Sie sind auf Seite 1von 7

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

VOLUME II NMERO VI Julho - Setembro 2003

ISSN-1678-3182

ARTIGO III

A Gramtica Funcional e o Processo de Gramaticalizao. Profa. Luane da Costa Pinto Lins Fragoso Mestre em Lngstica- UFRJ Introduo Este artigo apresenta fundamentos tericos sobre a gramtica funcional , destacando o fato de que uma determinada expresso lingstica pode adquirir funes diversas dependendo do contexto em que esteja inserida. Tal fato comprova que h na lngua uma variao e conseqentemente uma mudana semntica, dependente da funo que dada expresso exera dentro do discurso. Este fenmeno denominado gramaticalizao e constitui um processo pelo qual um item lexical passa a assumir funes diferentes da sua original, tais como a de organizao interna do discurso e de estratgias comunicativas.

A corrente funcionalista

Um dos objetivos principais da abordagem funcionalista verificar o modo como determinada lngua usada por seus falantes para fins de comunicao , ou seja, as funes por ela exercidas a fim de atingir os seus prprios propsitos e intenes no momento da enunciao. No entanto, no s o carter funcional da lngua importante, mas tambm sua dinamicidade. A lngua considerada algo dinmico, portanto sujeita a variaes e mudanas. Karl Bhler (1991) prope 3 funes da linguagem:

1. A de representao 2. A de exteriorizao psquica 3. A de apelo

As trs funes acima mencionadas ocorrem simultaneamente durante o discurso. O evento de fala se constitui de trs elementos : uma pessoa que informa algo a outra. Vale ressaltar que a preocupao de Bhler de cunho psicolingstico, onde ele busca atravs da linguagem , investigar fatos que esto fora dela e no no sistema lingstico em termos funcionais. Halliday (1970,1973a ,1973b,1977), ao contrrio, prope uma teoria que tenta explicar fatos intrnsecos lngua. As mltiplas funes que a lngua exerce se refletem na organizao interna da lngua , e a investigao da estrutura lingstica revela as necessidades a que a lngua serve. A pluralidade funcional se constri claramente na estrutura lingstica e forma a base de sua organizao semntica e simblica , ou seja , lexical e gramatical.(Moura Neves 1997,12)

Para Halliday, a linguagem exerce trs diferentes funes. So elas:

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

1. Funo Ideacional - a linguagem serve para expressar um contedo. Utilizando essa funo, o falante assim como o ouvinte organizam e incorporam na lngua suas experincias , reaes , cognies, percepes , os atos lingsticos e o entender. 2. Funo Inter-pessoal O falante usa a linguagem como um recurso para interagir em um evento de fala. Ela pessoal e interacional ao mesmo tempo, podendo organizar e expressar tanto o mundo interno como o externo do indivduo. 3. Funo Textual Atravs dela , a linguagem contextualiza as unidades lingsticas , fazendo as operar no co-texto e na situao.

Para os funcionalistas, o que importa o uso das expresses lingsticas na interao verbal. atravs dela que se conhece a interao social entre os indivduos, estabelecendose assim , relaes comunicativas entre os usurios. A tabela a seguir apresenta algumas caractersticas gerais da corrente funcionalista: (cf.Dik 1978) Tabela 1. Caractersticas gerais do funcionalismo 1. A lngua um instrumento de interao social 2. A principal funo da linguagem mediar a comunicao entre os usurios 3. A capacidade lingstica do falante compreende no s a habilidade de construir e interpretar expresses lingsticas , mas tambm usar tais expresses de maneira apropriada e efetiva , seguindo os modelos da interao verbal que prevalecem na comunidade lingstica. 4. As expresses lingsticas so compreendidas quando consideradas dentro do contexto , sendo as propriedades do contexto , determinadas pela informao contextual e situacional. 5. Os universais lingsticos so explicados atravs dos fins de comunicao ,dos contextos em que a lngua usada e das propriedades biolgicas , psicolgicas e cognitivas dos usurios.

