Sie sind auf Seite 1von 12

LDR e suas utilidades

sbado, 15 de maio de 2010 9:26 AM Postado por Gustavo Erlich Marcadores: Sensores , 16 comentrios LDR um componente eletrnico, que quando incidimos luz sobre ele o mesmo diminui sua resistncia, assim podemos criar vrios circuitos utilizando esse componente, que apesar de simples muito interessante. Um exemplo de como o LDR funciona so os postes de luz que esto por toda parte em nossas cidades. Quando est claro a luz incide em um sensor que junto a um circuito apaga a luz do poste, e quando est escuro o inverso acontece.

Sensor de luz.

Esse circuito um dos mais simples que envolvem LDR em seu funcionamento. Ele funciona como um sensor de luz, ou seja, quando luz sobre o LDR ele vai acionar o transistor que acionara o LED. O circuito composto por um divisor de tenso, formado pelo LDR + (potencimetro + resistor), na base do transistor, o transistor, o LED, que responsvel pela indicao de que a luz incidindo no LDR e a bateria claro. O mais importante do circuito o divisor de tenso (leia mais sobre o divisor de tenso aqui). O divisor funciona da seguinte forma: Quando o LDR v alguma luminosidade o mesmo diminui sua resistncia fazendo assim a tenso sobre a base do transistor subir acima de sua tenso de saturao, logicamente fazendo o transistor saturar (acionando o LED). Quando o LDR no mais v nenhuma luminosidade ao seu redor ele aumenta sua resistncia, fazendo assim a tenso sobre a base do transistor cair abaixo da tenso de saturao do transistor (desativando o LED). Antes de comear a fazer as contas temos de saber a curva do LDR (Resistncia do LDR por tanto de lumens), como extremamente difcil de achar essa curva (os vendedores no fornecem essa curva) temos de fazer testes para saber qual resistncia o LDR oferece com a sombra (logicamente a luminosidade em que voc queira que o LED apague, ou acenda, caso v fazer algum dos prximos circuitos) e a luminosidade em que voc quer que o LED acenda. Baseado em testes aqui em casa, (s esclarecendo, eu queria que o LED acendesse quando uma lmpada incandescente de 60W a uns 2,5m do LDR fosse acionada, e quando essa mesma lmpada apagasse o LED teria de apagar), cheguei aos seguintes resultados: O LDR oferecia uma resistncia de 5K quando a luz estava acesa. O LDR oferecia uma resistncia de 16K com a lmpada apagada. Vamos obter todos os dados para os clculos: HFE (ganho) do transistor a ser usado: 100 Vbe (tenso base - emissor) do transistor a ser usado: 0.7V

Corrente a ser chaveada: 0.02A Os dados do transistor so fornecidos pelo datasheet (podem procurar aqui ). Lembrando que o circuito foi todo dimensionado pelos testes que fiz aqui, por tanto, se mesmo ajustando o potencimetro voc no chegue aos resultados que queira, mude o valor do resistor do resistor R1 ou o valor do potencimetro. Valos l. A formula para o calculo da tenso sobre a base do transistor a seguinte:

Os valores so em Kohms e Volts Primeiro vamos calcular a resistncia em que o conjunto potencimetro + R1 deve oferecer para que o LED acenda quando houver luz (vou chamar esse conjunto de R): Vout = [R/(LDR + R)] x Vin 0.7 = [R/(5 + R)] x 12 0.7 = 12R/(5 + R) Multiplicando cruzado: 12R = 3.5 + 0.7R 12R - 0.7R = 3.5 11.3R = 3.5 R = 3.5/11.3 R = ~ 0.3K ou 300 ohms Vamos explicar os valores: 0.7 a tenso que queremos que o divisor nos de com o LDR oferecendo 5K de resistncia (0.7 o Vbe do transistor, ou seja, a tenso em que o mesmo vai saturar); 5 a resistncia do LDR em Kohms; O resto matemtica... Agora vamos ver se quando no houver luz sobre o LDR o LED realmente vai apagar: Vout = [0.3/(16 + 0.3)] x 12 Vout = 0.22V Veja que o transistor no vai estar ligado na hora em que no houver luz incidindo sobre o LDR. Pode ser que no sejam realmente esses valores, pois temos de levar em considerao a tolerncia do resistor. Isso no problema, pois podemos variar o potencimetro ajustando esse conjunto corretamente. Agora temos de calcular o resistor de base do transistor. Vamos supor que na hora em que haja luz sobre o LDR o divisor de tenso ali formado esteja oferecendo 0.85V: Rb = (Vcc Vbe)/ (Ic/Hfe) Onde: Vcc: Tenso de sada do divisor de tenso; Vbe do transistor; Ic: Corrente que circulara pelo transistor; Hfe: ganho do transistor; Rb = [(0.85 0.7)/(0.02/100)]/2 Rb = 750/2 Rb = 375 Veja que eu coloquei um valor bem menor pois esse valor de 0.85V pode ser de at 0.71, por tanto por isso coloquei um resistor de valor de 100R

