Sie sind auf Seite 1von 2

Como a Bblia Chegou at Ns

Igreja Batista Resgate Culto de Estudo Bblico 1 Estudo 25 de maro de 2012

O que a Bblia e o que ela representa para os cristos


A Bblia um livro e muito mais. Por que ler a Bblia? Deuteronmio 6:5-9; Salmo 1; Salmo 119; Colossenses 3:16. A Bblia foi escrita por homens, mas inspirada por Deus. 2 Pedro 1:21, 1 Tessalonicenses 2:13. A Bblia um livro diferente, escrito por um ponto de vista externo humanidade. A Bblia tem autoridade. 2 Timteo 3:16. Hebreus 4:12. A Bblia deve ser a exclusiva regra de f e prtica do cristo. Glatas 1:6-12, Apocalipse 22:18-19.

Entendendo a Bblia
Deus quis que sua palavra fosse escrita; a Bblia um livro. interessante ver que Deus deixou registrada a revelao de si mesmo em uma linguagem acessvel ao homem. Isso mostra que ele deseja que o homem o conhea atravs de sua palavra. A Bblia compreendida por revelao. 1 Corntios 2:1-16.

Quem escreveu a Bblia e quando foi?


Os 66 livros da Bblia foram escritos por cerca de 40 homens durante um perodo de aproximadamente 4 mil anos (sculos XIV a. C. at I d. C.). Os escritores dos livros eram desde homens simples como pescadores at doutores. Tinham diversos nveis de instruo e tambm diversas idades.

O que a Bblia contm?


A Bblia contm relatos de experincias de seres humanos com Deus. De um modo geral, podemos dizer que a Bblia a histria do relacionamento entre Deus e a humanidade. O Antigo Testamento contm relatos da criao do mundo e das primeiras civilizaes da humanidade, at se restringir histria dos descendentes de Israel. O Novo Testamento contm relatos do perodo no qual Jesus esteve como homem sobre a terra, do incio da Igreja e cartas dos primeiros lderes da Igreja. A Bblia no um dicionrio, uma enciclopdia ou coisa parecida. Ela no foi sistematicamente escrita como um trabalho cientfico. Ela no tenta se auto-provar. A Bblia no foi escrita de modo que fosse preciso um alto nvel de instruo para entend-la. A Bblia no foi escrita de maneira a amenizar a linguagem (eufemismos).

Como a Bblia foi escrita?


O Antigo Testamento, por ter como foco a histria dos descendentes de Israel, foi escrito na lngua que eles falavam: o hebraico. Algumas partes que foram escritas em perodos nos quais Israel foi dominado por outros povos esto em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego, que era a lngua corrente da poca. Se fosse hoje, provavelmente seria escrito em ingls.

A linguagem usada pelos escritores uma linguagem fcil de entender, porque o interesse era que todos pudessem compreend-la. Algumas excees so o Apocalipse ou outras passagens propositalmente escritas em linguagem figurativa.

E como a Bblia foi traduzida das lnguas originais para a nossa lngua?
O propsito de Deus que sua palavra seja conhecida por todo ser humano. Por isso, ele mesmo providenciou para que os escritos originais chegassem at ns. 1 Timteo 2:1-6. O Antigo Testamento foi traduzido pela primeira vez para o grego em Alexandria entre os sculos III e I a. C. por cerca de 70 sbios. Essa verso ficou conhecida como Septuaginta. Na antiguidade j existiam vrias cpias dos originais, como aquelas cuidadosamente preservadas pelos massoretas. Durante a Idade Mdia, os monges copistas tiveram o trabalho de conservar os textos copiandoos de tempos em tempos para substituir os pergaminhos envelhecidos. Da temos diversas cpias conhecidas como cdices. Entre os sculos IV e V d. C., So Jernimo traduziu os originais para o latim, surgindo assim a verso chamada Vulgata. Rompendo com a tradio da Igreja Catlica, Lutero traduz a Bblia para o alemo no sculo XVI. A reforma protestante abriu caminho para que a Bblia pudesse ser lida em qualquer lngua.

O rduo trabalho de traduo


Voc j pensou como difcil traduzir expresses prprias de uma lngua para outra lngua? E quando a lngua original to antiga que nem mais falada? O que no existe nas lnguas originais: maisculas e minsculas, pontuao, certas regras de gramtica e ortografia. Isso faz surgir vrias formas de interpretar o texto original, produzindo vrias verses desses textos para uma mesma lngua. Exemplos: Salmos 116:15; Lucas 23:43. O entendimento do texto original pode fazer surgir doutrinas totalmente diversas. Exemplos: batismo por asperso ou imerso, o conceito de inferno, etc. Porm, a Bblia no de particular interpretao. O Esprito Santo quem d a direo para o entendimento correto. 2 Pedro 1:20.

Das könnte Ihnen auch gefallen