Sie sind auf Seite 1von 3

NO SE PODE DETER O AVANO DA CINCIA?

Marcos Barbosa de Oliveira Universidade de So Paulo


Publicado em Reportagem V(68), maio 2005, pp.42-43.

Sempre que a cincia e a tecnologia esto na berlinda, e particularmente nos ltimos tempos, com o acirramento das controvrsias sobre transgnicos, clonagens, pesquisas com clulas-tronco, etc., ouve-se com freqncia a alegao de que no se pode deter o avano da cincia. uma tese curiosa, cuja anlise pode ser bastante reveladora do que est por trs das posies cientificistas que ela expressa. A tese curiosa porque tem um qu de paradoxal. Uma de suas premissas implcitas a valorizao da cincia moderna, como paradigma de racionalidade, e como a principal alavanca do progresso material da humanidade. Essa valorizao nasce junto com a Revoluo Cientfica, que d origem cincia moderna, e se consolida no Iluminismo, como ncleo do que veio a se tornar a concepo dominante de cincia no mundo ocidental. Mas h no Iluminismo uma outra idia fundamental, a da emancipao, do homem liberto das supersties e autoridades, livre para pensar com a prpria cabea e agir segundo os ditames da razo, senhor de si e da natureza. Ora, no poder deter o avano da cincia uma limitao de nossa liberdade, fazer dela uma divindade, qual o homem deve se submeter. A tese tem na verdade o carter de uma advertncia: est condenada ao fracasso qualquer tentativa de deter o avano da cincia. Mas pelo menos nesse terreno, no h porque no reafirmar o ideal iluminista emancipatrio: afinal, a cincia uma criao humana que histria essa de que no podemos deter seu avano? Havendo boas razes para tanto, no deveramos no mnimo tentar? Mas talvez no seja inteno dos paladinos da cincia que a tese seja interpretada desta forma, talvez eles estejam querendo dizer apenas que no se deve deter o avano da cincia. Temos agora uma tese bem mais plausvel, podemos verificar se ela se sustenta. Estudando a histria da concepo dominante de cincia, percebe-se que em seu desenvolvimento foi fundamental a idia de cincia pura, do conhecimento como um fim em si mesmo. uma idia antiga, que vem pelo menos desde Aristteles. Na modernidade a ela se associam, por um lado, a concepo obsessiva do conhecimento cientfico como uma busca sem fim, por outro, o carter desencantado da

2 viso de mundo que a cincia oferece uma viso puramente descritiva, factual, em que a natureza destituda de qualquer valor intrnseco ficando assim legitimada a postura de dominao em relao a ela. Essas trs idias em conjunto sustentam a tese de que a cincia neutra, que por sua vez serve de base para que seja colocada como um valor universal, e para se reivindicar para ela a autonomia o direito de decidir seu prprio destino. Se a cincia tem em si mesma a motivao que pura para se desenvolver indefinidamente, e se no est contaminada por valores sociais, sempre sujeitos contestao, ento no h razo para no deix-la seguir seus prprios passos. Um dos problemas com este arrazoado, suficiente para fazer desabar toda a estrutura, que um de seus pilares, a idia de cincia pura, perdeu a validade. H aqui uma longa histria a ser contada mas, ficando apenas com sua ltima etapa, que coincide, no por acaso, com o perodo neoliberal, verifica-se a olho nu que, cada vez mais, a cincia valorizada apenas por sua capacidade de gerar tecnologias. Trata-se de um processo de tecnologizao da cincia, que parte de um processo mais amplo de tecnologizao da vida, em que todos os problemas sociais, pessoais, at existenciais passam a ser vistos como problemas tecnolgicos, passveis de soluo pela aplicao do conhecimento cientfico. A tecnologizao da cincia provoca uma fuso dos dois domnios num amlgama designado por tecnocincia um neologismo surgido, significativamente, no perodo neoliberal, e de uso cada vez mais freqente. Mas este apenas um dos aspectos do movimento de obsolescncia do conceito de cincia pura. O outro o aprofundamento do processo de mercantilizao a que so submetidas a cincia e a tecnologia. A tecnologia, pela extenso e fortalecimento do sistema de patentes; a cincia, por meio da reforma neoliberal da Universidade, dos institutos de pesquisa e das agncias de fomento, enfim, por toda a poltica cientfica hegemnica nos pases do mundo globalizado. No Brasil, a recente Lei de Inovao no deixa dvidas a respeito disso. Dessa forma, o que decide os rumos do avano da cincia, a saber, o requisito fundamental para que sejam alocados recursos para a realizao de um projeto de pesquisa, passa a ser no propriamente seu potencial de gerar aplicaes teis, mas de gerar aplicaes rentveis. Se for rentvel mesmo no tendo utilidade (o que bem possvel, se por til se entende contribuindo de qualquer forma para o bemestar da humanidade), tudo bem. Mas, em oposio ao ideal de cincia pura, nos dois casos o que importa so as aplicaes. E por outro lado, como o mercado que determina o que e o que no rentvel, ele que passa a ditar o ritmo e o rumo da pesquisa tecnocientfica.