O resistor em serie com o LED se calcula da seguinte maneira: R = (Vcc - Vled)/Iled R = (12 2)/ 0.02 R = 500 arredondando para um valor comercial: 470R

Acionamento de cargas de at 2A

Esse circuito segue a mesma regra do circuito acima, apenas o que muda que agora o transistor BC548 est na configurao darligton junto com o TIP31. As informaes sobre o ganho do transistor TIP31 no so exatas, depende muito da corrente que ele deve chavear, por tanto vou colocar aqui um ganho mais ou menos com base no que foi passado no datasheet. Quando o transistor chavear uma carga de aproximadamente 2 Ampres , pelo datasheet, seu ganho estar perto de 25, ou seja, quando ele chavear uma carga de 2 Ampres sua base precisara de aproximadamente, 2/25 = 0.08A ou 80mA. Essa ser a corrente que o BC548 deve chavear, por tanto fazemos a conta do resistor de base novamente. O resultado ser de aproximadamente 90, como no sabemos exatamente o ganho podemos coloca um de 100R. Explicando a parte que esse circuito s pode chavear 2A a 18V a questo da potencia suportada pelo transistor, que segundo o datasheet de 40W. Esse TIP pode chavear at 3A ou at 40V, porm devemos respeitar a sua potencia. Veja que 18 x 2 = 36W dentro dos limites de potencia do transistor. Use dissipador no transistor!

Chaveamento por rel

Essa parte eu nem preciso explicar, a mesma coisa que o primeiro, s o que muda a substituio do LED pelo rel, que consome no mximo 100mA e pode chavear at 20A dependendo do rel (veja as especificaes do rel).

Sensor de sombra

Nesse circuito o funcionamento do divisor de tenso invertido, ou seja, quando o LDR enxergar alguma luz, como j sabemos, ele vai diminuir sua resistncia, fazendo a tenso sobre a base do transistor diminui abaixo de sua tenso de saturao (desativando o LED). Quando o LDR no enxergar nenhuma luz o inverso acontece, tenso sobre a base do transistor aumenta e conseqentemente aciona o LED. Vamos ver qual a resistncia que o conjunto R1 + RV1 deve oferecer para que o LED se acenda:

Vou chamar o conjunto R1 + RV1 de R. Vout = [LDR/(R+ LDR)] x Vin 0.7 = [16/(R+16)] x 12 0.7 = [192/(R + 16)] 0.7R + 11.2 = 192 0.7R = 192 11.2 R = 180.8/0.7 R = 258 Veja que o valor no pode ser conseguido com um resistor de 47K e um potencimetro de 200K, isso no um erro no circuito, mas sim uma sobra, pois veja que se voc fizer a conta com um valor de LDR de 16K e um valor de 247K como R, o valor obtido ser 0.73V o que garantira a saturao do transistor com o LDR nessa condio. Vamos conferir se o LED vai ser desativado quando o LDR estiver enxergando a luz que eu fiz o teste. Vout = [5/(247 + 5) x 12 Vout = 0.238V Como no primeiro circuito, pode ser que no sejam realmente esses valores, pois temos de levar em considerao a tolerncia do resistor. Mas como j sabemos, temos o potencimetro para ajustar o circuito a nosso gosto e, caso no fique bom, basta alterar o valor de R1 e/ou RV1. Bom pessoal vou passar os circuitos para acionamento de cargas maiores e de acionamento por rel logo abaixo, como so iguais aos outros apenas com a lgica invertida, no mais precisarei explicar.