A Gramtica funcional Essa teoria de organizao gramatical das lnguas considera a competncia comunicativa, isto , a capacidade que os indivduos tm no apenas de codificar e decodificar expresses , mas tambm , de interpretar essas expresses de maneira apropriada. Os universais lingsticos, sob a luz dessa abordagem , se constituem de uma derivao da universalidade dos usos da linguagem nas sociedades humanas. H algumas diferenas entre a gramtica funcional e a formal que podem ser resumidas no quadro abaixo: Tabela 2: Gramtica Formal vs Gramtica Formal
Gramtica Formal Orientao primeiramente sintagmtica. Interpretao da lngua como um conjunto de estruturas entre as quais podem ser estabelecidas relaes regulares. nfase nos traos universais da lngua (sintaxe como base : organizao em torno da frase). Gramtica Funcional Orientao primeiramente paradigmtica. Interpretao da lngua como uma rede de relaes: as estruturas como interpretao das relaes. nfase nas variaes entre lnguas diferentes (semntica como base: organizao em torno do texto ou do discurso).

( M.A K.Halliday, 1985 : Introduction. Adaptao de M.H.M. Neves (1994) ) O Processo de Gramaticalizao

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

Nesta seo nos deteremos em um assunto discutido dentro do scopo da gramtica funcional e que diz respeito ao processo de gramaticalizao de algumas expresses dentro de uma determinada lngua devido s mudanas ocorridas em sua significao. Mencionaremos a definio do conceito de gramaticalizao , assim como as principais caractersticas e conseqncias decorrentes desse processo.

A definio do conceito de gramaticalizao O processo de gramaticalizao pode ser encontrado em todas as lnguas e pode envolver qualquer tipo de funo gramatical. Atravs desse processo , itens lexicais e construes sintticas passam a assumir funes referentes a organizao interna do discurso ou a estratgias comunicativas. um processo unidirecional atravs do qual esses elementos, em determinados contextos assumem funes gramaticais, e uma vez gramaticalizados , continuam a desenvolver outras funes gramaticais. A unidirecionalidade uma caracterstica bsica do processo.

O histrico da gramaticalizao Heine et alii (1991 , pp.10-11 ) , afirma que a gramaticalizao era vista como algo pertencente a lingstica diacrnica , ou seja , como um meio de analisar a evoluo lingstica , de reconstituir a histria de uma lngua ou relacionar as estruturas lingsticas do momento com os padres anteriores do uso lingstico. Hopper & Traugott (1993, p.2 ) indicam duas perspectivas de estudo da gramaticalizao : 1. Histrica Atravs dessa perspectiva , estuda-se a origem das formas gramaticais e as mudanas tpicas que as afetam. 2. Mais Sincrnica Estuda a gramaticalizao sob o ponto de vista de padres fluidos do uso lingstico.

Os princpios que regem a gramaticalizao Os princpios que regem o processo de gramaticalizao foi descrito por Hopper (1991, pp. 17-35 ) e se constituem de cinco elementos. Utilizaremos como ilustrao os mesmos exemplos apontados por Hopper para descrever cada um desses princpios. 1. Estratificao Quando ocorre o processo de gramaticalizao , novas formas surgem dentro do sistema lingstico que passam a coexistir com as formas antigas. As formas antigas no desaparecem imediatamente e conseqentemente passam a interagir com as emergentes. Como exemplo temos em ingls os vocbulos: mistress , mrs e miss que representam diferentes estgios do que foi uma mesma palavra. 2. Divergncia considerado um aspecto oriundo da estratificao , uma vez que tambm h uma coexistncia de formas dentro do sistema. Passam a existir simultaneamente, as formas novas e as formas originais , sendo estas ltimas autnomas e sucetveis mudanas. Mrs , miss e ms so formas separadas do substantivo mistress , mas o nome permanece com sua significao original. 3. Especializao H a possibilidade de um item se tornar obrigtorio pela falta de escolha. Pode ocorrer no sistema , diferentes formas com nuances de significado. Quando acontece o processo de gramaticalizao, a variedadede escolhas diminui e as formas selecionadas assumem uma dimenso maior e mais abrangente no que se refere ao seu significado. Hopper destaca o vocbulo mistress como uma das possveis denominaes usadas para se referir a mulher , assim como mother , widow , dentre