3 Para que se sustente a tese de que no se deve deter o avano da cincia, necessrio que a cincia seja de fato autnoma: s isso garante a pureza das motivaes que impulsionam seu desenvolvimento. Ora, se a cincia abdica de sua autonomia colocando-se a servio da nova divindade, o mercado, ento no pode ao mesmo tempo reivindicar o privilgio de no ter seu avano questionado. Antes de explicar que formas esse questionamento pode assumir, convm passar a uma terceira etapa de nossa anlise, observando que a tese no se pode ou no se deve deter o avano da cincia traz implcita em sua formulao uma caricatura dos adversrios na luta de idias aos quais ela se dirige. Trata-se de associar aos crticos a pecha de obscurantismo, de ocultar o fato de que alm de deter ou no deter h outras alternativas em relao ao avano da cincia, como a de diminuir seu ritmo (por que no?) e/ou alterar os rumos de seu desenvolvimento. Em outras palavras, trata-se de escamotear o fato de que entre os crticos, alm dos extremistas, que sempre aparecem, h tambm aqueles que, no sendo fundamentalistas de mercado, percebem que a tecnocincia est to comprometida com o neoliberalismo que no pode deixar de ser vista como co-responsvel por suas bem-conhecidas mazelas as desigualdades, entre pases e no interior de cada pas, a violncia, a degradao do meio ambiente, etc. So crticos que acreditam na existncia de formas alternativas, mais sensatas, de praticar a cincia e a tecnologia, de caminhos mais promissores que a pesquisa poder trilhar, desde que liberta da submisso ao mercado (como o da agroecologia, em contraposio biotecnologia e ao agronegcio). Esta linha de pensamento no se contenta com a crticas genricas cincia e tecnologia; procura mostrar, setor por setor e caso por caso, concretamente, as conseqncias nefastas de seu processo de mercantilizao. Considere-se, p. ex., os casos mais recentes do Vioxx e de outras drogas envolvendo a indstria farmacutica. Como se sabe, com o escndalo veio tona um aspecto chocante das pesquisas para a avaliao da eficcia e da existncia de efeitos colaterais de novas drogas, a saber, o fato de que os pesquisadores, cientistas supostamente neutros, financiados pelas indstrias farmacuticas, corriqueiramente assinam com elas contratos que os probem de divulgar resultados desfavorveis droga investigada com as conseqncias que agora ficaram patentes. Voltando ao nosso tema central, ser que uma cincia que se vende por to pouco, que abre mo com tanta facilidade de seus mais elementares princpios metodolgicos e ticos, tem moral para exigir que seu avano seja colocado acima de questionamentos?

Das könnte Ihnen auch gefallen