresrios. Dessa forma, cria-se uma indstria para o enfrentamento da loucura (Amarante, 1995:13). Mesmo diante dessa realidade os movimentos questionadores crescem e tm como principal inspirao a experincia de Trieste, na Itlia, liderada por Franco Basaglia.

A experincia de Franco Basaglia em Trieste e a repercusso no Brasil


Basaglia, em 1971, fecha os manicmios, acabando com a violncia dos tratamentos e pe fim no aparelho da instituio psiquitrica tradicional. Basaglia demonstra que possvel a constituio de uma nova forma de organizao da ateno que oferea e produza cuidados, ao mesmo tempo que produza novas formas de sociabilidade e de subjetividade para aqueles que necessitam da assistncia psiquitrica. Em 13 de maio de 1978 foi instituda a Lei 180, de autoria de Basaglia, e incorporada lei italiana da Reforma Sanitria, que no s probe a recuperao dos velhos manicmios e a construo de novos, como tambm reorganiza os recursos para a rede de cuidados psiquitricos, restitui a cidadania e os direitos sociais aos doentes e garante o direito ao tratamento psiquitrico qualificado. Esse grande passo dado pela Itlia influenciou o Brasil, fazendo ressurgir diversas discusses que tratavam da desinstitucionalizao do portador de sofrimento mental, da humanizao do tratamento a essas pessoas, com o objetivo de promover a reinsero social. Na dcada de 70 so registradas vrias denncias quanto poltica brasileira de sade mental em relao poltica privatizante da assistncia psiquitrica por parte da

previdncia social, quanto s condies (pblicas e privadas) de atendimento psiquitrico populao. No Rio de Janeiro, em 1978, eclode o movimento dos trabalhadores da Diviso Nacional de Sade Mental (DINSAM), que faz denncias sobre as condies de quatro hospitais psiquitricos da DINSAM e coloca em xeque a poltica psiquitrica exercida no pas.

O Movimento de Trabalhadores em Sade Mental


nesse contexto, no fim da dcada de 70, que surge a questo da reforma psiquitrica no Brasil. Pequenos ncleos estaduais, principalmente nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais constituem o Movimento de Trabalhadores em Sade Mental (MTSM). A questo psiquitrica colocada em pauta: ... tais movimentos fazem ver sociedade como os loucos representam a radicalidade da opresso e da violncia imposta pelo estado autoritrio. (Rotelli et al, 1992: 48) A violncia das instituies psiquitricas, dessa forma, entendida como parte de uma violncia maior, cometida contra trabalhadores, presos polticos e, portanto, contra todos os cidados.

A relao entre a Reforma Sanitria e a Reforma Psiquitrica


O movimento de reforma sanitria tem influncia constitutiva no movimento de reforma psiquitrica. Nos primeiros anos da dcada de 80 os dois movimentos se unem, ocupando os espaos pblicos de poder e de tomada de deciso como forma de introduzir mudanas no sistema de sade. A Proposta da Reforma Sanitria Brasileira representa, por um lado, a indignao contra as precrias condies de sade, o descaso acumulado, a mercantilizao do setor, a

incompetncia e o atraso e, por outro lado, a possibilidade da existncia de uma viabilidade tcnica e uma possibilidade poltica de enfrentar o problema. (Arouca, 1988:2) Em 1986, a 8 Conferncia Nacional de Sade, foi um marco para a realizao desse processo, na qual o movimento ... assumiu definitivamente a bandeira da descentralizao, pleiteando a criao de um sistema nico de sade universal, igualitrio, participativo, descentralizado e integral. (Conferncia Nacional de Sade, 1987 apud Paim, 1998:9) A partir da foram tomadas vrias iniciativas para o alcance desse objetivo como a Constituio Federal Brasileira, promulgada, em 5 de outubro de 1988. Esta possui uma seo exclusiva para a questo da sade (Art.196 a Art. 200) na qual consolida-se a universalizao da assistncia, a integralidade da ateno sade - realizada por aes de promoo, preveno, cura e reabilitao -, o reconhecimento do direito e necessidade da participao da comunidade na gesto do sistema - atravs do Conselho de Sade -, a hierarquizao, a eqidade e a descentralizao do sistema com comando nico em esfera de governo. Um modelo de ateno coerente com as diretrizes da Constituio pressupe o fortalecimento do poder pblico, capacitando-o a implementar polticas de impacto articuladas e integradas nas diversas reas, buscando melhoria na qualidade de vida. A sade, dessa forma, passa a ser entendida de forma ampla, determinada socialmente e, portanto, como sendo fruto de polticas de governo que promovam condies adequadas de vida ao conjunto da populao. Este modelo no vivel atravs de uma poltica de Estado mnimo, mas da descentralizao e da configurao de um verdadeiro poder local de carter pblico e, portanto, permevel ao controle por parte da populao. Todos esses avanos foram originados pelo movimento de Reforma Sanitria. Ao mesmo tempo que o movimento de

reforma psiquitrica se articula ao de Reforma Sanitria, ele continua com suas atividades questionadoras e transformadoras.