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

outras. So variaes que podem designar um mesmo ser , mas com diferena em significado. 4. Persistncia - Ocorre quando a forma aps passar pelo processo de gramaticalizao , continua com vestgios de seu significado original e particularidades de sua histria podem ser refletidas sobre sua distribuio gramatical. Mrs se refere a mulheres adultas por ter sido o vocbulo mistress , uma forma usada para o feminino de master. 5. Descategorizao Este princpio se caracteriza pela reduo do estatuto categorial de itens gramaticalizados. Aps o processo de gramaticalizao, as formas perdem ou neutralizam marcas morfolgicas e categorias sintticas caractersticas das categorias plenas nome e verbo , e assumem caractersticas prprias de categorias secundrias como adjetivo, preposio, etc. Os vocbulos mrs ,ms, e miss no possuem a capacidade de receber artigos, demonstrativos dentre outros elementos , por serem descategorizados.

Como ocorre o processo de gramaticalizao O processo de gramaticalizao ocorre devido s necessidades de comunicao no satisfeitas pelas formas existentes no sistema lingstico e existncia de contedos cognitivos para os quais no existem designaes lingsticas adequadas. ( Heine et alii , 1991 , pp. 19-30 ) O processo de gramaticalizao implica uma mudana semntica e para tentar explicar tal fenmeno , Willet (1988) defende trs hipteses: 1. A Extenso Metafrica - O significado mais concreto de uma expresso usado para descrever uma expresso mais abstrata. 2. A Incluso - Os significados gramaticais so parte da estrutura semntica interna presente na origem lexical. 3. Implicatura O meio para se criar significados secundrios , que passam gradualmente a significados primrios a convencionalizao das implicaturas. No entanto , com base na anlise de diferentes lnguas, Willet destaca a extenso metafrica como sendo a principal. Vejamos a seguir: A extenso metafrica Werner e Kaplan ( 1963, p. 403 ) mencionam o princpio da explorao de velhos meios para novas funes . Atravs desse princpio , conceitos concretos so utilizados para descrever , explicar e entender processos menos concretos e mais abstratos. Sendo assim, a gramaticalizao um processo de base metafrica. Quando o usurio precisa especificar uma nova relao ou fortalecer uma j existente , embora enfraquecida , o usurio se serve de um termo mais concreto possvel ( Traugott 1980 , p.54). Genetti (1991 , p. 248 ) menciona trs tendncias que caracterizam a mudana semntica de expresses quando as mesmas passam por um processo de gramaticalizao, caracterizando-se assim , a base metafrica desse processo. 1. Os significados baseados na situao externa passam a significados baseados na situao interna. 2. Os significados baseados tanto na situao interna como na externa passam a significados na situao textual. 3. Os significados passam a se basear na subjetividade do falante. O esquema abaixo proposto por Heine et alii (1991a , 1991b ) apresenta uma sequncia de categorias

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

conceptuais , no qual cada categoria pode ser conceptualizada para uma categoria posicionada a sua direita.

PESSOA > OBJETO > ESPAO > TEMPO > PROCESSO > QUALIDADE A metfora constitui um processo unidirecional de abstratizao crescente , pelo qual conceitos que esto prximos da experincia humana so utilizados para expressar aquilo que mais abstrato e , conseqentemente , mais difcil de ser definido ( Martellota 1986 p.54 ). As conseqncias e os efeitos do processo de gramaticalizao Lichtenberk ( 1991, p. 38 ) afirma que as gramticas das lnguas naturais so produtos de desenvolvimento histricos , entre eles a gramaticalizao. Segundo Lichtenberk , so trs as conseqncias procedentes desse processo: 1. Emergncia de uma nova categoria gramatical Quando elementos lingsticos adquirem novas propriedades , eles comeam a se tornar membros de uma nova categoria. 2. Perda de uma categoria existente H uma perde de suas caractersticas de forma gradual e tem-se ento a coexistncia de formas novas e antigas no sistema. A forma nova comea a ser usada mais freqentemente , at suprimir a forma antiga. 3.Mudana no conjunto de membros que pertencem a uma categoria gramatical.