Acionamento de cargas de at 2 (sensor sombra)

Chaveamento por rel

Fotosensor - LDR
(Com indicao sonora; sensor, multivibrador e amplificador)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br

Objetivo O projeto a seguir no constitui excepcional novidade para os 'macanudos' em eletrnica. Para o aluno e o espectador mdio, entretanto, um mundo novo de pecinhas, fios entrelaados e esquemas intrincados. A inteno desse projeto numa Feira de Cincias despertar alunos e espectadores para essa realidade eletrnica que nos cerca, levantando uma pequena ponta do vu do mistrio. O aluno pode desenvolver excelente trabalho sobre o tema, desenvolvendo-o passo a passo, experimentando cada etapa num verdadeiro esprito cientfico, diferenciando-se assim da mera funo de montar o dispositivo, incidir luz sobre o fotosensor resistivo e escutar o som emitido. Esse alarde final, o som estridente, realmente, o que menos interessa, pois em seu lugar poderamos acender uma lmpada (ou apag-la), acionar um motor eltrico, desligar o TV, acender o fogo, abrir a vlvula eletromagntica de uma torneira etc.; a finalidade bsica do projeto no nenhuma dessas, e sim mostrar a funo eletrnica bsica nas diversas etapas.

Material
TR1 e TR4 BC558 ou equivalentes; TR2 e TR3 BC548 ou equivalentes; TR5 BD135 ou equivalentes; R1 10 k (ver texto); R2 LDR, redondo, pequeno; R3 12k, 1/4W, 5%; R4 3,3k, 1/4W, 5%; R5 15k, 1/4W, 5%; R6 e R9 5,6k, 1/4W, 5%; R7e R8 56k, 1/4W, 5%;

R10 100k, 1/4W, 5%; R11 220 1/4W, 5%; R12 2,2k, 1/4W, 5%; Cl e C2 0,039F, 250V, polister metalizado; C3 1F, 40V, eletroltico; C4 0,1F, 250V, polister metalizado; Fte alto falante pequeno, 8ohms; CHI - interruptor simples; porta-pilhas, placa para CI, solda etc.

Montagem O projeto em questo foi dividido em 3 partes didticas e, em cada uma delas o aluno pode (e deve) efetuar medies, alteraes, ajustes, etc. Essas partes so: o sensor de luz (LDR - Lght Dependent Resistor), omultivibrador e o amplificador de potncia. Cada uma dessas partes pode ser desenvolvida separadamente e ao final, acopl-las num projeto nico. Nas figuras a seguir mostramos, esquerda, o circuito esquemtico do sensor de luz, onde R2 o LDR (de preferncia montado no fundo de um tubo opaco), no centro, em tamanho natural, a pequena plaqueta do circuito impresso para o fotosensor, vista pela face cobreada e, direita, a disposio dos componentes na plaqueta, vista pela face no cobreada.

Notamos nesse fotosensor que, o transistor TR1 (BC558) apresenta uma polarizao de base projetada (e ajustada atravs de R1, R2 e R3) de tal modo que, na ausncia de luz no LDR, ele permanece em corte (no conduz). Eis como verificar o bom funcionamento dessa etapa, visualizando seu funcionamento:

a alimente a etapa com 6 VCC, com a polaridade correta; b obstrua a entrada de luz no LDR; c ligue um multiteste entre o coletor de TR1 (C) e o negativo da fonte de alimentao. O multiteste deve estar ajustado para medir tenses (usado como voltmetro), na escala de 10 ou 12 VCC. As pontas de prova (com garras jacars) podem ser presas aos terminais de R5; d ajuste o trim-pot ou potencimetro R1 de modo que a tenso em R5 seja, aproximadamente, zero volts. Se necessrio, ajuste tambm R3 e R4; e com luz incidindo no LDR, a tenso em R5 deve ir para (aproximadamente) 6 VCC. Uma vez ajustado R1 (R3 e R4), ele pode ser substitudo por resistores fixos de mesmo valor hmico. Se voc pretende manter um ajuste de sensibilidade para vrias intensidades de luz, deixe, definitivamente, um potencimetro miniatura de 47k, em R1. Ao ser atingido pela luz, a resistncia do LDR (R2) diminui sensivelmente (por qu?), tornando negativa a base de TR1 e esse, por ser do tipo PNP, passa a conduzir, apresentando em C quase todo potencial eltrico da fonte. Se voc retirar o resistor R5 e substitui-lo por uma lampadinha de 6 V (um experimento aconselhvel), ela deve acender ao incidir luz no LDR. No lugar da lampadinha pode ser colocado um LED (diodo emissor de luz) em srie com um resistor de 330 ohms, ou um rel sensvel para 6 V (mais dois procedimentos aconselhveis). Veja a ilustrao dessas substituies:

Eis, at ento, o esquema (e o funcionamento) de um dispositivo que liga ou desliga um outro ao comando da luz. Basta colocar esse outro componente (lmpada, radinho, campainha CC etc) no lugar de R5, desde que sejam respeitadas a tenso e a corrente mxima permitida por TR1 (que pode ser outro p-n-p de maior potncia que o BC558). Vejamos a etapa do multivibrador. Nas figuras a seguir temos, esquerda, o circuito esquemtico do multivibrador; ao centro, a plaqueta do circuito impresso para essa etapa e, direita, a disposio dos componentes na face no cobreada da plaqueta.

O multivibrador usa dois transistores, na chamada ligao cruzada e emissor comum. Cada transistor tem seu resistor de carga (R6 e R9) e seu resistor de polarizao de base (R7 e R8) interligados em cruz, pelos capacitores de acoplamento C1 e C2. Desse modo, o sinal de TR2 vai para TR3 e o do TR3 vai para o TR2, permitindo a oscilao do sistema (bloqueia um conduz o outro e vice-versa). A rapidez dessa alternncia abrupta (e que determina a sua freqncia de funcionamento) depende dos valores dos resistores (R6, R7, R8 e R9) e dos capacitores (C1 e C2). Para os valores indicados a freqncia gerada produzir (no alto-falante da prxima etapa) um som muito estridente, convm alterar esses valores para no ferir os ouvidos dos espectadores que visitam a Feira. Muitos espectadores ficam irritados com tais sons agudos (... sou um deles!).

Esse sinal gerado, cuja forma de onda praticamente retangular, pode ser recolhido do coletor de qualquer desses dois transistores pelo capacitor de acoplamento de udio C3 (eletroltico). Observe que a alimentao desse multivibrador no vem diretamente da fonte de 6 VCC e sim recolhida do coletor de TR1 da etapa anterior. Desse modo, o multivibrador s entra em funcionamento quando luz incidir no LDR. Voc pode substituir essa etapa (e a prxima) simplesmente ligando seu radinho de 4 pilhas no lugar do multivibrador. As pilhas do rdio servem para alimentar diretamente o fotosensor e este comanda o funcionamento do rdio, na presena de luz. Eis alguns detalhes:

Atente para as ligaes, basta puxar 3 fios do radinho [+, (1) e -]. Para tanto, basta intercalar um pedacinho de papel entre o terminal positivo da ltima pilha do porta-pilhas e o terminal do porta-pilhas, intercalando de cada lado do papel os fios (+) e (1). O fio () vem da primeira mola do porta-pilhas. Voltando ao multivibrador, o sinal recolhido por C3 retangular e de pequena amplitude. Esse sinal levado para o amplificador de udio. Vejamos, para encerrar, a etapa amplificadora. Nas figuras a seguir, temos o esquema do pequeno amplificador para o projeto; uma ilustrao da plaqueta do circuito impresso e nela, a disposio dos componentes.

O transistor TR4 (BC558) trabalha em condies de comutao (conduz/no conduz), devido ao sinal retangular negativo em sua base, proveniente de C3. Quando TR4 est saturado (conduz), a base de TR5 (BD135) fica positiva, ele conduz (por ser do tipo n-p-n), produzindo forte pulso no alto-falante. Esse pulso no alto-falante ligeiramente filtrado pelo capacitor C4.

No trs muito interesse, para efeito de experincias e apresentao


em Feira de Cincias, juntar as 3 etapas numa s plaqueta. Porm, para os interessados, eis o circuito completo, a plaqueta nica e a disposio dos componentes nas ilustraes a seguir:

Bom sucesso!

Das könnte Ihnen auch gefallen