O Movimento de Luta Antimanicomial


Na dcada de 80, ocorrem vrios encontros(2), de preparao para a I Conferncia Nacional de Sade Mental (I CNSM), que ocorreu em 1987 e recomenda a priorizao de investimentos nos servios extra-hospitalares e multiprofissionais como oposio tendncia hospitalocntrica. No final de 1987 realiza-se o II Congresso Nacional do MSTM em Bauru, no qual se concretiza o Movimento de Luta Antimanicomial e construdo o lema por uma sociedade sem manicmios. Nesse congresso amplia-se o sentido polticoconceitual acerca do antimanicomial. Enfim, a nova etapa (...) consolidada no Congresso de Bauru, repercutiu em muitos mbitos: no modelo assistencial, na ao cultural e na ao jurdico-poltica. No mbito do modelo assistencial, esta trajetria marcada pelo surgimento de novas modalidades de ateno, que passaram a representar uma alternativa real ao modelo psiquitrico tradicional...(Amarante, 1995:82) Nesta trajetria construdo o Projeto de Lei 3.657/89 , conhecido como Lei Paulo Delgado, que contm trs pontos: detm a oferta de leitos manicomiais financiados com dinheiro pblico, redireciona os investimentos para outros dispositvos assistenciais no-manicomiais e torna obrigatria a comunicao oficial de internaes feitas contra a vontade do paciente oferecendo: (...) pela primeira vez um instrumento legal de defesa dos direitos civis dos pacientes.(Bezerra, 1992: 36) Em 1990, a conferncia Reestruturacin de la Atencin Psiquitrica en la Regin, promovida pelas Organizaes

Panamericana e Mundial de Sade (OPS/OMS), Caracas, proclama a necessidade premente de reestruturao imediata da assistncia psiquitrica pela adequao das legislaes dos pases de forma que (...) assegurem o respeito dos direitos humanos e civis dos pacientes mentais e promovam a reorganizao dos servios que garantam o seu cumprimento. (CRP, 1997: 26) Essa conferncia tem como ponto principal demarcar a crescente tendncia internacional de superao dos velhos modelos de psiquiatria e reforma psiquitrica. O Brasil signatrio dessa Conferncia, comprometendo-se com seus objetivos. Alm da Conferncia de Caracas, h um outro documento poltico adotado pela Organizao das Naes Unidas: Princpios para a proteo de pessoas com problemas mentais e para a melhoria das Assistncia Sade Mental, que visa assegurar os direitos da pessoa portadora de sofrimento mental, tratando-a, dessa forma, como cidad.

Os servios de sade mental substitutivos ao modelo manicomial


No campo da assistncia, a Portaria n 224, de 29 de janeiro de 1992 do Ministrio da Sade estabelece as diretrizes para o atendimento nos servios de sade mental, normatizando vrios servios substitutivos como: atendimento ambulatorial com servios de sade mental (unidade bsica, centro de sade e ambulatrio), Centros e Ncleos de ateno psicossocial (CAPS/NAPS), Hospital-Dia (HD), Servio de urgncia psiquitrica em hospital-geral, leito psiquitrico em hospital-geral, alm de definir padres mnimos para o atendimento nos hospitais psiquitricos, at que sejam totalmente superados. A Portaria n 106, de 11 de fevereiro de 2000(3), cria os Servios Residenciais Teraputicos em sade mental para pacientes de longa permanncia em hospitais psiquitricos.

Alm desses servios, existem os Centros de Convivncia, as Cooperativas de Trabalho, dentre e outros criados por municpios. Assim como os outros tipos de servios substitutivos, eles ... tm garantido a populao dos municpios onde se localizam, um atendimento mais humano, sem excluso e com resolubilidade. (CRP, 1997: 4)

Concluso
Assim, os paradigmas da reforma psiquitrica so sustentados por conferncias, documentos e portarias, que versam sobre a substituio progressiva do hospital psiquitrico por uma rede de ateno integral sade mental antimanicomial, sobre o desmonte do aparato jurdicoinstitucional que legitima a instituio manicomial e o enfrentamento da cultura manicomial, ressignificando a loucura. uma luta rdua que enfrenta grandes interesses lucrativos do setor privado e mudanas culturais a cerca da tolerncia frente s diferenas do humano, em suas diversas dimenses, e de suas inmeras relaes

Algumas imagens da luta Antimanicomial:

Das könnte Ihnen auch gefallen