Lehmann ( 1991 , p.493 ) aponta trs efeitos da gramaticalizao que vale a pena ressaltar. 1. Passagem de um elemento menos gramatical para um elemento mais gramatical 2. Perda de caracterstica fonolgica e semntica 3. Diminuio de liberdade da manipulao do elemento. Ele se integra em um paradigma , tornando-se cada vez mais obrigatrio em certas construes e ocupando uma posio mais fixa.

Consideraes finais Este trabalho teve como objetivo principal traar um breve panorama terico sobre a corrente funcionalista e em especial o processo de gramaticalizao, destacando suas principais caractersticas e conseqncias para um sistema lingstico.

Referncia Bibliogrfica BUHLER, C. Standards of Adequacy in Functional Grammar. Review Article. Journal of Linguistics, v.27 , 1991, pp.499-515 DIK, C. S. Functional Grammar. Dordrecht Holland / Cinnaminson- EUA: Foris Publications, 1978. HALLIDAY , M. A K. Language Structure and Language Function: In: J.LYONS (ed.). New Horizonts in Linguistics. Harmondsworth : Penguin Books, 1970,pp.140-165. __________________ Explorations in the Functions of Language. Londres : Edward Arnold, 1973. (1973a).

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

__________________ The Functional Basis of Language. In : B.BERNSTEIN (ed.). Class, Codes and Control. Londres : Routledge and Kegan Paul, 1973 (1973b), pp.343-366. __________________ Text as a Semantic Choice in Social Contexts. In : T.A VAN DIJK & J. PETFI. Grammars and Descriptions. Berlim : Walter De Gruyter, 1977,pp.176-225. __________________ An Introduction to Functional Grammar . Baltimore. Edward Arnold , 1985. HEINE , B. et alii. From Cognition to Grammar- Evidence from African Languages. IN: E.TRAUGOTT & B. HEINE (eds.). Approaches to Grammaticalization , v.1, Amsterdam / Filadlfia: John Benjamins Publishing Company , 1991 ( 1991a) , pp. 149-187. _________________ Grammaticalization : A Conceptual Framework. Chicago : University of Chicago Press, 1991. (1991b). HOPPER , P. J. On Some Principles of Grammaticalization. In: E. TRAUGOTT & B. HEINE (eds.). Approaches to Grammaticalization , v. 1 , Amsterdam / Filadlfia: John Benjamins Publishing Company , 1991, pp. 17-35. HOPPER , P.& TRAUGOTT , E. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press , 1993. LEHMAMM , C. Grammaticalization and Related Changes in Contemporary German. In: E. TRAUGOTT & B.HEINE (eds.). Approaches to Grammaticalization , v. 2 , Amsterdam / Filadlfia: John Benjamins Publishing Company, 1991 ,pp.493-535. LICHTENBERK , F. On the Gradualness of Grammaticalization. In: E. TRAUGOTT & B. HEINE (eds.). Approaches to Grammaticalization , v. 1. Amsterdam / Filadlfia: John Benjamins Publishing Company , 1991 , pp. 37-80. MARTELLOTA, M.E.T. O presente do indicativo no discurso: implicaes semnticas e gramaticais. Rio de Janeiro , UFRJ, Dissertao de Mestrado, 1986. MOURA NEVES , M.H. M. 1994 Uma viso geral da gramtica funcional. ALFA , V. 38 , PP. 109-127. ______________________1997 A Gramtica Funcional. Martins Fontes. TRAUGOTT, E. Meaning change in the Development of Grammatical Markers. Language Science 2, 1980, pp.44-61. WILLET , T. A .Cross- Linguistic Survey of the Grammaticization of Evidentiality. Studies in Language, v. 12 ,n.1, 1988 ,pp. 51-97. WERNER , H.& KAPLAN , B. Symbol- Formation. An Organismic- developmental Approach to Language and the Expression of Thought. Nova York / Londres / Sydney: Wiley and Sons, 1963.

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Revista Eletrnica do Instituto de Humanidades

ISSN-1678-3182

VOLUME II, NMERO VI - Jul-Set 2003

Das könnte Ihnen auch gefallen